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Forum Cinema em Cena

Caos nos Aeroportos


Marko Ramius
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  • Administrators

 

Controladores pedem desculpas. Negadas.

 

 

 

 

A

ABCTA (Associação Brasileira dos Controladores de Tráfego Aéreo),

entidade que reúne os controladores militares, divulgou uma nota

pedindo "perdão à sociedade brasileira" por causa do motim do dia 30.

Diz ainda que eles não medirão esforços para recuperar a confiança da

sociedade brasileira. O texto manifesta respeito “ao governo federal,

ao Comando da Aeronáutica e, principalmente às bases do militarismo:

hierarquia e disciplina". Da minha parte, não está desculpado. Militar

não faz greve. Espero que o IPM se encarregue dessa gente. E a

Aeronáutica poderia fazer o favor de fechar o site da entidade,

destinado ao proselitismo. Quem quer se dedicar ao sindicalismo tem de

procurar uma carreira civil. Isso é tão óbvio, que chega a ser ridículo

escrever. Ademais, vejam só: desde novembro do ano passado, estou

pedindo: “Sai daí, Waldir Pires”. Finalmente, ele saiu.

 

Reinaldo Azevedo

 

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Top Posters In This Topic

  • Administrators

 

Cada problema tem que ser tratado separadamente, um não deve sobrepor o outro, a questão dos controladores deve ser analisada sob alguns aspectos, o do serviço essencial que não pode parar, o risco de segurança que isso pode causar, os danos contra a população, a insurdinção, motim devem julgados. O outro aspecto é o da reinvidicação, maiores salários, menos carga de trabalho, melhores equipementos entre outros, é óbvio que a situação clama urgência.

 

A legitimidade da causa não deve anistiar a suposta insubordinação.

Big One2007-04-06 11:01:28

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Veja,na minha modesta opinião. Supondo q os controladores não fizessem algo radical como fizeram, são militares, devem apenas cumprir ordens de boca fechada. Com 99,9% de chance de acertar, tenho a nítida impressão de q a coisa seria abafada, embromada até ser esquecida(ainda não estou tão certo de q não va ser assim apesar da manifestação dos controladores, a gente mora no Brasil)e aí meu amigo, as coisas podiam(e ainda podem) voltar à aparente normalidade, com vôos saindo no horário e viajantes contentes, mas nos bastidores o controle de vôo continuaria sendo uma panela de pressão, com gente trabalhando sob péssimas condições e apenas no aguardo da próxima tragédia. Considero essa patifaria q os controladores fizeram quase como um mau necessário; pq do contrário tudo ia ficar do modo como está... Se é q não vai ficar... Aliás, o controle aéreo pelo q se está vendo, era um problema grava faz muito tempo, e a coisa só não veio a tona muito antes exatamente pelo fato de q são militares, não podem descumprir ordens e nem reclamar. Só tomou as proporções de agora depois do acidente da Gol; q foi como uma gota d'água...

 

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CRISE AÉREA              

 

 

 

Presidente prometeu tomar as duas medidas na esteira do motim dos controladores

 

 

 

Casa Civil não foi acionada para analisar modificação na estrutura do ministério; desde criação, em 99, chefes da pasta têm pouco poder

 

 

 

IGOR GIELOW

 

SECRETÁRIO DE REDAÇÃO

 

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

 

 

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez duas promessas na esteira da crise decorrente do motim dos controladores de vôo, há uma semana: que os militares teriam o seu "PAC" (Programa de Aceleração do Crescimento) e que o Ministério da Defesa seria reestruturado. Apenas a primeira deverá correr de forma efetiva.

 

De acordo com Lula, ambas as promessas seriam tocadas a partir de uma reunião do Conselho Nacional de Defesa, daqui a algumas semanas. Mas, segundo a Folha apurou, isso é tão improvável quanto garantir que a crise aérea acabou.

