Jump to content
Forum Cinema em Cena

Melhores Filmes da Década de 70


Tensor
 Share

Recommended Posts

  • Members

Bom, esse tópico tem como finalidade elegermos os 10 melhores filmes de cada década, segundo os usuários do fórum CeC. A idéia é bem simples, mas bem legal. Nós faremos assim: começaremos elegendo os melhores da década 70 (por que começar pela de 70? Eu explico mais abaixo), vocês vão poder postar suas listas de hoje, até a meia noite do dia 30 de novembro (um mês), contendo os 10 melhores filmes dessa década na sua opinião. Assim que o prazo de um mês terminar, vou contabilizar os pontos de cada filme de cada lista, para assim, podermos eleger os 10 preferidos do fórum. Quando essa lista ficar pronta, começaremos a fazer da década seguinte – 80 – até chegar na atual.<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Cada usuário só pode postar UMA lista de cada década, qualquer alteração, edite o seu post, NÃO crie outro para cada eventual mudança que queira fazer, até para não criar nenhuma confusão, do tipo contarmos o voto da mesma pessoa duas vezes.

 

Ficaremos acumulando a lista dos usuários por UM mês, assim que esse tempo passar, eu vou contabilizar os votos e ver qual o top definitivo da década escolhida. Depois repetimos o processo com a próxima década, no caso a de 80. Simples, né? Mas mesmo assim vou deixar algumas considerações:

 

-         Começaremos pela década de 70 por acreditar que assim mais usuários vão poder participar. Se começássemos pela de 60, por exemplo, muitos ficariam de fora por não terem visto filmes o suficiente para montar sua lista.

 

-         Nessa primeira etapa, poste APENAS sua lista com os filmes da década de 70. Qualquer lista que conter filmes fora dessa década será desconsiderada.

 

-         É obrigatório que os filmes estejam ordenados por PREFERÊNCIA. De 1 a 10. Caso contrário a lista será desconsiderada.

 

-         Não é obrigado ter participado de uma etapa para poder participar de outra. Se alguém não postou sua lista durante o mês da década de 70, pode postar na de 80 sem problemas.

 

A principio é isso. Teremos no mínimo 4 meses com essa brincadeira. Já podem começar a postar suas listas da década de 70. No dia 30 de novembro sai o resultado. Qualquer duvida é só perguntar.

 

 

Lembrando mais uma vez (já que não custa nada): AGORA VOCÊS SÓ DEVEM POSTAR SUAS LISTAS COM SEUS 10 FILMES PREFERIDOS DA DÉCADA DE 70! SÓ! AS PRÓXIMAS DÉCADAS SÓ QUANDO SAIR O RESULTADO DESSA!

 

Ok?

 

Agora sim terminei.

 

Tensor2006-12-01 01:18:15
Link to comment
Share on other sites

  • Members

20 filmes que normalmente são lembrados em listas de melhores da década de 70! Isto NÃO é a minha lista. é só um memorando.

 

O Poderoso Chefão
Taxi Driver
Laranja Mecânica
Apocalypse Now

Noivo Neurótico, Noiva Nervosa
O Poderoso Chefão - 2ª Parte

Gritos e Sussurros
Chinatown

Manhattan

0 Barry Lyndon
Um Estranho no Ninho

A Noite Americana

Contatos Imediatos do Terceiro Grau

Morte em Veneza
Tubarão
Amarcord

O Passageiro/Profissão Repórter

Quando Explode a Vingança

Verdades e Mentiras
Um Dia de Cão
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mesmo? Eu achava que apareceriam filmes como O Discreto Charme da Burguesia, Muito Além do Jardim, Suspiria, A Última Sessão de Cinema, Sonata de Outono, Solyaris. Coisas assim.

 

 

Talvez seja divertido participar disso. Vou tentar bolar uma lista. Talvez esses filmes sejam o começo da minha própria. Hmm
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Lá vai meu top anos 70:

 

1 Laranja Mecânica
2 Superman - O Filme
3 Taxi Driver
4 Alien, o 8º Passageiro
5 Estranho no Ninho; Um
6 Tubarão
7 Encurralado
8 Grease - Nos Tempos da Brilhantina
9 Monty Python - Em Busca do Cálice Sagrado
10 Mad Max


*Não vi muitos filmes dessa década.

