Members Caio Posted May 7, 2006 Members Report Share Posted May 7, 2006 Pesquisei, e não encontrei nenhum tópico sobre esse gênio do humor. Particularmente, sou fã dele e gosto da maioria de seus filmes. É difícil eleger o melhor, mas vamos tentar. Ia criar uma enquete, mas as alternativas não eram suficientes para todos os filmes de Allen. 2005 - Ponto final- Match point (Match point)2005 - Melinda e Melinda (Melinda and Melinda)2003 - Igual a tudo na vida (Anything else) 2002 - Dirigindo no escuro (Hollywood ending)2001 - O escorpião de jade (The Curse of the Jade Scorpion)2000 - Trapaceiros (Small Time Crooks)1999 - Poucas e boas (Sweet and Lowdown) 1998 - Celebridades (Celebrity)1997 - Desconstruindo Harry (Deconstructing Harry)1996 - Todos dizem eu te amo (Everyone Says I Love You)1995 - Poderosa Afrodite (Mighty Aphrodite)1994 - Tiros na Broadway (Bullets Over Broadway)1993 - Um misterioso assassinato em Manhattan (Manhattan Murder Mystery)1992 - Maridos e esposas (Husbands and Wives)1992 - Neblina e sombras (Shadows and Fog)1990 - Simplesmente Alice (Alice)1989 - Crimes e pecados (Crimes and Misdemeanors)1989 - Contos de Nova York (New York Stories) (3º Conto)1988 - A outra (Another Woman)1987 - Setembro (September)1987 - A Era do Rádio (Radio Days)1986 - Hannah e suas irmãs (Hannah and her Sisters)1985 - A rosa púrpura do Cairo (The Purple Rose of Cairo)1984 - Broadway Danny Rose (Broadway Danny Rose)1983 - Zelig (Zelig)1982 - Sonhos eróticos numa noite de verão (A Midsummer Night's Sex Comedy)1980 - Memórias (Stardust Memories)1979 - Manhattan (Manhattan)1978 - Interiores (Interiors)1977 - Noivo neurótico, noiva nervosa (Annie Hall)1975 - A última noite de Boris Grushenko (Love and Death)1973 - O dorminhoco (Sleeper)1972 - Tudo o que você sempre quis saber sobre sexo mas tinha medo de perguntar (Everything You Always Wanted to Know About Sex But Were Afraid to Ask)1971 - Bananas (Bananas) Postem os seus preferidos, e discorram sobre esse diretor fantástico. Quote Link to comment
Members Katsushiro Posted May 7, 2006 Members Report Share Posted May 7, 2006 só não vi 4 filmes da lista e os meus preferidos são Annie Hall e Manhattan. ele é gênio demais. Quote Link to comment
Members Stradivarius Posted May 8, 2006 Members Report Share Posted May 8, 2006 Faltam assistir MUITOS, mas por enqüanto, na minha opinião: Preferido: Hannah e Suas IrmãsSuperestimado: A Rosa Púrpura do CaíroSubestimado: Poderosa Afrodite Quote Link to comment
Members Cavalca Posted May 8, 2006 Members Report Share Posted May 8, 2006 1 - Match Point (4,5/5) 2 - A Outra (4/5) Por enquanto é isso. Quote Link to comment
Members Serge Hall Posted May 8, 2006 Members Report Share Posted May 8, 2006 Minha ordem de preferência: 1) Match Point - 10/102) Annie Hall - 10/103) Manhattan - 10/104) Todos Dizem Eu Te Amo - 10/105) Zelig - 9/106) Hannah e Suas Irmãs - 9/107) Crimes e Pecados - 9/108) Desconstruindo Harry - 9/109) A Rosa Púrpura do Cairo - 9/1010) Tiros na Broadway - 9/1011) Interiores - 8/1012) Poucas e Boas - 8/1013) Poderosa Afrodite - 8/1014) Melinda e Melinda - 8/1015) Celebridades - 8/10 (preciso rever)16) Tudo o que Você Sempre Quis Saber Sobre Sexo Mas Tinha Medo de Perguntar - 7/1017) Dirigindo no Escuro - 7/1018) Um Assaltante Bem Trapalhão - 7/1019) A Última Noite de Boris Grushenko - 7/1020) Trapaceiros - 7/10 (preciso rever)21) A Outra - 7/1022) Igual a Tudo na Vida - 7/1023) Bananas - 7/10 (preciso rever)24) O Escorpião de Jade - 6/1025) Sonhos Eróticos de uma Noite de Verão - 6/1026) O Dorminhoco - 5/10 (preciso rever) Quote Link to comment
