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O Cinéfilo


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Quem vc acha que vencerá o jogo,se tornando O Cinéfilo?  

  1. 1. Quem vc acha que vencerá o jogo,se tornando O Cinéfilo?

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    • Pra mim nenhum desses deveria nem estar nesse fórum
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    • Esse tópico vai ter o mesmo fim da Casa 2
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  • Members

Apesar de discordar de alguns pontos' date=' a crítica do Foras sobre A Vila foi ótima.[/quote']

Discorda do quê? Tô com insônia desde terça, vamos debater aí.smiley4.gifsmiley36.gif

Discordo sobre considerar a revelação da farsa vindo antes da perseguição na floresta um erro de edição. Particularmente eu achei uma das melhores escolhas do filme.

Veja bem, Ivy cresceu ouvindo sobre as criaturas. Ela não as encarava como eu e você as encaramos; não é um simples caso de suspensão da descrença. Para ela a existência das criaturas era algo tão natural quando a Terra girar em torno do Sol é para nós.

Agora imagine algo aprendido e aceito com naturalidade durante a vida toda ser refutado, ainda mais sobre a pressão psicológica do que tinha acabado de acontecer. Não se tem aí um simples "Ah, as criaturas então não existem? Tudo bem". Pode até haver a aceitação do que foi dito, mas inconscientemente o que ela foi condicionada a acreditar ainda sobrevive.

E aí chegamos à perseguição na floresta. Tanto ela quanto o espectador já sabem da farsa, MAS ambos foram condicionados, durante uma hora de filme, a aceitar a existência das criaturas como algo natural. O espectador tem mais facilidade para se "libertar" da influência do mito porque VIU as fantasias (enquanto Ivy apenas pôde senti-las). Além disso, Ivy (como dito acima) passou a vida toda acreditando nas criaturas - e essa crença ainda subsiste.

E então aparece uma das benditas criaturas e começa a persegui-la. A crença de Ivy volta em toda a sua intensidade; a mente dela manda a revelação do pai ao inferno. Coloque-se na situação dela: o que tem mais força? Uma revelação feita num espaço de minutos ou uma história incutida na sua mente por anos a fio (história, aliás, que incluía uma criatura que pode estar te perseguindo nesse momento)?

Do lado do espectador, o efeito é diferente. Ele tem muito mais facilidade em aceitar a inexistência das criaturas. A partir do momento em que foi dito, para ele já é um fato inegável. Quando aparece uma, ele fica desnorteado. O que exatamente está acontecendo ali? Um ancião perseguindo uma garota CEGA ou uma criatura real?

Temos dois aspectos trabalhados paralelamente. De um lado, mostra-se como é difícil destruir um complexo depois de criá-lo (exatamente como você disse, pode se fazer até mesmo uma comparação com o Mito da Caverna). De outro, coloca o espectador confuso, deixando-o tenso não só por causa da perseguição em si, mas por causa da DÚVIDA sobre o que realmente ocorre.

Ufa! smiley36.gif

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DOS 7 FILMES EXPOSTOS ABAIXO,QUAL O PIOR?*
(*Identifiquem aqueles que vcs já assistiram).


mulher_gato.jpg
MULHER GATO;


van_helsing_396.jpg
VAN HELSING - O CAÇADOR DE MONSTROS;


alone.jpg
ALONE IN THE DARK;


americanpie4.jpg
AMERICAN PIE 4 - TOCANDO A MAIOR ZONA;



Pearl%20Harbor.jpg
PEARL HARBOR;


00495.jpg
AS LOUCAS AVENTURAS DE JAMES WEST;


cartaz_aliens_vs_predador.jpg
ALIEN VS. PREDADOR.

DOS 7 FILMES EXPOSTOS ABAIXO,QUAL O PIOR?*
(*Identifiquem aqueles que vcs já assistiram).


mulher_gato.jpg
MULHER GATO;


van_helsing_396.jpg
VAN HELSING - O CAÇADOR DE MONSTROS;


alone.jpg
ALONE IN THE DARK;


americanpie4.jpg
AMERICAN PIE 4 - TOCANDO A MAIOR ZONA;



Pearl%20Harbor.jpg
PEARL HARBOR;


00495.jpg
AS LOUCAS AVENTURAS DE JAMES WEST;


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ALIEN VS. PREDADOR.


