Jump to content
Forum Cinema em Cena

A Origem | Inception (Contém Spoilers)


-felipe-
 Share

Recommended Posts

  • Replies 695
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

 

vai ser o filme do ano.....todo mundo que viu.....gostou muito....

 

100% no RT.....15 reviews.....Average Rating de 9.2 ...lol

 

o foda eh esperar até agosto aki no brasil......la nos EUA estreia dia 16...

 

Falavam isso de TDK e no final, deu no que deu.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

vai ser o filme do ano.....todo mundo que viu.....gostou muito....

 

100% no RT.....15 reviews.....Average Rating de 9.2 ...lol

 

o foda eh esperar até agosto aki no brasil......la nos EUA estreia dia 16...

 

Falavam isso de TDK e no final' date=' deu no que deu.

[/quote']

 

É. Deu no que deu. O melhor filme de 2008.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

vai ser o filme do ano.....todo mundo que viu.....gostou muito....

 

100% no RT.....15 reviews.....Average Rating de 9.2 ...lol

 

o foda eh esperar até agosto aki no brasil......la nos EUA estreia dia 16...

 

Falavam isso de TDK e no final' date=' deu no que deu.

[/quote']

 

É. Deu no que deu. O melhor filme de 2008.

 

O Oscar infelizmente não entendeu dessa maneira.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

ah o Oscar outra vez deve não entender dessa maneira.....

 

muito provável que seja outro filme a ganhar.....mas isso eh o esperado...

 

so vejo ganhar o Oscar filmes de Drama(quase todos), Épicos, de Guerra......fora disso se algum outro genero ganhou....foi uma exceção

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

ah o Oscar outra vez deve não entender dessa maneira.....

 

muito provável que seja outro filme a ganhar.....mas isso eh o esperado...

 

so vejo ganhar o Oscar filmes de Drama(quase todos)' date=' Épicos, de Guerra......fora disso se algum outro genero ganhou....foi uma exceção

 

[/quote']

 

Por isso não é bom esperar muito desse filme em se tratando de prêmios, porém creio que será um filme de grande bilheteria, estarei lá no cinema no dia 6 de agosto.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

05/07/2010

Inception/A Origem : como um trem de carga pelo meio da sua cabeça

 

inception1.jpg 

 

Com todas as virtudes (e são muitas) que os bons filmes têm, poucas são as obras audiovisuais de mercado que atacam de frente a questão mais fascinante de todas as que o cinema pode propor: como nós, na platéia, vemos, compreendemos e adicionamos significado àquela sucessão de imagens em movimento? Que maravilhosa engenharia (ou arquitetura, para repetir um conceito nolanesco) nos possibilita criar histórias a partir daquilo que vemos, e dar a essas histórias elementos de emoção, memória e até paixão que trazemos do fundo de nossa alma e colocamos, como uma oferenda a um deus antigo, no altar da tela?

 Inception/A Origem, de Christopher Nolan, faz exatamente isso. Nem mais, nem menos.

Não é pouca coisa. É o que os surrealistas sonharam, o que Buñuel propôs ao cortar o olho e Cocteau imaginou ao colocar a Bela no palácio da Fera. É a possibilidade da narrativa ser a história, do continente ser o conteúdo. A encruzilhada onde filme e sonho se encontram mais perfeitamente.

 Desde o início de sua carreira (e dou uma dica aqui: Following, seu filme de estreia, de 1998, contém a semente de Inception) Nolan tem explorado essa encruzilhada, propondo novos modos de construir uma narrativa (Amnesia), estudando os conceitos de real/irreal (O Grande Truque). Consta que o roteiro de Inception estava escrito há nove aos. Acredito – é obra ao mesmo tempo íntegra, coerente com as ideias originais do realizador, e madura, apurada em outros projetos através de tentativa e erro .

 Infelizmente, é um desses  filmes sobre os quais quanto menos eu falar, melhor. É praticamente impossivel descrever sua história sem inundar a tela de spoilers. Por isso direi apenas o seguinte: Cobb (Leonardo di Caprio) é um “extrator”, um profissional capaz de invadir sonhos alheios para dali roubar segredos industriais, de estado ou o que for. Esta arte ele aprendeu com o sogro (Michael Caine) e ela lhe trouxe vasta fortuna mas também sérios esqueletos em seu armário, quase todos ligados à sua mulher, Mal (Marion Cotillard). Contratado por um executivo poderosíssimo (Ken Watanabe) para uma missão quase impossível, Cobb tem que arriscar tudo no frágil mundo que é sua vida pessoal.

