Jump to content
Forum Cinema em Cena

O Cinéfilo


Recommended Posts

  • Members

Hitchcock, mestre do suspense.

 

Mestre do suspense porquê? Há diferentes meios de se ganhar um título e Hitchcock ganhou este título por todos os meios possíveis.

 

O auto-intitulado "Mestre do suspense" assim poderia ser cunhado, não apenas por apreço próprio ou por auto-publicidade, como de fato ocorreu. Além de haver dirigido algumas das obras mais importante do gênero, foi dele a responsabilidade pela popularização do mesmo, pela introdução de técnicas, recursos e planos de filmagem hoje, já em obsolescência, mas ainda efetivos, considerados "clichês".

 

Em Rebeca (1940), Hitchcock já nos introduz em seu mundo claustrofóbico e obscuro. Longas sequências e mirabolantes efeitos de luz são, por si, suficientes para causar terríveis sensações nos espectadores, ainda que dentro de um enredo nada inovador (o filme é sobre um fantasma!).

 

Festim Diabólico (1948) vai além de um desafio pessoal - rodado em apenas oito cortes, o que exigiu enormes recursos financeiros (devido à mobilidade exigida dos cenários e aos exaustivos ensaios das tomadas) e de resultado espetacular e nunca mais tentado por nenhum diretor. Apenas um diretor capaz de dispensar as câmeras, pensando em um set absolutamente imerso em seu próprio cérebro seria capaz de tamanha façanha. E, pelo visto, ainda não nos foi apresentado outro com as mesmas capacidades. Um desafio não tão grande quanto este, mas nem por isto menos louvável aparece em Janela Indiscreta (1954), quando o set se resumia a um grande condomínio construído dentro dos estúdios, para a ambientação de uma das tramas mais claustrofóbicas do diretor.

 

Em Psicose (1960) que, sem dúvida, considero sua obra-prima, Hitchcock rompre drasticamente com todos os estereótipos do gênero, concentrando-se fortemente (se não unicamente) nas técnicas cinematográficas e na quebra de vários paradigmas até então clássicos no cinema, como a ausência de protagonista, o desprezo pelas tecnologias modernas (dispensando o uso de cores), o desafio aos tabus (colocando um psicopata com fortes desvios sexuais) e imortalizando a cena do banheiro, assim como seus efeitos sonoros.

 

É por todos estes motivos que, sem sombra de dúvida, Hitchcock deve ser considerado como o eterno "Mestre do Suspense".

 

Abraços.

 

 

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Hitchcock' date=' mestre do suspense.

 

Mestre do suspense porquê? Há diferentes meios de se ganhar um título e Hitchcock ganhou este título por todos os meios possíveis.

 

O auto-intitulado "Mestre do suspense" assim poderia ser cunhado, não apenas por apreço próprio ou por auto-publicidade, como de fato ocorreu. Além de haver dirigido algumas das obras mais importante do gênero, foi dele a responsabilidade pela popularização do mesmo, pela introdução de técnicas, recursos e planos de filmagem hoje, já em obsolescência, mas ainda efetivos, considerados "clichês".

 

Em Rebeca (1940), Hitchcock já nos introduz em seu mundo claustrofóbico e obscuro. Longas sequências e mirabolantes efeitos de luz são, por si, suficientes para causar terríveis sensações nos espectadores, ainda que dentro de um enredo nada inovador (o filme é sobre um fantasma!).

 

Festim Diabólico (1948) vai além de um desafio pessoal - rodado em apenas oito cortes, o que exigiu enormes recursos financeiros (devido à mobilidade exigida dos cenários e aos exaustivos ensaios das tomadas) e de resultado espetacular e nunca mais tentado por nenhum diretor. Apenas um diretor capaz de dispensar as câmeras, pensando em um set absolutamente imerso em seu próprio cérebro seria capaz de tamanha façanha. E, pelo visto, ainda não nos foi apresentado outro com as mesmas capacidades. Um desafio não tão grande quanto este, mas nem por isto menos louvável aparece em Janela Indiscreta (1954), quando o set se resumia a um grande condomínio construído dentro dos estúdios, para a ambientação de uma das tramas mais claustrofóbicas do diretor.

