Jump to content
Forum Cinema em Cena

Oscar 2009: Previsões


Recommended Posts

  • Replies 4k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members
Eu concordo absolutamente com as críticas vindas de Cannes' date=' e agora dos EUA. O filme do Meirelles é horrível, patológico no sentido dramático e serve apenas para ilustrar e fomentar o quadro publicitário brasileiro que se seguirá nos próximos meses...[/quote']

 

Que bom, mais um para ser apedrejado junto comigo pelos fanáticos cegos deste fórum.

 

Eu não irei apedrejar ninguém, até porque quem mexe com pedra é doido e eu ainda guardo algum traço de racionalidade na minha cabecinha fudida. Mas que esse comentário seu foi genial, uma coisa tão improvável quanto...quanto citar os membros do fórum que gostaram de Blindness como...CEGOS! Que isso, obra-prima dos comentários! Sou seu fã! 05
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Se o Oscar quiser audiência' date=' dá-lhe Dark Knight, Di Caprio e Winslet nas premiações.  [/quote']

 

E do jeito que as coisas andam... A cada ano a audiencia caiu gradativamente, principalmente pelas indicações de filmes inexpressivos e atores impopulares. Não duvido nada que botem um blockbuster (Batman) e um casal famoso do cinema (Kate e Leo) para alavancar o ibope !!
Link to comment
Share on other sites

  • Members

O oscar precisa encontrar um equilíbrio entre qualidade e popularidade. Filmes como "Spider-Man 2" e o próprio "Batman Begins" poderiam ter mais espaço na premiação.

Esse ano "Benjamin Button" e "Australia" podem surpreender nas bilheterias, vamos ver no que dá...
BrnoSoares2008-10-03 01:06:50
Link to comment
Share on other sites

  • Members

17.gif

 

É um mito isso de que a culpa na baixa audiência do Oscar está nos indicados. A culpa está no fato de que, principalmente, a cerimônia em si é ruim.

 

 

 

Last year was particularly bad' date=' but the ratings have been in a clear and consistent free fall for over a decade now. There is no consistent jump in ratings when bigger movies win. When Gladiator won, the ratings were down. Same with The Departed. And even if Mark/Condon “brings the ratings back up” to, say, a 23, that is back to the normal dropping ratings, not a return to the heyday.

 

 

 

http://www.mcnblogs.com/thehotblog/archives/2008/09/whats_with_all.html[/quote']thalesgn2008-10-03 01:08:18

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Já que o assunto "migrou" para esse tópico, eu vou repostar oq disse no tópico de Bilheterias:

 

 

 

Todo ano existe esse argumento de que "Vamos indicar um blockbuster para atrair audiência", e o que se vê é exatamente o contrário: o Oscar nos últimos anos demonstrou uma enorme tendência em indicar filmes menos populares em detrimento dos reconheçidos pelo grande público.

 

 

 

E parabéns para eles!

 

 

 

Eles não vão premiar um filme queridinho do povão só para levar esse povão para audiência. O Oscar sempre se achou superior a esse tipo de coisa. Até mesmo os votantes se acham "intelectuais" demais para premiar um filme que o público também gostou. E eu concordo com eles! O Oscar é Oscar. Não MTV Movie Awards.

 

06.gifSync2008-10-03 01:37:05

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O Oscar liga pra audiencia sim !! Em 97 O Oscar do O Paciente Ingles foi o de menor audiencia até então... Um filme beeeem impopular, uma cerimonia beem morna enfim... No ano seguinte na 70ª Cerimonia do Oscar 14 indcações pra maior bilheteria do Mundo... Resultado 55 milhões de espectadore e a maior audiencia do Oscar até hoje.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

No dia em que um "Transformers" da vida ganhar melhor filme eu também não vou gostar muito. Mas não são só os filmes do Michael Bay que fazem sucesso, O Ultimato Bourne e o novo Batman são melhores do que muito "Oscar Movie" por aí.

É importante dizer que existem outros aspectos pra se pensar: se o Oscar virar uma cerimônia obsoleta, como está acontecendo, isso vai prejudicar demais a indústria como um todo. O sucesso do Oscar é o grande aliado dos filmes inteligentes ("Old Men", "There Will Be Blood"), é através dele que o público em geral toma conhecimento e acaba sustentando o cinema de qualidade. E o que seria de nós cinéfilos sem Clint, PTA, Scorsese... 03

BrnoSoares2008-10-03 02:17:47
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mas as vezes acontece de um dramalhão arrazar na bilheteria e ganhar o Oscar, como foi com Beleza Americana, Menina de Ouro...

 

Mesmo sendo dramas, são filmes que cairam no gosto popular e se tornaram pop. Coisa que não aconteceu com Onde os Fracos..., Crash, etc... Resultando no fiásco da cerimonia na audiencia.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

O que acontece é que esses dramas (Menina de Ouro, Uma Mente Brilhante...) fazem sucesso justamente por causa do Oscar. É por isso que esses filmes são lançados no fim do ano, pra coincidir com as indicações.

