Jump to content
Forum Cinema em Cena

SDA x SW


Luinentári
 Share

Qual a sua saga predileta  

42 members have voted

  1. 1. Qual a sua saga predileta

    • Star Wars
      56
    • Senhor dos Anéis
      63


Recommended Posts

  • Replies 330
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Não pensem que esta enquete é para gerar brigas' date=' é que fa algum tempo, estavamos dicutindo, eu e meu irmÃo qual era melhor, é pura curiosidade.

 

E por que você escolheu esta saga?[/quote']

 

Não é pra gerar brigas? Ah então não quero saber... smiley11.gif

 

 

 

 

 

 

 

Em tempo: voto em SW (clássica) mas gosto das duas sagas.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não pensem que esta enquete é para gerar brigas' date=' é que fa algum tempo, estavamos dicutindo, eu e meu irmÃo qual era melhor, é pura curiosidade.
E por que você escolheu esta saga?[/quote']

1) Existem MUITAS outras sagas cinematográficas...

2) Como o T.O.H. disse, se esse tópico não gerar brigas, não vai ter graça. É bom ter muito barraco aqui entre fãs/zóides das 2 sagas.

3) Votei no SW. Ambas são ótimas, mas SW é bem mais clássico. Sabe-se lá se o SDA vai continuar exitindo daqui a uns 10 anos...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não pensem que esta enquete é para gerar brigas' date=' é que fa algum tempo, estavamos dicutindo, eu e meu irmÃo qual era melhor, é pura curiosidade. E por que você escolheu esta saga?[/quote']

 

1) Existem MUITAS outras sagas cinematográficas...

 

2) Como o T.O.H. disse, se esse tópico não gerar brigas, não vai ter graça. É bom ter muito barraco aqui entre fãs/zóides das 2 sagas.

 

3) Votei no SW. Ambas são ótimas, mas SW é bem mais clássico. Sabe-se lá se o SDA vai continuar exitindo daqui a uns 10 anos...

 

 

 

Eu disse que não era para gerar briga só para não dizeram que eu fiz para gerar briga...mas é obivio que tem que ter briga smiley36.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Star Wars, sem dúvidas.

Muito da genialidade dos filmes de Peter Jackson tinha um formato romântico no livro do Tolkien, e que no filme ficou meio "ultrapassado". Nos livros, a relação de Frodo e Sam era de amigos fraternos e nos filmes... quem não pensou num amor platônico entre os dois é muito inocente smiley36.gif. Mas isso é só um exemplo do que eu disse na primeira frase.

Star Wars, pelo menos para mim, é muito mais divertido, e seu aspecto "arte" (smiley11.gif) é equivalente ao de SdA, e também me diz muito mais coisas. Por exemplo, os nostálgicos barulhos dos sabres e tiros, que mesmo "muderrnizados", remetem aos antigos games.

Além do mais, não sei se o filme do Jackson conseguiu transportar todas as metáforas que tinham no livro do Tolkien e que Lucas, embora seja um péssimo roteirista, colocou nos seus filmes. Impossível não lembrar de Roma no ep. III.

Bom, cadê os fãzóides? Sem essas brigas num tem fórum...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bom... acredito que todas as metáforas do livro de Tolkien estão em SW: a capacidade de corrupção de qualquer pessoa; a potencialização do indivíduo; etc.

E não precisamos lembrar só de Roma em Episódio III. Lucas faz uma triste constatação nos comentários em áudio do DVD: um grupo se insurge contra um sistema supostamente totalitário para colocar no poder alguém que revolucione e esse alguém acaba sendo tão ou mais totalitário do que aquele que o precedeu.

Sem mencionar que a relativa fragilidade da democracia - devido à sua descentralização de poder - favorece o surgimento de ditadores que, vestindo uma camiseta da democracia, almejam apenas chegar ao poder e detonar tudo.

Lucas cita a Revolução Francesa: a sociedade quis depor o regime absolutista que lá comandava para colocar Napoleão, o herói que revolucionaria o modo de vida daquela sociedade. Revolução ganha, governo deposto, Napoleão é nomeado IMPERADOR, representação máxima de um líder absolutista. O resto é História.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Cara, agora fiquei na dúvida. São filmes diferentes para mim. É como perguntar qual é melhor: a trilogia de volta para o futuro, poderoso chefão ou indiana jones (se bem que o indiana sempre vai levar a melhorsmiley36.gif).

Mas falando de cinema, nenhum filme me marcou tanto no cinema quanto SDA, a sociedade do anel. Quem sabe se eu tivesse assistido SW na primeira vez (eu assisti quando passaram de novo). Não acho que SDA será esquecido, e não merece ser esquecido.

-Alguém aqui viu as versões estendidas do SDA?

Conan o bárbaro2006-6-20 21:9:16
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Hum... Star Wars??? Hehehehehehehehehe...

