Jump to content
Forum Cinema em Cena

Jaume Balagueró


Questão
 Share

Recommended Posts

Um bom diretor espanhol, que tem a sua carreira dedicada ao cinema fantastico de horror, e que gosta de explorar um dos medos mais primais do ser humano, o medo do escuro. Acho que é um cara que sabe como criar uma boa atmosfera para o suspense, e tem um estilo bem elegante de filmar.

 

Em sua filmografia, esta o meu "Found Footage" preferido, que é o otimo REC. Este é um subgênero que geralmente eu não curto, mas Baguera conseguiu fazer uma decupagem extremamente orgânica, valorizando tanto a mise en scene dos atores quanto a estética que escolheu, mas sem com isso perder a elegancia da camêra, o que eu achava impossivel neste tipo de filme.

 

Comandou tambem a sequencia, REC 2, que apesar de não ser tão bom quanto o filme original, ainda fica muito acima da média, sendo um otimo e claustrofóbico filme de zumbis.

 

TERROR EM MERCY FALLS já é um suspense sobrenatural mais comtemplativo, e que demora pra começar a andar, mas quando começa não para mais, tendo um climax assustador, e um final bem singelo.

 

A SÉTIMA VITIMA acaba sendo o seu pior trabalho, muito devido a um roteiro extremamente falho. Mas ainda tem a atmosfera que Baguero sabe construir tão bem em seus filmes.

 

Então, o que acham do trabalho desse cara?

Link to comment
Share on other sites

Até concordo com você neste ponto, principalmente porque ele pegou aqueles fatores e inovou! Mas numa visão geral, já que muita gente tem o costume de citar ambos e fazer o comparativo, eu fico com REC. (Ainda que não seja um opinão técnica e sim pessoal porque achei que REC causou mais impacto em mim.)

Link to comment
Share on other sites

questao..esqueceu mencionar o ultlimo trabalho dele...Enqto Voce Dorme um fodastico thriller psicologico, bem superior ao REC.. altamente recomendavel..

 

 

Tb gostei desse. Um suspense "tranquilo", quase focado num único ator, mas não o achei superior a "REC", não.

 

Discordando da Tica, "Bruxa de Blair" me pilhou mais.

Todas as minhas fobias num único filme... aff!

Link to comment
Share on other sites

Visto A SEITA

13465.jpg

 

 

Na trama, o corpo de uma menina de seis anos é encontrado mutilado e deformado. A criança é identificada como sendo a filha desaparecida de Claudia (Emma Vilarasau) graças a uma pulseira que a menina usava, e por uma leve deformidade no pé. Entretanto, qualquer outro fator de identificação foi completamente destruido. Cinco anos depois, Claudia é uma mulher triste, que vive a base de anti depressivos. É quando ela recebe um telefonema de alguem dizendo ser sua filha, e implorando por ajuda antes que a matem.

 

Em seu trabalho de estréia, Balaguero entregua um filme com uma tematica bastante interessante, e uma bela fotografia que realça o caráter sombrio e tragico da historia. Infelizmente, o diretor peca por não conseguir conferir ritmo a sua narrativa, que é prejudicada pelo excesso de subtramas, e voltas desnecessarias. Por exemplo, a investigação conduzida pelo jornalista interpretado por Tristan Ulloa tem pouquissima função para a historia, e realmente não entendo por que o filme perde tempo dando foco a ele.

 

Falta a este projeto conseguir que o publico sinta empatia por seus personagens, o que ao meu ver me parecia vital. Perde-se tempo demais em uma investigação enfadonha, e dedica-se pouco tempo ao desenvolvimento dos personagens (um numero consideravel). Entretanto, A SEITA tem um final surprendente, chocante, e coerente com o que havia sido apresentado até então. Tinha potencial pra ser um grande filme, se tivesse se dedicado mais ao caráter emocional e atmosférico de sua historia.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

questao..esqueceu mencionar o ultlimo trabalho dele...Enqto Voce Dorme um fodastico thriller psicologico, bem superior ao REC.. altamente recomendavel..

