Jump to content
Forum Cinema em Cena

Batman Begins


clark
 Share

Recommended Posts

  • Members

Não chio com relação às alterações feitas por Nolan. Todas elas caíram excelentes no filme' date=' embora eu me questione porque diabos o pai de Bruce o leva, dias depois de ter seu trauma com os morcegos, para assistir uma ópera que tem gente fantasiada de.... morcego? Será que o pai não sacou que o moleque poderia surtar durante o espetáculo? Seria Thomas Wayne um Homer Simpson? smiley36.gif Há também alguns diálogos cheesy como aquele no começo 'você está no inferno e eu sou o diabo...' Sem mencionar a já clássica 'fique calma, vc foi envenenada...' Às vezes fiquei pensando se George Lucas não deu uma ajuda a Goyer e Nolan nos diálogos. Como ele, Goyer e Nolan pecaram pelo excesso. Poderíamos ter ficado muito bem sem o 'vc está envenenada'. [/quote']

1) Dook, creio que o pai de Bruce levá-lo à ópera de pessoas fantasiadas de morcego ou de figuras semelhantes não é por acaso, ou talvez possa não ser considerado como tal. Talvez o pai de Bruce estivesse ali tentando retirar o medo de seu filho, justamente colocando-o de frente com esse medo, mas de uma forma indireta, por meio de uma arte. Sim, pode ser que eu esteja forçando, mas acho interessante pensar nisso; afinal, Thomas Wayne era um homem que não tinha medo, então queria passar isso para Bruce, tanto que sua última fala é... "não tenha medo".

2) Quanto a essas falas, concordo. O "Fique calma. Você foi envenenada" eu até consigo enxergar algo de coerência, porque Bruce precisava pedir para que ela respirasse fundo, etc, e talvez ela fizesse isso melhor caso realmente soubesse o motivo para ele estar pedindo isso; caso contrário, ela poderia apavorar-se no maior estilo "por quê? O que aconteceu comigo? O QUE? ME FALA? AAAHHHHHHHHH!". Mas, assim, na cara, ficou estranho mesmo. A do "eu sou o diabo" foi a pior - Goyer teve um momento "Blade Trinity" ali.

A trilha sonora ficou excelente' date=' com exceção da já mencionada falta do tema para o herói. Isso está virando um péssimo costume, embora eu tenha achado fascinante a experiência de tentar sacar, na trilha, onde começava a maestria de Hans Zimmer e onde começava a genialidade de James Newton Howard. Para fãs de trilhas sonoras, Batman Begins é uma experiência e tanto. Visualmente o filme é um desbunde e a tentativa de Nolan de emular um mundo decrépito e decadente como o nosso funcionou pra mim. Aliás, não entendo essa mania que os malditos xiitas tem de favorecer a visão de Nolan em detrimento da visão de Burton. Os filmes de Burton foram feitos de acordo com a visão que ele - Burton - tinha do personagem. Isso é ser autoral e não um diretor meia pataca que tenta agradar a um bando de nerds que não transam e só leiem gibis. Nolan também adota esse prisma autoral, mas do seu jeito, embora ele ainda não se destaque por um estilo visual. Não ainda... Quem sabe em Batman Begins 2? Muito se foi falado aqui das lutas. Achei-as o máximo. O cara é soturno, quer meter medo e age nas sombras. Sendo assim, nada melhor do que ver em closes rápidos a ação enquanto ele desce os sopapos nos caras. Trata-se de uma decisão artística do diretor que, ao meu ver, está ligado diretamente ao modus operandi de Batman. Também vi aqui um ou outro comentário isolado sobre a (falta de) ação do filme. Ora, o filme é do personagem Bruce Wayne, portanto, as cenas de ação tem que se encaixar no contexto da história e não o contrário. Chega de ceninhas cheias de pirotecnia, mas que só existem para evitar a sonolência da platéia. [/quote']

Ótimo. Só me resta complementar.