 

Em Psicose (1960) que, sem dúvida, considero sua obra-prima, Hitchcock rompre drasticamente com todos os estereótipos do gênero, concentrando-se fortemente (se não unicamente) nas técnicas cinematográficas e na quebra de vários paradigmas até então clássicos no cinema, como a ausência de protagonista, o desprezo pelas tecnologias modernas (dispensando o uso de cores), o desafio aos tabus (colocando um psicopata com fortes desvios sexuais) e imortalizando a cena do banheiro, assim como seus efeitos sonoros.

 

É por todos estes motivos que, sem sombra de dúvida, Hitchcock deve ser considerado como o eterno "Mestre do Suspense".

 

Abraços.

 

 

 

 
[/quote']

 

131313131313

 

Impressive... Jack para jurado no próximo Cinéfilo...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pô Xaka, Top 3? Assim a minha lista não sai do óbvio:

 

1) VERTIGO (1958) – A obsessão de um detetive por uma loira é uma projeção do próprio Hitch que, segundo as más línguas, tentou transformar as loiras com que trabalhou na loira dos seus sonhos: Grace Kelly que acabara de abandonar sua carreira no auge para se casar com o príncipe de Mônaco e morrer misteriosamente duas décadas depois. James Stewart é o alter-ego do mestre nesta obra prima que mostra o amor sob uma faceta sombria e obsessiva. Hitch manipula o expectador com maestria ao mesmo tempo em que entrega uma direção povoada de cenários saídos de um pesadelo. Assustador em um nível completamente diferente do tradicional, principalmente ao percebermos o quanto o protagonista se deteriora emocionalmente em virtude de um amor obsessivo, Vertigo é um desses filmes que revela uma nova faceta a cada revisitada.<?:NAMESPACE PREFIX = O />

 

2) PSICOSE (1960) – Um filme com narrativa simples (como era o costume do mestre), feito com orçamento reduzidíssimo, porém extremamente poderoso, complexo e elegante. É também o mais macabro e bizarro do Mestre. Mistério, psicologia e repressão sexual juntos num só pacote naquele que é o filme mais conhecido e amado de Hitchcock. Ideal para quem quer começar a se aventurar pela filmografia do gordinho.

 

3) JANELA INDISCRETA (1954) – Tido por muitos como a maior obra prima do mestre, Janela Indiscreta é, acima de tudo, um achado técnico, uma concepção cinematográfica irrepreensível. Mas acima de tudo o filme mexe com a nossa vontade intrínseca de bisbilhotar a vida alheia da forma mais sorrateira e mordaz possível.  O apelo do filme com o seu público vem justamente pelo fato de todos nos vermos ali, na situação do ocioso e desagradável personagem de James Stewart, um fotógrafo ‘de molho’ depois de um acidente que só reclama da vida, se sente desconfortável (sem motivos) com seu relacionamento com a deusa Grace Kelly e, graças ao ócio que rege os seus dias, dedica seu tempo precioso em observar a vizinhança. Uma hora a coisa engrossa e o Mestre coloca suas garrinhas de fora e nos faz contorcer na cadeira.

[/quote']

 

Pêgo emprestado do tópico do Festival Hitchcock... 05
Dook2007-07-17 22:15:13
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Hitchcock' date=' mestre do suspense.

 

Mestre do suspense porquê? Há diferentes meios de se ganhar um título e Hitchcock ganhou este título por todos os meios possíveis.

 

O auto-intitulado "Mestre do suspense" assim poderia ser cunhado, não apenas por apreço próprio ou por auto-publicidade, como de fato ocorreu. Além de haver dirigido algumas das obras mais importante do gênero, foi dele a responsabilidade pela popularização do mesmo, pela introdução de técnicas, recursos e planos de filmagem hoje, já em obsolescência, mas ainda efetivos, considerados "clichês".

 

Em Rebeca (1940), Hitchcock já nos introduz em seu mundo claustrofóbico e obscuro. Longas sequências e mirabolantes efeitos de luz são, por si, suficientes para causar terríveis sensações nos espectadores, ainda que dentro de um enredo nada inovador (o filme é sobre um fantasma!).

