Jump to content
Forum Cinema em Cena

Cinéfilos


Recommended Posts

  • Members

Candidato n.º: 000.018

 

Ana

 

Avatar

 

Perguntas e Respostas:

 

Perguntas Padrões

 

a) Quais são suas expectativas em relação a O Cinéfilo?

Resposta: A expectativa é que será uma rotina bem árdua, tendo que ver e depois escrever sobre filmes escolhidos por vocês... Não acho muito legal não.... heheheheheheh

B) O programa exige dedicação e disponibilidade para ver filmes e escrever. Você está disposto a isso?

Resposta: Vou ser sincera, faço faculdade de biologia e é muita coisa pra ler e decorar... Se tiver que escolher entre uma prova do meu curso e uma prova do cinéfilo, não terei dúvidas em escolher a primeira opção.

Desculpe, pois sei que essas não eram as respostas que vocês queriam ler.

 

Perguntas do Juri 

 

Rubysun: Como vc vê de maneira adequada para contextualizar sua opinião com os fatores do filme? As vezes isso pode ser dispensado? Desenvolva...

Resposta: Não entendi essa pergunta, mas se você estiver me perguntando como eu acho que deveria ser ligadas as minhas opiniões com os fatores desse filme digo que acho isso muito complicado. Sempre fui péssima em colocar no papel minhas idéias, mas eu acho que depende do desenvolvimento do texto, pode ser durante a descrição ou apenas no final, como eu fiz nesse. E isso só poderá ser dispensado se for um resumo, porque em resenha é obrigatório ter uma análise.

Alexei: No filme comentado você faz uma analogia entre o comportamento dos filhotes de tigre e a perniciosidade da intervenção humana em outras espécies. Em sua opinião, tal desenvolvimento da estória é um clichê? Caso a resposta seja afirmativa, poderia ter sido diferente? Como você vê a utilização, por diretores e roteiristas, de soluções já muito adotadas em filmes anteriores?

Resposta: Na verdade eu não faço analogia com outras espécies e sim, da natureza como um todo. Não acho que seja clichê porque é a verdade. O mundo está sendo destruído pelo homem mesmo e essa fábula foi a forma do diretor mostrar isso. Sobre o que eu acho da utilização de soluções muito adotadas? Acho uma perda de tempo, seria melhor não fazer um filme do que fazer a cópia da cópia.

 

Dook: Em sua resposta para o rubysun, vc esclareceu que encontra uma séria dificuldade em colocar no papel as suas idéias sobre um filme (dificuldade da qual eu também sofro!). Ao escrever sobre algum filme, vc sente a necessidade de estabelecer paradigmas do tipo 'se o roteiro não for do jeito x eu vou descer a lenha'?

Resposta: Nenhuma necessidade desse tipo. Não sou cineasta e não me apego a técnica nenhuma. Ou eu gosto ou não gosto, sou do povão. (rs,rs) Mas é claro que se eu percebesse que o roteiro poderia ser melhor eu talvez até fizesse algum comentário a respeito. Mas não sou nenhuma expert e por isso mesmo que evito entrar nesse mérito pra não acabar falando bobagem.

Mr. Scofield: Seu texto SUGERE uma contradição intrínseca grave, em minha opinião. Você expõe um comentário detalhado sobre o filme, estabelecendo construções com significados interessantes e com problemáticas que demonstram boa percepção da obra (destaque para o penúltimo parágrafo). Sua conclusão, entretanto, obscurece totalmente sua interpretação da estória: "Percebemos com ela (se referindo à cena da arena) que o filme não tem a pretensão de ser mais do que uma fábula para emocionar adultos e crianças", uma vez que vinha mostrando durante sua construção que o diretor utilizava uma espécie de fábula para abrigar questões ainda mais importantes do que as "morais simples" de fácil percepção, normalmente retratadas nessas estórias. Redija um pequeno texto explicando porque essa aparente mudança de perspectiva não constitui uma contradição em seu texto.