**Entre os ainda não vistos está "O Poderoso Chefão".
fapreve2006-10-31 00:10:59
Link to comment
Share on other sites

  • Members

1- Apocalypse Now

2-Barry Lyndon

3-O Poderoso Chefão

4-Laranja Mecânica

5-Noivo Neurótico , Noiva Nervosa

6-Taxi Driver

7-Encurralado

8-Una Giornata Particolare ( esqueci o título em português ,heheh)

9- A Última Sessão de Cinema

10-Salò

 

Ah , isso é o que eu consigo lembrar nesse presente momento !
Link to comment
Share on other sites

Desculpem, mas não consigo ver com bons olhos essas listas... a menos que o autor faça um comentário de cada filme, explicando sua escolha... fora isso, parecem listas dos filmes mais importantes e feitas para impressionar. E mais, qual a surpresa destas listas? Vejo sempre os mesmos filmes. É, estou sendo ranzinza, mas não gosto delas mesmo assim...

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Desculpem, mas não consigo ver com bons olhos essas listas... a menos que o autor faça um comentário de cada filme, explicando sua escolha... fora isso, parecem listas dos filmes mais importantes e feitas para impressionar. E mais, qual a surpresa destas listas? Vejo sempre os mesmos filmes. É, estou sendo ranzinza, mas não gosto delas mesmo assim...

 

[/quote']

 

É por isso que eu gosto de ficar quieto no meu canto lá no Fórum do Oscar ... o povo acha que a gente faz lista para impressionar .Não tenho paciência nem tempo para ficar explicando tudo tin-tin e sempre me equivoco achando que a maioria do fórum tem um conhecimento mínimo de cinema que evita ter que ficar desenhando para explicar tudinho, a+ b . Fazer o quê .

 

E se eu falo que gosto de  Moulin Rouge ou Meninas Malvadas , vem pedrada de novo ...   

 

Desculpe , se eu estou sendo ranzinza . Admito que me falta a capacidade de argumentar bem as minhas escolhas , ao contrário de vários usuários como Thico , FeCamargo , Serge Hall , Alexei , Dook ...É uma limitação que eu admito ter . OK , tentarei explicar as minhas escolhas ...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

1- Apocalypse Now

 

O melhor filme de guerra , na minha opinião . Coppola se renega a fazer um registro convencional da guerra para nos conduzir a uma atmosfera onírica , surreal que acaba mostrando a verdadeira loucura que é a guerra , a destruição da razão e da alma.

 

Minhas cenas favoritas são o ataque da vila vietnamita pelos helicópteros , o encontro fantasmagórico de Martin Sheen com colonos franceses ( só incluída na versão redux) e com o Coronel Kurtz , que virou uma espécie de líder religioso de almas tão perdidas como ele . Willard acabará perdendo também sua civilidade , razão e , talvez , a alma .

 

2-Barry Lyndon

 

O melhor filme de Kubrick . Parece que ele conseguiu entrar em uma máquina do tempo e fazer um documentário sobre o século XVIII na Inglaterra . O registro é lento , a fotografia é perfeita ao mostrar a iluminação a velas e os figurinos de Milena Canonero são os mais belos da história do cinema .

 

É uma ópera , com três atos nítidos , sobre  ascensão , auge e queda de um escroque irlandês na nobreza inglesa . Escolheu perfeitamente Ryan O`Neal e Marisa Berenson , dois símbolos sexuais da década de 70 , geralmente atores inexpressivos e que são perfeitos para mostrar a frieza de Barry e a elegância e fragilidade de Lady Lyndon . A narração é um primor , fria , distante e incrivelmente irônica .

 

3-O Poderoso Chefão

 

Também tem ares de ópera , aliás adoro filmes assim ,hehehe . Muito já foi falada sobre filme . A única coisa que eu posso acrescentar é que onde tudo que poderia dar errado , acabou dando certo ( Marlon Brando tido como um decadente irrecuperável , Al Pacino e James Caan sem perfil de astros tradicionais) .

 

 Alguns acusam de ser uma apologia à máfia , eu considero uma parábola ao capitalismo e suas grandes corporações e a sempre difícil manutenção da unidade familiar quando os filhos crescem e têm que tomar o seu caminho na vida. A empresa e a família são espécies de máfia , e nem sempre a gentileza ajuda na sobrevivência : o mundo é uma selva , cheio de máfias rivais .

