Jump to content
Forum Cinema em Cena

Religião (#3)


Nacka
 Share

Recommended Posts

  • Members

 

Desenvolva: pq não precisa ser 10? Vc falou' date=' falou, até zombou mas não respondeu a pergunta.[/quote']

 

é essa a pergunta?

 

Pq se resumir vira 2. por isso não precisa ser 10.

 

Quais os 3 primeiros?

 
Quais são os 3 primeiros? Vc não sabe? Vc está metendo o pau em algo que não conhece?

 

 

Eu sei quais são.

Perguntei pra ver se vcs sabem e pra gente debater sobre eles.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 3.9k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Na verdade a passagem do êxodo em que deus entrega os mandamentos contém mais que 10 ordens. Cada denominação cristã ou judaica têm sua própria lista de 10 mandamentos. o texto bíblico segue abaixo:

 

Êxodo 20

 

 

 

 

1

 Então falou Deus todas estas palavras, dizendo:

 

2

Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.

 

3

Não terás outros deuses diante de mim.

 

4

Não

farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em

cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.

 

5

Não

te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou

Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a

terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.

 

6

E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.

 

7

Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.

 

8

Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.

 

9

Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra.

 

10

Mas

o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem

tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem

o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.

 

11

Porque

em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há,

e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado,

e o santificou.

 

12

Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá.

 

13

Não matarás.

 

14

Não adulterarás.

 

15

Não furtarás.

 

16

Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.

 

17

Não

cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo,

nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem

coisa alguma do teu próximo.

 

18

 E todo o povo viu os trovões e os relâmpagos, e o sonido da buzina, e o

monte fumegando; e o povo, vendo isso retirou-se e pôs-se de longe.

 

19

E disseram a Moisés: Fala tu conosco, e ouviremos: e não fale Deus conosco, para que não morramos.

 

20

E

disse Moisés ao povo: Não temais, Deus veio para vos provar, e para que

o seu temor esteja diante de vós, afim de que não pequeis.

 

21

E o povo estava em pé de longe. Moisés, porém, se chegou à escuridão, onde Deus estava.

 

22

 Então disse o SENHOR a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: Vós tendes visto que, dos céus, eu falei convosco.

 

23

Não fareis outros deuses comigo; deuses de prata ou deuses de ouro não fareis para vós.

 

24

Um

altar de terra me farás, e sobre ele sacrificarás os teus holocaustos,

e as tuas ofertas pacíficas, as tuas ovelhas, e as tuas vacas; em todo

o lugar, onde eu fizer celebrar a memória do meu nome, virei a ti e te

abençoarei.

 

25

E se me fizeres um altar de pedras, não o farás de pedras lavradas; se sobre ele levantares o teu buril, profaná-lo-ás.

 

26

Também não subirás ao meu altar por degraus, para que a tua nudez não seja descoberta diante deles. 

http://www.bibliaonline.com.br/acf/ex/20

 

As ordens de deus são umas 12 ou 13 e não estão enumeradas, por isso acho que não faz sentido perguntar quais são os primeiros três mandamentos.  Na Wikipédia tem uma tabela comparativa mostrando a divisão dos mandamentos para cada religião:

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Dez_Mandamentos#Divis.C3.A3o_dos_mandamentos

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

1.Eu Sou o SENHOR, o teu Deus.Não terás outro deus senão a mim.

2.Não tomarás meu santo nome em vão.

3.Manterá sagrado o dia de sabado.

 

Inventado para controlar e assutar pessoas primitivas. como um sistema de opressão. Coisas totalmente supersticiosas. E nem tão seguidas assim.

 

Uma duvida. O que seria o segundo?

Alguem aqui mantem o sabado sagrado? ou o domingo pra alguns.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
1.Eu Sou o SENHOR' date=' o teu Deus.Não terás outro deus senão a mim.
2.Não tomarás meu santo nome em vão.
3.Manterá sagrado o dia de sabado.

Inventado para controlar e assutar pessoas primitivas. como um sistema de opressão. Coisas totalmente supersticiosas. [/quote']

 

Ótimo. Fim do debate.

