Jump to content
Forum Cinema em Cena

Oscar 2006


Sync
 Share

Recommended Posts

  • Members

FeCamargo' date=' vc acha que Brokeback mountain terá chances reais de ser indicado pra melhor filme mesmo se for um fracasso nas bilheterias (o que é bem provavel)?[/quote']

Cara, repara nos 5 indicados ao Oscar de Melhor Filme deste ano: Apenas RAY faturou mais de U$100 milhões!!!

Enfim...

O Aviador e Menina de Ouro deram mais que 100 milhões nas bilheterias americanas.

Tem certeza que Ray chegou a 100 ???

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

FeCamargo' date=' vc acha que Brokeback mountain terá chances reais de ser indicado pra melhor filme mesmo se for um fracasso nas bilheterias (o que é bem provavel)?[/quote']

 

Cara, repara nos 5 indicados ao Oscar de Melhor Filme deste ano: Apenas RAY faturou mais de U$100 milhões!!!

 

Enfim...

 

 

O Aviador e Menina de Ouro deram mais que 100 milhões nas bilheterias americanas.

 

Tem certeza que Ray chegou a 100 ???

 

Ray conseguiu apenas 75 milhões nos EUA.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

FeCamargo' date=' vc acha que Brokeback mountain terá chances reais de ser indicado pra melhor filme mesmo se for um fracasso nas bilheterias (o que é bem provavel)?[/quote']

Cara, repara nos 5 indicados ao Oscar de Melhor Filme deste ano: Apenas RAY faturou mais de U$100 milhões!!!

Enfim...

O Aviador e Menina de Ouro deram mais que 100 milhões nas bilheterias americanas.

Tem certeza que Ray chegou a 100 ???

"Fracasso de bilheteria" é relativo. Se um filme custa 10 mi e lucra uns 35, não pode ser considerado sucesso ?

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

FeCamargo' date=' vc acha que Brokeback mountain terá chances reais de ser indicado pra melhor filme mesmo se for um fracasso nas bilheterias (o que é bem provavel)?[/quote']

 

Cara, repara nos 5 indicados ao Oscar de Melhor Filme deste ano: Apenas RAY faturou mais de U$100 milhões!!!

 

Enfim...

 

 

O Aviador e Menina de Ouro deram mais que 100 milhões nas bilheterias americanas.

 

Tem certeza que Ray chegou a 100 ???

 

 

"Fracasso de bilheteria" é relativo. Se um filme custa 10 mi e lucra uns 35, não pode ser considerado sucesso ?

 

Mas ainda é um numero bem inexpressivo pra um filme ter chances de indicação a melhor filme. Um filme como Brokeback mountain então... sai prejudicado em dobro.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

FeCamargo' date=' vc acha que Brokeback mountain terá chances reais de ser indicado pra melhor filme mesmo se for um fracasso nas bilheterias (o que é bem provavel)?[/quote']

Cara, repara nos 5 indicados ao Oscar de Melhor Filme deste ano: Apenas RAY faturou mais de U$100 milhões!!!


Enfim...



O Aviador e Menina de Ouro deram mais que 100 milhões nas bilheterias americanas.


Tem certeza que Ray chegou a 100 ???


Ray conseguiu apenas 75 milhões nos EUA.

Pois eh, nem a 100 chegou. Pelo que eu me lembro O Aviador deu 101 milhões, Menina de Ouro 100, Em Busca da Terra do Nunca deu 55 se não me engano. Já Sideways eu não me lembro.

Ano passado o unico blockbuster indicado foi Aviador, e mesmo assim esses 101 milhões foram poucos, já que custou mais que isso, acho. E o marketing em cime dele era o muito grande.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Se The Crying Game conseguiu a indicação em 93' date=' acho que Brokeback Montain não vai ter problemas.[/quote']

 

Vc está se referindo a bilheteria? Se for o filme teve 62 milhões no EUA, o que se ajustado daria ainda mais hoje. O problema que eu quis dizer é que Brokeback mountain já um ponto contra seu favor, e a bilheteria pequena seria mais outro, ou seja, ele já sai em desvantagem.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

eu, apesar de achar Brokeback Mountain certeza em Direção e Roteiro e que tem boas chances para Ator, ainda não acredito que consiguirá indicação a Melhor Filme.

 

e eu gostaria de saber a quantas anda a previsões de vocês a Ator Coadjuvante.

Tirando Bob Hoskins e Peter Sarsgaard, to com muitas dúvidas de quem colocar nas outras 3 vagas. Minhas últimas previsões estavam com Barry Pepper, Christopher PLummer e Clifton Collins Jr., mas acho que vou trocar os dois primeiros por Matt Dillon e Paul Giamatti. E ainda tem muitos outros que eu poderia facilmente apostar: Jake Gyllenhaal, Jude Law, Matthew Broderick, Geoffrey Rush, Ed Harris, William Hurt, Craig T.Nelson, enfim.

