Jump to content
Forum Cinema em Cena

Melhores Filmes da Década de 70


Tensor
 Share

Recommended Posts

  • Members

A lista!

 

1º - Laranja MecânicaA Clockwork Orange / Dir: Stanley Kubrick – 1971<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

2º - Taxi DriverIdem / Dir: Martin Scorsese – 1976

3º - O Poderoso ChefãoThe Godfather / Dir: Francis Ford Coppola – 1972

4º - O Poderoso Chefão 2The Godfather: Part II / Dir: Francis Ford Coppola – 1974

5º - Apocalypse NowIdem / Dir: Francis Ford Coppola – 1979

6º - Um Estranho no NinhoOne Flew Over the Cuckoo's Nest / Dir: Milos Forman - 1975

7º - Barry LyndonIdem / Dir: Stanley Kubrick – 1975

8º - StalkerIdem / Dir: Andrei Tarkovski - 1979

9º - Alien: O Oitavo PassageiroAlien / Dir: Ridley Scott - 1979

10º - Noivo Neurótico, Noiva NervosaAnnie Hall / Dir: Woody Allen - 1977

 

 

 

......................................................................................................................

 

Achei a lista bem padrão, com algumas surpresas, como Stalker. Alias, Stalker estava presente em apenas 5 listas, sendo 4 dessas, na primeira colocação! Só por isso que ele atingiu pontos o suficiente para entrar. A briga do laranjada e Taxi Driver foi incessante, cada semana tava um diferente na primeira colocação, mas no final... Deu laranjada. Já O Poderoso Chefão ficou sempre como Terceito colocado. O Poderoso Chefão 2, Apocalypse e Um Estranho no Ninho nunca ficaram abaixo da sexta posição, mas nehum deles também conseguiu ficar entre os três primeiros. A surpresa foi Barry Lyndon, que começou mais ou menos mas deu uma arrancada excelente na reta final. Stalker, como eu falei, entrou só por que ficou em primeiro em 4 listas (e terceiro em outra), e mesmo assim isso aconteceu no final, a lista do Kakashi decidiu a parada. Alien ficou coladinho nele. Annie Hall por muito pouco não caiu fora, se o Lunatic tivesse feito a lista certa, ele não estaria aqui, daria lugar para Morangos Silvestres, mas Tubarão também tava na cola.

 

 

O Katsushiro mandou uma crítica de uma amiga dele sobre Annie Hall, mas eu sei querer apaguei a MP que continha ela. 09 Espero que quando ele ler isso, a coloque aqui.

 

 

Então é isso. Comentem!

 

Amanhã (hoje) eu abro o tópico da década de 80. Agradeço a todos que deixaram suas listas (menos o Jeffs e o Lunatic 06), e espero que mandem novamente nas próximas décadas. E quem não mandou ou fez cagada, é sua nova chance!

 
Tensor2006-12-01 01:30:32
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Por fim, acho que a lista conseguiu sintetizar de maneira interessante a década de 70. Achei curioso o fato de Star Wars ter ficado de fora, ao passo que é, aparentemente, um dos filmes mais adorados da década (embora nem cogitei sua presença em minha lista). Curioso também fora o fato de, mesmo sendo o cineasta mais famoso da história, Spielberg não ter nenhum representante seu na lista final (também não coloquei nenhum filme seu, mas algumas de suas obras mais populares estão nesta década). No mais, uma lista sem nenhuma grande surpresa, com boa dosagem entre filmes de forte engajamento político e social, como Laranja Mecânica e Taxi Driver, com o cinemão hollywoodiano típico de qualquer época. Stalker, por sua vez, fora o único filme da lista ao qual ainda não tive acesso. Infelizmente...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Curiosidades inúteis:

 

- Houve um empate triplo de filmes que apareceram em mais listas na primeira posição, são eles: Laranja Mecânica, O Poderoso Chefão e Stalker. Cada um apareceu em 4 listas como o melhor filme.

 

- A lista que mais coincidiu com a final foi do Tensor (estou me referindo na terceira pessoa, notem o tamanho do meu ego), com nove filmes iguais. (exceção Annie Hall).

