Jump to content
Forum Cinema em Cena

Oscar 2012: Previsões


Oberon
 Share

Recommended Posts

  • Members

 

Vou ser franco: até dia 26 sai uma porrada de prêmios de crítica, além dos indicados do GG e do Sags. Se ela não se sair bem este mês como eu espero, vou ficar um pouco desanimado, mesmo com a nova etapa que começa em janeiro.
 
Mas temos que reconhecer: a Glenn sempre foi muito injustiçada. Me digam: qual prêmio ela ganhou por aquela interpretação soberba em "Ligações Perigosas"? Nenhum, só indicações ao Oscar e ao BAFTA (aliás, por algum motivo que desconheço, "Ligações..." não foi lembrado no GG daquele ano.
 
Cadê a Close?;~~

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 4k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Talvez porisso tenham premiado três atrizes na categoria naquele ano (Foster, Weaver e McLaine).  Eles não acharam a atriz certa pra premiar, porque a certa sequer foi indicada.  E acho mesmo é que a virada da Close vai ser no GG e SAG (ela não os tem por cinema, acontecendo algo semelhante ao que o SAG fez forçando a premiação da Meryl por Doubt, porque ela só tinha por TV em Angels in America, derrotando a infinitamente superior Mary Louise-Parker) e creio que o filme do Daldry vai bombar (no bom sentido).  Eu gosto muito da Baiana, mas ela também não gostou de The reader e o filme entrou tanto no Globo como no Oscar.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Muito diferente do ano passado, repararam como o fórum rendeu até agora neste ano?

 
A gente teve bons assuntos pra comentar o ano todo e parece que eu nem vi os meses passarem. Estive revendo alguns posts mais antigos que eu fiz no começo do ano e me lembro perfeitamente de quando os escrevi.
 
2011 foi um ano bem produtivo, em muitos sentidos.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Eu gosto muito da Baiana' date=' mas ela também não gostou de The reader e o filme entrou tanto no Globo como no Oscar.

 

[/quote']

 

Mas ela mesma admitiu que pode ser que muita gente goste. E, aliás, realmente espero que não esteja no nível do The Reader, pq aí teria poucas chances de eu gostar também.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

albert nobbs é de fato horripilante, escrito por um roteirista de quinta (em q mundo os caras do satellite indicam esse filme em melhor roteiro adaptado?!?!)

 

achei a até então boa wasikowska bem mal aqui, e aquele carinha par romântico dela, péssimo

 

masssss ai vc vê 2 atuações q se não são perfeitas, de um nivel altissimo, muito melhores q muito das indicadas nos últimos anos

 

vamos ser sinceros: será uma grande piada se glenn close e janet mcteer não forem ao menos indicadas esse ano

 

não, isso não vai acontecer 11

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pra mim, como já disse, os prêmios principais (SAG, GG e OSCAR) serão todos de Close. Mesmo que ela não vença esses dos críticos que estão saindo nessas semanas. Também não acredito nessa coisa de atriz certa, a não ser pra eles, os votantes. Sempre premiam de acordo com uma certa conveniência e, na minoria das vezes, acertam, como no caso da Cottilard, da Swank, só pra citar os mais recentes.

 

O The Reader não é um grande filme. É ótimo, bem enquadrado, tecnicamente muito bem realizado, bem filmado, tem uma montagem cênica interessante mas o roteiro é um tanto maniqueísta pelas escolhas que faz da metade pro fim. E, tirando o espetáculo de atuação do Fiennes, mesmo a grande Winslet (e aquela maquiagem deplorável) não consegue a atuação fodástica que eu esperava. Se o Nobbs for desse nível será ótimo mas bem distante de estar entre os grandes filmes do ano (e, pelo começo, não é tudo isso mesmo).
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Se o Nobbs for desse nível será ótimo mas bem distante de estar entre os grandes filmes do ano (e' date=' pelo começo, não é tudo isso mesmo).[/quote']

 

Ah, não. O Nobbs é bem pior que The Reader.

