Jump to content
Forum Cinema em Cena

Cozinha do Inferno


Nacka
 Share

Recommended Posts

  • Members

Pergunta, quem ficou no CCC? 06.gif

 

 

 

O CCC, na época que eu estive lá, era um forum de concordância e não de discussão. Isso alimenta um instinto boçal de alguns que buscam auto-afirmação em um lugar que apenas a apresenta de maneira falsa. Posso até imaginar aqui um moleque daqueles, após algum outro moleque concordar com o que ele disse, saindo todo chester pela rua.

 

 

 

Não digo que é o certo, mas em todos os fóruns que participei arrumei "confusão" justamente por não concordar sempre com quem era esperado que isso ocorresse. Pra citar exemplos aqui mesmo, o Dook, o Scofa, o Tensor, o Gago, o Batgody (péssimo nick) e mais a meia dúzia que tem cérebro. Com todos eu já tive arranca rabos, justamente por achar que aqui o que importa é o que é falado e não quem fala. Falou merda (ou coisa que eu discordo), vou contrariar. Falei merda, me contrariem sempre, mesmo que eu seja casado com sua mãe.

 

 

 

 

 

Ahh, e sobre o lance do italiano. Tem vários usuários assistindo vários filmes italianos ao mesmo tempo. Isso pode significar apenas boca a boca, mas pode também significar que todos querem ficar up to date para ir no forum, botar alguns adjetivos cool no texto e receberem vários 16.gif como resposta. Perucatorta2009-03-24 21:27:34

Link to comment
Share on other sites

 

 

 

Vale dizer ainda algumas coisas sobre o cCc,que serão as minhas últimas sobre o pessoal, uma vez que não faço mais parte de lá (e acho que ISSO aqui é ter uma postura adulta com o intuito de contribuir para o outro e não sair dizendo qualquer coisa que vier na telha):

 

1) Deletar a conta é um ato muito mais simbólico que real. No meu caso, era uma tentativa de mostrar algo do tipo: "pessoal, acorda, parece que tem algo errado aqui. Tem gente que adora muita gente aqui e mesmo assim está saindo." . Uma prova disso é que tenho todo mundo do cCc no msn  e nunca os tiraria.

Mas a reação que vi foi gente falando mal de mim (e sei que falaram), um movimento de fortalecimento das relações que provocaram a deterioração PARA MIM dos atrativos do grupo e um crescente orgulho de tal postura e não uma reflexão - e é por isso que acho que esse conceito de evolução está equivocado. Pra mim evolução envolve mudança SEMPRE, mas não qualquer mudança. Se eu disperso o novo, afasto pessoas, não estou evoluindo, pelo menos na minha ótica.

 

2) A intensa valorização do "eu falo o que penso e foda-se o resto" e o "achei meu grupo" é outro fator de destaque... como esse fortalecimento foi conjunto, as coisas se tornaram muito mais poderosas, quase básicas, naturais - hoje dificilmente vejo uma postura não irônica do Thico ou não debochada do próprio Foras ou menos crítica e mais amigável do Bat...e assim por diante. Ah, um detalhe que evidencia o quanto é ruim um grupo tão homogêneo - como entender que o grupo está ficando assim se a visão que eles têm acesso é interna ao grupo homogeneizado? Só quem está de FORA percebe isso, entenderam? E aqui está a parte mais chata do meu ponto de vista: parece que vocês absorveram muita coisa uns dos outros...tanto boas quanto ruins. Só que as ruins aparecem a qualquer momento para qualquer um que quiser ver, as boas são mantidas entre vocês (ou grande parte delas). É por isso que há esse contraste tão grande entre o que o pessoal do cCc fala do Foras (simples, amigo, etc) e o que o pessoal externo fala (desinteressante, frio, etc).

 

Sei que algumas dessas palavras são chatas de escutar e podem até produzir posts revoltados dos rapazes (acho natural porque falei demais - como sempre 06), mas realmente a idéia aqui é que se jogarem fora 99% do que eu falei e ficarem com 1%, já está legal, porque esse pessoal realmente tem um potencial muito grande e muita coisa danada de boa para compartilhar.

 

Ah, Foras, mais uma vez tocando no ponto da minha discordância (pelo menos em parte) de sermos a maior autoridade sobre discussões sobre nós mesmos, há algum tempo atrás concluí uma coisa bem pessoal que me amedrontou enormemente sobre mim mesmo. TODAS as vezes que estou com baixa de energia ou com estima baixa (e é por isso que às vezes vocês me vêem com comportamento instável) me torno extremamente criativo (!). Escrevo textos que nunca escreveria na normalidade, lido com palavras com habilidade a ponto de não me reconhecer quando leio de novo depois. Frequentemente alguém elogia algum texto...a estima volta para o lugar e o equilíbrio é reestabelecido - tudo isso é um mecanismo inconsciente de auto defesa. Sabe como descobri isso? Meu melhor amigo falava de alguns padrões comportamentais e eu descobri que tenho alguns que JAMAIS percebi ou perceberia (e se reproduzem em inúmeras situações, mesmo com outras variáveis) e eram óbvios para ele. Aliás, foi justamente por perceber que meu blog era uma canalização desse mecanismo que nunca mais escrevi por lá. Defintivamente acho que me conheço muito pouco ainda e sou muito diferente do que acho ser...

