Members Forasteiro Posted January 5, 2009 Members Report Share Posted January 5, 2009 Lista muito bacana' date=' Felipe. As duas, na verdade. Por mais que nossas coincidências não tenham sido muitas... não há nada da lista que eu discorde. E parece ser uma lista bem honesta. É bom ter pessoas com o Felipe aqui no fórum [/quote'] hehe, listas honestas. Eu menti pra caramba na minha. Quote Link to comment
Members Tensor Posted January 5, 2009 Members Report Share Posted January 5, 2009 Mas não entendi o lance de listas honestas também. heheh Ih, não comentei um monte. Mas das resenhas acho que o único que vi foi o Herói, que o foras escreveu. Tsc, tsc... triste ver um cara assim regredindo. Quote Link to comment
Mr. Scofield Posted January 5, 2009 Report Share Posted January 5, 2009 Gerry começa. A câmera' date=' estática, acompanha um carro na estrada. 5 minutos depois a câmera ainda acompanha o carro na estrada, e eu já não vejo a hora de o filme acabar. Isso basicamente resume minha experiência com Gerry. Revendo-o para essa resenha peguei no sono duas vezes e tive que recomeçar o filme depois. As cenas são todas extremamente longas, filmadas com a câmera parada, de uma distância que mal se vê os dois atores, que, por sinal, passam a maior parte do tempo calados. Não que eu tenha nada contra filmes lentos, ou que demoram mais pra desenvolver sua narrativa... mas o que exatamente Van Sant desenvolve aqui? O filme não atinge um mínimo de comunicação comigo. O que eu poderia possivelmente tirar de Matt Damon e Casey Affleck andando de um lado pro outro da tela, e voltando, permanece uma incógnita pra mim. Você os assiste caminhando, descansando, discutindo sobre qual caminho tomar (direita ou esquerda?). Com certeza existem inúmeras teorias sobre o grande e nobre propósito de Sant com tudo, mas, sinceramente, acho que mesmo se o filme fizesse algum sentido ainda não compensaria o caráter sonolento das andanças dos protagonistas. Não consigo evitar a idéia de que a motivação do diretor aqui era simplesmente se transformar em alguém extremamente off e se distanciar se um passado obscuro (Psicose?) Pelo menos a linha o levou a alguém lugar depois, achando o caminho com Elefante. [/quote'] Bom, Gerry faz parte de uma trilogia desenvolvida por Van Sant que, apesar de ser conhecida como a Trilogia da Morte (Gerry, Elefante e Last Days) como o pessoal provavelmente sabe, na minha opinião, se fundamenta exatamente no elemento falho para o felipe, que é a transportação para a tela por parte oo espectador, a qual, profundamente imerso no ambiente onde seus personagens (sempre em situações difíceis ou inóspitas) se insere nos mesmos dilemas dos protagonistas e vivencia cada segundo de seus dramas particulares, incitando reflexões graves, difíceis e pesadas e muitas vezes inconclusivas sobre vida, morte, valorização, pontos de vista e outros. Gerry é um filme onde o silêncio e o tempo são fundamentais para uma conexão inevitável espectador-personagens, a solidão e as condições naturais são exploradas a esmo e de forma magnífica. O "tédio" de um take extremamente longo é essencial para que ele sinta o drama dos rapazes e reflita sobre as consequências de seus atos, que se agravam a cada instante. Não há nada mais poderoso que isso em minha opinião, é simplesmente brilhante. Me lembro ainda de uma cena espetacular onde os garotos começam a caminhar à noite, já sem forças depois das longas horas de caminhada e as condições temporais criam um magnífico diálogo com o desgaste físico e emocional que chega a ser irretocável. Com o passar das horas a tela começa gradativamente a exibir os primeiros raios de luz do sol, mais tarde proporcionando uma claridade maior, onde você consegue enxergar os traços físicos lentamente dos personagens na qual em cada marca, cada expressão reflete tudo o que passavam. Mais tarde o sol se tornaria escaldante e o impacto disso é muito mais forte. Lindo, lindo mesmo como o cinema é capaz de reproduzir e redefinir com elementos completamente diferentes cada detalhe de algo que não é reproduzível de forma direta . Filme maravilhoso. Quote Link to comment