 

O que deve acontecer é reforço em programas militares, como o reequipamento das Forças Armadas. Só a Marinha tem pronto um plano de R$ 2,6 bilhões para dez anos, que poderiam ser acessados caso fossem feitos descontingenciamentos de royalties a que teria direito.

 

A FAB (Força Aérea Brasileira), no centro da crise atual, acalenta desde 2001 o sonho de ter aviões de interceptação e caça decentes, helicópteros e aviões de patrulha. Viu naufragar o programa F-X, dos caças, e uma série de soluções-tampão serem adotadas. O controle aéreo também precisa de investimentos. Tudo isso parece estar encaminhado, na esteira da crise.

 

Mas alguma mudança estrutural no Ministério da Defesa por ora é apenas promessa. Na Casa Civil, por onde todo estudo desse tipo passaria, não há nem sinal de pedido de análise.

 

O problema é um só: os militares apenas toleram o Ministério da Defesa. Muito menos por alguma saudade da ditadura, mas porque estão pouco propensos a perder poder real. A Defesa foi criada por Fernando Henrique Cardoso em 1999, sendo saudada como um marco na normalidade pós-redemocratização. A rigor, ela deveria ocupar o papel do antigo Emfa (Estado-Maior das Forças Armadas).

 

Mas pelo temor respeitoso que o poder civil tem dos militares, o ministério não ganhou poder real. Ficou responsável pela Política de Defesa Nacional, que nunca saiu do papel.

 

E vieram os problemas. Seu primeiro ocupante, Elcio Álvares, caiu após ser acusado de ligação com o crime organizado. Aí foi criado o "modelo Geraldo Quintão". Ex-advogado-geral da União, Quintão foi colocado no lugar de Álvares para acalmar as coisas. Os militares mantiveram sua autonomia.

 

Com Lula, foi ensaiada uma mudança. O embaixador José Viegas assumiu e propôs um estudo sobre a estrutura do ministério e das Forças, feito pela Fundação Getúlio Vargas.

 

O veredicto: o ministério poderia ser um gestor dos programas compartilháveis das Forças, racionalizando gastos, integrando políticas. Organismos como os hospitais militares seriam geridos de forma unificada, e não por cada um dos braços armados. A estrutura da Defesa é enxuta, para termos ministeriais: cerca de 600 servidores. O estudo da FGV previa a inserção dessa estrutura na organização das Forças.

 

Na prática, contudo, isso tiraria poder dos escalões militares gestores, o que para os comandantes significa enfraquecer a instituição. Não por acaso, Viegas começou a ser chamuscado, num processo que culminou com sua demissão por atrito com o Comando do Exército.

 

Agora Lula promete voltar à idéia da reestruturação, mas o mais provável no momento é que o Grupo de Defesa Aérea de Anápolis receba novos caças no médio prazo.

 

Srta Moore2007-04-06 13:17:03

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A coisa está chegando aonde eu temia. Já se ouve aqui e ali... Agora á culpa do caos aéreo é dos controladores.... Esse malditos q ganham muito pra fazer quase nada ' date=' na maior tranquilidade com equipamentos de última geração...

 

[/quote']

 

 

 

Não é bem assim colega, os equipamentos ESTÃO obsoletos e prejudiciais à saúde, e quanto ao salário... o salário de um ALMIRANTE da marinha brasileira é equivalente ao de um sargento do exército dos Estados Unidos da América. E olha que o cargo de almirante é o maior cargo da marinha, agora imagina o de um controlador de vôo que é sargento?

 

Imagina a responsabilidade que é ter que monitorar um céu tão movimentado, com tantas vidas no céu e na terra, e ganha pouco? Poxa você precisa se informar mais...

 

Olha não concordo de forma alguma com a greve que eles fizeram, pois isso tem a ver com Segurança Nacional, mas o que eles fizeram foi "quem está no céu desce e quem vai decolar não decola mais". Sinto muito por ter chegado a um ponto tão extremo, de 154 pessoas terem morrido, e todo este caos acontecer para que fosse divulgado a merda que é o atual Controle do Espaço Aéreo Brasileiro. É isso...

