Jump to content
Forum Cinema em Cena

Cotas em Universidades


Travis Bickle
 Share

Você é a favor da adoção do sistema de cotas em universidades ?  

19 members have voted

  1. 1. Você é a favor da adoção do sistema de cotas em universidades ?

    • Sim
      10
    • Não
      43


Recommended Posts

  • Members

Se a cota é tão inútil e segrega o que dizer do vestibular em si? O que dizer dos cursinhos em si? O que dizer da seleção feita há anos e não se teve tanto questionamento quanto esta nova seleção? 17

 

O vestibular é uma prova de empenho, dedicação, esforço. O cursinho de nada adianta se a pessoa não demonstra interesse e dedicação nele. Tudo é seleção, PLutão. Todos querem estar na USP e numa multinacional. Por isso é necessário que se escolha. Escolha dos melhores, dos mais esforçados. Por mim não é o Anglo que faz o aluno ir bem no vestibular. É o próprio aluno, e o seu esforço. O que são os cursinhos então? Uma fonte de estudo direcionada a vestibulares, que pode ser também feita de maneira própria.

 

Sobre o assunto já falei antes várias vezes o que penso.
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 433
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Pera lá... que precise haver escolha num emprego é perfeitamente compreensível... Agora haver escolha para entrar numa escola? Isso é absurdo para dizer o mínimo! Não é função da escola escolher o melhor e sim FORMAR o melhor.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Argumentos ridículos como "pobreza no Brasil tem cor" e "O Estado deve recompensar os negros" tira a discussão de qualquer vão de seriedade. Estudei em colégio particular a vida toda e estou no segundo ano de cursinho. O colégio não garante nada, o Ensino Médio anda uma porcaria também nas escolas particulares, ou alguém acha possível aprender em uma sala com 100 alunos?09 Há muito o que ser revisto, desde a estrutura primária do processo educacional até a forma de seleção das faculdades.

Cotas são paliativas e ofensivas. Meu pai era pobre, morava na roça em uma casinha caindo aos pedaços. Trabalhou para bancar os próprios estudos em uma faculdade particular e hoje gerencia toda uma região para a Gerdau. Se há algo que conta pontos a favor do capitalismo é a política de mérito, e é disso que o vestibular se trata. 03
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Vestibular não trata de mérito, sorry Lola... o sistema de ensino dos EUA, por exemplo, sim. Vc é avaliado durante TODA a sua vida escolar, ou seja, vc é condicionado a ser o melhor aluno desde o pré-primário.

 

Aqui no Brasil, não... posso ter estudado nas melhores escolas, tirado as melhores notas. Se acordar de ovo virado no dia do vestibular tomo ferro. Que mérito é esse, não reconhecido na hora necessária?
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Vestibular não trata de mérito' date=' sorry Lola... o sistema de ensino dos EUA, por exemplo, sim. Vc é avaliado durante TODA a sua vida escolar, ou seja, vc é condicionado a ser o melhor aluno desde o pré-primário.

 

Aqui no Brasil, não... posso ter estudado nas melhores escolas, tirado as melhores notas. Se acordar de ovo virado no dia do vestibular tomo ferro. Que mérito é esse, não reconhecido na hora necessária?
[/quote']

 

Se a pessoa fosse obrigada a prestar um vestibular na vida toda, eu até te entenderia, mas como você bem sabe, as pessoas tem muitas oportunidades de ingressar em uma universidade de nível pelo menos razoável, eu acho que alguém que leva ferro em todas as provas não deve apenas culpar o fato de ter acordado em um mal dia.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sim. E não podemos comparar a educação nos EUA com o que ocorre aqui. Somos uma democracia que ainda está engatinhando nesse sentido. Não acho o vestibular justo, prova disso é o que estou passando pra entrar na universidade.09 Mas já que o sistema não dá sinal de mudanças, acho que a forma de seleção, capengante como está, ainda é democrática, pois põe dentro de um curso quem se mostrou MAIS merecedor dele. Afinal, com as vagas insuficientes, muitos bons alunos, incluso os oriundos de escolas particulares, não conseguem entrar.

