Jump to content
Forum Cinema em Cena

O cinema brasileiro na aquisição de nossa cultura


Liv A.
 Share

Recommended Posts

  • Members

Olá pessoal!

 

Pra quem não me conhece, sou uma antiga usuária do fórum mas estive afastada por algum tempo por causa dos estudos...e não é que meu projeto acabou voltado ao cinema? Tinha que ser! 06

 

Enfim, quero discutir com vcs se os filmes brasileiros são uma boa fonte de aprendizagem de nossa cultura, e isso engloba várias coisas, língua, identidade, costumes...o que acham?

 

É bom estar de volta!

 

03
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Será que não, pantalaimon?

 

Vejamos exemplos...em Caramuru, A Invenção do Brasil, temos uma bem humorada visão de nossa história e vemos o choque entre culturas, portuguesa e indígena, além do uso do português sendo empregado em outras variações.

 

Em Boleiros, vemos um pouco da história do nosso futebol ser contada, além da demonstração de paixão nacional pelo esporte.

 

Em Cinema, Aspirinas e Urubus também presenciamos o choque entre culturas, do sertanejo pobre com o alemão, e a visão que o brasileiro e o estrangeiro têm do Brasil. Mesmo sendo um filme de época, esta visão não mudou muito.

 

E estamos falando aqui de cultura não como demonstrações artísticas, mas como padrões de comportamento coletivo.

 

Quem assistiu a esses filmes? O que acham destas observações?

 

03
Link to comment
Share on other sites

  • Members

É entretenimento sim, mas não quero discutir o que é filme autoral e o que é comercial, mas o conteúdo linguístico e a demonstração da cultura brasileira neles (tô sendo muito didática? 06), que pode ser demonstrada de forma mais séria ou parodiada.

 

Caramuru pode parecer bobinho, mas o choque de culturas é evidente, eles mostram de forma muito eficaz o "jeitinho brasileiro".

 

03
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Eu não tive a intenção d discutir oq é autoral ou comercial. Mas se levar por esse lado URSA, todo o filme brasileiro mostra um pouco d nosso país. CIDADE DE DEUS, O HOMEM QUE COPIAVA, SANEAMENTO BASICO, ELES NÃO USAM BLACK TIE, e mesmo as chanchadas. Isso sem falar dos ciclos regionais lá da decada de 40 e 50.

 

 Se vc esta falando a nivel humano, todos tem alguma coisa a oferecer. Ou ao menos tentam oferecer.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Ah' date=' esqueci de dizer, quero saber se no nosso cinema um estrangeiro conseguiria aprender mais de nossa língua e cultura.

 

Gostaria de ouvir exemplos de filmes!

 
[/quote']

 

Da cultura, sem dúvida. Agora da língua...

 

Alguém que tenha o castelhano como língua materna poderá eventualmente apanhar alguma coisa, agora os restantes... O português é uma língua muito difícil de aprender!

 

Por exemplo, eu já vi alguns filmes romenos mas continuo sem saber falar uma única palavra de romeno. Creio que os estrangeiros terão a mesma dificuldade com o português.

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Então não é na aquisição da nossa cultura, e sim da deles, né URSA06

 

 Aí é como disse o DUARTEFX, só se o estrangeiro q assistir o filme estiver interessado em aprender a lingua.

 

 Quanto ao comportamento coletivo, existem visões e visões, né? Não é uma coisa q possa ser tratada com objetividade, ao meu ver. 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Muitos acusam o cinema brasileiro de, usando como desculpa a retratação da nossa sociedade, só faça cinema a la favela movie.

 

Discordo.

Filmes como "O Auto da Compadecida" , "Deus é Brasileiro" retratam tão bem costumes, sotaques que chega a contrastar não com outros países, mas com culturas de outras regiões, daqui mesmo.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
 Então não é na aquisição da nossa cultura' date=' e sim da deles, né URSA06

 

 Aí é como disse o DUARTEFX, só se o estrangeiro q assistir o filme estiver interessado em aprender a lingua.

 

 Quanto ao comportamento coletivo, existem visões e visões, né? Não é uma coisa q possa ser tratada com objetividade, ao meu ver. 
[/quote']

 

 

Mas é justamente isso que quero discutir. Um estrangeiro que está aprendendo nossa língua vai aprender mais formas de expressões que demonstram nossa cultura assistindo filmes?

 

E é claro que a cultura muda de comunidade para comunidade, é que eu quis explicar é que não estou falando de cultura no sentido de eventos culturais como música, teatro e artes plásticas, mas de costumes de uma sociedade.

 

03
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Mas é justamente isso que quero discutir. Um estrangeiro

que está aprendendo nossa língua vai aprender mais formas de expressões

que demonstram nossa cultura assistindo filmes?

 

E é claro que a cultura muda de comunidade para comunidade' date=' é que

eu quis explicar é que não estou falando de cultura no sentido de

eventos culturais como música, teatro e artes plásticas, mas de

costumes de uma sociedade.

 

03
[/quote']

 

 

 

Sim, um estrangeiro vai aprender sobre nossa cultura vendo nossos

filmes. Mas, considerando a maioria dos filmes brasileiros, ele vai

aprender o que há de pior nos costumes brasileiros.

 

 

 

Só para aproveitar seus exemplos, "Caramuru, A Invenção do Brasil" é

pura exploração sexual e uma caricatura de história brasileira. Nada

de bom sobre os brasileiros e seus costumes pode ser aprendido ali.

 

Bem como nada de bom sobre os brasileiros pode ser aprendido na maioria dos filmes brasileiros. Em vários deles há a veneração do "jeitinho brasileiro" (eufemismo nojento para trapaça), da obsessão por futebol, do título de "país do carnaval". Não que os filmes não sejam bons. Vários deles são ótimos. Apenas se concentram em mostrar o que há de pior no país.

 

Se alguem depender do cinema brasileiro para aprender sobre a cultura brasileira, vai achar que brasileiros são um amontoado de golpistas favelados que só fazem assistir futebol e organizar batucadas com mulheres semi-nuas.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Radical demais isso.

Há ótimos filmes sobre nossa cultura.

Somos um país "do terceiro mundo", daí não dá p/ se fazer um filme sem  escancarar a violência, as favelas, deixar de fora a política p/ lá de corrupta, sem assumir que somos loucos por futebol, que extrapolamos na sensualidade.

E esse "jeitinho brasileiro" foi uma maneira que aprendemos a lidar com isso tudo.

 

Daí, acho que dá p/ se aprender muito com filmes brasileiros, inclusive a língua, gíria, expressões, pq a maioria dos filmes brasileiros não tratam de assuntos apartados da sua cultura.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu quero saber do ponto de vista de um estrangeiro que está aprendendo nossa língua.

 

 

 

E estou falando de cultura como demonstrações de comportamento coletivo' date=' de costumes, não de expressões artísiticas, ok?

 

 

 

03
[/quote']

 

 

 

De comportamento ele não aprendera, ele confirmara de maneira muito pobre o que vivenciara com o tempo de maneira forçosa, como a violência, a corrupção, nada de exclusivo do Brasil, mas que aqui, tem um espaço interrupto e cada dia mais crescente.

 

 

 

A teledramaturgia faz melhor esse papel, mesmo assim, ficando através de vários veículos de conhecimento... Se fosse enumerar a importância de cada veiculo de informação, o cinema estaria tão a baixo que ficaria chato enumerar.

 

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...