 

Festim Diabólico (1948) vai além de um desafio pessoal - rodado em apenas oito cortes, o que exigiu enormes recursos financeiros (devido à mobilidade exigida dos cenários e aos exaustivos ensaios das tomadas) e de resultado espetacular e nunca mais tentado por nenhum diretor. Apenas um diretor capaz de dispensar as câmeras, pensando em um set absolutamente imerso em seu próprio cérebro seria capaz de tamanha façanha. E, pelo visto, ainda não nos foi apresentado outro com as mesmas capacidades. Um desafio não tão grande quanto este, mas nem por isto menos louvável aparece em Janela Indiscreta (1954), quando o set se resumia a um grande condomínio construído dentro dos estúdios, para a ambientação de uma das tramas mais claustrofóbicas do diretor.

 

Em Psicose (1960) que, sem dúvida, considero sua obra-prima, Hitchcock rompre drasticamente com todos os estereótipos do gênero, concentrando-se fortemente (se não unicamente) nas técnicas cinematográficas e na quebra de vários paradigmas até então clássicos no cinema, como a ausência de protagonista, o desprezo pelas tecnologias modernas (dispensando o uso de cores), o desafio aos tabus (colocando um psicopata com fortes desvios sexuais) e imortalizando a cena do banheiro, assim como seus efeitos sonoros.

 

É por todos estes motivos que, sem sombra de dúvida, Hitchcock deve ser considerado como o eterno "Mestre do Suspense".

 

Abraços.

 

 

 

 
[/quote']

 

131313131313

 

Impressive... Jack para jurado no próximo Cinéfilo...

 

Concordo...Fugiu das "frases feitas" e chegou exatamente aonde eu queria com as respostas...10

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mais uma participação do Bernardo,via MP.Ele continua advertido e impedido de postar aqui.

 

A propósito,mesmo advertido,ele vem participando mais que a maioria dos participantes de "O Cinéfilo".Isso é mesmo vergonhoso para vocês...Só uma palavra se enquadra no atual quadro: Decepção.12

 

A participação do Bernardo:

 

 

"Ah sim, esqueci de falar sobre eles :

1-Psicose é uma OP. Para se ter uma idéia da importância desse filme, basta dizer que o excelente Gus Van Saint não conseguiu pensar em mais nada para a refilmagem que comandou e por isso copiou vários planos concebidos por Hitchcock.

2-Janela Indiscreta - Bom, este sim é um bom exemplo do tom claustrofóbico que muitos disseram ser o tom que o diretor sabe criar. Aliás, recentemente vi um trabalho parecido (mas obviamente de qualidade inferior) que se assemelha bastante: "Louca Obsessão". Aquela montagem ágil, que imprime tensão, as ótimas atuações de todo elenco e principalmente o (já citado) tom claustrofóbico e frio imprimido pelos diretores (além da premissa parecidíssima). Ah, e pra completar é também uma OP.

Bom, espero que com isso possa esclarecer a minha posição com relação a questão levantada pelo Silva".
Enxak2007-07-18 11:05:45
Link to comment
Share on other sites

  • Members

img518/1949/eliminadosynccl5.jpg

 

Está chegando a hora de vermos o que os candidatos prepararam para a PROVA 5.

 

A prova já foi proposta,e nesta sexta-feira veremos como ela foi executada por cada um dos participantes.

 

 

O FILME QUE CADA INTEGRANTE ESCOLHEU,E DE ONDE RETIROU A CENA ESPECÍFICA PARA A EXECUÇÃO DA PROVA:

 

 

piratas-do-caribe-poster02.jpg

 

Bernardo >> Piratas do Caribe - A Maldição do Pérola Negra

 

kill-bill-2-poster05.jpg

 

Faéu >> Kill Bill Vol. 2

 

fallen.jpg

 

Fapreve >> Possuídos

 

th_singin_in_the_rain.gif

 

Filipaum >> Cantando na Chuva

exterminio-poster03.jpg

 

The Cube >> Extermínio

signs-poster01.jpg

The Fox >> Sinais

 

Filmes com estilos bem distintos...O que sairá disso?

 

 

O PRAZO PARA ENTREGA DA PROVA 5 ENCERRA-SE AS 17:00 HORAS DESTA SEXTA-FEIRA.