Destes filmes eu só vi Pearl Harbor e Aliens. Gostei do primeiro detestei o segundo.


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Apesar de discordar de alguns pontos' date=' a crítica do Foras sobre A Vila foi ótima.[/quote']

Discorda do quê? Tô com insônia desde terça, vamos debater aí.smiley4.gifsmiley36.gif

Discordo sobre considerar a revelação da farsa vindo antes da perseguição na floresta um erro de edição. Particularmente eu achei uma das melhores escolhas do filme.

Veja bem, Ivy cresceu ouvindo sobre as criaturas. Ela não as encarava como eu e você as encaramos; não é um simples caso de suspensão da descrença. Para ela a existência das criaturas era algo tão natural quando a Terra girar em torno do Sol é para nós.

Agora imagine algo aprendido e aceito com naturalidade durante a vida toda ser refutado, ainda mais sobre a pressão psicológica do que tinha acabado de acontecer. Não se tem aí um simples "Ah, as criaturas então não existem? Tudo bem". Pode até haver a aceitação do que foi dito, mas inconscientemente o que ela foi condicionada a acreditar ainda sobrevive.

E aí chegamos à perseguição na floresta. Tanto ela quanto o espectador já sabem da farsa, MAS ambos foram condicionados, durante uma hora de filme, a aceitar a existência das criaturas como algo natural. O espectador tem mais facilidade para se "libertar" da influência do mito porque VIU as fantasias (enquanto Ivy apenas pôde senti-las). Além disso, Ivy (como dito acima) passou a vida toda acreditando nas criaturas - e essa crença ainda subsiste.

E então aparece uma das benditas criaturas e começa a persegui-la. A crença de Ivy volta em toda a sua intensidade; a mente dela manda a revelação do pai ao inferno. Coloque-se na situação dela: o que tem mais força? Uma revelação feita num espaço de minutos ou uma história incutida na sua mente por anos a fio (história, aliás, que incluía uma criatura que pode estar te perseguindo nesse momento)?

Do lado do espectador, o efeito é diferente. Ele tem muito mais facilidade em aceitar a inexistência das criaturas. A partir do momento em que foi dito, para ele já é um fato inegável. Quando aparece uma, ele fica desnorteado. O que exatamente está acontecendo ali? Um ancião perseguindo uma garota CEGA ou uma criatura real?

Temos dois aspectos trabalhados paralelamente. De um lado, mostra-se como é difícil destruir um complexo depois de criá-lo (exatamente como você disse, pode se fazer até mesmo uma comparação com o Mito da Caverna). De outro, coloca o espectador confuso, deixando-o tenso não só por causa da perseguição em si, mas por causa da DÚVIDA sobre o que realmente ocorre.

Ufa! smiley36.gif

Aê!smiley36.gif

Bem, eu até admito que Shyamalan possa ter tido esta intensão, mas o resultado enfraqueceu o filme. Sobre Ivy, concordo plenamente, é isso mesmo. Mas confundir o espectador foi um erro. Você, assistindo o filme, vai ficar em dúvida por dois segundos, mas como eu disse na crítica, dá pra ver as pernas da pessoa vestindo a fantasia. Vendo a cena você pensa "burra! Não é de verdade!"smiley36.gif

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Apesar de discordar de alguns pontos' date=' a crítica do Foras sobre A Vila foi ótima.[/quote']

Discorda do quê? Tô com insônia desde terça, vamos debater aí.smiley4.gifsmiley36.gif

Discordo sobre considerar a revelação da farsa vindo antes da perseguição na floresta um erro de edição. Particularmente eu achei uma das melhores escolhas do filme.

Veja bem, Ivy cresceu ouvindo sobre as criaturas. Ela não as encarava como eu e você as encaramos; não é um simples caso de suspensão da descrença. Para ela a existência das criaturas era algo tão natural quando a Terra girar em torno do Sol é para nós.

