Jump to content
Forum Cinema em Cena

Touradas - Contra ou a Favor?


Moviolavídeo
 Share

Recommended Posts

  • Members

Quer ver um (nem responda, porque é extremamente polêmico, é só para refletir): o uso de camisinha é um atentado contra a vida segundo os católicos, pois pode impedir que uma criança nasça. Então é errado usá-la e essa é uma verdade universal.
[/quote']

 

a igreja católica está errada. Não há polêmica nenhuma nisso.

Há uma diferença entre impedir que a vida seja gerada e tirar a vida. A questão é pontual.
Link to comment
Share on other sites

 

Quer ver um (nem responda, porque é extremamente polêmico, é só para refletir): o uso de camisinha é um atentado contra a vida segundo os católicos, pois pode impedir que uma criança nasça. Então é errado usá-la e essa é uma verdade universal.

[/quote']

 

a igreja católica está errada. Não há polêmica nenhuma nisso.

Há uma diferença entre impedir que a vida seja gerada e tirar a vida. A questão é pontual.

Claro que há polêmica. Discuta com um católico ferrenho a respeito para você ver o que é um atentado contra a vida para ele (palavras que você mesmo usou) para ele.

Ah, nesse caso a Igreja Católica está errada. Que bom que existem pessoas como você que estão aí para nos falar a verdade sobre tudo. 06

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acho que é errado considerar Deus numa discussão dessas.

 

 

 

Se não me engano o Deus Cristão considera que os animais não tem alma e servem ao homem, claro que um ato desse não deixa de ser crueldade, mas eles estão aqui pra comermos eles e aproveitarmos o que eles podem nos dar, desde trabalho à alimento e companhia.

 

 

 

As vezes eu penso, sorte do cachorro que é engraçado e com personalidade amiga ... coitada da vaca!

 

 

 

Acho errado touradas, farra do boi [muito comum aqui em SC, principalmente em Florianópolis com a cultura açoriana], matadouros, frigoríficos. Qualquer coisa que escravize o animal.Fran Pierri2010-04-26 14:35:59

Link to comment
Share on other sites

 

 

Matar touro só pelo privilégio de mostrar força e "inteligência" perante uma platéia é cultura até posso tentar compreender' date=' menos aceitar. Mas isto não quer dizer que devemos praticar tal atrocidades por milênios.

 

O ser humano evolui social e culturalmente e hoje esta prática não é mais aceitável pela grande maioria dos povos (ou não deveria pelo menos). Mas enfim... Até os circus hoje em dia não possuem mais espetáculos que usam animais (veja o caso do sucesso do Cirque de Soleil que faz espetáculos só com a criatividade humana).

 

Devemos erradicar tais práticas porque hoje o homem está mais conscientes de sua condição neste planeta e que todos os seres vivos merecem repeito. Leva tempo é claro e eu tenho de me redimir porque também não abri mão do meu bife ao almoço. Mas vamos combinar que é outra situação.

 

Só para salienter: SOU CONTRA ESPETÁCULOS QUE UTILIZEM ANIMAIS PARA SACRIFÍCIO OU QUE SACRIFIQUEM ANIMAIS PARA O NOSSO DIVERTIMENTO.

 

[/quote']

Não, não vamos. Você já viu como eles abatem um boi? 06

Cara, estou mala demais hoje. Parei. 06

 

Acho que é errado considerar Deus numa discussão dessas.

 

 

 

Se não me engano o Deus Cristão considera que os animais não em alma

e servem ao homem' date=' claro que um ato desse não deixa de ser crueldade,

mas eles estão aqui pra comermos eles e aproveitarmos o que eles podem

nos dar, desde trabalho à alimento e companhia.

 

 

 

As vezes eu penso, sorte do cachorro que é engraçado e com

personalidade amiga ... coitada da vaca!

[/quote']

 

Você não entendeu. Deus é questão de ponto de vista. Alguns acreditam e outros não, o que tem a ver é a fé. Ou seja, impor qualquer coisa como verdade é impor a vontade de alguém sobre os outros.

 

Eu não comeria uma barata, e você?