Members Perucatorta Posted January 5, 2009 Members Report Share Posted January 5, 2009 Não falem mal de Soldado Ryan. É genial. Manipulativo, simplista e foda-se, porque nesse caso isso não importa. Ele é a tripa pra fora do cara na praia, o filme de guerra definitivo e fiel ao que quer ser. Apenas um filme de guerra, sem metáforas, um tiro na testa sem capacete. O Spilba pode passar o resto da vida fazendo Hooks e terá crédito eterno comigo.Perucatorta2009-01-05 09:38:55 Quote Link to comment
Mr. Scofield Posted January 5, 2009 Report Share Posted January 5, 2009 Mas não entendi o lance de listas honestas também. heheh Ih' date=' não comentei um monte. Mas das resenhas acho que o único que vi foi o Herói, que o foras escreveu. Tsc, tsc... triste ver um cara assim regredindo. [/quote'] Quem? Você não vendo os filmes ou o Foras mentindo? A propósito, Soldado Ryan é uma bosta, Peruca. E quanto a ser filme definitivo de guerra, oxe. Mr. Scofield2009-01-05 09:55:23 Quote Link to comment
Members Dook Posted January 5, 2009 Members Report Share Posted January 5, 2009 Não... essa alcunha pertence a Platoon... Sorry, não pude resistir... Quote Link to comment
Members Perucatorta Posted January 5, 2009 Members Report Share Posted January 5, 2009 A propósito' date=' Soldado Ryan é uma bosta, Peruca. E quanto a ser filme definitivo de guerra, oxe. [/quote'] Não é não, Ivetinha E ponto final, porque eu estou certo, certo e certo... Quote Link to comment
Mr. Scofield Posted January 5, 2009 Report Share Posted January 5, 2009 A propósito' date=' Soldado Ryan é uma bosta, Peruca. E quanto a ser filme definitivo de guerra, oxe. [/quote'] Não é não, Ivetinha E ponto final, porque eu estou certo, certo e certo... Peruca, até hoje não entendeu que sou o único certo aqui? Afff. Inclusive está errado o felipe, porque Gerry é op. Quote Link to comment
Members -felipe- Posted January 5, 2009 Members Report Share Posted January 5, 2009 Scofield, confesso que se ainda não tivesse visto Gerry seu comentário teria me deixado altamente motivado. Quote Link to comment
Mr. Scofield Posted January 5, 2009 Report Share Posted January 5, 2009 Olha, eu acho que a principal característica de um filme é justamente o que você sente quando assiste. No final você consegue se perguntar: eu me diverti? Eu me entreti? O que eu esperava sentir quando aluguei o filme e o que eu DE FATO senti? O que o diretor fez para que eu sentisse isso? Quando você começa a pensar assim se inicia a desconstrução daquele conceito de que um filme bom tem que ter um roteiro refinado ou mesmo lógica na construção da estória ou coerência na concepção de um personagem. Você gostou do meu comentário porque eu me conectei enormemente com o filme, apreciei cada momento, interagi com os personagens, senti um pouco do que parecem ter sentido, o que o diretor gostaria de me transmitir ali foi transmitido com sucesso. Daí tudo passa a fazer sentido, parecem peças de um grande quebra cabeças construído ao contrário (eu gostei...mas por que gostei? e aí você vai começando a procurar as peças!). Provavelmente se eu