Mr. Scofield Posted May 8, 2006 Report Share Posted May 8, 2006 Vi pouquíssimos filmes dele..em geral só gosto dos que ele não atua...e mais engraçado, vou totalmente contra a opinião da crítica..acho Manhattan chatíssimo, adoro Melinda e Melinda (gosto mais do que de Match Point). Gostos são mesmo difíceis de comparar... Melinda e Melinda 7,97/10 Match Point 7,85/10 O Dorminhoco 7,05/10 Crimes e Pecados 6,70/10 Manhattan 4,84/10 Tudo que você sempre quis saber... 6,21/10 Quote Link to comment
Members Serge Hall Posted May 8, 2006 Members Report Share Posted May 8, 2006 Estou apaixonado pela cena do planetário em "Manhattan". E que fotografia é aquela!? Quote Link to comment
Members rubysun Posted May 8, 2006 Members Report Share Posted May 8, 2006 É mais ou menos nessa ordem dele os que vi: Annie Hall - 9,25/10 Crimes e Pecados - 8/10 [preciso rever] A Rosa Púrpura do Cairo - 8,5/10 Match Point - 9,0/10rubysun2006-7-31 14:26:30 Quote Link to comment
Members FeCamargo Posted May 8, 2006 Members Report Share Posted May 8, 2006 Vi muito, mas muito pouco da obra dele: Hannah e Suas Irmãs; Match Point; Poderosa Afrodite;A Rosa Púrpura do Cairo; Celebridades; Todos Dizem eu te Amo. Acho celebridades subestimado. Mas destes, gostei mais de Hannah e Suas irmãs.FeCamargo2006-5-8 17:47:33 Quote Link to comment
Members Highlander Posted May 8, 2006 Members Report Share Posted May 8, 2006 Aí abaixo algumas considerações sobre os q eu já vi... 2005 - Melinda e Melinda (Melinda and Melinda) Filme legal, muito interessante a idéia do lance dividido com o ponto de vista dramático e o cômico... 8/10 2000 - Trapaceiros (Small Time Crooks) Começa engraçado, depois parece q há uma mudança de rumo no roteiro e de estilo no filme... fica menos engraçado e um pouco mais triste, mas é um bom filme.. 7/10 1989 - Crimes e pecados (Crimes and Misdemeanors) 7/10 Bonzinho, mas nada espetacular... 1988 - A outra (Another Woman) Drama, bom,mas um pouco parado demais... 1987 - A Era do Rádio (Radio Days) excelente, muito engraçado... 8/10 1986 - Hannah e suas irmãs (Hannah and her Sisters) Excelente. Um dos melhores dele. 8/10 1985 - A rosa púrpura do Cairo (The Purple Rose of Cairo) Engraçadinho, altos e baixos com momentos bem engraçados e outros nem tanto... 6/10 1983 - Zelig (Zelig) Acho esse muito bom, não sei até aonde é original o esquema de apresentar como se fosse um documentário, mas ficou ótimo, espirituoso e engraçado... 8/10 1982 - Sonhos eróticos numa noite de verão (A Midsummer Night's Sex Comedy) Filme leve, engraçado mas nem tanto... 7/10 1979 - Manhattan (Manhattan) Na minha modesta opinião o melhor filme dele... Fotografia primorosa, triste e engraçado ao mesmo tempo... Os diálogos matam a pau... Esse filme tá na minha lista de melhores de todos os tempos... 10/10 1978 - Interiores (Interiors) outro drama paradão, mas nem por isso ruim.. 7/10 1977 - Noivo neurótico, noiva nervosa (Annie Hall) O segundo na escala... Muito bom, com muitos momentos engraçados de novo ótimos diálogos e um toque de melancolia.. bom p carai ... 9/10 1975 - A última noite de Boris Grushenko (Love and Death) Comédia gostosa e despretenciosa... 