Jump to content
Forum Cinema em Cena

Preconceito


Michel M.
 Share

Qual tipo de preconceito você julga ter de forma mais explícita?  

63 members have voted

  1. 1. Qual tipo de preconceito você julga ter de forma mais explícita?

    • Preconceito de raça.
      5
    • Preconceito de classe.
      7
    • Preconceito de religião.
      4
    • Preconceito de sexualidade.
      16
    • Preconceito intelectual
      13
    • Outro tipo(qual?)
      3
    • Não tenho preconceito algum (pense antes de votar nessa)
      8
    • Mais de um dos exemplos citados.
      13


Recommended Posts

  • Members

É um exemplo infeliz mesmo, e isso ocorreu , está ocorrendo e vai continuar a ocorrer não apenas de minha parte, como de grande parte da população brasileira pois o preconceito não é apenas de cima para baixo, há preconceito de baixo para cima.

 

Nacka, não quero discutir sobre se o fato ocorreu ou não, mas apenas te digo que em São Paulo há em um espaço fisico muito pequeno classes baixas, médias e alta e há muita interação entre elas, e essas interações nem sempre são pacificas!
Link to comment
Share on other sites

  • Members

E você' date=' é provido de algum tipo de preconceito?[/quote']

 

Sim. Acho que todo mundo tem preconceito porque ninguém consegue não assimilar conceitos pré-definidos ao que é diferente e desconhecido. Não que isto seja um motivo conformista para nos acomodarmos aos nossos preconceitos, afinal, se analisarmos bem, a maioria deles só atrasa a nossa vida.

 

 

 

Falando por mim, no momento só consigo lembrar de um tipo de preconceito que ainda é forte em minha personalidade: contra animais que não são de estimação. Se eu (por exemplo) vir uma cobra ou um morcego no meu jardim, minha ignorância me causará um medo que me fará ou matá-los ou espantá-los de uma forma não biologicamente apropriada.

 

 

 

Se eu lembrar de outros, posto aqui.

 

 

 

Lembrei de um bem importante: ainda tenho algum grau de preconceito contra mim mesmo por ser homossexual (homofobia), mesmo porque me assumi apenas no ano passado e o início do meu processo de auto-aceitação se faz recente. Fiquei tanto tempo (21 anos) "no armário" que agora preciso reconstruir minha identidade.cHem!caL B®o2007-01-01 18:06:50

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Sei lá, isso de repente pode ser devido a idéia esteriotipada de que o perfil de um trombadinha seja de alguém com calças largas caindo,  camisetas gigantes e boné.

 No entanto muitos adolescentes usam roupas assim, hoje em dia.  Sejam eles brancos ou negros.

 Nos EUA o perfil de bandidos lá é de negro, 25 anos e nível superior imcompleto.

 

 Afff! Sei la, acho que se tu encontrasse tais pessoas em um shopping, tu não teria tanto medo.

 

 Qto ao preconceito, gosto de pensar que superei todos... mas por outro lado acho que não.

 No entanto confesso que tenho alguns amigos gays que têm algumas atitudes muito escandalosas em público.

 Daí qd a gente saí, falo o tempo todo "menos", "psiu"... 

 

 Não se sei se é pq sou tímida e isso me incomoda. Tb não sei se eles são doidões assim por serem gays.

 Mas isso nunca impediu que fossemos amigos ou que deixassemos de sair juntos... embora seja estranho a gente disputar o mesmo cara...

 

 Chemi, vc se assumiu cedo 10.  Há pessoas notoriamente gays, que vivem décadas num casamento de aparência.

 

 Tu perdeu amigos por se assumir?

 
Maria shy2007-01-01 18:20:15
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Acho que tenho preconceito de religião.

 

Talvez pq eu não leve a sério nenhuma delas' date=' eu não consigo entender o motivo de tanta gente se dedicar a elas.