 

Mr. Scofield2009-03-24 21:40:52

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Meu melhor amigo falava de alguns padrões comportamentais e eu descobri que tenho alguns que JAMAIS percebi ou perceberia (e se reproduzem em inúmeras situações' date=' mesmo com outras variáveis) e eram óbvios para ele. Aliás, foi justamente por perceber que meu blog era uma canalização desse mecanismo que nunca mais escrevi por lá. Defintivamente acho que me conheço muito pouco ainda e sou muito diferente do que acho ser...[/quote']

 

 

 

E aqui o exemplo do que eu disse. E ainda bem, consciente.

 

 

 

 

 

 

 

Perucatorta2009-03-24 21:39:01

Link to comment
Share on other sites

 

Meu melhor amigo falava de alguns padrões comportamentais e eu descobri que tenho alguns que JAMAIS percebi ou perceberia (e se reproduzem em inúmeras situações' date=' mesmo com outras variáveis) e eram óbvios para ele. Aliás, foi justamente por perceber que meu blog era uma canalização desse mecanismo que nunca mais escrevi por lá. Defintivamente acho que me conheço muito pouco ainda e sou muito diferente do que acho ser...[/quote']

 

 

 

E aqui o exemplo do que eu disse. E ainda bem, consciente.

 

 

 

 

 

 

 

Vale dizer que comportamentos como esses são sinais (e acho que você deve ter feito o link com o que falei antes) de baixa auto estima, que é conceito extremamente complexo por envolver o que NÓS achamos que os OUTROS pensam sobre nós (ou seja: de origem múltipla e de conclusões extremamente duvidosas) - coisa que é natural e todos temos em algum momento.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Respondendo a algo aí de cima.

 

Incomodar não é o termo certo.

 

Fazendo uma redução: Não havia expectativas. Então a entrevista atingiu as expectativas do oco. Nunca se aguardou mais do que o Forasteiro tem sido em seus posts por aqui. Alexei, Nacka, Soto, Fernando são pessoas que têm o que dizer. O Forasteiro é o que é.

 

Mas é como já falei... é o jeito dele. Também ninguém vai ficar aqui criticando a entrevista, lamentando... Porque não tem o que se criticar ou o que se lamentar... tem nada.

 

Só não entendi a menstruação de vocês sobre as ênfases em "no fórum"... como se claramente não fosse para evitar de antemão que os compazas viessem dizer: "mas entre 4 paredes, ele é show".
Veras2009-03-24 22:26:11
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sei lá, pelo fato de nunca contribuir em nada nessas entrevistas não deveria estar criticando. Mas enfim, foda-se, eu gosto de criticar.

 

 

 

Pra mim, o problema dessas entrevistas é que as perguntas (nem todas) são direcionadas a saber quem é o entrevistado superficialmente. E isso é uma bosta ao meu ver, já que pouco me importa se a mãe do cara morreu, se o emprego dele é fertilizar vacas, etc. O que realmente importa é o que ele tem a dizer. A dizer sobre o que? Cinema? Não, se o cara não for um imbecil completo, ele já postou diversas vezes sobre cinema. O que importa é o que ele tem a dizer sobre o microcosmo que temos em comum, que é o fórum e mais especificamente os usuários do forum (que são o forum). Porque isso é interessante? Porque dessa forma descartamos automaticamente aquele monte de merda e ficamos com os conflitos, o que nos leva a conhecer quem é realmente aquele usuário, no que importa.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

só tive paciência de ler o post do sapo mesmo, e na parte que me toca, o meu nick é uma merda mesmo, eu tenho consciência disso, mas ele tem uma razão de ser (idiota também, diga-se) 06 enfim, olha o perucatorta criticando meu nick... 06

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Li a entrevista na íntegra e, apesar das opiniões contrárias, acredito que ela seja definitiva para o atual "momento do perfil usuário Forasteiro em fóruns de cinema", tentando adequar as opiniões distintas aqui postadas e observadas. Gostaria de deixar, também de forma definitiva, minhas considerações sobre tópicos levantados durante o tópico, durante e após a entrevista.

 

 

 

Em primeiro lugar, vale ressaltar que assim que o Nacka anunciou que faria a entrevista, eu manifestei interesse em colaborar, até como "funcionário terceirizado" apenas para este momento, ao lado dele, Mr. Scofield e Veras. Todavia, veio o Carnaval e também comecei a repensar uma série de questões e achei que seria desnecessário trazer qualquer indagação - exceto uma que deixarei para o final, mas é apenas de curiosidade. O que percebo é que há uma certa avaliação e julgamento naturais tanto de um lado sobre outro como o oposto. Ou seja, o Luis não quis dar muita importância à entrevista e ao mesmo tempo os entrevistadores e os participantes mostraram-se "nada surpresos" (ou surpreendidos? Nunca sei qual usar quando saímos dos verbos padrões...) com essa dita frieza nas respostas dadas.

 

 

 

Um olhar mais apurado, contudo, constata que houve alguns momentos nos quais o Luis escreveu bastante e tanto cobriu o cerne da questão como os detalhes pedidos - ou não - pelas perguntas. Em outras, contudo, o predomínio dos etc e uma rapidez nas respostas pode soar como falsa pretensão. Bem, eu acho que o Luis tem disso hoje: simplesmente não quer perder seu tempo com algo que lhe seja desinteressante, chuta-o com facilidade (que eu, confesso, não tenho). Isso não leva à correspondência de que ele esteja se achando superior, simplesmente prefere gastar seu tempo com outras coisas - e isso é notório na questão cinematográfica quando se fala tanto dos italianos. Ocorre que, nessa posição, ele é visto como uma pessoa obrigatoriamente fria e distante, principalmente um "revolucionário" na sua postura dentro do Fórum. Pelo contrário, eu percebo que houve uma real descoberta dos seus interesses e um aprofundamento nestes e, por mais que ele possa não pretender dar tanto interesse, ele ainda vem aqui e responde a certas questões. Afinal, ele veio e concedeu a entrevista por pura vontade, ou seja, demonstra sim que está apto a escrever sobre determinadas questões (no tópico dos Diretores do CeC ele também se voluntariou).

