Jump to content
Forum Cinema em Cena

Avatar - James Cameron


Nacka
 Share

Recommended Posts

  • Members

Tentando mudar de assunto (again), assisti uma entrevista interessante do James Cameron ontem, no Bloomberg. Uma declaração bacana do sujeito: "não queria grandes astros no filme, afinal, a grande estrela era Pandora" (creio que isso serve de munição tanto para os que gostaram, quanto para quem não gostou, rsrs).

 

 

 

Após a entrevista, foram chamados dois críticos que já tinham visto o filme (o programa foi ao ar antes da estréia), e um deles falou algo interessante: "Avatar é o primeiro filme 3D que não se baseia em jogar coisas na cara da platéia; ao contrário, ele puxa a platéia para dentro da tela). 16.gif

 

 

 

Já vi pessoas reclamando dos efeitos justamente por isso, dizendo que queriam mais objetos saindo da tela (não vi esse tipo de comentário por aqui, ainda bem). Não vou negar que acho esse recurso de "sair da tela" legal, mas acho que JC fez certo em não abusar; quando é demais, irrita, tira o público da história (ao invés de um filme, acabamos nos sentindo em um brinquedo de parque de diversões). Da forma que foi feito, tudo fica natural com o tempo. Talvez por isso, algumas pessoas reclamem (devem ter adorado Viagem ao Centro da Terra)... Além disso, elas queriam ficar embasbacadas o tempo todo, o que é bobagem: um filme nesse estilo deve ter equilíbrio, com cenas corriqueiras e outras que vão parecer impressionantes na comparação; se tudo for impressionante, nada vai ser impressionante.

 

 

 

Obs. Teve uma cena que um personagem levanta, surgindo da parte de baixo da tela e ficando em pé; não sei como é em outros cines, mas no Imax, tive a nítida impressão (por uma fração de segundo) que o sujeito da poltrona da frente havia ficado em pé. 06.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Foi o filme da primeira década do século XXI? Eu cheguei a dizer isso' date=' lembro-me muito bem... No calor do momento, no impacto ocasionado pelo filme, disse isso sim, não tenho dúvidas. Coloquei Avatar ao lado de filmes como Cavaleiro das Trevas, Wall-E e Curioso Caso de Benjamin Button (considero esse última uma obra de arte). Como disse, foi no calor do momento, e isso não tenho dúvidas agora. Não que Avatar tenha se tornado ruim, pois isso é impossível, dado o nível alcançado por JC em seu mais recente trabalho. Agora, no geral, esses três filmes citados por mim ainda continuam muito superiores a Avatar, princpalmente quando os analisamos de forma mais pormenorizada... Avatar é perfeito quando o assunto são os efeitos visuais, isso não há dúvida alguma... Também foi, no meu entender, pouco a frente de Bastardos Inglórios, o filme de 2009... Mas, em outros sentidos Avatar peca e começa a perder terreno na minha lista de melhores... O roteiro é simplista, não que isso seja um defeito, mas em comparação com roteiros de discussões muito mais profundas, Avatar acaba ficando lá atrás... Tem uma base interessante, em alguns aspectos, os filme? Sem dúvida... A nítida leitura por parte de JC de livros clássicos de antropologia para a escrita do roteiro é algo que enche os olhos dos que curtem esses detalhes... A também nítida leitura de Darwin é algo bacana... Mas, em sua essência, a história é simples... Mas, como disse, isso não é demérito, e o filme continua sendo, para mim, o melhor de 2009, mesmo com isso.. Outro fator que Avatar peca é não trazer uma atuação marcante (a não ser o caricatural Coronel, que curti...). O pessoal fica aí falando de Weaver, do Jake e tal... Mas, Wornighton (sei lá se é assim que se escreve o nome dele) esteve muito melhor em Terminator 4 do que nesse Avatar... E os outros personagens, são simples caricaturas e alegorias do que temos que mais baixo na visão da sociedade capitalista e por aí vai... E, ainda temos aquela visão maniqueísta de que os cientistas são os bonzinhos incorruptíveis... Isso machuca um pouco a mentalidade de qualquer pessoa sensata... Faltam personagens melhores elaborados, como foram Coringa, como foi o próprio Wall-E, como foi Button, como foi Hans Landa, dentre tantos outros personagens que não eram simples cascas dentro de um filme...

