Members Administrator Posted February 6, 2009 Members Report Share Posted February 6, 2009 Surtei quando tive notícia sobre esse filme. É do diretor de O Estranho Mundo de Jack e James e o Pêssego Gigante e roteirizado por Neil Gaiman e vem sendo bem elogiado. Expectativas enormes. Pra quem mora em cidade que tem cinema em 3-D já está em pré-estréia. Pros leigos, só dia 13. Quote Link to comment
Members FelDias Posted February 6, 2009 Members Report Share Posted February 6, 2009 uma das animações mais aguardadas por mim para esse ano... mt fã de Neil Gaiman! Quote Link to comment
Members -felipe- Posted February 12, 2009 Members Report Share Posted February 12, 2009 5 ovos! Não há pontas soltas no filme, seja na trama dos bordados ou na da história 02/02/2009Érico Borgo O título original de O Estranho Mundo de Jack, Tim Burton´s Nightmare Before Christmas, engana muita gente. A grande maioria acredita que foi o cineasta Tim Burton o responsável pela direção dessa cultuada animação em stop-motion, mas a verdade é que ele apenas produziu e criou a história e os personagens do filme. O diretor foi Henry Selick, espécie de "herdeiro criativo" do mestre da técnica de animação com bonecos Ray Harryhausen e pupilo do grande nome da animação experimental Jules Engel (1909 - 2003). Depois de James e o Pêssego Gigante, Selick retorna aos holofotes com seu maior projeto até hoje, Coraline e o Mundo Secreto (Coraline, 2009), talvez a mais impressionante animação stop-motion já criada. O longa-metragem é um exercício de estilo emocionante, uma obra-prima de um artista em pleno domínio de sua técnica e dotada de um escopo intimista e de sensibilidade autoral. Mas em Coraline Selick não se limitou a reproduzir o que sabe fazer melhor. Pelo contrário, foi além, introduzindo um novo desafio ao seu ofício: o 3D estereoscópico. A técnica digital, que faz com que as imagens "saltem" da tela com o uso de óculos especiais, nunca foi tão bem aproveitada antes. Diferente das animações digitais tradicionais que empregam esse tipo de tecnologia, todos os elementos de Coraline foram criados à mão (cenários, personagens, objetos, plantas...) e poder vê-los em profundidade acentua sua presença, que se torna quase física e tátil. A fusão de técnicas jamais parece gratuita ou forçada pois Selick e sua equipe de trinta animadores a exploram com sutileza artística, guardando os maiores choques (profundidade demais, beleza demais) para momentos-chave. A atenção aos mais ínfimos detalhes de design e arte é louvável. Note o fiozinho que liga as letras do bordado com o nome dos atores nos créditos iniciais, o jeito como o pelo do gato capta a luz (ele precisa ser tocado para ser animado, cada toque faz com que o pelo se mexa um pouquinho), cada folha de grama mexendo-se ao fundo com o vento, a sujeira no parabrisa do carro, a lindíssima referência ao quatro A Noite Estrelada de Vincent van Gogh... e fique até o final para uma surpresa. É inspirada também a contratação do compositor francês Bruno Coulais para a trilha sonora estilo "caixinha de música" e a presença da banda They Might Be Giants nas canções. O tema da protagonista vai ficar horas em sua cabeça. Tudo isso, porém, não faria o filme passar de alento visual e sonoro, um poético videoclipe, se o roteiro não fosse igualmente brilhante. O filme é baseado no livro infanto-juvenil de Neil Gaiman, em que uma garotinha chamada Coraline (Dakota Fanning) muda-se com seus pais workaholics (Teri Hatcher e John Hodgman) para um enorme e antigo casarão. Aborrecida, ela começa a conhecer seus estranhos vizinhos e a explorar o local - e acaba encontrando um mágico universo alternativo, onde existem amorosas versões de seus pais com botões no lugar dos olhos. O texto expande o livro, criando um novo personagem (Wybie Lovat) e desenvolvendo melhor o passado do misterioso Palácio Cor-de-Rosa, sem perder nada do tom sombrio da obra original (é uma adaptação de Neil Gaiman!). Algumas situações também são alteradas, como a ocupação dos pais de Coraline, que justifica duas das melhores cenas do filme (o jardim fantástico e o final) mas é tudo para amarrar melhor os elementos visuais e a narrativa. Não há pontas soltas no trabalho de Selick, seja na trama dos bordados ou na da história. Com tanto esmero, é um filme para ver, rever e adorar. Quote Link to comment