 

Mientras-duermes-poster.jpg

 

 

Mientras Duermes: Um ensaio sobre a loucura

 

Por Ivo Costa – 19/08/2012

 

sleep-tight-2011-1-300x171.jpg

Jaume Balagueró é um diretor bem conhecido por aqui, pelos menos pelos fãs de horror. Principalmente por sua participação na franquia [Rec] (em parceria com Paco Plaza), o espanhol tem em sua carreira outros filmes interessantes como “Los sin nombre” (A Seita) e “Darkness” (A Sétima Vítima) – lançados comercialmente nas locadoras. Em “Mientras Duermes” (Enquanto Você Dorme, seria a melhor tradução), seu trabalho mais recente, o sobrenatural é deixado de lado: o terror está na mente humana, e os estragos que ela pode causar.

sleep-tight-2011-2-300x199.jpg

Felicidade, este sentimento é questionado por César, um homem solitário beirando os 40 anos. Ele não consegue ser feliz mesmo tendo motivos e busca uma razão para viver e seguir em frente. Zelador de um prédio antigo, César segue sua rotina diária, distribuindo jornais aos moradores, sendo simpático, porém logo vemos que a sua gentileza é apenas uma máscara de uma mente doentia, uma estranha obsessão pela linda Clara, uma das moradas do prédio. Não sabemos até então o que ele quer com a garota, já que não vemos o que realmente acontece em suas visitas noturnas. Vamos descobrindo aos poucos, nas conversas de César com sua mãe (uma velha moribunda que padece em um hospital), onde ele conta com a maior naturalidade, como deseja acabar com o sorriso daquela “vagabunda”. A pobre senhora nada pode fazer a não ser escutar as perversões do filho.

sleep-tight-2011-3-300x171.jpg

Já estamos acostumados com psicopatas no cinema e na vida real: todos têm suas regras para atingirem seus objetivos, e sempre podemos ficar cada vez mais surpresos nos níveis de maldade que a mente humana pode chegar. Aqui, César apenas quer tirar a felicidade de suas vítimas. Sabemos durante o filme que Clara não foi a primeira. Ele não tem a intenção de matar, apenas de desgraçar a vida das vítimas, o que soa mais perturbador. O Zelador atormenta a vida de Clara (sem ela saber que seja ele) e vai até as últimas consequências para conseguir o que quer. Lógico que não será fácil, e encontrará vários obstáculos pelo caminho, dentre eles uma irritante pré-adolescente que percebe a obsessão de César e o chantageia, porém, ela não sabe com quem está mexendo.

sleep-tight-2011-4-300x168.jpg

Narrado pelo ponto de vista de César, interpretado brilhantemente por Luis Tosar (Celda 211), opção interessante do roteiro de Alberto Marini, pois mesmo cometendo suas barbaridades, chegamos a torcer por ele em certos momentos da trama – uma estranha mistura de repulsa e empatia, méritos também para o diretor, que consegue criar esse conflito interno no expectador. Clara, interpretada pela linda Marta Etura (também de Celda 211), tem uma atuação competente como vítima de uma estranha obsessão. Clara não consegue ver o que está acontecendo ao seu redor, e nada parece abalar sua felicidade.

A história se passa basicamente em um prédio, assim como “Rec” e “Na Teia do Mal” (um média metragem que fez parte da série “Películas para No Dormir”). Balegueró prova que é possível realizar um bom filme, contar uma boa história, mesmo com baixo orçamento, mantendo um alto nível. O longa não tem o ritmo alucinante e claustrofóbico de “Rec”, não assusta e nem dá medo, mas é incômodo e angustiante. A revelação nos momentos finais causa um desconforto que só vendo pra entender.

caveira-4.5.jpg

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...

Finalmente assisti Mientras Duermes. Eu adorei o filme e sua abrodagem um tanto inusitada ao falar da felicidade ou da ausência dela.

