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Forum Cinema em Cena

Caos nos Aeroportos


Marko Ramius
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Pois é' date=' Connie.

É inacreditável a incompetência e incapacidade deste (des)governo de resolver esta crise. E depois a ministra turista do Turismo ainda vem com "relaxa e goza" e o ex-ministro ainda fura fila em aeroporto.

 

Surreal.
[/quote']

 

exato querido Skellingnton, surreal, inacreditável, seria facilmente evitável todo esse Caos que aí está, mas aqui no nosso país é assim mesmo né? não há nada para que se prevenir, e sim remediar quando a "merlin" já ocorreu 12 para a "nossa" ministra é fácil dizer isso, mas quem fica igual indigente dormindo em bancos e no chão de aeroportos são os outros e não ela e nem ninguem da familia dela, Palloci que o diga né?12 por isso que meu Marido e Eu decidimos, se é pra ficar dormindo em aeroporto é melhor por gasolina no tanque, pisar fundo no acelerador e curtir as férias sem maiores transtornos e constrangimentos 03
Connie2007-07-04 17:19:57
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Ainda bem q raramente viajo de aviao (apenas p/ cruzar o Atlantico) pois sempre me virei bem de busao. Prefiro passar horas num Cometao viajando a permanecer prostrado' date=' sem satisfacoes ou suporte algum, num aeroporto... Se bobear o tempo perdido acaba sendo o mesmo!09[/quote']

 

é mais do que lógica a sua opinião querido Soto, por exemplo, é melhor pegar um ônibus e pegar a estrada em um Trajeto Rio - São Paulo que dura aproximadamente 6:00 horas do que ficar mais do que isso dormindo em Bancos de aeroporto ou até mesmo no chão frio, só passando raiva e aporrinhação durante horas a fio, sem contar que dá pra tomar umas cervejinhas nas paradas, já que o atendimento nas companhias aéreas está deverasmente franciscano05
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  • 2 weeks later...
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Keduard... ooops, Osama Bin Laden ataca S. Paulo?

17/07/2007 - 19h12
Avião bate em depósito da TAM em Congonhas

Da Redação

Atualizado às 20h22

Um avião da TAM que transportava 170 passageiros sofreu um acidente quando pousava em Congonhas na noite desta terça. A aeronave, um airbus A320, derrapou na pista, atravessou a avenida Washington Luiz e se chocou contra um posto de combustíveis de bandeira Shell e um depósito de cargas da própria TAM. O acidente causou um grande incêndio, e o fogo consome neste momento o depósito, que fica na rua Otávio Tarquino de Souza, perto do aeroporto. O prédio corre risco de desabamento.

O vôo JJ 3054 vinha de Porto Alegre, de onde decolou às 17h16. Ainda não há um balanço oficial sobre o número de vítimas. Segundo os bombeiros, pelo menos seis feridos já foram resgatados. Há duas vítimas identificadas, ambas atendidas no Hospital Alvorada, em Moema: Eduardo Silva Teixeira, de 35 anos, é funcionário da TAM, estava no prédio atingido e foi atendido com abalo emocional. A segunda vítima atendida pelo hospital é Lilian Souza, de 22 anos, com escoriações leves. De acordo com a assessoria de imprensa, o hospital reforçou sua equipe de plantão para atender novos feridos.

A TAM não consegue ainda determinar a extensão dos danos, nem a existência de vítimas. Mas informa que disponibilizou um número de chamadas gratuitas para atender aos familiares dos passageiros e tripulantes deste vôo: 0800 117900.

O aeroporto de Congonhas está fechado para pousos e decolagens desde as 18h45, e os vôos estão sendo redirecionados para Cumbica.

Pelo menos 20 equipes do Corpo de Bombeiros trabalham para controlar o incêndio, e dezesseis ambulâncias estão no local. Segundo informações preliminares, cinco funcionários da TAM estariam presos dentro de um elevador do depósito da companhia aérea.

De acordo com Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a avenida Washington Luis está interditada nos dois sentidos na altura da rua Otávio Tarquino de Souza. A avenida 23 de Maio também está fechada. A interdição causa cerca de cinco quilômetros de congestionamento no local.

