Jump to content
Forum Cinema em Cena

A Dama na Água


texer
 Share

Recommended Posts

  • Members

 

não li o comentário de todos' date=' não sei se vou ser repetitiva ou contrária à maioria.. mas sei lah.

 

eu li certa vez que o shyamalan queira ter tirado o nome dele desse filme.

depois que assisti entendi o pq.

 

eu li a crítica do pablo [e sempre me impressiona o modo como ele capta todos os poréns do filme pra tecer as críticas dele']... mas a maioria das coisas às quais ele atribuiu um caráter negativo... eu gostei quando vi.

 

Por exemplo... a posição das câmeras... os ângulos estranhos... achei legal, inusitado.

 

o fato de a história ser rasa não me incomodou muito... me incomodou a falta de um defecho mais elaborado, talvez.

não sei se foi pq eu tratei o filme como a materialização de um conto de fada [contos que conhecemos que realmente nunca fizeram muito sentido, nem tinham lá uma pronfundidade muito grande]... mas a falta de um detalhamento do universo mágico lá não me fez falta não...

 

e pelo menos a mim o filme entreteve... realmente o roteiro poderia ser mais arrumadinho com relação àquela história do personagem ficar recorrendo à asiática várias vezes durante o filme... que tornaram as coisas um pouco repetitivas às vezes.

 

enfim... é por isso que eu entendo que o shyamalan queria ter mesmo tirado o nome dele desse filme... tudo que ele vai fazer agora as pessoas vão ficar comparando com O Sexto Sentido? coitado...

 

Mas Veras, c vc analisar, não há outro final para o filme....os personagens saíram da escuridão pessoal e foram para a luz. Todo o filme gira em torno do retorno da narf para seu mundo. Acho q foi o final perfeito, apesar d previsível, como todo conto de ninar eh.

 

sei lá... podia ter ao menos uma frase de efeito rsrs

*brincadeira*

 

na verdade eu não achei o fim previsível...

 

eu estava esperando que alguma coisa não fosse dar certo... tipo... "ah não deu certo, por isso que os homens vão continuar não-iluminados".

 

quando deu certo e terminou tudo assim tão de repente ... eu fiquei:  "ué, acabou?"

 

não sei... mas acho que o shyamalan deveria iter quebrado um pouco mais

a cabeça pra inventar algo que saísse total e absolutamente final

enxuto...

 

eu tava esperando mais coisas do final...

 

afinal de contas... a maioria das coisas da história a gente fica sabendo na introdução...

 

então achei que nós fôssemos descobrir mais e mais coisas...

 

 

mas como eu disse... eu gostei do filme... achei legal... acho que ele prende a atenção da gente.

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 802
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Concordo contigo Artic...esse lance dos Tartuc ficou estranho mesmo......

Se eles são maus,pq eles não atacam a Ninfa....Antes eu achei que eles eram "protetores" das Ninfas...mas depois fiquei sabendo que eles atacam os Scrunts pq são maus mesmo.....mas,se fosse assim,eles atacariam as Ninfas também.....smiley5.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Vi ontem o filme... até gostei, mas algo me incomoda nesse filme.

Primeiro, gosto bastante do M. Night e nesse filme ele repete a "sacada" já utilizada em A Vila que é "mudar" o protagonista... nesse acontece de forma mais sutil, mas ainda está lá.
Bacana também como ele estabelece logo no início quais personagens terão importância no filme... só eu fiquei esperando o "marombeiro" aparecer no final??
E achei interessante a "zoação" com o crítico.

Mas achei o filme muito escuro (ok, pode ter sido do cinema, não sei). E concordo com a veras, precisava de um final mais elaborado.
E o que o Pablo escreveu na sua crítica faz sentido o que diz respeito ao conto que a chinesa conta e como o roteiro vai jogando informações apenas quando é necessário, não gostei disso (por exemplo a cena que Paul G. está encarando o scrunt e a narf vai lhe bombardenado - e nos bombardenado - de informações, soa forçado).

O Pablo disse na entrevista ao Pinga Fogo que M. Night anda caindo como roteirista, mas continua um bom cineasta. Concordo.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Vi o filme agora há pouco, sem perspectivas positivas mas também sem preconceito.

