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Forum Cinema em Cena

Cloverfield (2008) - Monstro


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Raziel' date=' os bombeiros voltam pra salvar porque é o trabalho deles. Os pais voltam pra salvar porque amam os filhos. Um homem pode voltar pra salvar uma mulher? Sem dúvidas, mas do jeito que foi mostrado parecia que o salvamento era mais uma pedida de desculpas para ele mesmo ("eu nunca disse a ela o quanto amava, eu sou um looser") do que salvá-la mesmo por amor. Ficou falso, quando fica falso, o espectador tem a impressão que está sendo tratado como um idiota.[/quote']

 

 

 

Então eu sou idiota por ter acreditado? Não, não estou vestindo a carapuça, então vamos nos ater à argumentação: não sei vc, mas já amei de verdade uma ex-namorada minha, e sei a quantidade de coisas idiotas que somos capazes de fazer quando estamos apaixonados. E o sentimento de culpa dele torna sua atitude ainda mais crível, já que ele quis compensar seu erro. Entenda o seguinte, no lugar do personagem, se eu soubesse que a mulher que amo ainda estava viva, e que me ligou pendindo ajuda, eu saberia que o peso na consciência de ir embora sem tentar salvá-la seria demais para suportar depois. Entendo que, nesses tempos de "cada um por si", atitudes como heroísmo são consideradas patéticas ou imbecis, mas eu penso o contrário. De fato, penso que muita gente faria (ou gosta de acreditar que faria) o mesmo que o protagonista, que sabia estar fazendo algo idiota, mas mesmo assim, não tinha outra alternativa.

 

 

 

Mas se vc ficou com a impressão de que o protagonista estava fazendo tudo aquilo por ele, talvez vc esteja certo em alguns pontos... como eu disse, a culpa seria demais para suportar depois, e vc pode considerar isso como simples egoísmo ou não. Eu considero como uma atitude perfeitamente humana, já que ele só sentiria a culpa pq realmente amava a garota. Anyway, lembre-se que nem todos no cinema devem ter ficado com a mesma impressão que vc ficou, e que a interpretação das motivações (dos protagonistas de diversos filmes) muitas vezes refletem as nossas próprias opiniões sobre a realidade. A minha visão foi uma, e achei coerente. A sua interpretação foi outra, e vc achou idiota. Quem está certo? Alguém está certo?

 

 

 

Veja bem... o filme poderia ter colocado os personagens em uma situação em que eles simplesmente não tivessem chance de fugir da cidade, certo? Isso tornaria a história mais crível pra vc. No entanto, a história ficaria ainda mais parecida com A Bruxa de Blair, onde os personagens estão perdidos na floresta e, simplesmente, não conseguem encontrar a saída. Isso é mais real (e, de fato, acho Bruxa de Blair melhor do que Cloverfield), mas tbém passa uma desconfortável idéia de falta de motivação. Se os personagens de Cloverfield não tivessem um motivo mais "nobre", iriam ficar o filme inteiro zanzando por Nova York, e em algum momento iríamos pensar "ok, e daí?". Melhor um motivação idiota (na sua opinião, compreenda) do que motivação nenhuma (na minha opinião).

 

 

 

Um abraço, até mais!RAZIEL2008-02-11 15:03:41

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Raziel' date=' eu não duvido que você faria isso. Eu não sei o que eu faria. Mas se o protagonista fez porque amava realmente ela, o ator não conseguiu me fazer acreditar. [/quote']

 

 

o unico ator convincente, se é q se pode afirmar isso,  no meu entender foi o monstro.. 03afinal o filme é dele, mesmo aparecendo pouco ou de relance.. ja o elenco humano tava pedindo pra morrer desde o comeco da festinha, tanto pela pessima interpretacao como por burrice06
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Raziel' date=' eu não duvido que você faria isso. Eu não sei o que eu faria. Mas se o protagonista fez porque amava realmente ela, o ator não conseguiu me fazer acreditar. [/quote']

 

 

o unico ator convincente, se é q se pode afirmar isso,  no meu entender foi o monstro.. 03afinal o filme é dele, mesmo aparecendo pouco ou de relance.. ja o elenco humano tava pedindo pra morrer desde o comeco da festinha, tanto pela pessima interpretacao como por burrice06

 

Já eu achei mais convincente os peitos da Jessica e a boca suculenta da Lizzy.02

 

