Jump to content
Forum Cinema em Cena

Pânico 7 (Scream)


Jailcante
 Share

Recommended Posts

  • Members

Um dos pontos altos da trilogia Pânico sempre foi a metalinguagem da qual ela se utiliza . Se em PÂNICO tivemos aquela brilhante cena com Drew Barrymore, em PÂNICO 2, temos o que é pra mim, o auge da metalinguagem da serie até aqui.

 

 Me refiro a cena de abertura, passada em um cinema onde ocorre a estreia de "A Punhalada" o filme que se baseia na historia do primeiro exemplar da trilogia. Na cena, um casal entra em um cinema, discutindo os cliches do gênero terror. Até ai, nada que não tenhamos visto no 1º filme. Ao entrar na sala de cinema, vemos que a grande maioria esta fantasiada como o assassino Ghostface, o que já cria uma certa tensão.

 

 Mas o auge da cena só ocorre quando o namorado da moça é morto pelo assassino no banheiro. Usando a mascara, e a jaqueta da vitima, o assassino consegue enganar a moça, sentando-se ao seu lado no cinema. Isso não cria apenas tensão, mas uma certa ironia. O momento escolhido pelo Ghostface para executar sua vitima não poderia ser mais perfeito, o mesmo momento que o assassino da tela de cinema tambem comete um homicidio.

 

 De forma brilhante, Craven filma a cena de modo que o publico daquele cinema vibre com a morte da moça, e de certa forma, nós tambem. Ambos os publicos estão vibrando com uma morte na tela, certo? A pobre vitima só consegue olhar em volta, e ver varios rostos mascarados de Ghostface, pois de certa forma, todos tiveram parte nisso (inclusive nós o publico, afinal, tambem somos a platéia). Mas como em todas as cenas de abertura da serie, Craven dá a esta morte um tom dramatico, e aos poucos, o publico daquele cinema vai notando que acabou de presenciar um assassinato real, e começa a lamentar por isso, o que acaba afetando a nós, o publico real tambem. Uma das melhores cenas da trilogia na minha opinião, e um show de como manipular as emoções do expectador. Ver esta cena em um cinema deve ter sido bem legal.

 

 Pra não ficar só nos elogios, uma pena que Craven não tenha tido o mesmo cuidado ao matar um personagem importante no meio do filme. Não tanto pela morte do personagem(que merecia uma morte melhor), mas pela cena mesmo. O potencial era enorme, afinal, é um assassinato que ocorre em plena luz do dia, em um patio cheio de gente. O começo da cena até é bem conduzido, mas o desfecho põe tudo a perder.
Questão2011-02-23 13:18:25
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Tava aqui tentando lembrar de algum outro filme de suspense/terror que tenha feito sucesso depois da trilogia Pânico. Ela conseguiu ressuscitar o gênero, mas não souberam aproveitar a deixa para lançar filmes marcantes. Uma pena, pois sou fã do estilo.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Tava aqui tentando lembrar de algum outro filme de suspense/terror que tenha feito sucesso depois da trilogia Pânico. Ela conseguiu ressuscitar o gênero' date=' mas não souberam aproveitar a deixa para lançar filmes marcantes. Uma pena, pois sou fã do estilo.[/quote']

 

Bruxa de Blair não conta não.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 PÂNICO 2 foi muito bem sucedido nas bilheterias, e recebeu boas criticas. Mas dessa vez, os principais envolvidos não pareciam tão ansiosos por uma nova sequencia. Kevin Williamson, roteirista dos dois primeiros filmes, dizia-se ocupado demais para escrever o 3º filme. Alem do mais, tanto a estrela da serie,Neve Campbell, como o diretor Wes Craven não tinham grande interesse em retornar para um fecho da trilogia. Mas conversa vai, conversa vem, Craven aceitou retornar desde que a Miramax bancasse outro projeto seu, e Neve Campbell recebeu um salario milionario. Assim sendo, em 2000, três anos depois do lançamento do segundo exemplar da serie (dois anos no Brasil) PÂNICO 3 chegava aos cinemas.