 

 

 

[/quote']

 

 

 

Esse preconceito muitas pessoas tem, inclusive eu, também não consigo entender o motivo de tantas pessoas se dedicarem a elas...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

É um exemplo infeliz mesmo' date=' e isso ocorreu , está ocorrendo e vai continuar a ocorrer não apenas de minha parte, como de grande parte da população brasileira pois o preconceito não é apenas de cima para baixo, há preconceito de baixo para cima.

 

Nacka, não quero discutir sobre se o fato ocorreu ou não, mas apenas te digo que em São Paulo há em um espaço fisico muito pequeno classes baixas, médias e alta e há muita interação entre elas, e essas interações nem sempre são pacificas!
[/quote']

 

Pô, vc abre um tópico  sobre preconceito e não quer discutir o que escreveu18. Aliás, o que vc escreveu? Não tenha medo de repetir, não vou julgar ninguém, pois não estou aqui para isso; mas sim para discutir as causas.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Acho que todo mundo tem, mesmo que diga que não. Na vida mesmo, você olha pra pessoa e já rotula sem nem mesmo conversar, isso é o que mais acontece hoje em dia. Todo Mundo faz isso, até eu... A pessoa pode ser super interessante, ter os mesmos gostos que você e tal, só que você se bloqueia a se aproximar dela por preconceito que só de olhar pra ela você criou.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Parece que todos são corretos e estão desprovidos de preconceito e infelizmente fui crucificado pelo o que eu postei aqui!

 Por isso editei. 

  

E você' date=' é provido de algum tipo de preconceito?

 
[/quote']

 

 Não acho que tu deveria ter editado. É o que tu pensa.

 Talvez reformulado. 

 Sei que tu não é racista, pq te conheço.

  Mas escrito como tava pareceu que tu era  preconceituoso! 

 

 A maioria  de nós tem pré - conceito, uns mais outros menos.´

 É que é dificil admitir isso.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Há uma lista enorme de minha parte, mas, por hora, irei apenas as citar, depois os explicarei melhor. O meu objetivo aqui é encorajar as pessoas a confessarem, para, desse modo, termos uma discussão isenta de hipocrisia, ou seja, uma discussão que realmente possibilite  sabermos as causas de tal comportamento , e assim melhor combatê-lo.

 

Preconceito contra membros de torcida organizada.

 

Preconceito intelectual, mas esse é muito raro já que eu me considero um cara capaz de conversar qualquer coisa, desde os sexos dos anjos até a mais pura idiotice(para alguns), dependendo do gosto da pessoa.

 

Preconceito contra negos quando estou andando de noite nas ruas. E sim, negos mesmo, não gosto de chamar de negro, soa estranho. Alguns acham que isso é preconceito, mas considero apenas um caso do que chamamos predominância da linguagem coloquial. Se não quiser acreditar, estou cagando, pois estou com a consciência tranqüila.

 

Preconceito contra gays escandalosos, isto é, aqueles que considero que fazem de tudo para chamar a atenção, e ainda utilizam a sua homossexualidade como desculpa para fazer o que querem.

 

Preconceito contra modismos. Se todo mundo começa a usar uma roupa por estar na moda, eu sou sempre o último a usá-la,e ainda fico falando pra mim mesmo o quanto as pessoas são frívolas.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Falando por mim' date=' no momento só consigo lembrar de um tipo de preconceito que ainda é forte em minha personalidade: contra animais que não são de estimação. Se eu (por exemplo) vir uma cobra ou um morcego no meu jardim, minha ignorância me causará um medo que me fará ou matá-los ou espantá-los de uma forma não biologicamente apropriada.

[/quote']

 

Hahahaha, se esse for seu preconceito, vc já está no céu, rapaz. 06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu gostaria de fazer umas perguntas:

 Se não podemos discriminar raça e os direitos são iguais para todos, a quota para negros nas universidades não é uma medida racista a todos q não sejam negros? e preconceituosa que classifica todo negro como pobre, burro e incapaz de chegar a universidade pública a não ser empurrado? 

