Jump to content
Forum Cinema em Cena

Oscar 2010: Indicados e Previsões


MacGruber
 Share

Recommended Posts

  • Members

 

Confesso que dei risada com o contexto não sei oq também, mas enfim, gosto é que nem cú, cada um tem o seu e é justamente por ele que o Eastwood continua nos brindando com essas pérolas...

 

...

 

Essas fotos de Nine em p.b. estão lindas. Cada vez mais a nuvem negra que se formava ao pensar sobre este filme vai se dissipando. Eu acho Chicago um bom filme, melhor que o chato do Moulin Rouge, então não tem muito pq duvidar do Marshall fazendo outro musical... a não ser pela coisa toda do Fellini.

 

FeCamargo2009-12-01 12:41:32

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 4k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members
Qual' date=' Gran Torino? [/quote']

exatamente. aquele filmaço, com aquele final síntese de uma vida/carreira. maravilhoso.


É, aquele filme incrivelmente sóbrio, radicalmente duro com o posicionamento dos personagens no mundo e de seu realizador no contexto cinematográfico mundial. Aquele filmaço!

 

BOMBA! Clint dando uma de velhinho da "casa monstro": 'não pisem no meu gramado'! Dialogos expositivos de fazer Paul Haggis corar ('o papai odeia carros japoneses' - isso depois do velhinho ter feito caras e bocas pro logo da toyota). Uma visao bastante estreita de um problema social complexo demais pra uma cabeça republicana. E um final (morte + musiquinha) de desopilar o figado.

 

Se bem que o tal 'contexto cinematográfico mundial' quase me mata de rir, agora.

facepalmw.gif facepalmw.gif

 

===x===

 

''Um Olhar do Paraíso''' date=' primeiro olhar: Suzie no céu com diamantes

 

lovelyl.png

 

Vamos dizer logo: quando encontra seu ritmo - quando Peter Jackson coloca toda a força da imaginação e da tecnologia juntas, a serviço dos aspectos mais poéticos da história-  ''Um Olhar do Paraíso'' (''The Lovely Bones'', em inglês) é lindíssimo. Diria até o mais belo filme de 2009, um ano cujos raros bons filmes são dominados por uma estética de urgência, de violência, de feiúra mesmo. Quando Suzie Salmon (Saoirse Ronan, ótima como era de esperar) chega ao mundo paralelo entre céu e terra - muito vagamente descrito no maravilhoso livro de Alice Sebold - Jackson e a Weta enchem a tela de puro lirismo visual.

O problema é que se adaptar qualquer obra literária para a tela é um abacaxi, adaptar a delicada meditação metafísica de Bones é um abacaxi de penacho. Jackson e Fran Walsh se saíram muito bem com outro hortifruti indigesto, a vastíssima trilogia Senhor dos Anéis (citado corretamente num instante do filme - os primeiros 70s eram mesmo a época do sucesso da obra de Tolkien). Mas o problema ali era o excesso de tramas, personagens e linhas de ação. Em ''Olhar do Paraíso'', o desafio é o que mais aflige qualquer roteirista: um livro que se passa quase todo no mundo interior de uma personagem (Suzie, no caso). Traduzir em filme a poderosa reflexão sobre presença e ausência que é a essência do livro corria o risco de resultar no que vemos: meio filme policial, meio thriller sobrenatural, sempre no meio do caminho. Quando a obra não era nem uma coisa nem outra. Os fatos que compõem sua trama apontavam nessa direção: para que pudéssemos sentir o impacto de uma vida arrancada subitamente de seu meio era preciso certa dose de violência e mistério. Mas o livro  não é sobre a menina morta: é sobre sua vida, sobre a vida dos que sobrevivem à sua perda, sobre o que acontece quando os que não suportam mais viver continuam vivendo assim mesmo, sobre a possibilidade de "abraçar todo o mundo, mesmo não estando nele." É filosofia, e não história de fantasma.

Jackson lutou o bom combate, mas temo que o antagonista era mais forte. Corram imediatamente para ler o livro e verão o que estou dizendo.[/quote']


 
skellington2009-12-01 14:10:26
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Saíram umas indicações de um prêmio chamado IFP Spirit Award. É tanto prêmio que nem sei mais qual é qual, mas enfim, o bom de ler foi isso aqui:

 

Best Female Lead:

 

Maria Bello, Downloading Nancy;

Gwentyth Paltrow, Two Lovers,

 

Sensacional ver essas duas monstruosas interpretações indicadas, sendo que fatalmente vão ser esquecidas pela temporada de premiações. Este ano, ao que me parece, as performances não indicadas são imensamente melhores que as prováveis nomináveis, mas enfim.