 

e mais uma coisa q não comentei nas previsões do Fe_Camargo, eu não acho que a Julianne Moore será indicada não. Acho muito difícil que a Academia a indique mais uma vez, sabendo que ela não irá ganhar. Acredito que a Julianne Moore (assim como a Kate Winslet, aliás), por já ter merecido ganhar algumas vezes, só será indicada ao Oscar novamente quando tiver chances reais de vitória. O que me parece não ser o caso esse ano

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Gostei da sua lista' date=' Fe. Só coloco em duvida Memórias de Uma Gueixa que deve ficar apenas com premios tecnicos (fotografia, talvez montagem, etc) e também descarto a indicação de Weisz em O jardineiro Fiel. Duvido do Oscar de Reese Whiterspoon. Acho que não vai passar de mais um buzz...tenho pra mim que Maria Bello leva esse Oscar.smiley2.gifMas tua lista tá d+...vc fez uma pesquisa que não é brincadeira hein...smiley36.gif

 

[/quote']

Não pesquisei assim não Scarlet, só corri atrás de algumas críticas que estavam me deixando com dúvidas....valeu mesmo pelo elogio bunita!smiley2.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Estou com vontade de xingar alguém !Vou xingar o FeCamargo que fez um post  brilhante de previsões ... FeCamargo ' date='image029.gif !smiley36.gif Seus comentários estão excelentes ! Bela pesquisa e comentários pertinentes .2thumbs.gif<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

O Oscar pode até  vir a esnobar O Jardineiro Fiel , mas acho que o filme do Fernando Meirelles será bem lembrado no Bafta .

[/quote']

Valeu Fernando!
Fico feliz que continuam apreciando as minhas previsões. Só me estimula a aguardar Novembro.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

As previsões do FeCamargo estão boas' date=' bem coerentes. A única coisa é que não consigo ver Good Night and Good Luck indicado a Melhor Filme sem Clooney sendo indicado a Melhor Diretor. Para mim isso parece impossível.

Mas está legal, pá.

[/quote']

Obrigado Christopher.
Realmente eu fiquei em dúvida na categoria de direção em colocar ou não o George Clooney, por enquanto eu preferi deixá-lo em standby, talvez nas próximas ele assuma a última vaga.
Quanto a Julianne Moore, as críticas foram ótimas, mas o filme não ajudou e há a sensação de que ela não tenha força para entrar. Se no mês que vem não surgir algo bom, eu terei e tirá-la.smiley19.gif

FeCamargo38642.4878240741
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Fe, suas previsões foram boas. No entanto, não acho lógico indicar Good Night anf Good Luck sem George Clooney como diretor. Pra mim Clooney tem muito mais chances de ser indicado do que o próprio filme na categoria principal.

Não vejo nenhuma possibilidade de Julianne Moore ser indicada. O filme foi fracasso de crítica e bilheteria! Talvez se ela fizer um bom trabalho em Freedomland entre, mas por esse The Prize Winner acho muitíssimo difícil. Hoje começo a achar Joan Allen como muito provável (ao lado de Judi Dench, Reese Witherspoon e Charlize Theron).

Eu também estou com um pé atrás com The New World. E é o mesmo fator: Colin Farrell.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Comentando as previsões do FeCamargo:

Praticamente iguais as minhas' date=' mas eu continuo apostando em Munich.

Acho mais fácil Fiennes ser indicado por The White Countess.

Eu já tirei a Felicity Huffman das cinco indicadas.

Scarlett Johansson parece muito provável na minha opinião.

[/quote']

White Countess não tem absolutamente nenhum buzz em cima...mesmo com Vanessa e Lyn Redgrave. Temos que aguardar a estréia.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Brockeback tem bastante chances pra Melhor Filme, mas ainda tem na luta muitos outros como O Jardineiro Fiel, que eu acho meio improvável de ser indicado, Marcas da Violência, Jarhead, Memórias de uma Gueixa, Munique, Crash - No Limite, que eu também acho que não vai ser indicado, injustamente, porque é um filme assim, magistral. Infelizmente é provável que A Luta Pela Esperança tire o lugar de outros que poderiam entrar.

Acho que Brockeback Mountain tem chances mais em Ator Coadjuvante e Direção, além de - talvez - alguma das qualidades técnicas: Fotografia ou Edição de Som... quem sabe.

Essa é a minha opinião!

Ah e vocês acham que Spielberg vai conseguir terminar e inscrever Munique na corrida do Oscar antes do ano que vem??