Link to comment
Share on other sites

  • Members


Se a pessoa fosse obrigada a prestar um vestibular na vida toda' date=' eu até te entenderia, mas como você bem sabe, as pessoas tem muitas oportunidades de ingressar em uma universidade de nível pelo menos razoável, eu acho que alguém que leva ferro em todas as provas não deve apenas culpar o fato de ter acordado em um mal dia.
[/quote']

 

Eu me referia aos vestibulares mais tcham como o da USP e o da Unicamp ao qual vc deve estar bem familiarizado.

 

O fato é que tem muitas pessoas que foram alunos relapsos a vida toda e na hora do vestibular acordaram pra vida... Qual o mérito aí? E o que dizer das pessoas que, possuidoras de uma sorte danada e horas infinitas fazendo cruzadinhas no jornal, passam na USP? Que belo critério de seleção esse, hein?

 

Um exemplo concreto: meu primo estudou a vida inteira em escola particular, tirou as melhores notas, estava sempre entre os 5 melhores alunos da sala... Seu sonho era Medicina na Unicamp. Fez cursinho e prestou o vestibular CINCO vezes E NÃO PASSOU na Unicamp, vindo a fazer o curso na PUC. Pelo seu raciocínio, meu primo não é capaz então de entrar numa Unicamp? Hum-hum... thumb
Dook2007-06-23 17:46:05
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Sim. E não podemos comparar a educação nos EUA com o que ocorre aqui. Somos uma democracia que ainda está engatinhando nesse sentido. Não acho o vestibular justo' date=' prova disso é o que estou passando pra entrar na universidade.09 Mas já que o sistema não dá sinal de mudanças, acho que a forma de seleção, capengante como está, ainda é democrática, pois põe dentro de um curso quem se mostrou MAIS merecedor dele. Afinal, com as vagas insuficientes, muitos bons alunos, incluso os oriundos de escolas particulares, não conseguem entrar.[/quote']

 

E vc ainda acha o sistema 'democrático'?? Um sistema que exclui os bons alunos é justo? 09
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Pera lá... que precise haver escolha num emprego é perfeitamente compreensível... Agora haver escolha para entrar numa escola? Isso é absurdo para dizer o mínimo! Não é função da escola escolher o melhor e sim FORMAR o melhor.

 

Primeiro: pare de sonhar. não tem faculdade pra todo mundo. por isso é preciso escolher.

 

Segundo: escolhendo através de uma prova, você põe no ensino superior aqueles que estão aptos para acompanhar o ensino superior. Ainda tem muita gente (seja de escola´pública ou particular) que sai do ensino médio sem saber interpretar texto ou a tabuada.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Primeiro: pare de sonhar. não tem faculdade pra todo mundo. por isso é preciso escolher.

 

Primeiro: nem todos querem fazer faculdade. Meu cunhado é um deles... sua alegria é ser pedreiro... 06

 

Segundo: há faculdades de sobra! Existem faculdades hoje que abolem o vestibular por baixo dos panos para ter mais alunos em suas salas. A coisa cresceu tanto que o MEC já teve que intervir. Se não me engano' date=' está proibida a criação de novos cursos superiores de Direito devido ao exorbitante número de cursos que existem no mercado... Tente de novo...

 

Segundo: escolhendo através de uma prova, você põe no ensino superior aqueles que estão aptos para acompanhar o ensino superior. Ainda tem muita gente (seja de escola´pública ou particular) que sai do ensino médio sem saber interpretar texto ou a tabuada.

 

Se a pessoa consegue sair do ensino médio sem saber uma tabuada, então o problema é do sistema de ensino e é um problema congênito. Num sistema adequado, a pessoa que não sabe tabuada não chega nem na 4ª série... Portanto, não é papel do vestibular ser o 'paladino' da seleção natural de alunos que devem entrar nas faculdades... Até pq o mercado de trabalho - o VERDADEIRO avaliador das capacidades profissionais e acadêmicas da pessoa - já faz essa seleção e de forma muito mais justa até.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Segundo: há faculdades de sobra! Existem faculdades hoje que abolem o vestibular por baixo dos panos para ter mais alunos em suas salas. A coisa cresceu tanto que o MEC já teve que intervir. Se não me engano' date=' está proibida a criação de novos cursos superiores de Direito devido ao exorbitante número de cursos que existem no mercado... Tente de novo...