 

Próximo assunto.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Guardar o sábado não foi reafirmado. Veja no NT...

 

 

 

nao entendi

 

 

Ela quis dizer que o deus perfeito, onipotente, onisciente, etc., etc... mudou de idéia depois de um tempo e resolveu deixar cada humano fazer o que quiser nos sábados... 02

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Guardar o sábado não foi reafirmado. Veja no NT...

 

 

 

nao entendi

 

 

Ela quis dizer que o deus perfeito' date=' onipotente, onisciente, etc., etc... mudou de idéia depois de um tempo e resolveu deixar cada humano fazer o que quiser nos sábados... 02

[/quote']

 

Ok.

Eliminamos ele e sobram 9.

Apenas por enquanto.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pessoal,

 

 

 

Não tive a intenção de arrumar todo esse “arranca-toco", é que se discute tanto religião, tanta gente morreu por causa de religião, tanta gente fica com raiva em virtude de crenças diferentes e Deus apenas queria que seguíssemos 10 regrinhas.

 

 

 

Ai eu pergunto:

 

 

 

Nós somos incompetentes ou Deus foi incompetente?

 

 

Link to comment
Share on other sites

 

 

Passei um tempo fora e deixe-me ver se entendi. O pessoal que não acredita nos mandamentos bíblicos ou os acha incoerentes, sei lá, está brincando de tentar sintetizar o número de mandamentos a fim de sei lá o quê, já que não acreditam do mesmo jeito. 06

 

Como o Dook esclareceu tudo aqui, inclusive concordando com a visão de que podem ser realmente sintetizados e explicando porque não o são, eles simplesmente ignoraram o post para continuar com suas suposições (lembrando, é claro que não houve contra argumentações sobre o texto por ele postado): 06

 

Os 10 estão sintetizados em 2 no Novo Testamento. A síntese, por

si só, não elimina a necessidade de 10, apenas define que os 10 são

extensões mais específicas dos 2.

 

Nossas leis possuem um sem número de códigos, artigos, súmulas...

Poderiam ser resumidos todos em 2 princípios? Certamente poderiam. Mas

até por questão de facilitar o entendimento e a aplicação prática dos 2

princípios, é necessário que estes sejam "expandidos" para expor casos

práticos em que eles se aplicariam...

Eu realmente não entendo algumas coisas no fórum.

06

 

 

Mr. Scofield2009-06-22 10:39:21

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Passei um tempo fora e deixe-me ver se entendi. O pessoal que não acredita nos mandamentos bíblicos ou os acha incoerentes, sei lá, está brincando de tentar sintetizar o número de mandamentos a fim de sei lá o quê, já que não acreditam do mesmo jeito. 06

 

[/quote']

 

É que isso é mais interessante e relevante de discutir se houve Êxodo ou quantas pessoas tinham perambulando no deserto...

 

06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

I – NÃO TERÁS OUTROS DEUSES

(Mateus 22:37) - E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.

(Marcos 12:29) - E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único Senhor.

(Marcos 12:32) - E o escriba lhe disse: Muito bem, Mestre, e com verdade disseste que há um só Deus, e que não há outro além dele;


II – NÃO FARÁS IMAGENS DE ESCULTURAS

(I João 5:21) - Filhinhos, guardai-vos dos ídolos. Amém.

(I Corintios 10:7) - Não vos façais, pois, idólatras, como alguns deles, conforme está escrito: O povo assentou-se a comer e a beber, e levantou-se para folgar.

(Apocalipse 9:20) - E os outros homens, que não foram mortos por estas pragas, não se arrependeram das obras de suas mãos, para não adorarem os demônios, e os ídolos de ouro, e de prata, e de bronze, e de pedra, e de madeira, que nem podem ver, nem ouvir, nem andar.


III – NÃO TOMARÁS O NOME DO SENHOR EM VÃO

(Mateus 5:33) - Outrossim, ouvistes que foi dito aos antigos: Não perjurarás, mas cumprirás os teus juramentos ao SENHOR.

