Jump to content
Forum Cinema em Cena

Religião


Recommended Posts

  • Members
 

É Lamarck sim. A historinha do pescoço da girafa faz muito mais sentido para mim do que um DNA feito espontâneamente...

 

Essa infinidade de outras cores e características são resultado das miscigenações. Mas os antropologistas estudam através de quatro etnias ou raças principais. Nem sei se ainda usam esse conceito....

 

 

Isto é famoso mito das quatro raças, ou três ou duas ou o que seja. Mito! Tão mito como a caca do unicórnio Cor-de-Rosa.06

 

Nunca antropologia ou propriamente a etnologia utiliza desta base burra e até certo ponto preconceituosa. Só faltou falar da “raça pura” para ser mais especifico.
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 4k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

 

Isso está na bíblia? Puxa eu nunca vi! 06 

 

Já que você gosta de assuntos sociais, encontrei no pentateuco um trecho que vai muito te agradar. É bem sensato a respeito de sociedade:

 

"Pois nunca deixará de haver pobres na terra; por isso, eu te ordeno: livremente, abrirás a mão para o teu irmão, para o necessitado, para o pobre na tua terra" Deuteronômio 15: 11, as leis a favor dos pobres.<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

  

 
[/quote']

 

Um trecho conformista até dizer chega. A pobreza é forma ocidental de violência como diria Gandhi.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Manual de instruções? Quem disse isso? A igreja católica?

 

Vc acaba de demonstrar um preconceito sem igual e presunção arrogante ilimitada... Não sou católico...

 

03

 

A bíblia não foi escrita por Deus. Eu acreditaria totalmente nela se fosse escrita pelo Próprio.

 

Vamos lá' date=' tente outra coisa.
[/quote']

 

Claro... Deus é espírito, nem teria como Ele escrever alguma coisa. Mas aqueles que a escreveram eram pessoas que tinham íntimo relacionamento com Ele, da mesma forma que vc afirma que tem. A Bíblia é 'divinamente inspirada', no sentido que ela não se contradiz sendo que foi escrita num espaço de 6 mil anos por pessoas que nem se conheceram (à exceção de algumas).

 

Acreditar na Bíblia é um exercício de fé. Se você crê em Deus, é na Bíblia que estão as intruções de como vc deve fazer para se relacionar com Ele. Se vc não acredita nisso, vc acredita em outra coisa e não em Deus.

 

03

 

----------------------------------------------------------------------------

Pois é, aqueles que escreveram são apenas pessoas comuns, como todos nós. São passíveis de erros, exageros, etc. Como posso acreditar num "manual de instruções" de tal importância, que foi escrito por seres comuns?

 

Quanto ao seu segundo parágrafo, me senti realmente incomodado. Como considero Deus acima de todas essas igrejas e religiões, não penso que o fato de não seguir a bíblia apague a minha crença em Deus. Eu já disse, eu acredito Nele! Mas aí vem você me dizer que eu acredito em outra coisa que não seja Ele! Ora essa! Se cada religião quiser se apropriar de Deus, seguindo algum livro próprio e considerando que o seu Deus é o certo, azar o de vocês. Continuo considerando Deus único e muito acima de todas essas religiões cheias de falhas.

 

E quanto a primeira parte, por que considerou minha frase prenconceituosa?
Link to comment
Share on other sites

  • Members
 

De que igreja está falando?

 

a) Igreja Católica Apostólica Romana

B) Igreja Ortodoxa

c) Igreja Renascer em Cristo

d) Igrejas neopentecostais em geral

e) todas as opções acima

 

Se você realmente conhecesse algo sobre igrejas evangélicas' date=' veria que há igrejas decentes hoje em dia, ao invés de jogar pedra para qualquer lado. Se há algum Darth Vader ignorante e intolerante aqui é você...

