Jump to content
Forum Cinema em Cena

Oscar 2009: Previsões


Recommended Posts

  • Replies 4k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Sobre Atonement, acho que o Wright conseguiu captar em imagens pelo menos grande parte da complexidade daquela Obra-Prima do Ian McEwan (q muita gente considera simplesmente o melhor romance dos últimos 20 anos). O plano-seqüência é maravilhoso e ousado, e esse é pra mim um dos melhores trabalhos de direção do ano passado, só perdendo para os Coen em Old Men.

BrnoSoares2008-10-16 11:56:38
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Adoro Atonement, acho q junto com Sangue Negro representou o que tinha de melhor na lista do Oscar passado. Tb acho q o Jason Reitman naum merecia ter sido indicado por Juno, acho q só esteve ali prq o filme naum poderia ser indicado a melhor filme com apenas outras duas indicações(Roteiro e Atriz). Wright fez um belíssimo trabalho em Desejo e Reparação.

 

Só naum torço mais por The Soloist por ter no elenco Jamie Foxx, um dos maiores purgantes q Hollywood já criou nos últimos anos. Tomare q o Downey Jr. se sobressaia neste filme, prq ver aquele cara se gabando de novo em um Oscar naum dá!

 

PS: Adorei a cara de taxo dele no Globo de Ouro quando todo o elenco de Dreamgirls foi indicado, até a Beyoncée, e ele naum!06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sobre o Jamie Foxx, eu concordo com você Texer. Ele é extremamente superestimado sem grandes motivos (pra mim em Ray ele faz uma fantástica imitação de Ray Charles), e também não fez nada demais com um personagem muito bom em Soldado Anônimo. Agora esse trailer de The Soloist me deixou uma impressão muito boa sobre ele, até mais que o Downey Jr..

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Sobre Atonement' date=' acho que o Wright conseguiu captar em imagens pelo menos grande parte da complexidade daquela Obra-Prima do Ian McEwan (q muita gente considera simplesmente o melhor romance dos últimos 20 anos). O plano-seqüência é maravilhoso e ousado, e esse é pra mim um dos melhores trabalhos de direção do ano passado, só perdendo para os Coen em Old Men.

[/quote']

 

Aquele plano sequência é bonito, mas em nada se justifica na narrativa. É um simples exercício de estilo, solto no filme. A pior coisa de Atonement é o roteiro. As transições de época são bisonhas, culminando naquele desfecho bem ruim. Fora o casting de Romola Garai, completamente errado. A moça está fora do personagem durante todo o longa.

 

Finalizando: Paul Thomas Anderson, quem??? 03

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Notícias de The Reader! (Ronny?06)

 

Era rumor o atrito sobre o trilheiro, conforme eu havia sugerido. Segundo o representante do filme, o responsável pela música é e sempre foi Nico Muhly, um jovem compositor croata, que é considerado brilhante. Sobre Kate Winslet, o responsável acalmou os ânimos de toda a mídia: a decisão se ela será protagonista ou coadjuvante caberá a Kate Winslet exclusivamente. No momento, ela conversa com Weinstein e com Rudin a respeito. Segundo a Weinstein Co., eles querem Winslet na categoria coadjuvante.

 

Comunicado feito pelo próprio estúdio Weinstein Company., portanto, não é boato.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Não se justifica. Aquela linguagem não é criada na decupagem anteriormente em nenhum momento, ou seja, discordância em linguagem visual. O plano não embasa a situação daqueles personagens em nenhum momento. O foco do plano, em nenhum momento é a reação das personagens ao se depararem com aquilo que vêem. O plano anterior ao sequência. Um plano conjunto, estático de cima da praia é muito mais eficiente e simples. Não há sentido em várias coisas que a câmera capta, pois elas não são relevantes para a estória que está sendo contada. É apenas um elegante exercício de estilo. Se fosse um diretor menos preocupado com vislumbres e pompas, mas ainda assim quisesse um plano sequência, deveria ter optado por uma câmera subjetiva em steady-cam, alternando com planos dos personagens. Muito mais eficiente, e aí sim, inserido na narrativa do longa.

FeCamargo2008-10-16 12:59:53

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Não se justifica. Aquela linguagem não é criada na decupagem anteriormente em nenhum momento' date=' ou seja, discordância em linguagem visual. O plano não embasa a situação daqueles personagens em nenhum momento. O foco do plano, em nenhum momento é a reação das personagens ao se depararem com aquilo que vêem. O plano anterior ao sequência. Um plano conjunto, estático de cima da praia é muito mais eficiente e simples. Não há sentido em várias coisas que a câmera capta, pois elas não são relevantes para a estória que está sendo contada. É apenas um elegante exercício de estilo. Se fosse um diretor menos preocupado com vislumbres e pompas, mas ainda assim quisesse um plano sequência, deveria ter optado por uma câmera subjetiva em steady-cam, alternando com planos dos personagens. Muito mais eficiente, e aí sim, inserido na narrativa do longa.
[/quote']

 

 

Acabei de rever o plano. Durante a maior parte ele foca o James McAvoy. No começo, quando ele começa a observar o cenário, a câmera fica com ele. De repente, se afasta e começa a focar em outras coisas, mas mesmo assim é um momento lírico, como se nesse instante estivéssemos vendo tudo sob a perspectiva do personagem. Tanto que quando a câmera o encontra de novo vemos uma fisionomia completamente devastada. E aí fica visível o efeito que a guerra exerce sobre ele.

