Jump to content
Forum Cinema em Cena

Amantes (Two Lovers, James Gray)


CACO/CAMPOS
 Share

Recommended Posts

  • Replies 79
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members
não não' date=' vc está pensando errado o final do filme, pq existe uma maneira certa de pensa-lo, que é a do bat e do thico. den.gif o final final é necessariamente triste, pq ele não ficou com a garota que amava mesmo essa não sentindo o mesmo, e o certo seria ele ter fugido com ela mesmo com a probabilidade muito grande dessa larga-lo pouco mais a frente e assim fazer ele voltar ao inicio, como no último relacionamento que o devastou emocionalmente, só que talvez não com a mesma sorte de escapar dessa vez. Essa é a forma certa de pensar, o final feliz seria ele viver com a paltrow nem que seja por algum tempo para deixar seu coraçãozinho aquecido. emorike.png mesmo que depois ele se mate quando acontecer a mesma coisa que no inicio. não encarar que a vida é feita de decepções e tentar seguir em frente, pensar isso é absurdo e extremamente errado, não faça isso que vc estará comentendo o mesmo erro que eu, já que o final não fica dúbio o suficiente pra qualquer tipo de interpretação distinta, é fato o que acontece ali...

den.gif
[/quote']

 

Como sempre, eu estou atrasado, só vim ler isso aqui agora. Que bom Tensinho que você concorda com minha visão; como foi dito em outro tópico deste fórum, quase perdi noites pensando que você discordava de mim. 08

 

Mas então, sobre o final (ainda que não interesse mais a ninguém falar sobre isso), meu ponto de vista não é exatamente esse aí colocado. Eu acho sim que o final é tristíssimo, mas não somente por ele não ter ficado com a Michelle. Na verdade, "ficar com a Michelle" não seria garantia de nada, como já comentado. Ele poderia ir para São Francisco com ela e no segundo dia perceber que não a amava como pensava, voltaria para Nova York e tocaria sua vida. A questão toda (e é isso que eu julgo terrível no filme e no seu desfecho) é toda a idéia da projeção, do sentimento como algo irreal, ou pelo menos idealizado. O que Leonard sente por Michelle é colocado como uma idéia. Ao se declarar para ela, ele primeiro diz o quanto ficou devastado ao perder a noiva, como pensou que nunca mais amaria alguém...e só então Michelle entra no papo, como sua esperança de "salvação". Será mesmo que Leonard ama Michelle ou será que ele queria amar Michelle. É esse o ponto que me devasta no filme, a partir do momento que a Gwyneth Paltrow olha para a câmera. Ela ouve o que ele diz, sabe que pode não ser verdade, que o que ela sente não corresponde, mas decide acreditar e projetar ali a sua esperança de se salvar. Ela está agindo de modo "errado", sabe disso e pede ao público compreensão. O que ele é não é exatamente o que ele é e isso poderia me levar a um sem fim de reflexão sobre a verdade dos sentimentos e como eles podem ser relativos. Mas não interessa, nem saber o que ele realmente sentia, mas o que ficou. E o que ficou foi o que não teve fim e o inacabado é sempre pior que o concreto, pois ele é abstrato, é pensamento e a idéia é sempre mais perfeita e plena que a realidade. A realidade de Leonard será viver com Sandra, talvez para o resto de sua vida. Mas a idéia que o perseguirá será a possibilidade de ter sido outra coisa com Michelle. E isso será sempre mais forte, ao menos na minha opinião. E devastador.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

o Alexei, de certa forma, expressou melhor que eu algo que eu quis dizer. ao chamar o Leonard de covarde (suicídio emocional etc) eu, na realidade, estava chamando-o de filho da puta, mas de forma menos direta. hehe. e justamente a isso vem atrelado, necessariamente, a minha idéia de final triste, porque, por esse prisma, eu não tenho como ver um cara desses ser feliz.

 

é como disse o Thico, mesmo com a Michele ele podia foder-se, é mais ou menos aí que eu quero chegar, ao notar que o grande problema do Leonard... é ele mesmo. e, com aquele final, ele não resolveu nada. não duvido que, dali uma semana se atire duma ponte com um pedregulho amarrado nas pernas.

batgody2009-10-02 04:05:40

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • 3 weeks later...
  • Members

Eu ACHO que o ano vai muito bem, obrigado, com Amantes na ponta (ao lado de Aquele Querido Mês de Agosto), seguido(s) por Bastardos e Deixa Ela Entrar. Mas admito que preciso rever o segundo pra chegar a uma conclusão sobre a sua superioridade ou não ao filme do Tarantino.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members

Alguns comentários.

 

1) O Joaquim estava apaixanado pela vizinha. A motivação que inconscientemente originou esse sentimento não influi na definição ou na mensuração do seu sentimento. Não interessa se sua paixão era "errada".  Ficar com a sua amada vizinha lhe traria um prazer, uma alegria e uma auto-realização inigualável, enquanto que um fora dela uma imensurável dor e desilução.

 

2) Enquanto a Gwyneth Paltrow representava a melhor escolha emocional, a Vinessa era a melhor opção racional. As pessoas tendem a escolher a opção emocional, até porque a razão fica um tanto comprometida quando se está apaixonado.

 

3) Creio que inconscientemente gostava mais da Gwyneth porque ela "precisava" dele, de alguém para tomar conta dela. Nesse relacionamento, teria de bancar o adulto.

 

4) O oposto ocorre com a sua relação com a Vinessa, no qual ele era um incapaz (criança ou doente). A Vinessa tinha a missão de tomar conta dele. A Vinessa tinha sido a garota escolhida e "oferecida" pelos seus pais. De certa forma, isso é um tanto humilhante para um homem.

 

5) Vejo a Vinessa como um prêmio de consolação para o Joaquin. Faço a uma analogia com uma prova de atletismo: perdeu o ouro na reta final, mas ficou com a prata. É claro que ficou triste na hora, mas compreende que  ficar com a Vinessa é um resultado positivo.

 

6) Achei poético o fato das ondas trazerem o anel de volta. È como se o destino, a natureza lhe dissesse que tudo na vida é cíclico, como as ondas, vão e voltam. Se um amor não dá certo, outro pode acontecer. Não é motivo para se matar.

 

7)  Em toda relação, no início, um dos amantes gosta mais do que é gostado pelo outro. Normalmente, o ser humano prefere correr o risco de não ter retorno e tentar conquistar o amado, mesmo que este não esteja, a princípio, tão interessado em você, do que ser covarde e se contentar com o "amor" daquele outro que não te interessa tanto e desistir de seu grande amor não correspondido. Logo, o fora da Gwyneth representou uma derrota para o Joaquim, pois podia conquistar a sua parceira com o tempo. Ao mesmo tempo foi uma vitória para a "corninha" da Vinessa que conseguiu sua primeira opção e terá a oportunidade de conquistar a sua devoção.

 

8) Um comentário quanto ao casting. Considero a Vinessa mais bonita que a Gwyneth, fato que provoca ainda mais estranhamento no sentimento de Joaquim. Além disso, pessoalmente, prefiro as meio-tímidas às extrovertidas.

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...