 

leomaran2011-12-07 08:52:29

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

rampart é bem fraco, pra não dizer ruim. direção e roteiros simplórios

 

harrelson tá bem, mas não o indicaria nem a pacas (prefiro o evans em puncture a ele)

 

não estou vendo nenhuma grande atuação de ator esse ano (pitt é o melhor até agora visto)

 

ou não! fassbender em a dangerous method tá bem d+++!! regrinha ridicula de não poder indicar o mesmo ator na mesma categoria

 

ele podia muito bem ser indicado em a dangerous method e shame na principal e em x-men origins como coadjuvante

 

fassy chutando bundas esse ano 16

D4rk Schn31d3r2011-12-07 09:14:50

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Nossa!!! Se o Nobbs é pior do que o The Reader, já to com medo então! O que vai sobrar deve ser só a Close mesmo!

 

Que triste ler que o Rampart não é tão bom. Espero este com a mesma ansiedade que espero o Warrior, principalmente por causa dos atores centrais (Hardy e Woody). Mas ainda não desanimei totalmente.

 

Fassy é O CARA desse ano!!!! Parece que tudo que ele fez se aproximou da perfeição!!! Ansiosíssimo por Shame e Method!!! FASSY!!! FASSY!!! FASSY!!!

 

Não to querendo fazer apostas agora porque to vendo que as coisas estão bem instáveis esse ano!!! Mas, talvez, se tivesse que arriscar, as minhas opções para vencedores nas cinco categorias que o Renan citou, só trocaria o Pitt pelo Fassy. O resto, até hoje, seria igual.
bs11ns2011-12-07 10:29:07
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu gostei, ainda que moderadamente, de Albert Nobbs. O roteiro é falho em muitos pontos, principalmente no que tange ao desenvolvimento dos personagens de Wasikowska e Johnson, mas a direção é eficiente, evocando uma clima estranho que é ideal para a evolução dos intrigantes Albert e Hubert Page (Janet McTeer).

 

As performances de Close e McTeer, uma como o contraponto da outra, são extraordinárias. A primeira mostra que realmente tem muita familiaridade com o personagem, e seu trabalho é tão sutil que através de expressões, olhares e nuances vocais mínimas podemos captar os aspectos da personalidade de Albert. E é fascinante ver como Close consegue combinar frieza e humanidade naquele estranho homenzinho. Já sua colega impressiona pela veracidade e naturalidade com que retrata seu não menos excêntrico personagem, usando de uma sagacidade cênica que a mantém sempre no tom perfeito.

 

Acho muito difícil que Glenn não seja indicada; é uma performance notável. Aliás, torço para nomeação dupla: em Atriz e Canção Original, que é belíssima. Quanto a McTeer, me parece o tipo de performance que é premiada por associações de críticos - quem sabe se nas próximas semanas ela não desponta como uma das favoritas?
Oberon2011-12-07 11:19:03
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Não acho The Reader deplorável, longe disso. Acho o começo do filme muito bom. Envolvente, uma montagem brilhante deixando o ritimo fluído entre idas e vindas no tempo. A trilha do Nico é fabulosa. A construção da relação entre os dois é linda e muito verdadeira, sem excessos. Até o meio do segundo ato é um grande filme. Tem as melhores cenas de sexo que vi em muito tempo e a personagem da Hanna, naquele começo, é fabulosa. Fria, dura, mas com um escape que nem ela entende direito. A relação dos dois é construída de forma incrível.

 

O filme começa a desandar quando o julgamente acaba. Na realidade quando entendemos o mote de Hanna, aí sim o filme cai por terra. Pq sustentar a fuga da relação e do trabalho justificada no medo de escancarar seu analfabetismo é interessantíssimo e pouco explorado no cinema, mas justificar a escolha dela no julgamente baseado nessa questão já não é mais crível. É aí que o roteiro começa a se perder. As escolhas feitas a partir desse momento, ferram com o filme.

 

...

 

Albert Nobbs é fraquinho mesmo. Acho a atuação da McTeer longe desses elogios todos. Muito longe. O filme pertence única e exclusivamente a Glenn Close.

 

...

 

Saulo colocou muito bem. Brenda Blethyn monstra em London River. Deveria levar tudo que é prêmio. Que atuação. Fiquei boquiaberto na mostra passada quando vi o filme. É embasbacante.

 

 

 

FeCamargo2011-12-07 12:23:50

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Concordo que Brenda em Londo River foi monstra. Mas só agora esse filme estreou lá? Que coisa...

 

 

 

Pra mim o Oscar será assim:

 

Filme: O artista

 

Diretor: O artista

 

Ator: George Clooney

 

Atriz: Meryl Streep

 

Ator C: Plumer

 

Atriz C: Spencer

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Vou procurar esse London River. Depois de ver Brenda em Segredos e Mentiras não duvido nadinha que ela esteja muito acima das atuações desse ano (até mesmo da Meryl, pro meu desgosto 04).