ler alguém defendendo Carne Trêmula, filme que critiquei do Almodóvar (ou mesmo o que considero chatíssimo Fale com Ela) as situações se inverteriam. Eu não consigo interagir com nada nos filmes do espanhol, fico pedindo a morte esperando acabar, um sono insuportável e às vezes até pauso algumas vezes. Um verdadeiro martírio. Talvez por isso seja tão difícil escrever mal sobre alguma coisa que muita gente gosta. E na verdade é uma grande besteira. Acho que o Temporada tá aí justamente para provar que não existem unanimidades e que é possível sim falar mal de um filme que todo mundo idolatra usando comentários pertinentes. Mas não consigo resistir: você assistiu a Last Days, o último da trilogia (e o melhor na minha opinião?) Quote Link to comment
Members -felipe- Posted January 5, 2009 Members Report Share Posted January 5, 2009 Sim, e a sensação foi basicamente a mesma de Gerry. Da trilogia só gostei - e bastante - de Elefante (o que, pensando bem, nem faz tanto sentido, seria mais lógico se eu odiasse toda a trilogia rs). Mas meu favorito do Sant continua sendo Paranoid Park. -felipe-2009-01-05 13:59:34 Quote Link to comment
Members Tensor Posted January 5, 2009 Members Report Share Posted January 5, 2009 Mas não entendi o lance de listas honestas também. heheh Ih' date=' não comentei um monte. Mas das resenhas acho que o único que vi foi o Herói, que o foras escreveu. Tsc, tsc... triste ver um cara assim regredindo. [/quote']Quem? Você não vendo os filmes ou o Foras mentindo? nenhum dos dois. mas sim ver uma pessoa começar a gostar daquele arco-íris sonolento que é esse herói. deve ser influencia dos italianos. Quote Link to comment
Members -THX-1341325107 Posted January 5, 2009 Members Report Share Posted January 5, 2009 Minha lista dos mais adorados. Sempre fica faltando alguma coisa, mas basicamente é essa. Eu não coloquei Barry Levinson porque só tem dois filmes dele que eu gosto, e embora ele tenha feito obras excelentes como Esfera, não chega a ser um grande diretor perto desses outros da minha lista. Melhores filmes dos melhores diretores: Mel Gibson (A Paixão de Cristo e Coração Valente) Steven Spielberg (Prenda-me Se For Capaz, Minority Report, A Lista de Schindler e Guerra dos Mundos) Roland Emmerich (O Dia Depois de Amanhã, O Patriota e Independence Day) Frank Darabont (À Espera de um Milagre, Um Sonho de Liberdade e Cine Majestic) Robert Zemeckis (Trilogia De Volta Para o Futuro, Contato, Forrest Gump e Náufrago) Tim Burton (A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça, Batman - O Retorno, Edward Mãos de Tesoura, A Fantástica Fábrica de Chocolate e Batman) Peter Jackson (Trilogia O Senhor dos Anéis e King Kong) Ridley Scott (Blade Runner, Alien: O Oitavo Passageiro e Gladiador) Gore Verbinski (Trilogia Piratas do Caribe e Um Ratinho Encrenqueiro) M. Night Shyamalan (A Vila, Corpo Fechado e Sinais) Quote Link to comment
Members Angelo Voorhees Posted January 5, 2009 Members Report Share Posted January 5, 2009 Emmerich? E cadê os odiados? Quote Link to comment
Members -THX-1341325107 Posted January 5, 2009 Members Report Share Posted January 5, 2009 Os mais odiados pretendo postar depois. Posta a sua lista também Angelo. Quote Link to comment
Members Perucatorta Posted January 5, 2009 Members Report Share Posted January 5, 2009 Lista bem underground hein? Isso não é uma crítica, gosto de boa parte dos filmes citados. Quote Link to comment
Members ltrhpsm Posted January 5, 2009 Members Report Share Posted January 5, 2009 Claham!; lista honesta a da -THX-. Vicking, you liar.ltrhpsm2009-01-05 17:22:07 Quote Link to comment