O presidente Lula convocou uma reunião com os ministros Franklin Martins, Walfrido Mares Guia e Dilma Roussef para discutir o assunto.

Ontem, outro avião derrapou após pousar na recém reformada pista principal do aeroporto, o que causou a suspensão das operações em Congonhas. O avião parou de bico na área de grama.

Leia a íntegra do comunicado da TAM:

A aeronave da TAM Airbus A320, vôo JJ 3054, que partiu de Porto Alegre, às 17h16, com destino ao aeroporto de Congonhas (SP), sofreu acidente no pouso no aeroporto em São Paulo.

Neste momento não podemos determinar a extensão dos danos ou de possíveis lesões sofridas pelos ocupantes do avião, passageiros e tripulantes. Uma equipe da TAM já está no local e outros técnicos da companhia estão a caminho. A assistência de emergência também está sendo prestada pelo Corpo de Bombeiros, Infraero e outras autoridades aeronáuticas.

A TAM já ativou seu Programa de Assistência às Vítimas e Familiares e disponibilizou um número de chamadas gratuitas voltado para o atendimento aos familiares dos passageiros e tripulantes deste vôo: 0800 117900.

Qualquer outra informação relevante será comunicada imediatamente pela TAM.


============================

 

Link para o pessoal comentar a respeito:

 

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Engraçado que todo mundo vive falando de compreender o outro, mas surge uma oportunidade fazem piadinhas a respeito. Azar se o Keduardo fala besteira, mas estas piadinhas mostram muita coisa...

 

 

Mas voltando ao assunto.

Mais um acidente aéreo, com vários responsáveis, mas ao mesmo tempo ninguém indica quem são.

O governo demonstra a sua incapacidade em lidar e resolver  assuntos complexos, mesmo que estes sejam impostantíssimos e delicados.

Outra coisa é os aeroportos de São Paulo não têm a mínima condição de suportar a escalam que suportam. São Paulo por si só já é uma péssima região para centralizar os vôos, além do emaranhado de linhas aéreas é uma cidade muito chuvosa e sempre com neblina, e os aeroportos se encontram no meio da cidade, num local limitado (ao contrário do aeroporto de Confins aqui em Minas que fica bem longe da cidade e possui uma ampla região plana e vaga ao redor)...
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No caso do keduardo/lorshake, faço piadinhas com gosto... 03

 

Cumbica não está no meio da cidade... E conforme já foi elucidado em algum outro lugar por aqui, Congonhas foi construída numa época em que a região em questão era quase um subúrbio... Hoje é um ponto nevrálgico da cidade.
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Putz, passei ali hj mesmo

É um completo absurdo, era só uma questão de tempo pra acontecer algo assim.

Não adianta os pilotos reclamarem da pista e do tráfego, tem que morrer quase 200 pessoas pras autoridades aceitarem que é verdade mesmo...

Ontem mesmo havia derrapado outro avião lá.

 

 

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That's all folks:

 

17/07/2007 - 21h53

"Tem 200 mortos aí", diz coronel dos bombeiros sobre acidente da TAM

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Para o coronel do Corpo de Bombeiros Manuel Antonio da Silva Araújo, dificilmente haverá sobreviventes no vôo 3054 da TAM, que sofreu um acidente na noite desta terça-feira. "Tem 200 mortos aí", disse ele ao prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, no local do acidente. O vôo tinha 176 pessoas a bordo, segundo a TAM.

O avião derrapou quando pousava no aeroporto de Congonhas (zona sul de São Paulo), cruzou a avenida e bateu contra um depósito da TAM Express --empresa de transporte de cargas-- que fica do lado oposto, na avenida Washington Luís (veja como foi). O choque provocou um incêndio de grandes proporções.

De acordo com outro bombeiro no local, o capitão Mauro Lopes, o incêndio já foi controlado, mas ainda há focos localizados. Uma parte do prédio, segundo ele, desabou --o risco de queda total ou de outras partes ainda é avaliado.

O avião, um Airbus A-320, partiu de Porto Alegre com destino a São Paulo às 17h16. A TAM não informou as identidades das pessoas que estavam na aeronave e disse que primeiro informará aos familiares. A TAM ativou seu Programa de Assistência às Vítimas e Familiares e disponibilizou o número 0800 117900.

