Jump to content
Forum Cinema em Cena

Religião


Recommended Posts

  • Members

Vc sabe qual a minha religião?

Batista.

Nunca falei o contrário

Eu sei que não' date='estava apenas mostrando,para outras pessoas.Que o fato do Concilio ter mexido na bíblia não tira a credibilidade da mesma.

vou pesquisar mais e consultar a Bíblia e depois posto mais aqui.

No aguardo.

Mais links:

Dook,após ler o primeiro texto que você indicou esse site perdeu completamente qualquer chance de ser levado a sério,pelos fatos já indicado.
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 4k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

 O que será que um ateu diria sobre a Trindade?

 Dizem que antes na bíblia não tinha santo, era só espirito e o santo foi acrescentando depois, p/ que esse não fosse confundido com outros espíritos  mencionados, pq esse era o verdadeiro... ou algo assim.

 Qto a Deus e deuses. sei lá, acho que eles fzem distinção usando letra maiúsculas qd se refere ao Todo poderoso.

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members
 O que será que um ateu diria sobre a Trindade?

 Dizem que antes na bíblia não tinha santo, era só espirito e o santo foi acrescentando depois, p/ que esse não fosse confundido com outros espíritos  mencionados, pq esse era o verdadeiro... ou algo assim.

 Qto a Deus e deuses. sei lá, acho que eles fzem distinção usando letra maiúsculas qd se refere ao Todo poderoso.

 [/quote']

 

Shy, mas a Trindade não é mencionada na Bíblia. E varias vezes, em varios textos, dixa claro que Deus, Jesus, e o Espirito Santo são distintos. Por exemplo, em Deuteronomio 6:4; Atos 7:55 e 56; Mateus 26:39; Joao 8:17; Joao 17:3, etc.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 É, inclusive Espírito Santo tb não.

 

 Aparece Espírito, mas como se temia que se confundisse com outros espíritos, eles acrescentaram o santo p/ discernir de outros espíritos.

 

 Sobre a trindade, Acho que qd Jesus diz "Eu e o pai somos um" Ele quis dizer que estão ligados pelo mesmo propósito, na mesma sintonia... sei lá, algo assim17
Maria shy2006-11-12 11:15:46
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Exatamente Shy,

Veja que,na bíblia,quando ela fala sobre o casamento o casal se torna "um corpo só",o que queria dizer isso?Que o marido e a esposa são a mesma pessoa?

 

Sobre o Espiríto Santo,

é dado esse nome que é o que nos "inspira" a fazer as coisas.

Assim como existe o "Espírito Esportivo" que "inspira" as pessoas a jogar honestamente,sem brigas.....

Veja também que a bíblia usa o termo "Espírito do Mundo",o que seria então esse espírito?

Shy,

Que eu saiba,o termo "Espírito Santo",aparece diversas vezes na bíblia....
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Afff! Sei lá o que é espirito do mundo, Rafa!17

 

 Mas olha só, aparece sim, Espírito Santo na bíblia, estou dizendo que na bíblia hebraica e algumas traduções gregas não existe o santo, que  foi acrescentado depois p/ se distinguir.

 

 Pq naquele tempo tinha necromantes, uns doidos que se deitavam em túmulos p/ exigir a presença de espíritos.

 Alguns colocavam ossos na boca (eca13) estrebuchavam e faziam previsões... afff!
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Lu Melo' date='

Vou falar a "sinopse" da bíblia para você entender porque Deus é "passívo" a tudo que acontece conosco:

 

No Jardim do Éden(paraíso) existia Adão e Eva,ambos viviam em armonia com o que Deus falava e viviam bem,só não podiam comer a árvore do Conhecimento do que é Bom e do que é Mal senão morreriam.

Então,veio uma serpente e falou que eles poderiam comer que não morreriam,que Deus sabia que se eles comecem(Adão e Eva) seriam como Deus e que não morreriam.

Veja que ,pelo o que a serpente falou,Deus estava privando(de propósito) Adão e Eva e que os humanos poderiam viver sem obedecer a Deus.

Então o que Deus fez?

Deixou que os humanos andassem com seus própios passos e o que vemos,como você bem falou e a bíblia também fala em"Não é do homem que anda o digir seu passo",a serpente e nós ,estavamos errados....

 

Agora,sobre a participação da Igreja em guerras ,que inclusive abençoa as armas do exército daquele pais para matar alguém da mesma religião em outro país que igualmente teve suas armas abençoadas:

A bíblia fala:"transformarão suas armas em relhas de arado e não mais aprenderão a guerra"....ainda fala também :"...a vingança é minha(Deus)..."