 

Outra coisa boa nessa lista, foi ver o nome de lindíssima, fofíssima e amazing actress Mia Wasikowska na lista de Atriz Coadjuvante por That Evening Sun.

 

FeCamargo2009-12-01 15:27:04

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Ah' date=' e eu vi Julie & Julia. Que filme aborrecido! Duas horas que nunca mais vou ter de volta. E não é que todo filme tenha significar alguma coisa, mas este definitivamente não faz diferença entre o antes e o depois de vê-lo; nada acontece. Meryl Streep está bem, mas nada ASSIM. Enfim, completamente dispensável. [/quote']

 

Eu achei divertido. Um autêntico chick flick, feito nos moldes do gênero, mas um bom passatempo. As 2 horas passaram voando pra mim.

 

Quanto a Streep, ela tá divertidíssima. Mas claro que não merece ser indicada a nada - e olha que eu defendo firmemente suas indicações por The Devil Wears Prada e Doubt.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Saíram umas indicações de um prêmio chamado IFP Spirit Award. É tanto prêmio que nem sei mais qual é qual' date=' mas enfim, o bom de ler foi isso aqui:

Best Female Lead:

Maria Bello, Downloading Nancy;
Gwentyth Paltrow, Two Lovers,

Sensacional ver essas duas monstruosas interpretações indicadas, sendo que fatalmente vão ser esquecidas pela temporada de premiações. Este ano, ao que me parece, as performances não indicadas são imensamente melhores que as prováveis nomináveis, mas enfim.

Outra coisa boa nessa lista, foi ver o nome de lindíssima, fofíssima e amazing actress Mia Wasikowska na lista de Atriz Coadjuvante por That Evening Sun.
[/quote']

 

Boa lembrança essa da Maria Bello. Pensei que só eu aqui tinha visto esse Downloading Nancy. Filme que nem gostei tanto, mas Bello está brilhante.
Link to comment
Share on other sites

A última atuação da Streep que eu gostei foi em A Prairie Home Companion. Não é uma atuação merecedora de prêmios, mas considero muito melhor do que essas que ela vem entregando ultimamente e que vem sido veneradas.

 

---

 

Hoje sai o NBR! Agora sim começa...

 

---

 

Review do Ebert pro novo do Sheridan, Brothers:

 

 

3,5/4.  Bons elogios pra Portman nessa aí, mas quem vem sendo o mais exaltado do elenco é o Tobey Maguire, já o filme anda tendo uma recepção dividida.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Saíram os indicados o Grammy 2010! E a categoria que mais nos interessa é a de Trilha Sonora, certo?

 

Best Score Soundtrack Album For Motion Picture, Television Or Other Visual Media

 

(Award to Composer(s) for an original score created specifically

for, or as a companion to, a current legitimate motion picture,

television show or series or other visual media.)

  • The Curious Case Of Benjamin Button (Disc 1)

     

    Alexandre Desplat, composer

     

    [Concord Records]

     

     

     

  • Harry Potter And The Half-Blood Prince

     

    Nicholas Hooper, composer

     

    [New Line Records]

     

     

     

  • Milk

     

    Danny Elfman, composer

     

    [Decca]

     

     

     

  • Star Trek

     

    Michael Giacchino, composer

     

    [Varèse Sarabande]

     

     

     

  • Up

     

    Michael Giacchino, composer

     

    [Walt Disney Records]

Lembrando que o Grammy é um bom termômetro.

 

Achei curiosa e surpreendente a indicação de Harry Potter e o Enigma do Príncipe.

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Verdade Beckin, ela está ótima no filme do Altman. Sem maneirismos e caricaturas.

 

...

 

As Horas é de 2003 e Angels In America é de 2001, ou eu to louco??? Whatever, não gosto da série do Nichols. Tem alguns bons momentos, mas no geral, acho estereotipada e exagerada. Streep está ok. Sou sempre contra vangloriar atuações que tem grandes pesos em maquiagens. Mas a melhor coisa lá é a Marie Louise Parker e o Al Pacino disparados. A atuação do Pacino é talvez a minha favorita dele.