Por volta das 21h30, 71 carros dos bombeiros ajudavam nas buscas, segundo a assessoria de imprensa da corporação. Os oficiais isolaram a área e pedem que a população colabore, evitando o local e acompanhando as buscas por intermédio dos meios de comunicação. As casas do quarteirão estão sendo isoladas.

Seis pessoas que estavam nas imediações do local do acidente foram socorridas com vida. Três delas estão em estado grave, segundo a Secretaria Municipal de Saúde --elas estavam no prédio da TAM, e não eram passageiros nem tripulantes do vôo 3054. No Alvorada, foram atendidas três pessoas.

Por conta do acidente, a avenida Washington Luís está interditada, de acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). A lentidão se reflete nas avenidas 23 de Maio e Rubem Berta. A recomendação é para que os motoristas evitem a zona sul da cidade.

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Agora vai...

 

17/07/2007 - 22h21
Fila de macas retira corpos do local do acidente da TAM

 

São Paulo - A reportagem testemunhou a retirada de pelo menos 20 corpos carbonizados em macas do local do desastre do vôo 3054 da TAM. Uma fila de trabalhadores de resgate faz a remoção dos corpos, que são embarcados em carros do Instituto Médico Legal (IML). Não é possível determinar se as vítimas retiradas estavam a bordo do avião ou no prédio atingido pelo aparelho. Durante essa operação, uma das paredes do prédio ameaçou ruir, provocando a fuga dos trabalhadores que atuavam no local.

A Secretaria de Estado da Saúde paulista confirmou a morte de uma vítima do acidente. Segundo a assessoria da pasta, uma funcionária da TAM foi levada para o Hospital Dante Pazzanese, no Ibirapuera, mas faleceu. Por enquanto, não há informações sobre a identidade da vítima, cujo corpo agora será encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML).

Em clima de muita tensão, familiares e amigos ocupam as imediações do balcão da TAM, no Aeroporto Internacional Salgado Filho, na capital gaúcha, exigindo a rápida divulgação da lista de passageiros que estavam no vôo 3054 acidentado em São Paulo da TAM. O avião sofreu acidente em São Paulo após pousar no aeroporto de Congonhas. Míriam Batista contou que o cunhado iria para São Paulo a trabalho e criticou a falta de informações da companhia aérea. "Não consigo saber nada", declarou, sem ter certeza de que ele embarcou no vôo 3054.

O advogado Roni Menezes da Silva disse que sua mulher aguardou por 20 minutos no 0800 117900 e recebeu a informação de que a lista não seria divulgada por telefone. "Eles têm a lista", disse Silva, olhando para o balcão da companhia. "Fornece logo a lista, acaba com essa angústia", pediu. Os funcionários da TAM seguiam dizendo que as informações serão divulgadas pelo número 0800. O autônomo Nilton Sarate expressou expectativa de que um amigo, que viajou para São Paulo à tarde, não esteja no vôo 3054 e também criticou a companhia aérea pela falta de informações.
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17/07/2007 - 21h53

"Tem 200 mortos aí"' date=' diz coronel dos bombeiros sobre acidente da TAM

Para o coronel do Corpo de Bombeiros Manuel Antonio da Silva Araújo, dificilmente haverá sobreviventes no vôo 3054 da TAM, que sofreu um acidente na noite desta terça-feira. "Tem 200 mortos aí", disse ele ao prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, no local do acidente. O vôo tinha 176 pessoas a bordo, segundo a TAM.

[/quote']

 

errrr BUnitinho, esse terrível acidente ao que tudo parece bateu o da Gol do ano passado1209

 

só para ilustrar segue uma noticia1209

 

SÃO PAULO/RIO DE JANEIRO (Reuters) - O acidente desta terça-feira com um avião da TAM que partiu de Porto Alegre (RS) rumo ao aeroporto de Congonhas, na capital paulista, pode se tornar o pior da história da aviação brasileira. A mais trágica colisão até agora é a de setembro de 2006, quando um avião da Gol se chocou no ar com um jato Legacy, matando 154 pessoas.