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Mais...

 

Ao tentar expor as verdadeiras situações do tráfego aéreo nos livros de ocorrência dos órgãos operacionais, sofrem perseguições de chefias militares.

 

São PROFISSIONAIS e obrigados a monitorar vôos e milhares de vidas acima do recomendado pelas NORMAS DE SEGURANÇA.

 

Não tem direito de protestar pela falta de opeadores.

 

Tem dispensas médicas ou férias interrompidas pela convocação de oficiais superiores a fim de suprir a falta de operadores.

 

Tem que se desdobrar para prestar serviço seguro quando ocorrem falhas de comunicação nas chamadas zonas cegas.

 

 

 

Já são 6 meses de crise e não há nenhuma sinalização positiva para as dificuldades enfrentadas pelos Controladores de Tráfego Aéreo, e ao contrário, elas se agravaram. Agora já não basta mais as dificuldades de ordem técnica-trabalhista, e eles são acusados de sabotadores, numa tentativa de encobrir as falhas de gestão no sistema.

 

A questão é que eles não confiam nos equipamentos que eles tem que trabalhar e não confiam em seus superiores.

 

E é muito fácil culpar alguém desse jeito quando cai um avião, é muito fácil falar: Foram eles, a culpa é deles.

 

Mas ainda assim, não tem certo e errado nessa história, e sim há, os que perderam suas vidas.

 

Escrevo isso baseando nas informações que obtive. Essa situação é lamentável, e o pouco caso do governo com isso, é cabuloso.

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A coisa está chegando aonde eu temia. Já se ouve aqui e ali... Agora á culpa do caos aéreo é dos controladores.... Esse malditos q ganham muito pra fazer quase nada ' date=' na maior tranquilidade com equipamentos de última geração...

 

[/quote']

 

 

 

Não é bem assim colega, os equipamentos ESTÃO obsoletos e prejudiciais à saúde, e quanto ao salário... o salário de um ALMIRANTE da marinha brasileira é equivalente ao de um sargento do exército dos Estados Unidos da América. E olha que o cargo de almirante é o maior cargo da marinha, agora imagina o de um controlador de vôo que é sargento?

 

Imagina a responsabilidade que é ter que monitorar um céu tão movimentado, com tantas vidas no céu e na terra, e ganha pouco? Poxa você precisa se informar mais...

Olha não concordo de forma alguma com a greve que eles fizeram, pois isso tem a ver com Segurança Nacional, mas o que eles fizeram foi "quem está no céu desce e quem vai decolar não decola mais". Sinto muito por ter chegado a um ponto tão extremo, de 154 pessoas terem morrido, e todo este caos acontecer para que fosse divulgado a merda que é o atual Controle do Espaço Aéreo Brasileiro. É isso...

 

E vc colega, precisa ler com mais atenção... Vc já ouviu falar em sarcasmo e ironia??? Vc leu os meus outros posts acima??

 

EU CONCORDO COM VC!!!!!

 

 

 

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Ah colega, desculpa a minha falta de atenção, é que eu dei uma lida rápida e vi apenas a parte que você aparentemente estava falando mal disso.

 

É que meu marido é do Exército, ele me explicou a situação. Evidentemente que ps sargentos estavam errados, pois a partir do momento em que o juramento é prestado, as regras tem que serem seguidas.

 

Mas no Brasil temos um grave problema político, .... aposto que você sabe do que estou falando. Assim, infelizmente, mas infelizmente mesmo o ato dos controladores de vôo foi justificado, pois a injustiça política no Brasil é extrema. Nós carregamos a Ordem e Progresso na nossa bandeira, porém não a carregamos no Congresso.

