Jump to content
Forum Cinema em Cena

Trilogia O Poderoso Chefão


maximum
 Share

Recommended Posts

  • 2 weeks later...
  • 2 weeks later...
  • Members

  Talvez seja a melhor adaptação livro-filme já feita.Copolla conseguiu manter a essência dos personagens,alem de deixar a obra que já era excelente melhor ainda.Outra coisa que chama a atenção no filme é a trilha,talvez uma das melhores já compostas para um filme.E claro que ainda tem Marlon Brando06

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Nem sabia que havia um livro quando assisti o filme.

Sempre quis assistir e ano passado de tanto meu tio falar que era mó filmaço eu fui lá e assisti e não é que era ótimo mesmo. Um dos melhores filmes sobre mafiosos, e a musica Tonho é excelente mesmo. Estou com ela na cabeça até hoje!

 

 

Viva a Familia Coleone!

16
Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...
  • Members

Mods, se já houver tópico pro filme, favor deletar esse aqui. Tentei procurar mas este forum tá meio bugado.

 

 

 

 

 

 

 

Bom, vamos discutir estas obras-primas do cinema. Mas galera, vamos

tentar colocar comentários que gerem discussão e não apenas

obviedades...

 

 

 

 

 

Segue comentário inicial dos dois primeiros que revi agora:

 

 

 

The Godfather

 

The Godfather - Part II

 

Ambos

filmes maravilhosos, mas o Part II é definitivamente melhor. A

interposição das cenas de Vito e Michael é perfeita, algumas tomadas

são malditamente geniais (porta na cara da ex-mulher, última cena),

etc. Não se enganem, o primeiro filme é OP também, mas seu caráter

episódico me agrada menos que a sequência e acho que o Coppola tava

menos inspirado. De qualquer forma, no quesito atuações nã da pra negar

que o magnetismo do Brando supera as do segundo filme.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Uma polemicazinha. Sempre achei o Pacino meio que o ponto fraco do primeiro filme. Nesta revisitada eu continuo com esta opinião. Vejam, ele está longe de ruim no filme, mas a apatia dele é meio injustificavel. Eu chego até a dizer que por causa dele prefiro o segundo filme ao primeiro. O Brando ganhou o oscar de ator principal no primeiro filme mas o Michael é pra mim a base do filme e o principal personagem. A transformação que ele sofre e a forma com que ele passa de venerável cidadão à mafioso é o centro da bagaça e porra, o Pacino quase bota isso à perder, sempre com a mesma cara de morto. Enfim, nas sequências ele mereceu todos os louros mas aqui me desaponta bastante.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Você está certo quando ao núcleo do filme, mas eu gosto do Pacino e acho que o jeito moscão é bem eficiente quando se olha não apenas as atuações isoladas, mas o conjunto da evolução e mutação do personagem ao longo dos três filmes, que é o grande tchan da coisa toda.

 

e sobre filmes de máfia:

 

Era uma Vez na América > Os Chefões > Os Bons Companheiros > O Poderoso etc 1 e 2
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pois é, o personagem pode até funcionar dentro da trilogia mas pra mim falha no filme isoladamente. E para mim cada filme tem que funcionar isoladamente. Ele é muito impassível aos eventos à sua volta e suas ações acabam não condizendo com o impacto destes eventos nele, que é zerado pela sua atuacão.

 

E eu também prefiro Era uma Vez na América, mas acho Bons Companheiros um pouco overrated.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Kako ' date=' eu detesto ter que concordar com você , mas você está parcialmente certo .

O Michael é o núcleo do filme e acaba ofuscado pela atuação antológica do Brando .

Mas eu o acho apático porque Michael Corleone era meio apático .
[/quote']

 

Aí é que está, ele não era apático. Se ele fosse, não tomaria as ações que tomou. O lance é que provavelmente o Copolla quis diferenciar à todo custo o Mike do Sonny, e o Pacino entendeu errado. Claro que isso na minha opinião, sei que sou minoria e tals...

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sei lá . Eu entendi que ele era apático e saiu da sua apatia por amor a família ( no caso , o pai ) .

Sem aquele atentado ao Vito , seu destino seria levar uma vidinha medíocre e comum , que era o que ele parecia procurar desde o início com o intuito de ser diferente do resto da família .

Mas também é só minha opinião .

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Concordo Markão. Suas atitudes não tem nada de apáticas. A construção teórica do personagem é perfeita. Só que eu acho que a atuação não condiz. Nada na atuação do Pacino demonstra que os eventos (atentados ao seu pai e à Apollonia) o afetaram à ponto de ele tomar as atitudes que toma...

 

Não o chamaria de apático em relação a esses dois acontecimentos . Eu o chamaria de frio .

Ele resume seu comportamento ao longo de toda trilogia a uma frase dita ao Andy Garcia na parte III : " Não odeie seus inimigos pois isso prejudica o raciocínio "

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Aliás, vi a Parte III hoje e arrisco dizer que não apenas é muito inferior aos outros dois quanto que é ruim mesmo. Quase nada se salva. O Pacino novamente errando e deixando de lado a personalidade definida nos dois outros filmes pra atuar estilo Pacino moderno, ou seja, mais histrionico. Copolla buscando desesperadamente referenciar os dois outros filmes. Não um, mas DOIS Jar Jar Binks (Sofia e Andy Garcia). Enfim, triste ver terminar desse jeito...

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
o pior do terceiro mesmo foi' date=' alem da presenca apagada da Sofia, a substituicao imbecil do gde Robert Duvall (por questoes de grana) pelo outro conselheiro sei-la-qual-nome. 09[/quote']

 

Não sabia que tinha sido por grana .

 

 

 

foi por grana..o Duvall pediu uma grana q o Copolla nao tinha na epoca.. pena mesmo!
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Tanto ele tava sem grana que teve que colocar a filha dele no filme. Só assim pra explicar...06

 

Mas sério, o Andy Garcia é péssimo também. Ele só tem aquela cara com aquele semi-sorrizinho. E quando ele tenta imitar o Sonny, mordendo a mão? Sério gente, esse filme é ruim demais. Até o Enzo, the Baker enfiaram como recordação...06

 

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...