Jump to content
Forum Cinema em Cena

Qual O Seu Diretor Preferido?


Juliana Cappola
 Share

Qual o seu diretor preferido ?  

71 members have voted

  1. 1. Qual o seu diretor preferido ?

    • Stanley Kubrick
      12
    • Alfred Hitchcock
      6
    • Francis Ford Coppola
      2
    • Martin Scorsese
      5
    • Paul Thomas Anderson
      3
    • Pedro Almodóvar
      7
    • Quentin Tarantino
      8
    • Steven Spielberg
      20
    • Woody Allen
      5
    • Billy Wilder
      2
    • David Lynch
      3
    • Outro (poste no topico)
      4


Recommended Posts

  • Members

Meu primeiro post nesse tópico tem mais de oito meses. Desde então alguns diretores ingressaram meu rol de preferidos e outros eu tinha esquecido mesmo, por isso é hora de atualizar (em itálico).

Lynch, Pasolini, Von Trier, Cronemberg, Herzog e Van Sant, pela transgressão e inconformismo com as regras.

Torneur, Hitchcock e Lang, pela criação de ambientes e humores.

 

Antonioni, Kubrick, Kurosawa, Spielberg, Renoir, Yimou, Malick e De Palma, pela poesia em forma de sons e imagens.

Fassbinder, Ashby, Kar Wai, Lee, Aïnouz, Bergman, Tarkovsky, Jordan e Leigh, pela complexidade dos personagens.

Ivory, Mizoguchi e Haynes, pela elegância ao filmar.

 

Denis, Buñuel, Dardennes, Imamura, Eastwood, Yang, Kiarostami, Kieslowski Sheridan e Sokurov, pelo aprofundamento nas questões da alma humana.

 

Truffaut e Almodóvar, pelo amor às mulheres.

E Altman, por ser uma síntese disso tudo. É dele meu voto.

 

P.S.: Diretores que eu ainda preciso conhecer melhor: Bruno Dumont, Bela Tarr, John Sayles, Abel Ferrara, Apichatpong Weerasethakul, Andrzej Wajda, Jean-Pierre Melville, Catherine Breillat, Manoel de Oliveira, Robert Bresson, Jacques Rivette, Preston Sturges, Samuel Fuller, Mario Bava, Jacques Tati, Carl Theodor Dreyer, Otto Preminger, G. W. Pabst, Dziga Vertov, Mário Peixoto, Buster Keaton, James Whale, Jean Vigo, Carol Reed, Luchino Visconti, Max Ophüs, Douglas Sirk, Agnes Varda, Eric Rohmer, Theo Angelopoulos.

 

Ainda tem muita coisa pra ver, portanto. Acho que vou ler esse post regularmente para me encorajar e sair caçando os filmes, hehe.

 
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 223
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Eu acho meio complicado essa história de diretores de 'ontem' e de 'hoje'. Acho que o Almodóvar pode ser considerado de hoje, tanto que a animação em torno dele e de suas obras é da fase mais recente.

Scorcese

 

Nem tinha reparado no c em itálico' date=' hehe. Não costumo implicar com quem escreve os nomes errados, mas o que tem de gente que escreve Scorcese é brincadeira, hehe. Aliás Alexei, by the way vc colocou o Kar-Wai, só que o certo mesmo seria Wong, pq o sobrenome é grafado antes na China, hahaha [o mesmo vale pro Zhang Yimou'].

 

Hoje os meus diretores favoritos são algo em torno de: Brian De Palma, Martin Scorsese, Howard Hawks, Alfred Hitchcock, François Truffaut, Irmãos Coen, David Lynch, David Cronenberg, Sergio Leone, Quentin Tarantino, John Ford. Esses no primeiro panteão.

 

E tem alguns que eu conheço pouco [ou ainda falta o essencial, ou mesmo certeza], mas pelo pouco que me mostraram podem figurar acima: Mario Bava, Dario Argento, Samuel Fuller, Sam Peckinpah, Luis Buñuel, Jean-Luc Godard, Nicholas Ray, Robert Bresson, Hayao Miyazaki, John Cassavetes, Wes Anderson, Michelangelo Antonioni, Michael Haneke, Paul Verhoeven, Todd Haynes, Sofia Coppola, Spike Lee, Orson Welles, Paul Thomas Anderson, George Romero... e etc.
rubysun2007-08-05 12:01:07
Link to comment
Share on other sites

  • Members

É isso aí.16.gif

 

 

 

Bern@ardo' date=' pra mim, quem ainda está em atividade, eu considero atual. Por isso, Pedro está no topo. Mas tem diretores de gerações mais atuais que também me encantam: Darren Aronofski, PTA, Alexander Payne, Stephen Daldry, Walter Salles.
[/quote']

 

 

 

Citou excelentes exemplos, Saulo. Vão todos para a minha lista tb. 02.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 Tá, Tarkovski, o tal de "Stalker".  Aff! Não sei mais o que faço p/ conseguir ver esse filme!!!17
[/quote']

 

tem em dvd por aqui no brasil, mas é difícil encontrar em locadoras, de qualquer jeito.

