Members Renato Posted August 13, 2010 Members Report Share Posted August 13, 2010 O Fato de Nolan ter terminado o filme sem mostrar a queda do pião não significa necessariamente que aquilo é um sonho. Propositalmente vemos o pião "querendo" cambalear quando a cena é cortada' date=' deixando justamente a dúvida se ele iria cair ou não.[/quote'] pra mim essa dúvida não existe. Se o pião mão cai é porque está sonhando. Se a câmera ficasse 10 minutos parada observando pião sem parar e o filme terminasse, ainda assim alguém falaria que não era sonho? É óbvio que o pião não cai, ou pelo menos foi isso que o Nolan quis mostrar. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members kakoserrano Posted August 13, 2010 Members Report Share Posted August 13, 2010 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members tigo Posted August 13, 2010 Members Report Share Posted August 13, 2010 Mas meio estranho o pai do Espantalho falar justamente o que a gangue queria. Aquela fala do pai pareceu mais implantada do que qualquer outra coisa. Por isso não entendi direito. Mas Renato, esse não era o objetivo do grupo? Implantar a idéia mas fazer com que o Fisher pensasse que tivesse saído dele? Essa cena representa o êxito do plano deles, e ela só foi possível, porque nos dois níveis anteriores eles vinham plantando elas... Quanto á estética do filme eu particulamente o preferi assim. Até porque eu esperava sonhos inusitados, surreais e sem sentido mas me surpreendi como foi explicado a forma da "realidade" dos sonhos e como se pode criar dentro dele (como na cena que a Ariadne "puxa" as vias pra cima da qual ela está). Claro que se Nolan tivesse ousado a tal ponto poderia ter saído um outro filme fantástico, mas assim como os problemas poderiam surgir do nada, as soluções também poderiam seguir essa lógica. Mas fiquei muito satisfeito com o filme, provavelmente eu deva assistir novamente próxima semana. Agora, quadrado ou não, explicadinho ou não, ainda estmos aqui discutindo se a cena final era real ou sonho, não? Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members VNCS Posted August 13, 2010 Members Report Share Posted August 13, 2010 O Fato de Nolan ter terminado o filme sem mostrar a queda do pião não significa necessariamente que aquilo é um sonho. Propositalmente vemos o pião "querendo" cambalear quando a cena é cortada' date=' deixando justamente a dúvida se ele iria cair ou não.[/quote'] pra mim essa dúvida não existe. Se o pião mão cai é porque está sonhando. Se a câmera ficasse 10 minutos parada observando pião sem parar e o filme terminasse, ainda assim alguém falaria que não era sonho? É óbvio que o pião não cai, ou pelo menos foi isso que o Nolan quis mostrar. O peão começa a perder a força, logo aquela cena é a realidade. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Dook Posted August 13, 2010 Members Report Share Posted August 13, 2010 Lendo alguns posts eu me lembrei pq não entro mais em discussões frívolas sobre filmes... Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Dook Posted August 13, 2010 Members Report Share Posted August 13, 2010 O "I'll never let go Jack" é melhor... Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Administrator Posted August 13, 2010 Members Report Share Posted August 13, 2010 O Fato de Nolan ter terminado o filme sem mostrar a queda do pião não significa necessariamente que aquilo é um sonho. Propositalmente vemos o pião "querendo" cambalear quando a cena é cortada' date=' deixando justamente a dúvida se ele iria cair ou não.[/quote'] pra mim essa dúvida não existe. Se o pião mão cai é porque está sonhando. Se a câmera ficasse 10 minutos parada observando pião sem parar e o filme terminasse, ainda assim alguém falaria que não era sonho? É óbvio que o pião não cai, ou pelo menos foi isso que o Nolan quis mostrar. O peão começa a perder a força, logo aquela cena é a realidade. Acho que vocês dois estão errados. O único propósito daquela cena é não dar ao público nenhuma resposta concreta. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members tigo Posted August 13, 2010 Members Report Share Posted August 13, 2010 Um pouco desenhado... Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Schonfelder Posted August 13, 2010 Members Report Share Posted August 13, 2010 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Lucas Posted August 13, 2010 Members Report Share Posted August 13, 2010 A cara do DiCaprio no último quadro é a melhor... hehehehe... Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Lucas Posted August 13, 2010 Members Report Share Posted August 13, 2010 Mas fiquei muito satisfeito com o filme' date=' provavelmente eu deva assistir novamente próxima semana. Agora, quadrado ou não, explicadinho ou não, ainda estmos aqui discutindo se a cena final era real ou sonho, não? [/quote'] É verdade. O problema é que apesar disso, eu não consigo me importar com esse quadro final. Me pareceu mais uma provocaçãozinha pra fechar o filme impressionando geral do que qualquer outra coisa... Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members kakoserrano Posted August 13, 2010 Members Report Share Posted August 13, 2010 Eu também não ligo muito para essa discussão sobre se era realidade ou não e blablá, mas adoro o quadro final, a combinação trilha+montagem ali é jóia. É o típico fim que eleva o filme, mesmo que esse não seja tão bom (e esse é bom). Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Lucas Posted August 13, 2010 Members Report Share Posted August 13, 2010 A saída do aeroporto eu gosto bastante... todo mundo saindo como se não se conhecesse, o clima de cumplicidade implícito, a expressão de "estou tendo um dejà vu" do Fischer...Lucas2010-08-13 14:03:10 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Paulo Vinicius Posted August 13, 2010 Members Report Share Posted August 13, 2010 A cena final é a inserção do Nolan sobre o "cinespectador". Ele quis plantar a idéia/dúvida que tudo que Cobb viveu era um sonho. No take final, Cobb volta para casa (caminhou pelas mesmas partes que vimos anteriormente), olha para seus filhos (estão de costas, e vestidos -similarmente- como antes), e roda o pião (que tem seu giro cortado propositalmente, para "concluir" a inserção da idéia/dúvida). Mas como dito pela teoria do anel, as "pistas" deixadas pelo diretor não devem ser ignoradas: - Os filhos do take final são outros, e mais velhos (três deles são da mesma família na vida real - as duas meninas, e o menino mais velho - Johnathan, Taylor e Claire Geare); - A "teoria": Sem aliança = vida real// Com aliança = sonho/lembranças. Paulo Vinicius2010-08-13 14:49:44 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Schonfelder Posted August 13, 2010 Members Report Share Posted August 13, 2010 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Paulo Vinicius Posted August 13, 2010 Members Report Share Posted August 13, 2010 Paulo Vinicius2010-08-13 16:13:26 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Schonfelder Posted August 13, 2010 Members Report Share Posted August 13, 2010 Hahahahahahahahaha Esse é aquele cachorro que sai correndo e mete a cara na parede né ? Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members tigo Posted August 13, 2010 Members Report Share Posted August 13, 2010 Hahahahahahahahaha Esse é aquele cachorro que sai correndo e mete a cara na parede né ? Esse mesmo. Comentaram sobre a oportunidade do Nolan explorar mais a natureza do sonho (ou algo assim), bem, indico "A Cela" do Tarsem, sobre uma pessoa que entra na mente de um serial killer pra descobrir o cativeiro de uma vítima, algo que lembra Inception, mas que Tarsem mostra uma concepção diferenciada de memórias... Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members kakoserrano Posted August 13, 2010 Members Report Share Posted August 13, 2010 Esse é aquele com a Jennifer (Big Ass) lopez, não? Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Alexander Bell Posted August 13, 2010 Members Report Share Posted August 13, 2010 Ta aí.. eu nem tava lembrando desse filme "A Cela" para comparar com A Origem... ali sim é bem "nonsense".. o lance do cavalo fatiado foi bizarro!! rs!! E é curioso ainda ver as pessoas aqui afirmando seu PONTO DE VISTA como se fosse uma VERDADE ABSOLUTA. Alguams pessoas nunca aprendem... Dessas tirinhas do Cobb e Fischer, bolei de rir com aquela sobre levar as crianças para a França. kkkk!!! =D Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Garbage Posted August 13, 2010 Members Report Share Posted August 13, 2010 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Administrator Posted August 13, 2010 Members Report Share Posted August 13, 2010 Geral reclamando que o filme foi didatico e o Renato reclamando porque não entendeu. Priceless. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Renato Posted August 13, 2010 Members Report Share Posted August 13, 2010 Geral reclamando que o filme foi didatico e o Renato reclamando porque não entendeu.Priceless. nada disso... só parece que eu não entendi. Na verdade só questionei a lógica da coisa. Pra mim não fez sentido. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members kakoserrano Posted August 13, 2010 Members Report Share Posted August 13, 2010 Burro Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Renato Posted August 13, 2010 Members Report Share Posted August 13, 2010 Burro reportado. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.