 

O protagonista estava fantástico e a forma como ele foi, aos poucos, se revelando para nós foi o que deixou tudo mais interessante na trama. Confesso que num primeiro momento, apesar daquele discurso melancólico sobre como ele não conseguia ser feliz, pensava que ele alimentava uma paixão platônica pela Clara.

 

No decorrer da história, o suspense acaba ficando cada vez mais denso e quando começamos a descobrir as suas verdadeiras intenções para com a Clara, acaba ficando surreal.

 

Seus monólogos com a mãe são fantásticos, dá pra perceber nitidamente o quão doentio ele é quando conta sobre a Clara e o quão é frustrante vê-la sorridente todos os dias, por mais que ele se esforce para fazer com que o contrário ocorra.

 

Realmente é um filme que deixa o horror em nossas mentes, porque o que ele faz com ela é de certa forma permanente e o fato dele se sentir pseudo feliz com o sofrimento dela é algo avassalador. Fora que, a cartada final, além da sementinha que plantou foi enviar-lhe o diário. Que agonia.

 

Filme muito bem feito!

 

Ps.: Destaque para ele destruindo a vida da velhinha do prédio ao lhe contar a 'realidade'. -_-

Link to comment
Share on other sites

Guest choodydrith

 Fatliquors are part of leather manufacturing that help to lubricate the collagen fiber and allow them to move flexibly and freely once the skin is dried There are no reported side effects of this procedure as well so you are assured that it is indeed a snoring treatment procedure which works RatherUggs Classic Short

they are embossed with a texture that imitates this favored reptileThe Australian sheepskin products are popular as they are natural productsugg boots sale uk

sanitized for hygienic purposes and promote sleep and body relaxation various facilities were established in Malatya between 1942-43 in order to repair and maintain the aircraft procured from the United Kingdom during the II nd World War Here are some alluring options from the rangeTsubo shoes were created in 1997 by designers Patrick McNulty and Nick O'Rourke

 leaving bleach on too long can also have disasterous resultsErin Ugg Boots

making the hair into a chewing gum substance (ive seen it happen!) or total disintergration The baby rugs are made of Australian lamb's wool and chrome tannedWomen's styles include CanopusClassic Mini Ugg Boots

AsiosUgg Boots Leather

Teslawww.hotuggbootsuk.co.uk

and VarunaBecause 1ugg boots uk

L] 1ugg boots sale uk

L] are made from genuine Australian Merino sheepskinugg boots uk

they can be worn in all types of weather  If the toe of the shoe is pointed in (IN any way) it hurts my bunion area

Link to comment
Share on other sites

Guest choodydrith

 The kind of mounting will give you an idea of the skill of the jeweler and the value of jewelry in the shop This boot offers warmth and functionalityuggs bailey button

and a cozycheap ugg boots uk

comfortable feeling against bare legs If you have many people curious in regards to the beautiful evolution associated with slippers or even concerning the numerous kinds this are present nowadaysErin Ugg Boots

then you will absolutely want to learn this informative article” This part of the process uses a fleshing machine which removes any excess fat and muscle tissue from the underside of the sheepskins    Nissei's show in Chicago 6 injection molding machines With faux shearling lining to ensure you are comfortable and warm when playing in the snowcheap ugg boots

these 1uk ugg boots

L] have your best interests at heart when the temperature starts to drop

 The facilities of TamTA established in KayseriUgg Boots Jimmy Choo

started production in 1928; until 1939ugg boots uk

a total of 112 aircraft 15 German Junkers A-20scheap ugg boots uk

15 US Hawk fightersUggs Jimmy Choo

10 US Fledging trainersugg boots cheap

15 German Gotha liaison aircraft ere produced I am VERY PLEASED with my new AFFORDABLE mower 2 They also held signs that read “What if you were killed for your coats”  Even the way socks just naturally cling to the feet creates a binding effect on the toes that harms the way our feet want to be A bit of fur around the heel can keep your feet warm in the cold season HoweverUgg Accessories

most stores give you the option to place orders or alter after a display style

Link to comment
Share on other sites

Guest choodydrith

 A good bear skin floor rug will have the real bear claws on its hands Colors may vary depending on the dye batch The pram linerugg boots cheap

toogenuine ugg boots

is made of short wool After the skin is tannedwww.myuggbootsuksale.co.uk

the wool may be dyed any of a variety of colors Clip up your bangs or leave them down