 

 

 

À mesma proporção com a qual ele se dedica a tais questões, ele refuta outras. E nesse aspecto entra o lado dos usuários. O elo com o pessoal do cCc é enorme e mesmo eu, que me vejo um pouco distante (larguei MSN, entro quase regularmente, mas vendo filmes diferentes do que a maioria, não sigo o lado de músicas e séries que alguns gostam, enfim...), e sendo o estranho no ninho ou o pirralho fétido, para o Dook, ainda curto com tranquilidade o espaço e a forma como são conduzidas as conversas. Abra-se um parêntese agora: o cCc realmente deixou de ser fórum, como por lá mesmo falei e aqui foi validado, mas isso não faz com que haja uma total concordância ou necessidade de autossufiência como quis pregar o Amfibio. Ocorre que as discordâncias não precisam ser pautadas em argumentos, quotes e páginas de tópicos, pois todos querem ser objetivos e já têm tal troca de ideias pelas conversas de MSN possivelmente. Fora isso, há o Multiplot!, quando queremos nos estender sobre alguma obra. Ou seja, aparentemente ninguém quer discutir - como num fórum de discussões a princípio -, mas é aí que mora o melhor: como bem disse o bat, lá expomos a opinião com segurança; enquanto ocorre no CeC em determinados momentos uma tentativa de imposição (as opiniões estão claras e os círculos continuam eternamente - preciso dar um exemplo de tópico?). Daí quem abra rapidamente, pensando que é um fórum de discussões nesse modelo, terá a impressão de que é um asilo de argumentadores em que uma proposta levantada por alguma cabeça é logo respondida com acenos afirmativos pelos demais (e os xingamentos fariam parte das anomalias decorrentes da pesada idade).

 

 

 

Voltando ao ponto principal, o Luis hoje é um cara que passou por esse processo de mudança, sendo bonito, fabricado, explosivo, aleatório, injustificável, forçado, irracional ou como vocês queiram classificar; e prefere o convívio daqueles que não precisam do "desenho à la pessoas de 6 anos", ou seja, respondam à altura, com mesma eloquência na seção comentada, e que saibam receber críticas "fortes", daí a opção por estar entre amigos. É uma escolha, preferível a tentar o relacionamento com os ditos "poodles". Talvez, no passado, se ele estivesse na posição atual e visse aquele Forasteiro da CMJ, também achasse-o fútil e desinteressante como vê os usuários de agora. O Dook é seu oposto, a qualquer momento vê uma possibilidade de "melhorar" alguém ou o que for, estando no mesmo direito e tão certo (ou tão errado, conceitos puramente bobos e ocos) quanto o Luis. De qualquer modo, eu mesmo acho "O Segredo" uma tremenda palhaçada e falo isso sem vergonha para qualquer pessoa que me conheça, mas prefiro rir apenas. Agora, resta saber também se o próprio Luis aceita issso - e eu acredito que seja sem problemas - mesmo no seu lado profissional. Por exemplo, se alguém falasse: "mas que coisa fresca de orientação para formandos (deduzindo pelo título), como se o cara não tivesse inteligência própria etc". Ou seja, algo bem justificado e desenvolvido com afinco por outra pessoa que vira motivo de galhofa por alguém desconhecido. Eu particularmente prefiro o meio-termo e discordo das posturas extremistas, apesar de entendê-las. Entre os comparsas, falo mal (inclusive, quando alguém comenta algo, eu falo sempre: "quem eu conheço e tenho interesse em, será sempre sacaneado por minha pessoa"; por outro lado, as demais, mesmo tendo algumas posturas e ideais bem contrários, cumprimento quase igualmente).

 

 

 

Para terminar, eu acho interessantes perguntas sobre a família. O povão gosta disso, e eu também. É legal a gente ver que ocorrem problemas semelhantes aqui ou acolá, cada um tem suas tragédias e meios de superação, com formas com a qual tratar os demais. Novamente, pode parecer aos prezados companheiros uma mera bobagem para pessoas com complexo de culpa ou à procura de um livro de autoajuda, todavia eu acho bacana e válido por vários outras razões que também podem guiar a novos tópicos da entrevista (oras, uma perda familiar de certa forma te influencia; ou uma mudança no seu dia-a-dia e isso será refletido no "que realmente importa", Amfibio, ou seja na sua sua postura nesse microcosmo - se uma pessoa já tem tanta gente que gosta de cinema à volta, para que mesmo ela iria querer postar listinhas de filmes vistos nos fóruns? Talvez ela apenas goste e queira compartilhar, ou goste de escrever à beça, e levar informação ou o que for; mas aí uma teoria já estaria previamente anulada).