Durante a primeira hora de filme, pensei realmente que talvez os críticos tinham razão quanto ao filme. Mas quando veio a cena de Cleveland chorando abraçado com Story, não me contive. Fiquei com lágrimas nos olhos, o que não é comum no meu caso. Cleveland é o personagem mais humano já criado por Shyamalan, e esse fator é incrementado graças à atuação maravilhosa de Paul Giamatti. Quando os créditos finais surgiram, permaneci sentado um tempo na poltrona, assim como as 7 pessoas que estavam na sessão.

 

Este filme confirma o que eu penso de Shyamalan: a genialidade dele reside mais nos personagens que cria - e em como nos identificamos com eles - do que na trama ou nas reviravoltas do roteiro (pra mim, A Vila é a única exceção).

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Mas achei o filme muito escuro (ok' date=' pode ter sido do cinema, não sei). E concordo com a veras, precisava de um final mais elaborado.[/quote']

 

O filme é realmente escuro em algumas cenas.

 

Quanto ao final mais elaborado, creio que fugiria da verdadeira temática do filme. Achei o final perfeito para o que o filme propõe.

LudwigVan2006-9-14 17:38:27

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Finalmente assisti o filme. E bem... achei bem capenga. Não é tão ruim a ponto de receber só uma estrela, eu daria duas. Ou 3/10.

 

Pontos bons: A atuação de Paul Giamatti foi MUITO boa, não achei a gagueira forçada e ele se deu bem tanto nas partes de drama quanto nas de comédia. Gostei da trilha sonora, apesar de que não me marcou tanto, se algum dia for obrigado a ver o filme de novo provavelmente prestarei mais atenção nela.

 

Pontos ruins: Esperava mais do M. Night Shyamalan. O roteiro dele foi uma porcaria sem tamanho, sem dúvida achei a pior coisa do filme, fraquíssimo. A direção também não ajuda. Em A Vila, que eu também não gostei, a direção dele foi um dos pontos fortes, mas em A Dama na Água está capenga. Esperava mais da fotografia, também, aparentemente eles colocaram as tomadas mais belas no trailer, enquanto as outras imagens do filme são bem 'normais'.

 

Bom, mas é isso. E que venham as pedras dos fãs

fe_bing2006-9-15 10:19:23
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mas achei o filme muito escuro (ok' date=' pode ter sido do cinema, não sei). E concordo com a veras, precisava de um final mais elaborado.[/quote']

O filme é realmente escuro em algumas cenas.

Quanto ao final mais elaborado, creio que fugiria da verdadeira temática do filme. Achei o final perfeito para o que o filme propõe.

Na maioria delas ele é escurom e sobre o final gostei muito...acho que nao precisava ser mais elaborado nao...se nao iria acabar como o do desastroso A Vila que é bom mas aquele final nao convenceu.....smiley5.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

A Dama na Água (Lady in the Water, 2006)

smiley10.gifsmiley10.gifsmiley10.gifsmiley10.gif

Belo conto de fadas de Shyamalan; consegue passar, assim como em "A Vila" mensagens criticando a sociedade e política americana, além de ser otimista e altruísta ("todos têm um objetivo", "nunca desista"); mas às vezes, soa infantil demais... O "vilão'' nada mais é que um simples lobo e, em diversas situações, força um riso (ainda mais a personagem oriental). Shyamalan, literalmente, toma conta do filme; pois sua participação é de extrema importância e isto me incomodou. Contudo, satisfaz bem ao não render-se a finais surpresas (ainda que tente criar uma mini-reviravolta no final; em relação ás funções dos moradores em relação à narf). Falar da direção é, com o perdão do trocadilho, chover no molhado: mesmo infantil, a câmera segura ainda prende-nos à cadeira. Outra trilha tocante de James Newton Howard e as participações compotentes (mas longes de serem excepcionais) de Bryce Dallas Howard e Paul Giamatti. Se fosse mais "sério", poderia paroximar-se de um "A Vila" ou "O Sexto Sentido'', contudo não é só porque o indiano quis contar uma fábula que a crítica e o público devem massacrá-lo.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Estou ouvindo a trilha do filme agora... Sinceramente' date=' pode não ser o melhor filme do ano, mas é uma das melhores trilhas.