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Raziel' date=' eu não duvido que você faria isso. Eu não sei o que eu faria. Mas se o protagonista fez porque amava realmente ela, o ator não conseguiu me fazer acreditar. [/quote']

 

 

o unico ator convincente, se é q se pode afirmar isso,  no meu entender foi o monstro.. 03afinal o filme é dele, mesmo aparecendo pouco ou de relance.. ja o elenco humano tava pedindo pra morrer desde o comeco da festinha, tanto pela pessima interpretacao como por burrice06


Já eu achei mais convincente os peitos da Jessica e a boca suculenta da Lizzy.02

 

quem sabe eu partilhasse de sua opiniao caso eles tivessem passado por canos jorrando agua nos tuneis do metrô sobre suas camisas, permitindo assim uma melhor avaliacao dramatica do torax das meninas..021906
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Bem' date=' contra opiniões subjetivas, não há argumentos.[/quote']

 

Vamos deixar o protagonista de lado, já que você se identificou com ele. No caso dos outros personagens, Marlena, Hud e Lily, você achou "realista" ou "falso" (eu achei isso) quando eles disseram "Rob, nós vamos com você"?

 

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Bem' date=' contra opiniões subjetivas, não há argumentos.[/quote']

Vamos deixar o protagonista de lado, já que você se identificou com ele. No caso dos outros personagens, Marlena, Hud e Lily, você achou "realista" ou "falso" (eu achei isso) quando eles disseram "Rob, nós vamos com você"?

 

eu ja acho q essa festinha devia ta entupida de tóchicos e acido do bão!!06 So isso poderia explicar atitudes suicidas e um ze mané q nao largava a camera, mesmo sob cirscunstancias extremas. 1706
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Bem' date=' contra opiniões subjetivas, não há argumentos.[/quote']

 

Vamos deixar o protagonista de lado, já que você se identificou com ele. No caso dos outros personagens, Marlena, Hud e Lily, você achou "realista" ou "falso" (eu achei isso) quando eles disseram "Rob, nós vamos com você"?

 

eu ja acho q essa festinha devia ta entupida de tóchicos e acido do bão!!06 So isso poderia explicar atitudes suicidas e um ze mané q nao largava a camera, mesmo sob cirscunstancias extremas. 1706

 

Essa festa foi a coisa mais gratúita que eu já vi em um filme. Ela está lá com o intuito de nos identificarmos com algum personagem ou, simplesmente, traçar a personalidade de cada um, mas a festa não consegue nada disso em nenhum grau. Seria melhor que ela fosse limada do roteiro e simplesmente o filme já começasse na destruição, assim não teríamos tempo de traçar a personalidade de cada um e pensar se faríamos isso ou aquilo no lugar dos personagens.

 

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Hmmm' date=' todo mundo escrevendo ao mesmo tempo, quase perco a pergunta do Shiryu. Cara, te respondo depois que a interessante conversa sobre "lábios e peitos" esfriar, já que não há como competir com tais questões de suma importância. 06.gif [/quote']

 

Pra mim lábios e peitos foram as melhores coisas do filme.06

 

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Bem' date=' contra opiniões subjetivas, não há argumentos.[/quote']Vamos deixar o protagonista de lado, já que você se identificou com ele. No caso dos outros personagens, Marlena, Hud e Lily, você achou "realista" ou "falso" (eu achei isso) quando eles disseram "Rob, nós vamos com você"?

 

 

 

Deixa eu imaginar a cena... eu e um grande amigo numa situação daquelas, ele descobre que uma amiga nossa está correndo perigo. É, gosto de pensar que sim, que iria junto, apesar de ser um risco e, na sua visão, uma coisa idiota.

 

 

 

Shiryu, o problema é que vc, como a maioria das pessoas, espera que os personagens dos filmes sejam gênios e façam coisas coerentes o tempo todo. Eu penso o contrário, eu acho que a maioria das pessoas são burras, e vão tomar atitudes burras, e isso é mais realista do que colocar um monte de "Albert Heinsteins" numa festa, que iriam se esconder no subsolo, esperar o perigo passar (ou o prédio desabar), e aí não haveria filme nenhum.

 

 

 

Também podemos pensar o seguinte: provavelmente, centenas de outras pessoas filmaram os eventos daquela noite, mas que suas histórias não foram tão interessantes quanta a dos personagens dos filmes, ou então essas pessoas fizeram o que vc espera que elas fariam. Seria mais interessante assistir um filme delas?