1) Adorei, adorei, adorei, quase gozei com a trilha hoje, revendo o filme. É fodérrima, com uns momentos inspiradíssimos (como na parte da perseguição com o batmóvel). Mas sobre o tema, eu acho MELHOR que não exista um tema, porque acho que um tema para o herói, nesse caso em que o filme tenta baixar o tom de fantasia (mas não anulá-lo, cuidado para não confundir, pessoas), seria prejudicial para o style "believe in this" adotado. Um tema heróico seria... heróico demais, e Batman aqui é muito humanizado (o que talvez faça dele algo maior do que um "super-herói"), não precisa de um tema. Ele é o tema, a música só o complementa, sem precisar fazê-lo musicalmente.

2) Me incomoda bastante começar a usar Begins para diminuir os filmes de Burton. Parece até que virou moda afirmar isso, e só assino embaixo o que você falou. Os Batmans de Burton são dois puta filmaços pra mim, e não é porque Begins agora existe, e também é um puta filmaço, que os de Burton vão se transformar numa quenga qualquer.

Agora, eu acho que Nolan já demonstra um estilo, que, embora não seja tão visual e evidentemente notável quanto o de Burton, existe. Peguemos os protagonistas dos filmes de Nolan: Pearce em "Memento", Pacino em "Insônia" e Bale em "Batman Begins": para refletir no espectador os "distúrbios" de psique e físicos deles, Nolan utiliza maravilhosamente bem as ferramentas básicas do cinema. Em "Memento", a brilhante montagem (que não é simplesmente ser "de trás pra frente") que refaz em filme os efeitos da seqüela do personagem de Pearce; em "Insônia", aqueles semi-delírios de insônia do Pacino, naquele quarto... porra, meus olhos quase queimaram com a sensação daquilo; e em "Begins" o Nolan configura um medo em imagens (as imagens insanas provocas pelo gás do pânico) ou na falta delas (ataques furtivos do Batman, o batmóvel oculto, etc).

Lutas: "Batman Begins" é um filme bem corajoso, com uma ação que rema contra tendências; como disse, é bem à moda antiga. Pô, o filme usa câmera lenta umas duas vezes apenas, e isso porque são as duas explosões da história; e olhe lá!

Concordo inteiramente com isso aqui: "Trata-se de uma decisão artística do diretor que, ao meu ver, está ligado diretamente ao modus operandi de Batman." - A meu ver, a montagem também é o Batman, age com ele, atua com ele. Sério, adorei esses "bat-cuts". Melhor que bat-cartões de crédito, não? smiley36.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu disse que iria ignorar o Folco (e vou), mas é que esqueci de comentar algo que já era pra eu ter comentado. Folco disse:

Outro aspecto ruim do jeito que o Nolan conduziu o filme: a incessante trilha sonora' date=' presente no filme todo (portanto diminuindo a atmosfera), [/quote']

Curioso ele fazer essa crítica, porque eu realmente gostaria de saber desde quando uma trilha muito presente no filme é, por si só, algo ruim? Aliás, até onde eu saiba, Folco adora (e eu também, considero obra-prima) "O Senhor dos Anéis", filme onde existe trilha sonora durante quase todo (e QUASE TODO MESMO) o tempo.

"Impressive"...

Serge Hall38524.9518518519
Link to comment
Share on other sites

  • Administrators

Caraca Serge assino embaixo no que vc disse sobre o

Nolan, imprimir o sentimento do personagem na tela, como o próprio

Pablo disse na critica dele, qdo aparece o pequeno Bruce, ainda

criança, as cores estão mais fortes demonstrando a alegria dele na

época, antes dos pais morrerem, tb tem o efeito do gás do medo, com a

tela tremida, e a visão que as pessoas, sob o efeito do gás, tem do

Batman sobrevoando a cidade. E Nolan utiliza isso de forma espetacular

em Memento, qdo deixa o público com a mma sensação do protagonista...

 

 

 

Mas apesar de justificável a proposta do Batman, rápida e objetiva, eu

ainda acho que as lutas deveriam ser um pouco mais lentas.