 

A quota para negros não está empurrando preconceitos pra frente e dando embasamento aos mesmos? Quem gostaria de ser operado por alguem q entrou na universidade através da quota e não teve capacidade de entrar por meios normais? Vc confiaria num profissional desses seja lá de q raça for?

 

E qual o propósito do feriado do dia da consciencia negra????
abelha2007-01-01 22:44:29
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Eu gostaria de fazer uma pergunta:

 Se não podemos discriminar raça e os direitos são iguais para todos' date=' a quota para negros nas universidades não é uma medida racista a todos q não sejam negros? e preconceituosa que classifica todo negro como pobre, burro e incapaz de chegar a universidade pública a não ser empurrado? 

 

E qual o propósito do feriado do dia da consciencia negra????
[/quote']

 

Concordo com vc, esse é um exemplo de discriminação racial, é quase um Apartheid.

 

Mulheres tb sofrem preconceito, muitas delas por limitações físicas; outras por ''ilimitações'' 06. A vaidade feminina também contribui para isso, mas por outro lado, é de um charme irresistível que eu, sinceramente, lamentaria muito se fosse abdicada.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 É.  Meio nonsense.

 

 Não acho que seja pq os negors sejam julgados burros.

 Acho que é pq alguns de nós  são racistas. 

 Daí a maioria deles tem menos oportunidades, os menores salários, não estudam em escola particulares, nem fazem cursinhos,  daí suas chances são menores na hora do vestibular. 

 

 

 Eu tenho preconceito contra gay escandalosos e minas pervas,  que paqueram seu namorado descaradamente na sua frente.

 

 Afff!... na verdade eu não me sentira legal com qquer pessoa que se comportasse assim, perva, gay ou não.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Achei interessante esse texto, e pode contribuir para a discussão(se alguém aí for preguiçoso, leia, pelo menos, os três primeiros parágrafos):

O que é preconceito e a origem dos preconceitos

A complexidade da real origem dos preconceitos é uma das grandes dificuldades que o ser humano enfrenta para entender como respeitar e amar o próximo de forma objetiva e sensata.

Embora esse assunto ainda seja pouco comentado, os preconceitos podem ser divididos em dois segmentos: um segmento é maléfico à sociedade e o outro benéfico. O segmento maléfico é constituído de preconceitos que resultam em injustiças, e que são baseados unicamente nas aparências e na empatia. Já o segmento benéfico é constituído de preconceitos que estabelecem a prudência e são baseados em estatísticas reais, nos ensinamentos de Deus ou no instinto humano de autoproteção. Em geral, os preconceitos benéficos são contra doenças contagiosas, imoralidades, comportamentos degradantes, pessoas violentas, drogados, bêbados, más companhias, etc. Na verdade, é muito difícil definir o limite correto entre preconceito maléfico e preconceito benéfico. Por isso, a liberdade de interpretação pessoal deveria ser sempre respeitada.

É importante entendermos, também, que cultivar o amor ao próximo não significa exterminar preconceitos. Tentar destruir preconceitos à força é cultivar o paganismo e deixar entrar todo tipo de sujeira comportamental na nossa sociedade. No paganismo, (atualmente camuflado sob o título de “pluralismo” e “laicismo”) tudo é permitido e nada é considerado errado.

Na década de 90, supostos defensores de direitos humanos (agindo como defensores de “anomalias humanas”) deformaram a palavra preconceito, a palavra amor, a palavra cultura e várias outras. Parece que a intenção era confundir o significado destas palavras e abrir caminho para oficializar práticas pagãs na sociedade brasileira. De fato, nos anos seguintes constatamos o aumento do homossexualismo, do feminismo, da infidelidade conjugal, dos rituais satânicos em diversas regiões, da prostituição em diversos níveis e de outros comportamentos degradantes e imorais “justificados” como festivos e culturais.