7/10 1973 - O dorminhoco (Sleeper) Pra mim , disparado o pior filme do diretor.. podre, muito ruim mesmo.. Humor pastelão boboca e acéfalo.. A graça e o charme dos filmes do cara são sempre os diálogos engraçados espirituosos e inteligentes... Nesse filme ele faz um humor mais visual, em detrimento dos diálogos, mas fracassa miseravelmente... Filme péssimo... 2/10 1972 - Tudo o que você sempre quis saber sobre sexo mas tinha medo de perguntar (Everything You Always Wanted to Know About Sex But Were Afraid to Ask) Esse eu gosto bastante, embora seja dividido em episódios, e uns sejam bem mais engraçados q os outros... 7/10 Comprei a coleção dele a um tempo atrás; são 3 boxes, Vol 1, 2 e 3 ... No total são 12 filmes.. pra quem gosta do cara,vale a pena... Quote Link to comment
Members Katsushiro Posted May 8, 2006 Members Report Share Posted May 8, 2006 Meus 10 Preferidos dele: 1 - Annie Hall/Manhattan. escolher entre eles é tortura. 2 - Hannah e suas Irmãs 3 - Bananas 4 - Interiores 5 - A Rosa Púrpura do Cairo 6 - Crimes e Pecados 7 - Zelig 8 - Memórias 9 - Tiros na Broadway 10 - Match Point É isso aí. Quote Link to comment
Members murilosimao Posted May 8, 2006 Members Report Share Posted May 8, 2006 Amo Woody.Sofri de paixao por ele nos últimos anos.Já vi 22 filmes. Nota 100: Hannah e suas Irmãs. Annie Hall Crimes e Pecados Match point Todos Dizem Eu Te Amo(comprei essa semana !!) Memórias Interiores Outros : Melinda e Melinda (6,5/10,0) Dirigindo No Escuro(7/10,0) Édipo Arrasado(8/10) Trapaceiros(8/10) O Escorpião de Jade(8/10) Manhattan(9/10) A Era Do Rádio(9/10) adoro este !!!... Rosa Púrpura do Cairo(8,5/10) Neblina e Sombras(9,5/10)...........incrível..muito lindo este. Sonhos eróticos(7,5/10) Tudo que vc Sempre Quis Saber Sobre sexo(5/10) Zelig(9,5/10) Simplesmente Alice(8/10) Um Misterioso Assassinato em Manhattan(8/10)Dorminhoco(7/10) murilosimao2006-5-8 23:54:17 Quote Link to comment
Members Highlander Posted May 8, 2006 Members Report Share Posted May 8, 2006 Alguém mais detestou Dorminhoco ou foi só eu?? Por favor, eu preciso saber.. pq eu amo Woody Allen, mas abomino esse filme... Quote Link to comment
Members murilosimao Posted May 8, 2006 Members Report Share Posted May 8, 2006 Alguém mais detestou Dorminhoco ou foi só eu?? Por favor, eu preciso saber.. pq eu amo Woody Allen, mas abomino esse filme... Ao contrário eu acho muito engraçado e gosto dele.Muito comico o trabalho de cenografia e vestuários.Ele tinha de ter a comédia futurista dele e é até legal. Quote Link to comment
Members rick blaine Posted May 9, 2006 Members Report Share Posted May 9, 2006 Meus três preferidos do Woody: A era do rádioAnnie HallManhattan Quote Link to comment
Members um ninguém Posted May 9, 2006 Members Report Share Posted May 9, 2006 Os que vi Todos dizem eu te amo Crimes e pecados (perfeito)Contos de Nova York A outra Hannah e suas irmãs A rosa púrpura do Cairo Zelig Sonhos eróticos numa noite de verão Manhattan (perfeito, o melhor)Interiores Noivo neurótico, noiva nervosa (perfeito) A última noite de Boris Grushenko (uma das melhores comédias que existem na minha opinião) O dorminhoco Tudo o que você sempre quis saber sobre sexo mas tinha medo de perguntar (extremamente hilariante) Pois é, na verdade adoro quase todos que vi. Quote Link to comment