 

 

 

Ah, a pergunta: Luis, entendo toda a sua postura diante de CMJ, Fóruns e até por preferir ficar de fora da questão família - ainda que eu a considere válida, como acima descrito -, todavia algo me instiga. O que ocorreu com a sua paixão pelo Grêmio após AQUELA final? Teria apenas diminuído para um ponto "racional" (como todas as demais áreas, daí tu concluíste que é uma perda de tempo ficar falando bobagem sobre análise tática, melhor jogador etc), preferiu deixar de lado por causa dos resultado e também de um certo desgaste com outras questões do dia-a-dia (como ocorre comigo atualmente, eu não confio no Cuca e pronto, sou Flamengo até o fim, mas tenho coisas demais a fazer para ficar gastando mais tempo com futebol - ainda que eu, vez por outra, veja um jogo) ou você ainda gosta - pelo menos do Grêmio - e apenas não posta?ltrhpsm2009-03-25 00:05:55

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Farei o mesmo que o Alexei e me meterei no meio disso aqui, já que fui citado. A resposta é, no geral, direcionada ao que o Scofa disse.

Eu entrei no CeC há um bom tempo, 5 anos já, tinha outro nick e estava concentrado em uma única parte do fórum. Isso aconteceu por muito tempo e nesse tempo todo basicamente não conversava com ninguém, não participava de outros locais. Fui "saindo do casulo" depois de ter voltado para o fórum, já com esse nick, quando comecei a acompanhar as discussões do filmes em geral e por conseqüência a iniciativa do Cineclube. Nessa mudança, eu conheci algumas pessoas, comecei a ter relações de amizade com elas fora do fórum, no MSN e, em alguns casos, conhecendo pessoalmente. Uma das primeiras pessoas com quem eu conversei por MSN foi justamente o Scofa. Somos da mesma cidade, tentamos algumas vezes ir ao cinema juntos (todas frustradas) e discutimos coisas que fugiam do assunto "cinema". Eu disse pro Scofa coisas minhas, assim como foi com o Vinícius, com o Alexei, com o Foras, tudo ainda no pré-ccc. Eu nunca fui um usuário muito participativo. Sou enrolado, preguiçoso e tudo mais, basta olhar o número de posts que eu tenho. E nunca saí efetivamente deste fórum, apenas me afastei quando não me dizia muita coisa. Nunca falei mal de nenhum de vocês pelas costas, apenas manifestei discordância com relação a atitudes de vocês, o que é completamente válido já que assim também é feito. Portanto, se é pra ser sincero, que sejamos (e isso não é um "direito de resposta", nem uma defesa minha ou de qualquer usuário do ccc).

 

Eu sou irônico, muitas vezes de modo frustrado, e sempre fui assim. Leia meus textos datados de muito antes do ccc, sempre fui assim. Se ando mais irônico, não é uma condição que modifica muito minha personalidade. E no caso dessa entrevista, fui irônico unica e exclusivamente com o Luis; com os demais, deixei bem claro o que achava sobre a postura de se esquivarem. Scofa, apesar de nunca termos nos encontrado pessoalmente, nunca termos nos tornado grandes amigos, acho que alguns dos papos do MSN, principalmente os últimos mais intensos quando decidíamos sobre o modo de funcionar do Multiplot! são capazes de provar que eu não sou uma pessoa que facilmente concorda com os outros, que se deixa levar pela opinião alheia. Se você se lembrar bem, as discussões finais, sobre revisão e periodicidade, foram homéricas. E nunca deixei de ser eu mesmo para baixar a cabeça para o outro. E nunca deixei de ser irônico quando achava que devia. E caso não se lembre, talvez você não me conhecesse como achava que sim. E talvez não me conheça, como talvez ache que sim.

 

Não acho que a visão de fora é algo absoluto. Eu posso me achar de fora e estar muito dentro. O que vocês (digo "vocês" sobre os usuários que deletaram as contas do ccc, pelos motivos que lhes coube) disseram sobre tendências à concordância, falta de importância nos assuntos, panelinhas, isso tudo é complexo de se analisar, porque se você, Scofa, estava de fora, então faz sentido o argumento do Luis de que a aproximação de muitos causou o estranhamento nos outros. Mas isso nem me interessa muito, o que eu gostaria mesmo de dizer é que eu, Thiago, tenho uma visão de inúmeras coisas no mundo, mas é complicado afirmar que minha visão é a certa. Posso fazer isso, de um modo arbitrário e me considerar certo. Mas isso é relativo, já que para cada ponto abordado por mim, haverá o lado oposto com outros argumentos. Eu, particularmente, achei que deletar a sua conta no fórum foi uma atitude desnecessária, uma tentativa de chamar atenção, seja lá pelo motivo que fosse. Eu discordo. Mas o que fazer? Não saí por aí dizendo que você é que se excluia, que não era amigo dos outros, ou que o ccc estava "certo". Só acho que não era necessário, ponto. Mas não acho que eu enxergar desse jeito caracteriza que eu tenha que ser visto como vítima - ou causador - de um meio dominante, onde as pessoas se unem e falam bem de si e mal dos outros. Do mesmo modo que tenho minha afinidade com a maior parte dos membros do ccc e amizade com um, tenho minha afinidade com você e ela não muda com sua saída de lá. Mas, ao meu ver, parece que do seu lado não funciona assim, pois todas as minhas atitudes são tidas como coléricas e/ou irônicas, e isso necessariamente parece um ato pensado e arquitetado.