Se antes a saga já tinha me atraído pela seu estilo aventuresco à moda antiga, com bem e mal bem definidados, mas com personagens humanos, com os quais a identificação é imediata, hoje, ela se tornou uma jornada emocional de um personagem que é síntese dos defeitos e das virtudes de um ser humano. Isso sem deixar de manter as mesmas qualidades de antes. Ou seja, antes de tudo, Star Wars ainda é uma aventura divertida pra cacete! George Lucas tem uma porção de defeitos, mas sabe contar uma boa história como ninguém...

Também acho Senhor dos Anéis, tanto a série literária quanto cinematográfica, fantástico. No entanto... Star Wars é coração, não tem jeito...

PS: Tinha escrito mais coisas... mas deu pau aqui, tudo apagou e não tenho saco pra escrever tudo outra vez...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bem... duvidas onde votei???

Bem Galadriel... SdA parece q aconteceu? bem... cada um tem a sua opinião né?... magos, arvores gigantes, elfos... ok então... smiley36.gifsmiley36.gifsmiley36.gifsmiley36.gif

Como todo mundo aqui já falou, SDA é bom, mas não acredito q sera lembrado por mto tempo não, apenas pq levou uma porrada de Oscar, historicamente, SdA não revolucionou em nada como foi o caso de SW, e como não vou repetir nada do q foi falado acima...fico por aqui. smiley1.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Existindo vai... Lembrado' date=' quem sabe... [/quote']

Lembrado?

Sem dúvidas. É só pensar há quanto tempo atrás o livro já foi lançado. A história foi sempre lembrada, e agora, com os filmes foi eternizada.

 

Elanor2006-6-21 1:23:7
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Dizer que os filmes serão lembrados só pq os livros são lembrados depois de 50 anos depois de publicados é, no mínimo, ingenuidade...

Existem inúmeros exemplos de filmes que caíram no esquecimento enquanto seus livros respectivos ainda sobrevivem... Olga é um exemplo de filmeco que ninguém lembra mais e o filme tem uns 2 anos só, ao passo que o livro ainda está aí.

Não que eu esteja dizendo que SDA não será lembrado, mas se for lembrado, será por suas qualidades enquanto FILME e não pq existe um livro por trás que serviu de base para a concepção do filme e que sobrevive até hoje.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bem... duvidas onde votei???

 

Bem Galadriel... SdA parece q aconteceu? bem... cada um tem a sua opinião né?... magos' date=' arvores gigantes, elfos... ok então... smiley36.gifsmiley36.gifsmiley36.gifsmiley36.gif

 

Como todo mundo aqui já falou, SDA é bom, mas não acredito q sera lembrado por mto tempo não, apenas pq levou uma porrada de Oscar, historicamente, SdA não revolucionou em nada como foi o caso de SW, e como não vou repetir nada do q foi falado acima...fico por aqui. smiley1.gif

[/quote']

 

 

 

Em parte SW foi baseado em SDA. VAmos esquecer a barreira de filmes... lembremos da história...Para mim 1000X SDA smiley2.gifé claro que não aconteceu mas mesmo assim parece mais real que SW...

 

E tambem odeio politica... os assuntos abordados em SW as vezes me fazem bocejar. smiley4.gif

 

E se depender de mim SDA vai ser lembrado enquanto eu viver...

 

Em que SW revolucionousmiley25.gifGaladriel2006-6-21 8:21:35

Link to comment
Share on other sites

  • Members

SW classico e SDA sao duas das trilogias q eu mais curto e é até difícil escolher um ou outro pq eu os vi em momentos diferentes da minha vida. SW classico tem um dos filmes q eu mais gosto: O Império Contra-Ataca. Era muito pequeno quando vi pela primeira vez, mas a revelacao final me marcou muito. Sem contar a importancia para os efeitos especiais no cinema da "pequena revolucao" de Lucas. Uma pena que a nova trilogia tenha sido tao ruim, quase a ponto de manchar a reputacao dos classicos.

 

Mas o meu voto é pra SDA mesmo. Acho que como cinema tem muito mais a oferecer. Uma estoria melhor, dialogos melhores, batalhas epicas e um real sentimento de urgencia que nos faz temer pelos personagens. Aclamado pela critica e pelo publico, elevou os padroes dos blockbusters e ganhou premios por onde passou. A obra de Tolkien ja sobreviveu ao teste do tempo, nao duvido que os filmes de Peter Jackson sigam o mesmo caminho.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bem... duvidas onde votei???


Bem Galadriel... SdA parece q aconteceu? bem... cada um tem a sua opinião né?... magos' date=' arvores gigantes, elfos... ok então... smiley36.gifsmiley36.gifsmiley36.gifsmiley36.gif


Como todo mundo aqui já falou, SDA é bom, mas não acredito q sera lembrado por mto tempo não, apenas pq levou uma porrada de Oscar, historicamente, SdA não revolucionou em nada como foi o caso de SW, e como não vou repetir nada do q foi falado acima...fico por aqui. smiley1.gif

[/quote']

Em parte SW foi baseado em SDA. VAmos esquecer a barreira de filmes... lembremos da história...Para mim 1000X SDA smiley2.gifé claro que não aconteceu mas mesmo assim parece mais real que SW...
E tambem odeio politica... os assuntos abordados em SW as vezes me fazem bocejar. smiley4.gif
E se depender de mim SDA vai ser lembrado enquanto eu viver...
Em que SW revolucionousmiley25.gif

Bem, a opinião é sua e eu respeito ela...

