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Forum Cinema em Cena

Woody Allen


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 Visto VICKY CRISTINA BARCELONA

 

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  Na trama, Vicky e Cristina ( Rebeca Hall e Scarlett Johanson) são duas amigas que vão passar o verão em Barcelona. Lá, elas conhecen Juan Antonio(Javier Barden), um pintor que se sente imediatamente atraido pelas turistas americanas. Enquanto convivem com o pintor, as duas amigas descobrem que ele mantem uma complicada relação de amor e odio com a ex mulher, Maria Helena (Penelope Cruz).

 

 Um filme interessante do Woody Allen. A começar pela dictomia existente entre as duas amigas Vicky e Cristina. Embora sejam duas belas mulheres, inteligentes e cultas, elas são bem diferentes na forma de encarar as questões sentimentais. Enquanto Vicky é mais conservadora, e gosta de ter tudo planejado na vida, Cristina é liberal, e não se importa de se arriscar e realizar ações no impulso. Basicamente, o filme é como estas duas amigas lidam com sua propria natureza, e o que ganham e perdem com isso.

 

 Curiosamente, a historia das duas amigas se desenvolve de forma paralela no filme, quase não se encontrando durante o filme. Enquanto de um lado acompanhamos o desenvolvimento do romance de Cristina com Juan Carlos e posteriormente com Maria Helena, do outro acompanhamos as duvidas que Vicky passa a ter em relação a seu futuro, já que se vê mais apaixonada por Juan Carlos do que pelo homem com quem planejou se casar(Chris Messina).

 

 Allen filma toda esta historia de forma leve e descompromissada, criando uma comédia dramatica bem simpatica. Infelizmente, o filme só consegue ser meramente simpatico, por alguns fatores, como o diretor não conseguir nos manter interessados nas duas linhas narrativas da historia, ou daquela narração inutil, que não acrescenta nada ao filme.

 

 Entretanto, VICKY CRISTINA BARCELONA se beneficia por ter atores muito bem dirigidos pelo Allen. O jeito meio distante de Cristina caiu como uma luva para Scarlett Johanson. Rebeca Hall tambem consegue nos fazer gostar de Vicky, embora seu personagem infelizmente decreça ao longo do filme. Mas não tem jeito, embora as duas protagonistas mandem bem, o filme pertence a Javier Barden e Penelope Cruz. O sempre competente Barden faz de Juan Carlos um homem charmoso e erudito, de espirito libertario, mas que sabe ser racional e lógico quando é preciso. Já Penelope Cruz, que ganhou o oscar pelo papel, interpreta Maria Helena como uma mulher totalmente intempestiva, e guiada totalmente por suas emoções, sejam elas quais forem.

 

 Enfim, VICKY CRISTINA BARCELONA é um divertido filme de Woody Allen, que foge um pouco de seu estilo, mas com certeza vale a conferida.
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  • 5 months later...
  • 1 month later...
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 Visto DIRIGINDO NO ESCURO

 

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  Na trama, Val Waxman (Woody Allen) é um cineasta decadente, que ganha uma nova chance ao ser contratado para dirigir uma refilmagem. O problema é que os produtores do filme são sua ex mulher Ellie (Tea Leoni) por quem ainda é apaixonado, e Hal (Treat Williams) o homem por qual Ellie a deixou. A situação piora quando poucos dias antes do inicio das filmagens, Val passa a sofrer de uma cegueira psicosomatica, e é convencido por seu agente (Mark Rydell) a esconder sua condição, e dirigir o filme cego.

 

  DIRIGINDO NO ESCURO é uma divertida comédia do Allen passada dentro do universo do cinema. Dizem que a boa comédia é aquela que o faz sorrir desde o começo, e isso o filme de Allen faz muito bem, com a brilhante introdução do protagonista, primeiro só citado numa conversa entre os produtores e investidores do filme, e depois sendo apresentado ao publico em uma hilaria cena que mostra Waxman tentando dirigir um comercial em uma nevasca no Cánada.

 

 Woody Allen só sabe fazer um tipo de personagem (que nada mais é que sua propria persona), mas ninguem vive um homem neurótico e hipocondriaco tão bem quanto Allen. Val Waxman é quase um pseudonimo para Woody Allen, e a situação final do personagem, de um cineasta americano rejeitado pelo publico compatriota, mas admirado e aclamado pelos europeus, é bastante semelhante a situação que o proprio Allen vivia na epoca do lançamento deste filme.