 

4-Laranja Mecânica

 

Uma parábola sobre a manipulação do Estado e a utopia perigosa de tentar eliminar todos os párias da sociedade , além da loucura é que acreditar viver em um mundo sem violência . Alex é um filho-da-puta  ,mas todas as suas vítimas também podem trazer a tona seus sentimentos vingativos e homocidas quando o lobo virou um cordeiro retardado e indefeso , mas só até ouvir Singing In The Rain .

  

5-Noivo Neurótico , Noiva Nervosa

 

Uma escolha muito pessoal : Alvy Singer é o personagem que mais se parece comigo . Cogito a possibilidade de ter sido concebido após uma sessão desse filme , meu pai era o próprio Alvy Singer e minha mãe , a Annie Hall ,hehehe . Assim  como Alvy , eu sou um catálogo de neuroses , auto-sabotagem e cinefilia . O meu amigo Thico que o diga ,heheh .Ele seria o amigo do Alvy no filme !

    

Vários momentos antológicos : a aparição de Marshall McLuhan para acabar com um pseudo-intelectual na fila do cinema , a obsessão com o documentário depressivo , o cartum , quando Annie e Alvy saem do próprio corpo para se observar e discutirem , as lembranças da infância pobre e tipicamente judia nova-iorquino , Christopher Walken como o irmão psicopata de Annie , a pontinha rápida de Truman Capote , a falta de talento de Alvy para dirigir e o charme inacreditavelmente nova-iorquino , sententista , feminista-cool , andrógino , doce e ligeiramente neurótico de Diane Keaton . Na verdade , ela e Woody estão se interpretando : o filme é uma biografia do relacionamento dos dois ( Diane Hall é o seu verdadeiro nome e Annie , o apelido ).

 

Deixa eu colocar os meus neurônios podres para funcionar para poder explicar o resto ... O problema é que eu acesso da lan-house ou da faculdade : estou sem Internet em casa ! 

 

O único filme que eu sou capaz de fazer uma tese de mestrado é Moulin Rouge ! 06 
Link to comment
Share on other sites

Fernando, não tive a menor intenção de espinafrar ninguém (muito menos você, que mesmo quietinho lá no Oscar, tem muito a dizer) mas mantenho a opinião sobre as famigeradas listas.

 

Que bom que você não faz aquilo que mencionei no meu post... que bom, no entanto devo lhe informar que que vou me lembrar bem desta última frase sobre Moulin Rouge...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mr. Nacka.

 

a lista é válida. é só um consenso pra ver quais os filmes que os usuários acham os melhores dessa década. depois do resultado publicado, os usuários que colocaram os primeiros 10 filmes da lista no topo de suas listas pessoais, criarão um texto, que meio que justificará a posição daquele filme em determinada posição. (ex: eu botei profissão reportér no topo... se ficar entre os 10 primeiros, eu serei convocado pra escrever um texto sobre o filme.)

 

sacou?

 

 

no mais: faça a sua também. 03
Katsushiro2006-10-31 14:15:38
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Que bom que você não faz aquilo que mencionei no meu post... que bom, no entanto devo lhe informar que que vou me lembrar bem desta última frase sobre Moulin Rouge...

 

[/quote']

 

060606Previsível você dizer isso, Nacka. 06 Aliás, seria um bom filme mesmo pro Cineclube (mas não se esqueça de Closer também).

 

Sobre o tópico: Preciso dar uma olhada nas minhas listas de filmes vistos pra fazer uma lista consciente. Depois posto aqui.

Dúvida: Quanto tempo ficará na década de 70?

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Que bom que você não faz aquilo que mencionei no meu post... que bom, no entanto devo lhe informar que que vou me lembrar bem desta última frase sobre Moulin Rouge...

[/quote']

060606Previsível você dizer isso, Nacka. 06 Aliás, seria um bom filme mesmo pro Cineclube (mas não se esqueça de Closer também).

Sobre o tópico: Preciso dar uma olhada nas minhas listas de filmes vistos pra fazer uma lista consciente. Depois posto aqui.
Dúvida: Quanto tempo ficará na década de 70?


Até 30 de novembro.

Será uma década por mês.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Que bom que você não faz aquilo que mencionei no meu post... que bom, no entanto devo lhe informar que que vou me lembrar bem desta última frase sobre Moulin Rouge...