 

- A Lista que menos coincidiu com a final foi do MAD TIGER, apenas um filme igual. (O Poderoso Chefão)

 

- O filme mais citado foi Taxi Driver, em 18 das 20 listas.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

minha lista sem ordem de preferencia03

 

1 - Alien - O Oitavo Passageiro

2 - O Massacre da Serra Eletrica

3 - Tubarão

4 - Um Dia de Cão

5 - Os Embalos de Sábado a Noite

7 - O Exorcista

8 - Apocalipse Now

9 - Grease - Nos Tempos das Brilhantinas

10 - Warrious - Selvagens da Noite (é impressão minha ou essa perola de filme não foi citada)

 

a lista poderia ser bem maior heim0606

 
Connie2006-12-01 01:46:38
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Aff, tá de sacanagem? 11 Como sou burro! 06 Poxa, fiquei trsite, queria que minha lista tivesse sido validada. 12

 

Sobre a lista:

Não vejo tudo isso em Taxi Driver, portanto segunda lugar é exagero pra mim - tanto que nem na minha lista ele estava;

Primeiro lugar esperado e muito bem representado, mas prefiro (muito mais) Hair, que nem se quer entrou no top. 04
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

1º - Laranja MecânicaA Clockwork Orange / Dir: Stanley Kubrick – 1971

2º - Taxi DriverIdem / Dir: Martin Scorsese – 1976

3º - O Poderoso ChefãoThe Godfather / Dir: Francis Ford Coppola – 1972

4º - O Poderoso Chefão 2The Godfather: Part II / Dir: Francis Ford Coppola – 1974

5º - Apocalypse NowIdem / Dir: Francis Ford Coppola – 1979

6º - Um Estranho no NinhoOne Flew Over the Cuckoo's Nest / Dir: Milos Forman - 1975

7º - Barry LyndonIdem / Dir: Stanley Kubrick – 1975

8º - StalkerIdem / Dir: Andrei Tarkovski - 1979

9º - Alien: O Oitavo PassageiroAlien / Dir: Ridley Scott - 1979

10º - Noivo Neurótico' date=' Noiva NervosaAnnie Hall / Dir: Woody Allen - 1977

[/quote']

Parabéns pelo ótimo trabalho Tensor. Optei por não participar, pois não creio que vi filmes suficientes para julgar quais são os melhores da década e a lista final apenas comprovou isto, já que só vi quatro dos dez citados. Mas já anotei os filmes aqui e pretendo alugar a maioria nas férias (começando pela trilogia O Poderoso Chefão). Aliás, após assistir Amadeus e De Volta Para o Futuro, eu vou votar na dos anos 80.

Engraxador!2006-12-01 17:53:29
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Valeu graxa, participa sim do tópico da década de 80!

 

Jeffs, Hair não entrou, e por muito! 06 Na verdade foi um dos últimos colocados. 06 E eu fiquei aqui torcendo para que Taxi Driver virasse o jogo, acho que ele seria o melhor representante (já que Stalker não tinha chances). Quase que fiz uma mala preta. 06 To brincando, o primeiro lugar ficou em ótimas mãos, Laranja Mecânica é um dos melhores da história.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sopa, cara, eu exclui (deve ter sido sem querer) a tabela que estava com os pontos dos outros filmes, eu tenho a ordem certa deles aqui, mas não os pontos, não vai fazer eu somar tudo de novo, né? hehe.. E por exemplo, deu muito empate em algumas posições, principalmente mais lá pra baixo, mas dai eu não usei critério nenhum, se um filme ganhou 7 pontos e outro também ganhou 7 pontos, eu escolhi aletoriamente quem ficava na frente de quem (eu não estava pensando em postar a lista toda, era só pra eu não me confundir na hora). Então a lista total, + ou - certa, é essa aqui:

 

1. Laranja Mecânica
2. Taxi Driver
3. O Poderoso Chefão
4. O Poderoso Chefão 2
5. Apocalypse Now
6. Um Estranho no Ninho  
7. Barry Lyndon 
8. Stalker 
9. Alien: O Oitavo Passsageiro
10. Noivo Neurótico, Noiva Nervosa
11. Gritos e Sussurros
12. O Exorcista
13. Tubarão
14. Superman
15. Star Wars
16. Manhattan
17. Um Dia de Cão
18. Rocky
19. Chinatown
20. Encurralado
21. A Fantástica Fábrica de Chocolates
22. Grease
23. O Passageiro / Profissão Reporter
24. Monty Python
25. O Dragão Chines
26. Morte em Veneza
27. O Massacre da Serra Elétrica
28. Hair
29. A Profecia
30. Carrie
31. Johnny Vai a Guerra
32. Sonata de Outono
33. Amarcord
34. Erasehead
35. Quando os Homens são Homens
36. Solaris
37. O Destino de Poseidon
38. O Franco Atirador
39. Verdades e Mentiras / F for Fake
40. Contatos Imediatos do 3º Grau
41. Aguirre
42. Trama Diabólica
43. A Conversação
44. Quando Explode a Vingança
45. Caminhos Perigosos
46. Mad Max
47. O Fantasma da Liberdade
48. Una Giornata Particolare
49. A Última Sessão de Cinema
50. Salò
51. O Último Tango em Paris
52. A Última Noite de Boris Grushenko
53. O Retorno da Pantera Cor de Rosa
54. Cabaret
55. O Estranho que Nós Amamos

 

Se eu não me engano, do número 47 ao 55, todos receberam o mesmo número de pontos, só pra te ter uma idéia.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

A lista!