(Mateus 5:34) - Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis; nem pelo céu, porque é o trono de Deus;

(Mateus 5:35) - Nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei;

(Mateus 5:36) - Nem jurarás pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto.

(Mateus 5:37) - Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna.


IV – LEMBRA-TE DO SÁBADO PARA O SANTIFICAR

(Hebreus 4:9) - Portanto, resta ainda um repouso para o povo de Deus.

(Hebreus 4:10) - Porque aquele que entrou no seu repouso, ele próprio repousou de suas obras, como Deus das suas.

(Hebreus 4:11) - Procuremos, pois, entrar naquele repouso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência.

(Marcos 2:27) - E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.

(Marcos 2:28) - Assim o Filho do homem até do sábado é Senhor.

(Mateus 12:8) - Porque o Filho do homem até do sábado é Senhor.

(Mateus 12:9) - E, partindo dali, chegou à sinagoga deles.

(Mateus 12:10) - E, estava ali um homem que tinha uma das mãos mirrada; e eles, para o acusarem, o interrogaram, dizendo: É lícito curar nos sábados?

(Mateus 12:11) - E ele lhes disse: Qual dentre vós será o homem que tendo uma ovelha, se num sábado ela cair numa cova, não lançará mão dela, e a levantará?

(Mateus 12:12) - Pois, quanto mais vale um homem do que uma ovelha? É, por conseqüência, lícito fazer bem nos sábados.

(Apocalipse 1:10) - Eu fui arrebatado no Espírito no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta,


V – HONRA TEU PAI E TUA MÃE

(Mateus 19:19) - Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo.


VI – NÃO MATARÁS

(Mateus 19:18) - Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho;

(Mateus 5:21) - Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo.

(Mateus 5:22) - Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno.

(Mateus 5:23) - Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti,

(Mateus 5:24) - Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta.


VII – NÃO ADULTERARÁS

(Mateus 19:18) - Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho;

(Mateus 5:27) - Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério.

(Mateus 5:28) - Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.

(Mateus 19:1) - E ACONTECEU que, concluindo Jesus estes discursos, saiu da Galiléia, e dirigiu-se aos confins da Judéia, além do Jordão;

(Mateus 19:2) - E seguiram-no grandes multidões, e curou-as ali.

(Mateus 19:3) - Então chegaram ao pé dele os fariseus, tentando-o, e dizendo-lhe: É lícito ao homem repudiar sua mulher por qualquer motivo?

(Mateus 19:4) - Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que aquele que os fez no princípio macho e fêmea os fez,

(Mateus 19:5) - E disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne?

(Mateus 19:6) - Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.

(Mateus 19:7) - Disseram-lhe eles: Então, por que mandou Moisés dar-lhe carta de divórcio, e repudiá-la?

(Mateus 19:8) - Disse-lhes ele: Moisés, por causa da dureza dos vossos corações, vos permitiu repudiar vossas mulheres; mas ao princípio não foi assim.

(Mateus 19:9) - Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de fornicação, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério.


VIII – NÃO FURTARÁS

(Mateus 19:18) - Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho;

(II Timóteo 3:1) - SABE, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.

(II Timóteo 3:2) - Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,

(II Timóteo 3:3) - Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,

(II Timóteo 3:4) - Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,

(Tiago 5:1) - EIA, pois, agora vós, ricos, chorai e pranteai, por vossas misérias, que sobre vós hão de vir.

(Tiago 5:2) - As vossas riquezas estão apodrecidas, e as vossas vestes estão comidas de traça.

(Tiago 5:3) - O vosso ouro e a vossa prata se enferrujaram; e a sua ferrugem dará testemunho contra vós, e comerá como fogo a vossa carne. Entesourastes para os últimos dias.

(Tiago 5:4) - Eis que o jornal dos trabalhadores que ceifaram as vossas terras, e que por vós foi diminuído, clama; e os clamores dos que ceifaram entraram nos ouvidos do Senhor dos exércitos.

(Tiago 5:5) - Deliciosamente vivestes sobre a terra, e vos deleitastes; cevastes os vossos corações, como num dia de matança.