 

Pra mim o The Reader tem momentos excepcionais. Tipo uns dez minutos no começo, depois mais uns 15 quando ele descobre que ela se foi, mais uns cinco quando ele está lidando com seus conflitos no julgamento e a soberba cena final do Fiennes, que me devastou profundamente. Mas não é um filme que me empolgue, me deixe com os olhos brilhando talvez porque a justificativa dele não se sustente.

 

Tirando o contexto histórico do filme, não creio na entrega de uma pessoa a uma condenação que poderia significar (como significou) o fim de sua vida por causa de um motivo tão estúpido. Por mais que ela soubesse de tudo que estava acontecendo, soubesse o que estava fazendo, ela teve uma oportunidade de redenção, poderia ter lutado pela vida. E essa opção do roteiro de fazê-la pagar da forma como foi apresentada, não me  convence pois soa manipulada e fake demais. Com o personagem do Fiennes a escolha foi outra. Ele sempre pôde se redimir, tirar de si a culpa e acabou fazendo isso mesmo depois de tanto tempo. Suas atitudes são muito mais compreensíveis e dignas de empatia.

 

Esses altos e baixos prejudicaram demais o andamento do filme e, no final, dá uma sensação de que os culpados foram "punidos" através da Hanna, como se ela não tivesse outra escolha. Me lembrou muito o que senti quando assisti Vera Drake. É um filme que eu amaria de paixão não fosse a terrível mania que alguns diretores têm de criar personagens que simplesmente aceitam as punições por seus erros sem sequer tentar lutar por seus argumentos. Fiquei com uma raiva tão grande daquele rio de lágrimas do Vera Drake que nunca mais assisti o filme de novo. O The Reader me causa mais ou menos a mesma sensação.  
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mas isso é uma questão sua. Você tem que ver se é fiel ao perfil do personagem a decisão apática que ele toma.

 

Em The Reader e em Vera Drake são condizentes. Mas em um, essa decisão não é crível e é dela que começa a desandar o filme, no outro, já é perfeitamente plausível e extremamente bem construída. Mas ao meu ver, em ambos elas são sim fieis ao perfil dos personagens.

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Achei London River belíssimo e não só Brenda que destrói tudo em cena. Agora os dois outros filmes do Rachid que vi, Foras da Lei e Dias de Glória, achei duas merdinhas se brincar.

 

 

 

Mas eu de fato, nunca imaginei que só iria estrear nos EUA essa semana, faz mais de ano que eu vi se brincar. 06.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Exatamente. As decisões serem fieis aos personagens justifica o quanto eles são inverossímeis e muito fora da realidade. No caso de Vera Drake, o efeito da autocomiseração dela é ainda pior porque acaba com toda a família, todos são afetados. O que ela esconde é milhares de vezes mais grave e trágico do que o orgulho besta de Hanna que prefere morrer a abrir mão dele.

 

Na boa, eu no lugar da Vera iria levar tudo até as últimas consequências. Tentaria me defender sempre pra não deixar minha família desamparada. Pensaria nos meus filhos em primeiro lugar. Quanto à Hanna eu pensaria em mim. Sem ninguém, sendo julgada e tendo a oportunidade de me salvar, porque não???? Por orgulho, pra não despertar a pena alheia???? De que valeu isso??? É uma personagem um tanto quanto mal delineada pois ela nem deveria tentar se defender então. Deveria fazer como a personagem de Vera: não falar nada!!! Pra que aquele dramalhão todo se no final ela própria se condenou???? Não faz sentido! A construção já começou errada e deu naquilo. Enfim, não que o filme seja uma droga, mas tá longe de ser um grande filme.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Houston Film Critics Society

 

Best Picture

Drive, Film District
Extremely Loud & Incredibly Close, Warner Bros.
Midnight in Paris, Sony Pictures Classics
Take Shelter, Sony Pictures Classics
The Artist, The Weinstein Company
The Descendants, Fox Searchlight
The Help, Dreamworks & Touchstone
The Tree of Life, Fox Searchlight
War Horse, Dreamworks & Disney
Win Win, Fox Searchlight