 

Nas Forças Armadas não tem brincadeira. Dentro dos quartéis tem perseguição mesmo, porrada, etc. É pesado o negócio.... Mas de qualquer forma colega, desculpa por tê-lo interpretado mal. Feliz Páscoa, abraços!!

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Passageira vai à Justiça por gasto com coxinha

 

Em meio à maior crise aérea brasileira, uma passageira resolveu buscar os seus direito e ingressou no Procon, órgão de defesa do consumidor, para ser ressarcida pela compra de duas coxinhas por R$ 7,60. Sem acordo com a companhia aérea, ingressou na Justiça. A compra foi feita enquanto ela esperava por 7 horas, no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, por um vôo para Caldas Novas, em Goiás.

 

O Procon marcou uma reunião de conciliação entre ela e a empresa aérea, mas não houve acordo, segundo o Fantástico. A empresa aérea não aceitou pagar os R$ 7,60 e nem emitiu um pedido de desculpas.

Sem acordo, a passageira decidiu dar um segundo passo. Entrou com uma ação na Justiça, no Tribunal de Pequenas Causas. O caso ainda não foi julgado.

No Rio de Janeiro, Carlos Gustavo e a mulher voltavam de Natal, no Rio Grande do Norte, em dezembro do ano passado. O vôo atrasou 10 horas e o casal teve de dormir no aeroporto. "Assim que eu cheguei aqui (no Rio de Janeiro) eu falei: não posso deixar isso assim. A primeira coisa que eu fiz foi ligar para o meu advogado", conta Gustavo. Numa decisão inédita, a empresa aérea foi condenada em primeira instância a pagar R$ 2,5 mil.

Como ninguém sabe quando o caos aéreo vai terminar, Procons de vários Estados estão distribuindo nos aeroportos Códigos de Defesa do Consumidor e respondendo às dúvidas mais freqüentes dos passageiros.

Procon-SP dá dicas para enfrentar atrasos aéreos

 

 Procon informa que já instaurou ação civil pública contra a União, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e oito empresas em virtude dos problemas de atrasos em vôos. O processo ainda não teve nenhuma decisão. O órgão ressalta que é obrigação das companhias fornecer assistência aos consumidores (como hospedagem, alimentação, locomoção, quando se fizer necessário).

 

Recomendações (importante para quem pretende viajar)03

 

O Procon-SP ainda orienta os passageiros que enfrentam atrasos a manterem a calma e registrarem os horários de chegada ao aeroporto e realização de check in - isso pode ser feito com tickets de estacionamento, cupom fiscal de lanchonete ou qualquer outro documento. Segundo a instituição de defesa do consumidor, essa é a forma de, posteriormente, em caso de ação judicial, comprovar o atraso e reduzir eventuais prejuízos a negócios ou reuniões que forem perdidas.

Em caso de cancelamento, o Procon orienta o usuário a exigir que a empresa aérea devolva o dinheiro no mesmo dia ou o endosso do bilhete para outro vôo de mesmo destino.

Para evitar filas na área de check in, o passageiro, segundo a nota, deve procurar cumprir o procedimento através de sistemas de auto-atendimento (na internet ou no aeroporto) ou, pessoalmente, um dia antes da viagem

 

Connie2007-04-08 23:45:21
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Passageira vai à Justiça por gasto com coxinha

 

 

 

Em meio à maior crise aérea brasileira' date=' uma passageira resolveu buscar os seus direito e ingressou no Procon, órgão de defesa do consumidor, para ser ressarcida pela compra de duas coxinhas por R$ 7,60. Sem acordo com a companhia aérea, ingressou na Justiça. A compra foi feita enquanto ela esperava por 7 horas, no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, por um vôo para Caldas Novas, em Goiás.

 

 

 

O Procon marcou uma reunião de conciliação entre ela e a empresa aérea, mas não houve acordo, segundo o Fantástico. A empresa aérea não aceitou pagar os R$ 7,60 e nem emitiu um pedido de desculpas.