[/quote']

060606Previsível você dizer isso, Nacka. 06 Aliás, seria um bom filme mesmo pro Cineclube (mas não se esqueça de Closer também).


 

Putz , eu falei demais ! Tive um surto psicótico de sinceridade extrema ! 06

 

Agora eu estou lascado ! 13 Já até imagino muita gente dizendo " tsc , tsc , mas é só uma bosta fedorenta cheia de confete e purpurina  ! " 06
Fernando2006-10-31 15:21:54
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Lista completa:

1) Laranja Mecânica (1971), de Stanley Kubrick.

2) O Poderoso Chefão: Parte II (1974), de Francis F. Coppola.
3) Um Estranho no Ninho (1975), de Milos Forman.
4) O Franco-Atirador (1978), de Michael Cimino.

5) Taxi Driver (1976), de Martin Scorsese.
6) O Poderoso Chefão (1972), de Francis F. Coppola.

7) Um Dia de Cão (1975), de Sidney Lumet.
8) Alien: O Oitavo Passageiro (1979), de Ridley Scott.

9) Hair (1979), de Milos Forman.
10) Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977), de Woody Allen.

11) Patton - Rebelde ou Herói? (1970), de Franklin J. Schaffner.

12) Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1977), de Steven Spielberg.

13) Golpe de Mestre (1973), de George Roy Hill.

14) Kramer vs. Kramer (1979), de Robert Benton.

15) Apocalypse Now Redux (1979), de Francis Ford Coppola.
ltrhpsm2006-11-19 15:29:04
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Desculpem, mas não consigo ver com bons olhos essas listas... a menos que o autor faça um comentário de cada filme, explicando sua escolha... fora isso, parecem listas dos filmes mais importantes e feitas para impressionar. E mais, qual a surpresa destas listas? Vejo sempre os mesmos filmes. É, estou sendo ranzinza, mas não gosto delas mesmo assim...

 

[/quote']

 

Nacka, posso lhe perguntar uma coisa? Você faz sexo apenas para perpetuar a espécie? Hehe, to brincando. Mas é que você é muito sério cara. As discussões são boas sim, principalmente no tópico que você criou, o cineclube. Lá vocês praticamente dissecam os filmes, tem discussões acaloradas e longos textos que parecem ter sido escritos por legítimos críticos de cinema. Mas agora o fórum todo tem que seguir esse padrão? A cada tópico aberto temos que seguir o exemplo cineclube de ser? Claro que não. E eu acho uma grande bobagem pensar assim. <?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Mas o tópico tem benefícios sim. Incentiva o pessoal a ver mais filmes de determinada década para a fazer uma boa lista (eu mesmo vou dedicar esse mês a década de 70, amanhã começo a caça aos bons filmes); se algum usuário que você confia cita um filme que você não viu, você pode tentar correr atrás desses(s) filme(s) (no meu caso o Fulgora, os filmes preferidos dele, são bem parecidos com o meu. Cada filme que ele diz que gosta, eu pego sem medo de errar, e até agora sempre deu certo); e as listas no final vão ajudar a sabermos como é o gosto geral do pessoal do fórum. Tente imaginar como aquela premiação que o Thiago Lucio faz todo ano, nela descobrimos quais os preferidos dos usuários no ano, aqui vamos descobrir os 10 preferidos por década.

 

Seria ótimo que os usuários que ajudaram a escrever a história desse fórum (essa foi foda, hein? hehe) postassem suas listas. Você, Dook, Amfibio, Serge e etc... Até porque queremos saber os preferidos do pessoal que posta aqui, e como você são os veteranos, viram o CeC nascer, nada melhor do que contribuírem também.

 

Eu lhe garanto que seu cérebro não vai diminuir por isso...hehe.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

A princípio:

1) Laranja Mecânica

2) O Poderoso Chefão: Parte II
3) Um Estranho no Ninho
4) O Franco-Atirador
5) O Poderoso Chefão

 

Concluo em seguida; e coloco comentários.

 

Não precisa colocar comentário nenhum, não é essa a intenção. No final, quando a lista geral tiver pronta, é que alguns usuarios vão ser convocados para escrever sobre tal filme. Mas se você fizer questão de colocar algum comentário, sei lá, pode fazer. Mas repito, não é essa a intenção.
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...