Se você acha errado a Igreja se envolver em guerras,assim como eu,procure uma Igreja que não se envolve em guerras.

 
[/quote']

 

Quem me garante que a serpente não seja deus, o diabo não seja o impostor de impõe valores e normas. Até porque em outras culturas a serpente é símbolo de sabedoria. Já ouviu falar de Quetzalcoatl? Já ouviu falar em ponto de vista diferenciado? Já pesnou que a verdade é um ponto de vista que qualquer um pode se valer dele?

 

Já pensou que isto pode ser uma outra versão? Ou uma versão até distorcida do próprio deus? Talvez um deus deu um golpe de estado e governa como um déspota lá em cima e adora todo este Caos a séculos. Afinal, está destinado que Zeus seria derrubado por seu filho e até hoje não se sabe de nada. De repente, ele já derrubou o pai e se fez passar de Zeus. A propósito, embora eu esteja sendo um pouco irônico, faz até sentido esta versão de conspiração divina.  
Link to comment
Share on other sites

  • Members
 Afff! Sei lá o que é espirito do mundo, Rafa!17

 

 Mas olha só, aparece sim, Espírito Santo na bíblia, estou dizendo que na bíblia hebraica e algumas traduções gregas não existe o santo, que  foi acrescentado depois p/ se distinguir.

 

 Pq naquele tempo tinha necromantes, uns doidos que se deitavam em túmulos p/ exigir a presença de espíritos.

 Alguns colocavam ossos na boca (eca13) estrebuchavam e faziam previsões... afff!
[/quote']

 

Na verdade, Necromante é o mesmo que bruxo. My dear.  Necromante: ‘Aquele que fala com os mortos’ eram e ainda são os bruxos ou feiticeiros.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Plutão,

Você crê na mitologia grega e seus muitos deuses?Deuses estes que brigam entre sí e que possuem características humanas,sendo tão imperfeitos como nós?Fazendo de nós marionetes para seu divertimento?

Se sim,acho que você não acredita na sua própria assinatura:"Toda forma de poder ou controle é por si só destrutivo".
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Plutão' date='

Você crê na mitologia grega e seus muitos deuses?Deuses estes que brigam entre sí e que possuem características humanas,sendo tão imperfeitos como nós?Fazendo de nós marionetes para seu divertimento?

Se sim,acho que você não acredita na sua própria assinatura:"Toda forma de poder ou controle é por si só destrutivo".
[/quote']

 

Crença é diferente de respeito. Posso acreditar neles, e achar que eles são um bando de déspotas, assim como posso acreditar em deus e achar ele um tirano. E sim!!! A minha crença é politeísta, mas se baseando nas forças da natureza e estas estão em conflito o tempo todo. E nem todos os deuses brincam com os mortais. Temos o exemplo da Grande Mãe Terra, Gaia, Isis, Erda, Dana ou Vênus de Willendorf, que deu a vida e acolhe a todos os seres da natureza. É como nos chamamos a mãe natureza.

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Não queria entrar neste mérito, mas a Mãe Natureza não faz escolhas age por instinto.  Logo, atribuir autoridade ou poder não lhe dá valia. É a figura da mãe mesmo, que age para acolher e não adestrar ou ser a autoridade paterna. Aceitar e não repudiar. Não se pode criar regras para a vida, ela é imprevisível. As coisas vivas, são representações desta divindade. Bem é nisto em que acredito. A deusa não faz escolhas ou caminho de certo e errado.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Qual a diferença entre crença e respeito?

O respeito não está inserido na crença?

 

Quais outros deus fazem parte das forças da natureza?

Então Gaia nada faz contra a destruição que seus filhos estão fazendo com ela?O que VOCÊ faz para preservar Gaia?

 

Ela apenas criou seus filhos os acolheu dentro de sí e deixa que os próprios a destruam?
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Qual a diferença entre crença e respeito?

O respeito não está inserido na crença?

 

Quais outros deus fazem parte das forças da natureza?

Então Gaia nada faz contra a destruição que seus filhos estão fazendo com ela?O que VOCÊ faz para preservar Gaia?

 

Ela apenas criou seus filhos os acolheu dentro de sí e deixa que os próprios a destruam?