Infelizmente, uma parte da mídia vem usando uma máscara de amor ao próximo para condenar as discriminações de caráter preventivo e apregoar a indiscriminação total e generalizada. Essas pessoas, de ideais utópicos e estranhos, têm atribuído conotações exclusivamente pejorativas, à palavra preconceito, para desmoralizá-la e destruir seu efeito preventivo (o lado benéfico). No fundo, querem semear “ervas daninhas” em nosso meio e contaminar a nação com hábitos idólatras e pagãos.

Ao contrário do que tais pessoas têm apregoado, tudo o que não devemos fazer, nesta área, é praticar a discriminação injusta e precipitada, contra o nosso próximo, seja ele quem for ou quem quer que aparente ser. No entanto, fazer uso de conceitos concebidos de maneira prévia, porém comprovados estatisticamente ou orientados por Deus (através da Bíblia), é um direito legítimo porque faz parte do nosso sistema de defesa; todo cidadão deve ter a liberdade e o direito de fazê-lo sempre que achar necessário.

A estrutura biológica humana também faz uso de preconceitos (de anticorpos) para se defender de vírus e bactérias caracterizados como nocivos. Em geral, os anticorpos repudiam tais invasores antes que se multipliquem e contaminem todo o corpo (um efeito preventivo de origem natural). A medicina avançada também produz vacinas artificiais para desenvolver preconceitos biológicos (do sarampo, da poliomielite, do tétano e de várias outras doenças consideradas infecto-contagiosas). O objetivo é deixar o sistema imunológico preparado para quando o vírus nocivo chegar, o corpo, já vacinado (previamente avisado), esteja prevenido e se defenda antes que o vírus se multiplique e cause maiores problemas. Portanto, o preconceito por si só não é sinônimo de sub­desenvolvimento. Na verdade, quando bem usado é sinônimo de prevenção e de prudência. A maioria dos povos civilizados e prósperos desenvolveu-se fazendo separação entre o certo e o errado e o bem e o mal. E, o preconceito, quando fundamentado em experiências reais ou nos ensinamentos de Deus, é um método preventivo que se antecipa ao erro e ao mal evitando a disseminação de maus hábitos e a conseqüente destruição da sociedade.

Se desejamos combater o preconceito injusto e a discriminação indevida, a solução não é impor igualdade mascarada e fictícia por intermédio de leis. A solução é admitir e esclarecer as diferenças, as aparências e as realidades para que o sistema de defesa humano as compreenda e não rejeite o que for normal e saudável. Tentar impor qualquer tipo de igualdade, por força de lei, é semear a falsidade, a hipocrisia, o desrespeito e, por conseqüência, a violência. Amar, não é simples­mente compreender, tolerar e querer bem ao próximo. Amar o próximo é também ter a coragem de repreendê-lo para que se torne bem-sucedido como ser humano e cidadão.

Já é hora de o brasileiro compreender que a liberdade pacífica, de praticar o justo e fundamentado preconceito (o benéfico), é mais útil a uma nação do que a proibição de usar a intuição humana e o prévio conceito como medida preventiva. Só as pessoas inconseqüentes, ou muito inocentes, é que entendem que devemos considerar todo mundo em igualdade absoluta e irrestrita (sejam sadios, doentes, crianças, homens, mulheres, gays, lésbicas, estupradores, prostitutas, gente de bem, ladrões, aidéticos, etc.). No entanto, as pessoas sensatas e equilibradas, que se preocupam com o futuro da humanidade e que sabem dosar o amor com a disciplina, enxergam a necessidade da moderação nestas questões. Na verdade, precisamos respeitar o comportamento de cada pessoa segundo seu merecimento individual. Temos que levar em conta o risco de boa ou de má influência que cada pessoa ofereça.

Valvim M Dutra
Extraído do capítulo 5 do livro
Acorda Brasil.

Site: http://www.renascebrasil.com.br/f_preconceito.htm
filmesking2007-01-01 23:01:22
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 É.  Meio nonsense.

 

 Não acho que seja pq os negors sejam julgados burros.

 Acho que é pq alguns de nós  são racistas. 

