Jump to content
Forum Cinema em Cena

Cineclube Light


Mr. Scofield
 Share

Recommended Posts

  • Members
Impressionante que qualquer discussão nesse fórum - ainda  - é motivo de ofensas pessoais. Isso chega a ser engraçado.

Bat. Faz um favor. Pergunta pro Tensor se ele acha a direção do Hitchcock uma merda. Gostar de um filme envolve N fatores' date=' assim como desgostar também.

Eu sei reconhecer quando um filme é bom ou ruim. Agora, ele me agradar é outra história. Mais exemplos? A Dama de Shangai, do Welles. Acho um p-o-r-r-e, enfadonho, a narrativa (para mim) não funciona. Mas a direção é impecável, a montagem é incrível, a fotografia dispensa comentários. É um filme importante, bom, mas que não me agrada.
[/quote']

 

Hehe, depois enchem o saco quando a gente fala de estudantes de cinema, mas isso parece ser um sintoma. Olha so, em trabalhos que os teus professores passam ele ate podem pedir "avalie a direçao de arte, avalie a fotografia, avalie a iluminaçao", mas fragmentar o cinema assim e empobrecer demais aquilo que o torna, teoricamente, a mais sedutora das artes, que é confluencia entre elas visando parir algo maior. vou dar um exemplo muito imbecil: quando voce come um bolo, voce nao avalia a farinha, os ovos, o chocolate, a baunilha, etc. Voce sente um conjunto de sabores como um unico resultado.

 

Essa discussao ta estranha porque parece que o Sapo, Bat e o resto do pessoal ta tentando te mostrar que o ceu e azul enquanto tu fica pensando que e cor-de-rosa. 90% de tudo que a gente disse ate agora sao informaçoes implicitas, obviedades de 5ª categoria.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Mas há alguns filmes que são tão citados como referência' date=' ou que aparecem tanto em debates, listas, tops e por aí vai que é muito difícil que alguém que goste muito de cinema não se sinta tentado a conferir. Ainda mais se quiser participar de um espaço como um fórum. Assim sendo, discordo dessa alcunha de obrigatório, mas entendo o pensamento de que alguns filmes tendem a estar mais "na mira". O que é uma consequência natural da troca de opiniões e do interesse pelo cinema.[/quote']

 

Finalmente alguém entendeu. 3d17

 

Hahaha, eu queria quotar isso. tentativa bagaceira de voltar atras a merda que falou.

 

img_thisisparta.jpg

 

this is CeC!
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Hahahahahaha. Brincadeira.

 

Mas enfim.. Você acha que é ruim aprender a avaliar a arte através de vários aspectos? Digo. Quando você para diante de um quadro... Você o observa gosta ou desgosta e vai embora? É tudo na base da aparência e da primeira impressão? Tem que ser assim?

 

Eu acho que é além disso. Outro dia me deparei com um quadr do Vermeer. A primeira impressão, achei totalmente ordinário, comum. Tentei avaliá-lo a partir dos traços, tentar visualizar as pinceladas. A reação foi outra.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bat. Faz um favor. Pergunta pro Tensor se ele acha a direção do Hitchcock uma merda. Gostar de um filme envolve N fatores' date=' assim como desgostar também.

[/quote']

 

eu gosto do hitchcock, o que falei lá é que não gosto de certos caminhos que ele toma na hora da ação, quando ele foge do simples sugestionar. Mas pra não fugir da raia, pegando esse exemplo especifico, nessa hora óbvio que eu acho a direção dele uma merda, esse aspecto pelo menos.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Mas enfim.. Você acha que é ruim aprender a avaliar a arte através de vários aspectos? Digo. Quando você para diante de um quadro... Você o observa gosta ou desgosta e vai embora? É tudo na base da aparência e da primeira impressão? Tem que ser assim?

 

Eu acho que é além disso. Outro dia me deparei com um quadr do Vermeer. A primeira impressão' date=' achei totalmente ordinário, comum. Tentei avaliá-lo a partir dos traços, tentar visualizar as pinceladas. A reação foi outra.

 

[/quote']

 

Sei lá, acho isso muito técnico, muito frio. E o que é pior, sempre influenciado. As pessoas passam a "caçar" qualidades para tentar se "safar" de não ter gostado de algo que a maioria gosta. Além disso, pra mim vai contra a minha idéia de cinema, que é algo mais emocional, mais "sujo".