 

003_scream3rosscream-3-posters.jpg

 

 Na trama, dois anos se passaram desde os homicidios ocorridos na universidade de Windsor. Sidney Prescott(Neve Campbell) vive agora escondida em uma casa de campo. Quando pessoas envolvidas com as gravações do filme "A Punhalada 3" começam a ser assassinadas em Hollywood, Dewey(David Arquette) e Gale(Courtney Cox) unem forças com a policia para tentar descobrir quem assumiu a mascara do Ghostface na capital do cinema.

 

 PÂNICO 3 é visto pela grande maioria como o filme mais fraco da trilogia. Pessoalmente, acho este filme um pouco incomprendido. Diferente do filme anterior, que não se afastava muito do que o original havia feito, este 3º filme leva a franquia em outra direção. A começar pela ambientação. Dessa vez, os crimes não acontecem em pequenas comunidades, mas na cidade grande. Isso se reflete principalmente na reação da lei, já que não temos mais xerifes atrapalhados no encalço do assassino, mais sim uma divisão de homicidios. Essa saida do "interior" se reflete no proprio vilão, que passa a ter mais recursos a seu favor, como um aparelho capaz de simular a voz alheia e um colete a prova de balas.

 

 Mas não é esta a maior mudança proposta pelo filme. Diferente dos filmes anteriores, PÂNICO 3 flerta bastante com o terrir, embora não chegue a se tornar um. Isto leva a cenas como o assassino derrubando um segurança com uma frigideira, puxando literalmente o tapete de uma vitima, e a mais emblematica deste assunto, quando Ghostface atira a faca em direção a uma vitima com resultados inesperados. Embora não fossem sissudos, os filmes anteriores não se atreviam a misturar caricatura com o suspense, o que ocorre aqui. Há quem não goste desta mistura, mas estas cenas são bem executadas. As brincadeiras são bem mais ousadas aqui, mas a maxima da franquia  "brincar quando é pra brincar, falar serio quando é pra falar sério" ainda vale.

 

 O calcanhar de aquiles de PÂNICO 3 não é este flerte com o terrir na minha opinião. É em primeiro lugar o clima mal construido. Craven não consegue criar aquele clima sufocante dos dois anteriores, que era sentido mesmo quando os personagens não estavam sob a ameaça do assassino. Mesmo cenas com enorme potencial de tensão são desperdiçadas, como a cena de abertura(competente apenas) e a cena em que uma vitima se esconde em uma sala repleta de fantasias do Ghostface(enorme potencial desperdiçado). Por outro lado, conseguimos ver um pouco do Craven em velha forma em cenas como a da perseguição no cenario de Woodsboro, e em especial no climax do filme.

 

 Outro problema são as mortes pouco criativas propostas pelo roteiro. Todas as mortes do filme se resumem basicamente a uma facada nas costas, sendo este o filme mais leve da franquia em nivel de violencia. Outro problema é que o roteirista Ehren Kruger não parece conhecer cliches tão bem como Kevin Williamson. Nos dois anteriores, que tinham filmes de terror e sequencias como "objetos de estudo", as regras citadas pelos personagens de fato se aplicavam quase sempre a outros filmes, enquanto as regras de uma trilogia citadas aqui, não merecem ser chamadas de "regras", já que não se sustentam. Isto é só um detalhe, mas empobrece um pouco a famosa metalinguagem da série.

 

 Por outro lado Ehren Kruger ganha pontos sobre Williamson por construir um roteiro muito mais redondo do que o do filme anterior, e principalmente, por criar novos personagens que conseguem fazer frente ao carisma dos personagens do filme original, o que Williamson não conseguiu fazer no filme anterior. No lado serio da trama, temos o Detetive Mark Kinkaid, um ironico policial que investiga o caso, vivido por Patrick Dempsey. Apesar de pouco tempo de tela, ele consegue cativar o publico, e nos fazer torcer por ele. Já a estabanada atriz Jennifer Jolie, vivida por Parker Posey forma um divertido triangulo amoroso com Dewey e Gale, as cenas do trio são realmente hilarias.

