Jump to content
Forum Cinema em Cena

A Dama na Água


texer
 Share

Recommended Posts

  • Replies 802
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Felizmente, há também boas notícias... James Newton Howard foi consagrado como grande vencedor na atual edição do IFMCA (International Film Music Critics Association). 10

 

* Possível spoiler de A Dama na Água.

 

FILM SCORE OF THE YEAR

 

* Lady in the Water (James Newton Howard)

 

 

 

FILM COMPOSER OF THE YEAR

 

* Alexandre Desplat

 

 

 

BEST NEW COMPOSER OF 2006

 

* Brett Rosenberg (Half Light)

 

 

 

BEST ORIGINAL SCORE FOR A DRAMA FILM

 

* The Black Dahlia (Mark Isham)

 

 

 

BEST ORIGINAL SCORE FOR A COMEDY FILM

 

* The Holiday (Hans Zimmer)

 

 

 

BEST ORIGINAL SCORE FOR AN ANIMATED FILM

 

* Happy Feet (John Powell)

 

 

 

BEST ORIGINAL SCORE FOR AN ACTION/THRILLER FILM

 

* The Da Vinci Code (Hans Zimmer)

 

 

 

BEST ORIGINAL SCORE FOR A FANTASY/SCIENCE FICTION/HORROR FILM

 

* Lady in the Water (James Newton Howard)

 

 

 

BEST ORIGINAL SCORE FOR TELEVISION

 

* Planet Earth (George Fenton)

 

 

 

BEST SINGLE CUE OF 2006

 

* "The Great Eatlon" from Lady in the Water (James Newton Howard)

 

 

FILM MUSIC RECORD LABEL OF THE YEAR

 

* Intrada (Douglass Fake, producer)

Gustavo²2007-02-25 12:55:55

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Vencedor do Razzie 2007:

  • Pior Ator Coadjuvante - M. Night Shyamalan
  • Pior Direção - M. Night Shyamalan

 

 

Não concordo. A direção do Shyamalan esteve correta e eu acho que fui a única pessoa do mundo que o achei aceitável no papel de coadjuvante.

Quem merecia indicação, na minha opinião (vou abreviar pra IMHO a partir de agora), era a Bryce. Depois de dar um desempenho excelente em Manderlay (mais que digno de uma indicação ao Oscar) e um bom desempenho em A Vila, ela este horrenda como a Elfa deste filme. Deveria ter pego o lugar de atriz coadjuvante da Kate Bosworth (que merecia ter sido indicada e ganho por Ganhe um Encontro com seu Ídolo, um dos piores filmes de todos os tempos) que estava correta/bem no bobo Superman Returns. Só implicaram com a atuação por causa da idade da atriz. Aliás, ela foi uma das poucas coisas que se salvou num cast onde até Kevin Spacey ficou ridículo.

Queria que o Razzie criasse um prémio de Worst Cast, para o elenco inteiro de um filme.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Esses prêmios de pior são sempre uma piada' date=' hehehe.[/quote']

 

São que nem os Oscars. As vezes eles acertam, mas é muito mais frequente errar. 06

 

Edit: Uwe Boll representa para o Razzie o que Scorsese representava para o Oscar.

Yoh2007-02-27 19:05:26

Link to comment
Share on other sites

  • Members

A Dama na Água (Dir.: M. Night Shyamalan) 3/5

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Gostaria de ter dado uma segunda conferida, mas infelizmente não rolou. Vou fazer um “levantamento” das minhas impressões gerais, então.

O Shyamalan é melhor roteirista que diretor. O conto é genial e as idéias são todas muito plásticas e surpreendentes. Já o filme divide-se basicamente entre momentos estúpidos e momentos geniais, os quais aponto aqui:

1)      Alguns personagens são quase caricaturais de tão estereotipados. A coreana americanizada exagera demais no tipo e a gagueira de Cleveland é simplesmente insuportável. Todas as aparições dela e todas as crises de gagueira dele são momentos estúpidos.

2)      O crítico é fantástico. Tanto o ator quanto o personagem. Adoro a maneira como ele entra e sai de cena. Seu diálogo com Cleveland sobre “a resolução do enigma” é mais que um momento genial, é o pico do filme.

