Jump to content
Forum Cinema em Cena

Superman Returns


goldsmith
 Share

Recommended Posts

  • Members

OFF-TOPIC

Cinebiografia do primeiro Super-Homem da TV troca de título

 

 

george_reeves.jpgTruth, Justice and the American Way, filme que biografa o primeiro Super-Homem das telas, George Reeves (1914-1959), vai mudar de nome. O título substituto, segundo a produtora independente Focus Features, ainda não foi definido.

Segundo fontes do IGN Film Force, a Warner Bros., estúdio por trás dos filmes do Homem de Aço, estava ameaçando processar a Focus caso esta não parasse de usar o bordão. Ao que tudo indica, a última coisa que o estúdio quer para Superman - O retorno é ligá-lo ao combalido american way of life - aquela visão de mundo colorida dos anos 50, em que os EUA vencedores do Pós-Guerra propagavam sua democracia e sua cultura de massa como um nirvana existencial.

Se não há decisão acerca do novo nome, por outro lado, a pós-produção está quase terminada. Aparentemente, a montagem terminou e a trilha sonora será incluída na semana que vem. O lançamento acontece no fim do ano.

O filme será dirigido por Allen Coulter (A família Soprano) e tem roteiro de Paul Bernbaum, com revisão final de Howard Korder. A história detalhará a investigação da morte de Reeves (vivido por Ben Affleck) e a complexa relação do ator com o icônico papel que o tornou famoso na série de TV dos anos 50. Adrien Brody (O pianista) será o detetive encarregado de investigar o caso. Diane Lane será Toni Mannix, esposa do executivo do estúdio com quem o ator talvez tenha se envolvido amorosamente.

O seriado de 1952 chega este mês aos DVDs em Aventuras do Super Homem - 1a. temporada completa. A caixa pode ser comprada aqui.

Fonte: omelete.com.br
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Então, eu tenho o box com os tres filmes da série (o quarto não vem) e reassisti a todos ontem.

O que eu gostei:

-Christopher Reeve é fenomenal. Fiquei imaginando o que ele poderia fazer hoje, mais velho, mais encorpado e com a tecnologia moderna. Seria o Super perfeito. É ele que carrega o filme nas costas o tempo todo. Sem ele teria sido um fracasso.

-Margot Kidder é no máximo "simpática" em Superman 1. Mas nem um pouco memorável. Em Superman 2, ela está mais bonitinha e um pouco mais acida, existe uma melhora, mas a Lois Lane desses filmes realmente "ficou pra trás". O personagem envelheceu tanto quanto o filme. Hoje uma Lois mais dinamica, independente e feminista como a de Teri Hatcher é quase obrigatorio.

- O uniforme tem seus momentos toscos, certas tomadas em que ele parece demais uma fantasia ridicula de carnaval. Mas em várias tomadas ele realmente -funciona-, especialmente o escudo e a capa.

- Algumas cenas de voo são surpreendentemente boas pros padrões de hoje, palmas pros técnicos de então, que fizeram tudo sem empregar computadores.

- A trilha sonora é impecável. Muitas cenas medianas se transformam em cenas grandiosas graças a John William. Ele e Chris Reeve fizeram Superman ser Superman.

- O primeiro vôo de Lois continua sendo uma das minhas cenas favoritas de filme até hoje. Me causou calafrios de novo, depois de tanto tempo. A execução é magnifica. smiley32.gif

O que não funciona:

-O roteiro dos três filmes é patético. Tem boas ideias aqui e lá, mas os acontecimentos são corridos demais ou estão lá simplesmente pra justificar cenas futuras (como a morte de Johnattan Kent). O patriotismo desenfreado pode ser uma caracteristica do personagem, mas o mesmo poderia ter sido ignorado em função de outras aborgadens mais interessantes, já que não é do Capitão América que estamos falando. O tratamento dos personagens além de Lois e Clark é inexistente, e o dos protagonistas é superficial e caricato. O maior problema do roteiro é o fato de estar pendurado entre a comédia familiar e a aventura, por vezes se levando a sério e por horas fazendo uma auto-paródia. O resultado é uma confusão, não sabemos se devemos rir ou tentar levar a sério.

- O Lex Luthor de Hackman é intragável. Não pela interpretação, mas pelo modo como foi escrito. Parece oriundo das séries do Batman estreladas por Adam West, e ao coloca-lo ao lado da figura imponente de Reeve, o contraste fica ainda mais óbvio. Parece uma mistura de realidade com desenho animado, tal como Roger Rabbit ou Space Jam. Dificil crer que um bilionario com uma mente tão aguçada seja motivado simplesmente pelo ódio "as coisas como a justiça, igualdade e prosperidade". Um personagem vazio com gags sem graça, e comparsas igualmente desinteressantes.