 

 

 

Também odeio algumas atitudes estúpidas de personagens de filmes, como a mocinha que tem a chance de esmagar a cabeça do psicopata que a perseguiu o filme inteiro, mas prefere fugir e deixar o cara se levantar pra continuar perseguindo-a. Mas a atitude dos personagens do filme não foi, na minha opinião, nem de longe tão besta.

 

 

 

E sim, a namoradinha do protagonista era um tesão. De fato, um loser como ele deveria fazer de tudo para conseguir salvá-la, pq as chances de conseguir uma igual novamente seriam uma em um milhão. 06.gif

 

 

 

E de fato, vc tem razão sobre uma coisa... a tal Marlena deveria ter ido embora qdo teve a chance. Ela não era amiga de ninguém ali, ou ao menos, não que valesse a pena se arriscar.

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Bem' date=' contra opiniões subjetivas, não há argumentos.[/quote']Vamos deixar o protagonista de lado, já que você se identificou com ele. No caso dos outros personagens, Marlena, Hud e Lily, você achou "realista" ou "falso" (eu achei isso) quando eles disseram "Rob, nós vamos com você"?

 

 

 

eu ja acho q essa festinha devia ta entupida de tóchicos e acido do bão!!http://www.cinemaemcena.com.br/forum/smileys/06.gif" height="17" width="17" align="absmiddle" alt="06" /> So isso poderia explicar atitudes suicidas e um ze mané q nao largava a camera, mesmo sob cirscunstancias extremas. http://www.cinemaemcena.com.br/forum/smileys/17.gif" height="20" width="21" align="absmiddle" alt="17" />http://www.cinemaemcena.com.br/forum/smileys/06.gif" height="17" width="17" align="absmiddle" alt="06" />
Essa festa foi a coisa mais gratúita que eu já vi em um filme. Ela está lá com o intuito de nos identificarmos com algum personagem ou, simplesmente, traçar a personalidade de cada um, mas a festa não consegue nada disso em nenhum grau. Seria melhor que ela fosse limada do roteiro e simplesmente o filme já começasse na destruição, assim não teríamos tempo de traçar a personalidade de cada um e pensar se faríamos isso ou aquilo no lugar dos personagens.

 

 

 

Opiniões pessoais, novamente meras opiniões pessoais... mas o ruim é que não consigo entender quem escreveu o quê. Pra mim, a festa foi um bom recurso, e não consigo imaginar outra situação para apresentar os personagens rapidamente (a não ser que vcs quisessem um looongo começo, à lá Bruxa de Blair). Em tempo, achei o recurso de fazer uma gravação por cima da outra genial.

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Tá foda dar quote. O que aconteceu com esse fórum?

 

Deixa eu imaginar a cena... eu e um grande amigo numa situação daquelas' date=' ele descobre que uma amiga nossa está correndo perigo. É, gosto de pensar que sim, que iria junto, apesar de ser um risco e, na sua visão, uma coisa idiota.

[/quote']

 

Mas em momento algum o filme mostra que Hud era amigo de Beth ou Lily era amiga de Beth. Eles apenas baubuciam poucas palavras de situações que ocorreram ali ou a pouco tempo. Esse é o problema daquele começo gratúito, não desenvolver nada.

 

 

Shiryu' date=' o problema é que vc, como a maioria das pessoas, espera que os personagens dos filmes sejam gênios e façam coisas coerentes o tempo todo. Eu penso o contrário, eu acho que a maioria das pessoas são burras, e vão tomar atitudes burras, e isso é mais realista do que colocar um monte de "Albert Heinsteins" numa festa, que iriam se esconder no subsolo, esperar o perigo passar (ou o prédio desabar), e aí não haveria filme nenhum.

[/quote']

 

Eu só espero filmes mais desenvolvidos. Ou, que não percam tempo para tentar desenvolver... nada.

 

 

Também podemos pensar o seguinte: provavelmente' date=' centenas de outras pessoas filmaram os eventos daquela noite, mas que suas histórias não foram tão interessantes quanta a dos personagens dos filmes, ou então essas pessoas fizeram o que vc espera que elas fariam. Seria mais interessante assistir um filme delas?