O Airbus 320, que colidiu no fim desta tarde contra o prédio da empresa, depois de derrapar na pista do aeroporto e atravessar a avenida Washington Luiz, transportava 176 pessoas, entre passageiros e tripulantes, segundo a TAM.

Veja abaixo uma relação dos piores acidentes aéreos da história brasileira e mundial:

Setembro de 2006 -- um Boeing da Gol se choca com um jato Legacy e cai no Estado de Mato Grosso, resultando na morte de 154 pessoas.

Maio de 2004 -- um EMB 125, da Rico Líneas Aéreas, caiu em uma área de selva a 40 quilômetros de Manaus e causou a morte de seus 33 ocupantes.

Novembro de 2001 -- um Airbus cai pouco depois de decolar em Nova York, matando 265 pessoas.

Setembro de 2001 -- a despressurização da cabine de um avião da TAM, que fez um pouso forçado no aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, causou a morte de uma passageira.

Fevereiro de 1998 -- um Airbus da companhia taiwanesa China Airlines se acidenta perto do aeroporto internacional de Taipei e mata 202 pessoas.

Outubro de 1996 -- aeronave Fokker 100 da TAM cai no bairro do Jabaquara, perto do aeroporto de Congonhas, e mata 99 pessoas.

Janeiro de 1996 -- cargueiro Antonov cai em Kinshasa, na República Democrática do Congo, e mata pelo menos 300 pessoas, segundo números oficiais.

Fevereiro de 1990 -- um Fokker-27 da TAM que fazia a rota São Paulo-Araçatuba cai em Bauru, causando a morte de três pessoas.

Setembro de 1989 -- um Boeing 737-200 da Varig fez uma aterrissagem forçada em uma zona da selva do Mato Grosso por um erro na rota de vôo, matando 14 pessoas. No mesmo mês, um avião Ilyuchin cai em Cuba e mata 170 pessoas.

Dezembro de 1988 -- atentado terrorista em Lockerbie, na Escócia, em um Boeing da Panam, mata 270 pessoas, incluindo moradores da cidade.

Agosto de 1985 -- Boeing 747 da Japan Airlines que ia de Tóquio a Osaka cai e causa morte de 520 pessoas.

Junho de 1984 -- um avião Bandeirante da TAM cai em Macaé, no Estado do Rio, causando a morte de 18 pessoas.

Junho de 1982 -- um Boeing da Vasp bateu contra uma colina quando tentava pousar em Fortaleza, matando 137 pessoas.

Abril de 1980 -- um Boeing 727 da Transbrasil se chocou contra uma colina nas proximidades de Florianópolis e 54 pessoas morreram.

Março de 1977 -- dois Boeing 747 batem no aeroporto de Tenerife, na Espanha, e 583 pessoas morrem.

Julho de 1973 -- avião Boeing da Varig cai na região do aeroporto francês de Orly e causa 123 mortes.

(Por Maurício Savarese e Denise Luna)

fonte:ultimosegundo.ig.com.br
Connie2007-07-17 22:47:49
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Pista em que ocorreu acidente passou por reforma há 18 dias

 

BRASÍLIA - A pista principal

do aeroporto de Congonhas, onde ocorreu o acidente, foi reaberta no dia

29 de junho, após 45 dias de reforma. Na primeira fase, foram

recuperados os declives de toda a pista e foram substituídas as camadas

gastas de asfalto. O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) fez o

controle de qualidade da obra.

 

Na segunda fase da obra, que

estava sendo concluída após a reabertura da pista, os serviços estavam

sendo feitos de madrugada, segundo a Infraero. As obras que estavam em

andamento eram de complementação das áreas onde os aviões realizam

manobras, nas alças de interligação das duas pistas e nas ranhuras para

melhorar o escoamento de água.

 

A Infraero explica que a

complementação não pôde ser feita na primeira fase, porque são áreas

que estavam em operação no dia-a-dia de funcionamento do aeroporto.

 

 

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No caso do keduardo/lorshake' date=' faço piadinhas com gosto... 03

 

Cumbica não está no meio da cidade... E conforme já foi elucidado em algum outro lugar por aqui, Congonhas foi construída numa época em que a região em questão era quase um subúrbio... Hoje é um ponto nevrálgico da cidade.
[/quote']

 

E tem que fazer piadinha do figura mesmo, cada asneira que ele fala (e quem acredita que seja muçulmano?). Mas...esquece.