 

 

 

Uma coisa que acho que ficou meio sem enfase, foi o fato de que qdo

Bruce some, por 7 ou 8 anos, não sei, ele foi dado como morto, e depois

qdo ele volta, eles não  mostraram reação da Rachel. Achei que foi

estranho.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bom pelo menos no cinema toda vez que aquele espantalho aparecia em cena o murmurinho era de que o cara era gay, usava até batom, chegava a ser travesti total.

Eu acabei interpretando como se isso fosse do personagem mesmo, tipo o primeiro vilão gay saca?

Vai ver é essa mania aghora de colocar diretor gay para dirigir filme de super herois vide superman também.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bom pelo menos no cinema toda vez que aquele espantalho aparecia em cena o murmurinho era de que o cara era gay' date=' usava até batom, chegava a ser travesti total.

Eu acabei interpretando como se isso fosse do personagem mesmo, tipo o primeiro vilão gay saca?

Vai ver é essa mania aghora de colocar diretor gay para dirigir filme de super herois vide superman também.

[/quote']

Putz, em que cinema você viu? Acho que Crane não tem traço gay algum (batom???? smiley11.gif Nossa, se teve gente que diz que não viu nada nas lutas, tem gente que tá vendo coisa demais no filme todo smiley36.gif)! E mesmo que tivesse, so what?

E o que é isso de "mania de colocar diretor gay"? Por acaso você acha que estariam escolhendo os diretores por causa de suas sexualidades, e não por suas capacidades e talentos? smiley5.gif

P.S.: não creio que Nolan seja gay. Ele é casado com a Emma Thomas, que geralmente atua como co-produtora de seus filmes.

Serge Hall38524.9762847222
Link to comment
Share on other sites

  • Members

         Tá , e eu também não , agora , uma coisa que dividiu a opnião de muita gente foi o batmóvel . Eu particularmente acho muito mais crível o mostrado no filme do que um conversível , até porque eu acho que nem toda a tecnologia no mundo poderia transformar um carro comun em uma máquina de guerra , nem que fosse a Ferrari do Schumi . Pelo o que eu já ouvi , parece que o que mais desagradou ao pessoal foi aquele lance do Batman ficar deitado , e vocês , o que acharam do novo veículo do morcego ?

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ok ok....  Comentando o que já foi comentado:

1) Darth Maul, admito que tem alguns xiitas aqui no fórum que infantilmente não admitem que se fale mal do filme. Mas verdade seja dita: Folco e Ugarde (nem percebi que o Feanor tava no meio) tumultuaram demais este tópico. Prova maior disso é que desde de que eles foram "suspensos" aqui do tópico, isso aqui ficou bem mais tranquilo. Eles falaram muita merd# sem coerência. smiley11.gif

2) Darth Malak, você até tentou, mas não conseguiu chamar a atenção de ninguém, muito menos criar polêmica, ao dizer que o Espantalho do filme é gay e que o diretor também poderia ser. Pra começar, não há um fiapo de indício que indique que o Espantalho é gay. Viagem tua. Segundo, nunca ouvi falar que o Nolan seja gay. Nem jeito o cara tem. E mesmo que fosse, qual o problema? Vc tem algo contra? Algum preconceito? Brian Singer é gay assumido (e realmente tem jeito) e isso não muda o fato de que ele é um baita de um diretor competente. Então, sinceramente.... menos.... menos. smiley12.gif

3) Quanto à ópera, quem garante que o Thomas Wayne sabia que havia morcegos na peça? smiley2.gif

4) Com relação ao Bruce Wayne ter 'voltado dos mortos', bem... na verdade eu estranhei a reação de todo mundo! Porque ninguém no filme fez cara de espanto, do tipo "tô vendo fantasma!!" smiley5.gif

Ah... e só botanto os "traços nos i's e os pingos nos t's", Bruce tinha 23 anos quando Joe Chill foi libertado, passou 7 anos no Tibet... oops... no Butão (smiley36.gif) e na festa de aniversário dele, ele está comemorando 30 anos de idade (vide uma faixa que aparece nas fotos, mas não vi no filme). smiley2.gif