[/quote']

 

Claro que não, mas aí é o mesmo caso de se perguntar "porque aquele idiota não largou a câmera?". Porque a camera é a ligação básica entre o filme e o espectador e, sem ela, não haveria filme.06

 

 

Também odeio algumas atitudes estúpidas de personagens de filmes' date=' como a mocinha que tem a chance de esmagar a cabeça do psicopata que a perseguiu o filme inteiro, mas prefere fugir e deixar o cara se levantar pra continuar perseguindo-a. Mas a atitude dos personagens do filme não foi, na minha opinião, nem de longe tão besta.[/quote']

 

 

O problema é que o cara que queria salvar a menina não me convenceu que queria salvá-la porque a ama e os amigos que seguiram ele não me convenceram que queriam ajudá-lo.06

 

 

E sim' date=' a namoradinha do protagonista era um tesão. De fato, um loser como ele deveria fazer de tudo para conseguir salvá-la, pq as chances de conseguir uma igual novamente seriam uma em um milhão. 06.gif

[/quote']

 

 

Bom, aí eu discordo completamente. As chances que ele tinha de achar uma gatinha como ela em outro lugar era muito maior fugindo e se salvando do que ficando lá e arriscado morrer. E o fato do filme terminar como termina indica que você está errado em pensar assim.06

 

 

E de fato' date=' vc tem razão sobre uma coisa... a tal Marlena deveria ter ido embora qdo teve a chance. Ela não era amiga de ninguém ali, ou ao menos, não que valesse a pena se arriscar.[/quote']

 

Pois é, mas o foda é que eu senti isso sobre todos os personagens.

 

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Pra mim' date=' a festa foi um bom recurso, e não consigo imaginar outra situação para apresentar os personagens rapidamente (a não ser que vcs quisessem um looongo começo, à lá Bruxa de Blair). Em tempo, achei o recurso de fazer uma gravação por cima da outra genial.[/quote']

 

Bruxa de Blair londo demais? A Bruxa de Blair leva no máximo 5 minutos para apresentar os personagens, depois disso eles já estão fazendo as entrevistas (criando a mitologia da bruxa dentro do filme) e depois entrando na floresta (alimentando seu medo). Está certo que o filme só começa mesmo com uns 30 minutos (quando eles começam a ouvir ruidos), mas esse foi um recurso para que o medo aumentasse no espectador, adiar ao máximo o evento para aumentar a tensão.

 

Já em Cloverfield, a festa dura uns 15 a 20 minutos de puro nada. Perde tempo com conversas bestas que não levam a lugar nenhum e não desenvolver absolutamente ninguém. A única coisa que eu pensava a cada frame que mostravam daquela festa era "puta merda, esse filme não começa não?". Por isso eu preferia que os personagens fossem apresentados rapidamente, como no trailer, ou, não apresentasse ninguém, simplesmente a camera ligaria documentando a festa e pouco tempo depois eles ouvissem o primeiro barulho.

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Vou respondendo na ordem, já que não tenho paciência como vc.

 

 

 

Bem, o que não é mostrado pode ser imaginado, certo? Não é preciso mostrar em flashback o Hud indo em todas as festinha de aniversário das meninas, para supor que ele era amigo delas ou não. Pessoalmente, não gosto de tudo mastigadinho.

 

 

 

Vc não quer que percam tempo desenvolvendo "nada", ou desenvolvedo situações com as quais vc não concorda? Se não perderem tempo desenvolvendo, então só vamos ter isso mesmo: nada. Se o filme falhou nesse aspecto pra vc, é uma pena, mas pra mim funcionou. E vc não pode negar que ele tentou, muito mais do que 90% dos filmes a là "Alines vs Predador" que infestam o mercado.

 

 

 

O idiota não largou a câmera por isso mesmo: pq era idiota, o que é demonstrado logo de início, e só um idiota ficaria segurando a câmera o tempo todo. Um idiota, que achava que havia um bom motivo para fazer aquilo. Sabe, as vezes as situações precisam ser meio que forçadas para fazerem sentido, caso contrário, o filme termina. É ai que precisamos ligar a tal da "suspensão da descrença". Se o filme não conseguiu te envolver o suficiente para isso (no meu caso, posso citar Swenney Tood), fica impossível gostar mesmo, e tudo que é inverossímel vira apenas mais uma coisa para vc colocar em sua lista de críticas, quando alguém pedir sua opinião.

 

 

 

Opiniões pessoais, que não vão mudar nem que eu fique falando mil anos, então encerro por aqui nesse aspecto.

 

 

 

É, visto por esse ângulo... mas vc sabe, certamente ele acreditava que iria conseguir salvá-la, e que seriam felizes para sempre. Se soubesse com 100% de certeza que seria suicídio, ele não teria ido (interessante notar que ele leva um bom tempo até decidir, num impeto, ir atrás da guria).