 

[/quote']

 

Pois é... a história, os conceitos da narrativa em "Avatar" são "simples"? Ok, são. Mas isso não é um demérito, a partir do momento em que você reconhece (ou aqueles que querem reconhecer) que isto funciona maravilhosamente bem. Como você mesmo disse, isso não é um demérito.

 

Nenhuma atuação se destaca? O meu único revés no elenco fica por conta da Michelle Rodriguez, os demais estão todos ótimos, especialmente Zoe e Sam.

 

Coringa, Button, Hans Landa? O que machuca a minha mentalidade (eu me considero uma pessoa sensata) é você identificar que só existe espaço para esses tipos de personagens. Eu concordo que a complexidade destes personagens citados é de uma riqueza incomparável, sou fã deles, mas por esse parâmetro, tudo que se mostra diferente disso, passa a não ser mais aceitável? A noção entre o bem e o mal em "Avatar" é simples? Sim, é. E daí? Eu não queria que o coronel fosse Hans Landa, eu não queria que Jake Sully fosse Benjamin Button.

 

Existem filmes melhores e piores do que "Avatar", mas existem poucos como "Avatar".

 

PS: E Nacka está coberto de razão... 06

 

Quanto as questões dos personagens e atuações, acho q vc, ao mesmo tempo, entendeu e não entendeu o que eu quis dizer... Mas, td bem...

 

O melhor personagem dentro da "galera do mal" que eu gostei foi o baixinho que joga golfe... Entre os "mals" ele foi o q mostrou mais humanidade... O Coronel foi ótimo tb, caricato e não escondeu isso em momento algum... É como disse um colega, ele é pirado mesmo, alienado e por aí vai...

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O Coronel foi ótimo tb' date=' caricato e não escondeu isso em momento algum... É como disse um colega, ele é pirado mesmo, alienado e por aí vai...[/quote']

 

 

 

Pois é... Ele é tão caricato que, em sua primeira aparição, Jake já ironiza ao pensar "nada como o bom e velho método de aterrorizar os recrutas novatos..."

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

O Quaritch é isso
em um futuro não muito distante.

 

 

 

 

Então' date=' foi bom lembrar de Apocalypse Now...

 

Aproveitando o ensejo...

 

Bilheteria USA: Avatar

Novo de James Cameron entra para o seleto Clube do Bilhão!

03/01/2010Érico Borgo

 

Sem novas estreias, o ranking das bilheterias norte-americanas teve pouquíssimas

mudanças em relação à semana passada.

Avatar liderou pela terceira semana consecutiva -

surpreendendo analistas e a indústria do cinema, já que o boca-a-boca

do novo filme de James Cameron e o elogio quase unânime

da crítica renderam ao filme mais 65 milhões

de dólares, queda ínfima de 10% em relação

à semana passada. Com isso, o longa-metragem já soma nos EUA 352

milhões, batendo o recorde de arrecadação em uma

terceira semana que era de Homem-Aranha, em 2002.

Mundialmente, em apenas 17 dias, Avatar alcançou a altíssima

marca de 670 milhões. Com isso, a arrecadação

total do filme passa de 1,02 bilhão de dólares

- apenas o quarto filme da história a conseguir tal

feito! O longa já bateu Batman

- O Cavaleiro das Trevas (1,01 bi) pelo quatro lugar e deve

superar nos próximos dias Piratas

do Caribe: O Baú da Morte (1,06 bi) pelo terceiro.

Tudo indica que Avatar deve passar também O

Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (1,11 bi) ficar

em segundo lugar na lista - atrás apenas de Titanic

(1,84 bi), o filme anterior de Cameron.

Na trama, Pandora, um planeta distante, atrai a ganância de uma empresa mineradora,

desejosa do valioso unobtanium. Rico em fauna e flora, o planeta abriga também

a cultura nativa Na´Vi, ameaçada pela expansão humana. Nesse cenário, Jake Sully,

um fuzileiro naval paraplégico, chega para auxiliar uma equipe de cientistas,

controlando a distância seu avatar: um corpo Na´Vi projetado para que ele possa

se integrar à cultura local. Mas com os interesses crescentes no planeta e a

impaciência militar, Jake terá que escolher o lado que tomará no inevitável

conflito. Leia a crítica, veja

galerias de imagens e trailers.

Na segunda posição, caindo 38%, está a aventura Sherlock Holmes.