 

ou então apele para os meios alternativos.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Steven Spielberg é sinônimo de filme foda, magnífico, estupendo, fantástico.

 

"O Terminal" e "Amistad" são ótimos e "Hook", seu filme mais fraco, é bom.

 

Quem não gosta dele tá no seu direito, mas não venham desmerecê-lo.

 

Não confundam qualidade de um filme ou diretor com o gosto pessoal. Eu por exemplo acho toda a trilogia "Senhor dos Anéis" um lixo completo, não consigo assistir aquilo por cinco minutos sem ficar irritado, mas reconheço que a produção e a direção dos filmes são excelentes e seu grande valor para as pessoas que apreciam o gênero.

 

O cara pode até não gostar de obras primas como "Contados Imediatos do Terceiro Grau", "ET", "Tubarão", "Caçadores da Arca Perdida", "Jurassic Park", "A Lista de Schindler", "Munique", entre outros, mas falar mal de um diretor e de sua obra baseado em seu gosto pessoal é o fim.

 

Eu posso muito bem considerar um diretor "foda" sem ter que idolatrar os filmes dele. Portanto, a afirmação "Steven Spielberg é sinônimo de filme foda" pra mim faz todo o sentido, mesmo pra quem não gosta dos filmes dele.

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Seguindo a sugestão da Naomi... (Obs.: Não uso notas 'quebradas', mas, tendo em vista o objetivo do tópico, preciso utilizá-las)

 

Sofia Coppola

Marie Antoinette - OP

Encontros e Desencontros - OP

As Virgens Suicidas - OP

 

Alfred Hitchcock

Festim Diabólico - OP

Um Corpo que Cai - 5/5

Os Pássaros - 4,75/5

Psicose - 4,5/5

Janela Indiscreta - 4/5 

 

Charles Chaplin

Tempos Modernos - OP

Luzes da Cidade - 5/5

O Circo - 5/5

O Grande Ditador - 5/5

Em Busca do Ouro - 4,75/5

 

M. Night Shyamalan

A Vila - OP

Corpo Fechado - 5/5

Sinais - 4,5/5

A Dama na Água - 4/5

O Sexto Sentido - 2/5

 

Stanley Kubrick

Laranja Mecânica - OP

2001, Uma Odisséia no Espaço - 4,5/5

De Olhos bem Fechados - 4/5

O Iluminado - 3/5

 

Zhang Yimou

Herói - OP

O Clã das Adagas Voadoras - 4,5/5

Laternas Vermelhas - 4/5

Nenhum a menos - 4/5

 

Quentin Tarantino

Kill Bill Vol. I - OP

Kill Bill Vol. II - 5/5

Cães de Aluguel - 4,5/5

Pulp Fiction - 4,25/5

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members
De fato. Se um filme como "Hook" é produto de Spielberg' date=' vou passar a mão em sua cabeça pois ... ele é Steven Spielberg, sinônimo de filme foda. E tendo em vista que o resultado final de um filme depende bastante do diretor (e quando ele põe seu nome no filme, quer dizer que se responsabiliza pela sua qualidade), que (caso vc não saiba) coordena todas as partes do longa...

Finalmente, um usuário cujo nick faça jus ao seu nível intelectual. [/quote']

Se na opinião de alguém 'Steven Spielberg é sinônimo de filme foda', sugiro que respeite-a. Você pode achar Hook ruim, mas e se o indivíduo gosta?

 

Bernardo.. Aprenda isto de uma vez por todas: Opinião não é FATO.

 

Por exemplo.. Você pode achar um filme da Sofia Coppola ruim.. Mas, para mim, Sofia Coppola é 'sinônimo de filme foda'. E aí?
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

De fato. Se um filme como "Hook" é produto de Spielberg' date=' vou passar a mão em sua cabeça pois ... ele é Steven Spielberg, sinônimo de filme foda. E tendo em vista que o resultado final de um filme depende bastante do diretor, que (caso vc não saiba) coordena todas as partes do longa.

 

 

 

Muito esclarecedor! 10.gif10.gif10.gif

 

 

 

Finalmente, um usuário cujo nick faça jus ao seu nível intelectual. [/quote']

 

É interessante ver alguém que adora usar ironias ridículas falando em "nível intelectual" como se isso significasse alguma coisa, ao mesmo tempo em que não consegue compreender absolutamente nada do que foi escrito.