 

Em relação aos aeroportos, é uma situação crítica mesmo. Uma vez o avião em que estava teve que ficar dando voltas lá em cima pois tinha chovido e não tinha condições para aterrissar, e ficou aquela fila esperando para pousar em outro aeroporto. Sem contar a angústia que dá ver prédios próximos do seu avião na decolagem como na aterrissagem.

Isso sem contar o "congestionamento" aéreo em que o nosso sitema não colabora em nada...
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Fernando Rodrigues:

Avião tocou no ponto correto da pista e
continuou em linha reta e alta velocidade


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O comandante da FAB (Força Aérea Brasileira), Juniti Saito, recebeu informações dos funcionários da torre de controle do aeroporto de Congonhas atestando que o Airbus A-320 da TAM tocou a pista no local correto ao tentar aterrissar. Por alguma razão, disseram os funcionários, o avião continuou em alta velocidade. Esse dado terá de ser confirmado pela caixa-preta da aeronave.

Tocar o solo no local correto numa aterrissagem é o primeiro requisito para que a operação seja bem sucedida. Em seguida, o piloto deve empreender as ações necessárias para frear o equipamento. Ainda não se sabe a razão pela qual a velocidade não foi reduzida o tanto necessário.

Essa é a primeira informação técnica disponível, por enquanto, a respeito do acidente com o vôo 3054 da TAM no início da noite desta terça-feira (17.jul.2007) em Congonhas.

O fato de o avião ter continuado em alta velocidade depois de ter atingido o solo –informação pendente de ser oficialmente confirmada com dados da caixa-preta– reduz muito a hipótese de os supostos defeitos na pista de Congonhas serem os únicos possíveis causadores da tragédia. Quando o avião derrapa por deficiência da pista quase sempre ocorre uma mudança imediata na trajetória em solo. As informações preliminares (atenção: preliminares!) dão conta de que o Airbus da TAM seguiu em linha reta até praticamente o final da pista, sem frear nem perder a direção.

Como choveu nos últimos dias em São Paulo, haveria também a hipótese de aquaplanagem –o avião deslizando sobre uma fina lâmina de água. Mas essa hipótese parece não fazer sentido porque o avião ficou em linha reta quase até o final da pista.

Quando se dá o fenômeno da aquaplanagem é comum a aeronave jogar para um dos lados. A pista principal de Congonhas tem 1,9 km (esse, evidentemente, é um defeito sério da pista: é muito curta). Mas seria improvável em aquaplanagem o deslizamento em linha reta durante todo o percurso de 1,9 km. Além disso, ao aterrissar o piloto estaria, em tese, acionando o freio. Com aquaplanagem o avião poderia dar um "cavalo-de-pau" ou começaria a deslizar para um dos lados. Mas as informações disponíveis dão conta de não ter ocorrido o desvio de rota.

Em algum momento da aterrissagem, o piloto ou alguém na cabine de comando falou algo que teria sido identificado pela torre de Congonhas como uma menção a "virar" a rota do avião. Mas ainda não está claro em que momento esse tipo de informação foi captada --se logo quando o avião tocou o solo, se na metade da pista ou no seu final, quando o Airbus acabou fazendo a curva à esquerda e atingindo um edifício da TAM Express.

Por que isso teria acontecido? Não se sabe. Pode ter ocorrido algum defeito no aparelho que o impediu de frear (as turbinas não reverteram, os freios não funcionaram, enfim, várias possibilidades a serem estudadas e investigadas).

 

Espera-se que os dados da caixa-preta possam dirimir essas dúvidas.

 

Há grandes esperanças de a caixa-preta do avião ser encontrada intacta, pois nesse tipo de aparelho o equipamento fica conservado na cauda –a única parte que não foi totalmente consumida pelas chamas nas horas que se seguiram ao acidente.

 

O fogo demorou várias horas para ser debelado por causa de duas possíveis razões. Primeiro, o tanque do Airbus estava relativamente cheio (o avião seguiria viagem sem abastecer <?:namespace prefix = st1 ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:smarttags" />em São Paulo). A segunda possibilidade é a proximidade com o posto de gasolina, atingido na queda.