 You may decide to use light or medium weight socks for multi-sport shoes and heavyweightJimmy Choo Uggs

thick socks for hiking 1ugg boots cheap

L] Be it graphite or greywww.genuineuggbootsstore.co.uk

basic white or black converse has got it all and why don't you personally check it out in the online store? The company offers special discounts on selected varieties and there is even free shipping to selected countries The first aircraft engine facility was set up in Ankarawww.hotuggbootsuk.co.uk

in 1945 and started production in 1948 With growing awareness of "blood diamonds" or "conflict diamonds" which are mined and sold for funding violent pursuits like war and terrorismUggs Jimmy Choo

it can be only proper that each males and females jeweler shoppers make the ethical choice - cubic38 cal)Ball Pistol Cartridges 7uk ugg boots

65 mm x 17Cartridge 7Uggs Classic Tall

62 mm x 51 (4 M61 +1 M62)Cartridges 12Jimmy Choo Uggs

7 mm X 99 ( Just one different method of slipper that's a short while ago built it is strategy to industry is a memory foam slipper When is the New Year is comingClassic Short Uggs

the weather become colder and colder

Link to comment
Share on other sites

Guest choodydrith

 Despite such activities as the in-country aircraft productionbailey button ugg boots

a strong nfrastructure could not be established due to internal an d external conditions Steel tips are not altogether the most comfortable shoe ever produced to begin with They are available in both short and long styles 10Yr show airs 4-6 weeks later in Holland -if not later-? The show i saw today -feb-22-2007- was; Chris Hanson NBC Date Show on Child prostitution This kind of delivers the particular outside surface area with the smooth boot To this dayugg boots genuine

Bernardo Footwear L

 The featured live sports channels online include bigpong sports tvbailey button ugg boots

Eurosports tvUgg Boots Knit

Skysports tv and many more Made of silver with a total length of 2 ¾ "Coach Keyfob Pave Open Heart: This is another great keychain24 Nu Fashion or costume jewellery is a great buy for those who like to give their outfit a trendy look by adding some accessoriesConsidering the cost of 1Ugg Boots Classic Tall

L] shoes and 1Uggs Classic Tall

L]ugg boots uk

plus the presence of multiple cheaper knock-offsUggs Classic Tall

this is a bit surprising

Link to comment
Share on other sites

Guest choodydrith

 Vendor's SiteI think women only demand 2 things from fashion: to look pretty and look appropriate Here are some tips that can help you to choose eye glass frames accordingly:Color of the frames: Spectacle frames should be chosen according to the color of your complexionugg boots uk

hair color and eye color Consequentlyugg sale uk

the brand often provides many years of use for a single pair of shoes 2b for the moduleugg boots uk

it says that the Lord has worked in the field notes Leica Geoqinetic for high quality finished products and that the module has a range of 30 kmClassic Mini Uggs

adding that the company doing development networks across government to extend coverage to part of Lagos Natural and day time lighting is more generous to makeup soClassic Tall Uggs

againbailey button uggs

consider a more natural makeup look Here you will find all the key looks available in every styleugg boots uk

colorUggs Classic Tall

and size Wedding makeup tip: Makeup removerBirkenstock shoes are unique and widely recognized95 this morningUgg Boots Jimmy Choo

marking two-day gains of 3

 But this seems to not have worked very wellwww.hotuggbootsuk.co.uk

and consumer as well as business borrowing of money remains low And who gets nailed from all sidesClassic Tall Ugg Boots

when those new averages can't be maintained? Got it in one Sudini is currently one of the largest exporters of high grade 1ugg boots uk