Resposta: Bem, eu já disse que sou péssima pra escrever( :-%5b ). Talvez eu tenha me contradito um pouquinho mesmo. Mas quando eu escrevi a frase "o filme não tem a pretensão de ser mais do que uma fábula para emocionar adultos e crianças" estava me referindo a partir da cena da arena, pois na minha opinião se o filme fosse um filme para adultos não teria o desfecho que teve. Até a cena da arena eu achava que seria um filme de adultos, se tivesse o final que eu imaginava. Mas como não teve, isso me decepcionou um pouco no quesito "realidade". Mas mesmo assim eu achei o filme lindo. Foi isso que eu quis dizer na conclusão. Mas acho que eu não soube explicar nem aqui... Normal. Se não tiver entendido me avise.
:-%5b 

 

Veredito do Juri:

 

Rubysun: Não

Mr. Scofield: Não

Alexei: Não

Dook: Sim 

 

Ana, com 1 "sim" apenas, você está...

 

FORA! 
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 957
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members
Gostaria de lembrar a todos os expectadores desse tópico que o número de inscrição do Dark é 24.

Na verdade, na 1°, eu era o 25 de acordo com a classificação geral, por ter sido o último a enviar o texto. Aí o Minduca saiu, virei o 24. Aí saiu o barão e, para sua infelicidade, virei o 23.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Candidato n.º: 000.019

 

Faéu

 

Avatar 

 

Perguntas e Respostas:

 

Perguntas Padrões

 

a) Quais são suas expectativas em relação a O Cinéfilo?

Resposta: Estou prestes a chegar ao vestibular e minha opção de faculdade é certa : Jornalismo . Depois de terminada a faculdade , duas opções : Crítica artística ou texto político. Mesmo que acabe optando pelo segundo , cinema será sempre uma paixão , e escrever sobre ele também . A minha expectativa final é que , no programa , ganhe o máximo de experiência e conteúdo possível para que cada vez mais , meus textos pessoais , os que posto em meu blog ou no fórum alcancem um nível cada vez mais próximo da excelência .

B) O programa exige dedicação e disponibilidade para ver filmes e escrever. Você está disposto a isso?

Resposta: Sem dúvidas . Já tento sempre colocar nos meus tempos vagos uma boa leitura e ,principalmente , atividades cinéfilas . Mas , na real , qual a dificuldade nisso mesmo?

Perguntas dos Jurados

Rubysun: Na sua opinião, para avaliar um filme, qual é a linha que divide a racionalidade da paixão e da emoção? É possível essa divisão não existir?

Resposta: "Devo dizer que mais filmes emocionam do que despertam paixão . Os filmes que nos despertam paixão são aqueles selecionados que estão na nossa estante e que , a cada momento livre , estamos revendo porquê aquela paixão não desgasta . No meu caso , talvez se resumam a três . Cidadão Kane , Kill Bill e Quase Famosos . E esses filmes serão deficílimos de coincidir , já que isso é uma coisa pessoal e não existe regra para distinção . A emoção sim é causada pela capacidade dos profissionais do cinema . Normalmente ligada às lágrimas , o termo emoção é tão abrangente que possuem um lista maior de filmes que não podem ser escritos em um texto .Quanto a paixão , é dificílimo que haja racionalidade , já que esta é causada por algo de seu subconsciente e nem você é capaz de se convencer do contrário . Sendo assim , na avalição é a emoção que define se um filme é bom ou não . Portanto a divisão existe , a emoção é racional e irracional .O nosso cerébro processa a paixão sozinho , mas podemos controlar a emoção . E na avaliação o que conta mais , são os métodos e méritos . Uso um exemplo recente e que gostei muito . Filhos Da Esperança . O filme não se rende as facilidade e nem espera que o público faça o filme . O público faz o filme quando é obrigado a usar lembrança pessoais para que o filme crie essa emoção e é lógico o fato de que uma pessoa que tenha visto mortes e explosões ao vivo em uma guerra se emocione a rever isso em um filme. É claro que existem excessões , mas o ponto é esse . O que a equipe responsável pelas diversas partes de um filme usam para que o filme tenha a emoção necessária para ser melhor do que um outro ."

Alexei: A Disney, segundo seu texto, vem produzindo filmes que você considera, no máximo, medíocres. Embora adore clássicos como Fantasia e A Bela Adormecida, tenho uma opinião um pouco diferente da sua, especialmente em razão de filmes como Lilo & Stich e Vida de Inseto, que considero gemas esquecidas pelo público e crítica. Quais seriam os fatores que você considera, a um só tempo, negativos e recorrentes nos filmes atuais do estúdio, para provocar tamanha queda de qualidade? Exemplifique.