 Fiquemos por aqui. Posso acrescentar apenas que este é filme para se ver de olhos bem abertos, prestando atenção a tudo – porque o modo como a história está sendo contada é, essencialmente, a própria história. Como bem disse Peter Travers em sua resenha na RollingStone.com, Inception vai contra a corrente que presume que todo espectador é um idiota e portanto todo filme tem que ser ex-pli-ca-di-nho, bem mastigado e bem condescendente. Inception exige o investimento da  inteligencia, da lucidez  e do raciocínio ligados à toda. E mesmo assim você se perde no caminho, porque os labirintos de Nolan são melhores que os da personagem Ariadne (Ellen Page), ela do nome mitológico como o da princesa que salvou Teseu do Minotauro.

 Preste atenção `as paisagens. Preste atenção à agua, aos espelhos, ao trem que tão frequentemente parte a tela em dois. Preste atenção ao que as pessoas dizem, e quando elas dizem. São chaves para o labirinto.

 Note algo importante: como Nolan compreende de verdade que sonhos são experiências orgânicas, alimentadas pelo que sentimos, tocamos, provamos e ouvimos enquanto acordados, informados pelos sentidos, formatados por nossas emoções. Por isso escolheu , em vez de cenários virtuais, locações de verdade, no Canadá, Los Angeles, Paris, Tóquio, Marrocos; e efeitos mecânicos, diante da câmera, no lugar dos digitais, sempre que possível. É uma das mais importantes virtudes do filme, e o modo mais poderoso como Nolan imediatamente nos conecta com seu mundo – porque, de fato, estamos compartilhando uma experiência que, mesmo que nem sempre conseguindo descrever, sentimos e vivemos profundamente. Sonhos não são delírios virtuais - erro de muita gente que se arrisca por esta seara- mas experiências reais, multidimensionais e sensuais, enquanto estamos neles. Inception compreende isso gloriosamente.

 A maravilhosa trilha de Hans Zimmer, uma mistura equilibradissima dos sons naturais de uma grande orquestra (mais a guitarra lírica de Johnny Marr) e de uma bateria de manipulações digitais, forma a atmosfera perfeita para esta experiência.

 Se eu fosse fazer uma ressalva à tremenda viagem que é Inception eu diria isso – que é fácil se perder nele. Mas considerando o nível de idiotice da maioria dos filmes este ano, estou achando ótimo.

 Acrescento que, fiel à sua trajetória, Nolan –roteirista e produtor de Inception, além de diretor – quebra meia dúzia de regras do status quo de bem fazer cinema. Quebra bonito, com convição, elegância e a certeza de que só quem sabe muito de cinema pode se dar a esse luxo. Por exemplo: o filme é praticamente todo exposição. E que perfeição de exposição.

 Eis aqui por que tenho este nível de admiração por um filme deste tamanho, feito com estes valores de produção e este elenco (todos ótimos, aliás): porque um filme desta envergadura, realizado com esta ambição e esta inteligência, pode tocar fundo a alma de milhões de pessoas pelo mundo afora. Pode fazê-las pensar, pode provocá-las, confundi-las, sacudi-las. Pode desafia-las a ver o mundo com olhos novos e observar de outros ângulos o papel do cinema no mundo.

 Se esta não é a vocação mais profunda da imagem em movimento, então não sei qual é.

Inception/A Origem estreia nos EUA dia 16 de julho e no Brasil dia 6 de agosto.


inception2.jpg

Link to comment
Share on other sites

Bobagem. O texto é excelente e não apresenta spoilers e complicado como o filme parece que será, lê-lo mal não faz. Ao contrário, aguça a curiosidade, afinal, parece que como nos sonhos que são únicos, cada um que assistir Inception vai ter sua própria impressão, o que é ótimo.

 

 
Link to comment
Share on other sites

Pessoal, sei que esse problema não ocorreu ainda mas cuidado com spoilers ou teorias a respeito de determinadas coisas do filme... mesmo que vcs não tenham assistido ainda e estejem só adivinhando/especulando procurem colocar esse tipo de post em fonte branca ou com um aviso antes pelo menos, só pra não dar confusão como já deu em outros tópicos por aí. Só pra dar um toque...

 

Esse aí tem tudo pra ser um filmão mesmo, especialmente depois do trailer.
Beckin2010-07-12 09:52:45
Link to comment
Share on other sites

  • Members

eu li essa critica....esse mesmo cara tinha feito uma negativa pra o Batman - Cavaleiro das Trevas....

 

achei os argumentos dele fracos......na verdade ele fala com tanto deboche das cenas....que não da pre entender o por que de ele achar fraco....

 

eu li uma critica positiva que expoe de uma maneira muito mais inteligente os pontos fracos do filme....

 

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...