Jump to content
Forum Cinema em Cena

O Cinéfilo


Recommended Posts

  • Members

Chega de moleza,cowboys...

 

 

img521/7226/prova3kx6.jpg

 

Na primeira prova de "O Cinéfilo",vocês devem se lembrar (os novatos podem voltar algumas páginas,se quiserem) que abordamos diretamente do assunto "Blockbusters",além de franquias,sequências,enfim,todo este universo Holywoodiano.Para esta terceira prova,reservamos algo que,acreditamos,será de grande valor para a bagagem cinematográfica de vocês,abrindo os seus horizontes...Nada melhor para isto do que assistirem filmes fora deste universo,right-right?

 

Vamos então à proposta para PROVA 3:

 

- A prova,diferente das 2 primeiras,deverá ser executada em grupo*.Os grupos já foram definidos,pelos 2 líderes (Filipaum e Sync,vencedores da PROVA 1 e 2,respectivamente):

 

 

Grupo A:

Filipaum - Líder

Bernardo
Fapreve
The Cube


Grupo B:

Sync - Líder
Faéu

Monster
The Fox


 

*Primeira tarefa para os 2 grupos,antes mesmo de começarem a trabalhar na prova: Criarem um NOME para os seus grupos,com alguma identidade visual (bolem uma espécie de logomarca para o grupo de vocês,como é,por exemplo,a logomarca de "O Cinéfilo").Isso deve ser entregue a mim até a próxima segunda-feira,às 11:59 Hrs.

 

- Os dois grupos deverão organizar-se,por conta própria,e escolher entre os países/regiões abaixo,quais utilizarão.Não deve haver repetição na escolha,ou seja,todos os ítens devem ser utilizados pelos 2 grupos (4 ítens para cada):

 

 

a - França, b - América Latina, c - Rússia, d - Ásia, e - Itália, f - Inglaterra, g - Espanha, h - Alemanha.

 

 

Isto também deve ser definido até as 11:59 Hrs de segunda-feira,e deve ser enviado via MP,junto com a logomarca.


- Os líderes de cada equipe ficam encarregados de coordenar a distribuição e realização das tarefas**, bem como de entregar para nós o relatório final do grupo,atentando para o seguinte: A avaliação da prova será conjunta sim,porém,a participação individual de cada um dos membros da equipe deve estar visível,para que possamos ter algum parâmetro para analisar quem menos contribuiu/atrapalhou na realização da prova,e que deve ser eliminado.


- O citado relatório deverá conter:

a) Resenha para um filme de cada localidade a cargo do grupo (Total de 4);
B) Texto sobre o cinema de cada país, que deve abordar filmes, diretores e (quando for o caso) movimentos cinematográficos de relevância;
c) A opinião do líder sobre que membro do seu grupo deve ser eliminado (obviamente, com justificativas).

- Os demais integrantes de cada grupo devem enviar mp dizendo o que acharam do trabalho do líder e quem eles acreditam que merece ser eliminado (obviamente, todos devem justirficar).

 

- Para a PROVA 3 vocês terão bem mais tempo hábil para confeccioná-la,por motivos mais que óbvios.Ela está sendo proposta hoje,sábado,dia 26/05,e vocês terão até as 17:59 Hrs da quarta-feira,dia 06/06 para entrega do relatório a mim,via MP.O prazo vale também para as mps citadas no 5º ítem.

 

** Aconselhamos o uso não só de MPs do fórum,mas,por exemplo,do MSN,ou outro Messenger,como meio de comunicação mais hábil entre os membros das equipes,e até mesmo entre uma equipe e outra,especialmente nesta etapa inicial em que devem selecionar 4 países/regiões para cada um de seus grupos.Fiquem à vontade.

 

 

----------------



Sobre a escolha dos filmes:

 

Deixamos com os grupos a escolha dos filmes que representarão cada país/região.Porém,nossa equipe se deu ao trabalho de sugerir alguns títulos.Fica a critério de vocês,utilizá-los,ou não,não passam de sugestões aleatórias:

 

França - O açogueiro (Chabrol, 70);
America Latina - Amores Brutos (Innaritu, 00);
Rússia - Solaris (Tartovsky, 72);
Ásia - Sonhos (Kurosawa, 90);
Itália - Fellini 8 1/2 - (Fellini, 63);
Inglaterra - Segredos e Mentiras (Leigh, 96);

Espanha - O Anjo Exterminador (Bunuel, 62);

Alemanha - Metropolis (Lang, 27);

França - Jules e Jim (Truffaut, 62);