O filme fez mais 38 milhões de dólares e soma até aqui

excelentes 140 milhões. Mundialmente são 228

milhões, valor ainda modesto, já que o filme não

estreou em diversos países. O longa é baseado na inédita HQ de Lionel

Wigram intitulada Sherlock Holmes. A visão de Wigram elimina algumas

frescuras vitorianas e enfoca mais na ação, inclusive com elementos presentes

nos primeiros textos de Arthur Conan Doyle com o personagem, como sua habilidade

no boxe e na esgrima. Leia uma crítica

prévia e veja cenas

do filme, que estreia aqui em 8 de janeiro.

Ainda na terceira colocação, caindo apenas 25%, com 36 milhões

de dólares, está Alvin e os Esquilos 2. O filme

já soma 157 milhões, superando Sherlock. Na trama,

Alvin e seus irmãos são forçados a deixar os palcos depois que Dave se acidenta

e decide mandá-los para a escola. Lá, entram em um concurso musical - mas concorrem

com uma atração descoberta por seu antigo empresário: as Esquiletes!

Veja o teaser

do filme, que estreia aqui em 8 de janeiro.

A comédia Simplesmente Complicado (It's Complicated), também

manteve sua posição, a quarta, com 18,7 milhões e 60

milhões no total. Filme da roteirista e diretora Nancy

Meyers, a produção é estrelada por Meryl Streep, Steve Martin

e Alec Baldwin. Na história, depois de dez anos divorciada

de Jake (Baldwin), Jane (Streep) se deixa levar pela festa de formatura de seu

filho e volta com Jake, que agora está casado com uma garota muito mais nova.

Jane vira a outra, e parece viver uma nova paixão com Jake, mas entra em sua

vida Adam (Martin), que se apaixona por Jane. O filme estreia em 26 de fevereiro

no Brasil. Assista

a clipes.

Fechando o Top 5, O Lado Cego (The Blind Side) conseguiu voltar

uma posição, subindo 10% em arrecadação e tirando

o posto de Amor Sem Escalas (Up in the Air). O drama estrelado

por Sandra Bullock deve estrear no Brasil em março de

2010.

Vale ainda apontar o fracasso do estrelado musical Nine,

que custou 80 milhões e em dez dias soma apenas 14

milhões, com uma das piores médias do Top 10.

Confira abaixo o ranking (valores em milhões de dólares):

 

 

 

Pos.

Filme

Bilheteria

 

1-3/1

Bilheteria

 

Total

Custo

1

Avatar

$68,30

$352,11

-

2

Sherlock

Holmes

$38,38

$140,67

-

3

Alvin

e os Esquilos 2

(Alvin and the Chipmunks: The Squeakquel)

$36,60

$157,34

-

4

Simplesmente

Complicado

(It's Complicated)

$18,70

$59,10

-

5

O Lado Cego (The Blind Side)

$12,65

$209,05

$29

6

Amor

Sem Escalas

(Up in the Air)

$11,35

$45,02

$25

7

A

Princesa e o Sapo

(The Princess and the Frog)

$10,01

$86,08

$105

8

Cadê

os Morgans?

(Did You Hear About The Morgans?)

$5,20

$25,62

$58

9

Nine

$4,25

$14,04

$80

10

Invictus

$4,13

$30,75

$60

sunderhus2010-01-03 19:37:49

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

ALL TIME WORLDWIDE

 

1.     Titanic     $1,842,879,955

 

2.     Return of the King     $1,119,110,941

 

3.     Dead Man's Chest     $1,066,179,725

 

4.     Avatar     $1,018,811,000

 

5.     The Dark Knight     $1,001,921,825

 

> VIEW FULL CHART

 

 

 

kkkkkkkkkkkkkk

 

sonhei com esse dia...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Quando saí do cinema já sabia que estava diante de um fenômeno; mas para entrar para a história hoje em dia, um filme tem que mudar os rumos, ditar novas regras, quebrar recordes, e isso Avatar está fazendo. Alguns estão argumentando em sites americanos e tb em brasileiros que o filme só conseguiu chegar a essa marca por causa das exibições em 3D e das salas IMAX. Pergunto mas não foi justamente isso que o Cameron propôs modificar, revolucionar? Sim esse era o propósito do cara, e nem precisa falar que conseguiu. Quem o taxa de visionário está coberto de razão, é um dos maiores diretores da atualidade e tem uma visão futurista e batalha para fazer do nosso presente o futuro que ele imaginou. O cara é um gênio e prova mais uma vez que a história do cinema foi reeditada por ele. E não venham postar reclamando que bilheteria não faz revolução, pois ela dita novos rumos para o cinema e nesse caso ela traz um novo paradigma: Todos os grandes filmes para faturar muito e tão rápido vão ter que investir em novas tecnologias como o IMAX e que sim o antigo 3D é a nova galinha do bilhão de dólares de hollyood.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O que prova que as pessoas gostam e querem ir ao cinema. Elas só precisam ser estimuladas. É disso que eu estava falando nas primeiras páginas desse tópico e muita gente não tinha entendido. Precisamos ver os efeitos a longo prazo... mas neste momento já posso dizer: que bom! Lucas2010-01-03 21:24:51