 

 

Sem acordo, a passageira decidiu dar um segundo passo. Entrou com uma ação na Justiça, no Tribunal de Pequenas Causas. O caso ainda não foi julgado.

 

No Rio de Janeiro, Carlos Gustavo e a mulher voltavam de Natal, no Rio Grande do Norte, em dezembro do ano passado. O vôo atrasou 10 horas e o casal teve de dormir no aeroporto. "Assim que eu cheguei aqui (no Rio de Janeiro) eu falei: não posso deixar isso assim. A primeira coisa que eu fiz foi ligar para o meu advogado", conta Gustavo. Numa decisão inédita, a empresa aérea foi condenada em primeira instância a pagar R$ 2,5 mil.

 

Como ninguém sabe quando o caos aéreo vai terminar, Procons de vários Estados estão distribuindo nos aeroportos Códigos de Defesa do Consumidor e respondendo às dúvidas mais freqüentes dos passageiros.

 

Procon-SP dá dicas para enfrentar atrasos aéreos

 

 

 

 Procon informa que já instaurou ação civil pública contra a União, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e oito empresas em virtude dos problemas de atrasos em vôos. O processo ainda não teve nenhuma decisão. O órgão ressalta que é obrigação das companhias fornecer assistência aos consumidores (como hospedagem, alimentação, locomoção, quando se fizer necessário).

 

 

 

Recomendações (importante para quem pretende viajar)[img']smileys/03.gif" height="17" width="17" align="absmiddle" alt="03" />

 

 

 

O Procon-SP ainda orienta os passageiros que enfrentam atrasos a manterem a calma e registrarem os horários de chegada ao aeroporto e realização de check in - isso pode ser feito com tickets de estacionamento, cupom fiscal de lanchonete ou qualquer outro documento. Segundo a instituição de defesa do consumidor, essa é a forma de, posteriormente, em caso de ação judicial, comprovar o atraso e reduzir eventuais prejuízos a negócios ou reuniões que forem perdidas.

 

Em caso de cancelamento, o Procon orienta o usuário a exigir que a empresa aérea devolva o dinheiro no mesmo dia ou o endosso do bilhete para outro vôo de mesmo destino.

 

Para evitar filas na área de check in, o passageiro, segundo a nota, deve procurar cumprir o procedimento através de sistemas de auto-atendimento (na internet ou no aeroporto) ou, pessoalmente, um dia antes da viagem

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<H2> </H2>

 

 

 

Que situação, ein?09.gif

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Antes que seja tarde, darei minha opinião sobre esse assunto:

Filas gigantescas' date=' balcões de companhias aéreas lotados e muita insatisfação. No aeroporto internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador, no subúrbio, passageiros buscaram, em vão, informações com os funcionários das companhias. Tanto no terminal 1, quanto no 2, se formaram imensas filas para remarcar as passagens. O que mais irritou os passageiros foi a falta de informação tanto por parte da Infraero quanto das companhias.   

Na área da BRA, um passageiro que embarcou em  São Paulo se descontrolou, tentou quebrar o balcão e agrediu a supervisora Margareth Soares, de 42 anos. Antes que fosse detido, o passageiro saiu do aeroporto e embarcou num táxi.

 

Bom, nada justifica qualquer agressão, mas a funcionária precisava ir atrás do prejuízo de um balcão, ínfimo no orçamento da companhia? O que ela ia ganhar com isso? Penso que nada entre aumento de salário, promoção, etc... Como disseram no Yahoo! Respostas, o passageiro deveria pagar os prejuízos, mas o Estado deveria indenizá-lo primeiro.

http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=AmnRFTNQ6Enhp9l540bB_Wbx6gt.?qid=20070402165726AAQzML5

 

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  • 3 weeks later...
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04/05/2007 - 13h20

Oposição se antecipa e rastreia presidentes da Infraero durante gestão FHC

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ANDREZA MATAIS
da Folha Online, em Brasília

Para não ser surpreendido, o PSDB decidiu se antecipar à CPI do Apagão Aéreo e mandou a assessoria do partido fazer um levantamento sobre todos os presidentes da Infraero (estatal que administra os aeroportos) na gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. O deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR), membro titular da CPI, justificou que se encontrar algum problema o próprio partido irá denunciar para evitar "chantagens".