 

 

 

Foda mesmo. 06.gif

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Raziel' date=' só pra deixar claro, eu gostei MUITO do filme, mesmo antes daquela minha análise me retratando que o filme não tinha propósito de assistir, só estou discutindo alguns pontos que eu não gostei.

 

[/quote']

 

 

 

Eu sei que vc gostou. É por isso que estamos conseguindo ter uma conversa decente, ao invés de um de nós simplesmente partir para sofismas engraçadinhos, enquanto o outro iria se irritar e encerrar o papo por aqui mesmo (o que, aliás, é o que mata a maioria dos debates nesse fórum).

 

 

 

E se estou falando demais, me desculpe... é que fazia tempo que não via um filme que achasse tão bom, a ponto de realmente sentir vontade de conversar sobre ele.RAZIEL2008-02-11 16:25:16

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Só voltando a questão dos amigos. Eu também não gosto de tudo mastigadinho, mas não gosto de muitas informações que não servem pra nada. Aquela festa foi isso pra mim, muita informação que não serviu de nada, a famosa "encheção de linguiça". Por isso preferia que os personagens fossem apresentados rapidamente. Veja só, o modo como eu gostaria que fosse é menos mastigadinho ainda, mas também não perderia muito tempo mostrando nada.

 

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E se estou falando demais' date=' me desculpe... é que fazia tempo que não via um filme que achasse tão bom, a ponto de realmente sentir vontade de conversar sobre ele.[/quote']

 

Não precisa se desculpar. Eu não achei tão bom quanto você achou, mas é um filme que eu gosto de discutir, seja pelos aspectos que eu não gostei, como pelos aspectos que eu gostei (que pra mim supera em muito os defeitos). Por exemplo, o aspecto técnico do filme eu achei genial. Apesar de o monstro me parecer falso algumas vezes, a maneira como o cenário caótico está inserido na gravação precária (tremida) e sem cortes dá um aspecto realistico impressionante ao filme. SPOILER A cena da fumaça cobrindo a rua e eles se escondendo na loja com a escuridão cobrindo tudo, a cena a ponte caindo, a cena deles passando de um prédio para o outro FIM SPOILER. Não lembro de um filme que tenha me impressionado por tamanho introsamento "câmera + imagens capturadas" dessa forma. Pra deixar claro isso que eu falei, mesmo em filmes convencionais com efeitos visuais, há alguns que utilizam câmeras paradas para mostrar efeitos "contracenando" com pessoas ou cenários. Quando partem para a câmera dinâmica, os movimentos de tudo que é real não "bate" com o movimento do efeito especial inserido. Nesse aspecto esse filme me impressionou, assim como o maravilhoso som.

 

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Amargos! 06 Brincadeira.

 

Olha, eu, mas do que todas as pessoas desses mundo detesto a maioria dos pipocões. Não por serem pipocões, mas porque a maioria é ruim. Porém, não sei porque, algo no meu inteiror, adora filmes-catástrofes. 06 Mas tem que ser catástrofe... não pode ser tipo transformers não... nem tipo mostrinhos idiotinhas que saem atras dos outros.... Mas tipo assim gigantesco que destrói tudo. 06

 

E esse filme é um dos melhores do gênero. Se não o melhor, sério. Principalmente por ser em "1ª pessoa". Você conhece os personagens antes e depois vê a desgraça acontecendo. Massa.

Muito bom.

 

 

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Mas vamos à masturbação mental, se alguém aí estiver afim: afinal, de onde acham que veio o monstro? Era uma criatura alienígena ou uma mutação? As criaturinhas eram filhotes ou parasitas? O monstro se esfregava nos prédios pra se livrar dos "parasitas"? Pq eles pareciam querer levar as pessoas embora? Seriam eles alienígenas inteligentes, e o monstrão seria sua "nave"? Ninguém pensou sobre essas coisas? Um abraço, té mais.

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SPOILERS

 

 

Segundo os ARGs (sites falsos, vídeos, etc) que foram desenvolvidos antes do filme, o monstro veio do fundo do mar, estava de algum modo adormecido a muito tempo.


Sobre o que acordou ele existem algumas teorias: na última cena do filme, que mostra Rob e beth em Coney Island todos felizes, no canto direito da tela alguma coisa se esfatifa na água, e pelos ARGs é um satélite de uma empresa japonesa.
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