 
[/quote']

 

Não me lembro que incluir uma religião especifica, mais sim toda e qualquer. Claro que nem todos os clérigos são corruptos assim como o senado. Duh!12 Em suma, tem mais mal do que bem nas religiões. Se não fosse assim, pelo tempo de arrecadação pelo mundo das religiões em prol do próximo reduziria significativamente a miséria. E não é o que se vê. Ou estou mentindo? Mas se quer se conformar que o mundo é um mar de rosas, vai em frente aproveita e assinta “O Segredo”.  03

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Graças ao Peixoto entramos no assunto dízimo. Não' date=' não estou te atacando, peixoto. Agora temos um assunto útil para discutir, ao invés de ficar divagando coisas sem nexo com pessoas que não respondem a argumentos. Os textos eu mostro depois.

 

O objetivo do dízimo. O dízimo, ato em que os crentes devolvem 10% de seu salário a Deus(1), não tem como objetivo apenas o sustento da igreja. É uma prova de fidelidade. Pra muitas pessoas, tanto de dentro como de fora, o dinheiro é a coisa mais importante que há. Esquecemo-nos de que Deus é Deus de riquezas. Ele dá as riquezas e tira de acordo com sua vontade. Deus não está nenhum pouco interessado no seu bolso, mas sim na sua fidelidade. Quando você dá o dízimo, está dizendo que Deus é mais importante que o dinheiro(2).

 

A promessa do dízimo. Deus faz prosperar financeiramente aquele que dá o dízimo. Não de maneira obrigatória, como se um raio fosse cair na sua cabeça se não dar o dízimo. Devemos dar o dízimo como um ato de obediência, de fé, de agradecimento, de amor. E assim, Deus faz prosperar aquele que dá com alegria. Na minha igreja temos um ditado: o crente não dá o dízimo porque não tem dinheiro ou não tem dinheiro porque não dá o dízimo? 06

 

Rafal, o dízimo é para o mantimento da casa de Deus. Jesus falou isso, e esse costume se repetiu nas primeiras igrejas. Dizer que isso era só para judeus é uma tremenda falta de base bíblica.
[/quote']

 

1- Mas o dinheiro não vai pra Deus, a maior parte vai para os bolsos dos pastores. Aliás, muitos estão bem ricos, através desse dinheiro. É justo?

 

2- Deus precisa mesmo desse dízimo (que não vai pra ele) para acreditar na fidelidade do do sujeito? Penso que seria muito melhor utilizar 10% do salário para doar a instituições beneficentes ou comprar cestas básicas para os que realmente necessitam.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

1) Não, não é. Mas e as igrejas que aplicam o dinheiro de forma consciente (conforme expus nos posts acima)?

 

2) Peixoto, vc acabou de colocar a fidelidade do cristão para com Deus nesse post. A fidelidade a Deus se percebe pela obediência aos seus mandamentos. Qual é o principal deles? Amai ao próximo como a ti mesmo. Quando eu dou 10% do meu salário para a igreja e ela converte isso para membros da igreja necessitados ou para uma instituição de caridade, estou mostrando minha fidelidade a Deus e aos seus mandamentos.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
1) Não' date=' não é. Mas e as igrejas que aplicam o dinheiro de forma consciente (conforme expus nos posts acima)?

 

2) Peixoto, vc acabou de colocar a fidelidade do cristão para com Deus nesse post. A fidelidade a Deus se percebe pela obediência aos seus mandamentos. Qual é o principal deles? Amai ao próximo como a ti mesmo. Quando eu dou 10% do meu salário para a igreja e ela converte isso para membros da igreja necessitados ou para uma instituição de caridade, estou mostrando minha fidelidade a Deus e aos seus mandamentos.
[/quote']

 

1) SE as igrejas aplicassem todo o dinheiro de forma consciente, ajudando os necessitados, claro que não haveria problemas com o dízimo! Mas sabemos que não é bem isso que acontece, certo?