América Latina - Lavoura Arcaica (Luis Fernando de Carvalho, 01);

Rússia - Stalker (Tarkovsky, 79);

Ásia - Os Sete Samurais (Kurosawa, 54);

Itália - O Leopardo (Visconti, 63);

Inglaterra - Blowup (Antonioni, 66);

Espanha - O Discreto Charme da Burguesia (Buñuel, 72);

Alemanha - Aguirre, a Cólera dos Deuses (Herzog, 72);

Alemanha - O Enigma de Kaspar Hauser, de Werner Herzog;
América Latina - Terra em Transe, de Glauber Rocha;
Ásia - Os Sete Samurais, de Akira Kurosawa;
Espanha - Tudo Sobre Minha Mãe, de Pedro Almodóvar;
França - Trilogia das Cores, de Krzysztof Kieslowksi;
Inglaterra - Segredos & Mentiras, de Mike Leigh;
Suécia - O Sétimo Selo, de Ingmar Bergman;

 

É isso.Agora é com vocês.MESMO.

 

Bom trabalho à todos.

  


PS: Srs.Membros do cCc,qualquer falha na descrição da PROVA 3,me avisem a tempo,ok?
Enxak2007-05-26 18:31:32
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 3k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

SPOILERS EM BRANCO

 

 

 

Piratas do Caribe - No Fim do Mundo (Pirates of the Caribbean - At World's End, EUA, 2007) Dir.: Gore Verbinski. Com: Johnny Depp, Geofrey Rush, Orlando Bloom, Keira Knightley, Jonathan Pryce, Bill Nighy, Chow Yun-Fat, Tom Hollander, Stellan Skarsgaard, Jack Davenport e Keith Richards. Esqueçam qq outro filme com batalhas q vc já viu esse ano no cinema, pois "Piratas do Caribe - No fim do Mundo" (arrisco-me a dizer), possui a melhor batalha do ano vistas no cinema. Não desmerecendo os outros filmes, mas a condução extraordinária conferida por Gore Verbinski elimina qq resquício de tensão q se quer sentíamos nos outros filmes (como em "300").

 

 

 

Eliminando personagens dispensáveis ao longo da trama (Comodoro Norrington, Sao Feng), os roteiristas são hábeis ao conduzir a trama sem nunca a deixar parada. Muitos reclamaram da enorme presença de Jack Sparrow se comparado aos outros filmes, mas é isso q faz o filme não ser entediante (pelo menos pra mim). Cada piada, cada cena dele são uma delícia de se ver (com exceção da já aclamada cena da alucinação de Jack e seus "Jacks") e se não fosse por isso, o filme não seria o q foi. Aliás, achei esse o melhor filme da trilogia de longe. Claro q aqui e ali o filme possui seus erros, como por exemplo o Barbossa. Após ter uma participação ativa no primeiro ato, ele é renegado e só serve como mero figurante em cena. Vale dizer, aliás, q Rush tenta pôr sua marca no filme, mas essa tentativa foi inútil.

 

 

 

Além disso, o filme peca ao introduzir novos personagens e não saber como usá-los, como a ninfa mágica. A ninfa, aliás, mas parece um objeto tão requisitado, mas q no final não tem importância alguma (a não ser fazer um redemoinho e uma grande tempestade). Além disso, o diretor peca ao tranformar os membros da reunião dos Naufrágos em... meros clichês. Isso sem dúvida demereceu a posição q os piratas alcançaram, já q eles mas parecem um bando de crianças.

 

 

 

Em contrapartida, a criatividade dos roteiristas continua. Criando excelentes obstáculos aos seus personagens, sem nunca perder o pique, eles

 

 

 

O filme tb é dotado de excelentes atuações: Depp mais uma vez diverte como Jack Sparrow, não é à toa q já foi indicado ao Oscar por esse mesmo papel. Já Rush traz os histrionismos de sempre para compor seu personagem, mas sua pouca relevância de seu personagem à narrativa acaba lhe dando menor destaque. Já Keira Knigthley comove com seu final, ao passo q Bill nighy traz mais uma vez um personagem estarrecedor. Infelizmente, Orlando Bloom, mesmo com muitas cenas em mão, não convence fazendo a mesma merda q fez nos outros filmes. Sua inexpressividade é tamanha q não pude acreditar em nenhum minuto q ele era tão inteligente como o filme mostrou. Finalmente, Keith Richards parece saber o ofício do trabalho, já q em seus poucos segundos consegue divertir e criar um bom canastrão.