3)      Cleveland matando sabe-se-lá-o-que na casa dos mexicanos. A cena poderia ser  a porta de entrada para uma lógica interessante sobre o medo, mas termina de forma rasa e banal. Momento estúpido, portanto.

4)       A Bryce está perfeita como Story. É exótica e sua meiguice e leveza dão o tom exato à personagem. Ela realmente parece deslocada como se pertencesse a outro mundo. A cena do chuveiro seguida do diálogo com o Night é ótima. Momento genial.

5)      Cleveland mergulhando na piscina em busca do “Mundo Azul”. Por que tão pouco foi mostrado do tal mundo? O Night repete aqui um hábito que marcou alguns de seus trabalhos anteriores: arrancar do personagem apenas o que lhe é conveniente e jogar o resto fora. Isso acontece com a mulher que se comunica com animais, com o sujeito deprê e até com o próprio Cleveland. Essa “tática” gera momentos estúpidos múltiplos.

6)      Gostei muito do diretor atuando. Não sei se ele já tinha alguma experiência com atuação, mas o fato é que ele se dá bem e constrói com muita naturalidade um dos melhores personagens da trama. Todos os momentos dele na tela são geniais.

Concluindo, tenho que dizer que os extras do DVD são ótimos e que, embora não seja nenhuma obra-prima, o filme deixa bem evidente o quão ilimitada é a capacidade de criação de M. Night Shyamalan. Se ele chegar a se provar tão bom diretor quanto roteirista, será um dos grandes.

 

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members
A DAMA NA ÁGUA 3/10 - Shyamalan busca em "A Dama na Água" realizar um ode à fé e a fantasia assim como tratar de temas relacionados como inspiração' date=' processo de criação e até mesmo a importância de uma obra inserida dentro de uma sociedade e os propósitos que cada um de nós possuímos dentro da história da nossa vida, porém ele coloca tudo a perder. Diferentemente do que se costumou "vender" a obra de Shyamalan, este possui um foco muito mais dramático ( e curiosamente é o filme do diretor que tb possui mais tiradas cômicas tb ) só que o roteiro não sabe muito como explorar o tema já que nada consegue criar expectativa no espectador, tudo é exposto de maneira verbal nas mais improváveis situações ( o roteiro não faz a mínima questão de ser lógico ao mostrar como o zelador do prédio fica conhecendo os detalhes da história ) para logo em seguida ocorrer exatamente o que já havíamos escutado anteriormente. Além do mais, na pressa de tornar a fábula interessante o roteiro se encarrega de sempre querer justificar o que ocorre "inesperadamente" como sendo um detalhe do conto que ainda não havia sido revelado, mas isso soa mais como uma preguiça de Shyamalan, neste que é o seu pior roteiro, a sutileza aqui vai pro espaço. O roteiro roda, roda, roda, se prende em "julgamentos equivocados" ( mas na verdade nem Shyamalan sabe o que tá fazendo ) e o filme não sai do lugar. Se não bastasse somos apresentados para um grupo de personagens desinteressantes a começar pelo de Paul Giamatti que definitivamente está perdido dentro do filme ( se não bastasse ele ainda precisa empregar uma gagueira ao personagem que torna tudo ainda mais vexatório, uma pena já que se trata de um grande ator ), um crítico de cinema que mais parece ser resultado de uma bronca do diretor com a categoria e só está ali para satisfazer o ego de Shyamalan ( o que dizer do diálogo que o acusa de ser arrogante e da sua interferênca errada dentro do destino da ninfa, pura birra ). E por falar em ego, Shyamalan talvez interprete aqui o personagem "melhor" aprofundado na história ( o que não quer dizer muita coisa ), participa dos melhores momentos do filme ( as suas conversas com a ninfa são as mais significativas ) e se consideram a sua importância dentro do filme como mais um motivo para satisfazer o seu ego, basta reconhecer que existem muitos críticos que tb se acham os melhores do mundo, existem muitos atores que pensam nisso, ou seja, Shyamalan é apenas mais um dentro desse enorme grupo. Bryce, coitada, é colocada numa fria e tenta conferir um tom especial a personagem, mas é quase inevitável o desinteresse nela. "Sinais" e "A Vila" tem lá seus problemas, mas possuiam virtudes que as superam, porém "A Dama na Água" é um filme bem fraquinho que só deve agradar mesmo a criançada e não porque o adulto perdeu a fantasia, mas é pq Shyamalan parece ter perdido o senso de qualidade. Pensando bem, até as crianças são mais exigentes hoje em dia ... peraí que vou conferir "O Sexto Sentido" e "Corpo Fechado" pra me lembrar do ótimo Shyamalan, pois este aqui é péssimo.[/quote']

 

Concordo!