 

2) E quando converte o dinheiro em iates e carrões para pastores? Fidelidade a Deus?
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pois é' date=' aqueles que escreveram são apenas pessoas comuns, como todos nós. São passíveis de erros, exageros, etc. Como posso acreditar num "manual de instruções" de tal importância, que foi escrito por seres comuns?[/quote']

 

Vc acredita na mídia, vc acredita nos livros que vc lê. Leia a Bíblia, sem compromisso, e tire suas conclusões. 

 

Quanto ao seu segundo parágrafo' date=' me senti realmente incomodado.(1) Como considero Deus acima de todas essas igrejas e religiões, não penso que o fato de não seguir a bíblia apague a minha crença em Deus.(2) Eu já disse, eu acredito Nele!(3) Mas aí vem você me dizer que eu acredito em outra coisa que não seja Ele! Ora essa! Se cada religião quiser se apropriar de Deus, seguindo algum livro próprio e considerando que o seu Deus é o certo, azar o de vocês.(4) Continuo considerando Deus único e muito acima de todas essas religiões cheias de falhas.(5)[/quote']

 

1) A idéia é essa... Questione-se. 03

 

2) Depende... vc crê no Deus cristão? Se crê e não crê na Bíblia, sorry... vc não crê no Deus cristão.

 

3) Em quem? No Deus cristão?

 

4) Parta do seguinte princípio: se Deus existe e é um só, só existe UMA maneira certa de seguir a Ele. Logo, apenas UMA de todas as religiões estará certa. Qual? Vai depender da sua fé. Eu optei pelo cristianismo e assumo o risco de estar errado. Entretanto, tendo lido sobre outras religiões (ao contrário de muitos crentes e muitos ateus), tenho percebido que o cristianismo é o único que faz sentido.

 

5) Aponte as falhas doutrinárias do cristianismo e desenvolva o raciocínio, por favor.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Rafal' date=' o dízimo é para o mantimento da casa de Deus. Jesus falou isso, e esse costume se repetiu nas primeiras igrejas. Dizer que isso era só para judeus é uma tremenda falta de base bíblica.

[/quote']

Dar 10% de sua renda fazia parte da Lei Mosaica....e ,como todos sabem,ela acabou.03
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

1) SE as igrejas aplicassem todo o dinheiro de forma consciente' date=' ajudando os necessitados, claro que não haveria problemas com o dízimo! Mas sabemos que não é bem isso que acontece, certo?

 

2) E quando converte o dinheiro em iates e carrões para pastores? Fidelidade a Deus?
[/quote']

 

1) A grande questão é essa: o problema é com o dízimo ou com a forma como as igrejas o usam?

 

2) Claro que não. O que nos leva ao item 1 acima.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Dar 10% de sua renda fazia parte da Lei Mosaica....e ' date='como todos sabem,ela acabou.03
[/quote']

 

Curiosidade: como as igrejas TJs se sustentam?

Donativos voluntários.

Nós não compramos as nossas revistas,livros,folhetos,brochuras,cd-rom,dvds,bíblias etc que vêm da sociedade Torre de Vigia.

Nós simplesmente pegamos no balcão e contribuímos com o valor que quisermos e se quisermos. 

E o donativo é secreto,assim como o voto.

Fica uma caixa com uma fenda no canto do salão(igreja)e a pessoa contribui com quanto quiser.

 

Eu sou uma das pessoas que recolhem e administram o dinheiro....existem pessoas que contribuem com moedas e,na ultima reunião(culto ou missa),uma pessoa deu 300 doláres. 

 

O dízimo fazia parte da Lei Mosaica,com a vinda de Jesus ela acabou.

Então tudo que existia nela também acabou.

 

Outra coisa,os anciãos (pastores,padres) não recebem salário,eles têm trabalho secular como qualquer outra pessoa e,para poder servir melhor a Deus por ter mais tempo para o serviço de pregação ele,e todos os outros irmãos,optam por empregos de meio período ou que consumam menos tempo do mesmo.