 

 Entretanto, Allen não brilha sozinho. Tea Leoni surpreende ao dividir a cena com o diretor, fazendo de sua racional Ellen uma personagem bastante carismatica. A cena em que ambos tentam falar de negócios, mas acabam sempre voltando ao assunto de seu casamento fracassado é particularmente divertida.

 

 Ao mesmo tempo em que diverte, DIRIGINDO NO ESCURO faz uma critica a industria hollywoodiana e seu mainstream, assim como alfineta o suposto "cinema de arte". Mas estas criticas surgem despretensiosas, e em momento algum assumem um caráter de manifesto, o que é bom, pois não combinaria em nada com o cinema de Allen.

 

 Enfim, DIRIGINDO NO ESCURO é uma comédia meta linguistica apaixonante. Dosa de forma inteligente ironia e humor sutil com as inevitaveis gags visuais que a trama possibilita. Vale a conferida.

 

 Valeu16
Questão2012-05-20 10:39:09
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Sim. Pela primeira vez as gags visuais do Allen não funcionaram comigo, de forma que ultrapassaram a linha tênue do hilariamente infame para o simplesmente bobo. Achei o filme insuportavelmente arrastado, e nada a ver com montagem, coisa de roteiro mesmo. Acho que estenderam demais o que seria o caso de apenas uma boa piada curta. Não acho que a ideia central conseguiu se manter atraente durante o filme todo.

 

 

 

Mas como qualquer Woody Allen, tem momentos engraçadíssimos. Mas pena que os achei com bem pouca frequência nesse, e os momentos de piadas banais e narrativa arrastada se sobressaíram.

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Sei lá. Eu achei que as gags visuais funcionaram melhor nesse do que em TUDO O QUE VOCÊ QUERIA SABER SOBRE SEXO...

 

 Gostei particularmente da cena em que Allen cai do cênario montado, e da cena em que a atriz gostosa do filme dentro do filme tenta seduzi-lo.
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Esse eu também tenho muitas ressalvas, Questão. Não acho essa maravilha toda que as pessoas falam. Mas por alguns momentos realmente bons, ainda o coloco na frente.

 

 

 

Já assistiu O Misterioso Assassinato em Manhattan? É menos comentado, e acho muito melhor que esses dois.

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Esse eu também tenho muitas ressalvas, Questão. Não acho essa maravilha toda que as pessoas falam. Mas por alguns momentos realmente bons, ainda o coloco na frente.

 

Já assistiu O Misterioso Assassinato em Manhattan? É menos comentado, e acho muito melhor que esses dois.

Esse eu não cheguei a assisitir, TENSOR.
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Sim. Pela primeira vez as gags visuais do Allen não funcionaram comigo' date=' de forma que ultrapassaram a linha tênue do hilariamente infame para o simplesmente bobo. Achei o filme insuportavelmente arrastado, e nada a ver com montagem, coisa de roteiro mesmo. Acho que estenderam demais o que seria o caso de apenas uma boa piada curta. Não acho que a ideia central conseguiu se manter atraente durante o filme todo.

 

 

 

Mas como qualquer Woody Allen, tem momentos engraçadíssimos. Mas pena que os achei com bem pouca frequência nesse, e os momentos de piadas banais e narrativa arrastada se sobressaíram. [/quote']

 

Eu acho que essa é a idéia... é o Allen fazendo uma comédia cheia de gags no PIOR estilo Hollywoodiano e por isso mesmo que acho o filme quase genial.

 

E concordo que o filme se estende um pouco mais mesmo... Mas dentro daquilo que ele tá abordando, é uma falha menor.

 

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Sim. Pela primeira vez as gags visuais do Allen não funcionaram comigo, de forma que ultrapassaram a linha tênue do hilariamente infame para o simplesmente bobo. Achei o filme insuportavelmente arrastado, e nada a ver com montagem, coisa de roteiro mesmo. Acho que estenderam demais o que seria o caso de apenas uma boa piada curta. Não acho que a ideia central conseguiu se manter atraente durante o filme todo.

 

Mas como qualquer Woody Allen, tem momentos engraçadíssimos. Mas pena que os achei com bem pouca frequência nesse, e os momentos de piadas banais e narrativa arrastada se sobressaíram.

 

Eu acho que essa é a idéia... é o Allen fazendo uma comédia cheia de gags no PIOR estilo Hollywoodiano e por isso mesmo que acho o filme quase genial.

 

E concordo que o filme se estende um pouco mais mesmo... Mas dentro daquilo que ele tá abordando, é uma falha menor.