 

Talvez porque está seja a natureza humana meu caro, logo seria um contra senso da Mãe Natureza qualquer interferência.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Já falei elas não estão ligadas, você pode acreditar em demônios ou em deuses malignos e desprezá-los ou até mesmo desrespeitá-los. A crença não esta necessária mente ligada ao respeito isto é um erro dos fanáticos, que para eles basta crer. Sendo que a maioria deles, nem usa mínima parte da doutrina de sua crença.

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Não sei em que nomear forças da natureza como deuses, vai fazer diferença na discussão. Mas que seja. Basta ver o mar revolto lutando contra a terra. Já é um exemplo deste conflito que te falo. As trepadeiras se agarrando nas árvores, a própria cadeia alimentar. Será que só um deus seria imparcial neste conflito todo? Não é de todo simplório? Temos tantas forças em conflito, se queres nomes. Depois te indico dicionários de nomes mitológicos. Mas um nome não é nada. Mesmo assim, vai ai alguns: Belenos, Nuada, Hades, Zeus, Dana, Osíris, Isis, Donar, Odin e Shiva. Acredito em todos, como uma fonte em comum de crença.

 

Este é outro problema, vemos deus e deuses como uma força em separação da nossa. Sendo que somos um só. Tanto que em eras douradas, os deuses e os primeiros homens formavam uma confraternização uma espécie de aliança. Mas devido à mesquinharia de ambas as partes ficamos divididos, pelos preconceitos, medos e inveja.

 

À vontade da Mãe é a nossa, e a nossa é dela, somos o último elo desta antiga aliança a qual chamamos de instinto da vida. A vida e ela é mesma coisa, a imagem de mãe se deve a isto.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Se o pessoal está assim com o Plutão, imagine na hora de ver o panteão egípcio. Um deus pode ser chamado por nomes diferentes, deuses diferentes podem se tornar um só, mas sem que anule a existência do anterior, um deus pode ter várias funções e uma função pode ser de vários deuses. É este ir e vir, imagens complementares, contraditórias, sobrepostas, mas que de jeito nenhum anula a religião. Talvez anule para a nossa lógica, mas não para eles, que mais importante de que o nome de um deus é a essência dele que vale.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
 

...

 

[/quote']

 

Na verdade, Necromante é o mesmo que bruxo. My dear.  Necromante: ‘Aquele que fala com os mortos’ eram e ainda são os bruxos ou feiticeiros.

 

 

 Tk u, pelo esclarecimento, My sweet heart!08

 Afff!  Não é louco que em um tópico "ATEU" haja um politeísta????171310

 

 Interessante isso, ouvi certa vez sobre a teoria de Gaia.

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Conan,

Os deuses egípicos hoje em dia não passa de mitologia....vá ao Egito e veja que nomes como Ísis,Rã,Osíris e etc...não passa de passado.

 

Plutão,

Estou só tentando entender....

Então um furação seria um "deus" lutando contra outro "deus"?Ou então um Tsunamí seria outro "deus" lutando contra um outro "deus"?

E que Gaia é a deusa maior?Que a nossa vontade é a vontade dela e vise e versa,mesmo que seja a de destruí-la?

 

Sobre a questão Crença x Respeito.Analise bem,você não pode respeitar aquilo que não crê.

E aquilo que você crê,como por exemplo um "deus",que comumente é mais "poderoso" que agente,nós costumamos respeita-lo.

 

Plutão,

pelo que percebí,você crê nos deuses egípcios,nórdicos e gregos.Há ainda algum tipo de reunião para a adoração desses deuses?
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Conan' date='

Os deuses egípicos hoje em dia não passa de mitologia....vá ao Egito e veja que nomes como Ísis,Rã,Osíris e etc...não passa de passado.

 

Plutão,

Estou só tentando entender....

Então um furação seria um "deus" lutando contra outro "deus"?Ou então um Tsunamí seria outro "deus" lutando contra um outro "deus"?

E que Gaia é a deusa maior?Que a nossa vontade é a vontade dela e vise e versa,mesmo que seja a de destruí-la?

 

Sobre a questão Crença x Respeito.Analise bem,você não pode respeitar aquilo que não crê.

E aquilo que você crê,como por exemplo um "deus",que comumente é mais "poderoso" que agente,nós costumamos respeita-lo.