Members Folco Gamgee Posted May 9, 2006 Members Report Share Posted May 9, 2006 Os meus preferidos são Zelig e o Dorminhoco. Algumas frases memoráveis neste filme: "Eu não acredito em Deus, eu acredito numa forma de consciência superior que está disseminada em todo o universo, exceto em certas regiões de New Jersey". " - Eu estive congelado durante dois séculos - Quer dizer que você não faz sexo há 200 anos? - 204 se contar o meu casamento. " Folco Gamgee2006-5-9 2:11:3 Quote Link to comment
Members Serge Hall Posted May 9, 2006 Members Report Share Posted May 9, 2006 Alguém mais detestou Dorminhoco ou foi só eu?? Por favor' date=' eu preciso saber..pq eu amo Woody Allen, mas abomino esse filme... [/quote'] Não chego a detestar, mas acho, de longe, o mais fraquinho e enjoado dele. Mas deu vontade de rever. Talvez eu passe a gostar ainda menos. Quote Link to comment
Members Administrator Posted May 9, 2006 Members Report Share Posted May 9, 2006 Já assiti vários filmes do Woody...este último Match Point foge um pouco da ótica... a não ser a comparaçãocom Crimes e Pecados...So vinha fazendo porcaria.. Como o escorpião de jade...trapaceiros e esse Melinda achei chatinho tb...O que mais gosto "A rosa Purpura do Cairo" O mais pesado "Interiores", o mais engraçado "Tudo que ce queria saber sobre sexo..." Quote Link to comment
Members Moviolavídeo Posted May 9, 2006 Members Report Share Posted May 9, 2006 2005 - Ponto final- Match point (Match point)2005 - Melinda e Melinda (Melinda and Melinda)2003 - Igual a tudo na vida (Anything else) 2002 - Dirigindo no escuro (Hollywood ending)2001 - O escorpião de jade (The Curse of the Jade Scorpion)2000 - Trapaceiros (Small Time Crooks)1999 - Poucas e boas (Sweet and Lowdown) 1998 - Celebridades (Celebrity)1997 - Desconstruindo Harry (Deconstructing Harry)1996 - Todos dizem eu te amo (Everyone Says I Love You)1995 - Poderosa Afrodite (Mighty Aphrodite)1994 - Tiros na Broadway (Bullets Over Broadway)1993 - Um misterioso assassinato em Manhattan (Manhattan Murder Mystery)1992 - Maridos e esposas (Husbands and Wives)1992 - Neblina e sombras (Shadows and Fog)1990 - Simplesmente Alice (Alice)1989 - Crimes e pecados (Crimes and Misdemeanors)1989 - Contos de Nova York (New York Stories) (3º Conto)1988 - A outra (Another Woman)1987 - Setembro (September)1987 - A Era do Rádio (Radio Days)1986 - Hannah e suas irmãs (Hannah and her Sisters)1985 - A rosa púrpura do Cairo (The Purple Rose of Cairo)1984 - Broadway Danny Rose (Broadway Danny Rose)1983 - Zelig (Zelig)1982 - Sonhos eróticos numa noite de verão (A Midsummer Night's Sex Comedy)1980 - Memórias (Stardust Memories)1979 - Manhattan (Manhattan)1978 - Interiores (Interiors)1977 - Noivo neurótico' date=' noiva nervosa (Annie Hall)1975 - A última noite de Boris Grushenko (Love and Death)1973 - O dorminhoco (Sleeper)1972 - Tudo o que você sempre quis saber sobre sexo mas tinha medo de perguntar (Everything You Always Wanted to Know About Sex But Were Afraid to Ask)1971 - Bananas (Bananas) [/quote'] Os grifados em Vermelho eu assisti. Só de pensar que ainda faltam tantos filmes deste genial diretor para assistir, entro em pânico! Quote Link to comment