 

Não planejo meus passos (não todos eles) e não tenho razão para viver como se fosse perseguido ou como se tivesse que perseguir. Mas infelizmente, parece que aos olhos de terceiros não funciona assim. Eu me mantive calado até agora, muito mais por achar que não se deve mexer na b****, para ela não feder mais. Mas me dou a liberdade de dizer que fiquei muito triste com o rumo que essas coisas todas tomaram. Pela saída de vocês, pela repercussão no ccc, pelos papos entre os membros de lá no MSN, pelo que eu pensava a respeito, pelas coisas que eu não sabia e, acima de tudo, pelo que eu fiquei sabendo, de um desses papos em que eu não estava presente (e acho que qualquer um pode afirmar que se tinha uma pessoa que não queria discutir isso, essa pessoa era eu). Não quero me vitimizar, mas gostarai de deixar bem claro o quão doloroso foi - e é - saber que uma pessoa em quem você confiava inteiramente, com quem manteve uma relação de amizade afinada e leal, denominou você e sua postura como a de uma pessoa sem caráter. Ter meu caráter julgado em um chat de MSN, onde eu não estava presente, por alguém que eu achava que me conhecia (e que dizia me conhecer, por isso me denominar assim) foi algo primitivo, inacreditável, tanto que eu reagi de modo impassível, tamanho o choque. Isso, Scofa, me faz repetir que tudo é relativo, que as relações são relativas, que as nossas visões são relativas, nossas opiniões, nossas palavras. Você pode falar que agora só sou irônico, mas quem garante que isso não é uma visão sua que só foi percebida por conta desses problemas? Eu fui chamado de mau-caráter por uma pessoa de extrema confiança e isso foi feito pelas minhas costas (sendo que eu NUNCA disse nada não-elogioso com relação a ele), então quem garante que a visão dele não é, ela mesma, equivocada, já que isso derivou de uma coisa que eu disse DIRETAMENTE para outra pessoa?

 

É tudo relativo. Não me tome por uma coisa que eu sempre fui, nem me julgue pelo comportamento de um fórum. Eu sou um indivíduo e não pretendo tratar os outros que não desse modo. Existe os bons, os maus, os feios, os mau-caráter, os engraçados, os burros, os irônicos, os ridículos, os interessantes. Não existe uma só coisa.
Link to comment
Share on other sites

 

sopa' date=' eu li. perfeito.

[/quote']

 

Também li, juntado às coisas que o Alexei, Scofa e Veras falaram você tem aí sua resposta Forasteiro.

 

Eu ia fazer uma espécie de bastidores da entrevista mas depois dos manifestos postados acho melhor deixar pra depois... espero que todos leiam, os manifestos digo...

 

Lembram quando eu disse que se alguém diz nada, acaba dizendo tudo?

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

 

até que pra um entrevistado tão desinteressante como estão bradando por aí' date=' deu repercussão. curioso isso, não?

[/quote']

 

Você acha mesmo que uma entrevista do Foras para o Cozinha não daria repercussão alguma? A amizade é tudo meu caro...

 

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

até que pra um entrevistado tão desinteressante como estão bradando por aí' date=' deu repercussão. curioso isso, não?

[/quote']

 

Você acha mesmo que uma entrevista do Foras para o Cozinha não daria repercussão alguma? A amizade é tudo meu caro...

 

 

 

 

 

vou me citar-me a mim mesmo prórprio: um entrevistado tão desinteressante como estão bradando por aí. então, não sou eu que acho o luigi desinteressante, jamais pensaria isso dele, falo dos outros, como você bem leu no post anterior, Nackito.

batgody2009-03-25 01:47:34

Link to comment
Share on other sites

  • Members

só tive paciência de ler o post do sapo mesmo' date=' e na parte que me toca, o meu nick é uma merda mesmo, eu tenho consciência disso, mas ele tem uma razão de ser (idiota também, diga-se) [img']smileys/06.gif" align="absmiddle" alt="06" /> enfim, olha o perucatorta criticando meu nick... smileys/06.gif" align="absmiddle" alt="06" />

 

 

 

 

Pois é... 06.gif

Link to comment
Share on other sites

 

 

 

 

 

 

Eu sou irônico' date=' muitas vezes de modo frustrado, e sempre fui assim. Leia meus textos datados de muito antes do ccc, sempre fui assim. Se ando mais irônico, não é uma condição que modifica muito minha personalidade. E no caso dessa entrevista, fui irônico unica e exclusivamente com o Luis; com os demais, deixei bem claro o que achava sobre a postura de se esquivarem. Scofa, apesar de nunca termos nos encontrado pessoalmente, nunca termos nos tornado grandes amigos, acho que alguns dos papos do MSN, principalmente os últimos mais intensos quando decidíamos sobre o modo de funcionar do Multiplot! são capazes de provar que eu não sou uma pessoa que facilmente concorda com os outros, que se deixa levar pela opinião alheia. Se você se lembrar bem, as discussões finais, sobre revisão e periodicidade, foram homéricas. E nunca deixei de ser eu mesmo para baixar a cabeça para o outro. E nunca deixei de ser irônico quando achava que devia. E caso não se lembre, talvez você não me conhecesse como achava que sim. E talvez não me conheça, como talvez ache que sim.[/quote']