 

Quem esteve no local do acidente acredita que o número de vítimas em terra possa subir para casa de várias dezenas. No avião, são poucas ou quase nulas as possibilidades de alguém ter sobrevivido.

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PARA O GOVERNO INCOMPETENTE DO LULA É MELHOR INVESTIR 3,5 BILHÕES DE REAIS EM UMA PORCARIA DE JOGOS PAN-AMERICANOS DO QUE INVESTIR EM INFRAESTRUTURA PARA O PAÍS, NISSO EU INCLUO AEROPORTOS, PORTOS E ESTRADAS... EU CULPO O GOVERNO FEDERAL POR ESSE CAOS AÉREO.

 

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Em relação aos aeroportos' date=' é uma situação crítica mesmo. Uma vez o avião em que estava teve que ficar dando voltas lá em cima pois tinha chovido e não tinha condições para aterrissar, e ficou aquela fila esperando para pousar em outro aeroporto. Sem contar a angústia que dá ver prédios próximos do seu avião na decolagem como na aterrissagem.

Isso sem contar o "congestionamento" aéreo em que o nosso sitema não colabora em nada...
[/quote']

 

Sinceramente já passou da hora de fechar todos os aeroportos. Afinal, eles estão incapazes de realizar o serviço com segurança. Esta nova tragédia foi o cúmulo do que já era então absurdo. A real situação é total despreparo de todas as instituições envolvidas. Sinceramente isto é um terrorismo de estado, somando as vítimas da Gol e com esta aeronave da TAM dá mais de 300 vítimas fatais.

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

A cada dia que se passa vejo que todas as instituições são fracas e ineficientes. E não falo só de Brasil ou deste governo pamonha.

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Ainda é cedo para dizer se o problema foi por causa pista, embora alguns pilotos tenham informado à torre sobre dificuldades em pousar isso não quer dizer que isso foi a causa do acidente. Vi alguns especialistas descartar a hipótese da pista pela maneira em que ocorreu o acidente, observem que o piloto virou à esquerda e tentou decolar novamente e se fosse problema na pista o avião teria derrapado e caído no meio da avenida. Informações dão conta de que o avião pousou corretamente mas por algum motivo não diminuiu a velocidade, ou seja, se fossa problema da pista ele teria perdido velocidade em determinado momento da trajetória na pista.

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As ranhuras são fundamentais para o escoamento da água da chuva na pista, mas já estão descartando essa hipótese, mas isso não é oficial. Mas é bem questionável a atitude por parte dos responsáveis pela a administração de Congonhas, não interditarem tudo depois da derrapagem do avião da Pantanal no começo dessa semana (16/07/07). Todos suspeitam da pista e à primeira impressão eu também, mas os especialistas estão falando que não..

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A mídia já tá falando em erro do piloto, mas ela própria não afirma que é bem fácil falhar quando o piloto tem que segurar a pressão e fazer malabarismos pra pousar direito numa pista curta demais e mal-tratada demais, encravada no centro de uma cidade grande.

 

Qualquer piloto é passível de "errar" (repare nas aspas) nestas condições!

 

Acho que todo mundo já percebeu que, por mais que possa ter tido um erro humano neste acidente, os maiores responsáveis continuam sendo os que desprezaram (e desprezam) a falta de infra-estrutura e de um plano logístico adequado pro sistema aéreo brasileiro!

 

 

 

 

 

 

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Ainda é cedo para dizer se o problema foi por causa pista' date=' embora alguns pilotos tenham informado à torre sobre dificuldades em pousar isso não quer dizer que isso foi a causa do acidente. Vi alguns especialistas descartar a hipótese da pista pela maneira em que ocorreu o acidente, observem que o piloto virou à esquerda e tentou decolar novamente e se fosse problema na pista o avião teria derrapado e caído no meio da avenida. Informações dão conta de que o avião pousou corretamente mas por algum motivo não diminuiu a velocidade, ou seja, se fossa problema da pista ele teria perdido velocidade em determinado momento da trajetória na pista.