Quem puder, escute e viaje...

[/quote']

O problema é que o povo classifica os filmes "em pacote" (muitos críticos também). Quando não gostam dos filmes só falam mal, fazem uma lista dos pontos negativos, mas se esquecem dos positivos, como se não existissem.

Não que eu não tenha gostado do filme, que por sinal achei muito bom!

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Assisti hoje, e me diverti bastante, está longe de ser uma bomba, embora tenham me incomodado alguns problemas no roteiro.

 

O principal pra mim é a indecisão do scrunt, nunca se sabe quando ele pode atacar ou não, em função de restrições e regras do mundo azul. O problema é q volta e meia ele desrespeita essas regras, em momentos q é conveniente para o filme. Sem falar nas tais criaturas q só o punem quando a situação já está resolvida.

 

Mesmo assim vale a pena, Shy sabe criar belas cenas, e gostei das referências a filmes anteriores dele, além da trilha sonora.

 

E me senti frustrado, não vi os famosos microfones 06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Estou ouvindo a trilha do filme agora... Sinceramente' date=' pode não ser o melhor filme do ano, mas é uma das melhores trilhas.

Quem puder, escute e viaje...

[/quote']

 

Foi a primeira coisa q fiz...pra mim, é a melhor trilha do ano, to cada vez mais fã do James Newton Howard...foi um dos motivos de ter me emocionado tanto c/ esse filme e A Vila.

 

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • Members

Para mim, a experiência de ter visto Dama na Água foi muito parecida com a primeira vez que comi arroz com pequi. Vc sente um gosto diferente, algo que não desce bem... algo que muda sua percepção diária e comum. Depois de alguns dias comendo "arroz com pequi", vc passa a amar aquele gostinho diferente na comida... e até sente falta dele... chega a perguntar pra mamãe: 'ué, hje o arroz tá sem gosto... pq?'

 

Quando comecei a ver o filme, pensei: 'merda, mas que história chata... não desenvolve, não dá em nada...'. E comecei a aventar diferentes possibilidades interpretativas pra que uma história tão simplória fosse levada às telas. Seria uma teatralização da sociedade americana? Ou uma metalinguagem cinematográfica da própria produção de Shyamalan? Apenas uma história de fadas para os filhos dele, como ele mesmo 'pintou' o filme em diferentes entrevistas? Seria um ousado desafio aos produtores, um recado do tipo: 'sou Shyamalan, posso rodar qqer merda e obter sucesso'? Tudo junto?

 

Pra mim a resposta ainda é "Não sei"... É como o pequi no arroz... Algo diferente, incomôdo... Mas desafiador e bom, pelo menos no final.
Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • Members

com certeza é um dos filmes mais diferentes que já vi. e tb é um dos melhores do ano. é um filme de varias camadas de interpretação. me fez ter mais fé na humanidade. claro que não é perfeito, há varios furos,mas o roteiro inteligente e a mensagem que ele quer passar compensam.simplesmente brilhante.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...
  • 2 weeks later...
  • Members

Sabe o que é engraçado? Se Dreamgirls for a bosta que anda parecendo e levar o Oscar, assim como A Dama Na água levar o framboesa (apesar de que não vai levar), podemos ter um ano onde o ganhador do fambroesa é de fato melhor que o ganhador do Oscar. 121314

Putz...

 

 

Mas uma coisa é interessante, dois diretores que merecem faz anos os prêmios finalmente os receberão.

Scorsese por The Departed (Oscar) &

Uwe Boll por BloodyRaine (Razzie).

 

Fenomenal.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mil vezes caraca,1313!!! Como é que pode A dama na Agua um dos filmes com um roteiro mais inspirados e originais de 2006 ser indicado ao framboesa??Esses ignobios e inuteis que o indicaram será que sabem algo sobre cinema?

È engraçado todo final de ano nos EUA há aqueles filmes feitos para o Oscar. Uns ccomo no caso de Os infiltrados só para citar um exemplo,realmente merecem mas há outros que parecem ser feitos sobre encomenda. Há toda uma publicidade, propaganda e tal. E há filmes que nem são tão  bons assim. Mas quando chega a vez de um filme tão interessante como esse não há vez. Fiquei revoltada agora.11
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...