Primeiro ponto: Thiago, se você bem se lembra eu saí do cCc em uma discussão que lhe envolvia diretamente. Uma coisa imbecil sobre títulos em inglês, lembra? Naturalmente que aquilo era somente um estopim das fortes tendências que o cCc havia se tornado para mim e reflexo das relações que havia desenvolvido (e tanto não tinha sentido que aqui no CeC continuo escrevendo do jeito que quero e não estou nem aí pro que falam). Eu não era de fora (eu me importava com as opiniões de vocês), eu ME TORNEI de fora. E a isso me foi imposto por não ter seguido as tendências do grupo. E aí eu senti o mesmo que inúmeros usuários que lá entraram sentiram (e eu digo isso com firmeza, porque te garanto que não fui o único). Aí está o ponto: justamente pela amizade e por gostar, quis deixar isso explícito para vocês, se é que se importavam com minha opinião. Não funcionou. A coisa continuou do mesmo jeito, justamente por posturas como a brilhante em azul ali (que acho que a maior parte das pessoas entendem que se fala coisas difíceis e delicadas para destrui-las, quando na verdade se quer exatamente o contrário: que elas saibam lidar com mais situações sem ferir os outros ou se ferirem). Posturas arraigadas e estáticas não evoluem ninguém, Thico. Veja seu tratamento na questão em azul:  com um "se deixa levar pela opinião alheia" você deixou a ótica da questão terrivelmente negativa, quando na verdade é absolutamente contraditório com o CERNE da discussão daquele dia: refletir sobre a opinião de todos (éramos um grupo ali) e chegar à melhor conclusão, TODOS teriam que ceder pela opinião dos outros, do geral. Se você se fecha em si mesmo, você a) não evolui, B) mesmo discursando como o oposto, mostra que você se acha certo e absoluto, c) impede as contribuições de pessoas que se importam com você, preço alto a se pagar por causa das que não gostam. Enfim, isso é o retrato da incompatibilidade de pensamentos. E toda sua compreensão de minhas atitudes envolve isso (como a minha envolve a sua, etc).

 

Não acho que a visão de fora é algo absoluto. Eu posso me achar de fora e estar muito dentro. O que vocês (digo "vocês" sobre os usuários que deletaram as contas do ccc' date=' pelos motivos que lhes coube) disseram sobre tendências à concordância, falta de importância nos assuntos, panelinhas, isso tudo é complexo de se analisar, porque se você, Scofa, estava de fora, então faz sentido o argumento do Luis de que a aproximação de muitos causou o estranhamento nos outros. Mas isso nem me interessa muito, o que eu gostaria mesmo de dizer é que eu, Thiago, tenho uma visão de inúmeras coisas no mundo, mas é complicado afirmar que minha visão é a certa. Posso fazer isso, de um modo arbitrário e me considerar certo. Mas isso é relativo, já que para cada ponto abordado por mim, haverá o lado oposto com outros argumentos. Eu, particularmente, achei que deletar a sua conta no fórum foi uma atitude desnecessária, uma tentativa de chamar atenção, seja lá pelo motivo que fosse.[/quote']

 

É claro que a visão de fora não é algo absoluta. Ninguém disse que sequer pretendia ser. Agora, ela existe, é diferente da de quem está dentro e é válida de ser avaliada por vocês. Só que ninguém vai ter a boa vontade de escrever essas linhas se não se importar com vocês. Só eu faria isso, ou talvez o Alexei, ou talvez o Carioca...entendeu onde quero chegar? Deletar a conta foi REALMENTE uma tentativa de chamar a atenção (e eu queria que percebessem EXATAMENTE isso) e já disse isso no post anterior. Mas não há a conotação estúpida de "ele quer aparecer", mas sim a de "ele se importa com a gente e está tentando dizer algo, será que vale a pena ouvi-lo?". Sua discordância tem raiz exatamente no seu pensamento, são conclusões lógicas, pois você não consegue entender a diferença da RAIZ de nossos pensamentos. Eu não saí dali por raiva dos componentes do cCc, saí pela dinâmica dessa relação que achei que podia mudar e não mudou...

 

Eu discordo. Mas o que fazer? Não saí por aí dizendo que você é que se excluia' date=' que não era amigo dos outros, ou que o ccc estava "certo". Só acho que não era necessário, ponto. Mas não acho que eu enxergar desse jeito caracteriza que eu tenha que ser visto como vítima - ou causador - de um meio dominante, onde as pessoas se unem e falam bem de si e mal dos outros. Do mesmo modo que tenho minha afinidade com a maior parte dos membros do ccc e amizade com um, tenho minha afinidade com você e ela não muda com sua saída de lá. Mas, ao meu ver, parece que do seu lado não funciona assim, pois todas as minhas atitudes são tidas como coléricas e/ou irônicas, e isso necessariamente parece um ato pensado e arquitetado.[/quote']

E quem falou em todas as atitudes? Falei em raridade. É RARO ver alguém do cCc tratar outras pessoas que não pertencem ao grupo pouco fria. Não há especificidades, isso parece um comportamento padrão (com algumas exceções). Você não é (e nem eu, ou Alexei ou Carioca) vítima, a desconexão de alguns membros é consequência de uma dinâmica grupal que não permite exceções (pois é baseada na parte em azul), é 8 ou 80, é tudo acima de tudo, é não ceder pelo outro, é se fechar em cima de si mesmo, é ser completo sem se abrir (incoerente), é se sentir deslocado (e isso não é vitimizar, é fruto da dinâmica) e sair quando não dá mais ou não consegue se adaptar (e, acredite, eu tentei e acho que todos que estavam insatisfeitos e que se importavam, também tentaram).