Members Stradivarius Posted February 16, 2009 Members Report Share Posted February 16, 2009 Alguém sabe se saiu em cópias legendadas também? Quote Link to comment
Members Administrator Posted February 16, 2009 Author Members Report Share Posted February 16, 2009 O filme é tão bom, Stradivarius, que seria um desperdício não vê-lo nos cinemas, mesmo que dublado (mas acho que foi lançado legendado sim). Amanhã comento melhor. Quote Link to comment
Members Gago Posted February 17, 2009 Members Report Share Posted February 17, 2009 Maravilhoso, principalmente pela perspicácia do autor em ter compreendido que o verdadeiro horror não mora na violência física nem em sua contextualização (O labirinto do fauno, por exemplo), mas pura e simplesmente na distorção do sonho em pesadelo e vice-versa. É um processo tão inteligente e tão bem arquitetado visualmente (quanta melancolia e solidão!) que dá gosto. Gago2009-06-30 21:39:48 Quote Link to comment
Members tigo Posted February 17, 2009 Members Report Share Posted February 17, 2009 Voces assistiram na versao 3D? Quote Link to comment
Members Administrator Posted February 17, 2009 Author Members Report Share Posted February 17, 2009 Eu não. Mas continua valendo muito a pena. Luizz2009-02-19 16:40:22 Quote Link to comment
Members Administrator Posted February 19, 2009 Author Members Report Share Posted February 19, 2009 Tão bom que só em escrever já abro um longo sorriso. Possui um visual fantástico, que é ainda mais realçado pelo stop-motion, que possui algumas coisas charmosíssimas. Fora que, apesar da tecnica, o filme jamais é limitado com relação a "movimentos de câmera", o Selick se adentra mesmo naquele mundinho assustador. Montagem e trilha sonoras fantásticas, mas o melhor é que tudo isso vem acompanhado de uma narrativa inventiva e criativa, que é uma espécie de Alice no País das Maravilhas + A Noiva Cadáver. Não só é bem explorado o tema de "sonho que vira pesadelo", mas o afastamento dos pais, os únicos protetores de uma criança (me lembrou nesse sentido A Viagem de Chihiro que chega a ser mais cruel ainda). O mundo de horror, a menina tendo que enfrentar apenas com o gato a monstruosa Outra Mãe, o sonho que vira pesadelo num piscar de olhos, são coisas assim que torna o filme verdadeiramente assustador. Quote Link to comment
Members RAZIEL Posted February 25, 2009 Members Report Share Posted February 25, 2009 Eu assisti em 3D. Fantástico. Quote Link to comment
Members Agente Smith Posted February 25, 2009 Members Report Share Posted February 25, 2009 Coraline e o Mundo Secreto (Coraline, 2009, EUA, Dir.: Henry Selick) - 10/10 Coraline é uma garota que acabou de se mudar para uma casa muito, muito chata. Os pais estão preocupados em terminar um guia de jardinagem, a vizinhança é desagradável e nada anima a moça. Explorando a casa, acha uma porta pequena, inicialmente tampada com tijolos, mas que, numa noite, revelou um mundo alternativo, onde tudo ocorria do jeito que ela queria. Entretanto, os habitantes deste mundo não entregariam tudo para ela sem segundas intenções. E este mundo perfeito se transforma num lugar de horror. Semelhante a James e o Pêssego Gigante, com toques de Alice no País do Espelho e pitadas de paganismo, é um filme que assusta, emociona e diverte de forma equilibrada. A fotografia bem sombria, típica dos trabalhos do diretor, a trilha sonora de blockbuster e a empatia dos personagens fazem o filme ser bem visto por crianças e adultos. Graças a Deus há (muita) vida nas animações fora da Pixar! Quote Link to comment