 

Annie Hall por muito pouco não caiu fora' date=' se o Lunatic tivesse feito a lista certa, ele não estaria aqui, daria lugar para Morangos Silvestres, mas Tubarão também tava na cola.

 

[/quote']

 

MORANGOS SILVESTRES???? Acho que não é esse não...06
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members

Bom dia. Amigos e Amigas!

 

 

 

Ontem estava um pouco desaparecido do fórum, porque fazia a minha lista do Alfred Hitchcock para o festival, e eu pensei, por que não fazer a minha lista dos anos 70? Comecei ontem, revi alguns filmes e aqui está, com um certo grau de atraso, meu ranking:

 

 

 

1º: O Poderoso Chefão

 

2º: O Poderoso Chefão - 2ª Parte

 

3º: A Profecia

 

4º: Apocalypse Now

 

5º: Contatos Imediatos do Terceiro Grau

 

6º: Tubarão

 

7º: Um Dia de Cão

 

8º: Carrie

 

9º: Alien - O 8º Passageiro

 

10º: Star Wars

 

 

 

T+!

Link to comment
Share on other sites

  • Members

A lista!

 

Annie Hall por muito pouco não caiu fora' date=' se o Lunatic tivesse feito a lista certa, ele não estaria aqui, daria lugar para Morangos Silvestres, mas Tubarão também tava na cola.

 

[/quote']

 

MORANGOS SILVESTRES???? Acho que não é esse não...06

 

Ops. Bergman errado. hehe.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Bom dia. Amigos e Amigas!

Ontem estava um pouco desaparecido do fórum' date=' porque fazia a minha lista do Alfred Hitchcock para o festival, e eu pensei, por que não fazer a minha lista dos anos 70? Comecei ontem, revi alguns filmes e aqui está, com um certo grau de atraso, meu ranking:

1º: O Poderoso Chefão
2º: O Poderoso Chefão - 2ª Parte
3º: A Profecia
4º: Apocalypse Now
5º: Contatos Imediatos do Terceiro Grau
6º: Tubarão
7º: Um Dia de Cão
8º: Carrie
9º: Alien - O 8º Passageiro
10º: Star Wars

T+![/quote']

 

Vocês podem deixar seus tops aí a nível de curiosidade mesmo. Mas se o pessoal continuar deixando suas listas, mais tarde eu posso atualizar para ver qual seria o novo ranking.
Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...
  • 1 month later...
  • Members

Os Melhores da Década de 70 (Atualização) - Por ltrhpsm

1. Laranja Mecânica [stanley Kubrick, 1971]

5imperatriz2005jw4.jpg

2. O Poderoso Chefão: Parte II [Francis Ford Coppola, 1974]

5imperatriz2005np5.jpg

3. Taxi Driver [Martin Scorsese, 1976]

5imperatriz2005lv9.jpg

4. Barry Lyndon [stanley Kubrick, 1975]

5imperatriz2005pq2.jpg

5. Um Estranho no Ninho [Milos Forman, 1975]

5imperatriz2005ql4.jpg

6. O Poderoso Chefão [Francis Ford Coppola, 1972]

5imperatriz2005tr3.jpg

7. O Franco-Atirador [Michael Cimino, 1978]

1portodapedra2005my5.jpg

8. O Enigma de Kaspar Hauser [Werner Herzog, 1974]

5imperatriz2005ce2.jpg

9. Alien: O Oitavo Passageiro [Ridley Scott, 1979]

5imperatriz2005kf5.jpg

10. Um Dia de Cão [sidney Lumet, 1975]

5imperatriz2005fh3.jpg

 

Menções Honrosas:

 

11. Monty Python Em Busca do Cálice Sagrado [Terry Gilliam & Terry Jones, 1975]

12. Nosferatu: O Vampiro da Noite [Werner Herzog, 1979]

13. Noivo Neurótico, Noiva Nervosa [Woody Allen, 1977]

14. Hair [Milos Forman, 1979]

15. Patton - Rebelde ou Herói? [Franklin J. Schaffner, 1970]

16. Contatos Imediatos do Terceiro Grau [steven Spielberg, 1977]

17. Apocalypse Now [Francis Ford Coppola, 1979]

18. Kramer vs. Kramer [Robert Benton, 1979]

19. Todos os Homens do Presidente [Alan J. Pakula, 1976]

20. Operação Franca [William Friedkin, 1971]
ltrhpsm2007-04-17 14:45:02
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...