Jump to content
Forum Cinema em Cena
-felipe-

Os Infiltrados

Recommended Posts

Rubysun, as diferenças apontadas por você existem. Mas não mudam substancialmente o filme. Me parecem superficiais em relação ao que foi seguido à risca. 

De certa forma me arrependi de ter visto o  original primeiro.

Quem não o conhece ainda deve ter gostado muito de "Os Infiltrados".

O mérito do Scorsese foi mais o de ter tornado conhecida essa estória pois sem seu filme poucos no ocidente ficariam sabendo de sua existência.

 

Agora, aqueles primeiros 15 minutos forma muito bons mesmo. Pena que não se seguiram  outros iguais.

Vendo-os, sem saber quem era o diretor, dava para dizer tranqüilamente que o filme era de Scorsese.

E aquela senhora fumando, com um aparelho de oxigênio nas narinas? 03

 

Não dá para  negar também que  o Scorsese deu um toque mais realista à trama. Ficou com um clima menos "aventuresco", como no original, e  mais  "pé no chão". E sem "mocinhos"  também.

Até porque se tivesse "mocinhos" aí sim, daria para dizer que não havia nada mesmo de Scorsese no filme.

Porque por mais humanos que sejam os personagens scorsesianos, eles são também quase sempre tremendos "filhos da puta". No sentido de que jamais iríamos querer conhecê-los, apertar suas mãos ou morar em sua vizinhança.

Share this post


Link to post
Share on other sites

O Oscar desse ano conseguiu ser mais patético do que o do ano passado. E não pensem que isso é pouca coisa. Superar a estatueta de Trash  e seu roteiro wanna be era uma tarefa árdua. Surpreendentemente, não precisaram de muito tempo para bater o próprio recorde.

Scorsese não merecia ganhar daquela forma. Uma desonra. Um oscar mendigado por um filme que sequer merecia a indicação. Não, não acho Os Infiltrados ruim. Pelo contrário...é melhor que 90% da temporada de blockbusters, mas nem a pau foi o melhor filme de 2006. Enfim...

Share this post


Link to post
Share on other sites
Do que vc não gostou do final' date=' Bergman?[/quote']

Vc nao achou que virou um Bang bang bobo.

Com é que pessoas com uma inteligência bem acima da média morrem daquela forma, se já saíram de lugares e dificuldades muito maiores?

Acho que até a Morte do Martin Shean, esqueci o nome, foi legal, mas a partir daí, me irritou, parecia que eu estava a tarde em casa vendo um filme na Globo.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Èngraçado vc ter mencionado as mortes. Quando assisti no cinema FDS passado, várias pessoas principalmente no final diziam:" que rídiculo, como pode e tal" mas foi isso que gostei foi inesperado Scorcese não recorreu a nenhum clichê e não perdoou ninguém. Não sei como foi o final do original mas sei que essas mortes deram um tom mais imprevisivel. Porque quando se aproxiama o fim todos pensam o óbvio que Damon ia viver,a corrupção ia continuar,... mas dá uma grande reviravolta.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ok

O problema está numa sequência que deixou o expectador frustado, assim penso.

Acho que ele ficou sem um final melhor, até pq é difícl mesmo acabar aqulele filme.

Acho que eles poderiam morrer, mas daquela forma!?

incoerente.

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Mas eles morreram de forma inesperada. Como o Leonardo DiCaprio iria escapar de morrer no elevador se foi tão de repente?E o Damon como ia escapar com uma arma apontada na cara dele?

Acho que o final foi a melhor solução podem sair de situações dificeis e elaboradas mas não de repentinas.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pensei em escrever sobre o filme, nclusive começando com a introdução básica; mas como creio que todos já sambem o que acontecem e o tópico está recheado de comentários, prefiro quotar uma opinião contrária à minha.

 

Depois de uma hora' date=' mais ou menos, parece que o Scorsese percebeu que a estória que tinha para contar não era lá grande coisa, ou simplesmente perdeu o prumo. Um sinal disso está nas sobrancelhas do Nicholson. Pra mim não falha: quando ele começa a erguê-las demais, as coisas não andam bem no filme. Não coincidentemente, nessa hora Infiltrados se torna um jogo de esconde-esconde, um tanto raso, com soluções misógenas (os bambambans da estória são supermachos, o traíra é broxa e por aí vai) e exageros crescentes - personificados pelo próprio Nicholson, que vai se tornando uma mera excentricidade à medida que o filme evolui. Há lampejos de brilhantismo, como a passagem da ópera e a simbologia do retrato, mas considero isso muito pouco para tanto tempo de filme.