Link to comment
Share on other sites

  • Members
O que prova que as pessoas gostam e querem ir ao cinema. Elas só precisam ser estimuladas. É disso que eu estava falando nas primeiras páginas desse tópico e muita gente não tinha entendido. Precisamos ver os efeitos a longo prazo... mas neste momento já posso dizer: que bom!

 

Ou seja, aquele papo Nostrômico de que "as pessoas estão sendo obrigadas pelos estúdios a ir no cinema" cai por terra...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Vi já faz uns dias, antes de viajar para o reveillón. O visual é interessante, bem bolado, embora não chegue a ser embasbacante. A estória, em si, é normalzinha, previsível. É um bom filme, acima da média, sem dúvida. Mas longe do top do ano, que dirá da década ou do século.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Mais de 1 bilhão em apenas 17 dias...

 

 

 

E ainda tinha gente torcendo para o filme ser um grande flop. Está claro quem flopou foram os pessimistas e não venham falar que o roteiro do filme é fraco e tals' date=' o filme é um triunfo em todos os sentidos...[/quote']

 

Fãzóide detected... heheheh

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
O que prova que as pessoas gostam e querem ir ao cinema.

Elas só precisam ser estimuladas. É disso que eu estava falando nas

primeiras páginas desse tópico e muita gente não tinha entendido.

Precisamos ver os efeitos a longo prazo... mas neste momento já posso

dizer: que bom!

 

 

 

Ou seja' date=' aquele papo Nostrômico de que "as pessoas

estão sendo obrigadas pelos estúdios a ir no cinema" cai por terra...

[/quote']

 

 

 

Isso prova, no máximo, que elas tem que ir ao cinema para ver um novo

pipocão. Não que elas preferem ver o pipocão no cinema a ve-lo no

conforto de seus lares.

 

 

 

Boa tentativa Calvin. Continue tentando... 06

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

O que prova que as pessoas gostam e querem ir ao cinema.

Elas só precisam ser estimuladas. É disso que eu estava falando nas

primeiras páginas desse tópico e muita gente não tinha entendido.

Precisamos ver os efeitos a longo prazo... mas neste momento já posso

dizer: que bom!

 

 

 

Ou seja' date=' aquele papo Nostrômico de que "as pessoas

estão sendo obrigadas pelos estúdios a ir no cinema" cai por terra...

[/quote']

 

 

 

Isso prova, no máximo, que elas tem que ir ao cinema para ver um novo

pipocão. Não que elas preferem ver o pipocão no cinema a ve-lo no

conforto de seus lares.

 

 

 

Boa tentativa Calvin. Continue tentando... 06

 

Jesus!

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

não vi, mas não espero muito coisa, pois sei que muito da mídia é "incentivada", para não dizer comprada, a discutir o filme e que muito do publico que lota os cinemas e influenciada pelo efeito manada, por isto prefiro baixar a bola do filme para poder ve-lo adequadamente.

 

Mas o que queria dizer é não entendo o argumento de que bateu um bilhão. Poh o filme  tem cartaz no mcdonalds,  tem propanda na tv, todo jornal dedica um milhão de fotos sem criticar nada, gasta milhões em propaganda, ai é mole. Grandes porcaria bateram record, vide os dois transformers, titanic, o crepusculo, etc., logo este tipo de publicidade não me chama atenção.