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

0 de 1007

 

Filme sem alma.

 

Não vi propósitos na lógica da própria fantasia que Shyamalan criou, vim um filme sem proposta. Qual é função da personagem Story? É por acaso cumprir uma missão sem ter certeza de nada. Putz! Sem nem a Ninfa que veio com a mensagem de ajudar não sabe o que fazer o que me dizer do resto dos personagens que a ajudam. Isto me pareceu um samba do crioulo doido. O roteiro beira o ridículo, não tem coerência alguma, não fez sentido algum com nada. Parece que o diretor só fez o filme, para pitar de forma caricata os críticos de cinema. E só. 07

 

Ainda acho que o cara não é nenhum imortal, gênio, ou virtuoso. Fez bons filmes como A Vila, O Sexto Sentido e Corpo Fechado. Errou feio em Sinais e neste aqui também.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Felizmente' date=' o filme tem um ponto que é incontroverso: a sua maravilhosa trilha sonora... [/quote']

 

O engraçado que normalmente eu noto como no caso de “A Vila”, que teve uma merecida indicação ao Oscar.  Mas eu acho que a trilha sonora não fez presença neste caso. E sendo um filme sem alma seria como escutar uma música a parte.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

1)      Alguns personagens são quase caricaturais de tão estereotipados. A coreana americanizada exagera demais no tipo e a gagueira de Cleveland é simplesmente insuportável. Todas as aparições dela e todas as crises de gagueira dele são momentos estúpidos.

 

 

6)      Gostei muito do diretor atuando. Não sei se ele já tinha alguma experiência com atuação' date=' mas o fato é que ele se dá bem e constrói com muita naturalidade um dos melhores personagens da trama. Todos os momentos dele na tela são geniais.

 

[/quote']

 

1) Para mim os personagens são completamente caricaturais, e o problema de se mexer com personagens assim é a curta linha entre o soberbo e o ridículo. Aqui achei ridículo, pois eles não têm uma boa estrutura na construção da narrativa.

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

6) Nem tanto, embora ele seja um ator aceitável em cena, a sua colocação na estória soa como uma motivação de ego ferido. Afinal, ele é um grande “gênio” que vai escrever algo para inspirar um líder e blá, blá, blá .... Assim como a inserção despropositada do crítico serviu para expor seu rancor, aqui serve para construir um monumento dele mesmo. Seria um escultor esculpindo a si mesmo.

 
Plutão Orco2007-04-12 17:07:45
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Essas impressões aí foram de quando eu assisti o filme' date=' de qualquer forma não foi tanto a aceitação da ninfa, mas de uma pessoa estranha ao condomínio, preciso rever...

[/quote']

 

Exatamente. Não é uma questão de ser uma ninfa, que temos o estranhamento de ser uma criatura mística. E sim o estranhamento de algo de novo na vida deles. Afinal, o pessoal reclamou que tinham pessoas nadando ás 19:00 h, é estranho não reclamarem de uma moradora nova em um prédio cheio de regrinhas chatas. 09

Plutão Orco2007-04-12 16:58:49
Link to comment
Share on other sites

  • Members
eu gostei da produção do filme' date=' porém nao foi uma grande idéia que ele teve, esperava bem mais. Uma coisa interessante foi na exploração dos personagens, que no final nao tinham nada a ver com o que pelo menos EU esperava :P

A dama na àgua: ****
[/quote']

 

Para mim os personagens não tinham nada a ver com nada. Era para ser uma fantasia, mas do que adianta criar personagens chaves, para depois ter inserindo esta importância em outros personagens.  O filme desta forma beira a imbecilidade, pois fica contraditório e nulo.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...
  • Members

Coincidência!! Revi ontem e subiu no meu conceito. Se tornou aceitável, as atuações cresceram (com exceção do Shyamalan que deveria se limitar as velhas aparições sorrateiras de sempre). Só achei tudo muito encaixadinho, esquemático até e com partes constrangedoramente ridículas (Cleeveland fingindo ser uma criança foi a gota d'água). No mais, nota: 3,75/5.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Revisto. Como previsto, caiu um pouco. Shyamalan filma como poucos, mas seu roteiro tropeça em algo que deve funcionar bem como conto de ninar, mas que não funciona como linguagem cinematográfica. Embora a temática do filme seja foderosa como todos os seus filmes anteriores, aqui ele sacrifica a essência do cinema: sua história é contada por diálogos e não pela imagem, como deve ser. Sem mencionar que o cineasta lança mão de alguns diálogos cheesy lá pelas tantas o que não combina com a sua filmografia, até então digna de aplausos.