 

Concomitantemente e não coincidentemente, aparece outro grande problema do filme, a personagem da Vera Farmiga, que nem o nome eu lembro. Um peso-morto de duas toneladas - apesar dos esforços da atriz - cuja única função parece ser unir os dois protagonistas a partir do que tem no meio das pernas. Um triângulo insosso e bobo, que nem amoroso chega a ser e que demonstra, pra mim, a barriga que o roteiro faz da metade até o final.

 

Falando no final, com ele vêm outros problemas. De repende infiltrados começam a pipocar de ambos os lados, um monte de gente se revela agente duplo e, invariavelmente, morre no final (fechando com o plano do rato, que parece ter funcionado com muita gente mas que pra mim ficou muito óbvio, beirando o ridículo). O que salva muito essa última meia hora - talvez o filme inteiro - é o Leonardo DiCaprio, que está perfeito. Ele parece entender seu personagem muito mais que o próprio Scorsese, dá textura e tridimensionalidade ao Billy Costigan. Isso nem o Mark Wahlberg conseguiu fazer por ter tão pouco tempo em tela, tornando Dignam uma sinfonia de uma nota só. Agradável de se ouvir, mas de uma nota só ainda assim.

 

Para terminar, minha teoria é que Os Infiltrados - que começa muito bem, termina mal e poderia ter sido muito melhor - é um filme que os admiradores do Scorsese e do cinema em geral querem muito gostar, e eu me incluo nisso. Mas comigo não rolou, infelizmente. [/Quote']

 

Pois quando as sombrancelhas do Nicholson são erguidas e passam a ter função característica em sua atuação - que é hour-concour no meio do poderoso elenco cuja minha predileção vai para o Mark Whalberg - há o sinal de um clima descontraído, cômico até. Sua excentricidade suaviza o clima tenso e acelerado da primeira parte de projeção. Os esconde-escondes e brincadeiras do Scorsese podem esconder-se no meio dos lampejos de brilhantismo referidos, mas há a necessidade de provar o trabalho e as disputas internas policiais/vilões por meio deles. E tal função é executada da melhor maneira possível, divertidamente semi-protaganizada por Nicholson e editada abruptamente pela Schroomaker.

No meu modo de ver, a personagem da Farmiga (Madolyn é seu nome) não foi desenhada para formar um triângulo amoroso ou de jogos de confidência ou sensualide entre ela, o Costigan e o Sullivan. Constroem-se as diferenças e semelhanças psicológicas e espirituais dos dois infiltrados, como no belo cerne da posição do retrato, citada. Mais adiante, sua participação ganha a subjetividade quando

Costigan entrega um envelope para ela, o CD chega às suas mãos e descobre a identidade de Sullivan, com a frase: "Pensei que eu era a mentirosa aqui", caminhando para o assassinato multidimensional de Dignam

. Quer dizer, ela é um outro prisma para se enxergar o final carregado do filme.

 

Que eu me lembre, revelam-se infiltardos apenas dois - no decorrer final da projeção: ambos mortos no mesmo lugar e por supostos policiais. Quando

ocorre o tiroteio na saída do elevador

eu fiquei com um pé atrás, mas analisando o conjunto; o roteiro trabalhou de forma coesa, sem isentar ninguém ou ter a velha bandeira americana de policiais competentes tremulando antes dos créditos rolarem. Quanto ao rato: deu-se mais importância a ele do que devia, o Scorsa encaixa-o apenas como uma figura de linguagem para finalizar sua interpretação variável do modo de conduta dos envolvidos no trabalho pesado. Mark Whalberg está perfeito, o melhor do elenco e DiCaprio evolui com sua personagem, enquanto Damon declina com ela, ficando mais inseguro e odiável. Foi um belo exercício da direção de atores-personagens.

Eu esperava muito e temia pelas altas expectativas atrapalharem o modo de como eu enxergaria a qualidade, especialmente a narrativa, da obra. Porém, o Scorsese não deixou espaço para dúvidas e fez um excelente filme, apesar de abaixo de Táxi Driver e A Última Tentação de Cristo [preciso rever Os Bons Companheiros]. Meu top atual dele é:

 

1. Taxi Driver - 6/5
2. The Last Temptantion of Christ - 6/5

3. The Departed - 5/5

4. The Aviator - 5/5

5. Raging Bull - 5/5

6. Goodfellas - 4/5

7. Gangs of New York - 3/5
ltrhpsm2007-03-07 14:13:28

Share this post


Link to post
Share on other sites
Ok

O problema está numa sequência que deixou o expectador frustado' date=' assim penso.