 

FeCamargo2009-12-03 12:53:32

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

off: o novo do pta já tá ganhando forma. o phillip seymour hoffman vai encabeçar o elenco e deve ser filmado ainda esse ano. a premissa lembra muito there will be blood.

 

 

 

Orgasmoooooooooo!!! Será que ele supera a obra prima de There Will Be Blood???? Fora seu primeiro filme que é ok, só fez obra prima: Boogie Nights, Magnólia, Punch-Drunk-Love e There Will Be Blood.

 

Talvez meu diretor favorito.

 

Link to comment
Share on other sites

E saiu o NBR:

 

Best Film: UP IN THE AIR

Best Director: CLINT EASTWOOD, Invictus

Best Actor(s):
GEORGE CLOONEY, Up In The Air
MORGAN FREEMAN, Invictus

Best Actress: CAREY MULLIGAN, An Education

Best Supporting Actor: WOODY HARRELSON, The Messenger

Best Supporting Actress: ANNA KENDRICK, Up In The Air

Best Foreign Language Film: A PROPHET

Best Documentary: THE COVE

Best Animated Feature: UP

Best Ensemble Cast: IT’S COMPLICATED

Breakthrough Performance by an Actor: JEREMY RENNER, The Hurt Locker

Breakthrough Performance by an Actress: GABOUREY SIDIBE, Precious

Spotlight Award for Best Directorial Debut:
DUNCAN JONES, Moon
OREN MOVERMAN, The Messenger
MARC WEBB, (500) Days of Summer

Best Original Screenplay: JOEL AND ETHAN COEN, A Serious Man

Best Adapted Screenplay: JASON REITMAN and SHELDON TURNER, Up In The Air

Special Filmmaking Achievement Award: WES ANDERSON, The Fantastic Mr. Fox

William K. Everson Film History Award: JEAN PICKER FIRSTENBERG

Ten Best Films
(in alphabetical order)
AN EDUCATION
(500) DAYS OF SUMMER
THE HURT LOCKER
INGLOURIOUS BASTERDS
INVICTUS
THE MESSENGER
A SERIOUS MAN
STAR TREK
UP
WHERE THE WILD THINGS ARE

 

Five Best Foreign-Language Films
(in alphabetical order)
THE MAID
REVANCHE
SONG OF SPARROWS
THREE MONKEYS
THE WHITE RIBBON


 

Top Ten Independent Films:
(in alphabetical order)
AMREEKA
DISTRICT 9
GOODBYE SOLO
HUMPDAY
IN THE LOOP
JULIA
ME AND ORSON WELLES
MOON
SUGAR
TWO LOVERS

 

NBR Freedom of Expression:
BURMA VJ: REPORTING FROM A CLOSED COUNTRY
INVICTUS
THE MOST DANGEROUS MAN IN AMERICA: DANIEL ELLSEBERG AND THE PENTAGON PAPERS

 

----

 

Up in the Air = previsível, já é o favorito disparado. E eles adoram o Eastwood mesmo, segundo ano consecutivo que ele ganha algo. Invictus tá mais garantido agora.

 

Carey Mulligan confirmando o buzz, assim como a Anna Hendrick. Coens aparecendo no top 10 e no roteiro original 02.

 

E Precious foi bem esnobado hein ? Fora a Sidibe em revelação o filme não apareceu em mais nada. Nem a Monique deu as caras

 

 

Basterds (faltou só o Waltz...) no top 10 e Two lovers no 10 dos independentes 16

E a premiação do Jeremy Renner é bem merecida tbm, o cara tá ótimo em The Hurt Locker

 

Nada de Nine, A Single Man, The Lovely Bones, Bright Star, etc, etc...
Beckin2009-12-03 17:23:03
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Se estes são os 10 melhores filmes do ano, confesso que estou um pouco decepiconado com o cinema em 2009. ¬¬

 

O NBR como sempre prefere as escolhas mais óbvias e conservadoras, Morgan Freeman e George Clooney? eu preferiria Jeff Bridges e Colin Firth, agora é esperar pelos globos daqui a duas semanas.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Se estes são os 10 melhores filmes do ano' date=' confesso que estou um pouco decepiconado com o cinema em 2009. ¬¬

 
[/quote']

 

 

gosto de todos que vi dessa lista (the hurt locker, days of summer, trek, basterds, up). pra mim só esses são melhores que a lista do ano passado inteira. e fico contente que a temporada prometa abraçar projetos com menos cara de oscar.
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...