Como assim, DOOK? Pode xplicitar mais o seu raciocinio em relação ao trecho destacado?
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Muitas das gags que vc vê no filme (Allen caindo do set por exemplo) são coisas não realmente engraçadas, mas criadas com o fito de arrancar o riso da platéia. E esse tipo de coisa você vê nas piores comédias americanas então penso que isso seria um retrato do "dirigir às cegas", o mote principal do filme... É o Allen dizendo "olha, vou fazer um filme exatamente como Hollywood faz". 

 

 

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  • 1 month later...
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Top:

 

1) Annie Hall

2) Match Point

3) Igual a Tudo na Vida

4) O Sonho de Cassandra

5) Dirigindo no Escuro

6) Tudo Pode Dar Certo

7) Para Roma, com Amor

8) Vicky Cristina Barcelona

9) Scoop - O Grande Furo

10) Melinda e Melinda

11) Meia Noite em Paris

12) Você vai Encontrar o Homem dos Seus Sonhos

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  • 5 months later...
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Bá, fazia horas que eu não vinha a este tópico. Bora atualizar o ranking.

 

01. Meia-Noite em Paris

02. Ponto Final - Match Point

03. Noivo Neurótico, Noiva Nervosa

04. Hannah e Suas Irmãs

05. Vicky Cristina Barcelona

06. Poderosa Afrodite

07. Tudo Pode Dar Certo

08. Melinda e Melinda

09. Um Misterioso Assassinato em Manhattan

10. Para Roma, com Amor

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O-que-h%C3%A1-tigresa.jpg

 

 

  Filme de estréia do Allen na cadeira do diretor. Devo dizer que começou muito mal. O filme na verdade é uma redublagem e remontagem de um filme japonês, funcionando como uma sátira aos filmes de espionagem. Mas infelizmente, as piadas não tem graça nenhuma. Vale só pelos poucos momentos em que o Allen aparece como ele mesmo para explicar os "motivos" de ter feito um filme. É visivelmente uma comédia experimental de um diretor em inicio de carreira. Mas uma experiencia que não deu nada certo.

 

 TOP ALLEN

 

 1) MATCH POINT

 

 2) ANNIE HALL

 

 3) CRIMES E PECADOS

 

 4) MANHATTAN

 

 5) VICKY CRISTINA BARCELONA

 

 6) DIRIGINDO NO ESCURO

 

 7) A OUTRA

 

 8) O SONHO DE CASSANDRA

 

 9) TUDO O QUE VOCÊ QUERIA SABER SOBRE SEXO, MAS TINHA VERGONHA DE PERGUNTAR

 

 10) O ESCORPIÃO DE JADE

 

 11) E AI, TIGRESA?

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Top:

 

1) Annie Hall

2) Match Point

3) Igual a Tudo na Vida

4) O Sonho de Cassandra

5) Dirigindo no Escuro

6) Tudo Pode Dar Certo

7) Para Roma, com Amor

8) Vicky Cristina Barcelona

9) Scoop - O Grande Furo

10) Melinda e Melinda

11) Meia Noite em Paris

12) Você vai Encontrar o Homem dos Seus Sonhos

 

Caramba... eu nem lembro mais de Você Vai Encontrar... e olha que foi o último que eu assisti... não é à toa que está no final do top

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O-que-h%C3%A1-tigresa.jpg

 

 

  Filme de estréia do Allen na cadeira do diretor. Devo dizer que começou muito mal. O filme na verdade é uma redublagem e remontagem de um filme japonês, funcionando como uma sátira aos filmes de espionagem. Mas infelizmente, as piadas n~~ao tem graça nenhuma. Vale só pelos poucos momentos em que o Allen aparece como ele mesmo para explicar os "motivos" de ter feito um filme. É vsivelmente uma comédia experimental de um diretor em inicio de carreira. Mas uma experiencia que não deu nada certo.

 

 

 

Baixou Questão? Tem legendas em PT-BR para este aí?

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  • 3 weeks later...
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Meu top do WOODY (ATUAÇÃO  DIREÇÃO E ROTEIRO)

 

 

 

ESPETACULARES ( só a nata, o top, gold stuff) 8-10

Ponto Final - Match Point

Noivo Neurótico, Noiva Nervosa

Um Misterioso Assassinato em Manhattan

Sonhos de um sedutor

Crimes e Pecados

Poucas e Boas

Vicky Cristina Barcelona                     

 