Resposta: "O clichê .A Disney (não-Pixar , o que exclui portanto Vida De Inseto que considero muito bom , e outros como Procurando Nemo e Os Incríveis) parece que perdeu sua critividade e vem batendo sempre na mesma tecla , amizade , amizade , amizade ... Os filmes vem caindo na mesmisse . Disse no texto que existem algumas excessões , como "Irmão-Urso" , que é superior aos atuais da Disney por possuir uma boa direção e um roteiro bem escrito , não porquê retoma o que a Disney tinha de bom . O que a Disney tinha de bom ? Filmes da Disney são CLÁSSICOS! Serão sempre memoráveis , causam emoções que muitos longa-metragem não causam por tentar ser complexo demais e se afastando do público . A simplicidade e a qualidade de animações como "A Espada Era A Lei" e o pioneiro "Branca De Neve e os Sete Anões" emocionavam pela fantasia que criavam . De um tempo pra cá , tudo se resume a animais falantes que se metem em uma "grande enrrascada" a la Sessão Da Tarde , mas nunca vão nos emocionar , porquê em nenhum momento tememos por eles , porquê seus grande amigos (amigos , amigos , amigos...)sempre o salvaram de todo o mal . Em nenhum momento penso que o mal deveria vencer nos filmes da Disney , ainda voltada para crianças , os quase-extintos 2D não devem mudar sua fórmula para que essas descubram tão cedo o quão frio é o mundo , devem retomar a criatividade dos mundos que criavam e entender que incência e burrice são duas coisas diferentes . Bem diferentes ."

 

Dook: Em sua resposta para o Alexei vc disse que os desenhos antigos da Disney são bons pq são 'clássicos'. O que seria 'clássico' em sua opinião?

Resposta: "Normalmente um clássico tem sua história , em qualquer caso . Uma história contada em uma roda de amigos se torna clássica quando é contada várias e várias vezes e nunca perde a sua graça .

Filmes clássicos são isso também . A maioria dos clássicos de hoje vem sendo usados como exemplo de excelência desde de muito tempo . Eles inovam , por serem completamente diferentes de tudo que já se havia feito , ou por reformular algo que já havia sido dado como feito . Os clássico se tornam moldes pra tudo o que virá depois , mas cada vez mais usado , esse molde desgasta , os moldados se tornam clichês , mas o clássico será sempre o clássico , será sempre bom ."

Mr. Scofield: Seu texto, além de analisar o filme A Espada Era a Lei, faz referências a várias animações para efeitos comparativos, desde filmes mais antigos e de cunho clássico como Branca de Neve até recentes como Carros. Fatos relacionados à "idade" da animação, como por exemplo, a existência de uma técnica mais apurada (devido às técnicas mais recentes de produção), influenciam em sua percepção ao ver um filme de tal categoria? Em que medida a falta de originalidade de um tema (em termos de concepção) prejudica uma animação atual (a forma de utilização do tema- que também pode ser original - não é mais importante)?

Resposta: "Os efeitos especiais , nos impressionam certamente .A proximidade com a realidade através da fantasia nos impressiona , mas o que emociona é todo o resto , excesso de efeitos especiais não fazem de um filme bom . Uma nova técnica sem dúvidas nos impressionará , mas o uso dela é o mais importante . Mas , por exemplo , se a tecnologia fosse o que regesse a tecnologia , seria um mistério à raça humana o porquê de Branca De Neve seja tão superior à Carros , com uma distância cronológica grande .

Quando cito falta de originalidade , cito no geral . O exemplo que citei , é que a resolução final sempre se refere a força da amizade . Mas sendo assim , provavelmente não teria gostado de filmes como "Procurando Nemo" , "Shrek" , ou o 2D , "Irmão Urso" , onde todos tem uma base com a amizade que leva de um ponto a outro . E o que acontece em filmes como o ridículo "Nem Que A Vaca Tussa" é que o tema amizade é plano fundo durante todo filme , mas na real , é o papel principal . Amigos se ajudam um ao outro nos três primeiros exemplos . Então , sim. Sem dúvidas , a utilização é o mais importante ."

 

Veredito do Juri:

 

Rubysun: Sim

Mr. Scofield: Sim

Alexei: Não

Dook: Sim

 

Faéu, com 3 "sim", você está...