Members artemis_delarge Posted May 9, 2006 Members Report Share Posted May 9, 2006 2005 - Ponto final- Match point (Match point)2005 - Melinda e Melinda (Melinda and Melinda)2003 - Igual a tudo na vida (Anything else) 2002 - Dirigindo no escuro (Hollywood ending)2001 - O escorpião de jade (The Curse of the Jade Scorpion)2000 - Trapaceiros (Small Time Crooks)1999 - Poucas e boas (Sweet and Lowdown) 1998 - Celebridades (Celebrity)1997 - Desconstruindo Harry (Deconstructing Harry)1996 - Todos dizem eu te amo (Everyone Says I Love You)1995 - Poderosa Afrodite (Mighty Aphrodite)1994 - Tiros na Broadway (Bullets Over Broadway)1993 - Um misterioso assassinato em Manhattan (Manhattan Murder Mystery)1992 - Maridos e esposas (Husbands and Wives)1992 - Neblina e sombras (Shadows and Fog)1990 - Simplesmente Alice (Alice)1989 - Crimes e pecados (Crimes and Misdemeanors)1989 - Contos de Nova York (New York Stories) (3º Conto)1988 - A outra (Another Woman)1987 - Setembro (September)1987 - A Era do Rádio (Radio Days)1986 - Hannah e suas irmãs (Hannah and her Sisters)1985 - A rosa púrpura do Cairo (The Purple Rose of Cairo)1984 - Broadway Danny Rose (Broadway Danny Rose)1983 - Zelig (Zelig)1982 - Sonhos eróticos numa noite de verão (A Midsummer Night's Sex Comedy)1980 - Memórias (Stardust Memories)1979 - Manhattan (Manhattan)1978 - Interiores (Interiors)1977 - Noivo neurótico, noiva nervosa (Annie Hall)1975 - A última noite de Boris Grushenko (Love and Death)1973 - O dorminhoco (Sleeper)1972 - Tudo o que você sempre quis saber sobre sexo mas tinha medo de perguntar (Everything You Always Wanted to Know About Sex But Were Afraid to Ask)1971 - Bananas (Bananas) os grifados em azul eu assisti... e ja li 2 livros dele tbartemis_delarge2006-10-13 23:00:48 Quote Link to comment
Members Fëanor Posted May 9, 2006 Members Report Share Posted May 9, 2006 Woody Allen é um cara, que mesmo quando ele faz filme ruim, esse filme é muito melhor que a maioria dos filmes de comédia que saíram nos últimos anos... Ele é um gênio. Quote Link to comment
Members Administrator Posted May 10, 2006 Members Report Share Posted May 10, 2006 Gostei muito do recente Match Point e adorei Poderosa Afrodite! Pena que assisti muito nova... com uns 11 anos, talvez... e não devo ter entendido metade das piadas-de-duplo-sentido/de-cunho-sexuall. Mas lembro de ter rido muito mesmo assim... tanto que lembro as cenas até hoje... e nenhum filme dele me fez rir como tal. Quote Link to comment
Administrators Big One Posted July 30, 2006 Administrators Report Share Posted July 30, 2006 Reportagem do Denver Post sobre a atual fase do mestre. Woody Allen redescobriu a sua agilidade como diretor Lisa Kennedy The Denver Post "E quanto a mim? E quanto ao vizinho na porta ao lado?... Não há nenhum problema quanto ao fato de eu ter que morrer?" Esta é a questão melancólica que o fantasma de uma mulher idosa apresenta ao seu assassino no filme "Ponto Final" ("Match Point", Inglaterra/EUA/Luxemburgo, 2005), que estreou no inverno passado do Hemisfério Norte, obtendo aclamação dos críticos, e se revelando o maior sucesso de bilheteria de Woody Allen em décadas. Woody Allen com Scarlett Johansson, musa de dois de seus últimos longas É um momento de um ace, um exemplo daquilo que poderia ocorrer se Sófocles concedesse um serviço a Venus Williams. É verdade que o assassino, um profissional do tênis, tenta responder a pergunta da mulher com um topspin, mas trata-se de uma tentativa moral fracassada. Uma aparição também se materializa para roubar a ação em "Scoop" (EUA/Reino Unido, 2006). A comédia rápida de mistério e assassinato dirigida por Allen estreou na última sexta-feira, estrelando Allen, a líder do seu "Ponto Final", Scarlett Johansson e Hugh Jackman. E, assim, uma pergunta natural -- ou seria sobrenatural? -- surgiu durante uma recente conversa