 

Plutão,

pelo que percebí,você crê nos deuses egípcios,nórdicos e gregos.Há ainda algum tipo de reunião para a adoração desses deuses?
[/quote']

 

Na verdade minha crença é filosófica como a dos druidas, talvez seja mais próxima do druidismo mesmo. E não existe exclusividade da origem do deus em determinada cultura. Existe uma teoria entre muitos mitólogos, onde todas as religiões possuem uma origem em comum nas lendas e mitos. Tanto que a religião ásatrú aceita outras adorações de outros povos. E caso você não saiba na Mitologia Hebraica, existem muitas figuras bíblicas. Logo, expor preconceito através do mito é erro de sua parte.<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

E sobre os demais pontos já dei meu parecer. Contente-se, pois seria uma alteração do tópico prolongá-los. E só esta minha postagem, já é mais uma forma de resposta para algo que fica fora de contexto. Seria mais sensato da nossa parte abrir um tópico para podermos discutir o tema. 03

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Porém' date='

quando esses deuses foram criados JÁ HAVIA o Cristianismo.Eles passaram e o Cristianismo continua aí,firme e forte.
[/quote']

 

Não...

Esta religião é bem mais antiga que o cristianismo. O próprio cristianismo não foi criado por Cristo e sim pelos apóstolos. Sem contar que os primeiros cristãos se inseriam na tradição hebraica, e mesmo a religião hebraica é mais nova que a egípcia. Tirando da própria bíblia, o povo hebreu teve a sua religião revelada com Moisés após a fuga do Egito. Mas de qualquer maneira, houve um faraó chamado akhenaton (Amenófis IV) que reformou a religião egípcia implantando o monoteísmo, porém quando ele morreu, voltou a religião anterior e esta nova foi considerada uma espécie de heresia. Alguns até mesmo dizem que o monoteísmo hebreu foi influenciado por esta religião egípcia.

Enfim, é interessante ver como as situações se invertem, hoje condena-se o politeísmo e naquela época a tentativa de implantação do monoteísmo foi considerada heresia.

 

Para provocar, eu poderia considerar o cristianismo como uma espécie de politeísmo: a idolatria de uma penca de santos, o que é bem semelhante aos ídolos pagãos; posso considerar o esquema da trindade um esboço de politeísmo; e até mesmo a adoração de Cristo ao invés do Pai somente...e por aí vai.
Conan o bárbaro2006-11-14 14:25:30
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Porém' date='

quando esses deuses foram criados JÁ HAVIA o Cristianismo.Eles passaram e o Cristianismo continua aí,firme e forte.
[/quote']

 

Não...

Esta religião é bem mais antiga que o cristianismo. O próprio cristianismo não foi criado por Cristo e sim pelos apóstolos. Sem contar que os primeiros cristãos se inseriam na tradição hebraica, e mesmo a religião hebraica é mais nova que a egípcia. Tirando da própria bíblia, o povo hebreu teve a sua religião revelada com Moisés após a fuga do Egito. Mas de qualquer maneira, houve um faraó chamado akhenaton (Amenófis IV) que reformou a religião egípcia implantando o monoteísmo, porém quando ele morreu, voltou a religião anterior e esta nova foi considerada uma espécie de heresia. Alguns até mesmo dizem que o monoteísmo hebreu foi influenciado por esta religião egípcia.

Enfim, é interessante ver como as situações se invertem, hoje condena-se o politeísmo e naquela época a tentativa de implantação do monoteísmo foi considerada heresia.

 

Para provocar, eu poderia considerar o cristianismo como uma espécie de politeísmo: a idolatria de uma penca de santos, o que é bem semelhante aos ídolos pagãos; posso considerar o esquema da trindade um esboço de politeísmo; e até mesmo a adoração de Cristo ao invés do Pai somente...e por aí vai.

 

A tempo seus hereges!06<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Mas quem disse que os santos não são deuses 'pagãos'. Vários estudiosos da cultura celta, descobriram associações praticamente idênticas nos santos irlandeses. Um exemplo Santa Brigia.

 

Foi uma forma de introduzir o cristianismo na Irlanda sem deixar a velha religião.

 

Mitologia Celta

 

Resquícios Modernos

Os modos e as crenças celtas tiveram um grande impacto na atualidade das regiões em que se encontravam. Conhecimentos sobre a religião pré-cristã ainda são comuns nas regiões que foram habitadas pelos celtas, apesar de agora estarem diminuindo. Adicionalmente, muitos santos não-oficiais são adorados na Escócia, como Saint Brid na Escócia (Brigid, na Irlanda), uma adaptação cristã da deusa de mesmo nome. Vários ritos envolvendo peregrinações a vales e poços considerados sagrados aos quais creditam propriedades curativas têm origem celta.

Fonte breve: Wikipédia
Plutão Orco2006-11-14 14:35:25
Link to comment
Share on other sites

 Share

Announcements


×
×
  • Create New...