 
[/quote']

 

É memo?*

 

Então porque tem tanta gente que faz 2, 3 anos de cursinho pra tentar passar na faculdade? Existe bastante faculdade de coisas como direito, pedagogia, administração, etc... Mas nas áreas mais concorridas não há faculdade para todos os que querem. Se fosse assim, estaríamos com um mercado cheio de engenheiros.

 

*eu sempre quis dizer isso aqui no fórum06

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Então porque tem tanta gente que faz 2' date=' 3 anos de cursinho pra tentar passar na faculdade? [/quote']

Pq essa gente quer passar na MELHOR faculdade (USP, Unicamp, etc.). Vc acha que alguém vai ficar 3 anos no cursinho para passar numa faculdade mequetrefe?
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Então porque tem tanta gente que faz 2' date=' 3 anos de cursinho pra tentar passar na faculdade? [/quote']

Pq essa gente quer passar na MELHOR faculdade (USP, Unicamp, etc.). Vc acha que alguém vai ficar 3 anos no cursinho para passar numa faculdade mequetrefe?

 

E quem quer ficar numa faculdade mequetrefe?07
Link to comment
Share on other sites

  • Members
 

E vc ainda acha o sistema 'democrático'?? Um sistema que exclui os bons alunos é justo? 09

 

Não! Não acho o sistema ideal. Só penso o seguinte: ou ele muda completamente através de uma hipotética revolução estudantil, ou ele fica como está. O que não dá é pra criar um subsistema que venha a inflamar ainda mais a competição já acirrada nas universidades públicas.12

 

E covenhamos, Daniel...dizer que o cara que faz palavra cruzada passa no vestibular é um pouco complicado. Nesse seu raciocínio, devo ser um camundongo, pois vou para o terceiro vestibular e posso te garantir que nem uma tonelada de revistinhas do gênero me colocariam na UFRGS.09

 

 As faculdades particulares, além de ruins, são caríssimas. Uma coisa é pagar 250 reais num cursinho como eu estou pagando e outra, bastante diferente, é pagar 700 paus de mensalidade em uma particular. Veja que na PUC, única instituição particular verdeiramente valorizada, o cara é obrigado a pagar todos os créditos no primeiro semestre! Alguns cursos chegam à bagatela de R$1.500,00 por mês. Vc acha que uma família de classe média tem condições de cobrir uma despesa  dessas?

 

Espero que entenda o meu raciocínio: se é pra meter a mão na massa e mudar todo o processo, ótimo, mas se é pra fazer merda e encorajar a discriminação racial, então que fique como está. Joãozinho passou? Passou. Beleza. A vaga é dele e ninguém tira. Não me importo de ser reprovada, desde que meu desempenho, não a minha cor, determinem essa condição.03
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Concordo com a Lola honey.

 

Não é a idéia do vestibular que é errada em si. Mas o ensino fundamental e médio no país. Se o ensino é ruim, e não existe lá uma grande quantidade de vagas para variados cursos... (faço minhas as palavras do Anakin: qualquer um que quiser se forma em direito e administração. Ter uma boa formação e ser um bom profissional é que é para poucos)... Já que tudo é falho na base, qual a melhor forma de se "escolher" quem vai ocupar essas poucas vagas, senão por um concurso público?

Não é o vestibular em si que devemos condenar, mas o ensino mesmo.

 

Um exemplo: Alguns cursos, por incrível que pareça, com tanta gente tentando entrar na faculdade, tem vagas ociosas, porque os alunos não conseguem atingir a pontuação mínima. Isso é culpa do vestibular? Ou culpa do ensino?

 

Até o tipo de ensino é errado. A gente aprende 3 mil coisas que nunca vai precisar na vida, em vez de aprender coisas que realmente valham de algo para a formação de um ser humano, não importando a área que ele queria escolher. O atual sistema não educa, treina maquininhas para passarem no vestibular (e digo que treinam mal).