 

A Vaca é sagrada na Índia. Lá elas são sortudas. 06

 

Ok, parei mesmo agora. 06

 

 

Mr. Scofield2010-04-26 14:38:57

Link to comment
Share on other sites

  • Members

É outra coisa sim Mr. A humanidade é carnívora desde os homens das cavernas ha milhares de anos e era uma questão de sobrevivênci. Claro que naquela época a morte dos animais era só pra consumo imediato e não como meio lucrativo dos abatedouros. Mas ai também é outra história... Usar touros nestes espetáculos é recente. Segundo pesquisa realizada pela superinteressante consta:

 

O registro mais antigo de algo semelhante às touradas atuais só

aparece em 1135, como parte dos festejos da coroação de Afonso VII, rei

de Leão e Castela.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

É outra coisa sim Mr. A humanidade é carnívora desde os homens das cavernas ha milhares de anos e era uma questão de sobrevivênci. Claro que naquela época a morte dos animais era só pra consumo imediato e não como meio lucrativo dos abatedouros. Mas ai também é outra história... Usar touros nestes espetáculos é recente. Segundo pesquisa realizada pela superinteressante consta: O registro mais antigo de algo semelhante às touradas atuais só

 

aparece em 1135' date=' como parte dos festejos da coroação de Afonso VII, rei

 

de Leão e Castela.

 

[/quote']

 

 

 

Na verdade o homem se tornou ONÍVORO quando parou de ser nômade e começou a se fixar e plantar e domesticar animais.

 

 

 

Mas enfim, isso é algo que realmente não dá pra saber ao certo.

 

 

 

Só acho que comer carne hoje é se matar aos poucos, não entra só a questão animal e a crueldade dos abatedouros, mas os hormônios injetados nas carnes, antibióticos e tudo mais.

 

 

 

Uma questão interessante vi no documentário que postei ali em cima e seria interessante ver:

 

 

 

Coloque numa sala uma criança com fome, junto com ela coloque uma maçã e um coelhinho, o que ela irá comer?

 

 

 

Coloque numa outra sala um filho de tigre com fome e junto com ele coloque uma macã e um coelhinho. O que o tigre vai comer?Fran Pierri2010-04-26 15:01:09

Link to comment
Share on other sites

 

É outra coisa sim Mr. A humanidade é carnívora desde os homens das cavernas ha milhares de anos e era uma questão de sobrevivênci. Claro que naquela época a morte dos animais era só pra consumo imediato e não como meio lucrativo dos abatedouros. Mas ai também é outra história... Usar touros nestes espetáculos é recente. Segundo pesquisa realizada pela superinteressante consta:

 

O registro mais antigo de algo semelhante às touradas atuais só

aparece em 1135' date=' como parte dos festejos da coroação de Afonso VII, rei

de Leão e Castela.

[/quote']

Creio ser diferente você ser um homem das cavernas, sair para caçar seu próprio alimento para consumo imediato (inclusive o seu conceito justifica para mim as tribos canibais amazônicas e destitui eles do caráter maldoso ou cruel, olha que interessante!). Não se compara isso com a carne processada a que temos acesso no supermercado hoje. Muitos nem imaginam o que está por trás daquilo.

 

Quanto ao fator histórico, vou parafrasear você mesmo:

 

O ser humano evolui social e culturalmente e hoje esta prática não é

mais aceitável pela grande maioria dos povos (ou não deveria pelo

menos). Mas enfim... Até os circus hoje em dia não possuem mais

espetáculos que usam animais (veja o caso do sucesso do Cirque de Soleil

que faz espetáculos só com a criatividade humana).

 

Devemos

erradicar tais práticas porque hoje o homem está mais conscientes de sua

condição neste planeta e que todos os seres vivos merecem repeito. Leva

tempo é claro e eu tenho de me redimir porque também não abri mão do

meu bife ao almoço. Mas vamos combinar que é outra situação.

 

Logo, o fato de ser algo de mil ou duzentos milhões de anos atrás não faz a menor diferença, ao meu ver.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O Moviola já expôs tudo o que eu teria a dizer sobre a situação. E sim, torço pelo touro, sempre, porque ínfelizmente nesta situação não há como ter empate, ou outro resultado que não a tragédia.´

Se é um aspecto cultural? Ok, então é da minha cultura torcer contra, e achar que quem gosta disto é um boçal. Para mim, é um mau hábito diretamente ligado com a falta de educação, assim como jogar lixo no chão.