Agora imagine algo aprendido e aceito com naturalidade durante a vida toda ser refutado, ainda mais sobre a pressão psicológica do que tinha acabado de acontecer. Não se tem aí um simples "Ah, as criaturas então não existem? Tudo bem". Pode até haver a aceitação do que foi dito, mas inconscientemente o que ela foi condicionada a acreditar ainda sobrevive.

E aí chegamos à perseguição na floresta. Tanto ela quanto o espectador já sabem da farsa, MAS ambos foram condicionados, durante uma hora de filme, a aceitar a existência das criaturas como algo natural. O espectador tem mais facilidade para se "libertar" da influência do mito porque VIU as fantasias (enquanto Ivy apenas pôde senti-las). Além disso, Ivy (como dito acima) passou a vida toda acreditando nas criaturas - e essa crença ainda subsiste.

E então aparece uma das benditas criaturas e começa a persegui-la. A crença de Ivy volta em toda a sua intensidade; a mente dela manda a revelação do pai ao inferno. Coloque-se na situação dela: o que tem mais força? Uma revelação feita num espaço de minutos ou uma história incutida na sua mente por anos a fio (história, aliás, que incluía uma criatura que pode estar te perseguindo nesse momento)?

Do lado do espectador, o efeito é diferente. Ele tem muito mais facilidade em aceitar a inexistência das criaturas. A partir do momento em que foi dito, para ele já é um fato inegável. Quando aparece uma, ele fica desnorteado. O que exatamente está acontecendo ali? Um ancião perseguindo uma garota CEGA ou uma criatura real?

Temos dois aspectos trabalhados paralelamente. De um lado, mostra-se como é difícil destruir um complexo depois de criá-lo (exatamente como você disse, pode se fazer até mesmo uma comparação com o Mito da Caverna). De outro, coloca o espectador confuso, deixando-o tenso não só por causa da perseguição em si, mas por causa da DÚVIDA sobre o que realmente ocorre.

Ufa! smiley36.gif

Aê!smiley36.gif

Bem, eu até admito que Shyamalan possa ter tido esta intensão, mas o resultado enfraqueceu o filme. Sobre Ivy, concordo plenamente, é isso mesmo. Mas confundir o espectador foi um erro. Você, assistindo o filme, vai ficar em dúvida por dois segundos, mas como eu disse na crítica, dá pra ver as pernas da pessoa vestindo a fantasia. Vendo a cena você pensa "burra! Não é de verdade!"smiley36.gif

Para mim isso apenas fortaleceu o filme.

Já a confusão do espectador pode não durar milênios, mas a tensão é fortíssima e, combinada com a confusão, cria um efeito que dura muito bem pelo resto da cena.

E acho que a questão das "pernas" não tem lá muita importância... A maior parte das pessoas se concentra na criatura quando o que está acontecendo ali é uma análise sobre o complexo de Ivy... As criaturas não são o principal: poderia ser a cena de alguém ouvindo que na verdade é o Sol que orbita a Terra, "segundo descobertas recentes".

(Claro que o último exemplo diz respeito somente ao aspecto do complexo, e não se aplica às demais leituras do filme como um todo.)

PS: Agora vou dormir, continuamos amanhã. smiley36.gif

Noonan2006-7-14 2:9:26
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Então isso é relativo, porque acho que o nível de tensão cai muito com o espectador sabendo de tudo. E, sim, as pernas não têm importância alguma no contexto do filme, mas acaba tirando a atenção do espectador. Vai dizer que quando você viu o filme não pensou "putz, mas tem essas pernas aparecendo, eles poderiam ter feito um monstrinho melhor".smiley36.gif 

Ps: Não vai assistir De Volta Para o Futuro?!smiley3.gifsmiley36.gif Beleza, boa noite.

Forasteiro2006-7-14 2:19:16
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Aê!smiley36.gif

Bem' date=' eu até admito que Shyamalan possa ter tido esta intensão, mas o resultado enfraqueceu o filme. Sobre Ivy, concordo plenamente, é isso mesmo. Mas confundir o espectador foi um erro. Você, assistindo o filme, vai ficar em dúvida por dois segundos, mas como eu disse na crítica, dá pra ver as pernas da pessoa vestindo a fantasia. Vendo a cena você pensa "burra! Não é de verdade!"smiley36.gif

[/quote']

 

Mas não duvido nada que se fosse revelado depois, no final do filme, ía ter um monte de gente (talvez até você, Foras) falando "Aaahhhh, ela passa por aquilo tudo e são 'tudo' gente? Que ridículo!"... Acho que a revelação ter vindo antes foi uma boa sacada.