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Hahahahahaha. Brincadeira.

 

Mas enfim.. Você acha que é ruim aprender a avaliar a arte através de vários aspectos? Digo. Quando você para diante de um quadro... Você o observa gosta ou desgosta e vai embora? É tudo na base da aparência e da primeira impressão? Tem que ser assim?

 

Eu acho que é além disso. Outro dia me deparei com um quadr do Vermeer. A primeira impressão' date=' achei totalmente ordinário, comum. Tentei avaliá-lo a partir dos traços, tentar visualizar as pinceladas. A reação foi outra.

 

[/quote']

 

A questão não é essa (pelo o que eu acompanhei da discussão).

 

O grande problema é que, avaliando dessa forma, deixamos completamente de lado o real objetivo da arte, que é desperatr algum sentimento alguma emoção, enfim, fazer com que o espectador "mergulhe" naquele mundo mostrado na telona.

 

Os aspectos técnicos são apenas o meio para se chegar a isso. Do jeito que você está descrevendo, parece que é a única coisa que importa, o fim, e isso é um erro...

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Hahahahahaha. Brincadeira.

 

Mas enfim.. Você acha que é ruim aprender a avaliar a arte através de vários aspectos? Digo. Quando você para diante de um quadro... Você o observa gosta ou desgosta e vai embora? É tudo na base da aparência e da primeira impressão? Tem que ser assim?

 

Eu acho que é além disso. Outro dia me deparei com um quadr do Vermeer. A primeira impressão' date=' achei totalmente ordinário, comum. Tentei avaliá-lo a partir dos traços, tentar visualizar as pinceladas. A reação foi outra.

 

[/quote']

 

Eu acho totalmente broxante ficar racionalizando a arte, mas se vc consegue estabelecer uma comunicação com um filme, quadro, etc, usando esse tipo de análise técnica, ok, apesar de ser um método estranho, vc não estaria fugindo do que estamos dizendo.

 

Agora se essa outra reação a que vc se refere significa achar várias qualidades pontuais e depois concluir que deve obrigatoriamente gostar da obra simplesmente porque conseguiu identificar esses méritos individualizados, daí vc caí naquilo que o Jack e outros disseram acima: vc está se negando o direito de achar que o filme/quadro etc é uma merda e acabou. Vc pensa que se ele é considerado "obrigatório", vc deve fazer essa análise técnica e esconder/negar o seu próprio "gut feeling".

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ahn... com licença.

 

Ascensor Para o Cadafalso (Louis Malle, 1958) - 4/4

 

Ascensor Para o Cadafalso é um noir de acidentes. Não (apenas) na superfície dos fatos, mas na estrutura. Se partirmos da matriz americana, ele começa no terceiro ato; é quebrado, interrompido e invadido pelo espírito inconsequente da juventude francesa naquela mistura irresistível de infância e tragédia como que prelúdio do fim de um capítulo e do início de outro / introdução à nouvelle vague e epílogo do film noir.

 

O anti-herói típico comete um erro patético que o mantém preso no elevador da cena do crime quase o filme inteiro; a femme fatale vaga sem rumo pelos bares madrugada afora à procura de seu amante. Enquanto isso, os jovens roubam o filme para si e tecem uma subtrama que, pelos ‘imprevistos planejados’ por Malle, ascende ao status de ação dominante. O desenvolvimento do noir é lento, lamentado, obscuro (sempre revestido pela trilha de Miles Davis que parece conferir uma classe melancólica às coisas); enquanto que a aventura do jovem casal transcorre impulsiva e cheia, contaminada, atingida fatalmente pela paixão.

 

O último terço é uma trégua entre os gêneros. O dia amanhece, a resolução dos fatos entra em cena (na pele do invariavelmente marcante inspetor da polícia, nesse caso vivido pelo fodástico Lino Ventura) e os “sub-filmes” que antes seguiam paralelos, cruzando um a frente do outro, agora convergem para o que parece ser um acordo elegante proposto por Malle (e seguido/perseguido na mesma época por Jean-Pierre Melville), cujo final coloca na mesa uma regra entre cavalheiros: no cinema, os autores mudam, as eras passam, mas a verdade (enquanto instituição) seguirá propriedade irrevogável da imagem.