 

Eu realmente não sei o que fazem em um fórum de discussão pessoas que se julgam inclusas na mais alta elite intelectual e possuidoras da mais profunda verdade, mas enfim...

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
De fato. Se um filme como "Hook" é produto de Spielberg' date=' vou passar a mão em sua cabeça pois ... ele é Steven Spielberg, sinônimo de filme foda. E tendo em vista que o resultado final de um filme depende bastante do diretor, que (caso vc não saiba) coordena todas as partes do longa.

Muito esclarecedor! 10.gif10.gif10.gif

Finalmente, um usuário cujo nick faça jus ao seu nível intelectual. [/quote']

É interessante ver alguém que adora usar ironias ridículas falando em "nível intelectual" como se isso significasse alguma coisa, ao mesmo tempo em que não consegue compreender absolutamente nada do que foi escrito.

Eu realmente não sei o que fazem em um fórum de discussão pessoas que se julgam inclusas na mais alta elite intelectual e possuidoras da mais profunda verdade, mas enfim...

 

Isso já é o suficiente para encerrar esta discussão.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

De fato. Se um filme como "Hook" é produto de Spielberg' date=' vou passar a mão em sua cabeça pois ... ele é Steven Spielberg, sinônimo de filme foda. E tendo em vista que o resultado final de um filme depende bastante do diretor (e quando ele põe seu nome no filme, quer dizer que se responsabiliza pela sua qualidade), que (caso vc não saiba) coordena todas as partes do longa... Finalmente, um usuário cujo nick faça jus ao seu nível intelectual. [/quote']

 

Se na opinião de alguém 'Steven Spielberg é sinônimo de filme foda', sugiro que respeite-a. Você pode achar Hook ruim, mas e se o indivíduo gosta?

 

 

 

Bernardo.. Aprenda isto de uma vez por todas: Opinião não é FATO.

 

 

 

Por exemplo.. Você pode achar um filme da Sofia Coppola ruim.. Mas, para mim, Sofia Coppola é 'sinônimo de filme foda'. E aí?

 

 

 

Rike, meu caro, o próprio Freak admitiu que "Hook" é bonzinho apenas. Se Spielberg fosse foda ele diria "Hook" é foda, "O Terminal" foda, etc.

 

 

 

Como disse, um usuário que faz jus ao seu nick.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

De fato. Se um filme como "Hook" é produto de Spielberg' date=' vou passar a mão em sua cabeça pois ... ele é Steven Spielberg, sinônimo de filme foda. E tendo em vista que o resultado final de um filme depende bastante do diretor, que (caso vc não saiba) coordena todas as partes do longa.

 

 

 

Muito esclarecedor!

 

 

 

Finalmente, um usuário cujo nick faça jus ao seu nível intelectual. [/quote']É interessante ver alguém que adora usar ironias ridículas falando em "nível intelectual" como se isso significasse alguma coisa, ao mesmo tempo em que não consegue compreender absolutamente nada do que foi escrito.Eu realmente não sei o que fazem em um fórum de discussão pessoas que se julgam inclusas na mais alta elite intelectual e possuidoras da mais profunda verdade, mas enfim...

 

 

 

E me diga onde disse isso? E onde eu utilizei ironias aqui (inclusive acho q vc sequer sabe o que isso significa)? Ou onde eu fiz parte da mais alta elite intelectual ou possuidor da mais profunda verdade?

Link to comment
Share on other sites

  • Members
De fato. Se um filme como "Hook" é produto de Spielberg' date=' vou passar a mão em sua cabeça pois ... ele é Steven Spielberg, sinônimo de filme foda. E tendo em vista que o resultado final de um filme depende bastante do diretor (e quando ele põe seu nome no filme, quer dizer que se responsabiliza pela sua qualidade), que (caso vc não saiba) coordena todas as partes do longa... Finalmente, um usuário cujo nick faça jus ao seu nível intelectual. [/quote']

Se na opinião de alguém 'Steven Spielberg é sinônimo de filme foda', sugiro que respeite-a. Você pode achar Hook ruim, mas e se o indivíduo gosta?

 

Bernardo.. Aprenda isto de uma vez por todas: Opinião não é FATO.

 

Por exemplo.. Você pode achar um filme da Sofia Coppola ruim.. Mas, para mim, Sofia Coppola é 'sinônimo de filme foda'. E aí?


Rike, meu caro, o próprio Freak admitiu que "Hook" é bonzinho apenas. Se Spielberg fosse foda ele diria "Hook" é foda, "O Terminal" foda, etc.

Como disse, um usuário que faz jus ao seu nick.

Bernardo.. Steven Spielberg dirigiu quase 30 FILMES!! Você tem noção disso?