 

 

 

A direção de Gore Verbinski tem seus altos e baixos. Por um lado ele comprova ter um excelente timming cômico, por outro às vezes exagera. Por um lado ele conduz brilhantemente a cena do céu estrelado, por outro falha quando os personagens reclamam do frio. Por um lado exerce um excelente trabalho de diretor de atores, por outro parece não saber consertar o problema de Bloom (e não o culpo - muito - já q nem Cameron Crowe conseguiu). Enfim, é uma boa direção e só comprova q ele sabe ser versátil, mas merecia uma caprichada só pra dar um filme melhor.

 

 

 

Vejo q muita gente reclamou da cena do casamento, mas ela, pra mim, foi muito criativa. Demonstra q ambos são piratas e q sua vida gira em torno da pirataria. Mas em suas quase três horas de duração, merece destaque mesmo seu terceiro ato. Não só pela magnífica luta do redemoinho (e se o filme não vencer o Oscar por efeitos visuais, só vai comprovar ser uma premiação inútil e falha), mas sim pelo seu final. Ao dar aos seus personagens o mesmo destino q vimos quando os conhecemos, os roteiristas além de criarem uma excelente rima visual conseguem nos fazer sentir saudades desses personagens, ao mesmo tempo q nos faz rir e se divertir.

 

 

 

Repleto de traições e reviravoltas, q eu particulamente as achei excelentes, pois mantem o espectador sempre atento, tentando imaginar quem realmente vencerá a guerra, "Piratas do Caribe 3" é um filme tecnicamente impecável e sem dúvida alguma uma excelente diversão pro final de semana, jamais soando cansativo. 4,5/5

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Beleza, compreendi bem a mão-de-obra necessária para concluirmos essa prova que não é nada fácil.

Filipaum - Líder

Bernardo
Fapreve
The Cube

 

Então, rapazeada, fiquem espertos. Estarei enviando MPs a todos para nos organizarmos e bolarmos o planejamento para a confecção da PROVA 3.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Caramba Enxak' date=' sem querer ser chato, mas vcs poderíam ter avisado antes pra poder alugar junto um dvd dessa nacionalidade. Só tô com dvds dos EUA.

Sobre os filmes dos questionário, se der fica os mesmos pra mim.[/quote']

 

Vocês tem tempo.Será que vc não consegue ver um filme nesse espaço enorme de tempo,de hoje até o dia 06/06? E vc não precisa ter os DVDs,aliás,como eu poderia adivinhar que vc teria só DVDs dos EUA? 02 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não, eu sei q tenho tempo. Mas assistir, fazer uma análise, pesquisar sobre cinema, diretor e etc, rever o filme de novo pra garantir, revisar tudo... E mais, a minha locadora já tá fechando e não abri no domingo. Felizmente minha vizinha tem alguns dvds do Brasil. Mas é q tá no final do mês e meu tutu já acabou. Sem falar q ainda tem q fazer a logomarca e o nome do grupo.

 

 

 

Uma pergunta q acho q já sei qual é a resposta, mas perguntarei assim mesmo: o grupo perdedor vai fazer uma espécie de sala de reuniões com vcs?

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Não' date=' eu sei q tenho tempo. Mas assistir, fazer uma análise, pesquisar sobre cinema, diretor e etc, rever o filme de novo pra garantir, revisar tudo... E mais, a minha locadora já tá fechando e não abri no domingo. Felizmente minha vizinha tem alguns dvds do Brasil. Mas é q tá no final do mês e meu tutu já acabou. Sem falar q ainda tem q fazer a logomarca e o nome do grupo.

[/quote']

 

Quanto a isso, fique calmo, Bernardo. Você terá o apoio dos outros três integrantes do seu grupo para te ajudar. Será um trabalho feito a oito mãos. Não se preocupe. 03
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Ah... acabei de assitir Dogville.... 13131313... parece que fui atropelado por um caminhão. Amanhã vou tentar escrever alguma coisa...

É isso aí, Mr. Fox ! Dogville é, na minha opinião, o melhor filme desta década até agora. E o filme só tende a crescer em seu conceito, acredite.

Recomendo que leia a crítica do Forasteiro no Cineclube, muito útil para ajudar a digerir a obra.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

é Dogville é foda demais, muito bom esse filme, hehehehehehe...

 

 

 

e pensar que eu aluguei quando aluguei donnie darko, imagina assistir esses 2 filmaços no mesmo fds, e a mina da locadora ainda quase me tirou de ideia o dogville dizendo que era ruim

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Ah... acabei de assitir Dogville.... 13131313... parece que fui atropelado por um caminhão. Amanhã vou tentar escrever alguma coisa...