 

Entretanto, seus planos absurdamente fantásticos e a atuação do Giamatti quase encobrem os problemas. Todas as metáforas que importam estão lá: a crítica à objetivização da arte, a legitimação da ficção enquanto meio de sonhos e canal para uma reavaliação moral do papel do homem em sua comunidade. Tudo isso embalado pela linda trilha sonora do Howard. É uma pena que Shyamalan tenha empregado todo esse craft em um esquema literário para sua nova obra. Quem sabe o rumo não é corrigido com The Happening?

 

****
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Me desculpe, Dook, mas "A Dama na Água" é péssimo. Trata-se do roteiro mais fraco, da direção da mais preguiçosa e do elenco mais "travado" sob o comando de Shyamalan e até mesmo o trabalho de Howard que é sempre impecável aqui se mostra pouco marcante ... um dos piores filmes do ano passado !!!!!! 3/10

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Me desculpe' date=' Dook, mas "A Dama na Água" é péssimo. Trata-se do roteiro mais fraco, da direção da mais preguiçosa e do elenco mais "travado" sob o comando de Shyamalan e até mesmo o trabalho de Howard que é sempre impecável aqui se mostra pouco marcante ... um dos piores filmes do ano passado !!!!!! 3/10[/quote']

 

 

Concordo que o roteiro tem problemas sérios que desabonam o filme... Mas 'direção preguiçosa' com os planos que Shyamalan compõe? No way...
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Acho meio forçado dizer que o trabalho de Howard é sempre impecável' date=' pois antes de "A Dama na Água" ela só fez dois longas: "Manderlay" e "A Vila". E seu trabalho aqui em comparação com "A Vila" (a meu ver) é superior. Já "Manderlay" não vi.[/quote']

 

Todos os filmes do Shyamalan tem trilha do Howard ... e a trilha de "King Kong" tb ... e esses são os que me lembro ...
Thiago Lucio2007-08-03 11:32:16
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Me desculpe' date=' Dook, mas "A Dama na Água" é péssimo. Trata-se do roteiro mais fraco, da direção da mais preguiçosa e do elenco mais "travado" sob o comando de Shyamalan e até mesmo o trabalho de Howard que é sempre impecável aqui se mostra pouco marcante ... um dos piores filmes do ano passado !!!!!! 3/10[/quote']

 

 Concordo que o roteiro tem problemas sérios que desabonam o filme... Mas 'direção preguiçosa' com os planos que Shyamalan compõe? No way...

 

Existe sim um ou outro plano, mas é um muito pouco pelo apuro que demonstrou nos seus outros trabalhos ...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Acho meio forçado dizer que o trabalho de Howard é sempre impecável' date=' pois antes de "A Dama na Água" ela só fez dois longas: "Manderlay" e "A Vila". E seu trabalho aqui em comparação com "A Vila" (a meu ver) é superior. Já "Manderlay" não vi.[/quote']

 

Todos os filmes do Shyamalan tem trilha do Howard ... e a trilha de "King Kong" tb ... e esses são os que me lembro ...

 

Acho que o ber se referiu à Bryce e não ao James Newton... 06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Acho meio forçado dizer que o trabalho de Howard é sempre impecável' date=' pois antes de "A Dama na Água" ela só fez dois longas: "Manderlay" e "A Vila". E seu trabalho aqui em comparação com "A Vila" (a meu ver) é superior. Já "Manderlay" não vi.[/quote']

 

Todos os filmes do Shyamalan tem trilha do Howard ... e a trilha de "King Kong" tb ... e esses são os que me lembro ...

 

Acho que o ber se referiu à Bryce e não ao James Newton... 06

 

Puts ... é mesmo ... 06 ... esqueça o que eu postei ... 06
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...