Além dos anciãos,que cuidam da parte espiritual,por ensinar e dar conselhos,existem os servos ministeriais que cuidam da parte mecânica da congregação (como é chamado o grupo que se reune) que também têm empregos seculares e procuram um trabalho que ocupe menos o tempo.

 

Todo o trabalho envolvido em assuntos espirituais,como esse curso que você está fazendo,não é pago nenhum salário ao professor,pois todos são irmãos e o trabalho é voluntário (Como diz a bíblia"de graças recebeis e de graça darás").

 

Têm mais coisas,como aulas de alfabetização que é dada para as pessoas que querem estudar a bíblia mais não sabe ler....então,antes de se "aproveitar" disso e "enfiar ensinamentos" ,nós ensinamos a pessoa a ler.....é claro,de graça.
Rafal2007-08-21 10:55:25
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Isso foi um argumento Ad Ignorantiam. E pelo visto você não leu sobre Popper como eu tinha te falado. Enfim' date=' desistência aceita. [/quote']

 

Você falou Eigen. Eu procurei mas o cara é tão famoso que nem

achei a sua tal teoria. Já que você não quer colocar a tal idéia,

como a maioria faz aqui ao invés de presunçosamente falar pro outro

procurar, vou ignorar.

 

 

 

 

Você está confundindo. Eigen é o biólogo que propôs os hiperciclos,

Popper é o filósofo que propôs o falsificacionismo. Eu não vou resumir

a teoria desse caras no fórum porque elas são complexas e eu não tenho

competência para tal.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

O homem adaptou a vários lugares? Ou já nasceu adaptado? Tem certeza que isto é de Drawin e não de Lamarck? 09 Quatro raças humanas???? Hahahah!!! 06 Você quer dizer etnias? E mesmo assim são diversas e não quatro. Nem tudo é preto' date=' branco e cinza temos uma infinidade de outras cores e características. Só isto por enquanto, para não atrapalhar a discussão de vocês.06

[/quote']

 

É Lamarck sim. A historinha do pescoço da girafa faz muito mais sentido para mim do que um DNA feito espontâneamente...

 

Essa infinidade de outras cores e características são resultado das miscigenações. Mas os antropologistas estudam através de quatro etnias ou raças principais. Nem sei se ainda usam esse conceito....

 

Então vai tentar esticar o seu pescoço e ver se ele cresce. E se crescer, vai ver se o seu filho será uma girafa.

 

E uma hora você contrapõe religião e ciência, agora usa uma como argumento da outra?
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Vou responder tudo de uma vez pra não receber uma bronca por posts triplos ou quádruplos:

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 



Você está confundindo. Eigen é o biólogo que propôs os hiperciclos' date=' Popper é o filósofo que propôs o falsificacionismo. Eu não vou resumir a teoria desse caras no fórum porque elas são complexas e eu não tenho competência para tal.
[/quote']

 

Ok. Só não me venha falar depois que eu desisti. Mas ainda falta me explicar sobre as raças, etnias, cores diferentes de pele.....

 

 

Nunca antropologia ou propriamente a etnologia utiliza desta base burra e até certo ponto preconceituosa. Só faltou falar da “raça pura” para ser mais especifico.

 

Depois sou eu quem falta nas aulas de biologia. Já ouviu falar em herança quantitativa ou de Davenport? Pelo jeito que você fala não. Estava ocupado demais criticando Hitler enquanto era igual a ele..........

 

Preconceituosa? De forma nenhuma! Você está vendo chifre em cabeça de cavalo. Pessoas têm cores diferentes de pele. Ponto. A antropologia usou de características comuns em seres humanos de determinadas áreas para classificá-los fisicamente. Ponto. Mas estamos nos desviando do ponto inicial' date=' que é a adaptação lamarkista e bíblica. Deus criou um homem e uma mulher, e hoje temos diversas de características diferentes, sendo uma das mais notáveis a cor da pele. Segundo a historinha da girafa, o ser humano adaptou-se a lugares quentes ou frios, mudando a tonalidade da sua pele. Óbvil.