O deputado negou que a intenção seja fazer um acordo com os governistas caso o PSDB encontre irregularidades na Infraero no governo FHC.

"Nós queremos evitar a armadilha de achar que toda vez em que se pretende investigar o governo se diz que isso já existia no governo passado. Queremos ter um diálogo [com a base aliada], mas não um acordo para restringir as investigações."

O partido já levantou informações preliminares sobre os presidentes da Infraero de 1998 a 2002. Nessa lista estão os brigadeiros Adyr Silva (98), Eduardo Bogalho Pettengill (1998 a 2000), além de Fernando Perrone (2000 a 2002), primeiro civil a presidir a empresa e Orlando Boni (02). "Se tiver problema vamos investigar. O levantamento é para sabermos os fatos polêmicos que ocorreram na gestão de cada um dele", disse Fruet.

Estratégia

Fruet apresentou ao presidente da CPI, Marcelo de Castro (PMDB-PI), uma sugestão de cronograma de trabalho que prevê inicialmente a requisição de documentos produzidos pela PF sobre o acidente com o avião da Gol, além dos relatórios do Tribunal de Contas da União (TCU) e de documentos de entidades ligados ao setor sobre a crise aérea.

A fase de apuração dos contratos da Infraero, na opinião do deputado, deve ficar para o final das investigações. A oposição suspeita que os contratos da empresa principalmente com agências de publicidade podem ter sido superfaturados para sustentar campanhas políticas na gestão de deputado Carlos Wilson (PT-PE).

Na época em que presidia a Infraero o deputado era filiado ao PTB, por isso os oposicionistas não descartam que a empresa pode ter sido fonte do esquema do mensalão. O PTB foi um dos partidos que se envolveram no escândalo.

Segundo a Folha Online apurou, a idéia de deixar para o final essa fase das investigações é estratégica. Os tucanos estão certos de que o clima ainda está muito acirrado na CPI e é preciso ter sustentação técnica para justificar o avanço das investigações.

 

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Que beleza, hein tucanos?
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De Porto Alegre a São Paulo são 129 reais,pouca coisa mais caro que de ônibus...fora a comodidade, porque poucos gostam de ficar mais de 12 horas numa estrada...então a parcela da população que usa esse transporte aumentou,não por conforto,mas por necessidade mesmo.

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Notícias da CPI: 1º dia de reunião.

 

08/05/2007

-

16h30

1ª reunião da CPI do Apagão dura 4 horas e não aprova nenhum requerimentoANDREZA MATAIS

da Folha Online' date=' em Brasília

O

primeiro dia de reunião da CPI do Apagão Aéreo foi marcado apenas por

discursos. Durante quase quatro horas, os deputados não votaram nenhum

dos 50 requerimentos apresentados até agora. Optaram por discutir sobre

como será a rotina da CPI.

 

Chegaram ao consenso que os pronunciamentos precisam ser mais curtos para "não cansar quem estiver assistindo em casa".

 

No

total, 26 parlamentares discursaram na reunião de hoje. A CPI tem 25

membros titulares. O clima tenso da última reunião, quando o presidente

e o relator foram eleitos, não se repetiu hoje.

 

A temperatura

só esquentou quando o deputado Carlos Willian (PTC-MG) disse que não

havia a menor necessidade de uma CPI para investigar a crise aérea e

ouviu como resposta da deputada Luciana Genro (PSOL-RS) que ele então

deveria procurar "outra atividade dentro da Câmara".