 

E na questão da camisinha, quando o catolicismo foi citado, o Scofield inseriu logo depois um "ferrenho" ali. Ferrenho... Extremismo como os xiitas do Oriente Médio.

 

Já na questão do abate, me revolta tanto quanto. Poderia dizer que ao menos a vida do boi não foi perdida em vão, mas não tenho certeza se não fazem churrasco com os animais das touradas, então prefiro não criar essa divergência.

 

Isso me lembra o vídeo que postei no tópico do Joaquin Phoenix, para quem não viu e estiver interessado:

Stradivarius2010-04-26 15:44:45
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Na verdade o homem se tornou ONÍVORO quando parou de ser nômade e começou a se fixar e plantar e domesticar animais.

Mas enfim' date=' isso é algo que realmente não dá pra saber ao certo.

Só acho que comer carne hoje é se matar aos poucos, não entra só a questão animal e a crueldade dos abatedouros, mas os hormônios injetados nas carnes, antibióticos e tudo mais.

Uma questão interessante vi no documentário que postei ali em cima e seria interessante ver:

Coloque numa sala uma criança com fome, junto com ela coloque uma maçã e um coelhinho, o que ela irá comer?

Coloque numa outra sala um filho de tigre com fome e junto com ele coloque uma macã e um coelhinho. O que o tigre vai comer?[/quote']

 

Fran, já ouviu falar do Dr Rondó? Li um artigo dele outro dia, soa como um imbecil, mas enfim, vou ser imparcial e postar aqui:

 

O que você ainda não sabe sobre a soja pode acabar com sua saúde.

O uso indiscriminado da soja e derivados na alimentação já passou de longe os limites do aceitável. Quando o problema será tratado com seriedade?

100412.jpg

Na próxima vez que for ao supermercado, dê uma olhada mais atenta aos produtos. Dificilmente encontrará alimentos que não contenham soja. Como aditivo barato, a indústria alimentícia a usa em quase tudo, de batatas chips a bolachas, farinhas e até atum enlatado! Só nos Estados Unidos, há mais de 200 estudos listados no FDA mostrando o quanto a soja é tóxica e como isso abala o organismo das pessoas.

Quando a alimentação de presidiários em uma instituição de Ilinois foi enriquecida com soja, aumentaram de forma expressiva sintomas de arritmia cardíaca, problemas gastrointestinais, deficiências nutricionais, descompensações hormonais, infecções, queda de cabelos e alergias. Houve quem precisasse colocar marcapasso e indivíduos que tiveram de se submeter a cirurgia para remoção de parte do intestino.

Aos presidiários não deram escolha. Mas você pode decidir. Diga "não" à soja. Não se deixe levar pela propaganda: ela não é saudável. Não é de hoje que tem sido relacionada a distúrbios digestivos, doença cardíaca, infertilidade, câncer, declínio mental, queda imunológica. Sabendo disso, você ainda pretende consumir soja, esse engodo criado por alguns em benefício de poucos? Melhor substituí-la por um bom e nutritivo steak.

 

 

 

A última frase parece uma brincadeira de mau gosto...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sim, totalmente sensacionalista isso, e de muito mau gosto.

 

 

 

O benefícios da soja principalmente para a mulher estão mais que comprovados. E a maioria dos alimentos em Lecitina de Soja, que não faz mal algum, é usado na alta culinária pra fazer uma espuminha bonitinha em pratos chiques.

 

 

 

Um steak? nutritivo? RÁ!

 

 

 

Assim, muita gente diz muita coisa ... pro exemplo, vem muita getne dizer pra mim que minha dieta hiperproteica vai acabar com meu fígado, masi cedo ou mais tarde vou ter problemas sérios e tudo mais. Mas as chances de eu ter problemas no fígado ou rins com dieta hiperproteica são muito, mas muito menores mesmo, de pessoas que comem porcarias ter problemas no coração.

