Jump to content
Forum Cinema em Cena

John Carpenter


Dook
 Share

Recommended Posts

  • Members

Eu acho que os 4 primeiros Halloween são bons filmes, é um mérito uma série de terror conseguir manter um certo nível por tantas continuações.


Claro que boa parte dos méritos do 4 se deve ao Donald Pleasence, que dá extrema credibilidade ao filme (gosto muito da cena dele encontrando o Myers no posto, e depois na sua conversa com o velho que dá carona para ele).

E o 3 é aquele filme injustiçado, martirizado só por ser uma história a parte dos outrs filmes. Mas a idéia é tão bizarra que é boa (dominação por meio de máscaras, crianças virando cobras). Acho melhor que o 2, que embora seja uma continuação direta do primeiro, se baseia no absurdo argumento que um grande hospital só vai ter umas 10 pessoas dentro, entre funcionários e pacientes.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Vai dar Rocketeer... podem apostar...


Citando  o Lex Luthor do Spacey:

WRONG!!!!!


Fantasmas de Marte começa com cara e jeito de bomba. Mas sei lá, lá pela metade você se acostuma com aquele ambiente absurdo (pelo menos foi assim comigo - será que de madrugada eu sou mais amigável com filmes?) e o filme se torna divertido.

Careceu deuma produção mais caprichada - cenários limitados, efeitos ruins - e tem muito ator de "nome" perdido ali - que droga a Pam Grier estava fazendo nesse filme?

mas, sei lá, eu gostei.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mas essa é a essência do Carpenter: cenários limitados, uma produção que vc percebe que precisava de mais grana, enfim... E é aí que está o charme da coisa toda... Minhas ressalvas com Fantasmas de Marte são outras diversas do cenário capenga e de alguns efeitos ruins...

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...
  • Members

Assalto à 13ª DP (John Carpenter) - ****

 

Carpenter hits again. Transforma uma historinha sem muitas nuances numa caçada de tirar o fôlego. Ao não dar diálogos para os bandidos que atacam a delegacia, Carpenter os transforma em ANIMAIS incontroláveis e insaciáveis, conseguindo o impossível: fazer um filme policial com doses generosas de terror absoluto. Destaque para a cena fortíssima envolvendo uma menina e um sorvete de baunilha.

 

Curioso que depois de conferir o original, o remake começou a cair violentamente no meu conceito...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Assalto à 13ª DP (John Carpenter) - ****

 

Carpenter hits again. Transforma uma historinha sem muitas nuances numa caçada de tirar o fôlego. Ao não dar diálogos para os bandidos que atacam a delegacia' date=' Carpenter os transforma em ANIMAIS incontroláveis e insaciáveis, conseguindo o impossível: fazer um filme policial com doses generosas de terror absoluto. Destaque para a cena fortíssima envolvendo uma menina e um sorvete de baunilha.

 

Curioso que depois de conferir o original, o remake começou a cair violentamente no meu conceito...
[/quote']

 

Esse filme existe em DVD por aqui? Só acho o remake.

 

Carpenter é um dos meus diretores favoritos e esse é um dos únicos que eu ainda não vi dele.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

esse filme, pelo que eu sei, foi lançado num daqueles dvds de banca, circulou um ano e nunca mais foi visto.

 

john carpenter, vi christine hoje. sei que é chato, mas é inevitável a comparação com carrie. não sei, enquanto o de palma mantia a mesma puta tensão durante os dias 'normais', o núcleo high school pareceu feito meio nas coxas, ou pelo menos, apenas normal. uma parte do estranhamento se dá porque o visual desse aqui é muito, muito clean, e esse estranhamento aumenta quando vc vê que é um carpenter. mas mesmo assim, todas as cenas com a christine são muito boas. e ele alterna entre isso toda uma jornada de transformação na vida do moleque, de querer ser alguém, se desprender dos pais até ficar viciadão no carro. não tem lá nenhum problema, tem uns personagens oks e umas boas cenas carpenterianas com o carro. mas pra quem antes fez the fog, the thing e fuga de nova york, fica um pouco estranho por ele já ter dado mais de si - talvez até por razões de força maior, pq ele vinha do fiasco de comercial adaptando um best-seller do stephen king (acho que tenho birra com ele... 06).
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu adoro Christine. Vi pela primeira vez num Corujão na Globo. Quando lançaram a edição especial do filme em DVD não resisti. Concordo que não é tão bom quanto outros filmes dele naquele tempo, mas ainda assim é muito bom. Filme perfeito para se assistir de madrugada.

 

Por sinal, os filmes do Carpenter são ótimos para se ver de madrugada, de preferência quando não se tem que trabalhar no dia seguinte. Starman é outro que visto de madrugada tem um gosto todo especial.

 

Vou tentar achar esse DVD de Assalto. Espero que a edição preste.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members

Príncipe das Trevas (Prince of Darkness - 1987)

 

Nota: 3/10

 

O pior filme de John Carpenter. Lento, chato, bobo... O roteiro é preguiçoso, e as atuações são péssimas, amadoras. A premissa do filme é ridícula. Um grupo de estudantes estúpidos descobrem um portal em uma igreja abandonada. Satanás quer entrar no nosso mundo e vai possuindo os retardados que estão nas redondezas. Algo assim. Infelizmente, nem como comédia serve.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Como comédia não funciona mesmo. Agora como metáfora para o Mal que existe dentro de todos nós e como idéia (real) de que o demônio pode muito bem estar dentro das próprias igrejas, o filme é um desbunde. Aliás, essa história do reflexo do espelho é uma referência bíblica clara que salta aos olhos do expectador mais atento e é o pulo do gato do filme. Um dos melhores do Carpenter.

 

P.S.: a trilha sonora de autoria do mesmo também é um achado...
Dook2007-08-07 09:02:04
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Starman - O Homem das Estrelas (1984)

 

Cotação: 2/5

 

Eu esperava mais de um filme de John Carpenter (e nem parece ser dele). Ele até que manda bem como diretor, mas não deve ter sido responsável pelo roteiro.

 

O "Starman" parece ter poderes de acordo com o que acontece na tela, como dirigir um carro só de olhar ou provocar uma explosão, mas não consegue reproduzir decentemente nossa maneira de falar? (certamente alguém achou que era mais interessante que o alienígena se comportasse como um retardado, e que falar como um bobo seria mais interessante para o espectador). E sem contar o conhecimento crescente do idioma, que soa bastante inverossímil.

 

Jeff Bridges convence de ponta a ponta, no que o papel exigiu dele, e foi até indicado ao Oscar, mas qualquer um que já conhece sua carreira sabe que se portar daquele jeito não é o melhor que ele pode fazer, e pra mim já fez muito mais.

 

A viúva é seduzida pelo alien só porque ele assume a forma física do marido morto, e o romance é forçado, e pior quando o roteiro tenta extrair algum sentimento, pois este pode ser até genuíno mas não há química entre os personagens.

 

O objetivo do filme é mostrar os dois fazendo uma viagem de carro até a cratera onde supostamente seria o ponto de retorno do alien, e não há mais nada de interessante, e aproveitável. No saldo geral é bastante fraco, e rapidamente esquecível.

 

Vou ver Christine agora.

 

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...