 

CLASSIFICADO!

 

Parabéns!10
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Candidato n.º: 000.020

 

Aquiles

 

Avatar

 

Perguntas e Respostas:

 

Perguntas Padrões

 

a) Quais são suas expectativas em relação a O Cinéfilo?

Resposta: Com relação ao Cinéfilo minhas espectativas são de um game muito dificil, já que me iniciarei em um mundo que pouco me aventurei(cinema) onde tal game colocará a prova meu conhecimento cinematografo, meu poder de argumentação, minha atenção e paciência. Mas o que me atrai principalmente ao Cinéfilo é a chance de ganhar experiência em como enxergar um filme de uma maneira mais que superficial

B) O programa exige dedicação e disponibilidade para ver filmes e escrever. Você está disposto a isso?

Resposta: Sim, vou dedicar um bom espaço do meu tempo para o Cinéfilo. 

 

Perguntas do Juri 

 

Rubysun: A despeito de sua organização de idéias, vc parece ter demonstrado uma percepção um pouco mais elaborada que a grande maioria sobre "Peixe Grande". Como vc avalia a história por trás da história e como ela faz seu efeito?

Resposta: Vendo de uma forma geral e história por trás da História, percebe-se que não é todo filme que consegue passar um outro tipo de mensagem além daquela já explicita e isso e decorre devido a uma sério de fatores que variam desde o tema abordado até o direto do filme, pessoas comuns(não criticos ou cinéfilos) tem mais dificuldade de enxergar de maneira mais elaborada um certo filme, e isso acarreta de certa forma em uma não apreciação total da obra, e quando não existe essa mensagem implicita no filme, este geralmente tem uma história pouco rica e evita qualquer tipo raciocinio sobre o filme.
Por exemplo em ''Big Fish'', olhando de maneira superficial Ed não passaria de um aventureiro contador de história, não deixa de ser verdade, mas a imagem que eu tenho dele é de um cara que nunca se negou a tentar algo de diferente(mesmo que seja apenas um modo de metaforizar as passagens de sua vida) já que o mundo que o rodeava era insignificante para seus sonhos então viver uma vida sem temor e com persitência foi a saída para Ed que por mais reais ou não que fossem sua histórias, no final ele se tornou o que sempre foi, uma lenda real.

 

Alexei: Como tema do texto você escolheu um filme que, para mim, é um dos mais bonitos dessa década. Em determinada passagem você afirma que as pessoas tendem a perder um pouco da fantasia à medida que envelhecem. Como a situação de Ed, décadas mais velho que seu filho porém muito mais visionário e exímio contador de estórias (ou histórias, como você bem salientou), se encaixa nessa teoria?

Resposta: A situação de Ed no referido contexto é de ele é a Lenda assim como Papai-Noel, Coelho da Pascoa, etc ou seja não é questão de ele deixar de acreditar ou não, o fato é que ele é o mito. 

 

Dook: Seu texto foi sobre um dos filmes de Burton que gosto mais. Entretanto, vc peca por ser extramente superficial e discorrer sobre o óbvio que está ali, gritante. Penso que Peixe Grande é um filme que tem por objeto (um deles, pelo menos), a compreensão do mundo do pai, por parte do filho. O filme te diz alguma coisa acerca da sua relação com seu pai? Desenvolva isso, da forma mais sincera possível, sem medo de ser feliz.

Resposta: Devo admitir que não levei o filme para o lado das relações familiares, mas quando você explicitou o que até então estava implicito para mim, vi que o filme esboça de maneira bem sútil diversas formas de se ver uma relação entre pai e filho, onde este a medida que o tempo passa vai saindo do mundo de seu pai, ou seja o filho vai crescendo e perdendo a fé naquele que o educou, porém a medida que isso acontece ele vai esquecendo de quem ele é até chegar a um ponto em que este não se já não se reconhece mais, já que ele sempre foi um reflexo do pai, um reflexo daquele que ele negou por tanto tempo.
O filme mostrou de maneira genial, o momento em que o filho volta a ser quem ele nunca deveria ter deixado de ser.O momento em que na concepção do filho a estória vira uma história, o momento em que o pai continua a viver só que agora representado pelo seu filho.
Hoje posso negar muitas coisas que meu pai diz para , posso ter diversas discussões com ele, mas sei que sou um reflexo dele e por não querer ser como ele eu tento negar isso ao máximo, mas tenho que admitir que meu pai viverá para sempre em mim. 