- 90% dos efeitos especiais não ligados ao voô são risíveis. A gente entende, sem computador é tudo mais dificil. Mas alguns são tão distrativos que quebram a suspensão de realidade. Acho que Superman II sofre mais nesse aspecto. Fazer um duelo de titãs com efeitos impressos na pelicula é pra poucos. Funcionou em Star Wars, aqui não. Destaque para a patética corrida com o trem, Superman "levantando" a falha de San Andreas, a perda dos poderes na camara com a radiação de Krypton e o "arremesso" do escudo em Superman 2.

- Os novos poderes do Superman são injustificáveis. Voltar no tempo, beijos que dão amnésia, o já mencionada arremesso de escudo só funcionam pra tapar os buracos que ficariam no roteiro de outra forma. A falta de lógica ficcional em algumas situações é palpável. Por exemplo, porque Superman se importaria de dizer que "Krypton" é com "K" se a palavra não existe em ingles? Alias, devemos assumir que inglês é a lingua oficial de Krypton, já que nunca somos levados a crer o contrário. Coisa de roteirista amador.

- Outras falhas menores, como o casting do jovem Clark. Pelo visto Superman andou fazendo um tratamento cosmético em seus anos na Fortaleza. As "férias" de Lois em Superman 3, as diferenças conceituais entre os diretores, a falta de cenas de ação que não se apoiam em exemplos de ética e comportamento, as "catch phrases" ou frases de efeito deixadas por Super onde quer que vá, os dialogos fracos e previsíveis e vários outros detalhes.

 

Moral da história: Os tres filmes são fraquissimos. O que fica é somente o fantástico trabalho de Christopher Reeve, que realmente encarnou o personagem da maneira mais carismática possivel e nossa nostalgia, já que crescemos inspirados pelo Superman que ele construiu. smiley1.gif

 

RalphDamiani38749.6856018519
Link to comment
Share on other sites

  • Members

O cara disse tudo. :)

 

Parabens pela analise! Concordo com tudo o q vc disse, menos a brincadeira com o idioma de Kripton ehehe... me lembrou dos atolados que aceitam um macaco de 7 metros mas reclamam que o gelo nunca iria aguentar o peso do bicho... :)

 

Ah, e eu considero fracos apenas o I e o III (do box), pq eu realmente tenho ligacoes emocionais com o II. :)

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu concordo que é um detalhe bobo Chosen. Se o filme fosse superior em varios outros aspectos, provavelmente nem mencionaria. E uma liberdade artistica.

Mas o que aconteceria por exemplo, em filmes como Guerra dos Mundos, ou mesmo o proprio ET, se os aliens chegassem falando ingles fluente. No minimo, sentiriamos falta de uma cena onde fosse explicado que eles tem tradutores ou moduladores de vozes, graças a tecnologia superior.

Tem um episodio no desenho da Liga da Justiça em que os herois tem que usar tradutores pra entender a linguagem de outros povos. Se esse cuidado é aplicável em um desenho pra crianças de meia hora, é no minimo um sinal de que os tempos mudaram e que o publico é mais exigente.smiley1.gif

Outro detalhe como esse: Porque Jor-El mencionaria Einstein pro bebê Kal-El? Certamente os kryptonianaos não conhecem a lei da relatividade por causa de um cientista primitivo da Terra.

RalphDamiani38749.6928703704
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Entendo o seu ponto e acabo concordando com ele. Nao custaria muito ter explicado. Vai ver o ingles é a segunda lingua de Krypton ehehehe.. ou entao eles usaram o BabelFish (do Guia do Mochileiro das Galaxias), a prova irrefutavel que Deus nao existe... (quem leu o livro vai sacar)...

 

Sobre o Einstein, Talvez ele o tenha mencionado por estar monitorando a terra ha algum tempo. Sei la...alguma silly explanation so pra nao passar batido eheheh

 

Pra mim a cena do escudo que vira uma especie de rede para capturar aquele soldado de ZOD é bizarrissima. Beleza...tecnologia Kryptoniana a servico do bem, dá pra engolir..so nao da pra gostar eheheheh

 

ChosenOne38749.7074768519

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu concordo que é um detalhe bobo Chosen. Se o filme fosse superior em varios outros aspectos' date=' provavelmente nem mencionaria. E uma liberdade artistica.