 

A pobreza é forma ocidental de violência como diria Gandhi.

 

A Índia, graças a sua tradição milenar do sistema de castas, teve marajás milionários e padrias miseráveis. Gandhi não tem o que falar (ou acusar) de pobreza. O versículo de que eu citei fala de dar aos pobres. Os marajás e sultões fizeram isso? NÃO. Então não tem o que acusar dos ocidentais.

 

O Dook está respondendo a questão do dízimo com o Peixoto. Por enquanto só vou acompanhar. Mas o Rafal precisa de uma esclarecida minha (pra variar....)

 

Dar 10% de sua renda fazia parte da Lei Mosaica....e ' date='como todos sabem,ela acabou.<?:namespace prefix = v ns = "urn:schemas-microsoft-com:vml" />

 

O dízimo fazia parte da Lei Mosaica,com a vinda de Jesus ela acabou.

Então tudo que existia nela também acabou.

 

[/quote']

 

Essa vai entrar para minha lista “coisas que os TJs pregam que não tem base bíblica nenhuma”. Mas essa é fácil de rebater:

 

Não penseis que vim revogar a lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir.

Mateus 5:17

 

Antes que me pergunte, os sacrifícios no altar não são mais necessários. Por quê? Porque o sacrifício era para remissão de pecados, e o cordeiro de Deus foi sacrificado para remissão de pecados dos escolhidos.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Biologicamente, não existe raças humanas.  Etnia está relacionada à cultura. Cor da pele é cor da pele.

Raça, atualmente, só estudada na medida em que é um termo socialmente usado, que existe na cabeça as pessoas e não necessariamente existe.

 

Mas me explica como o homem, assim como a girafa consegue esticar o seu pescoço, consegue manipular a cor da pele? Ou vai dizer homem negro é deste jeito por causa que o sol queimou?

 

Agora a sua frase sobre o Gandhi nem tem o que comentar, ficou totalmente sem sentido.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Biologicamente' date=' não existe raças humanas.  Etnia está relacionada à cultura. Cor da pele é cor da pele.

Raça, atualmente, só estudada na medida em que é um termo socialmente usado, que existe na cabeça as pessoas e não necessariamente existe.

 

Mas me explica como o homem, assim como a girafa consegue esticar o seu pescoço, consegue manipular a cor da pele? Ou vai dizer homem negro é deste jeito por causa que o sol queimou?

 
[/quote']

 

Está gozando da minha cara ou coisa assim? Acabei de falar do Davenport e das classes fenotípicas de coloração da pele... 07

 

Ele não manipulou a cor da pele. Conforme as pessoas foram morando em lugares mais quentese ensolarados, tiveram que se adaptar a lugares mais quentes e ensolarados, produzindo mais pigmento na pele.0707
Anakin2007-08-21 22:05:56
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Biologicamente' date=' não existe raças humanas.  Etnia está relacionada à cultura. Cor da pele é cor da pele.

Raça, atualmente, só estudada na medida em que é um termo socialmente usado, que existe na cabeça as pessoas e não necessariamente existe.

 

Mas me explica como o homem, assim como a girafa consegue esticar o seu pescoço, consegue manipular a cor da pele? Ou vai dizer homem negro é deste jeito por causa que o sol queimou?

 
[/quote']

 

Está gozando da minha cara ou coisa assim? Acabei de falar do Davenport e das classes fenotípicas de coloração da pele... 07

 

Ele não manipulou a cor da pele. Conforme as pessoas foram morando em lugares mais quentese ensolarados, tiveram que se adaptar a lugares mais quentes e ensolarados, produzindo mais pigmento na pele.0707

 

Acho que você que é o gozador por aqui...06

Decida-se, qual a sua posição em relação à ciência? Muito confortável usá-la só quando bate com a sua opinião, heim...