Quanto a parte em marrom, como disse, falei em raridade não em absoluto. E tenha certeza que se eu citei seu nome é porque ele tem importância e vislumbro que existe possibilidade de reavaliação e que talvez minha percepção venha a somar pra tu (ADOREI você ter escrito esse post - você estava certo: foi calculado te citar ali, mas não por motivos excusos, acho que JAMAIS te vi escrever tanto, e isso justifica tudo o que fiz...por si mesmo). Thiago, há algo de muito bom ali, cara. E você faz parte disso tudo. Só falta um estalo.

 

Não planejo meus passos (não todos eles) e não tenho razão para viver como se fosse perseguido ou como se tivesse que perseguir. Mas infelizmente' date=' parece que aos olhos de terceiros não funciona assim. Eu me mantive calado até agora, muito mais por achar que não se deve mexer na b****, para ela não feder mais. Mas me dou a liberdade de dizer que fiquei muito triste com o rumo que essas coisas todas tomaram. Pela saída de vocês, pela repercussão no ccc, pelos papos entre os membros de lá no MSN, pelo que eu pensava a respeito, pelas coisas que eu não sabia e, acima de tudo, pelo que eu fiquei sabendo, de um desses papos em que eu não estava presente (e acho que qualquer um pode afirmar que se tinha uma pessoa que não queria discutir isso, essa pessoa era eu). Não quero me vitimizar, mas gostarai de deixar bem claro o quão doloroso foi - e é - saber que uma pessoa em quem você confiava inteiramente, com quem manteve uma relação de amizade afinada e leal, denominou você e sua postura como a de uma pessoa sem caráter. Ter meu caráter julgado em um chat de MSN, onde eu não estava presente, por alguém que eu achava que me conhecia (e que dizia me conhecer, por isso me denominar assim) foi algo primitivo, inacreditável, tanto que eu reagi de modo impassível, tamanho o choque. Isso, Scofa, me faz repetir que tudo é relativo, que as relações são relativas, que as nossas visões são relativas, nossas opiniões, nossas palavras. Você pode falar que agora só sou irônico, mas quem garante que isso não é uma visão sua que só foi percebida por conta desses problemas? Eu fui chamado de mau-caráter por uma pessoa de extrema confiança e isso foi feito pelas minhas costas (sendo que eu NUNCA disse nada não-elogioso com relação a ele), então quem garante que a visão dele não é, ela mesma, equivocada, já que isso derivou de uma coisa que eu disse DIRETAMENTE para outra pessoa?

 

É tudo relativo. Não me tome por uma coisa que eu sempre fui, nem me julgue pelo comportamento de um fórum. Eu sou um indivíduo e não pretendo tratar os outros que não desse modo. Existe os bons, os maus, os feios, os mau-caráter, os engraçados, os burros, os irônicos, os ridículos, os interessantes. Não existe uma só coisa.
[/quote']

Fico muito feliz que tenha resolvido falar. Tanto seu post, quanto o do Lt (que comento depois), independente do que está escrito, já mostra um sucesso enorme dessa entrevista. Você perguntou porque a entrevista de um usuário desinteressante viria a somar e porque fizemos? A resposta é: porque o Foras não é desinteressante, ele só parece ser e TODOS sabemos disso.

Agora, espero sinceramente que não esteja se referindo a mim quando falou que alguém criticou seu caráter. Eu jamais fiz isso (embora, pelo fato de ter saído por causa de uma discussão que lhe envolveu, fiquei com um pouco de raiva momentânea e boba mesmo que se dissipou completamente, pois não nutro esses sentimentos jamais, acho horríveis e depreciativos, embora aqui tenha deixado claro que não gostei de sua atitude - o que é natural...o que sobrou foi só uma incompatibilidade transitória, que espero que um dia mude) e fiquei muito assustado com o que li.

E impressões jamais ficam pra mim, considero que todos somos mutáveis e maravilhosos por isso. Sempre privilegiarei a mudança, Thico, embora nem todas e sem critério. Nunca a estática. É por isso que persisto tentando (e compreendendo) atitudes minhas e dos outros. E não se preocupe, sei que minhas palavras são só perspectivas e que existem diversas outras. Que elas sempre são incompletas e que podem estar erradas. Espero que sua visão de mim também sempre se some, nunca esteja completa, pois sou muita coisa do que está aqui, mas também muita coisa que não consigo mostrar pelas limitações de um fórum de internet. Agora espero que leia e mesmo que não goste do que ler e ache que eu não me importo ou não gosto ou já tenho impressões formadas definitivamente e pronto  reflita: quantas pessoas em um fórum de cinema perderiam tempo em escrever um post às 07:00 da manhã para um outro usuário que não gosta (sendo que trabalha daqui a meia hora e só vai pra casa às 17? Quantas pessoas estariam dispostas a expor aqui uma falha (crises de estima me levam a escrever em blogs? Tem noção da besteira que percebi? Como temos tanto a aprender sobre nós mesmos? 06)?

Mr. Scofield2009-03-25 09:59:50

Link to comment
Share on other sites

 

 

Eu li o que o Lt escreveu (e li tudo porque não estou nem aí pro tamanho dos posts e sim com o conteúdo, às vezes se tem muito a se dizer) e não há nada a se acrescentar, é a visão dele das coisas e está muito bem exposta.