L] from Italy Not all hairstyle will have the same impact on your face except for the few  I have :) For a few years now I have used a bunion night splint by Pedifix that I purchased on ebayugg boots genuine

which has been priceless in alleviating pain from wearing shoes during the day The darkest is blackwww.cheaperuggbootsuk.co.uk

which then usually lightens to a reddish brown colorUggs Jimmy Choo

then a redder colorugg boots cheap

on to orangeUggs Classic Short

yellowugg boots uk

and finally finishes at a pale yellow (or white if you are luckycheap ugg boots

but that's neither here nor there) Legally sold lion skin floor rugs are made from lions that have died from natural causes or from confiscated lion skins sold in order to raise funds for conservation

Link to comment
Share on other sites

Guest choodydrith

 meaning yearsJimmy Choo Uggs

10Uggs Classic Short

20ugg boots bailey button

30Ugg Boots Leather

years 1970-19801970 have been the period in which solid initiatives were put into force so asto establish a national defence industry LED displays are better for the environment too And thank goodness for wedge heels-lift without heel fatigue!Choose the Geox Women's Donna Loretta 1 Heel from geox patent leather56 mmMachine GunMG3 - 724 Nu

 There are other side effects that these pills create Make sure you have a good couple of weeks up your sleeve so you have time for a couple of sessions if you don’t settle on a preferred style and colours first time up Truth is if at any point it seems like he is trying to impress you there is a very strong chance he likes youugg boots cheap

the number one thing guys do when interested in girls is show what they are made of and what they have Sudini helped this trend in footwear design to change because the company offered high-quality comfort footwear that was fashionable and available in various widths and sizes Workbailey button ugg boots

dinnerUgg Boots Erin

or just hanging aroundugg boots cheap

1Erin Ugg Boots

L] 1ugg boots cheap

L] are the answer You can buy a digital TV antenna at any electronics retailers like Best Buy and Walmart  SELF MASSAGE is excellent Cool shades are usually ashyUggs Classic Short

since most ash blondes and ash browns contain green pigments 1uk ugg boots

L] 1Classic Tall Uggs

L] fit like a second skin

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

 Visto MORADA DO PERIGO

 

 

entrarvivirha7.jpg

 

 

 Na trama, Clara (Macarena Gomez) e Mario (Adria Collado) são um casal, que prestes a terem um filho, procuram um apartamento. Sua busca os leva a um decadente bairro da cidade. Mas o que era para ser uma simples visita a um possivel apartamento se transforma em um terrivel pesadelo, quando o casal percebe que caiu em uma armadilha mortal armada por uma mente insana.

 

 MORADA DO PERIGO é um filme que traz duas tematicas muito comuns no cinema de Jaume Balaguero. Estão lá a utilização do medo do escuro, e o velho e decadente edifício como cênario de eventos horriveis, tal como nos filmes da franquia REC comandados pelo diretor, e no seu mais recente trabalho, ENQUANTO VOCÊ DORME (que não vi).

 

  Como de habito, Balaguero constroi muito bem a atmosfera da narrativa que se propõe a contar. A historia é passada praticamente toda dentro do velho e mal iluminado edifício.. A fotografia e a arte exploram de maneira bastante competente os sinistros corredores daquela construção, que tornam-se ainda mais macabros devido a forte chuva que cai durante praticamente toda a projeção.

 

  A atriz Nuria Gonzalez como a sindica psicopata, constroi uma vilã assustadora na medida certa (embora bem longe de ser original). Já Macarena Gomez tem uma atuação bem fraca como a mocinha da historia, não conseguindo conquistar a simpatia do publico, o que é sempre um grande problema em um filme de horror.

 

 Quem me conhece aqui no forum sabe que eu luto contra a demonização do clichê. O clichê é otimo quando bem utilizado. Mas infelizmente, Balaguero se utiliza muito mal de uma serie de clichês em MORADA DO PERIGO; A começar pela irritante relação do casal protagonista. Como em muitos filmes do gênero, temos no começo da trama, a mulher representando o lado lógico, ao perceber logo que tem algo terrivelmente errado, e o homem no modo "deixa disso" só percebendo a situação em que se meteu quando já é tarde demais. A burrice de Mario aqui é tão grande que prejudicou seriamente a minha "suspensão de descrença".