(Tiago 5:6) - Condenastes e matastes o justo; ele não vos resistiu.

(Tiago 5:7) - Sede pois, irmãos, pacientes até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia.

(Tiago 5:8) - Sede vós também pacientes, fortalecei os vossos corações; porque já a vinda do Senhor está próxima.

(Tiago 5:9) - Irmãos, não vos queixeis uns contra os outros, para que não sejais condenados. Eis que o juiz está à porta.

(Tiago 5:10) - Meus irmãos, tomai por exemplo de aflição e paciência os profetas que falaram em nome do Senhor.

(Tiago 5:11) - Eis que temos por bem-aventurados os que sofreram. Ouvistes qual foi a paciência de Jó, e vistes o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso.

(Tiago 5:12) - Mas, sobretudo, meus irmãos, não jureis, nem pelo céu, nem pela terra, nem façais qualquer outro juramento; mas que a vossa palavra seja sim, sim, e não, não; para que não caiais em condenação.


XI – NÃO DIRÁS FALSO TESTEMUNHO

(Mateus 19:18) - Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho;

(João 8:44) - Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.


X – NÃO COBIÇAR AS COISAS DO PRÓXIMO

(Romanos 13:9) - Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.

(Tiago 3:14) - Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade.

(Tiago 3:15) - Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica.

(Tiago 3:16) - Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa.

(Tiago 4:1) - DE onde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam?

(Tiago 4:2) - Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis.

(Tiago 4:3) - Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.

(Tiago 4:4) - Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.

(Tiago 4:5) - Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes?

(Tiago 4:6) - Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.

(Tiago 4:7) - Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.

(Tiago 4:8) - Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações.

(Tiago 4:9) - Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza.

(Tiago 4:10) - Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.

(Tiago 4:11) - Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz.

(Tiago 4:12) - Há só um legislador que pode salvar e destruir. Tu, porém, quem és, que julgas a outrem?

(Tiago 4:13) - Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos;

(Tiago 4:14) - Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece.

(Tiago 4:15) - Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo.

(Tiago 4:16) - Mas agora vos gloriais em vossas presunções; toda a glória tal como esta é maligna.

(Tiago 4:17) - Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.

-THX-2009-06-22 13:47:52
Link to comment
Share on other sites

  • Members
21/10/2007 - 10h35

Juiz considera lei Maria da Penha inconstitucional e "diabólica"

 

Hoje na Folha A Folha de S.Paulo traz reportagem neste domingo (íntegra exclusiva para assinantes do jornal e UOL) com um juiz de Sete Lagoas (MG) que considerou inconstitucional a Lei Maria da Penha.

 

De acordo com a reportagem, o juiz Edilson Rumbelsperger Rodrigues rejeitou pedidos de medidas contra homens que agrediram e ameaçaram suas companheiras. A lei é considerada um marco na defesa da mulher contra a violência doméstica.

 

"Ora, a desgraça humana começou no Éden: por causa da mulher, todos nós sabemos, mas também em virtude da ingenuidade, da tolice e da fragilidade emocional do homem (...) O mundo é masculino! A idéia que temos de Deus é masculina! Jesus foi homem!", diz Rodrigues, segundo a reportagem.

 

A Folha teve acesso a uma das sentenças do juiz que chegou ao Conselho Nacional de Justiça. Em 12 de fevereiro, ele sugeriu que o controle sobre a violência contra a mulher "tornará o homem um tolo".

 

Segundo a reportagem, Rodrigues usou uma sentença-padrão, repetindo os mesmos argumentos nos pedidos de autorização para adoção de medidas de proteção contra mulheres sob risco de violência por parte do marido.

 

A Folha procurou ouvi-lo. A 1ª Vara Criminal e de Menores de Sete Lagoas informou que ele está de férias e que não havia como localizá-lo.

 

Sancionada em agosto de 2006, a Lei Maria da Penha (nº 11.340) aumentou o rigor nas penas para agressões contra a mulher no lar, além de fornecer instrumentos para ajudar a coibir esse tipo de violência.