Members Administrator Posted January 5, 2009 Members Report Share Posted January 5, 2009 Lista da sachê = THX. rs Lista do Vitor = Vitor. Nunca vi pessoa tão jovem e completamente desconhecedora dos filmes pops. rsrs Queria ver a sua lista dos odiados, sachê. Postaí. Quote Link to comment
Members Angelo Voorhees Posted January 5, 2009 Members Report Share Posted January 5, 2009 Os mais odiados pretendo postar depois. Posta a sua lista também Angelo. Não tenho 10 diretores adorados, muito menos 10 odiados. Quote Link to comment
Beckin Posted January 5, 2009 Report Share Posted January 5, 2009 Muito boa a lista do Felipe, gostei do Allen em primeiro. Só o Mendes que tá muito alto e o Almodovar podia ir pro outro lado -- Ps: Listas da THX sem menção a esfera não são listas da THX . Ps 2: Faz um top 5 então aí Angelo!Beckin2009-01-05 19:36:39 Quote Link to comment
Mr. Scofield Posted January 5, 2009 Report Share Posted January 5, 2009 Agora que vou começar a passear pelas listas. Primeiro a do Tensor... Adorados 01. Woody Allen (Memórias) - Não assisti Memórias, não sei também se ele realmente é o primeiro colocado do Tensor, se for, já é herege. Acho, entretanto, que é daquelas fases do Allen que eu não gosto, certo? Enfim, é um herege mesmo. 02. Quentin Tarantino (Pulp Fiction) - muito bom filme, se não tivesse Tarantino não era Tensor. Mas, engraçado, sempre achei que Cães de Aluguel tivesse mais sua cara. 03. David Cronenberg (Marcas da Violência) - bom filme, bela resenha 04. Joel e Ethan Coen (Barton Fink) - vi pouquíssima coisa dos Cohen e gosto de tudo, mas não assisti aos mais badalados até a pouco tempo atrás (Barton Fink e Fargo) 05. Brian De Palma (Blow Out) - Gosto muito de Scarface e Femme Fatale () também. Não vi Blow Out até hoje, ao menos que me lembre. 06. Abel Ferrara (Vício Frenético) - Só vi a refilmagem de Body Snatchers e não gosto de jeito nenhum 07. Sergio Leone (3 Homens em Conflito) - Diretor fantástico, filme perfeito. 08. Richard Linklater (Antes do Pôr do Sol) - Olha, o Linklater entraria fácil em uma lista maior. Antes do Pôr do Sol é magnífico, mas tenho que lembrar-me do fabuloso Tape também. Na verdade eu gosto até de Fast Food Nation, que assisti em Floripa. 09. Stanley Kubrick (O Iluminado) - Altos e baixos pra mim, mas muito mais altos, meu preferido é Paths of Glory e odeio O Iluminado, como já exaustivamente comentado. 10. David Lynch (Cidade dos Sonhos) - outro diretor fantástico. Acho Império superior, mas Cidade é extraordinário também. Quote Link to comment
Nacka Posted January 5, 2009 Author Report Share Posted January 5, 2009 Melhores diretores:1. Woody Allen (Annie Hall' date=' Desconstruindo Harry, Crimes e Pecados)2. Martin Scorsese (Touro Indomável, O Aviador, Os Bons Companheiros)3. Billy Wilder (Crepúsculo dos Deuses, Quanto Mais Quente Melhor, Inferno nº 17)4. Stanley Kubrick (Laranja Mecânica, 2001, Barry Lyndon)5. Sam Mendes (Beleza Americana, Foi Apenas um Sonho, Soldado Anônimo)6. Paul Verhoeven (Instinto Selvagem, A Espiã, Robocop)7. Bob Fosse (All That Jazz, Lenny, Cabaret)8. Pedro Almodóvar (Tudo Sobre Minha Mãe, Fale com Ela, A Má Educação)9. Vincente Minnelli (Agora Seremos Felizes, A Roda da Fortuna, Assim Estava Escrito)10. Christopher Nolan (O Grande Truque, Amnésia, O Cavaleiro das Trevas)Piores diretores:1. Jorge Hernandez Aldana (O Búfalo da Noite)2. Richard Fleischer (O Fantástico Dr. Dolittle)3. Rod Hardy (Um Verão para toda Vida)4. Mike Newell (O Amor nos Tempos de Cólera)5. Roland Emmerich (Independence Day)6. Mel Gibson (Apocalypto)7. Tony Richardson (Um Hotel Muito Louco)8. Chris Columbus (Rent)9. Ron Howard (O Código Da Vinci, A Luta pela Esperança)10. Gus Van Sant (Gerry, Até as Vaqueiras Ficam Tristes)Gerry começa. A câmera, estática, acompanha um carro na estrada. 