Mas o que aconteceria por exemplo, em filmes como Guerra dos Mundos, ou mesmo o proprio ET, se os aliens chegassem falando ingles fluente. No minimo, sentiriamos falta de uma cena onde fosse explicado que eles tem tradutores ou moduladores de vozes, graças a tecnologia superior.

Tem um episodio no desenho da Liga da Justiça em que os herois tem que usar tradutores pra entender a linguagem de outros povos. Se esse cuidado é aplicável em um desenho pra crianças de meia hora, é no minimo um sinal de que os tempos mudaram e que o publico é mais exigente.smiley1.gif

Outro detalhe como esse: Porque Jor-El mencionaria Einstein pro bebê Kal-El? Certamente os kryptonianaos não conhecem a lei da relatividade por causa de um cientista primitivo da Terra.

[/quote']

realmente, essa do Einsten foi meio sem noção, eu fiquei tentando entender o pq kal el mencionou o Einsten

Entendo o seu ponto e acabo concordando com ele. Nao custaria muito ter explicado. Vai ver o ingles é a segunda lingua de Krypton ehehehe.. ou entao eles usaram o BabelFish (do Guia do Mochileiro das Galaxias)' date=' a prova irrefutavel que Deus nao existe... (quem leu o livro vai sacar)...

Sobre o Einstein, Talvez ele o tenha mencionado por estar monitorando a terra ha algum tempo. Sei la...alguma silly explanation so pra nao passar batido eheheh

Pra mim a cena do escudo que vira uma especie de rede para capturar aquele soldado de ZOD é bizarrissima. Beleza...tecnologia Kryptoniana a servico do bem, dá pra engolir..so nao da pra gostar eheheheh
[/quote']

foi mesmo, assim como os fatos voltarem atrás no I, mas o resto bacana, já que foi um filme fantasioso, foi muito bom!!

mas algumas coisas que o Ralph Damiani escreveu faz sentido, mas sobre os efeitos especiais, não da pra julga-los já que estamos acostumados a tecnologia bem mais avançada!!

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Os loucos invadiram o fórum.

Na boa, falem o que quiser dos filmes do Superman, é gosto e tal. Mas o primeiro filme é uma obra de arte reconhecida pelo público e pela crítica. O roteiro é quase impecável, a direção de Donner é excelente e criativa e Reeve é foda.
O filme tem sim resqícios da época, a ingenuidade e o patriotismo exacerbado, por exemplo... mas ainda sim é excelente.

Ah, claro que alguns efeitos parecem mais toscos... o mesmo ocorre com SW (77) e outros filmes da época... mas e daí?

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Loucos porque não concordam com você? smiley2.gif

Enfim, gosto não se discute mesmo, então nem vale a pena rebater no quesito roteiro. Quanto ao Donner, ele fez um trabalho bom. Repare que não critiquei a direção.

Mas a respeito de efeitos especiais, tem efeitos que não envelhecem. Podem ser melhorados, aprimorados, mas que funcionariam perfeitamente bem hoje em dia, cumprindo sua função na história. Até mesmo no próprio Superman I, como eu citei no meu post original, tem cenas de voo que funcionam bem até hoje. O que eu quis dizer é que alguns efeitos funcionam de forma contrária, fazendo você esquecer o filme por um momento e pensar: "Cara, olha esse "defeito" especial!"

Star Wars é um bom exemplo disso. Veio um ano antes e tirando a maquiagem dos aliens, o filme envelheceu muito pouco. Em parte por causa da qualidade atemporal dos cenários, mas também pela excelencia dos técnicos da Industrial Light and Magic, que fizeram obviamente um trabalho superior aos vistos nos três Supermans (feitos entre 78 e 83). Não é a toa que eles são até hoje a nata da nata na Industria de CGI. Compare a diferença técnica entre Superman 1 e 2 e Star Wars: A nova esperança e Star Wars: O Império contra-ataca. Eh gritante.

Citando outros filmes que tem varios efeitos especiais que não envelheceram, da era pré-digital: ET (1982), Aliens (1986), De volta para o futuro (1985), Blade Runner (1982), O Império Contra-Ataca (1980), Caçadores da Arca Perdida (1981), O Exterminador (1984), Uma Cilada para Roger Rabbit (1988).

Até mesmo na era digital isso se aplica. A cena na chuva com o tiranossauro em Jurassic Park (93, há mais de 10 anos) ainda é uma das melhores aplicações de computação gráfica vistas no cinema, na minha opinião.

PS: Não estou falando que todos os efeitos não envelheceram, mas de uma média geral e comparativa.

