Jump to content
Forum Cinema em Cena

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 09/22/20 in all areas

  1. Maratona Emir Kusturica. "A Vida é um Milagre", de 2004. É o menos bom dos filmes do Kusturica, neste panorama por sua obra que venho fazendo. Esta comédia de guerra se refugia durante a primeira hora na mise-en-scène extraordinária que ele desenvolveu ao longo da carreira: Trilha balcã sonando o tempo todo; animais fofinhos por todos os lugares (gato, cachorro, ganso, pintinhos, galinhas, mulas, cavalos, e até urso!); festas de província com todo mundo dançando e se embebedando; futebol como ópio do povo...Acho que quem assiste a um filme dele pela primeira vez não pode deixar de sorrir com esse estilo. É tudo muito simpático, e divertido. Mas neste filme, infelizmente, faltou história para mais uma hora e meia depois de confortar-nos com o esfuziante estilo. Aliás, não faltou história, ela foi meio desperdiçada. Um engenheiro sérvio que vive na Bósnia, e que, quando eclode a guerra, da desintegração iugoslava, em 1992, é obrigado a tomar conta de uma muçulmana bósnia, por quem se apaixona. Kusturica espelha a divisão étnica da região como uma história de amor entre os civis de uma aldeia. Posso estar superinterpretando agora, mas o recado que passa é: O conflito foi coisa de militares, não teve a ver com o povo em si. Um pouco ingênuo isso, além do que, meio gentil demais com o papel dos sérvios - como o diretor - comprovadamente os maiores responsáveis pelos crimes contra a humanidade perpetrados na ocasião.
    1 point
  2. Tony Gilroy deixa a direção do seriado. Toby Haynes, de Black Mirror, entra no lugar dele.
    1 point
  3. Os Doze Macacos (1995) - Revi esse aqui e confesso que apesar de achar muito bons os demais filmes desse diretor, esse daqui não desceu. A impressão que fica é que costuraram uma história toda cagada, com momentos ambíguos de loucura, pretensão, overacting, e depois quiseram passar a ideia de que o filme tinha profundidade além de um pires. Mas infelizmente (ao menos numa reassistida) você percebe como tem várias conveniências (somadas a momentos inexplicados, incoerentes...) e como tudo é "telegrafado" de longe. Os Doze Macacos pra mim falha miseravelmente do começo ao fim. Quem não é adepto de filme de maconheiro então passe longe.
    1 point
  4. "N`aum vou nem falar nada!!!" Assim que terminei de escrever sobre "O Passo Suspenso da Gaivota", semana passada, me dei conta que Jeanne Moreau e Marcello Mastroianni já haviam feito um casal antes, e isso tinha absurdamente me passado em branco. Claro, em "A Noite", de 1961, a obra-prima de Antonioni sobre a Incomunicabilidade, o segundo filme da famosa Trilogia . Deu vontade de rever. Muita lentidão, tempos mortos, erudição, e tédio, para, quase ao final, obter-se o sumo do filme da boca de Monica Vitti dizendo ao casal: "Vocês acabaram comigo esta noite!", naquele enquadramento belíssimo em preto-e-branco. A se louvar neste filme: A cena da piscina, com os ébrios convidados mergulhando nela como tolos; o fato do amigo deles estar morrendo do coração, metaforicamente, assim como o casal; a conversa entre Moreau e o conquistador playboy não ser ouvida... "Sentir que você me pertencia, não só naquele momento, e que a noite era eterna a seu lado". Urso de Ouro em Berlim.
    1 point
  5. Sei la, eu acho esse o melhor filme da franquia. Um misto perfeito de horror, alucinação e action movie. Tanto que so curti Novos Mutantes porque visivelmente o diretor bebeu da fonte desse filme pra fazer o dele..
    1 point
  6. Questão

    19 Dias de Horror

    O 3 também é a minha sequência favorita da série, embora ele seja mais leve que os anteriores mesmo (ainda que eu não chegue a considera-lo Terrir, como algumas das sequências que vieram depois). E realmente, ele tem bem cara de final mesmo; pois até o gancho para a continuação é mais sutil do que o dos dois filmes anteriores. Apesar de tirarem o lance dos pesadelos, eu gosto do segundo filme, justamente por ele ter uma atmosfera muito bem construída ali, e ainda ser o Freddy mais sombrio e menos piadista. Confesso que eu gosto inclusive da cena em que o Freddy sai matando todo mundo na festa da Lisa, e sempre entendi que foi mais ou menos ali que ele recuperou os poderes de entrar no sonho dos outros, quando ele diz pra galera que tava ali "são todos minhas crianças agora". Claro, isso sou eu teorizando, pois o filme não deixa isso claro em nenhum momento.
    1 point
  7. Pai dos documentários sociológicos, mas muito mais do que uma reportagem, ou um documento, "Eu, um Negro", de Jean Rouch, chegou em 1957 para ficar para sempre como referência de linguagem. Seus retratados - jovens desempregados do Níger que buscam uma ocupação em Abidjan, então capital da Costa do Marfim, "a Chicago africana" - não são objetos da câmera propriamente. São mais do que isso. De comum acordo com o diretor, vivem personagens, com nomes de referência de Hollywood, em que espelham suas próprias vidas, suas próprias dificuldades, seu desejo por amor, seu desejo por status, por um simples trabalho. É uma encenação da vida real. Como os recursos eram poucos na época deste primeiro longa de Rouch, o Som era uma dificuldade. Então, as falas são todas feitas a posteriori, uma dublagem, inclusive, acho, apropriadamente dessincronizada. Como sempre digo, o cinema é um professor de geografia. Que coisa maravilhosa ver o litoral da África, ou o rio Níger, a cores, nos anos 1950. Vemos a pobreza endêmica, bem como uma natureza mais pura. Vemos também todo o carinho do parisiense Rouch por essa região, onde por fim acabou morrendo, em um acidente de carro. Os comentários da internet repetidamente descrevem os retratados como "nigerianos". Eles são do Níger, não da Nigéria, portanto, o gentílico é "nigerino" (ou nigerense). O cinema é um professor de geografia.
    1 point
  8. Por favor, pelo menos uma notícia boa essa ano. Torcemos.
    1 point
  9. HQ que deu origem ao filme e seriado. É bem diferente do filme (O seriado ainda não vi) o que torna tudo mais interessante. A HQ é dividida em duas partes bem distintas. Avaliação: Bom.
    1 point
×
×
  • Create New...