Jump to content
Forum Cinema em Cena

John Carpenter


Dook
 Share

Recommended Posts

  • Members

Bom eu  já vi todos  os  filmes  dele  (inclusive tenho todos  eles)  tem alguns muito bons (a  maioria)  q  já  se tornaram clássicos do terror e da ficção, agora tem outros de doer tipo fuga de Los Angeles e  fantasmas  de marte (o final desse filme com o ice-t e suas arminhas  prateadas é de doer até o saco da gente de tão ruim), mas eu concordo q ele é um grande diretor q ñ precisa de zilhões de dólares p/ contar uma boa história  tipo em o príncipe das sombras, fuga de nova york, enigma de outro mundo.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ah essa  é a  filmografia  com tudo o  q ele fez inclusive p/ a tv, se alguém souber de algo mais ou quiser acrescentar mais q eu  ñ saiba por favor sintam-se  à  vontade.

 

- Warrior and the Demon (1969) - curta-metragem

- The Ressurection of Broncho Billy (1970) - curta-metragem

- Dark Star (Dark Star, 1974)

- Assalto ao 13o. DP (Assault on Precinct 13, 1976)

- Alguém me Vigia (Someone's Watching Me, 1978/TV)

- Halloween, A Noite do Terror (Halloween, 1978)

- Elvis Não Morreu (Elvis, 1979/TV)

- A Bruma Assassina (The Fog, 1980)

- Fuga de Nova Iorque (Escape from New York, 1981)

- O Enigma de Outro Mundo (The Thing, 1982)

- Christine, o Carro Assassino (Christine, 1983)

- Starman, o Homem das Estrelas (Starman, 1984)

- Os Aventureiros do Bairro Proibido (Big Trouble in Little China, 1986)

- O Príncipe das Sombras (Prince of Darkness, 1987)

- Eles Vivem (They Live, 1989)

- Memórias de um Homem Invisível (Memoirs of an Invisible

Man, 1992)

- Body Bags (1993/TV)

- À Beira da Loucura (In the Mouth of Madness, 1994)

- A Cidade dos Amaldiçoados (Village of the Damned, 1995)

- Fuga de Los Angeles (Escape from L. A., 1996)

- Vampiros (Vampires, 1998)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

- Ghosts of Mars (2001)

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Bom eu  já vi todos  os  filmes  dele  (inclusive tenho todos  eles)  tem alguns muito bons (a  maioria)  q  já  se tornaram clássicos do terror e da ficção' date=' agora tem outros de doer tipo fuga de Los Angeles e  fantasmas  de marte (o final desse filme com o ice-t e suas arminhas  prateadas é de doer até o saco da gente de tão ruim), mas eu concordo q ele é um grande diretor q ñ precisa de zilhões de dólares p/ contar uma boa história  tipo em o príncipe das sombras, fuga de nova york, enigma de outro mundo. [/quote']

 

Dúvida: qual o problema de Fuga de LA?

 

E, sinceramente, achei o final de Fantasmas uma das melhores coisas do filme (que também não acho uma maravilha)...
Link to comment
Share on other sites

  • Members


E é melhor nem lembrar ' date='o filme é uma porcaria ! Eu nem lembro o porquê  cheguei a locar isso ....péssimo mesmo!
[/quote']

 

Fãzóide das HQs do Batman; nem lembra o porquê do filme ser ruim... Pq continuo me surpreendendo com algumas colocações?
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Putz! Vampiros foi o último filme dirigido por ele? Já faz um tempão' date=' quase 10 anos...09[/quote']

 

Não... o cara me colocou uma filmografia completamente atrasada. O último filme de Carpenter foi Fantasmas de Marte, de 2001.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Putz! Vampiros foi o último filme dirigido por ele? Já faz um tempão' date=' quase 10 anos...09[/quote']

 

Não... o cara me colocou uma filmografia completamente atrasada. O último filme de Carpenter foi Fantasmas de Marte, de 2001.

 

Na minha opinião, extremamente subestimado como a maioria de seus filmes...11
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Putz! Vampiros foi o último filme dirigido por ele? Já faz um tempão' date=' quase 10 anos...09[/quote']

 

Não... o cara me colocou uma filmografia completamente atrasada. O último filme de Carpenter foi Fantasmas de Marte, de 2001.

 

Atrasada ñ apenas esqueci desse filme (de qq jeito é um filme bem esquecível mesmo). Ele fez 2 episódios de masters of horrors (cigarette burns e pro-life) e agora está em pré-produção seu novo filme (psycopath) q será parecido com o jogo de PS2 manhunt...bom nada de novo...mas perto de um filme clássico tipo the thing é triste ver esse tipo de filme tipo fantasmas de marte, vampiros é até assistível.