Best Director

Alexander Payne, The Descendants
Michel Hazanavicius, The Artist
Nicholas Winding Refn, Drive
Terrence Malick, The Tree of Life
Woody Allen, Midnight in Paris

Best Actor

Brad Pitt, Moneyball
George Clooney, The Descendants
Jean Dujardin, The Artist
Michael Fassbender, Shame
Michael Shannon, Take Shelter

Best Actress

Elizabeth Olsen, Martha Marcy May Marlene
Meryl Streep, The Iron Lady
Michelle Williams, My Week with Marilyn
Tilda Swinton, We Need to Talk About Kevin
Viola Davis, The Help

Best Supporting Actor

Albert Brooks, Drive
Alex Shaffer, Win Win
Andy Serkis, Rise of the Planet of the Apes
Armie Hammer, J. Edgar
Christopher Plummer, Beginners

Best Supporting Actress

Janet McTeer, Albert Nobbs
Jessica Chastain, The Help
Melissa McCarthy, Bridesmaids
Octavia Spencer, The Help
Shailene Woodley, The Descendants

Best Screenplay

Alexander Payne, Nat Foxon & Jim Rash, The Descendants
Michel Hazanavicius, The Artist
Tom McCarthy, Win Win
Will Reiser, 50/50
Woody Allen, Midnight in Paris

Best Cinematography

Emmanuel Lubezki, The Tree of Life
Guillaume Schiffman, The Artist
Janusz Kaminski, War Horse
Robert Richardson, Hugo
Thomas Newton Segel, Drive

Best Song

“Lay Your Head Down,” from Albert Nobbs, music & lyrics by B. Bryne & G. Close
“Life’s a Happy Song,” from The Muppets, music & lyrics by Bret McKenzie
“Star-Spangled Man,” from Captain America, music & lyrics by Alan Menken
“The Living Proof,” from The Help, music & lyrics by Mary J. Blige
“Think You Can Wait,” from Win Win, music & lyrics by The National

Best Score

Alexandre Desplat, Harry Potter and the Deathly Hallows, Part 2
Harry Escott, Shame
John Williams, The Adventures of Tin-Tin
John Williams, War Horse
Ludovic Bource, The Artist

Best Foreign Film

13 Assassins, Magnet Releasing
Elite Squad: The Enemy Within, New Video
I Saw the Devil, Magnet Releasing
The Artist, The Weinstein Company
The Skin I Live In, Sony Pictures Classics

Best Documentary

Buck, Sundance Selects
Cave of Forgotten Dreams, IFC Films
Project Nim, Lionsgate
The Elephant in the Living Room, NightFly Entertainment
Undefeated, The Weinstein Company

Best Animated

Adventures of Tin-Tin, Dreamworks
Happy Feet Two, Warner Bros.
Kung Fu Panda 2, Dreamworks
Puss in Boots, Dreamworks
Rango, Paramount
Winnie the Pooh, Disney

Worst Film of the Year

Jack and Jill, Columbia
Red Riding Hood, Warner Bros.
The Sitter, 20th Century Fox
The Smurfs, Columbia
The Twilight Saga: Breaking Dawn, Part 1, Summit Entertainment
Your Highness, Universal

2011 Humanitarian Honor – Joanne Herring
2011 – Lifetime Achievement – Jeff Bridges
Oberon2011-12-11 12:21:07
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Domingo cheio de premiações!

 

Boston Society of Film Critics

 

Best Picture -  The Artist

Best Actor -  Brad Pitt for Moneyball

Best Actress -  Michelle Williams for My Week with Marilyn

Best Supporting Actor -  Albert Brooks for Drive

Best Supporting Actress -  Melissa McCarthy for Bridesmaids

Best Director -  Martin Scorsese for Hugo

Best Screenplay -  Steven Zaillian, Aaron Sorkin and Stan Chervin for Moneyball

Best Cinematography -  Emmanuel Lubezki for Tree of Life

Best Documentary -  Project Nim

Best Foreign-Language Film -  Incendies

Best Animated Film -  Rango

Best Film Editing (awarded in memory of Karen Schmeer) -  Christian Marclay for The Clock

Best New Filmmaker (awarded in memory of David Brudnoy) -  Sean Durkin for Martha Marcy May Marlene

Best Ensemble Cast -  Carnage

Best Use of Music in a Film -  Tie: Drive and The Artist

Oberon2011-12-11 17:40:22
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...