RalphDamiani38749.7603125
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Tem um episodio no desenho da Liga da Justiça em que os herois tem que usar tradutores pra entender a linguagem de outros povos. Se esse cuidado é aplicável em um desenho pra crianças de meia hora' date=' é no minimo um sinal de que os tempos mudaram e que o publico é mais exigente.smiley1.gif[/quote']

smiley32.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Outra atuação que não envelheceu, como era de se esperar, é do Marlon Brandon. Ele era o cara, realmente. Dignidade e autoridade, imposição de voz, dicção impecável, mesmo vestido com uma roupa fuosforescente.

Já a atriz que faz a Lara...aquela mistura de Sigourney Weaver com Cindy Lauper não colou mesmo...o primeiro pensamento que me ocorreu quando ela aparece com o Kal-El no colo foi "kryptonian hooker". A maquiagem dos anos 80 não perdoa...

RalphDamiani38749.802349537
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Num é a toa que reaproveitarão Brando como jor-el de novo!! o cara é meio que insubstituivel, quer dizer, só um poderia substituí-lo. Já foi dito e redito que Reeve teria uma participação no filme e inclusive andaria, tenho 90% de certeza que o Singer o daria o papel de Jor-el, ficaria emocionante!!!

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Loucos porque não concordam com você? smiley2.gif

Enfim' date=' gosto não se discute mesmo, então nem vale a pena rebater no quesito roteiro. Quanto ao Donner, ele fez um trabalho bom. Repare que não critiquei a direção.

Mas a respeito de efeitos especiais, tem efeitos que não envelhecem. Podem ser melhorados, aprimorados, mas que funcionariam perfeitamente bem hoje em dia, cumprindo sua função na história. Até mesmo no próprio Superman I, como eu citei no meu post original, tem cenas de voo que funcionam bem até hoje. O que eu quis dizer é que alguns efeitos funcionam de forma contrária, fazendo você esquecer o filme por um momento e pensar: "Cara, olha esse "defeito" especial!"

Star Wars é um bom exemplo disso. Veio um ano antes e tirando a maquiagem dos aliens, o filme envelheceu muito pouco. Em parte por causa da qualidade atemporal dos cenários, mas também pela excelencia dos técnicos da Industrial Light and Magic, que fizeram obviamente um trabalho superior aos vistos nos três Supermans (feitos entre 78 e 83). Não é a toa que eles são até hoje a nata da nata na Industria de CGI. Compare a diferença técnica entre Superman 1 e 2 e Star Wars: A nova esperança e Star Wars: O Império contra-ataca. Eh gritante.

Citando outros filmes que tem varios efeitos especiais que não envelheceram, da era pré-digital: ET (1982), Aliens (1986), De volta para o futuro (1985), Blade Runner (1982), O Império Contra-Ataca (1980), Caçadores da Arca Perdida (1981), O Exterminador (1984), Uma Cilada para Roger Rabbit (1988).

Até mesmo na era digital isso se aplica. A cena na chuva com o tiranossauro em Jurassic Park (93, há mais de 10 anos) ainda é uma das melhores aplicações de computação gráfica vistas no cinema, na minha opinião.

PS: Não estou falando que todos os efeitos não envelheceram, mas de uma média geral e comparativa.

[/quote']

realmente, os efeitos do jurassic park foram magnificos, principalmente nessa cena, pra mim, os melhores bichos gerados por computador até hoje!!

Link to comment
Share on other sites

  • Members

realmente' date=' essa do Einsten foi meio sem noção, eu fiquei tentando entender o pq kal el mencionou o Einsten[/quote']

Na verdade, pra mim ficou claro que Jor El conhecia a fundo a civilização da Terra, não à toa aquele brilhante diálogo com Lara e a certeza de mandar Kal Elpra cá...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Loucos porque não concordam com você? smiley2.gif

Não merece réplica.

Mas a respeito de efeitos especiais' date=' tem efeitos que não envelhecem. Podem ser melhorados, aprimorados, mas que funcionariam perfeitamente bem hoje em dia, cumprindo sua função na história. Até mesmo no próprio Superman I, como eu citei no meu post original, tem cenas de voo que funcionam bem até hoje. O que eu quis dizer é que alguns efeitos funcionam de forma contrária, fazendo você esquecer o filme por um momento e pensar: "Cara, olha esse "defeito" especial!"[/quote']

Concordo, mas acredito que apenas a cena das pedras rolando para deter a água da represa no final do filme possa ser enquadrada  como "defeito". Essa sim se percebe uma nítida maquete. Tirando essa... bom, o filme foi indicado ao Oscar de efeitos não foi?