Fuga de LA é muito hilário, principalmente pela cena do jogo de basquete e do surf ñ sei onde foram tirar umas idéias tão estapafúrdias mas a idéia da arma capaz de acabar com a energia elétrica é muito legal e bem bolada, nada de armas nucleares apenas desliga-se a chave e o mundo volta a idade média.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Engraçado... a idéia de ter o presidente com a malinha amarrada na mão, implorando para ser aberta em Fuga de NY é igualmente estapafúrdia... ninguém reclamou... pq será?

 

17

 

E diminuir Fuga de LA por causa de DUAS coisas que parecem meio 'fora de lugar' (como se o filme INTEIRO não fosse) e ignorar as interessantes questões que o filme levanta é diminuir sobremaneira a obra. No mais, o único problema para mim são os (d)efeitos especiais.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Engraçado... a idéia de ter o presidente com a malinha amarrada na mão' date=' implorando para ser aberta em Fuga de NY é igualmente estapafúrdia... ninguém reclamou... pq será?

 

17

 

E diminuir Fuga de LA por causa de DUAS coisas que parecem meio 'fora de lugar' (como se o filme INTEIRO não fosse) e ignorar as interessantes questões que o filme levanta é diminuir sobremaneira a obra. No mais, o único problema para mim são os (d)efeitos especiais.
[/quote']

 

Bom realmente a malinha é dose mas vai ver o cara estava com pressa e tal, igual o taxi na fuga final que é cortado em 2 na explosão, mas cara fuga de NY é melhor do que fuga de LA, o fuga de LA tem vários momentos escrotos só cite 2 pq são os que saltam mais a vista...mas vai dizer q o carro do líder dos caras com aquelas cabeças de bonecas coladas ñ é ridículo? mas tem coisas legais tb tipo o karl jack malone...huahauhua...ou o cirurgião do bruce campbell são bem bacanas e a idéia da arma tb é legal mas o carpenter já fez coisas bem melhores mas todo mundo precisa ganhar a vida e as contas acumulam e tal então até entendo filmes tipo fuga de LA e fantasmas de marte.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Reitero: o filme INTEIRO é meio 'fora de lugar', há várias coisas escrotas ali, bem como em Fuga de NY... E se o carro do Cuervo é ridículo, o que dizer do carrão véio do Duke de Fuga de NY, que mais parece um carro alegórico de desfile de samba com aquelas lamparinas bregas?

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Hoje vou rever Halloween... faz anos que não o assisto...

E' date=' para falar a verdade, vi pouca coisa de Carpenter até hoje... o que me lembro melhor é "Vampiros de John Carpenter", que achei bacana quando assisti
[/quote']

 

Adoro Vampiros, hehehe. Sou fã de filmes de monstros "clássicos" (vampiros, lobisomens, etc...). e Vampiros de John Carpenter é um dos mais espirituosos e diferentes que eu já vi.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Vixe... então vc vai AMAR Halloween... 05

 

Na mosca! 06

 

Halloween - dir.: John Carpenter - 9/10 (quando eu reassistir, vai ser 10/10, podem ter certeza)

 

Em certo momento do filme, o personagem de Donald Pleasence diz que Michael Myers esperou pelo Halloween de 1978 com uma paciência sobre-humana. Pois bem, é também com uma paciência sobre-humana que Carpenter contrói o excelente suspense desse filme. Ele não tem pressa em fazer Myers trucidar suas vítimas, preferindo fazer o espectador criar uma pré-concepção sobre Michael Myers e assustar a si mesmo com a dimensão que irá conferir ao assassino. Enquanto eu via Myers se esgueirar, espionando Laurie, ia imaginando do que ele seria capaz, ao conseguir pôr as mãos em alguma vítima. E, antes mesmo dele ter feito alguma vítima, eu já tinha em minha mente que ele era brutal e imbatível. Tudo graças ao suspense martirizador que Carpenter criou somado aos vários comentários do Dr. Loomis sobre a maldade incomensurável de Michael Myers. Sendo assim, acredito que o filme funcionou muito bem em mim. Carpenter ganhou alguns pontos de reputação comigo e sábado eu vou alugar Príncipe das Sombras 06

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

161616

 

Halloween é o meu 3º Carpenter favorito... Eis um post que fiz no meu blog em novembro do ano passado, quando da última vez que revi o filme com a namorada:

-----------------------------------------------------------------------

 


Eu confesso que, durante esses anos todos, meio que subestimei o potencial de Halloween - A Noite do Terror. Tipo, sempre achei o filme extra foda, mas foi somente neste feriado que vi a amplitude desse filme e a capacidade que ele tem de perturbar quem o assiste.