 

(Vi A Vila quando não gostava muito de cinema, então pra não falar possíveis merdas, prefiro ficar calado)

Jeffs2006-7-14 7:34:4

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vocês aí que estão se tornando "cinéfilos" deveriam conhecer alguns filmes de um tal cronenberg...

 

 

Já vi Marcas da Violência... serve? Gostei pra cara***...

 

Quanto à crítica do Forasta (que ficou fodona... fiquei até com vergonha de mandar as minhas depois de lê-la smiley18.gif), eu, além do fato já apontado pelo Noonan, discordo quanto à atuação de Adrien Brody... o personagem Noah Percy é sem duvida, grandioso, mas, em minha opinião, Brody consegue interpretá-lo em igual freqüência. Usando de clichê agora: "o cara roubou o filme"...

 

Ah... e desculpem mesmo pelo atraso... eu fiz uma melecada que nem acreditam smiley36.gif Só não vou postar aqui para não virar motivo de riso em âmbito nacional...

 

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A mim também não....

Aliás' date=' eu fui bem severo (especialmente em relação ao Hitch...)[/quote']

Silva, manda tua análise de novo pra mim? Não dá pra ler nada por causa dos símbolos que apareceram... smiley18.gif

Realmente não dá pra ler nada,mande novamente para a batcaverna,Silva.

Análise reenviada!!!!smiley4.gif

A tarde eu envio a avaliação do grupo B..Estou atolado de coisas para fazer (Trabalho do mestrado, resumo para congressos, contas para pagar, etc...)

Aliás, li as outras avaliações do pessoal...Gostei de ver!!! Tá todo mundo pegando pesado...

silva2006-7-14 10:51:37
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Só pra constar:

Fiquei até as 2 da matina, lendo as críticas do grupo do Forasta/Jeff/Pato.

[Penelope Mode On]

Fui obrigado pela minha cunhada a ir na festa de aniversário do meu sobrinho, e cheguei tarde em casa...smiley18.gif

[Penelope Mode Off]

Ainda não emiti uma opinião, mas já estou com as do Grupo do Garami/Lara/Bart nas mãos, e já estou lendo.

Vou enviar notas hoje.

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vocês aí que estão se tornando "cinéfilos" deveriam conhecer alguns filmes de um tal cronenberg...

 

 

EU tenho Scanners na minha coleção. É bom? Ainda não vi...

 

eu gostei. não é o melhor dele' date=' e talvez esteja longe dos melhores verdadeiramente, mas é muito divertido, me amarrei.

[/quote']

 

Era um dos meus filmes preferidos quando comecei a assistir a filmes de horror, infelizmente quando caí na besteira de rever (quase nunca revejo um filme que assisti nessa época), perdeu muito do impacto. Lembro-me de ter visto as duas continuações e ter me dececpionado.

 

Mas, é claro que Michael Ironside e a "explosão clássica" Rocks!!!! zaberdust.gif

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vocês aí que estão se tornando "cinéfilos" deveriam conhecer alguns filmes de um tal cronenberg...



EU tenho Scanners na minha coleção. É bom? Ainda não vi...


eu gostei. não é o melhor dele' date=' e talvez esteja longe dos melhores verdadeiramente, mas é muito divertido, me amarrei.

[/quote']
Era um dos meus filmes preferidos quando comecei a assistir a filmes de horror, infelizmente quando caí na besteira de rever (quase nunca revejo um filme que assisti nessa época), perdeu muito do impacto. Lembro-me de ter visto as duas continuações e ter me dececpionado.
Mas, é claro que Michael Ironside e a "explosão clássica" Rocks!!!!zaberdust.gif 

eu não vi as continuações.

e a "explosão clássica" é coisa de outro mundo de tão foda. zaberdust.gif

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