 

A

tranqüilidade foi resultado do consenso entre oposição e governo sobre

o ponto de partida das investigações. O PT, o PMDB, o DEM (ex-PFL) e o

PSDB concordaram que o primeiro passo deve ser a investigar o acidente

com o avião da Gol para somente depois, numa quarta etapa da CPI se

avançar sobre os contratos da Infraero com empresas para reforma dos

aeroportos e publicidade considerados suspeitos.

 

O PSOL

discordou. "Acho que esse caminho é do oficialismo e com ele não vamos

chegar a nada, mas fica cômodo para a oposição empurrar a investigação

da Infraero porque o problema vem de muito tempo", disse Luciana Genro

(RS).

 

O deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), rebateu a colega.

"Ato de corrupção não tem partido. Vamos investigar tudo, mas a CPI tem

um fato determinado que é o acidente com o avião da Gol", afirmou.

 

A

única divergência entre oposição e governo foi sobre o cronograma de

trabalho apresentado pelo relator, deputado Marco Maia (PT-RS),

considerado muito fechado. "É um pouco amarrado demais, com hora, local

e data para terminar e isso pode prejudicar nossos trabalhos",

queixou-se a deputada Solange Amaral (DEM-RS).

 

O relator explicou. "É apenas um roteiro, sem o objetivo de amarrar a CPI. Precisamos começar de algum lugar", esclareceu. [/quote']

 

Veras2007-05-08 20:51:16

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  • 5 weeks later...
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Política

Quarta, 13 de junho de 2007, 12h20 relogio_noticias.gif Atualizada às 12h38

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Relaxe e goze, diz ministra sobre crise aérea

A ministra do Turismo, Marta Suplicy, desdenhou dos problemas nos aeroportos brasileiros, que desestimula o crescimento do turismo no País. Ela falou sobre o assunto na manhã de hoje durante o lançamento do Plano Nacional do Turismo. Ao ser questionada sobre que incentivo tem o brasileiro para viajar com o caos nos aeroportos, ela disse: "relaxem e gozem, porque depois você vai (sic) esquecer todos os transtornos", aconselhou Marta.

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Militar punido diz à revista que há controlador de vôo gago e surdo

 

Presidente da Febracta confirma conteúdo da revista ‘UM’.
Seu advogado entrará com mandado de segurança na auditoria da Justiça Militar de SP.

O presidente da Federação Brasileira das Associações de Controladores de Tráfego Aéreo (Febracta), sargento Carlos Henrique Trifilio Moreira da Silva, foi penalizado pela Aeronáutica com detenção de pelo menos 24 dias, a partir do dia 2 de julho, por ter dado entrevista à revista “Universo Masculino” e ter seu nome citado em reportagem da revista “Veja”.

Por telefone, o líder dos controladores de vôo confirmou ao G1 o conteúdo da reportagem que provocou sua punição. Ele, no entanto, não quis comentar sobre a punição imposta nesta quarta-feira (20), com receio de piorar a sua situação.

A entrevista

Nos principais trechos da reportagem, a revista da edição de abril (nº 31) credita a Trifilio o aviso de que “o caos voltará porque os controladores vão parar de novo”. Coincidentemente, o tráfego aéreo entrou em colapso e voltou a atrasar a vida dos passageiros por dois dias consecutivos esta semana.

Segundo a publicação, o presidente do Febracta afirmou que seu telefone “está grampeado” e que “a truculência militar é responsável pela crise”.

Ainda de acordo com a reportagem, Trifilio disse que o cargo de controlador de vôo atrai as pessoas não pela função, mas pela estabilidade de um emprego militar. “Entra qualquer um. Eu tenho controlador gago, surdo. Os caras estão na rede, operando. E como precisa de pessoal, eles são habilitados em condições precárias”, publica a revista.

Por telefone, Trifilio disse que irá cumprir a determinação da Aeronáutica de ser confinado, mas contratou o advogado Tadeu Correa para reverter o quadro. “A Constituição não prevê habeas corpus para punição administrativa militar. Porém, a mesma Constituição diz que qualquer pessoa tem direito à defesa. Meu cliente não teve o direito à ampla defesa”, disse Correa.