 

http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u338430.shtml

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Ainda sobre os mandamentos, encontrei um estudo muito bom sobre, e vou destacar uma parte do texto que achei interessante. Vale para o contexto do sábado também...

 

Jesus afirmou em Mateus 5:17 que ele não veio destruir nem impugnar a lei' date=' mas paradar-lhe o sentido e a coerência que nunca teve. É evidente que para ter autoridade sobre a Lei, Jesus precisaria cumpri-la. Acontece que Jesus não somente cumpriu-a mas ampliou-a, dando-lhe uma dimensão mais coerente e inserida no contexto de um Deus de amor.

 

Jesus disse que se o padrão de justiça de seus seguidores não excedesse à dos fariseus que observavam a Lei de Moisés, não haveria ingresso para eles no Reino dos céus (Mateus 5:20). Se não fôra assim, estariam plenamente justificados aqueles que se defendem de algum tipo de má conduta, alegando:— eu não mato,não roubo, não sou adúltero...“, quando são reprovados por delitos considerados —menores“.

 

Ao ser argüido por um escriba sobre a questão de qual seria o maior e o mais importante de todos os mandamentos da Lei, Jesus resumiu-os em dois, sendo o primeiro amara Deus de todo o coração, de toda a alma, de todo o entendimento e com todas as forças. O segundo, semelhante a esse em importância é amar o próximo como a si mesmo (Marcos 12:28a 34). O escriba confirmou o que Jesus afirmara e ainda complementou dizendo que amar a Deus de todo o coração, de todo o entendimento, de toda a alma e de todas as forças é mais importante do que todos os holocaustos e sacrifícios que a Lei prescrevia. Jesus se agradou da complementação sábia daquele homem e disse-lhe que ele não estava longe do reino de Deus.

 

É interessante observar que mesmo recebendo esse elogio da parte de Jesus, aquele escriba ainda não estava no Reino de Deus, mas sim —próximo“. Ora,se este que respondeu sabiamente e que hoje receberia os aplausos de todos os teólogos da cristandade, não estava ainda efetivamente no Reino de Deus, segundo o parecer de Jesus, o que dirá dos outros tantos religiosos judeus que ainda permaneciam obstinadamente nos rígidos preceitos cerimoniais e sacrificiais da Lei?

[/quote']
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Jos%C3%A9%20Mestre%20-%20tumor.jpg

 

 

 

Jose Mestre, Testemunha de Jeová, que aos 14 anos teve um tumor em seu labio, temendo receber sangue em uma cirurgia, acabou por sempre recusar a remoção do tumor que continuou a crescer. Hoje o tumor pesa 12 kg e mede 15 polegadas, perdeu a vista esquerda. Com 51 anos José Metre foi levado pelo Discovery Channel (está fazendo documentário sobre ele) para um especialista na Inglaterra na esperança de minimizar o dano já feito. http://www.telegraph.co.uk/news/main.jhtml?view=DETAILS&grid=&xml=/news/2007/12/03/wface103.xml

 

Gostaria que o Rafal ou algum TJ comentasse sobre isso... Se existem métodos alternativos de tratamento de doenças sem transfusão de sangue, pq este cara está desse jeito?

Dr. Calvin2009-06-23 08:33:30
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Jos%C3%A9%20Mestre%20-%20tumor.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

<DIV id=lhid_caption ="gphoto-photocaption"><SPAN ="gphoto-photocaption-caption">Jose Mestre' date=' Testemunha de Jeová, que aos 14 anos teve um tumor em seu labio, temendo receber sangue em uma cirurgia, acabou por sempre recusar a remoção do tumor que continuou a crescer. Hoje o tumor pesa 12 kg e mede 15 polegadas, perdeu a vista esquerda. Com 51 anos José Metre foi levado pelo Discovery Channel (está fazendo documentár<WBR>io sobre ele) para um especialis<WBR>ta na Inglaterra na esperança de minimizar o dano já feito. [color=#0000ff">http://www<WBR">.telegraph<WBR">.co.uk/new<WBR">s/main.jht<WBR">ml?view=DE<WBR">TAILS&grid=&xml=/news/2007/12/03/wface103.xml[/color"></SPAN>