 

Mr. Scofield: Seu texto sobre o filme Big Fish sugere uma percepção muito interessante do filme, mas incomoda terrivelmente pela construção repleta de coloquialismos (frases iniciadas por "Mas o caso é que" dentre vários outros artifícios horríveis empobrecem seu texto), falhas na estruturação das frases (pontuação, concordância e erros gramaticais), além da estranha organização de idéias. REESCREVA o texto enviado, detectando e corrigindo estes problemas e atentando para a coesão e coerência do texto (você pode modificar e trocar frases de lugar no texto se quiser).

Resposta: ‘’Peixe Grande’’

Um homem qualquer, comparado com a imensidão do mundo, é geralmente um ser insignificante, já que para se destacar é necessário algum tipo de dom, pessoas ditas normais vivem vidas normais, e muitas vezes se acomodam com a situação. Porém no interior do indivíduo, há sempre algum tipo de ideal, algum tipo de sonho, que não vê à hora de ser liberto, porém raramente consegue sair do interior da pessoa.

Neste contexto de mundo, é que surgem aquelas pessoas que mesmo sem nenhuma dádiva, conseguem se tornar tão grandes quanto seus sonhos, então surge Edward Bloom. Uma pessoa que tinha os sonhos do tamanho do mundo, e não negava esforços em tentar superar as adversidades que a vida impunha. Viveu a seu modo, viveu com a maior intensidade possível, seus feitos eram grandiosos para alguém comum. Ed em sua jornada, encontrou algumas pessoas que tinham sonhos tão grandes quantos o dele, e também pessoas que tinham dons porem viviam em um mundo muito limitado.

Como todo idealizador, Ed também era um tolo, e como tal foi atrás do amor de sua vida, encarando tudo sempre de maneira bem humorada, e por pior que era a situação, ele estava com um sorriso no rosto, e assim ele conseguiu encontrar a sua mulher, provando assim que jamais deve se desistir.

As pessoas envelhecem, os filhos nascem e crescem, e um dia as aventuras cessam, e o que sobra são apenas as histórias. Com Ed não foi diferente, porém infelizmente a grande maioria das pessoas, a medida que vão ficando mais velhas, começam a perder a fé em muitas fantasias de infância(Papai Noel, Coelho da Páscoa, etc), e da forma como Ed contava as história para seu filho Will, este aos poucos foi perdendo a fé em seu próprio pai.

Will já adulto, não sábia o que pensar, o magoava acreditar que seu pai fosse um mentiroso, mas o que ele deveria saber, é que Ed não foi feito para o mundo real, e sim nascera para ter uma vida diferente de todos, mesmo que toda sua vida não tenha sido mais do que uma lenda.

As pessoas morrem, e morrer (Coisa que Ed nunca temeu) foi mais uma aventura, porém a mais importante de todas, já que é quando o filho começa a enxergar a fantasia na realidade, e vê que o pai sempre foi o que dizia ser nas histórias, um aventureiro. E tudo termina onde começou, no rio, e então o homem vira uma lenda. As lendas vivem.

 

Veredito do Juri:

 

Rubysun: Não

Mr. Scofield: Sim

Alexei: Não

Dook: Não 

 

Aquiles, com 1 "sim" apenas, você está...

 

FORA! 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Cacete' date=' como você é mau, Dark.

Acho que vou pegar no seu pé com relação ao português também... Heheh
[/quote'] Naum axo que issu sejah neçessario poiz eu cei iscrever muitu ben pelo menoz os jurados diceram issu neh axei engrasado de um serto modo mas içu é mas por motivus pescoal e naum eh preçizo comemtar aquih mas repare que neçe post fui ainda mais mal naum fui por que separado misturei o aquiles com um analfabeto provavelmemti fruto da tal imcluzaum dijitau
Link to comment
Share on other sites

  • Members
O Dark não entende nada de português. Ele acha que pleonasmo é dizer "Eu vim nesse tópico...". 06
Não foi esse o pleonasmo, drugue. Agora terei que negritar cada pleonasmo que encontro pra que você o enxergue? Use o google e raciocine.
Link to comment
Share on other sites

 Share

Announcements


×
×
  • Create New...