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

A descrição da prova,para quem não acompanhou:

 

 img263/7641/prova5nc8.gif

PROVA 5: Roteiro & Decupagem

 

Afinal de contas, para que ser um cinéfilo? Qual a razão de ver e apreciar a sétima arte sob uma perspectiva diferenciada, mais analítica, ao invés de se limitar ao saudável escapismo de final de semana? O cinema visto como fuga dos horrores do cotidiano ou, simplesmente, fonte de diversão tem um retorno praticamente garantido, haja vista a grande oferta de filmes e diretores, de Shawn Levy a Nora Ephron, voltados especificamente para a consecução desses objetivos. A construção de uma postura crítica sobre essa forma de comunicação que mistura sons e imagens que é o cinema pode até, eventualmente, levar à perda ou diminuição da capacidade de obter prazer a partir da diversão descompromissada, como uma espécie de anedonia parcial.

%5bimage%5d%20
Sven Nykvist, fotografia. O Sacrifício (1986).



Ainda assim, as vantagens da visão seletiva, criteriosa, sobre o que se vê na tela grande compensam tais riscos. Se o cinéfilo perder os irmãos Wayans para sempre, obterá em troca um universo de Hustons, Imamuras e Kiarostamis cuja riqueza textual e visual poderá ser apreendida com mais facilidade a partir da construção de uma cultura cinematográfica. É por isso que vale a pena ser cinéfilo e é para isso que vocês estão aqui.

A criação e posterior expansão dessa cultura de cinema passa pela compreensão de como a arte é executada, de como ela é transposta do mundo das idéias para a realidade. É por isso que os temas desta quinta etapa são o roteiro e a decupagem. O roteiro é, grosso modo, o guia de um espetáculo audiovisual. Ele pode ser escrito ou ficar num plano puramente mental, ser detalhista ou se limitar à regra "vamos filmar e deixar as coisas acontecerem". Minimalista ou exacerbado, ele sempre existe no universo do cinema. A decupagem (decoupage, no original em francês), por seu turno, é a transposição do roteiro para uma linguagem cinematográfica, com planos, cortes, movimentação da câmera, ambientação, diálogos, sons e música. Apesar de o cinema ser um processo essencialmente coletivo de criação artística, a decupagem é um trabalho do diretor, o maior responsável pelo filme. Cada cineasta possui opções estéticas únicas, cujas diferenças são visíveis ainda que estejam trabalhando sobre o mesmo roteiro.

%5bimage%5d%20
Figurino de Eiko Ishioka para Drácula de Bram Stoker (1992).



A tarefa que nós propomos a vocês, candidatos, consiste em extrair tanto o roteiro quanto a decupagem das cenas que vocês mesmos escolheram previamente. O objetivo é fazer com que o leitor possa, a partir do material escrito, recriar mentalmente a cena escolhida. Para auxiliá-los nessa tarefa, estes links levam a explicações sobre a linguagem cinematográfica básica que deve ser utilizada na elaboração do texto:

http://www.mnemocine.com.br/cinema/principindex%20.htm

http://www.negativoonline.com/destrinchando5.htm

%5bimage%5d%20
Robert Altman, direção. A Armação (1998).



Mãos à obra e boa sorte!

 

Alexei.

 

 

======================================

 

Portanto,aconselho a todos que acompanham este tópico,que aluguem os filmes citados no post acima.Vai ser muito interessante acompanhar o resultado disto...03
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Meu Top3 do Hitchcock:

 

1- Janela Indiscreta

Já comentei sobre esse filme na página anterior... história que prende do início ao fim, ótimas atuações e momentos de tensão que te fazem suar frio.

 

2- Psicose

Obra-Prima com um dos melhores e mais complexos personagens que eu já vi no cinema. Não tem medo de ser violênto, com cena pesadíssimas (a facada na testa do detetive ainda me embrulha o estomago). Ah... atuação de Perkins é maravilhosa.

 

3- Disque M para Matar

O espectador se envolve com a trama, que é extremamente bem elaborada e conduzida. Como a maioria dos filmes do diretor, a crueldade aqui chega a níveis altíssimos.