 

 

 

Está sendo criada uma fobia a pessoas ou frentes que preguem saúde e boa alimentação. Já li reportagens sobre essa fobia de gente que diz que muito legume e verdura, comida natural demais faz mal.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ainda sendo contra, não nos enganemos tradição é algo dificil de ser mudado, se tu proibe passa  a ser praticado clandestinamente.

Só através da conscientização mesmo.

 

Antes se sacrificavam virgens em rituais religiosos (acho), depois passaram a cordeiros e enfim a pombos, até  se conseguir extinguir a pratica.

 

Se é o homem que cria e perpetua as tradições ele tb pode  repensar e mudá-la, trocá-la, extingui-la whatever...

 

Outra prática fdm de doida é aquela corrida que tem pelas ruas (Pamplona, acho) cheia de gente e soltam lá alguns touros... aff!  Que sem noção !

Por sorte poucos se machucam, pq aqui os touros não são provocados

Nessa tu nem precisa torcer pelo boi 060606

 
MariaShy2010-04-26 16:35:51
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Aqui em Pomerode, SC, teve uma polêmica muito grande com uma prva que é tradição na cidade mas é proibida pela prefeitura, mas ninguém fazia nada a respeito por ser tradição e tal. Que é a prova de força com cavalos, eles são postos pra puxar carroças com toneladas de peso.

 

 

 

Um grupo de proteção aos animais foi até o evento protestar e filmar, os participantes [todos pecuaristas da região] agrediram, tacaram pedras e paus nos protestantes, virou caso de polícia e agora a prefeitura teve que cair em cima e irá ser fiscalizado a partir de agora tal evento.

 

 

 

Veja a reportagem:

 

 

 

Pomerode-SC: Protesto contra puxada de cavalos termina em agressão

 

 

 

51752517.jpg

 

 

 

Representantes das ONGs Amabicho e Aprablu farão exames de corpo de delito

 

 

 

Os integrantes das ONGs Associação dos Melhores Amigos dos Bichos (AMA Bichos) e Associação de Proteção aos Animais de Blumenau (Aprablu), agredidos neste domingo durante a puxada de cavalos em Pomerode, farão exame de corpo de delito segunda-feira no Instituto Geral de Perícias, em Blumenau. Voluntária da AMA Bichos, Heike Weege, disse que a entidade irá acionar juridicamente a organização da puxada pela violência contra os membros das ONGs.

 

 

 

Os voluntários das organizações de proteção aos animais fizeram um protesto contra a puxada durante o evento que ocorreu domingo à tarde, na localidade de Ribeirão Souto, em Pomerode, no Vale do Itajaí. Quatorze manifestantes das ONGs Aprablu e Amabicho ficaram feridos no confronto com os organizadores e participantes da puxada.

 

 

 

A presidente da Aprablu, Bárbara Lebrecht, foi empurrada e machucou a perna. Outras duas manifestantes foram feridas na cabeça. O cinegrafista da TVBV Luiz Deluca, 25 anos, foi agredido a tapas no pescoço e teve o equipamento destruído.

 

 

 

Era pouco mais de 14h quando iniciava a quinta rodada da puxada de cavalos, na arena improvisada em terreno próximo ao Clube de Caça e Tiro Germano Tiedt. O evento, organizado pelo Clube do Cavalo, reunia 25 participantes, 60 animais e era assistido por cerca de 200 pessoas.

 

 

 

A Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e o Samu foram acionados, mas chegaram cerca de 15 minutos após o protesto. Os manifestantes foram à delegacia registrar boletim de ocorrência.

 

 

 

As pessoas que protestavam criticavam o uso dos cavalos em provas, cujo objetivo é medir a força do animal, arrastando sacos de areia de até 2 toneladas por uma distância de 10 metros.