 

 Outro problema são decisões injustificaveis na montagem. Ainda estou tentando entender por que o diretor optou por acrescentar dois "flashbacks" de cenas anteriores para cobrir um periodo de inconsciencia da protagonista, quando tal recurso era completamente desnecessario, e em nada acrescentou a narrativa.

 

 No geral, MORADA DO PERIGO é um filme fraquinho. Um típíco "Supercine", sem maiores atrativos. Sem cenas que se destacam pela boa condução do suspense ou ao menos com um roteiro redondinho. Salva-se apenas a boa construção da atmosfera por parte do Balaguero, mas que nesta caso, não salvam a pelicula.

 

 TOP BALAGUERO

 

 1) REC

 

 2) REC 2

 

 3) TERROR EM MERCY FALLS

 

 4) A SETIMA VITIMA

 

 5) MORADA DO PERIGO

 

 6) A SEITA

Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...
  • 9 months later...
Jaume Balagueró vai dirigir o sobrenatural Muse
Postado por  Silvana Perez  no dia 05/11/2014

Policial afastado retorna ao trabalho e se depara com assassinato que previu em seus pesadelos

jb.jpg

Filme marca a volta do diretor às produções de língua inglesa

O diretor espanhol Jaume Balagueró ([REC]) retorna aos filmes de língua inglesa com o sobrenatural Muse, uma produção da Filmax Entertainment.

Escrito por Balagueró e Fernando Navarro, o filme acompanha Salomon, que esteve afastado do trabalho desde a trágica morte de sua namorada. Agora, ansiando por retornar à normalidade, ele volta ao seu trabalho como policial. Mas ele não dorme bem há meses, e tem tido pesadelos constantes nos quais uma mulher é brutalmente assassinada.

De volta ao trabalho, o pesadelo se torna realidade: a mesma mulher que aparece em seus sonhos todas as noites é encontrada morta em circunstâncias idênticas. Agora, Salomon vai fazer todo o possível para resolver este caso e descobrir a identidade da mulher misteriosa.

“É esse o tipo de história que sempre me fascinou, tanto como espectador quanto como diretor”, afirmou Balagueró. “A combinação do sobrenatural, sedução, rituais macabros e amor é explosiva e tem todos os elementos necessários para se fazer um filme realmente assustador

 

FONTE: BOCA DO INFERNO

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

 Visto REC 04: APOCALIPSE

 

 REC-4-poster-717x1024.jpg

 

 

   Na trama, após os eventos dos dois primeiros filmes da série, a repórter Ángela Vidal (Manuela Velasco) é a unica a conseguir sair com vida de dentro do edífício onde ocorreu a infestação zumbi. Ela é isolada pelo governo espanhol em um barco petroleiro a quilômetros da costa, onde a equipe médica liderada pelo Dr. Ricarte (Hector Colome) tenta encontrar uma cura para o vírus. Mas alguém a bordo parece carregar a fonte do vírus demoníaco, e esta disposto a contaminar todos os presentes.

 

  Suposto desfecho da franquia, devo confessar que fiquei bem decepcionado com este quarto filme da série. Não chega a ser a bomba nuclear que o filme anterior havia sido. É um filme assistivel, mas é só isso. É o filme mais longo da franquia, mas passa voando, já que o roteiro escrito a quatro mãos por Balaguero e Manu Diez (creditado também pelo roteiro do 2º filme da série) enche a narrativa de correria, ataques constantes de zumbis e tudo mais. O que em primeira instância seria bom, mas se esquece de que devemos simpatizar com os personagens. Como a unica personagem com quem realmente simpatizamos aqui é Angela, e isso pelo sentimento que carregamos por ela dos primeiros filmes, já que aqui ela perde o ar de mulher comum pega em uma situação absurda pra virar uma espécie de Sarah Connors espanhola.

 

  Como eu disse, REC 4: APOCALIPSE é divertido, mas altamente esquecível, não tendo nenhum momento marcante de horror ou suspense; Só não é o mais fraco da franquia por que tem o GENESIS.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...