HalloweenTitle.jpg

A Pris neste feriado, escolheu o filme entre tantos outros que levei para assistir e lá fui eu vivenciar Halloween pela segunda vez na semana. O que vi durante 90 minutos (e após os 90 minutos) é indescritível. Ok, ela não é acostumada a filmes de terror, mas NUNCA a tinha visto tão perturbada quanto a vi neste filme. E olhem que já assistimos O Exorcista, A Bruxa de Blair, Sinais, entre outros filmes que arrepiam os pelinhos da nuca.

halloween-michael.jpg
Procurando um cabide no armário

Mas nada me preparou para o que vi na noite de quinta-feira... Ela se assustava sobremaneira com cenas extremamente simples como aquelas em que Michael Myers apenas aparecia na tela, imóvel, para desaparecer em seguida... Destaque para as cenas do arbusto; dele vendo a Annie na lavanderia; dele vendo a Annie conversando com o namorado via telefone. Tudo isso já a deixava completamente desorientada. Faltava só a cobertura do bolo que era o bote das mortes e, claro, o 3º ato simplesmente fodão. Aí só me restava aguardar a síncope da pobre Pris... hehehehe

halloween31.jpg
Atrás do arbusto... brrrrrrr

Ao final, ela exclamou que não queria nunca mais ver aquele tipo de filme. Incrível! Temos visto filmes de terror (e similares) há um ano e nunca vi nenhuma reação desse tipo. Uma das respostas para a perturbação enorme foi 'o filme termina e ele não morreu... como posso dormir agora sabendo que o cara não morreu?'

Enfim, John Carpenter conseguiu se mostrar um verdadeiro GÊNIO, e graças à Pris eu percebi algo que estava óbvio na minha frente o tempo todo: Carpenter utiliza o terror para fazer arte. E tudo isso sem apelar para sangue esguichando, membros decepados e coisas do tipo. Não tem por onde, agora considero Halloween um filme de terror de arte onde o medo é a força motriz e incontrolável... nada mais importa, nem personagens, nem roteiro, nem conclusão... Basta Michael Myers aparecer imóvel para desaparecer imediatamente no take seguinte. Como Era Uma Vez no Oeste, Halloween foi concebido para ser uma homenagem (no caso, à Psicose do mestre Alfred Hitchcock), porém acabou virando referência absoluta.

John_Carpenter.jpg
O gênio em ação: John Carpenter no set de Halloween

É claro que toda essa sutileza desceu o ralo em Halloween II (1981), o primeiro filme de terror que eu assisti. Mas isso é outra história e fica pra outro post.

Certamente a Pris pode mudar de idéia e querer ver outros filmes de terror, mas uma coisa é certa: a sessão de Halloween com ela entrou para a história.

Dook2007-04-06 00:58:51
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Concordo plenamente, Dook! 16

 

Mas, mais do que a cena do arbusto, a cena que mais me perturbou em Halloween foi o momento em que Laurie deixa a chave sob o capacho da casa dos Myers e Michael passa rapidamente pela janela da porta, atrás de Laurie. Simples, porém altamente eficaz.

 

Agora, quanto às sequências do filme... todas carregam o estigma de ser apenas "mais um filme que tenta resgatar as glórias do original" ou tem algo que preste?

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O Halloween 2 é interessante... Não acho que ele tente resgatar o original, ele simplesmente continua o original, literalmente... Mas daí já é 1981, já tivemos 2 Sexta-Feira 13 e o mundo cinematográfico do terror está imerso no gore... A sequência do filme de Carpenter teve que se 'readequar' a esse contexto para ser 'ouvido'...

 

O 3 também possui algumas coisas beeeeem legais. É mais Carpenter que o 2. O problema mesmo começa a partir do 4, onde Halloween fica resumido a isso: Myers passando a faca na moçada. Embora hajam momentos inspirados na série, fica a impressão que a expressão 'utilizar o terror para fazer arte' ficou só no primeiro. 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Halloween H20 é bacana... Fecha uma espécie de trilogia que começou com o I e II. Não é uma OP, acho-o inferior ao II, mas é digno e decente (e tem a Janet Leigh em uma ponta fazendo uma espécie de Marion Crane 50 anos mais velha e dirigindo o mesmo carro de Psicose!!). Por mim a série pararia ali, pois quando os créditos sobem todas as pontas foram amarradas e chegou-se a uma definição definitiva, hehehe...

 

Mas daí veio aquela coisa Ressurreição que é um LIXO. Salva-se apenas a trilha sonora (que puxa o tema principal de Halloween sempre que pode). E acho que o novo Halloween vai seguir o mesmo caminho.
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...