 Daí a maioria deles tem menos oportunidades, os menores salários, não estudam em escola particulares, nem fazem cursinhos,  daí suas chances são menores na hora do vestibular. 

 

 

 Eu tenho preconceito contra gay escandalosos e minas pervas,  que paqueram seu namorado descaradamente na sua frente.

 

 Afff!... na verdade eu não me sentira legal com qquer pessoa que se comportasse assim, perva, gay ou não.
[/quote'] O meu chefe é negro. Não estuda pq não quer, condiçoes pra isso ele tem e tb dá ao filho dele.

A antiga empresa q trabalhava é de dois irmãos negros! Os funcionários na maioria são brancos mas brancos e negros na mesma função ganham o mesmo, ou seja, todos ganhavamos pouco. Além do que os negros e brancos de baixa renda são os q mais filhos tem e nem todos com a mesma mulher, então temos brancos e negros com filhos de raças diferentes a sua.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 Não acho que seja pq os negros sejam julgados burros.

 Acho que é pq alguns de nós  são racistas. 

 Daí a maioria deles tem menos oportunidades, os menores salários, não estudam em escola particulares, nem fazem cursinhos,  daí suas chances são menores na hora do vestibular. 

 

 

[/quote']

 

Pois é Shy, mas existe esse sistema de quotas pelo fato da maioria dos negros serem pobres, e o ensino público fundamental ser ruim; então ser a favor dele se torna quase a mesma coisa que ser a favor da continuidade dessa situação.  Além disso, esse sistema não ajuda muito, pois se uma pessoa entra em uma universidade sem o devido mérito, é provável que ela se forme da mesma maneira, sem contar que alguns podem encarar como um ato de caridade.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Meu querido,

Pela lei, TODOS deveriam ser iguais.

 

Sem privilegios então a esta ou aquela pessoa por ser lá de que cor for.

Não é pq existe o racismo e a discriminação social que as medidas implantadas devem seguir a mesma linha e dar direitos diferentes aos negros, assim como seria errado dar deveres diferentes a estes.

Na verdade quando vc privilegia alguns por sua raça vc está dando exigencia diferente aos demais.

 

Nenhuma raça e inferior as demais, mas tb não é superior ok?

Direitos e deveres iguais para todos!
abelha2007-01-02 00:08:39
Link to comment
Share on other sites

  • Members

ainda que eu lute contra....

 

marquei a opção 5, mas com incríveis restrições.

 

1) acho que tenho um certo proconceito com a valorização da falta da inteligência de algumas pessoas...

o fato de alguns não terem acesso a estudos e tudo mais não induz ao gostar de ser ignorante...

 

2) admito preconceito também com quem valoriza imensamente um intelectualismo próprio que é falso.

cansei de conhecer pessoas que se julgam mais inteligentes, espertas e cultas que outras só pq leu meia dúzia de livros... e ainda os repete  ipsis litteris.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Parece que todos são corretos e estão desprovidos de preconceito e infelizmente fui crucificado pelo o que eu postei aqui!

 Por isso editei. 

  

E você' date=' é provido de algum tipo de preconceito?

 
[/quote']

 

 Não acho que tu deveria ter editado. É o que tu pensa.

 Talvez reformulado. 

 Sei que tu não é racista, pq te conheço.

  Mas escrito como tava pareceu que tu era  preconceituoso! 

 

 A maioria  de nós tem pré - conceito, uns mais outros menos.´

 É que é dificil admitir isso.

 

 

 

Shy,

Novamente vou ter que concordar com você (pode paracer que qestou sendo puxa-saco heheh mas não é isso hehehe)

 

Era exatamente o que eu queria dizer. Tenho PRÉ-CONCEITO, ou seja, muitas vezes julgo uma pessoa antes de conhecer ela. Isso é normal, todos somos assim, mas nunca ofendi ou exclui a pessoa por esse pré-conceito. No máximo não tive interesse em conhecer.

 
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...