Members henrique felipe Posted February 25, 2009 Members Report Share Posted February 25, 2009 meleca nunca lançam filme em 3d aqui em BH ? Quote Link to comment
Members Alexei Posted February 26, 2009 Members Report Share Posted February 26, 2009 É muito bonito, tão bonito que quase me fez esquecer todo o lixo que está passando nos cinemas atualmente. O visual é extraordinário (ora dá medo, ora encanta, ora faz as duas coisas), nem preciso acrescentar algo ao que já foi escrito aqui. Mas o que eu gostei mesmo é que a fantasia de uma criança foi levada a sério, diferentemente do que ocorre com o Labirinto do Fauno, que é um filme que eu não curto muito justamente por tratar a fantasia como mera válvula de escape. Muito bem editado e bem escrito, só peca um pouquinho no final meio corrido. E é Gaiman. O único criador atualmente que me faz querer ver ou ler tudo o que ele faça. Desde já, Coraline é dos melhores filmes do ano. Quote Link to comment
Members Bob Esponja Posted February 27, 2009 Members Report Share Posted February 27, 2009 meleca nunca lançam filme em 3d aqui em BH ? Tá passando 3D no BH shopping. Quote Link to comment
Members Questão Posted February 28, 2009 Members Report Share Posted February 28, 2009 CORALINE E O MUNDO SECRETO é mais um otimo trabalho de Henry Selick, q já entregou excelentes animações como JAMES E O PESSEGO GIGANTE e o classico O ESTRANHO MUNDO DE JACK. Como alguns já comentaram aqui,a trama dosa muito bem momentos de suspense e comedia. É um suspense muito mais insinuado, do q explicito, oq é otimo. Um filme q pode ser visto tanto por crianças, como por adultos, sem o risco de parecer bobinho. Os aspectos tecnicos estão muito bons tambem. Recomendo bastante. Valeu Quote Link to comment
Members Cavallote Posted March 11, 2009 Members Report Share Posted March 11, 2009 Vale muito a pena ver em 3D, se possível. Post sobre o filme: Quote Link to comment
Members Alexei Posted March 14, 2009 Members Report Share Posted March 14, 2009 Tinha tanta coisa a dizer sobre esse filme, mais do que no meu primeiro post, que resolvi colar aqui uma resenha mais elaborada que fiz originalmente para o Multiplot!. Não tem spoilers. Coraline e o Mundo Secreto (Henry Selick, 2009)<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" /><?:NAMESPACE PREFIX = O /><?:NAMESPACE PREFIX = O /> Quando Coraline – e não Caroline, como ela faz questão de frisar – se muda com seus pais para um apartamento novo numa antiga casa vitoriana, ela parece ter todos os problemas do mundo. Seus amigos ficaram na antiga cidade onde morava e, aparentemente, ela não tem mais ninguém com quem brincar; seus pais escrevem livros sobre jardinagem, mas não suportam a idéia de pôr a mão na massa e a proíbem de fazer qualquer coisa que envolva sujar ou desarrumar algo; seus novos vizinhos são completamente malucos – um acrobata excêntrico e duas irmãs, artistas aposentadas que guardam caramelos por décadas e empalham seus terriers escoceses após sua morte, expondo-os na parede; até o apartamento é velho e feio, sem falar na cor das paredes externas da casa, que são de um rosa um tanto esquisito. Mas nem tudo está perdido. Coraline conhece um garoto estranho mas simpático, chamado Wybie, que é neto da proprietária do apartamento e tem um gato de rua sem nome. Mais tarde, ao explorar uma portinhola escondida com papel de parede na sala de estar, ela descobre um mundo novo ao final do túnel que existe lá, e nele seus Outros Pais a encorajam