Só queria ressaltar que dela (e mais a do Foras, especialmente, quando escrever) e mais todo mundo que escreveu aqui e ainda escreverá comentando de forma séria, compõem um misto heterogêneo de visões sobre tudo. A discussão acabou gerando a discusssão sobre o cCc, procedimentos em uma entrevista, dicotomia fórum x real, posturas, pontos de vista, enfim, ficou riquíssima.

O que gostaria de propor é que nós não nos limitemos a visões que tínhamos ou fiquemos elaborando contrapontos (pelo menos não sempre), não tenhamos medo de nos reanalisar e nos reciclarmos, de entender os outros e os pensamentos aqui expostos, que provém de várias cabeças diferentes. De compreender as incompatibilidades e compatibilidades, de conseguir conviver com os outros (e gostar) sem que eles sejam o que achamos que devem ser.

A minha idéia aqui quando falei do cCc era realmente apresentar uma visão distinta e que pudesse somar (e não ser impositiva/única) às percepções do pessoal (principalmente o interno ao grupo), mas sem ofensas, mágoas ou juízos de valor. Acho que é por aí.

Outra coisa, Lt, resolva pelo amor de Deus esse conflito com o Dook. 06, sabe ter ouvidos atentos e compreender opiniões quando julga bem embasadas. Vale dizer que eu tenho rusgas com ele (e quem não tem rusga com alguém, não é verdade?)  também que vou resolvendo aos poucos, pois como disse não gosto de posturas estáticas e tudo que me é prejudicial eu tendo a dissipar. Aprendi que muitas palavras que ele usa são para causar impacto e é como se fosse um pisque alerta: "cara, você está percebendo que está agindo de forma infantil?" e não "você é infantil" e estão longe de ser efetivamente o que ele pensa definitivamente. O Dook é um dos poucos caras que compreendem que pessoas não "são", elas "estão", fique atento a isso, pois nem sempre está explícito em seus discursos. Mas acho que ele tem que evoluir (e todos nós, eu por exemplo, imensamente) na recepção de críticas (e há críticas, talvez muitas até). Mas em substância, é um cara inteligentíssimo (como você também), muito perceptivo e abrangente (sabe sobre uma grande amplitude de assuntos) e percebe-se que você está pouco feliz com os rumos dessa relação em específico.

 

Mr. Scofield2009-03-25 10:28:26

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Isso aqui tá incrivelmente divertido... Fazia tempo que o CeC não era tão assaltado por uma discussão séria que fala sobre um tema ainda mais sério: PESSOAS.

 

Enfim, Scofa, também estou tentando entender esse ranço do Sopa. A cada três posts dele, sou citado em dois. É quase obcessivo!!

 

Será que é amor? 06

 

Quanto a mim, sua leitura foi totalmente acertada. Ao contrário do que o Sopa falou, não tento "melhorar" ninguém, aliás, seria muita prepotência eu simplesmente achar que tenho esse poder, que dirá levá-lo a cabo. O que faço é justamente exercitar a arte da confrontação (que tb é exercitado por você, o Sapo e alguns poucos aqui). É fazer os outros pensarem, refletirem sobre o que falaram. Tanto aqui quanto no cCc muitas pessoas vivem de achismos e não de convicções, em todos os assuntos e temas que nos cercam. Achismos geram marionetes, convicções geram seres humanos analíticos e criteriosos. O problema é que ninguém gosta de ser confrontado (eu, incluso). Daí toda a confusão decorrente deste meu jeito de ser.  
Dr. Calvin2009-03-25 11:17:15
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ta engraçado isso aqui, as pessoas tentando se justificar onde não tem nada para justificar, na minha opinião, o cCc é, ou era, um bando de pessoas em sua maioria pseudo-intelectuais, q estão, ou estavam lá para q suas idéias fossem aceitas sem questionamento... e qualquer pessoa q tem algo contra isso, ou levantava uma questionamento, era sumariamente banido do fórum... para mim não tem como levar a sério pessoas desse tipo...

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Ta engraçado isso aqui' date=' as pessoas tentando se justificar onde não tem nada para justificar, na minha opinião, o cCc é, ou era, um bando de pessoas em sua maioria pseudo-intelectuais, q estão, ou estavam lá para q suas idéias fossem aceitas sem questionamento... e qualquer pessoa q tem algo contra isso, ou levantava uma questionamento, era sumariamente banido do fórum... para mim não tem como levar a sério pessoas desse tipo...

[/quote']

 

é bem engraçado ler isso aqui, aliás, isso é bem comum de se ver, ainda mais por quem não faz parte do forum e não tem idéia da merda que tá falando. só pra ficar na superfície: o tensor é um dos caras que mais estimo, tanto aqui (nos foruns) quanto na vida real, sim somos amigos, é um grande cara. e vejam só vocês, nós constantemente estamos divergindo sobre n assuntos, aliás, a pouco tempo - questão de semanas - tivemos no ccc um arranca rabo de páginas e páginas, envolvendo, pelo menos, 5 ou 6 usuários e se extendeu para cá (roteiro x direção). não faz muito eu discuti com o enxak sobre ele não gostar de No Country e gostar de O Caçador de Picas, com o Jail sobre Superman, com o Dan sobre Tropic Thunder, com o Sopa, Thico, Enxak sobre Indy 4. a diferença é que, nós discordamos, trocamos idéias e pronto, não temos que ficar desenhando um pro outro ou esperando determinado tipo de postura.

 

nesses últimos dias tivemos grandes discordâncias sobre Gran Torino também. sinceramente, vocês não sabem do que estão falando.

batgody2009-03-25 12:31:04

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...