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Concordo com cada palavra... Acho temerário tecer conclusões e apontar culpados... Se o acidente tivesse ocorrido em outro contexto, ninguém teria culpado a situação do caos aéreo e o acidente seria apenas isso: mais um acidente...

 

Entretanto, a mídia já faz festa... O Jabor falou que agora não adianta mais culpar controladores de vôo, isso ou aquilo... Um jornal de circulação municipal aqui estampou na primeira página 'TRAGÉDIA ANUNCIADA'... Meu, é uma PORRA de um acidente! Não há evidências de nada do que estão falando... Vou esperar a análise da caixa preta.

 
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Lamentável.....

Vamos ver como vai ficar a imagem do Brasil depois disso ocorrer em plena época do Pan.

E o pior foi o que um cara falou na tv:"Sabíamos que a pista estava ruin' date='mas sedemos a pressão popular"11
[/quote']

 

Em suma sabiam da situação de risco e não fizeram nada. O falta de infra-estrutura neste aeroporto de Congonhas, que é uma vergonha de longa data.  

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Alguém se lembra de alguns anos do acidente que uma aeronave também de grande porte quase se chocou na avenida?

 

A crise aérea já é de longa data também, mas isto não ameniza a falta de atitudes efetivas por parte dos atuais governantes.

 

E outra até hoje a empresa irresponsável da TAM não indenizou boa parte das vítimas do Fokker 100 da TAM no ano 1996. E por último teve uma matéria no fantástico a muito tempo se não me engano, onde todos os aeroportos não tinham equipamentos de segurança adequados e qualquer um poderia passar com uma bomba abordo de qualquer aeroporto deste país. E ai que fica a clara incompetência de todas as autoridades.  Pergunto-me se fizessem hoje o mesmo teste de prevenção de alguma bomba embarcada em alguma aeronave se teríamos algum êxito? Estaríamos totalmente a mercê da falta de fiscalização de equipamentos transportados. Assim facilitando e muito até mesmo contrabando e outras coisas absurdas devido a incompetência das autoridades envolvidas.

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Concordo com cada palavra... Acho temerário tecer conclusões e apontar culpados... Se o acidente tivesse ocorrido em outro contexto' date=' ninguém teria culpado a situação do caos aéreo e o acidente seria apenas isso: mais um acidente...

 

Entretanto, a mídia já faz festa... O Jabor falou que agora não adianta mais culpar controladores de vôo, isso ou aquilo... Um jornal de circulação municipal aqui estampou na primeira página 'TRAGÉDIA ANUNCIADA'... Meu, é uma PORRA de um acidente! Não há evidências de nada do que estão falando... Vou esperar a análise da caixa preta.

 
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Porém é fundamental tomar alguma atitude, uma coisa que os responsáveis pela estrutura aérea já vem falhando de longa data. Eu lhe garanto, que se fosse um terrorista embarcando com uma bomba em qualquer aeroporto deste país faria meu trabalho sem dificuldade alguma.

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Olha a Cronologia dos acidentes aéreos:

 

 

21/06/2004

Cronologia

da Folha Online

Saiba quais foram os principais acidentes aéreos ocorridos no país:

- junho de 2003 - a queda de um avião de pequeno porte deixa seis pessoas mortas em Aurora, a cerca de 300 km de Florianópolis;

- fevereiro de 2003 - a queda de um monomotor causa a morte de quatro pessoas em Tapiratiba (289 km ao norte de São Paulo);

- setembro de 2001 - um avião modelo C-130 Hércules da FAB (Força Aérea Brasileira) bate contra a serra da Tiririca, na região de Niterói, Rio de Janeiro, e explode; nove pessoas morreram;

- setembro de 2001 - a despressurização da cabine de um avião da TAM, que fez um pouso forçado no aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, causou a morte de uma passageira;

- outubro de 1996 - um acidente com um Fokker-100 da TAM deixou 99 mortos no Jabaquara, zona sul de São Paulo;

- março de 1996 - o Learjet que levava o conjunto Mamonas Assassinas cai na Serra da Cantareira em São Paulo, depois de tentar aterrissar no aeroporto de Cumbica, matando todos os passageiros e tripulantes;