telefônica com Allen, que está filmando o seu terceiro trabalho consecutivo em Londres. Você acredita em fantasmas? "Não", respondeu o diretor e roteirista de filmes tão marcantes como "Noivo Neurótico, Noiva Nervosa" ("Annie Hall", EUA, 1977) e "Crimes e Pecados" ("Crimes and Misdemeanors", EUA, 1989), e tão modestos como "Simplesmente Alice" ("Alice", EUA, 1990). "Foi algo estritamente científico. Não tenho paciência para com fenômenos sobrenaturais, ou cristais, ou astrologia, ou percepção extra-sensorial, ou qualquer coisa do gênero. Acho que tudo isso não passa de bobagem." Desculpem a tautologia, mas há algo de uma natureza tranqüilizadora alleniana na resposta de Allen. Não se trata apenas dos ritmos inconfundíveis do homem de 70 anos, cuja voz e fraseado esquisito faz parte da nossa realidade há cinco décadas. Por exemplo, após pegar o fone, Allen me aconselhou: "Fale claramente porque os telefones nesta casa não são suficientemente articulados". "É a idéia de que o uso de um artefato artístico tem uma função científica. É divertido utilizar isto em histórias ficcionais", disse ele. "Mas, na vida real, sou um humanista teimoso, prático, científico e secular." Desde "Melinda e Melinda" ("Melinda and Melinda", EUA, 2005), do ano passado, o humanista secular parece ter redescoberto a sua agilidade como diretor. É tentador localizar um renascimento criativo na produção recente de Allen -- até mesmo no erro intencional de "Scoop". Afinal, os diretores de cinema freqüentemente fazem trabalhos impressionantes nos seus últimos anos de produção. Então a idade modificou a forma como ele faz cinema? "Vejo isso de forma diferente", diz Allen. "Durante muitos anos, na verdade décadas, sem tentar, fiz um filme por ano. Agora estou fazendo um filme em Londres. Editarei este filme de maneira bem rápida. Depois ficarei por aí e, depois de uns dois meses, farei um outro filme porque é assim que as coisas acontecem." Ele diz que se concentra na idéia que o atrai no momento. Os seus filmes muitas vezes contam com as preocupações e gestos recorrentes encontrados nos trabalhos dos escritores prolíficos de contos. Ele revisita. Ele revisa. Ele reconta a partir de uma nova perspectiva. "As platéias gostam de alguns trabalhos. De outros não. Creio que alguns deles são bons, e que as platéias e os críticos não foram justos. E às vezes os críticos e as platéias são excessivamente generosos para comigo. O filme que faço agora poderia ser maravilhoso ou catastrófico. Se essa idéia for realmente tão dramaticamente interessante quanto eu acho que ela é, então ela deveria entreter bastante as pessoas. Mas se eu adivinhar erradamente, ou se executá-la mal, não haverá sucesso." Ele faz uma pausa. "Mas eu sou a mesma pessoa imatura que era com vinte e poucos anos." Allen acaba de concluir a segunda semana do drama que está filmando em Londres. O lançamento está programado para o verão de 2007. Ao contrário do que ocorre em "Scoop", ele não atua no novo filme. "Sempre é mais divertido quando eu não apareço no filme", diz ele, embora alguns dos seus melhores filmes mostrem evidências contrárias. "Eu não preciso fazer a barba todos os dias. Posso relaxar. A responsabilidade de atuar recai sobre as outras pessoas. Se eu consigo bons atores, algo com que fui abençoado neste filme, eles fazem com que o meu material tenha uma aparência realmente boa. Quando você é norte-americano e ouve