Acho que ele ficou sem um final melhor, até pq é difícl mesmo acabar aqulele filme.

Acho que eles poderiam morrer, mas daquela forma!?

incoerente.

 
[/quote']

 

Contradição braba aí... Vc diz que os personagens poderiam morrer e depois fala que o resultado final (a morte deles) é incoerente?

 

06

Share this post


Link to post
Share on other sites
O Oscar desse ano conseguiu ser mais patético do que o do ano passado. E não pensem que isso é pouca coisa. Superar a estatueta de Trash  e seu roteiro wanna be era uma tarefa árdua. Surpreendentemente' date=' não precisaram de muito tempo para bater o próprio recorde.

Scorsese não merecia ganhar daquela forma. Uma desonra. Um oscar mendigado por um filme que sequer merecia a indicação. Não, não acho Os Infiltrados ruim. Pelo contrário...é melhor que 90% da temporada de blockbusters, mas nem a pau foi o melhor filme de 2006. Enfim...
[/quote']

 

Era o melhor dos indicados Lola, tenha isso em mente, period.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu não acredito que ouvi isso de Paola Graciano ... 04

 

"Os Infiltrados" é um baita filme !!!!!!!!! Na minha opinião não foi o melhor filme de 2006 ... "Filhos da Esperança" é um puta filme do CARALHU !!!!! Mas mesmo assim achei merecida a vitória do filme de Scorsese assim como a sua vitória na direção ... ele fez filmes melhores e já teve trabalhos melhores na direção ? Pode ser que sim ... mas uma coisa não anula a outra ... o fato dele ter feito filmes melhores não invalida o fato de que entre os indicados ele tenha feito o melhor filme em 2006 ... eu não posso falar, pois não vi todos os indicados, mas achar que foi mendigado é querer justificar o injustificável ...

Share this post


Link to post
Share on other sites
Eu não acredito que ouvi isso de Paola Graciano ... 04

 

"Os Infiltrados" é um baita filme !!!!!!!!! Na minha opinião não foi o melhor filme de 2006 ... "Filhos da Esperança" é um puta filme do CARALHU !!!!! Mas mesmo assim achei merecida a vitória do filme de Scorsese assim como a sua vitória na direção ... ele fez filmes melhores e já teve trabalhos melhores na direção ? Pode ser que sim ... mas uma coisa não anula a outra ... o fato dele ter feito filmes melhores não invalida o fato de que entre os indicados ele tenha feito o melhor filme em 2006 ... eu não posso falar' date=' pois não vi todos os indicados, mas achar que foi mendigado é querer justificar o injustificável ...
[/quote']

 

Mas vc não ouviu Thiaguito, vc leu!06

Darling, eu não acho o filme ruim. Dei muita risada com ele, mas po...melhor de 2006? Não posso afirmar com tanta categoria assim porque nem vi os outros indicados, mas me pareceu que Sunshine era a coisa mais interessante ali. Achei tosca a premiação do Scorsese e ponto. Ele não merecia ganhar por esse filme...ficou parecendo uma coisa artificial, quase estratégica: well, o Clint já levou o dele, os outros são novatos ou andorinhas de um só verão como o Iñarritu, então...bingo! Deixa o Scorsa ser feliz dessa vez!07

Sorry, mas não gostei. Aliás, a única coisa realmente bacana da cerimonia foi a homenagem ao Enio Morricone. O resto foi mais uma pá de cimento na credibilidade do Oscar.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Eu não acredito que ouvi isso de Paola Graciano ... 04

 

"Os Infiltrados" é um baita filme !!!!!!!!! Na minha opinião não foi o melhor filme de 2006 ... "Filhos da Esperança" é um puta filme do CARALHU !!!!! Mas mesmo assim achei merecida a vitória do filme de Scorsese assim como a sua vitória na direção ... ele fez filmes melhores e já teve trabalhos melhores na direção ? Pode ser que sim ... mas uma coisa não anula a outra ... o fato dele ter feito filmes melhores não invalida o fato de que entre os indicados ele tenha feito o melhor filme em 2006 ... eu não posso falar' date=' pois não vi todos os indicados, mas achar que foi mendigado é querer justificar o injustificável ...
[/quote']

 