 

Realmente, o ideal era que o ensino fosse de qualidade, que se ensinassem coisas realmente valiosas para a vida de alguém e que existissem uma boa quantidade de cursos variados e mercado de trabalho para todos. Mas, longe do sistema ideal de ensino... e dentro desse esquema falho de não valorização da educação... a única coisa que ainda se mostra coerente com a porcaria que se tem é um concurso público para escolher quem vai entrar e quem não vai. Aí, para quebrar de vez a única coisa coerente com o atual sistema ruim, vem uma coisa pior, que é romper a qualidade de se pôr na faculdade pessoas aprovadas em um concurso, privilegiando outras pessoas pela cor (?????) e pela classe social.

 

O que mais querem inventar para ridicularizar ainda mais a situação da educação no Brasil?

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

4''OBS''.

 

 

1.Se houvesse universidade pública para a grande maioria das pessoas, o nível iria ser muito inferior ao atual, apesar de vestibular ser um processo de seleção injusto e segregador, ele de certa forma ainda consegue colocar geralmente os mais aptos para cursar o nível superior.

 

 

2.Vestibular é uma grande fonte de lucro para as universidades.

 

 

3.No mercado de trabalho, o diploma conta muito, mas se o cara for bom mesmo e por azar fez uma universidade particular, ele pode se sair melhor do que alguém que tenha feita Pública, pois diploma não te leva a lugar nenhum, ele apenas facilita a vida.

 

4.

ou ele muda

completamente através de uma hipotética revolução estudantil' date=' ou ele

fica como está. [/quote']

 

 

Até hipotéticamente isso é impossível, me diga quem irá liderar e manipular a massa de estudantes?Ou você acha que tem algum universitário ligando para tal causa. Infelizmente no Brasil é assim, quando o problema deixa de ser seu, a pessoa tende a esquece-lo.

 

 

 

 

Aquiles2007-06-24 09:06:23

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ótimas as colocações da Veras. 10

 

Até hipotéticamente isso é impossível' date=' me diga quem irá liderar e manipular a massa de estudantes?Ou você acha que tem algum universitário ligando para tal causa. Infelizmente no Brasil é assim, quando o problema deixa de ser seu, a pessoa tende a esquece-lo.
[/quote']

 

Não, não é impossível. A idéia de reformar o ensino médio e melhorar a infra-estrutura das universiddades públicas de forma a oferecer mais vagas é bem velha e já vinha do governo FHC. Lula engatinhou bastante, mas as negociações não evoluíram. Não se trata de criar mais universidades, como ele fez parecer, mas de aperfeiçoar e dinamizar as já existentes. Cabe ao Estado colocar a educação como prioridade para o país e tratá-la com a seriedade que merece. Acertar os ponteiros no ensino fundamental e no médio, já seria um grande avanço em direção à reforma.03
Scarlet Rose2007-06-24 19:33:04
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Argumentos ridículos como "pobreza no Brasil tem cor" e "O Estado deve recompensar os negros" tira a discussão de qualquer vão de seriedade. Estudei em colégio particular a vida toda e estou no segundo ano de cursinho. O colégio não garante nada' date=' o Ensino Médio anda uma porcaria também nas escolas particulares, ou alguém acha possível aprender em uma sala com 100 alunos?09 Há muito o que ser revisto, desde a estrutura primária do processo educacional até a forma de seleção das faculdades.

Cotas são paliativas e ofensivas. Meu pai era pobre, morava na roça em uma casinha caindo aos pedaços. Trabalhou para bancar os próprios estudos em uma faculdade particular e hoje gerencia toda uma região para a Gerdau. Se há algo que conta pontos a favor do capitalismo é a política de mérito, e é disso que o vestibular se trata. 03
[/quote']

 

Adoro ofensas. 03

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Méritos? Fazer pro merecer? Será mesmo que toda a glória que se apresenta aqui é digna de nota? 17

 

Além disto, não cabe a universidade, que busca o saber fazer isto. A prova do vestibular só é uma desculpa para arrecadar e selecionar. Além disto, a prova em si não tem funcionalidade nenhuma dentro do curso que se faz.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...