 

 

 

Quebrei o porquinho e comprei a coleção com 5 filmes do Hitchcock... 05
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bom... acho que foi a prova mais interessante de se fazer... deu pra aprender bastante aspectos técnicos do cinema... eu não sabia quase nada antes de ler aqueles dois sites. Já terminei de digitar a prova, mas eu ainda vou revisar e rever a cena pra ver se tá tudo OK...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bom... acho que foi a prova mais interessante de se fazer... deu pra aprender bastante aspectos técnicos do cinema... eu não sabia quase nada antes de ler aqueles dois sites. Já terminei de digitar a prova' date=' mas eu ainda vou revisar e rever a cena pra ver se tá tudo OK...

[/quote']

 

Legal,é uma prova bem instrutiva mesmo.Estou curiosíssimo para ver o resultado.01

 

A propósito gosto MUITO de Sinais,bela escolha.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Valeu. Sinais foi meu filme preferido por alguns anos... 05

 

Vistos:

 

Idiocracy

Eu nem sabia da existência desse filme até 5 minutos antes de vê-lo. É um humor bobo, msa se torna extremamente divertido, já que é uma bela metáfora da sociedade atual. A cena inicial é genial. Momentos como a apresentação do presidente dos EUA e o tour histórico no parque de diverções são ótimos. Luke Wilson está muito bem.

***

 

Treze Homens e um Novo Segredo

Acho que este é o melhor dos três (mas nunca fui fã dos filmes). O filme, assim como os outros da série, tem um certo charme, com montagem rápida e destaque de luzes e cores, além de ter cenas hilárias, principalmente na presença de Al Pacino.

***
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Um pequeno comentário sobre o "Mestre do Suspense".

 

Hitchcock passa em todas as suas obras a sensação de que sempre algo importante está para acontecer. Fez filmes que podem ser classificados como populares e ao mesmo tempo autorais e artísticos. Parte muitas vezes de premissas simples que se transformam em tramas elaboradas.

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Meus preferidos: 

1) Psicose - Um filme extremamente tenso do começo ao fim. E mesmo possuindo uma das tramas mais conhecidas do cinema, cada assistida parece a primeira vez, já que mesmo com o tempo não perde seu poder de amedrontar. Está entre meus 10 filmes preferidos de todos os tempos.

 

2) Janela Indiscreta – Com praticamente um cenário, começa relativamente sem pretensão, mas que aos poucos vai se revelando um estudo de personagens magnífico.

 

3) Os Pássaros – Hitchcock parte do improvável e acaba fazendo uma coleção de cenas memoráveis a cada ataque das aves. Até agora o mais assustador filme dele que vi e com o melhor final.

*Tenho na minha coleção Psicose, Janela Indiscreta, Ladrão de Casaca, O Homem Errado e Trama Macabra.

fapreve2007-07-18 23:52:56
Link to comment
Share on other sites

  • Members

hEHE , Ontem eu fechei a locadora 06 10 Filmes locados

 

Os Pássaros ; Psicose ; A Vila ; Jackie Brown ; M.A.S.H. ; A Lista De Schindler ; E O Vento Levou ... ; O Homem Que Não Estava Lá ; Quem Bate A Minha Porta ? ; [esqueci 05] ;

 

O veinho achou que eu trabalhava na locadora , pensou que eu estava devolvendo os DVD's para as prateleiras .

 

PS.: E detalhe que , tirando A Vila , só Clássicos ...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

PONTE PARA TERABÍTIA

Poupando um pouco a mágica no filme , este acab se tornando mais próximo sem precisar abrir mão da fantasia dos dois . Um filmes sem dúvidas tocante , emotivo , mesmo que surja um pouco de clichê ao longo da projeção a dupla excepcional de atores mirins rouba nossa atenção pra sim , nos afastando das más qualidades do filme (que até não são muitas) . Como é dito no filme , é só abrir a mente e fechar os olhos .