Agora em q SW revolucionou o cinema?... Bem, vou dar um desconto por causa da sua idade, pois isso é algo q nínguem q entenda algo de cinema questiona, SW em 1977 recriou o mercado de cinema norte-americano, como cinema pipoca, além de implementar os efeitos visuais numa tela de cinema, isso e tb outras coisas como explorações de marketing, distribuição, efeitos sonoros, etc...

Tanto q alguns críticos falam q SW matou o cinema de arte, e o cinema indepedente americano...

Sith2006-6-21 10:55:19
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Em parte SW foi baseado em SDA. VAmos esquecer a barreira de filmes... lembremos da história...Para mim 1000X SDA smiley2.gifé claro que não aconteceu mas mesmo assim parece mais real que SW...
E tambem odeio politica... os assuntos abordados em SW as vezes me fazem bocejar. smiley4.gif
E se depender de mim SDA vai ser lembrado enquanto eu viver... 

Opinião é opinião. Da minha parte eu acho que tanto SDA e SW são explicitamente fantasias. Não considero que SDA seja "mais real" que o SW. e mesmo se considerasse' date=' não acho que isso bastasse pra considerá-lo melhor.

Sobre a política, então também não curto muito essa parte do SW, mas o único filme da série em que a política realmente atrapalhou o desenvolvimento da história foi o Ep. I, já todos os outros ficaram com isso imbutido na história de maneira legal.

  Em que SW revolucionousmiley25.gif

aah.gif

Se você não sabe, recomendo que vá o mais rápido possível para a biblioteca mais próxima e leia todos livros sobre "história do cinema". Isso só pra ter uma idéia do que aconteceu no mundo em 1977...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não vou entrar em questão de revolucionar ou não, que isto propriamente não é critério de qual melhor filme. Mas acabei de lembrar algo importante: as atuações em SDA, no geral, são melhores. E isto é um ponto alto, que todos os personagens principais tiveram, no mínimo, boas atuações.

SW não tem a mesma carga emocional que tem SDA. E aí está algo interessante, pois a trilogia clássica é melhor no geral, mas na nova trilogia o drama é muito maior, assim como um "conteúdo". Quem sabe a mistura das duas trilogias...

Conan o bárbaro2006-6-21 13:30:9
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Votei e votarei sempre em Star Wars como a minha saga preferida, respeito a opinião da Galadriel, mas SW é muito maior que SDA... SW revolucionou os efeitos especiais (ILM), som (THX e Skywalker Sound), o Marketing cinematográfico... Essa discussão SW x SDA é tola, pois existiu um SDA antes da versão do Peter Jackson e poucas pessoas lembram disso, e porque não se lembram??? será devido a evolução dos efeitos especiais (feita por Gerge Lucas) que possibilitou criar a nova versão de SDA??? Talvez seja uma resposta pra Galadriel em que SW revolucionou...

P.S. Galadriel, vc sabia que existia uma outra versão para os cinemas de SDA???

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Votei e votarei sempre em Star Wars como a minha saga preferida' date=' respeito a opinião da Galadriel, mas SW é muito maior que SDA... SW revolucionou os efeitos especiais (ILM), som (THX e Skywalker Sound), o Marketing cinematográfico... Essa discussão SW x SDA é tola, pois existiu um SDA antes da versão do Peter Jackson e poucas pessoas lembram disso, e porque não se lembram??? será devido a evolução dos efeitos especiais (feita por Gerge Lucas) que possibilitou criar a nova versão de SDA??? Talvez seja uma resposta pra Galadriel em que SW revolucionou...

P.S. Galadriel, vc sabia que existia uma outra versão para os cinemas de SDA???

[/quote']

Puxar para este lado, para mim, não mostra nada. Existir uma SDA antes ou não, não faz a mínima diferença para a classificação da versão do Peter Jackson. Como você disse, a discussão, neste sentido, é tola. Pois se um lado SDA aproveitou das evoluções tecnológicas, SW se baseou em Tolkien. Aí é jogo de soma zero. E até onde eu saiba, a outra versão do SDA foi um desenho animado. Mas tá, e daí? Se as pessoas não se lembram de algum SDA anterior é pelo simples fato de que ele não foi bom. Nada mais. E não implica nada para aquele feito pelo Jackson (aliás, daria até crédito, pois ele consguiria a proeza em "inverter a situação").

Se fosse questão de filme que revolucionou o cinema, SW deveria ser o melhor filme do cinema. Ou pelo menos o melhor daqueles que usam efeitos especiais; o que não é.

Conan o bárbaro2006-6-21 17:10:18
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

-Alguém aqui viu as versões estendidas do SDA?

 

 

 

Eu vi uma parte de A Sociedade do Anel, Vi As Duas Torres completo e O Retorno do Rei também.

 

 

 

Sobre o tópico: SW original > SDA estendido > SDA versão cinema > SW nova trilogia.

 

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...