 

<DIV =gphoto-photocaption"><SPAN ="gphoto-photocaption-caption"></SPAN> 

 

<DIV ="gphoto-photocaption"><SPAN ="gphoto-photocaption-caption">Gostaria que o Rafal ou algum TJ comentasse sobre isso... Se existem métodos alternativos de tratamento de doenças sem transfusão de sangue, pq este cara está desse jeito?</SPAN>

 

[/quote]

 

 

 

Depois de um bom tempo afastado, eis que estou de volta !16.gif

 

 

 

Quanto ao caso acima, lamentável......... 07.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ateu acredita que África precisa de Deus

Antes do Natal, voltei, depois de 45 anos, para o país que na infância conhecia como Nyasaland. Hoje é Malawi, e o Times Christmas Appeal abrange uma pequena instituição de caridade que ali trabalha. A Pump Aid auxilia as comunidades rurais a instalar uma bomba simples, ajudando as pessoas a manterem poços de suas aldeias fechados e limpos. Eu fui conferir esse trabalho. Ele me inspirou, restaurou a minha fé em obras de caridade em desenvolvimento. Mas viajar pelo Malawi também renovou outra crença: aquela que tenho tentado repelir durante minha vida toda, mas não consigo evitar desde a minha infância africana. Isso confunde minhas convicções ideológicas, teimosamente se recusa a enquadrar-se em minha visão do mundo, e constrange minha fé crescente de que Deus não existe.

Agora, um ateu convicto, convenci-me da enorme contribuição dos evangelistas cristãos na África: notavelmente diferente do trabalho de ONGs, projetos governamentais e esforços humanitários internacionais. Apenas isso não é suficiente. Educação e treinamento também não são suficientes. Na África, o Cristianismo muda o coração das pessoas. Isso traz transformação espiritual. O renascimento é real. A mudança é boa.

Eu costumava evitar essa verdade ao aplaudir, como pudia, o trabalho prático das igrejas missionárias da África. É uma pena, eu diria, que a salvação é seja parte do pacote, mas cristãos negros e brancos, trabalhando na África, realmente curam os doentes, ensinam as pessoas a ler e escrever; e apenas o mais severo tipo de secularista podia ver um hospital ou escola missionária e dizer que o mundo seria melhor sem eles. Eu concordaria se a fé fosse necessária para motivar missionários a ajudar, mas o que conta é a ajuda, não a fé.

Mas isso não se ajusta aos fatos. Fé faz mais do que apoiar o missionário, é também transferida para seu rebanho. Esse é o efeito que importa e não é possível deixar de notar.

 

Em primeiro lugar, a observação. Tínhamos amigos que eram missionários, e como uma criança muitas vezes eu ficava muito tempo com eles. Também fiquei, sozinho com meu irmão mais novo, em uma tradicional aldeia rural Africana. Na cidade tínhamos africanos que trabalhavam para nós que foram convertidos e eram crentes fervorosos. Os cristãos eram sempre diferentes. Ao invés de assustar ou confinar seus conversos, sua fé parecia tê-los libertado e aliviado. Havia alegria, curiosidade, um comprometimento com o mundo – uma integridade em seu cuidado com os outros - que parecia estar faltando na tradicional vida africana.

Aos 24, viajando por terra por todo o continente, isso reforçou minha impressão. A partir de Argel ao Níger, Nigéria, Camarões e da República Centro-Africana, depois cortamos o Congo para Ruanda, Tanzânia e Quênia, quatro amigos de escola e eu dirigíamos nosso velho Land Rover para Nairóbi.

Dormíamos sob as estrelas, por isso era importante que ao chegarmos às mais populosas e anárquicas partes do sub-Sahara sempre encontrássemos algum lugar seguro até o anoitecer. Muitas vezes, perto de um campo missionário.

Sempre que entrávamos em um território de trabalho missionário, tínhamos que reconhecer que algo havia mudado nos rostos das pessoas com quem tínhamos contato: algo em seus olhos, a forma como se aproximavam de nós, cara a cara, sem olhar para baixo ou para longe. Eles não eram mais respeitosos com os estrangeiros, em alguns casos menos, porém mais abertos.