ingleses interpretando o seu material, isso realmente soa como um milhão de dólares." Game. Set. "Match Point". Uma história de riqueza, desejo, ambição e, sim, assassinato, "Ponto Final" foi um entretenimento de verdade para a platéia e apresentou uma trama intrincada de uma forma que agradou aos críticos. O filme deu ouvidos aos dilemas éticos que Allen explorou em "Crimes e Pecados". Mas pairando acima disso havia também o espectro de um clássico norte-americano bem diferente deslocado para o ambiente da classe alta britânica, "Um Lugar ao Sol" ("A Place in the Sun", EUA, 1951). Em "Ponto Final", Allen capturou Scarlett Johansson sob uma ótica diferente. A sua personagem Nola começa como a mais agradável das consumidoras. E a direção da perseguição romântica parece bastante óbvia: Smitten Wilton (Jonathan Rhys Meyers) continuará com a sua perseguição intensa até destruir a vida suntuosa que conquistou. Mas quando Nola fica grávida, a beleza é transformada em uma besta problemática necessária, não muito diferente da personagem Shelley Winters no clássico de George Stevens, baseado em "Uma Tragédia Americana", de Theodore Dreiser. Todos os que testemunharam a interação entre Allen e a sua estrela durante "Ponto Final" disseram a Allen que ele deveria fazer algo com Johansson, que à época tinha 19 anos. "Eu fazia piadas constantes com Johansson, e ela sempre foi mais engraçada que eu. Toda vez que eu brincava com Johansson, ela me superava, e sempre fazia grandes observações de maneira fantástica. Assim, pensei comigo mesmo, 'É verdade, esta menina é realmente um talento cômico'. Adoro mostrar as pessoas o quanto ela é agradável." Em "Scoop", o lendário copista da Fleet Street, Joe Strombel (Ian McShane) está em um barco que navega lentamente para o Hades quando ouve aquilo uma dica que teria garantido o maior furo jornalístico de toda uma vida profissional. Sujo de tinta até mesmo neste amargo além, ele descobre a forma de passar essa dica a uma médium improvável, a estudante de norte-americana de jornalismo representada por Johansson. Se a personagem anterior de Johansson, Nola, mergulhava na histeria, a sua Sondra Pransky, de "Scoop", mostra coragem e insolência. Allen faz o papel de Sid Waterman, aliás, Splendini, um mágico norte-americano que gosta de dizer aos seus voluntários frases leves, lisonjeiras e aduladoras enquanto os conduz para uma grande caixa. É nessa caixa que Strombel encontra Pransky. Allen admite que se arriscou ao empurrar Johansson rumo à frivolidade. "Com bastante freqüência temos algo que é bastante engraçado fora da tela, mas que quando é filmado se torna muito desagradável", explica o diretor. "Esta poderia ser uma dessas coisas engraçadas para mim, para a equipe e para Scarlett, mas bastante irritante para o resto do mundo. Mas não creio que o resultado tenha sido tão ruim. Scarlett é indestrutível, não importa o que solicitemos que ela faça. Ela é um talento tão grande quanto foi, ou é, Diane Keaton." Olhando em retrospectiva para "Melinda e Melinda" é possível agora adivinhar a composição de uma maravilhosa, apesar de acidental, trilogia. A comédia-tragédia reconta a história de amor de Melinda sob duas óticas, a da tragédia e a da comédia. Tendo Johansson como a personagem constante e a alta-sociedade britânica como pano de fundo, "Ponto Final" e "Scoop" atacam o assassinato e a classe social a partir do túmulo, assim como o ponto