 

Encenação do nascimento do neo-noir.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mas vocês discutem, hein? Hehe.

 

Quanto ao que foi discutido de modo geral, meu voto para presidente vai para o Jack, que foi brilhante nas colocações. Eu penso exatamente o mesmo.

 

Só que uma coisa eu acho meio tola nisso tudo: o jeito como uma visão diferente (a tal da bagagem cultural) no que diz respeito ao ato de assistir a filmes foi ridicularizado, transformado em piada mesmo. E praticamente na base da conjectura. Sei lá.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

falávamos com o Jack via msn, e todos concordamos com ele, mas também salientamos que o que ele disse é algo que é (era) pra ser considerado óbvio, o tal do meio termo - mas que isso não era exatamente o alvo da discussão proposta. acho que ninguém em sã consciência discordaria desse meio termo, mas não era a questão.

 

e se a gente não discutir num forum de discussão, não teremos muito mais o que fazer. e assistir um filme unica e exclusivamente para adquirir bagagem cultural, pra meu gosto DEVE ser tratado como piada, mesmo, como foi.

 

e sobre o Cremildo, eu discordo frontalmente.

 

batgody2009-09-27 21:02:32

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Eu não vou tentar alongar isso porque eu não quero ficar pagando de defensor de ninguém' date=' mas eu sinceramente nunca vi o Cremildo com uma postura de superior-porque-tem-mais-bagagem-cultural-assistiu-mais-filmes-que todo-mundo no fórum.

[/quote']

 

Mas ninguém disse que ele se acha por causa disso. E nem é essa a questão. A questão é que eu acho que nenhum ser humano consegue dedicar tantas horas de seu tempo livre (veja, ele não faz isso por obrigação) a uma atividade que não lhe proporcione prazer. Além disso, é complicado acreditar que alguém que coloque Transformers (que eu adoro) entre os 20 melhores filmes da década o tenha feito pela bagagem cultural que o filme lhe proporcionou. Aliás, acho que seria pior se ele genuinamente achasse que este filme lhe proporcionou algum aumento de bagagem cultural.06

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

falávamos com o Jack via msn' date=' e todos concordamos com ele, mas também salientamos que o que ele disse é algo que é (era) pra ser considerado óbvio, o tal do meio termo - mas que isso não era exatamente o alvo da discussão proposta. acho que ninguém em sã consciência discordaria desse meio termo, mas não era a questão.

 

e se a gente não discutir num forum de discussão, não teremos muito mais o que fazer. e assistir um filme unica e exclusivamente para adquirir bagagem cultural, pra meu gosto DEVE ser tratado como piada, mesmo, como foi.

 

[/quote']

 

Se você concorda com ele, então eu também concordo com você. Eu não discordo de vocês. Não foi isso o que eu quis dizer. Só citei o Jack porque foi ele quem de fato expôs com palavras o que eu penso, oras.

 

--

 

Mas por quê deve ser tratado como piada?

 

Isso é tão (ou mais) arrogante quanto condenar alguém por posar como superior porque assiste a filmes unicamente com a finalidade de adquirir bagagem cultural.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

falávamos com o Jack via msn' date=' e todos concordamos com ele, mas também salientamos que o que ele disse é algo que é (era) pra ser considerado óbvio, o tal do meio termo - mas que isso não era exatamente o alvo da discussão proposta. acho que ninguém em sã consciência discordaria desse meio termo, mas não era a questão.

 

e se a gente não discutir num forum de discussão, não teremos muito mais o que fazer. e assistir um filme unica e exclusivamente para adquirir bagagem cultural, pra meu gosto DEVE ser tratado como piada, mesmo, como foi.

 

[/quote']

 

Se você concorda com ele, então eu também concordo com você. Eu não discordo de vocês. Não foi isso o que eu quis dizer. Só citei o Jack porque foi ele quem de fato expôs com palavras o que eu penso, oras.

 

--

 

Mas por quê deve ser tratado como piada?

 

Isso é tão (ou mais) arrogante quanto condenar alguém por posar como superior porque assiste a filmes unicamente com a finalidade de adquirir bagagem cultural.