Star Wars é um bom exemplo disso. Veio um ano antes e tirando a maquiagem dos aliens' date=' o filme envelheceu muito pouco.[/quote']

Também concordo, embora eu prefira um milhão de vezes o Yoda de borracha àquela boneco digital lamentável e sem vida.

Citando outros filmes que tem varios efeitos especiais que não envelheceram' date=' da era pré-digital: ET (1982), Aliens (1986), De volta para o futuro (1985), Blade Runner (1982), O Império Contra-Ataca (1980), Caçadores da Arca Perdida (1981), O Exterminador (1984), Uma Cilada para Roger Rabbit (1988).[/quote']

Concordo, mas todos, em algum momento possuem efeitos que envelheceram...
Eu não excluiria o filme do Super do hall desses daí não...
Os efeitos físicos de vôo do primeiro filme ainda são impecáveis...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Tem um episodio no desenho da Liga da Justiça em que os herois tem que usar tradutores pra entender a linguagem de outros povos. Se esse cuidado é aplicável em um desenho pra crianças de meia hora' date=' é no minimo um sinal de que os tempos mudaram e que o publico é mais exigente.smiley1.gif[/quote']

smiley32.gif

É outra época né gente?

Link to comment
Share on other sites

  • Members

realmente' date=' essa do Einsten foi meio sem noção, eu fiquei tentando entender o pq kal el mencionou o Einsten[/quote']

Na verdade, pra mim ficou claro que Jor El conhecia a fundo a civilização da Terra, não à toa aquele brilhante diálogo com Lara e a certeza de mandar Kal Elpra cá...

é, tudo bem, mas acho que ele falaria a respeito de um cientista kriptoniano e não de um terraqueo, mas tudo bem, acho que vc está certo!!

Link to comment
Share on other sites

  • Members

É complicado a gente avaliar aos olhos de hoje um filme lançado em 1978. Diferente de Star Wars que trata bem mais de ficção científica, Superman era um filme de super-herói. Eu também identifico diversos pontos no roteiro que são execraveis. Porém, quando vamos analisar qualquer coisa (filmes, histórias em quadrinhos, livros...etc) temos de voltar a época e verificar o quanto aquilo fazia parte da vida das pessoas (na época). Hoje vivemos em um mundo diferente. Nossas crianças aprendem coisas que nem os adolecentes naquela época sonhavam....Fico imaginando a expectativa das pessoas na época, para um tipo de filme que não tinha muita força no mercado (filmes de super-heróis).Tanto, que a principio a Warner se recusou a fazer o filme, ficando somente com a distribuição.

Resumindo...É natural um filme de super herói de 1978 ter uma história patriota e "bobinha" em alguns pontos. Mas se formos ver o quanto esse filme teve de aceitação (de critica e publico) temos que dar o braço a torcer que é no minimo bom.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Tem um episodio no desenho da Liga da Justiça em que os herois tem que usar tradutores pra entender a linguagem de outros povos. Se esse cuidado é aplicável em um desenho pra crianças de meia hora' date=' é no minimo um sinal de que os tempos mudaram e que o publico é mais exigente.smiley1.gif[/quote']

smiley32.gif

Acho complicado a gente comparar esse episódio com os filmes e o seriado(pois na 5ª temporada de Smallville os kryptonianos falam inglês) do Superman. Na Liga da Justiça eles tem tecnologia e um cara que faz muita diferença no uso dela: Batman.

Ja imaginou (e se imagine uma criança em 1978 e 1980) assistir a Superman II com uma boa parte com legenda? E outra: o Superman não anda com um tradutor kryptoniano embaixo do braço no filme (e tambem não faria diferença, pois ele só encontra o Zod na segunda metade do filme...).

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Tem um episodio no desenho da Liga da Justiça em que os herois tem que usar tradutores pra entender a linguagem de outros povos. Se esse cuidado é aplicável em um desenho pra crianças de meia hora' date=' é no minimo um sinal de que os tempos mudaram e que o publico é mais exigente.smiley1.gif[/quote']

smiley32.gif

Acho complicado a gente comparar esse episódio com os filmes e o seriado(pois na 5ª temporada de Smallville os kryptonianos falam inglês) do Superman. Na Liga da Justiça eles tem tecnologia e um cara que faz muita diferença no uso dela: Batman.

Ja imaginou (e se imagine uma criança em 1978 e 1980) assistir a Superman II com uma boa parte com legenda? E outra: o Superman não anda com um tradutor kryptoniano embaixo do braço no filme (e tambem não faria diferença, pois ele só encontra o Zod na segunda metade do filme...).

civilização avançada poliglota?

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...