 

Algumas vezes isso não ocorre, no filme dos Coen, por exemplo, era difícil demais pro público pipoca.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mas Bart, sério que você tá relacionando a suposta qualidade dos filme DIRETAMENTE com a audiência?

 

 

 

Eu discutiria que O Paciente Inglês e Onde os fracos não têm vez foram sucessos da sua maneira. Onde os fracos não têm vez é a maior bilheteria dos Coen, US$74 milhões nos EUA, US$86 milhões no exterior. Lembra que ainda teve uma greve, a dúvida era se ia ou não ter cerimônia, todo mundo passa por cima desse detalhe e cupa diretamente os indicados.

 

 

 

Você acha então que atores indicados ano passado eram inexpressivos? Daniel Day Lewis, Julie Christie, Cate Blanchett?

 

 

 

Ano passado essa discussão terminava dizendo que Brad Pitt e Angelina Jolie iam ser indicados só para melhorar a audiência. Acabou não acontecendo.

 

 

 

Claro que um sucesso estrondoso como o de Titanic influi na audiência, mas não vai ser lançado um Titanic todo ano. Se eles dependerem de um sucesso de bilheteria desse porte (com respaldo da crítica, importante esse detalhe) para aumentar a audiência, eles estão com os dias contados.thalesgn2008-10-03 02:57:45

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O mais pessimista diria que é exatamente isso, eles estão com os dias contados. 06

O que eu temo de verdade é que a razão das baixas audiências não seja as que estamos discutindo (popularidade dos filmes e qualidade da cerimônia) e sim uma terceira:

Não é só o Oscar que está em decadência, o Emmy também está. Isso pode ser indício de que os americanos simplesmente não apreciam tanto essa idéia de premiações hoje em dia.
BrnoSoares2008-10-03 03:01:37
Link to comment
Share on other sites

  • Members

A qualidade dos filmes não, mas a popularidade sim !!

 

Menina de Ouro já somava 200 milhões arrecadados no Mundo antes do Oscar, Beleza Americana fechou com 300... Cada um agradou do seu jeito: Vejamos:

 

Menina de Ouro foi pro lado dos cliches, o que o povão ama. Ou seja, mesmo não sendo um filme happy end, agradou e fez sucesso.

 

Beleza Americana, usou um marketing apelando pelo lado sensual da coisa!! Basta ver o cartaz do filme mostrando o umbiguinho da Mena Suvari e os tantos teasers da época que vendia Beleza Americana como um filme sensual.

 

Ambos grandes sucessos, inclusive satirizados em filmes de comédia e animação.

 

Agora um filme como Onde os Fracos Não tem Vez, sem atores conhecidos (tirando Tomy Lee). Sem trilha sonora, e ainda com aquele final "ueh? acabou??"...  Claro que o grande publico iria rejeitar, e nem se interessar pelo Oscar.

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Concordo. E bem lembrado, a paródia de Menina de Ouro é muito relevante nesse tipo de discussão.

 

Outra interessante: Depois de um ano de baixa audiência causada pela falta de apelo dos candidatos (paciente ingles-97, Chicago-2003, old men-2008), a academia sempre vai pelo caminho oposto e premia sucessos (Titanic-98, Senhor dos Aneis-04, Batman/Benjamin Button-09). 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mas você tá ignorando que não apenas Onde os fracos não têm vez foi BEM mais popular do que você descreve (o personagem do Javier Bardem não foi menos satirizado dos que o que você citou, e eu já postei a bilheteria acima) quanto que concorria com Juno, que arrecadou $143 nos EUA e $229 no mundo todo.

 

 

 

A culpa da baixa audiência em 2003 não foi o começo da Guerra do Iraque então? Chicago arrecadou US$170 milhões só nos EUA.thalesgn2008-10-03 03:44:09

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Quando eu falo de "falta de apelo" junto ao público não estou me referindo apenas a quanto o filme arrecadou nas bilheterias. Como o Bart já disse, a frase que 90% das pessoas falam quando aparecem os créditos em Old Men é "cadê o final? eu paguei caro, quero o final também". 06

Eu assisti varias vezes então posso falar. Nos EUA, dizem que as pessoas ficavam até ofendidas.

Tudo isso conta na hora em que o cidadão decide se vai assistir a cerimônia ou a um reality show qualquer.
BrnoSoares2008-10-03 03:52:05
Link to comment
Share on other sites

  • Members

eles levam, acho, em consideraçao sim a bilheteria, mas nao totalmente, ainda bem. e ja era o tempo em q ganhar oscar ajudava na bilheteria, nao existe mais esse efeito. comparam "titanic" com "TDK" so pela bilheteria, mas nao sei, nao consigo ver o oscar indicando a melhor filme "batman"; ja um dramalhao como titanic é completamente possivel, enfim. eles correm riscos, as vezes, mas no geral existe o "padrao" oscar, q a cada ano vem se afirmando e se reajustando; agora sempre tem um filme "indie" entre os 5,e o resto ou é de grandes diretores, quase nunca um blockbuster. sda foi ajudado, tb, acho, pelo lançamento, e por ser uma serie, eles indicaram os 3, tinham q dar pro ultimo.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Se o Oscar quiser audiência' date=' dá-lhe Dark Knight, Di Caprio e Winslet nas premiações.  [/quote']

 

E do jeito que as coisas andam... A cada ano a audiencia caiu gradativamente, principalmente pelas indicações de filmes inexpressivos e atores impopulares. Não duvido nada que botem um blockbuster (Batman) e um casal famoso do cinema (Kate e Leo) para alavancar o ibope !!