The_XorN38642.6885185185
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Quanto a bilheteria dos filmes deste ano, levei em consideração, erroneamente, sua arrecadação no que antecede a premiação. RAY era, de fato, o de maior sucesso (considerando gastos x bilheteria). Mas não sei ao certo se faturou U$100 mi.

Sorry!!!

----->

Quanto ao BROKEBACK MOUNTAIN, não acho que bilheteria interfira na decisão. O filme é o queridinho da crítica e tem um diretor respeitado, que precede, e em muito, seu filme...

... Enfim...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não tenho dúvida de que,pelo menos indicado,Brokeback Mountain será em algumas das principais categorias,inclusive melhor filme.Aliás,acho até que tem boas chances de vitória em filme e diretor,e chances remotas de ator coadjuvante (Gyllenhaal),acho que dá Giamatti ou Ed Harris,e ator com o Heath Ledger,acho que dá Philip Seymour Hoffman,mas tô com uma pulguinha atrás da orelha com o Bill Murray.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Minhas atuais previsões para o Oscar de Melhor Filme:

1. “Jarhead”

             Sam Mendes tem todos os créditos para com a Academia. Ele levou de volta ao Oscar um gênero ao qual chamo de “introspecção coletiva”: fez os americanos olharem para o próprio umbigo com uma crítica mordaz ao "american way of life”, expondo a sujeira e muita lama que há sob essa fachada de felicidade pré-fabricada. Mendes volta esse ano com um filme que promete imprimir um tratamento pouco usual aos filmes de guerra: crítica irônica e muito sarcasmo para, dessa vez, mostrar o intervencionismo americano no Iraque, durante a Guerra do Golfo. Isso agradou em cheio á Academia com Beleza Americana. E pelo trailer de Jarhead, esses elementos parecem intensificados. Inovação, buzz e originalidade fazem deste o filme a ser batido. O roteiro é adaptado do livro escrito por Anthony Swofford (interpretado no filme por Jake Gyllenhaal) e relata sua própria experiência como franco-atirador americano no confronto, em 1991.

 <?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

2. “Brokeback Mountain”

             É o candidato á queridinho da crítica. Foi muito bem recebido nos Festivais de Veneza e Toronto, tendo ganhado o primeiro. Os filmes premiados em Veneza sempre têm alguma repercussão no Oscar. A temática é polêmica (relação homossexual entre dois cowboys), mas nas mãos de Ang Lee, segundo a crítica, se tornou um libelo ao amor e á tolerância, bem ao estilo clássico de se fazer cinema, sem qualquer arroubo técnico, mas muito emocional.

 

 

3. “A New World”

             Na década de 1970, quando jovens diretores tomaram as rédeas de seus projetos, um deles se fez notar não somente por seu talento, mas pela decisão de sair de cena, literalmente.

Com isso, tornou-se lenda viva em Hollywood, tendo feito somente dois longas até então: Terra de Ninguém (1973) e Cinzas do Paraíso (1978), filmes dignos do status de seu diretor.

Foram exatos 20 anos longe das câmeras, postos ao fim pelo drama de guerra (e filosófico) Além da Linha Vermelha que, alvoroçou grandes astros de Hollywood - ávidos por uma ponta em seu filme -, comprovou a versatilidade do diretor e confirmou a predileção da Academia por grandes nomes do passado.

Nessa sua nova volta, Terrence Mallick conta a história de Pocahontas de maneira nada infantil: o embate entre europeus e nativos americanos, durante a colonização do chamado Novo Continente. O foco será o choque entre as duas culturas, tendo o improvável romance entre o desbravador John Smith (Colin Farrell) e a índia Pocahontas (Q`orianka Kilcher) como pano de fundo. Não o contrário.

 

 

4. “Walk the Line”

             Se prestigiar cinebiografias for mesmo uma constante da Academia, Walk the Line entra sem pestanejar, pegando carona no sucesso de Ray, que, segundo os críticos, não chega aos pés do filme de James Mangold. O longa, que conta a história de Johnny Cash, foi elogiado sob todos os aspectos: do figurino ás atuações. Com promessa de boa bilheteria no outono americano e sucesso no Festival de Toronto, é a comédia-musical mais cotada no momento.        

 

 

5. “Good Night, and Good Luck”

              Antes de qualquer outra coisa, que fique claro: a Academia adora reconhecer os atores que enveredam pela direção.

Tem-se aqui um gênero há muito não reconhecido pela AMPAS, cujo último representante do gênero premiado na categoria de Melhor Filme já data 50 anos: O Sindicato de Ladrões, de Elia Kazan, que, ironicamente, denunciou colegas artistas ao departamento que caçou e cerceou simpatizantes do comunismo, na chamada “caça ás bruxas”, empreendida pelo senador Joseph McCarthy. É esse o foco do filme de George Clooney: o embate entre o âncora da rede CBS Edward R. Murrow (David Strathairn, melhor Ator em Veneza) e o polêmico senador.