5) Quanto à fala "Fique calma, vc foi envenenada"... bem.. já falei e vou falar de novo. Será que é forçar demais o tico e o teco pra entender que ele quis dizer algo do tipo: "Fique calma, vc foi envenenada... mas se vc ficar agitada, pode piorar as coisas" (???) ou "Fique calma, vc foi envenenada... mas eu estou aqui pra salvar você" (???) ou "Fique calma, vc foi envenenada... e por isso está tendo essas alucinações" (???)  smiley7.gif

Mas não... o povo acéfalo e 'do contra' prefere achar que ele disse: "Fique calma, vc foi envenenada... se fudeu!!! hahah!! Sacaniei!" smiley17.gif

6) Com relação às lutas rápidas... bem... pela enésima vez... o problema não é o fato das lutas serem curtas ou no escuro. O grande problema é o corte muito rápido das cenas, junto com a camêra tremida,  que impossibilitam que alguém enxergue alguma coisa. Pôxa, o cara treinou artes marciais (o ator e o personagem)...e pra quê?? Qualquer bundão pode parecer um bom lutador com aquele monte de cortes de cena, no escuro e com névoa em volta. smiley7.gif

Custava deixar a câmera um pouco parada...não usar tantos cortes.. tantos ângulos... em tão poucos segundos? Tudo bem que ninjtsu e kung fu são artes bem diferentes, mas custava ter umas lutas com no máximo duas câmeras e sem tantos cortes de uma cena para outra, como vimos em Matrix???

E esses cortes rápidos ocorrem não apenas nas lutas, mas em todas as cenas de ação com o Batman. Me irrotou demais! Foi o que me impediu de dar nota 10 pro filme. smiley19.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

3) Quanto à ópera' date=' quem garante que o Thomas Wayne sabia que havia morcegos na peça? smiley2.gif

 

5) Quanto à fala "Fique calma, vc foi envenenada"... bem.. já falei e vou falar de novo. Será que é forçar demais o tico e o teco pra entender que ele quis dizer algo do tipo: "Fique calma, vc foi envenenada... mas se vc ficar agitada, pode piorar as coisas" (???) ou "Fique calma, vc foi envenenada... mas eu estou aqui pra salvar você" (???) ou "Fique calma, vc foi envenenada... e por isso está tendo essas alucinações" (???)  smiley7.gif

 

Mas não... o povo acéfalo e 'do contra' prefere achar que ele disse: "Fique calma, vc foi envenenada... se fudeu!!! hahah!! Sacaniei!" smiley17.gif

 

[/quote']

 

1) Vc já foi a uma ópera? Pois bem, qq espetáculo teatral tem um roteiro que é disponibilizado para os expectadores que tomam conhecimento de TODO o conteúdo do espetáculo. Sua explicação foi extramemente silly ao contrário da do Serge que admitiu q poderia estar viajando, mas buscou uma provável resposta dentro do contexto da narrativa.

2) O diálogo foi idiota pra mim. Ponto. Imaginar explicações para livrar a cara do Goyer no quesito diálogo é forçar demais o tico e teco.

P.S.: como estamos em esquema de tolerância ZERO com o conteúdo dos posts (haja visto a advertência de 3 usuários), peço que evite novos chistes jocosos com relação a opiniões discordantes sobre o filme como 'forçar o tico e teco', 'povo acéfalo', entre outros. De nada adianta excluir os baderneiros se ainda se dá corda pra esse tipo de confusão.

smiley2.gif

Conde Dookan38525.0119791667
Link to comment
Share on other sites

  • Administrators

Como eu já disse numa página muito distante, este

bat-tanque eh pra enfrentar a guerra urbana, imagina os carros da tropa

de choque. Já o bat-móvel do Shuma eh pra desfilar...Quem tem carrão eh

o Bruce Wayne não o Batman...

 

 

 

As minhas restrições ao The Tumbler são, o lance do Batman dirigir

agaixado, não precisava, e os flaps q se abriram qdo ele foi pular

sobre o telhado...