 

 

 

Vídeo:

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

 

O Moviola já expôs tudo o que eu teria a dizer sobre a situação. E sim' date=' torço pelo touro, sempre, porque ínfelizmente nesta situação não há como ter empate, ou outro resultado que não a tragédia.[/quote']

 

Entendo que ao touro não foi dada a opção de estar ou não ali, e que a mente do matador na arena provavelmente é governada por princípios e conceitos suficientemente engessados a ponto de não possuir o discernimento necessário, mas particularmente não consigo torcer para que ocorra uma morte, independentemente de cruel e violenta, que você chamou muito bem de tragédia. Juro que não consigo. Sempre que vejo uma situação dessas, isto é, uma situção que considero reprovável, errada e/ou estúpida, a minha reação é mais para o lado da lamentação, com gestos como o de balançar a cabeça ou pôr as mãos sobre esta. É um troço bastante triste mesmo, mas não me vejo colocando meu coração na torcida para que sangue seja derramado. Parece uma coisa meio que embalada por um senso de justiça à la olho por olho e dente por dente, ou algo asssim. E eu não lido muito bem com isso. No fim das contas, observo casos como esse e penso apenas que isso simplesmente poderia acabar, sem que ocorressem mais perdas, tanto de homens quanto de animais.

Gago2010-04-26 16:39:59

Link to comment
Share on other sites

 

 

 

 

 

 

Se é um aspecto cultural? Ok' date=' então é da minha cultura torcer contra, e achar que quem gosta disto é um boçal. Para mim, é um mau hábito diretamente ligado com a falta de educação, assim como jogar lixo no chão.

 

E na questão da camisinha, quando o catolicismo foi citado, o Scofield inseriu logo depois um "ferrenho" ali. Ferrenho... Extremismo como os xiitas do Oriente Médio.

 

Já na questão do abate, me revolta tanto quanto. Poderia dizer que ao menos a vida do boi não foi perdida em vão, mas não tenho certeza se não fazem churrasco com os animais das touradas, então prefiro não criar essa divergência.

 

Isso me lembra o vídeo que postei no tópico do Joaquin Phoenix, para quem não viu e estiver interessado:

[/quote']

Hmmm...opiniões bastante incisivas, Vicking. Já pensou se os defensores da tourada fizessem como você? Fica-se achando um boçal daqui, outro de lá e no fim tudo continua do mesmo jeito.

 

Citei ferrenho, mas usei inapropriadamente. Não quis dizer extremismo, mas pessoas que vivem o catolicismo como propagado e o conhecem profundamente e não pessoas que dizem que são católicas e vão à igreja uma vez a cada quarenta dias. E naturalmente, isso não isenta o caráter do que eu quis dizer...acho que fica claro que isso é uma posição de um grupo e envolve um grande número de valores. Não podemos elevar nenhum deles a nível social sem uma discussão conjunta entre todas as partes. E para isso, é necessário compreender os motivos que faz com que eles sejam contra e confrontá-los e não tomar decisões sem conhecer nada a respeito. Ainda mais quando falam da cultura dos outros. O que acho considerável é que isso ocorresse aqui. É uma discussão viesada, ninguém conhece o outro lado.

Quando fazem churrasco, então, tudo bem? Existem um milhão de formas de se alimentar sem que haja crueldades com animais. SE há uma posição tão incisiva sobre algo que sequer deseja conhecer os motivos pela qual se perpetua, então um na qual você CONHECE e pode VER que há crueldade, você ACEITA numa boa porque é beneficiário? Impressive. Para uma pessoa que é contra, você é bem incoerente. Repito: sair para caçar um animal para comer quando se está na selva ou se vive nela por necessidade ou cultura é uma coisa, pegar uma carne processada e bonitinha no açougue ou no Burger King é outra completamente diferente.

 

É muito cômodo ser moralista quando não é necessário esforço nenhum de sua parte. É fácil julgar os outros, ser contra ou a favor de algo a qual você não conhece os motivos ou não está vinculado a eles. Pense nisso ao ser contra as touradas por causa da crueldade com os animais mas colocar um bife bem passado na sua mesa comprado em um açougue para o almoço.

 

Em tempo...eu como algumas carnes, principalmente presunto e os lindos hambúrgueres processados do Burger King. Naturalmente eu me acharia hipócrita se adotasse uma postura aqui de ser "contra" ou criticar, prefiro ser crítico e ver que não sou melhor que ninguém.