Naum tenho tanta certeza de que Revolutionary Road é sinônimo de popularidade...

Acho sim q o filme tem tudo para ser um dos melhores filmes do ano, mas naum acredito que seja uma trama das mais fáceis de serem assimiladas pelas platéias. Também naum acho q a presença de DiCaprio e Winslet no elenco influenciem neste sentido. Winslet é querida e conhecida por nós, cinéfilos de carteirinha, mas boa parte das pessoas sequer conhecem os melhores trabalhos da atriz, só o Titanic, o mais popular deles. De Titanic para cá, é certo que O Amor naum tira férias(ainda que só o mencionem como um filme da Cameron Diaz), Winslet só tem apostado em gêneros mais restritos. Portanto naum acredito que Revolutionary Road se torne tão popular quanto Titanic e que o casal principal influencie nisto, ou mesmo em sua indicação ao Oscar.

O tema do filme, ao que parece, naum é de fácil assimilação como Titanic. Se formos levar em consideração a popularidade acho muito mais certeiro q Jolie esteja certa junto com seu filme Changeling.

Meu palpite: Revolutionary Road tem tudo para ser indicado, mas naum pela sua popularidade ou bilheteria, e sim pela pela qualidade e pelos nomes envolvidos, queridinhos da Academia sempre.
texer2008-10-03 12:08:50
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Revolutionary Road não vai fazer o mesmo sucesso de Titanic nem daqui a mil anos, mas ninguém disse isso,  foi comentado apenas a popularidade do casal, que cá entre nós, todo mundo ía adorar ver esses dois saindo cada um com um oscar na mão.

Por falar nisso eu não li o livro "Revolutionary Road" mas dizem que o final é um tanto polêmico (única reclamação dos sortudos que já puderam ver).
Link to comment
Share on other sites

  • Members

vejo apenas a volta deles como titulo de poster, de promoçao "o casal de titanic" do q qualquer outra coisa - ambos se estabeleceram em hollywood, leonardo mais popular, e winslet como texer disse restrita aos cinefilos, pois ela nao faz tanto filme comercial. isso nao inlfuencia em nada pra menos ou mais o filme - é so uma curiosidade, o casal de "titanic". eles sao talentosos, e é isso. por isso devem ser indicados. o filme nao deve arrecadar muito, claro.

pantalaimon2008-10-03 13:09:18
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eles já foram indicados juntos duas vezes por conta própria. Titanic nem precisou ser discutido. Grande retrocesso na carreira dos dois se para conseguir um prêmio eles terem de resumir a um casal popular esquecendo do talento que eles possuem, já provaram que são muito mais do que aquele par romântico.thalesgn2008-10-03 13:06:44

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Revolutionary Road não vai fazer o mesmo sucesso de Titanic nem daqui a mil anos' date=' mas ninguém disse isso,  foi comentado apenas a popularidade do casal, que cá entre nós, todo mundo ía adorar ver esses dois saindo cada um com um oscar na mão.

Por falar nisso eu não li o livro "Revolutionary Road" mas dizem que o final é um tanto polêmico (única reclamação dos sortudos que já puderam ver).
[/quote']

 

Pelo que parece, é um final aberto e bastante abrupto, e Mendes foi fiel ao livro. O público sai da sala pensando. Para quem quer algo mastigado, resta reclamar, para quem não quer, restam orgasmos!06 O que é muito mais interessante do que tentar fechar o filme, alterando assim a visão do escritor, como o Meirelles tentou fazer em Blindness, onde acabou por fuder mais ainda o que já estava fudido.06

 

FeCamargo2008-10-03 14:18:39

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Filmes populares trazem audiência para o Oscar, claro. Mas isso não deve subir a cabeça dos vontantes. Eles não se renderão ao cinemão apenas para alavancar a audiência.

 

 

 

A cerimônia do Oscar nunca será popular. É uma coisa chata pra caramba. Só a gente que gosta. 06.gif Não só ela como todas as outras premiações (TV, Música, Globo de Ouro).

 

 

 

Dizer que o Oscar foi mais assistido quando tivemos filmes super populares na disputa é algo incontestável. É só olhar os números. Mas isso não quer dizer que, em decorrência disso, só teremos filmes blockbuster no Oscar. Se assim fosse, a cerimônia perderia a sua identidade com todos os seus fãs!

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O Oscar ainda tem uma audiência maior que o MTV Movie Awards.

 

 

 

E o próprio Oscar já é BEM comercial. Os Coen levaram o Oscar pelo seu filme de maior bilheteria, Scorsese também. Ano passado George Clooney e Johnny Depp estavam indicados, e eles são atores populares.

Link to comment
Share on other sites

 Share

Announcements


×
×
  • Create New...