 

 

E claro que o plano é diferente de todo o resto do filme. Queria o quê? Que o filme todo fosse filmado em um só take??
BrnoSoares2008-10-16 13:42:05
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Estou achando que além das eleições presidenciais nos EUA o Oscar 2009 também teremos uma batalha entre presidentes...Frank Langella e seu Nixon com Josh Brolin com seu Bush...será? Seria uma disputa bem pontual! 02

Outro ator que acho que poderá ser indicado é Mickey Rourke por sua tão aclamada atuação que vem recebendo em The Wrestler.

 

03
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sobre Atonement, continuo achando q o plano é relevante, mas enfim...

 

 

Tim Burton diz que ainda não viu The Dark Knight.

 

 

 

NY Times sobre a situação de Milk :

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Veja Fe, acho que vc vai gostar.

 

Concordo 100% que o plano de Atonement soou como mero exercício de estilo... Perto de Arca Russa chega a ser enfadonho ver uma cena como aquela ser tão exaltada. O melodrama simplesmente não me convenceu, é como se o diretor estivesse empurrando uma fórmula pronta para o expectador. Mas até que gostei da primeira parte do filme, quando os sentimentos do casal ainda estão enrustidos, e o Wright foi competente ao criar aquela atmosfera de "hormônios a flor da pele", culminando no beijo na biblioteca. Mas tirando isso e algumas atuações, é um filme esquecível que não merecia ter tirado a vaga de Escafândro.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Vamos lá:

 

 

 

Uma Mente Brilhante eu também gosto muito. É formulaico, quadrado e certinho. Mas ele funciona muito bem.

 

 

 

 

 

Desejo e Reparação eu também gosto bastante. Aquele plano sequência é realmente belo, mas não se justifica na narrativa. Mas, ao contrário de como foi dito, acho o final extraordinário. Aquele desfecho dá um nó perfeito na conclusão de toda a história. 10.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Nathaniel Rogers conferiu um test screening de The Road, do Hillcoat, e gostou, mas defende o adiamento do filme, apresentado como incompleto. "Estou cruzando meus dedos para que o corte final torne o filme mais afiado e poderoso em sua abordagem (muito dependerá da cor, da luz e da edição)".

 

The Road is Under Construction

I saw a test screening of that Cormac McCarthy adaptation The Road last night. I shan't review since it's not a completed film yet (described as "work in progress") and you can't judge something still under construction. Well' date=' you can but it's unwise. So much will change. Unless they really are trying to reach a 2008 release in which case -- well, I hope they go ahead and just move it to 2009 and give it the fine tuning it deserves. Maybe make it a Spring release. The rule that movies for thinking adults can only open September through December is making the cinema as barren 3/4ths of the year as the landscapes in The Road.

theroadimage8.jpg

Viggo and Kodi. What are you looking at?

So... work in progress. Fine tuning can help anything: Trim this scene, delete that redundant one. But I worry. They passed out those infamous test-screen questionnaires and delicate art fare like this... Well, won't it just get stupid missing-the-point notes like "TOO DEPRESSING!"? Or "but why was there an apocalypse???" I hope they incinerate clueless scribbles and concentrate on constructive ones.

The movie is very faithful to McCarthy's novel in current shape. It has mostly the same story beats as The Man and the Boy travel south trying to avoid starvation, cannibals, and unforgiving weather. The Road wisely avoids narration (the novel is minimalist and voice-over would conjure the opposite feeling altogether) and the production design from the Children of Men team is believably ashen and lived-in: They've cornered the market on post-apocalyptic drama! The Man (Viggo Mortensen) and The Boy (Kodi Smit-McPhee) have super chemistry which is a huge relief since everything potent about the story requires it. All of the nomadic starving ensemble have tiny roles but Robert Duvall floored me and Garret Dillahunt (rapidly turning into one of my favorite character actors) spooked me, respectively.

I'm crossing my fingers that the final touches make it sharper and more potent (and a lot will depend on color, light and editing --it wasn't a finished print) but it's good. *breathes sigh of relief*[/quote']
Ronny2008-10-16 16:46:54
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Detalhe: Se for adiado, é porque está incompleto, não por outros fatores, como geralmente ocorrem. Exemplo? O estúdio não gostou.

 

O longa parece também ser veículo para Mortensen. Acho que será adiado para a temporada de prêmios.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Está rolando em New York uma conferência sobre mídia e dinheiro e Harvey e Bob Weinstein estão lá. Quando questionados sobre a crise, se isso afetaria a Weinstein Co., eles disseram que não, pois a companhia tem bastante reserva em caixa para se segurar e fazer o negócio seguir em frente.

 

Weinstein, foi perguntado ainda sobre The Reader. Quando questionado se a saída de Scott Rudin do filme prejudicariam as chances dele no Oscar, Harvey disse: Sim, mas para os outros filmes dele, pois eu acho que The Reader é sensacional. 06

 

E a briga continua!!!

 

FeCamargo2008-10-16 17:14:33

Link to comment
Share on other sites

 Share

Announcements


×
×
  • Create New...