de vista dos estúpidos. Uma trajetória similar do sério ao idiota ocorreu na transição que levou Allen do brilhantemente seguro de si "Crimes e Pecados" a "Assassinato Misterioso em Manhattan" ("Manhattan Murder Mistery", EUA, 1993), que estrelou Allen e Keaton. Pense nisso como em "Janela Indiscreta" ("Rear Window", EUA, 1954) de Alfred Hitchcock recontado como uma comédia com dois detetives casados trapalhões. À época, "Assassinato Misterioso em Manhattan" gerou críticas mistas. Mas Allen gosta muito de agradar a si próprio. E a sua postura faz com que ele revele independência de uma forma que muitos diretores jovens invejariam, e com a qual aprenderiam. "Quando fiz 'O Que é Que Há, Gatinha?' ("What's New Pussycat", EUA, 1965), aquele foi um sucesso enorme", dez ele sobre a comédia de 1965. "Eu escrevi o roteiro, mas não fui o diretor. E acabei sendo humilhado pelo trabalho. Achei horrível, entendi que eles haviam destruído o meu roteiro. Mas todos foram ao cinema assistir ao filme. Ele não me deu prazer algum. Por outro lado, fiz filmes que os críticos ou o público detestaram, mas dos quais eu gostei. E eu tive algum prazer com isso". Por falar em independência, talvez nenhum outro diretor tenha sido usado com tanta freqüência como adaptador para cineastas jovens e idiossincráticos. Lembram-se de quando Spike Lee foi apresentado como o Woody Allen negro? Assim, como é que o artigo genuíno se sente com relação a isso? "Eu me lembro de ter conversado certa vez com Martin Scorsese. Eu lhe dizia - e não por falsa modéstia, mas apenas por uma questão de observação - que sentia que não influenciei ninguém. Marty influenciou incontáveis pessoas. Todo cineasta que surge procura fazer filmes como Marty, seja Spike Lee ou até mesmo diretores mais velhos, como Brian de Palma, sejam brancos ou negros. Todos foram influenciados por ele. O que é uma prova da sua grandeza, e creio que isso é muito legal." A seguir, este diretor que é clarinetista faz uma analogia que nos lembra de novo como ele é um mantenedor e modificador das artes norte-americanas, das piadas de vaudeville aos truques de Catskill e às notas de jazz e blues. "Bud Powell, o grande pianista, influenciou todos que vieram depois dele", argumenta Allen. "Thelonious Monk, que era um pianista perfeito, não influenciou ninguém. Sinto que me encaixo nesta categoria. Fiz alguns trabalhos bastante decentes, mas eles nunca tiveram influência. Enquanto ele faz uma pausa, eu penso em como adoro Monk. "And on that cheerful note..." Big One2006-7-30 8:39:17 Quote Link to comment
Members Administrator Posted July 30, 2006 Members Report Share Posted July 30, 2006 woody allen com toda certeza um gênio. se eu fosse fazer um top 10, ficaria mais ou menos assim: 01. crimes e pecados.02. match point.03. annie hall.04. manhattan.05. a última noite de boris grushenko.06. a outra.07. hannah e suas irmãs.08. melinda e melinda.09. zelig.10. interiores. os 6 primeiros são obras-primas. a última noite de boris grushenko é uma das melhores comédias que existe, assim como a outra é um dos filmes mais subestimados que já vi. Estou apaixonado pela cena do planetário em "Manhattan". E que fotografia é aquela!? sensacional, né, serge? eu sinceramente acho uma das melhores fotografias que já vi. está entre as minhas 3 preferidas, com certeza. Quote Link to comment
Recommended Posts
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.