5 minutos depois a câmera ainda acompanha o carro na estrada, e eu já não vejo a hora de o filme acabar. Isso basicamente resume minha experiência com Gerry. Revendo-o para essa resenha peguei no sono duas vezes e tive que recomeçar o filme depois. As cenas são todas extremamente longas, filmadas com a câmera parada, de uma distância que mal se vê os dois atores, que, por sinal, passam a maior parte do tempo calados. Não que eu tenha nada contra filmes lentos, ou que demoram mais pra desenvolver sua narrativa... mas o que exatamente Van Sant desenvolve aqui? O filme não atinge um mínimo de comunicação comigo. O que eu poderia possivelmente tirar de Matt Damon e Casey Affleck andando de um lado pro outro da tela, e voltando, permanece uma incógnita pra mim. Você os assiste caminhando, descansando, discutindo sobre qual caminho tomar (direita ou esquerda?). Com certeza existem inúmeras teorias sobre o grande e nobre propósito de Sant com tudo, mas, sinceramente, acho que mesmo se o filme fizesse algum sentido ainda não compensaria o caráter sonolento das andanças dos protagonistas. Não consigo evitar a idéia de que a motivação do diretor aqui era simplesmente se transformar em alguém extremamente off e se distanciar se um passado obscuro (Psicose?) Pelo menos a linha o levou a alguém lugar depois, achando o caminho com Elefante.---Foi difícil organizar essas listas. Na de melhores, por exemplo, vários diretores que eu gosto muito ficaram de fora, e foi difícil estabelecer um parâmetro (se é que há algum). Na de piores fiquei sem criatividade, juntei alguns filmes péssimos e alguns diretores medíocres, e Howard e Sant entraram mesmo já tendo feito filmes que gosto bastante (como Uma Mente Brilhante e Paranoid Park, respectivamente) então foi mais pelos filmes especificados mesmo.[/quote'] Bravo Felipe! Ótima lista. Dos odiados e vistos concordo com todos. Por mim Apocalypto figuraria entre os piores filmes já vistos até o fim do milênio... A lista da THX é... a lista da THX. De qualquer forma pediria aos demais que não estão incluídos na Temporada que postassem suas listas em outro lugar. Afinal, deu um trabalhão convidar meio fórum e receber recusas com as mais elaboradas desculpas... aliás não entendo porque você postou sua lista TXH, você foi uma das convidadas que recusou o convite. Nada contra... mas se não quis participar na ocasião, agora passou... Deadman a bola está com você, próxima e última lista. Quote Link to comment
Members Angelo Voorhees Posted January 5, 2009 Members Report Share Posted January 5, 2009 Ps 2: Faz um top 5 então aí Angelo! Pro Nacka não brigar: Quote Link to comment
Members -felipe- Posted January 6, 2009 Members Report Share Posted January 6, 2009 Muito boa a lista do Felipe' date=' gostei do Allen em primeiro. Só o Mendes que tá muito alto e o Almodovar podia ir pro outro lado [/quote']Pô, eu gosto muito do Mendes, o cara só fez 4 filmes e eu acho todos ótimos. E não gosta do Almodovar? Quote Link to comment
Beckin Posted January 6, 2009 Report Share Posted January 6, 2009 Eu não desgosto do Mendes tbm, mas não gosto tanto dele como de outros que andaram surgindo por aí há pouco tempo. Do Almodovar eu não gosto não, heh, tirando Volver. --- Vi o top lá Angelo. Gostei da menção ao Peter Jackson no lado B, mas adoro os dois Kill Bill e os dois primeiros Homem Aranha, por exemplo. Forçou no Linklater ali vai Quote Link to comment
Recommended Posts