Agora eu fico de olho é quando um filme tipo o lutador ou pequena miss sunshine, começa a furar a barreira do jabar da mídia, pois são filmes sem efeitos especiais ou leonardo de capri da vida.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members


Obs. Teve uma cena que um personagem levanta' date=' surgindo da parte de baixo da tela e ficando em pé; não sei como é em outros cines, mas no Imax, tive a nítida impressão (por uma fração de segundo) que o sujeito da poltrona da frente havia ficado em pé. 06.gif[/quote']

 

06

Imaginei vc quase xingando o cara 0606
Link to comment
Share on other sites

  • Members


Ou seja' date=' aquele papo Nostrômico de que "as pessoas estão sendo obrigadas pelos estúdios a ir no cinema" cai por terra... [/quote']

Isso prova, no máximo, que elas tem que ir ao cinema para ver um novo pipocão. Não que elas preferem ver o pipocão no cinema a ve-lo no conforto de seus lares.

Boa tentativa Calvin. Continue tentando... 06

 

Deixa ver se eu entendi... as pessoas preferem ver o filme no conforto dos seus lares, mas ainda assim, vão ao cinema a contragosto...

 

Então como fica isso aqui?

 

 

"Claro que somos nossa personalidade. Mas isso não muda o fato de que não escolhemos coisas incompatíveis com essa personalidade. Se as demais opções nunca seriam escolhidas mesmo' date=' a escolha é apenas uma ilusão. Não há escolha alguma sendo feita. Você não pode fugir de quem você é."[/quote']

 

Ora, se as pessoas preferem então ver filmes em seus lares e não no cinema, que diabos elas estão fazendo nas filas dos complexos cinematográficos, já que tal decisão é INCOMPATÍVEL com a preferência delas? Das duas uma, ou elas preferem ir ao cinema, TAMBÉM gostando de ver filmes nos seus lares (mas priorizam o ir ao cinema) ou todo aquele papo de que "você não faz escolhas incompatíveis com sua personalide/gosto/preferência/essência, etc." é totalmente rubbish...
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Claro que não foi só pelos efeitos.

Foi pela historinha cafona e clichê também. Boa parte do público não resiste à velha história dos selvagens bonzinhos' date=' que vivem em harmonia com a natureza e são atacados pela civilização malvada, que deseja lhes tomar a terra, explorar e destruir tudo...

Comigo não funciona.
[/quote']

 

Poxa Cameron você ofendeu os "yankees" e os confederados também. 06<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Concordo com você nem todos os membros da WASP (white men, anglo-saxon and protestant), são malvados, nem todos tem o desejo de tomar a terra dos nativos americanos e explorar e destruir tudo. 06

 

Agora postando sério... entendi que isto apresentado no filme parece ser maniqueísta e generalizado. Só que vejo mais como uma constatação quase factual da sociedade “civilizadora” americana com sua pseudo-democracia.

 

É como rever a ocupação do oeste americano em uma história de ficção e época diferente aplicado a nossa realidade tanto que se aplica tranqüilamente também a atual guerra no oriente médio e o recurso cobiçado aqui nem preciso dizer. E olha que os principais heróis aqui nem são necessariamente os nativos e sim alguns dos povos do céu. Logo acho que não foi exatamente uma generalização descabida. E que se dane o clichê, nem tudo que é inovador é necessariamente uma maravilha. Isto sim é uma generalização descabida.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Então é diferente. Tive dificuldades de achar o filme tão estonteante porque tive dificuldade de enchergar todos elementos da tela. Meu astigmatismo não ajudou...06

E usar óculos sobre óculos é demais pra mim. Creio que vou gostar mais em 2D mesmo.

 

simpsons-haha.jpg

 

Você usa óculos por cima de óculos. Eu sei como é chato. 06

Plutão Orco2010-01-04 20:29:24
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Ora' date=' se as pessoas preferem então ver filmes em seus lares e não no cinema, que diabos elas estão fazendo nas filas dos complexos cinematográficos, já que tal decisão é INCOMPATÍVEL com a preferência delas? Das duas uma, ou elas preferem ir ao cinema, TAMBÉM gostando de ver filmes nos seus lares (mas priorizam o ir ao cinema) ou todo aquele papo de que "você não faz escolhas incompatíveis com sua personalidade/gosto/preferência/essência, etc." é totalmente rubbish...
[/quote']

 

Nossa ele foi buscar outra coisa lá da seção geral, que nada tem a ver com a discussão aqui...

 

Querer não é poder. Eu queria ver a maioria dos filmes na minha casa assim que são lançados. É a  minha preferência. Quero, mas não posso. Não sem piratear. Logo, para ver os lançamentos acabo indo ao cinema. Qual a dificuldade em entender algo tão simples? 07

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...