O advogado prepara um mandado de segurança para ser protocolado, até o final desta semana, na auditoria da Justiça Militar de São Paulo e evitar a detenção de Trifilio.

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Passageiros enfrentam mais um dia de caos nos aeroportos

 

O ministro da Defesa, Waldir Pires, antecipou

o seu retorno ao Brasil para acompanhar de perto a nova crise nos

aeroportos brasileiros, iniciada na última terça-feira, por conta de,

segundo fontes, mais uma operação-padrão dos controladores de vôo.

Os principais aeroportos do país operam com atrasos.

No Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, os aviões

decolam num espaçamento de 20 minutos para o Nordeste e 5 para o Norte,

desde as 6h25. O Aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital

paulista, opera com intervalo de 30 minutos para os terminais do

Nordeste e de Minas Gerais.

 

A decisão de prender, por 20 dias, o presidente da Federação

Brasileira das Associações de Controladores de Tráfego Aéreo

(Febracta), sargento Carlos Trifilio, acendeu a ira da categoria, que

agora ameaça parar durante os Jogos Pan-Americanos. Leia na íntegra.

 

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  • 2 weeks later...
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Palocci fura fila em aeroporto

 

Os aeroportos do país voltaram a enfrentar um novo dia de atrasos. Em São Paulo, as filas tomaram o saguão do aeroporto internacional. Mas nem todos precisaram enfrentá-las.

 

No setor de embarque internacional, foi preciso usar carrinhos para organizar os passageiros. A fila se perdia pelos corredores do aeroporto. “Já estou esperando há umas duas horas”, reclamou uma passageira.

Mas a espera não foi igual para todos. O deputado federal Antônio Palocci furou a fila. “Não é justo, né? Eu tive que esperar, mas eu fiz certinho”, disse outra passageira.

Indignação e cansaço são sentimentos comuns nos aeroportos brasileiros. “A gente pega a passagem e não sabe se viaja. Quando viaja, não sabe se volta”, protestou um rapaz.

Segundo a Infraero, no Aeroporto Internacional de São Paulo, de cada seis vôos, um atrasou. O número de atrasos não significa que, desta vez, todo mundo viajou como planejado. Muitos aviões estavam saindo no horário correto, mas levando passageiros que não conseguiram embarcar na segunda-feira, por isso alguns passageiros de vôos da noite desta quarta-feira tiveram que esperar até o dia seguinte.

A viagem de um para o Japão foi adiada por um dia. Com passagens compradas e bilhetes nas mãos, ouviram que não havia lugar para eles no vôo. “Disseram que não vai sair e não garantem nem para amanhã”, contou uma das passageiras do grupo.

http://jg.globo.com/JGlobo/0,19125,VTJ0-2742-20070703-289518,00.html#

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Palocci fura fila em aeroporto

 

Os aeroportos do país voltaram a enfrentar um novo dia de atrasos. Em São Paulo' date=' as filas tomaram o saguão do aeroporto internacional. Mas nem todos precisaram enfrentá-las.

 

[/quote']

 

Passageiros enfrentam mais um dia de caos nos aeroportos


 

Relaxe e goze' date=' diz ministra sobre crise aérea

 [/quote']

 

 

é por essas e outras que cancelei minhas passagens aéreas, peguei meu dindim de volta e irei pegar a estrada nas férias, pé no acelerador e sem perrengues 16
Connie2007-07-04 17:05:11
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Pois é, Connie.

É inacreditável a incompetência e incapacidade deste (des)governo de resolver esta crise. E depois a ministra turista do Turismo vem com "relaxa e goza" e o ex-ministro ainda fura fila em aeroporto.

 

9 meses de crise e contando...

 

Surreal.
skellington2007-07-04 17:17:51
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