 

Quer dizer que, só porque ele fez um filme não tão bom ele vai deixar de ser um diretor genial? Pelo amor, hein, bernardo?

 

Você fica fazendo tempestade em copo d'água. Já basta, não acha?
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sem ordem de preferência: 

Scorsese, Spielberg, Sofia Coppola, Tim Burton, Quentin Tarantino...

 

 



Rike' date=' meu caro, o próprio Freak admitiu que "Hook" é bonzinho apenas. Se Spielberg fosse foda ele diria "Hook" é foda, "O Terminal" foda, etc.

Como disse, um usuário que faz jus ao seu nick.[/quote']

 

Bernardo.. Steven Spielberg dirigiu quase 30 FILMES!! Você tem noção disso?

 

Quer dizer que, só porque ele fez um filme não tão bom ele vai deixar de ser um diretor genial? Pelo amor, hein, bernardo?

 

Você fica fazendo tempestade em copo d'água. Já basta, não acha?

 

Em relação ao verde: Q EXAGERO! 09

 

Spielberg cometeu erros, mas cometeu muito mais acertos e dirigiu obras-primas.

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

E difícil responser uma questão como está do seu diretor preferido,mas vou tentar e até para não parecer injusto vou citar alguns nomes como o sr.Martim Scorsese que saber rodar como ninguém, especialamente os detalhes: figurantes,locações,codjuvantes e ação como um verdadeiro maestro da realidade.e Francis Ford Cappola com sua obra-prima comteporanea O Poderodo Chefão que nós conduz uma viagem solidaria com a família Corloeone.e Sntaley Kubrick que deixou um legado de filmes artisticos e enigmatos e sem repostas facéis de se entender. Mas vou votar no Steven Spilberg que reiventou os filmes pipocas com uma criatividade e uma imaginação de uma criança em busca de entretimento.Tubarão,Contatos Emediatos,Indiana Jones,Et e outros são ótimo exemplos de agradar uma pláteia e deixar uma doce lembrança na memoria01 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Steven Spielberg é sinônimo de filme foda' date=' magnífico, estupendo, fantástico.

 

"O Terminal" e "Amistad" são ótimos e "Hook", seu filme mais fraco, é bom.

 

Quem não gosta dele tá no seu direito, mas não venham desmerecê-lo.

 

Não confundam qualidade de um filme ou diretor com o gosto pessoal. Eu por exemplo acho toda a trilogia "Senhor dos Anéis" um lixo completo, não consigo assistir aquilo por cinco minutos sem ficar irritado, mas reconheço que a produção e a direção dos filmes são excelentes e seu grande valor para as pessoas que apreciam o gênero.

 

O cara pode até não gostar de obras primas como "Contados Imediatos do Terceiro Grau", "ET", "Tubarão", "Caçadores da Arca Perdida", "Jurassic Park", "A Lista de Schindler", "Munique", entre outros, mas falar mal de um diretor e de sua obra baseado em seu gosto pessoal é o fim.

 

Eu posso muito bem considerar um diretor "foda" sem ter que idolatrar os filmes dele. Portanto, a afirmação "Steven Spielberg é sinônimo de filme foda" pra mim faz todo o sentido, mesmo pra quem não gosta dos filmes dele.

 

 

 

[/quote']

 

cara, não me leve a mal, mas não concordo com absolutamente nada do que você disse aqui.

 

o meu gosto pessoal determina o que eu acho bom ou ruim. não adianta, para mim a lista de schindler não é uma obra-prima nem fodendo, e não existe isso de que o filme É SIM uma obra-prima. no caso, eu reconheço o porquê de muita gente considerá-lo a oitava maravilha do mundo, mas eu simplesmente não concordo. e não estou errado. e nem quem gosta está.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Meu Top 5 Diretores:

1º - Stanley Kubrick

2º - Martin Scorcese

3º - Milos Forman

4º - Steven Spielberg

5º - Paul Thomas Anderson

 

Meu Top 3 Filmes (Dos diretores citados)

 

1º Amadeus (Forman)

2º Laranja Mecânica (Kubrick)

3º Taxi Driver (Scorsa)

4º Magnólia (PTA)

5º Encurralado (Spielberg)

 

 

 

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Gente, preste atenção na afirmação: "Steven Spielberg é sinônimo de filme foda". Captaram? Quem é assim não faz nenhum filme abaixo disto.

 

 

 

Tem tanta coisa errada em todos os posts do bernardo nesse tópico' date=' que eu até desisti. Báh, o Rike e o Freak podem contornar a situação sozinhos a partir daqui.

 

 

 

Rike, não te perdôo por ter dado menos que OP pra Pulp Fiction, sério.[/quote']

 

 

 

Vou passar a ignorar seus posts. São irrelevantes.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...