E esta teoria tem tanto crédito quanto à seleção do mais apto, no caso, do homem mais adaptado ao ambiente.
Conan o bárbaro2007-08-21 22:10:53
Link to comment
Share on other sites

  • Members
 

Decida-se' date=' qual a sua posição em relação à ciência? Muito confortável usá-la só quando bate com a sua opinião, heim...

[/quote']

 

Muitos religiosos se recusam a falar de ciência. Eu não sou este caso. Até gosto de ler sobre quasares e nebulosas. A respeito da evolução, eu não acredito que tudo veio de um só organismo vivo, pelos motivos aqui explicados. Mas acredito em adaptação. Acredito que Deus fez seres vivos que se adaptem a ambientes diferentes. Há um abismo de diferenças entre os dois.

 

Enfim, chego a conclusão que estou num grande muro. Não acredito num cientista quando fala coisas absurdas. Mas também não acredito num pastor que fala coisas que vão além ou contra a bíblia.08
Anakin2007-08-21 22:23:36
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Enfim' date=' chego a conclusão que estou num grande muro. Não acredito num cientista quando fala coisas absurdas. Mas também não acredito num pastor que fala coisas que vão além ou contra a bíblia.08
[/quote']

 

Touché... 16
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pois é' date=' aqueles que escreveram são apenas pessoas comuns, como todos nós. São passíveis de erros, exageros, etc. Como posso acreditar num "manual de instruções" de tal importância, que foi escrito por seres comuns?[/quote']

 

Vc acredita na mídia, vc acredita nos livros que vc lê. Leia a Bíblia, sem compromisso, e tire suas conclusões. 

 

Quanto ao seu segundo parágrafo' date=' me senti realmente incomodado.(1) Como considero Deus acima de todas essas igrejas e religiões, não penso que o fato de não seguir a bíblia apague a minha crença em Deus.(2) Eu já disse, eu acredito Nele!(3) Mas aí vem você me dizer que eu acredito em outra coisa que não seja Ele! Ora essa! Se cada religião quiser se apropriar de Deus, seguindo algum livro próprio e considerando que o seu Deus é o certo, azar o de vocês.(4) Continuo considerando Deus único e muito acima de todas essas religiões cheias de falhas.(5)[/quote']

 

 

4) Parta do seguinte princípio: se Deus existe e é um só, só existe UMA maneira certa de seguir a Ele(1). Logo, apenas UMA de todas as religiões estará certa(2). Qual? Vai depender da sua fé. Eu optei pelo cristianismo e assumo o risco de estar errado. Entretanto, tendo lido sobre outras religiões (ao contrário de muitos crentes e muitos ateus), tenho percebido que o cristianismo é o único que faz sentido.

 

 

 

Interessante o trecho 4. Vejamos...

O item 1 até que tem lógica. Concordamos que só existe um Deus e, logicamente, uma forma de segui-lo.

 

Quanto ao segundo, veio-me a questão: por que tem que existir uma religião certa? Você nem considera a possibilidade de todas possuirem erros, em maior ou menor quantidade? Como parto desso princípio, acabo não vendo nenhuma religião como perfeita. E então, você nem considerou esta possibilidade?

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

1) SE as igrejas aplicassem todo o dinheiro de forma consciente' date=' ajudando os necessitados, claro que não haveria problemas com o dízimo! Mas sabemos que não é bem isso que acontece, certo?

 

2) E quando converte o dinheiro em iates e carrões para pastores? Fidelidade a Deus?
[/quote']

 

1) A grande questão é essa: o problema é com o dízimo ou com a forma como as igrejas o usam?

 

2) Claro que não. O que nos leva ao item 1 acima.

 

Ok, parece que temos quase um consenso. Não gosto da idéia do dízimo porque sei que o mesmo não vai ser bem utilizado.

E como sei que essa má utilização não tende a mudar, continuarei contra o dízimo.
Link to comment
Share on other sites

 Share

Announcements


×
×
  • Create New...