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

1) Vc já foi a uma ópera? Pois bem' date=' qq espetáculo teatral tem um roteiro que é disponibilizado para os expectadores que tomam conhecimento de TODO o conteúdo do espetáculo. Sua explicação foi extramemente silly ao contrário da do Serge que admitiu q poderia estar viajando, mas buscou uma provável resposta dentro do contexto da narrativa.

2) O diálogo foi idiota pra mim. Ponto. Imaginar explicações para livrar a cara do Goyer no quesito diálogo é forçar demais o tico e teco.

P.S.: como estamos em esquema de tolerância ZERO com o conteúdo dos posts (haja visto a advertência de 3 usuários), peço que evite novos chistes jocosos com relação a opiniões discordantes sobre o filme como 'forçar o tico e teco', 'povo acéfalo', entre outros. De nada adianta excluir os baderneiros se ainda se dá corda pra esse tipo de confusão.

smiley2.gif

[/quote']

1) Amigo.... Quem garante que o Wayne se ateve à esse detalhe... ou que o 'roteiro do teatro' detalhou a fantasia de cada figurante? ... E quer dizer que Serge Hall pode viajar na maionse sobre o Thomas Wayne propositalmente levar o filho à ópera para que ele superasse o medo de morcegos.... mas eu não posso viajar na maionese tentando explicar o que o Batman quis dizer pra Rachel no Tumbler? smiley17.gif

2) O diálogo não foi idiota para mim. Ponto. smiley17.gif

P.S.) Ok, ok... perdoe esse humilde baderneiro. Isso não irá se repetir. Retiro até a expressão "viajar na maionese" que usei acima. Mas se vc conversar com o pessoal que freqüenta este tópico desde a primeira página, eles vão te dizer que eu estou bem longe de ser um Folco ou um Ugarde da vida. smiley17.gif

Alexander_Bell38525.082337963
Link to comment
Share on other sites

  • Members

por favor né dookan, menos! o bell é cobra velha por

 

aqui e nunca foi problema! são 270 páginas em que

 

pessoas como regis, bell, clark, eu, darth, j.c.c. entre outros,

 

sempre marcaram presença e nem por isso incomodaram a

 

ponto de chegarem a nível de advertência!

 

o problema é que seres como ugarde e folco

 

QUASE NUNCA APARECEM POR AQUI, E QUANDO DECIDEM FAZER

 

ISSO, BASTA POUCAS PÁGINAS PRA CAUSAREM O MAIOR

 

REBULIÇO!!!! estou errado por acaso?

 

 

 

e voce não precisa vir pra cima de nós com essa questão

 

do tolerância zero não...a gente já jogou muita

 

conversa fora por aqui (o que nunca foi problema) e nem

 

por isso fomos advertidos.(alecsandra que o diga)

 

 

 

fosse por isso seroni endoreli já teria sido banido da

 

face da terra...(ops, fórum, smiley36.gif )adam_jones_138525.0445833333

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Adorei esse batmóvel; sou fã do batmóvel dos filmes do Burton; odeio o batmóvel-"veja-como-meu-carro-tem-luz-azul-no-motor" dos filmes do Schumacher.

Realmente, o que eu vi em cena ontem, quando parei para finalmente assistir ao Batman Begins (numa cópia pirata, dublada em russo, e acredito que com algumas cenas cortadas), o Trumbler é simplesmente incrível... Eu fiquei bestificado com o carro... Lembro que quando surgiu a primeira imagem dele na internet, eu fiquei fulo da vida, achando um absurdo, simplesmente ridículo, um tanque em Gotham... Mas, depois de vê-lo em ação dentro das ruas de Gotham, não tem como não concordar que esse foi o melhor "batmóvel" já feito para o cinema... Ele é ágil, forte, rápido... Simplesmente incrível... Não passa nem um pouco a sensação de que se trata de um veículo de 2,5 toneladas... D+!!!

Sunderhus

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Como eu já disse numa página muito distante' date=' este bat-tanque eh pra enfrentar a guerra urbana, imagina os carros da tropa de choque. Já o bat-móvel do Shuma eh pra desfilar...Quem tem carrão eh o Bruce Wayne não o Batman...