Mr. Scofield2010-04-26 17:51:21

Link to comment
Share on other sites

  • Members

É muito cômodo ser moralista quando não é necessário esforço nenhum de sua parte. É fácil julgar os outros' date=' ser contra ou a favor de algo a qual você não conhece os motivos ou não está vinculado a eles. Pense nisso ao ser contra as touradas por causa da crueldade com os animais mas colocar um bife bem passado na sua mesa comprado em um açougue para o almoço.

 

 

 

Em tempo...eu como algumas carnes, principalmente presunto e os lindos hambúrgueres processados do Burger King. Naturalmente eu me acharia hipócrita se adotasse uma postura aqui de ser "contra" ou criticar, prefiro ser crítico e ver que não sou melhor que ninguém.[/quote']

 

 

 

O que os olhos não vêem o coração não sente.

 

 

 

Como a industria é forte vai ser difícil algum dia alguém mostrar abatedouros e a realidade das grandes criações da pecuária.

 

 

 

E falar que não é plantação da soja que desmata, mas sim a pecuária, não são as madeireiras que tomam a Amazônia, mas sim pecuaristas.

 

 

 

E a plantação de grãos pra alimentar o gado.

 

 

 

Uma grande preocupação hoje é a destinação das plantações de grãos, na sua maioria pra alimentar o gado. E a população de gado só vem aumentando. Em SC a população de porcos já é maior que a humana, e isso será uma tendência no mundo, a população de gado em países com cultura pecuarista ultrapassar a humana. E isso significa gasto de energia, água, poluição e mais grãos pra alimentação do gado.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O que eu faço contra o abate dos bois? Não muito. Não como carne vermelha, mas isso não é o bastante. Eu contribuo com uma quantia insignificante (R$30,00) com o GreenPeace (que apesar de não ser confiável, é a única que vejo praticando ativamente suas doutrinas).

 

Fora isso sempre defendo meus pensamentos quando assuntos como este vem a tona. Infelizmente não é o suficiente pra ficar de consciência tranqüila, mas enfim, considerando que preciso trabalhar longas jornadas 5 dias por semana, e que tenho uma vida social que não deixa muito tempo livre para viajar pro Mato Grosso defender um boi do abate, acho que pelo menos posso afirmar que não aceito conformado as atrocidades que vejo por aí como as touradas.

 

Mas se algum dia eu tiver poder pra agir de forma mais ativa, com certeza o farei.

 

Quanto ao parágrafo vermelho, típica resposta equivocada, Scofield. De "ao menos a vida do boi não foi em vão"  a "churrasco, tudo bem" há um universo de distância.
Link to comment
Share on other sites

 

 

O que eu faço contra o abate dos bois? Não muito. Não como carne vermelha' date=' mas isso não é o bastante. Eu contribuo com uma quantia insignificante (R$30,00) com o GreenPeace (que apesar de não ser confiável, é a única que vejo praticando ativamente suas doutrinas).

 

Fora isso sempre defendo meus pensamentos quando assuntos como este vem a tona. Infelizmente não é o suficiente pra ficar de consciência tranqüila, mas enfim, considerando que preciso trabalhar longas jornadas 5 dias por semana, e que tenho uma vida social que não deixa muito tempo livre para viajar pro Mato Grosso defender um boi do abate, acho que pelo menos posso afirmar que não aceito conformado as atrocidades que vejo por aí como as touradas.

 

Mas se algum dia eu tiver poder pra agir de forma mais ativa, com certeza o farei.

 

Quanto ao parágrafo vermelho, típica resposta equivocada, Scofield. De "ao menos a vida do boi não foi em vão"  a "churrasco, tudo bem" há um universo de distância.
[/quote']

Legal, Vicking. Eu não faço absolutamente nada. Estes tópicos são bons para reflexões como essas. 07 - este é para mim mesmo.

 

O parágrafo não era vermelho, acho que era marrom. Mas, ok, explicado. 06

Mr. Scofield2010-04-26 18:50:26

Link to comment
Share on other sites

 

Eu postei um documentário que não é tão grande' date=' tem meia hora a primeira parte e 20 minutos a segunda, e acho que seria bastante interessante assistir. Principalmente quem acha que comer carne, ou matar pra comer não é tão grave quando touradas.[/quote']

Vou assistir sim, Fran. Eu faço ideia porque já vi alguns documentários sobre e é realmente horripilante.

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...