MUITO BOM 7-8 

Manhattan

Um Assaltante Bem Trapalhão

Zelig    

Meia Noite em Paris

Trapaceiros

O Sonho de Cassandra

Igual a Tudo na Vida

Sons de uma cidade que eu amo

Interiores

O Dorminhoco

Tudo o que Você Queria Saber Sobre Sexo e Tinha Medo de Perguntar

A Era do Rádio

Broadway Danny Rose

Desconstruindo Harry

Setembro

 

Médios, Razoaveis 5 - 7

Tudo Pode Dar Certo

Scoop - O Grande Furo

A Rosa Púrpura do Cairo                                 

A Última Noite de Boris Grushenko

Hannah e Suas Irmãs

Maridos e Esposas

Tiros na Broadway

Todos Dizem Eu Te Amo

Dirigindo no Escuro      

O Escorpião de Jade

O Que há Gatinha?                                                                             

Celebridades                 

Poderosa Afrodite

Simplesmente Alice                  

Para Roma Com Amor

A Outra                       

Contos de Nova York

                       

Sofriveis     0-5     

Melinda e Melinda

Você vai Conhecer o Homem dos seus Sonhos

Neblina e Sombras

Sonhos Eróticos Numa Noite de Verão             

Memórias                                

Bananas          

Don't Drink the Water                          

O Que Há, Tigresa?

Cassino Royale (1966)

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  • 1 month later...
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Professor usa obras de Woody Allen para discutir temas da filosofia

Livraria da Folha

 

Em "Carta Aberta de Woody Allen para Platão", o professor de filosofia Juan Antonio Rivera apresenta temas da filosofia extraindo exemplos de filmes.

 

Como em seu livro anterior, "O que Sócrates Diria a Woody Allen", Rivera consegue unir conhecimento e entretenimento.

 

O autor, que recebeu o prêmio Espasa de Ensaio em 2003, aborda questões como as convenções sociais, a justiça e o dinheiro.

 

"A combinação de cinema e filosofia permite evitar tanto a vacuidade quanto a cegueira", escreve Rivera. "Pude comprovar novamente, para minha surpresa e satisfação, que o uso do cinema como meio de exemplificação de temas filosóficos permite algumas vezes até mesmo chegar mais fundo".

 

Segundo o autor, "aproveitei novamente o formato aparentemente inocente de um livro sobre filosofia --com um título, aliás, excessivamente festivo para quem tiver gostos sóbrios-- para contar coisas que não podem, em absoluto, ser consideradas de domínio público, nem sequer entre a maior parte dos que escrevem ou leem filosofia política".

 

Nascido no dia primeiro de dezembro de 1935, em Nova York, Allen é roteirista, diretor, ator, músico (clarinetista) e escritor. Em 1953, tentou estudar filosofia na Universidade de Nova York, mas foi expulso do curso.

Esta notícia foi publicada no site Folha de São Paulo em 13 de Março de 2013. Todas as informações nela contidas são de responsabilidade do autor.

 

 

 

  Tá ai um livro que talvez mereça uma conferida.

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Woody Allen será homenageado no Globo de Ouro 2014
13/09/13 - 19h08
 
por Antonio Tinoco

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Em janeiro de 2014, Woody Allen será homenageado durante a 71ª edição do Globo de Ouro. O diretor norte-americano vai receber o prêmio Cecil B. DeMille da Associação de Correspondentes Estrangeiros de Hollywood (Hollywood Foreign Press Association - HFPA). Ainda não é possível saber se ele participará da cerimônia.

Segundo o Presidente da HFPA, Theo Kingma, “não existe ninguém mais merecedor desse prêmio do que Allen. Ele é realmente um tesouro internacional e suas contribuições para o cinema têm sido fenomenais”. O cineasta dirigiu mais de 40 filmes e muitos marcaram sua carreira, como Noivo NeuróticoNoiva Nervosa, Manhattan, Vicky Cristina Barcelona e Meia-noite em Paris, que teve o roteiro premiado no Oscar e no Globo de Ouro.

A última pessoa a ganhar o prêmio Cecil B. DeMille foi a atriz Jodie Foster (O Plano Perfeito). Também receberam a honra artistas como Robert De Niro (O Poderoso Chefão: Parte 2), Martin Scorsese (A Invenção de Hugo Cabret), Anthony Hopkins (O Silêncio dos Inocentes) e Harrison Ford (Blade Runner - O Caçador de Andróides).

O último filme de Woody Allen, Blue Jasmine, tem Cate Blanchett (O Hobbit: Uma Jornada Inesperada) no papel principal. Na história, uma dona de casa em crise decide ir morar com a irmã, com quem nunca se relacionou bem. O longa chega aos cinemas brasileiros no dia 11 de outubro.

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