As minhas restrições ao The Tumbler são, o lance do Batman dirigir agaixado, não precisava, e os flaps q se abriram qdo ele foi pular sobre o telhado...
[/quote']

Dirigir agaixado??? Não lembro de ter visto isso, meu caro... Agora, a questão dos flaps... É sempre bom lembrarmos que Nola e Goyer queriam fazer um filme o mais próximo possível da realidade... Tudo no filme tem motivo e explicação... A explicação para os flaps é simples, para manter a estabilidade do carro durante o salto... Por isso eles...

Sunderhus

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sunder' date=' para atirar o Batman praticamente deita dentro do carro (o assento chega pra trás e o empurra depois). Quando o Gordon precisa destruir os trilhos ele também deita. E o batmóvel permite que seja dirigido assim, e o Batman o dirige dessa maneira por um tempo.[/quote']

AAAAA... Tá... tendil... Mas ali é um recurso para que ele tenha uma melhor visibilidade do asfalto, muito provavelmente... Temos que lembrar que o Trumbler é um protótipo de tanque, então, aquilo deve ser algum recurso utilizado para que se facilite o desvio de obstáculos (como bombas ou buracos) que esteja no solo)...

Sunderhus

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Realmente, Dream Master, tb não considero Begins um fracasso de bilheteria : apenas ficou aquém das expectativas.

Respeito o fato de alguns aqui gostarem dos filmes anteriores q, se forem analisados APENAS do ponto de vista cinematográfico, não são de todo ruins, porém em se tratando de adaptação de HQ são o maior exemplo da deturpação das características de um personagem. Para quem não conhecia Batman de antemão é difícil entender, mas vamos fazer um paralelo para q possam ter uma idéia : seria como se alguém fizesse um filme q mostrasse q o Pelé era um jogador medíocre e q a projeção alcançada por ele como jogador foi em função da sorte ou da atuação de outros. (Burton compôs um personagem q + lembra o Inspetor Closeau de A Pantera Cor-de-Rosa).

Mudande de assunto, vou apenas lembrar q aqui é um fórum de discussão em q o assunto a ser tratado é o filme Batman Begins e assuntos correlatos; vou escrever aqui SOMENTE sobre o q penso sobre o assunto, deixando de lado qualquer idéia q tiver sobre as atividades ou preferências pessoais dos outros participantes, já q escrever qualquer bobagem e partir para ofensas AQUI é muito fácil ...

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Realmente' date=' Dream Master, tb não considero Begins um fracasso de bilheteria : apenas ficou aquém das expectativas.

Respeito o fato de alguns aqui gostarem dos filmes anteriores q, se forem analisados APENAS do ponto de vista cinematográfico, não são de todo ruins, porém em se tratando de adaptação de HQ são o maior exemplo da deturpação das características de um personagem. Para quem não conhecia Batman de antemão é difícil entender, mas vamos fazer um paralelo para q possam ter uma idéia : seria como se alguém fizesse um filme q mostrasse q o Pelé era um jogador medíocre e q a projeção alcançada por ele como jogador foi em função da sorte ou da atuação de outros. (Burton compôs um personagem q + lembra o Inspetor Closeau de A Pantera Cor-de-Rosa).

[/quote']

Discordo completamente. Como o próprio nome diz, é "adaptação", e numa adaptação os realizadores fazem as mudanças que bem entenderem para resultar na obra que desejam. Se isso vai ou não de acordo com a fonte original (no caso, as HQs), eu particularmente estou pouco me fodendo. Estou ali pra ver o filme que foi feito, não pra saber se foram fiéis ao Batman dos quadrinhos ou sei lá de onde mais, se aquele "era o Batman dos quadrinhos" ou se "não era o Batman, e sim uma deturpação". Deturpação nada, na minha opinião, porque aquele Batman é o Batman DO TIM BURTON, assim como esse é o Batman DO NOLAN. Essas coisas são assumidas nos próprios créditos, não sei porque ficar comparando.

O Batman das HQs só será o Batman das HQs nas... HQs. smiley3.gif

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...