a brincar e sabem, de fato, cuidar do jardim, além de cozinhar tudo o que ela gosta de comer. Neste mundo a casa é bonita, o acrobata tem um circo de ratos que é uma verdadeira maravilha e as velhas senhoras excêntricas continuam atléticas e se apresentam em um número sensacional de acrobacia. Em resumo, tudo parece perfeito. Só que nesse mundo as pessoas têm botões ao invés de olhos e, para que Coraline possa usufruir dele pra sempre, sua Outra Mãe a pede que coloque botões no lugar de seus olhos também. As coisas, realmente, nem sempre são como parecem e quando Coraline recusa a oferta, ela começa a enfrentar problemas bem sérios. Em seu socorro vêm o Outro Wybie – que tem a boca fechada com um zíper – e o gato vira-lata, o único sem botões nos olhos. Coraline e o Mundo Secreto é fruto da colaboração entre o talentoso Henry Selick, de O Estranho Mundo de Jack, e Neil Gaiman, o criador da revista em quadrinhos mais premiada da história, Sandman. De um esmero artístico impressionante, a animação em stop motion se equilibra entre a doçura e o pesadelo e, não raro, mistura as duas coisas, abusando de simbolismos e linguagens cifradas. Tudo é distorcido, quase grotesco mesmo, e de uma beleza notável, exatamente como eram os contos de fadas – não aquelas versões suavizadas que líamos em livros infantis, e sim os contos originais: violentos, macabros e sem sempre felizes. Embora o diretor tenha contado com uma equipe de primeira linha para executar seu projeto – reparem na linda trilha sonora e no cuidado com a concepção visual da protagonista –, seu maior trunfo é, sem dúvida, a qualidade do material original. Neil Gaiman sabe que a fronteira entre realidade e fantasia é algo muito discutível e explora isso ao máximo, tingindo o real de surreal e vice-versa; o próprio sonho de Coraline, que periga virar um pesadelo, pode ocorrer com qualquer um de nós. Mas esta não é uma estória sobre a fantasia como válvula de escape, assim como também não é sobre velhas máximas morais ou padrões desejáveis de conduta. É sobre a coragem de uma criança e sobre o peso que pode incidir sobre suas decisões quando, finalmente, o universo ao seu redor exige que ela saia do egocentrismo que a dominou em seus primeiros anos de vida, como sempre ocorre com todas as crianças. As coisas não são belas porque são ao gosto de Coraline – como é o Outro Mundo no início do filme –, elas são belas por seus próprios atributos. Aí estão os verdadeiros botões que Coraline deve decidir se vai continuar usando ou não e é nessa singela descoberta, nesse pequeno despertar, que reside a verdadeira força do filme. 4/4 Quote Link to comment
Members Gago Posted March 14, 2009 Members Report Share Posted March 14, 2009 Ótimo texto, Alexei. Especialmente o último parágrafo, que capturou aquela que também é, pra mim, a força do filme. Parabéns! É uma das maravilhas do ano mesmo. Presença praticamente confirmada na lista de melhores, em Dezembro. Quote Link to comment
Members Alexei Posted March 17, 2009 Members Report Share Posted March 17, 2009 Valeu, Gago. Filmes bons a gente gosta mais à medida que o tempo passa, como acontece com Coraline. Quote Link to comment
Members leleumagno Posted March 28, 2009 Members Report Share Posted March 28, 2009 meleca nunca lançam filme em 3d aqui em BH ? lançaram, segundo a cinemark, lá no BH shopping tem Quote Link to comment
Members MacGruber Posted September 15, 2009 Members Report Share Posted September 15, 2009 Delícia de filme. Interessante notar como as animações - muitas vezes até as mais comerciais - estão cada vez mais dispostas a ousar e encontrar visões peculiares como essa. Devia ter visto no cinema, mesmo dublado...Jonny Greenwood2009-09-15 01:12:51 Quote Link to comment
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