No Malawi foi igual. Não conheci nenhum missionário. Você não encontra missionários no saguão de hotéis caros discutindo documentos de estratégias de desenvolvimento, como ocorre com as grandes ONGs. Ao invés disso, notei que grande parte dos mais distintos membros africanos da equipe do Pump Aid (em grande parte do Zimbábue) eram, particularmente, cristãos fervorosos. "Particularmente", porque a instituição é inteiramente secular e nunca ouvi qualquer um de sua equipe mencionar a religião enquanto trabalha nas aldeias.

 

Mas notei referências cristãs em nossas conversas. Vi que um deles estava lendo um livro devocional no carro. Outro, no domingo, saiu ao alvorecer para assistir a um culto de duas horas na igreja.

Seria difícil acreditar que a honestidade, diligência e otimismo em seu trabalho eram desligadas da fé pessoal. O trabalho era secular, mas seguramente fora afetado por aquilo que eles eram. Influenciados por uma concepção que o cristianismo tem ensinado do papel do homem no Universo.

Existe há muito tempo uma moda entre os sociólogos acadêmicos ocidentais de adequar sistemas de valor tribais dentro de uma esfera, além de críticas fundamentadas por nossa própria cultura: "deles" e, portanto, melhor para "eles"; autêntica e intrinsecamente iguais aos nossos.

Não acredito nisso. Noto que crenças tribais não são mais pacíficas que as nossas, e que suprimem a individualidade. As pessoas pensam coletivamente, em primeiro lugar em termos de comunidade, até família e tribo. Essa mentalidade rural-tradicional alimenta o conceito de “chefão” e políticas criminosas da cidade africana: o exagerado respeito pelo líder orgulhoso, e a incapacidade (literal) de compreender a idéia de oposição honesta.

Ansiedade - medo dos espíritos maus, dos antepassados, da natureza e do selvagem, de uma hierarquia tribal, de coisas corriqueiras –, agressões profundas em toda a estrutura do pensamento rural africano. Todo homem tem seu lugar e, chame-o de medo ou respeito, um grande peso esmaga o espírito de cada um, curiosidade suprimida. As pessoas não vão tomar a iniciativa, não vão tomar o controle ou carregar esse fardo sozinhas.

Como eu, alguém em cima do muro, poderia explicar? Quando o turista filosófico se move de uma visão de mundo para outra, ele encontra - no momento da passagem para o novo - que ele perdeu a linguagem para descrever a paisagem para o velho. Por exemplo: a resposta dada por Sir Edmund Hillary para a pergunta: Por que subir a montanha? "Porque ela está ali", disse ele.

 

Para a mentalidade rural africana, esta é uma explicação para não escalar a montanha: “Bem, está ali. Por que interferir?”

Não há nada a ser feito sobre ela, ou com ela. A explicação de Hillary (de que ninguém tinha escalado antes) seria como uma segunda razão para a passividade.
Cristianismo, a pós-Reforma e pós-Lutero, com o seu ensino de forma direta, uma ligação pessoal bilateral entre o indivíduo e Deus, sem intermédio coletivo, e insubordinado a qualquer outro ser humano, choca-se diretamente com o padrão filosófico-espiritual que acabei de descrever. Ele oferece algo para se apegar para aqueles ansiosos para libertar-se do esmagador pensamento tribal. É a razão e a forma pela qual o cristianismo liberta.

Aqueles que querem que a África se erga em meio à concorrência global do século 21 não devem se enganar que ao prover os meios materiais ou mesmo as técnicas que acompanham o que chamamos de desenvolvimento irá fazer alguma diferença. É necessário que todo o sistema de crenças seja suplantado.

E temo que tem que ser suplantado por outra crença. Removendo os missionários cristãos da equação africana pode-se levar o continente à mercê de uma fusão maligna de uma Nike, o médico mal, o celular e o facão.

Matthew Parris, Timesonline
Tradução: Thiago Juliani

 

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...