 

 

deve, porque é. 06

 

classifique como bem entender. ah, e não os chamei de arrogantes. só de estúpidos e limitados.

batgody2009-09-27 21:26:49

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Mas ninguém disse que ele se acha por causa disso. E nem é essa a questão. A questão é que eu acho que nenhum ser humano consegue dedicar tantas horas de seu tempo livre (veja' date=' ele não faz isso por obrigação) a uma atividade que não lhe proporcione prazer. Além disso, é complicado acreditar que alguém que coloque Transformers (que eu adoro) entre os 20 melhores filmes da década o tenha feito pela bagagem cultural que o filme lhe proporcionou. Aliás, acho que seria pior se ele genuinamente achasse que este filme lhe proporcionou algum aumento de bagagem cultural.06[/quote']

 

Na realidade, disseram sim. Mas tudo bem se essa não é a questão.

 

Eu também não sou adepto disso, de forma alguma. Mas é possível que o prazer dele esteja no ato de adquirir a tal da bagagem cultural em si. Assim como a diversão que um Planeta terror me proporciona: não tem função prática nenhuma, a não ser o quanto foi prazeroso experimentá-la. Eu francamente não sei, é coisa dele, e, de todo modo, eu não consigo ver o porquê disso virar a nova piada do fórum, entende? Enfim, continuo com o "sei lá", haha.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Fora que se ninguém critica nada de ninguém esse fórum vai ficar parecido com um blog.

 

Eu concordo que este lugar é para discutirmos as coisas. E inclusive acho que em alguns momentos a coisa toda nesse tópico foi legal. O que eu estou conversando com vocês é o simples ato de rebaixar, achincalhar mesmo, a opinião diferente.

 

Enfim, acho que estou ficando pudico demais, hahaha.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

Eu também não sou adepto disso' date=' de forma alguma. Mas é possível que o prazer dele esteja no ato de adquirir a tal da bagagem cultural em si. Assim como a diversão que um Planeta terror me proporciona: não tem função prática nenhuma, a não ser o quanto foi prazeroso experimentá-la. Eu francamente não sei, é coisa dele, e, de todo modo, eu não consigo ver o porquê disso virar a nova piada do fórum, entende? Enfim, continuo com o "sei lá", haha.

[/quote']

 

Pô, eu acho isso engraçadão. "- Procuro Bagagem Cultural" "- Adorei Transformers" "-Quero atingir um mantra." "-Amei Cloverfield".06

 

Quanto à função prática, esse é um ponto interessante. Eu acho muuuuuuuito difícil estabeler claramente a função prática de um filme. Se o Cremildo consegue, sorte dele.

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

Fora que se ninguém critica nada de ninguém esse fórum vai ficar parecido com um blog.

 

Eu concordo que este lugar é para discutirmos as coisas. E inclusive acho que em alguns momentos a coisa toda nesse tópico foi legal. O que eu estou conversando com vocês é o simples ato de rebaixar' date=' achincalhar mesmo, a opinião diferente.

 

Enfim, acho que estou ficando pudico demais, hahaha.

[/quote']

 

é como disse o Foras, tem certas coisas que devíamos deixar passar, nem responder, mas é tão irresistível ver os caras afirmando tantas baboseiras, que fica praticamente impossível não responder.

 

e o "achincalhar", quase que 90% das vezes é culpa do próprio achincalhado. pedem desesperadamente por isso. deu azar de pegar um pessoal que não é tão complacente. pessoalmente, não sou tão bom de coração e compreensivo como você, por exemplo. 04

batgody2009-09-27 21:43:35

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Eu concordo que este lugar é para discutirmos as coisas. E inclusive acho que em alguns momentos a coisa toda nesse tópico foi legal. O que eu estou conversando com vocês é o simples ato de rebaixar' date=' achincalhar mesmo, a opinião diferente.

 

Enfim, acho que estou ficando pudico demais, hahaha.

[/quote']

 

Sei lá, eu já tomei vários Tag Teams aqui no fórum (Juno, alguém06). Eu sei que o Rike o Cremildo são mais simpáticos e tals, mas eles tem que se virar. E acho que o Rike mandou bem ao explicar seu ponto de vista, que não é o mesmo do Cremildo.

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...