Aclamado pela crítica e vencedor de 2 prêmios em Veneza (também o de melhor Roteiro), Good Night, and Good Luck parece ser o filme certo á ressuscitar, de forma simbólica, os dramas políticos-sociais.

 

 

6. “All the King´s Men”

             Anunciado como remake do vencedor do Oscar de 1949, A Grande Ilusão, All the King´s Men logo foi revertido por incertezas e dúvidas quanto a sua viabilidade ao Oscar. Divulgado o elenco e a noticia de que o diretor seria mais fiel ao livro homônimo (mais violento), porém, o longa tornou-se um dos mais esperados do ano.

Roteirista de A Lista de Schindler, pelo qual ganhou o Oscar, Steven Zaillian realiza aqui seu terceiro longa como diretor.

Apesar de já terem vencido em algumas edições do Oscar, refilmagens não são vistas com bons olhos. Quase sempre elas são acometidas por comparações, das quais saem manchadas pela preferência da Academia pelo clássico.

A grande preocupação em relação a este filme é a possibilidade de que, pela inexperiência de seu diretor, ele seja acometido por falta de personalidade artística no tratamento á temática. Mas com o trailer já liberado, esta dúvida já foi parcialmente limada: Magistralmente fotografado e aparentemente bem interpretado (Sean Penn aparece “monstruoso” como o político corrupto), além da irreparável reconstituição de época, a impressão que se tem agora é a de que o filme livrou-se da sombra da adaptação anterior. Falta a constatação, mas ele tem cara de Oscar.

 

 

7. “Munich”

             Trata-se de um filme sério de Steven Spielberg. Isso adianta muita coisa. A temática é das mais polêmicas: o massacre de 11 atletas israelenses em 1972, depois de terem sido feitos reféns de militantes palestinos durante a Olimpíada de Munique. O enfoque, porém, será a vingança e suas ramificações. Que seja. Spielberg terá que usar de muita agilidade para equilibrar o tema, não tomando partido algum. Isso pode ser providenciado pelo competente Tony Kushner (Angels in America), roteirista do longa. Mas representa um risco. E terrorismo pode não ser assunto de interesse da Academia no atual panorama internacional. Pode ser polêmico demais para uma entidade tão conservadora.

 

 

8. “Memoirs of a Gueisha”

             O roteiro passou pelas mãos de Steven Spielberg, mas foi parar nas de Rob Marshaal, diretor de habilidade estética apurada, algo que a Academia adora reverenciar. Tudo aqui cheira á Oscar. O filme é adaptado de um best-seller americano que narra o nascimento de um inesperado amor sob o rigoroso código de conduta japonês em meio a rotina de gueixas.

Com a exibição de dois trailers do longa, porém, o drama vem perdendo força, inesperadamente.

Pode surpreender positivamente. Se isso acontecer, difícil não entrar.

 

 

9. “A History of Violence”

             Esnobado por Cannes, aclamado pela crítica americana, A History of Violence é o “independente” mais cotado e com reais chances de vingar na categoria principal. Viggo Mortensen faz as vezes de homem pacato que não hesita em enfrentar o perigo que compromete sua família, o que nos remete aos clássicos heróis dos longínquos westerns americanos (Matar ou Morrer). Se os pequenos tiverem vez, esse os representará.

 

 

10. The White Countess

             Trata-se da última e celebrada parceria entre o diretor James Ivory e o produtor Ismail Merchant, falecido recentemente. Ralph Fiennes interpreta um ex-diplomata americano desiludido e cego que, ás vésperas da Segunda Guerra Mundial, envolve-se com uma refugiada Russa (Natasha Richardson) que, de condessa, passou a ter uma vida sórdida nos bares da cidade, trabalhando como motorista de táxi e até se prostituindo, dando o sangue para sustentar a família de seu ex-marido falecido. É o mesmo que cair no lugar-comum: tem-se aqui, incontestavelmente, um filme com todos os predicativos para se fazer presente na cerimônia do Oscar.

Além da derradeira parceira entre Ivory e Merchant, há de se considerar ainda os 13 anos que separam James Ivory de sua última indicação ao prêmio (Melhor Diretor, por Vestígios do Dia, também produzido por Merchant).

Se rolar nostalgia, entra.

 

Ronny38642.9445717593
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Você esqueceu de colocar Capote' date=' que tem chances nas categorias de

Roteiro Adaptado
Ator (Phillip Seymour Hoffman)

Acho que ele tem boas chances.

[/quote']

Cara, eu postei os meus favoritos somente á categoria principal. Para isso, considerei todos os elegíveis com maior buzz. Eu diria que Capote está entre os 20.

Se voce quiser, posto o restante da lista, blz???

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...