 

É isso aí' date=' Mr. Fox ! Dogville é, na minha opinião, o melhor filme desta década até agora. E o filme só tende a crescer em seu conceito, acredite.

Recomendo que leia a crítica do Forasteiro no Cineclube, muito útil para ajudar a digerir a obra.
[/quote']

 

Com certeza está no meu Top 3 da década... pretendo ler a crítica do Forast assim que der tempo...
Link to comment
Share on other sites

  • Members
é Dogville é foda demais' date=' muito bom esse filme, hehehehehehe...

e pensar que eu aluguei quando aluguei donnie darko, imagina assistir esses 2 filmaços no mesmo fds, e a mina da locadora ainda quase me tirou de ideia o dogville dizendo que era ruim[/quote']

Cara, eu estou com Donnie Darko aqui em casa, preparado para assistir.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Enigma do Avatar - 2.5:

 

Sobre o avatar do Sopa' date=' acho que é Um Estranho No Ninho (One Flew Over the Cuckoo's Nest) do Milos Forman, com o Jack Nicholson.... vi esse filme já faz um tempinho, então não lembro muita coisa.....
[/quote']

 

Aê, Raposa! Chegou arrasando, seu ponto já foi computado (aliás, o primeiro participante que acerta um enigma de avatar meu; pois o HAL2000 - também conhecido como Irmão Metralha - participou daquilo).

 

sjff_01_img0365.jpg

 

Milos Forman é um dos meus diretores favoritos, talvez o segundo, empatado com Christopher Nolan, atualmente. De seus cinco filmes, duas obras-primas: além de Amadeus, talhado na primeira edição do jogo; Um Estranho no Ninho. Li o livro de Ken Kesey, que foi a base para o roteiro, recentemente e fiquei devendo uma revisitada para comentar melhor. Enquanto iso, que tal vocês mesmos comentarem? É um filme fácil e (acho) alguns já devem ter visto. Daqui a pouco, colocarei o próximo. Bem, como eu tinha dito antes: os meus 4 Enigmas de Avtar tinham relação com uma prova (justamente a 3). Foram exatamente quatro filmes nã-hollywoodianos: o primeiro, francês, do polonês Kieslowski; o segundo do alemão Herzog; o terceiro do sueco Bergman e o quarto do inglês Leigh. Vale lembrar que Forman é tcheco, mas os seus filmes disponíveis no Brasil são americanos. Aliás... Enxak, acho que faltou uma coisinha aí: deixar a Suécia, como país reserva nesta prova - caso um país seja dificílimo -, certo? Tanto que eu recomendei O Sétimo Selo, pois só vi um filme russo (O Encouraçado Potemkin e não encontrei as sete maravilhas nele).
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Enigma do Avatar - 2.5:

 

Sobre o avatar do Sopa' date=' acho que é Um Estranho No Ninho (One Flew Over the Cuckoo's Nest) do Milos Forman, com o Jack Nicholson.... vi esse filme já faz um tempinho, então não lembro muita coisa.....
[/quote']

 

Aê, Raposa! Chegou arrasando, seu ponto já foi computado (aliás, o primeiro participante que acerta um enigma de avatar meu; pois o HAL2000 - também conhecido como Irmão Metralha - participou daquilo).

 

 


Não entendi... pra mim, todos poderiam participar do Enigma do Avatar.
E foi porque participei "daquilo" que perdi o conhecimento?
HAL20002007-05-26 21:08:13
Link to comment
Share on other sites

  • Members

E voltamos com a corda toda!!!

Assim como no primeiro "O Cinéfilo", reservamos para a prova 3 um desafio bem mais complicado, que exigirá de vocês trabalho em equipe e organização. Para isso, vocês terão bastante tempo para executá-la. espero que saia bons resultados dos relatórios que receberemos...

 

Mas não se esqueçam de participarem ativamente desse tópico, pois, como foi dito, a participação de vocês a partir de agora contará e muito. Acabei de postar a segunda dica do meu "Enigma do Avatar". Alguém já sabe o nome dos atores que aparecem no meu avatar?? E o nome do filme?
silva2007-05-26 21:12:01
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Já q estão em clima de Enigma de Avatar' date=' acho q o do silva é "Sansão e Dalila" de Cecille de Mille com Victor Mature. Eu acho, é um chute. 02.gif [/quote']

 

É um chute baseado no seu instinto ou baseado no google???06
Link to comment
Share on other sites

 Share

Announcements


×
×
  • Create New...