- novembro de 1995 - um Cessna não consegue levantar vôo do Campo de Marte e cai sobre a avenida Santos Dumont, em São Paulo, matando os cinco passageiros e o piloto;

- junho de 1990 - um Fokker da Taba bate em uma árvore, perto de Altamira, no Pará, e cai, matando 23 pessoas;

- fevereiro de 1990 - um Fokker-27 da TAM que fazia a rota São Paulo-Araçatuba cai em Bauru, causando a morte de três pessoas;

- setembro de 1989 - um Boeing 737-200 da Varig que saiu de Marabá, no Pará, errou a rota e teve de fazer um pouso forçado na selva Amazônica; 14 pessoas morreram e 54 ficaram feridas;

- março de 1989 - um avião Boeing 707 cargueiro da Transbrasil que fazia a rota Manaus-São Paulo cai em uma favela no Jardim Ipanema, a menos de 3 quilômetros do Aeroporto de Cumbica, deixando 25 mortos e mais de 100 feridos;

- fevereiro de 1989 - um Boeing 737-300 da Vasp bate na pista no Aeroporto de Cumbica, em São Paulo; não há mortos nem feridos;

- dezembro de 1987 - um avião Hércules da Força Aérea Brasileira (FAB), cai no mar próximo a Fernando de Noronha causando a morte de 29 pessoas;

- janeiro de 1986 - um Boeing 737 da Vasp bate em barranco durante a decolagem no Aeroporto de Cumbica em São Paulo; uma pessoa morre;

- 1984 - um táxi-aéreo cai pouco depois de levantar vôo do Campo de Marte, atingindo três casas no bairro do Carandiru, em São Paulo, matando sete pessoas;

- junho de 1984 - um avião Bandeirante da TAM cai em Macaé, no Estado do Rio, causando a morte de 18 pessoas;

- setembro de 1982 - um Learjet da TAM recebe informações erradas na aterrissagem em Rio Branco, no Acre, e cai, matando 10 pessoas;

- junho de 1982 - um Boeing 727-200 da Vasp se choca contra uma montanha da Serra de Aratanha, a 30 quilômetros de Fortaleza, causando a morte de 137 pessoas;

- abril de 1980 - um Boeing 727 da Transbrasil cai em Florianópolis causando a morte de 54 pessoas;

- 1975 - um avião Bandeirante da Vasp cai na Avenida dos Bandeirantes, em São Paulo;

- junho de 1973 - um Caravelle da Cruzeiro do Sul, explode ao aterrissar no aeroporto de São Luís, no Maranhão, matando 23 pessoas;

- abril de 1972 - um avião Samurai da Vasp bate contra um morro em Petrópolis, no Estado do Rio, causando a morte de 25 pessoas;

- setembro de 1971 - um DC-3 da Cruzeiro do Sul cai em Sena Madureira, no Estado do Acre, em setembro, matando 32 pessoas;

- dezembro de 1970 - um Viscont da Vasp cai pouco antes de pousar no Rio de Janeiro, causando a morte de 37 pessoas;

- março de 1970 - um avião Hirondelle da Companhia Paraense, cai na Baía do Guajará e mata 38 pessoas;

- novembro de 1967 - um avião Dart Herald da Sadia cai no Paraná e mata 25 pessoas;

- maio de 1963 - a turbina de um avião Convair da Cruzeiro do Sul pega fogo pouco depois da decolagem; ele caiu perto do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, matando 34 pessoas. Uma casa ficou destruída;

- novembro de 1962 - um avião Scândia da Vasp se choca no ar com um Cessna, causando a morte de 26 pessoas;

- junho de 1960 - um Convair da Companhia Real cai na Baía de Guanabara, no Rio, causando 53 mortes;

- fevereiro de 1960 - um Douglas da Companhia Real choca-se com um quadrimotor da Marinha dos EUA no Rio de Janeiro, matando 61 pessoas;

- dezembro de 1959 - um avião Viscont, da Vasp, e um Fokker da Aeronáutica se chocam na pista do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, provocando a morte de 35 pessoas;

- junho de 1958 - um avião Convair da Cruzeiro bate com a asa em uma árvore, em Curitiba; 21 pessoas morrem.
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