Mas vc não ouviu Thiaguito, vc leu!06

Darling, eu não acho o filme ruim. Dei muita risada com ele, mas po...melhor de 2006? Não posso afirmar com tanta categoria assim porque nem vi os outros indicados, mas me pareceu que Sunshine era a coisa mais interessante ali. Achei tosca a premiação do Scorsese e ponto. Ele não merecia ganhar por esse filme...ficou parecendo uma coisa artificial, quase estratégica: well, o Clint já levou o dele, os outros são novatos ou andorinhas de um só verão como o Iñarritu, então...bingo! Deixa o Scorsa ser feliz dessa vez!07

Sorry, mas não gostei. Aliás, a única coisa realmente bacana da cerimonia foi a homenagem ao Enio Morricone. O resto foi mais uma pá de cimento na credibilidade do Oscar.

 

Desviando do tópico só um pouco, prometo não me alongar, hehehe: não achaste justo o reconhecimento de O Labirinto do Fauno?

Share this post


Link to post
Share on other sites

 

Mas vc não ouviu Thiaguito' date=' vc leu!06

Darling, eu não acho o filme ruim. Dei muita risada com ele, mas po...melhor de 2006? Não posso afirmar com tanta categoria assim porque nem vi os outros indicados, mas me pareceu que Sunshine era a coisa mais interessante ali. Achei tosca a premiação do Scorsese e ponto. Ele não merecia ganhar por esse filme...ficou parecendo uma coisa artificial, quase estratégica: well, o Clint já levou o dele, os outros são novatos ou andorinhas de um só verão como o Iñarritu, então...bingo! Deixa o Scorsa ser feliz dessa vez!07

Sorry, mas não gostei. Aliás, a única coisa realmente bacana da cerimonia foi a homenagem ao Enio Morricone. O resto foi mais uma pá de cimento na credibilidade do Oscar.
[/quote']

 

Lolita, cê tá parecendo o Deadman... Sunshine é filme bacaninha e só, não tem nada de tão revolucionário ali (talvez a Abigail e o Alan)... Se vc tivesse visto todos os outros indicados a vitória do Scorsa teria lhe descido melhor...

 

E outra: vc ainda assiste o Oscar esperando que ele premie o melhor do ano? Já abandonei isso faz tempo... Hoje torço pelo filme que acho melhor entre os indicados por eles. Neste ano foi Departed; ano passado foi BBM e por aí vai...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Não. Na verdade eu assisto o Oscar só pra ver os vestidos que as atrizes estão usando ou para ver algum ator gato apresentando algum prêmio.06 Mas eu acho Departed fraquinho pra qualquer premiação. Se não fosse do Scorsese ninguém diria nada...well, opiniões diferentes, enfim03

Share this post


Link to post
Share on other sites

Não. Na verdade eu assisto o Oscar só pra ver os vestidos que as atrizes estão usando ou para ver algum ator gato apresentando algum prêmio.06 Mas eu acho Departed fraquinho pra qualquer premiação. Se não fosse do Scorsese ninguém diria nada...well' date=' opiniões diferentes, enfim03

[/quote']

 

Acho que vc precisa ver os outros indicados... 06

Share this post


Link to post
Share on other sites
Ok

O problema está numa sequência que deixou o expectador frustado' date=' assim penso.

Acho que ele ficou sem um final melhor, até pq é difícl mesmo acabar aqulele filme.

Acho que eles poderiam morrer, mas daquela forma!?

incoerente.

 
[/quote']

 

Contradição braba aí... Vc diz que os personagens poderiam morrer e depois fala que o resultado final (a morte deles) é incoerente?

 

06
Eu estou sem entender o seu entendimento, rss

Claro que eles poderiam morrer, mas daquela forma?!

Foi incoerente no sentido de que eram pessoas que sempre se adiantavam ao adversário, sempre, de repente morre como fosse um adolescente brigando na rua, do nada, sem qualquer sacada do que iria acontecer, isso que foi incoerente.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Não. Na verdade eu assisto o Oscar só pra ver os vestidos que as atrizes estão usando ou para ver algum ator gato apresentando algum prêmio.06 Mas eu acho Departed fraquinho pra qualquer premiação. Se não fosse do Scorsese ninguém diria nada...well' date=' opiniões diferentes, enfim03

[/quote']

Gosto do Oscar mas não o levo muito a sério também. Se Os Infiltrados ganhou é porque era o melhor dos indicados mas com certeza não é o melhor de Scorcese, que aliás praticamente concorrente.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...

×
×
  • Create New...