 

* * * *

 

* Eu já assisti a "Os Pássaros" também . Mas este vou comentar junto com os outros meus dois preferidos de Hitchcock .
Faéu2007-07-19 08:43:41
Link to comment
Share on other sites

  • Members
hEHE ' date=' Ontem eu fechei a locadora 06 10 Filmes locados

 

Os Pássaros ; Psicose ; A Vila ; Jackie Brown ; M.A.S.H. ; A Lista De Schindler ; E O Vento Levou ... ; O Homem Que Não Estava Lá ; Quem Bate A Minha Porta ? ; [esqueci 05] ;

 

O veinho achou que eu trabalhava na locadora , pensou que eu estava devolvendo os DVD's para as prateleiras .

 

PS.: E detalhe que , tirando A Vila , só Clássicos ...

 

Afirmação pra lá de subjetiva.Pra mim,"A Vila" é bem mais "clássico" que "Jackie Brown",por exemplo.E eu achei "M.A.S.H." uma porcaria,quando assisti,há muitos anos atrás,posso estar enganado.
Enxak2007-07-19 12:23:25
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Visto:

 

Tropas Estrelares

Eu sei que vai ter gente que não vai gostar do meu comentário, pois o filme tem vários fãns por aqui, mas eu não gostei do filme. Não dá pra levar a sério um filme que não se leva a sério... acho que se tirassem as cenas de "humor" e focassem mais no drama eu teria gostado, até porque o filme possue uma história interessante, ótimas cenas de batalha e efeitos muito bons.

**
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu estava pensando nisso existem filmes que dependendo da época da sua vida que você assistiu você pode ter gostado ou não.

 

Por exemplo eu vi "Cidade dos Sonhos" faz muito tempo ja e eu não gostei nada nada, hoje pelo pouco que lembro do filme não entendo porque não gostei.

 

Acho que conforme você começa a assistir mais e mais filmes, ler sobre filmes, etc.

 

Você ganha um senso critico diferente e muda a sua visão em relação aos filmes, e isso faz você deixar de gostar muitas vezes de filmes adorados pelo publico por achar o filme vago, e nem só isso um simples filme pipoca pode se tornar uma experiencia horrivel.

 

Como quando assisti recentemente "O Quarteto Fantastico e o Surfista Prateado" e não consegui empolgar com o filme eu achava chato, desinteresante, e nada me chamou a atenção.

 

Quando acabou o filme falei para minha namorada que eu achei a maior porcaria o filme, ela sorriu e disse "Mas eu gostei". Não consigo entender como gostar daquele filme.

 

O filme que pode até ter opiniões diferentes aqui no forum que eu mudei e muito de ideia foi o "A Praia". Quando vi pela primeira vez achei o filme ruim. Quando vi recentemente denovo esse filme, eu achei fantastico, a ideia, a direção, os pontos abordados pelo filme, etc.

 

Vocês ja mudaram de opinião quanto a um filme em relação a quando vocês não eram tão fanáticos por filmes e agora?

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Eu estava pensando nisso existem filmes que dependendo da época da sua vida que você assistiu você pode ter gostado ou não.

Por exemplo eu vi "Cidade dos Sonhos" faz muito tempo ja e eu não gostei nada nada' date=' hoje pelo pouco que lembro do filme não entendo porque não gostei.

Acho que conforme você começa a assistir mais e mais filmes, ler sobre filmes, etc.

Você ganha um senso critico diferente e muda a sua visão em relação aos filmes, e isso faz você deixar de gostar muitas vezes de filmes adorados pelo publico por achar o filme vago, e nem só isso um simples filme pipoca pode se tornar uma experiencia horrivel.

Como quando assisti recentemente "O Quarteto Fantastico e o Surfista Prateado" e não consegui empolgar com o filme eu achava chato, desinteresante, e nada me chamou a atenção.

Quando acabou o filme falei para minha namorada que eu achei a maior porcaria o filme, ela sorriu e disse "Mas eu gostei". Não consigo entender como gostar daquele filme.

O filme que pode até ter opiniões diferentes aqui no forum que eu mudei e muito de ideia foi o "A Praia". Quando vi pela primeira vez achei o filme ruim. Quando vi recentemente denovo esse filme, eu achei fantastico, a ideia, a direção, os pontos abordados pelo filme, etc.

Vocês ja mudaram de opinião quanto a um filme em relação a quando vocês não eram tão fanáticos por filmes e agora?
[/quote']

 

 

NINGUÉM se habilita a responder??? 09
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...