 

 Apesar de seus defeitos, acho PÂNICO 3 um pouco injustiçado. Acho ele tão bom quanto o filme anterior, ironicamente, parece que um erra onde o outro acerta e vive versa. Tem dias que prefiro um, outros dias prefiro outro. Mas voltando a PÂNICO 3,  se de fato tivesse sido o ultimo filme, teria sido um desfecho decente para a série. E ainda possui o melhor epilogo da serie. Simples, mas cheio de significado.
Questão2011-03-15 02:48:20
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

É impressionante constatar que parece que não se passaram 10 anos para a Neve' date=' a Courtney e o David...  [/quote']

 

A Courtney nem tanto. Usou muito botox, tá meio estranha.

 

ela começou a ficar estranha no Pânico 3 (Não sei se era o cabelo ou ela começou a fazer plástica nessa época)

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Tava aqui tentando lembrar de algum outro filme de suspense/terror que tenha feito sucesso depois da trilogia Pânico. Ela conseguiu ressuscitar o gênero' date=' mas não souberam aproveitar a deixa para lançar filmes marcantes. Uma pena, pois sou fã do estilo.[/quote']

 

da safra daquela época acho que o Lenda Urbana 1 foi o melhor e até tirou o Robert Englund do ostrascismo

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Para mim, o terceiro é bem mais fraco que os outros dois. Acho que o filme acaba caindo em personagens quase que cartunestos. Além de que Wes Craven depois de maravilhosa direção em questão das cenas de morte e tensão do segundo vem com cada seqüencia que te deixa com a sensação de "faltou alguma coisa". Faltou muito ritmo, uma coisa que nunca aconteceu na série.

 

 

 

O clima teen do anterior é retirado. E temos muito de metalinguagem: No que consiste uma trilogia por exemplo em voltar pra coisas do primeiro filme para unir os três. Eu adoro a revelação final desse e os 30 Minutos finais são geniais. A cena dentro do cenário é maravilhosa, reconstruindo cenas do começo da série.

 

 

 

Podia ser BEM MELHOR: 6,0/10

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

 

 

 

apesar de achar o mais fraco dos três o Pânico 3 tem bons momentos

 

- o Roman forjando a própria morte

- o climax na mansão

- a perseguição no set que lembra a casa dos Prescott

 

- a participação relâmpago do Randy em vídeo (uma forma criativa que Ehren Krueger encontrou para as explicação das regras)

 

 

o que estragou o Pânico 3 foi o excesso de comédia e o aparelho que imita as vozes dos outros

 

 

cinéfilo2011-03-23 00:20:19

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 Não acho que o aparelho que simula a voz alheia tenha sido propriamente um defeito, CINÉFILO. Era um recurso até interessante pra criar desconfiança entre os personagens, como visto na cena de abertura. O que eu acho é que este recurso não foi bem utilizado, pois poderia ter rendido mais.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu gostei muito do aparelho que simulaa voz. É Pânico, então quanto mais nonsense, melhor.

 

Meu problema com esse terceiro é que ele enrola demais no inicio e a comédia aqui é mais descarada, quando a graça da franquia é extrair humor das situações de terror (se não me engano, tem até participação de Jay e Silent Bob, o que é meio tosco). Mesmo assim, está longe de ser ruim.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Vou cair no clichê, mas é a verdade...eu quase nada lembro deste terceiro filme, só lembro que quando o vi, não gostei nadinha...é disparado o mais tosco e mais fraco da trilogia...já falei que reverei todos antes de ver o quarto, mas por eqto só tive tempo de rever o primeiro, que segue bom.

 

Putz, não lembro nem do Jay e Silent Bob. 06

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Curto os três igualmente (o 1 um pouco mais). Esse terceiro menteve a honra da série. (mas tenho que rever todos, porque faz um tempo que não os vejo - maldita distribuidoras de DVDs nacionais!).

Aqui a referência é A Hora do Pesadelo (assassino que surgiu de um estupro, cenas de sonhos, gente morta que reaparece para ajudar os vivos e outras coisas). Pena que como o roteirista original não voltou, essas referências acabaram não tendo tanta força como nos anteriores.
Link to comment
Share on other sites

  • Big One changed the title to Pânico 7 (Scream)

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...