Jump to content
Forum Cinema em Cena

Oscar 2012: Previsões


Oberon
 Share

Recommended Posts

  • Replies 4k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Cartaz nostálgico.

 

 

 

Considerando as luzes de cada década, vejo que: odeio Gladiador; detesto Forrest Gump; não sinto nada por Conduzindo Miss Daisy; Poderoso Chefão é hors concurs; sou apaixonado por A Noviça Rebelde, Assim Caminha a Humanidade,Casablanca, E o Vento Levou...

 

 

 

Realmente, por esse cartaz, a cada década, o cinema fica pior.

 

 

 

Rsss (tô bricando!!)

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Austin Film Critics Winners

 


Best Film:

 

Hugo

 

 

 

Best Director:

 

Nicolas Winding Refn, Drive

 

 

 

Best Actor:

 

Michael Shannon, Take Shelter

 

 

 

Best Actress:

 

Tilda Swinton, We Need to Talk About Kevin

 

 

 

Best Supporting Actor:

 

Albert Brooks, Drive

 

 

 

Best Supporting Actress:

 

Jessica Chastain, Take Shelter

 

 

 

Best Original Screenplay:

 

Midnight in Paris, Woody Allen

 

 

 

Best Adapted Screenplay:

 

Drive, Hossein Amini

 

 

 

Best Cinematography:

 

The Tree of Life, Emmanuel Lubezki

 

 

 

Best Original Score:

 

Attack the Block, Steven Price

 

 

 

Best Foreign Language Film:

 

I Saw the Devil, South Korea [dir: Jee-woon Kim]

 

 

 

Best Documentary:

 

Senna [dir: Asif Kapadia]

 

 

 

Best Animated Feature:

 

Rango [dir: Gore Verbinski]

 

 

 

Robert R. "Bobby" McCurdy Memorial Breakthrough Artist Award:

 

Jessica Chastain, Take Shelter/The Tree of Life/The Help/The Debt/Coriolanus/Texas Killing Fields

 

 

 

Best First Film:

 

Attack the Block [dir: Joe Cornish]

 

 

 

Austin Film Award:

 

Take Shelter [dir: Jeff Nichols]

 

 

 

Top 10 Films:

 

1. Hugo

 

2. Drive

 

3. Take Shelter

 

4. Midnight in Paris

 

5. Attack the Block

 

6. The Artist

 

7. Martha Marcy May Marlene

 

8. I Saw the Devil

 

9. 13 Assassins

 

10. Melancholia

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Prêmios da Crítica 



Filme: THE ARTIST = 12 | THE DESCENDANTS = 6 | THE TREE OF LIFE = 4 | HUGO = 2 | DRIVE = 1

Direção: Michel Hazanavicius = 9 | Martin Scorsese, Nicholas Winding Refn = 5 | Terrence Malick = 4 | Alexander Payne, Steve McQueen = 1

Ator: George Clooney = 6 | Michael Fassbender, Michael Shannon = 5 | Brad Pitt, Jean Dujardin = 2 | Gary Oldman, Ryan Gosling, Paul Giamatti, Woody Harrelson, Joseph Gordon-Levitt = 1

Atriz: Michelle Williams = 11 | Tilda Swinton = 4 | Meryl Streep = 3 | Elizabeth Olsen, Viola Davis = 2 | Rooney Mara, Yun Jung-hee, Brit Marlin = 1

Ator Coadjuvante: Albert Brooks = 16 | Christopher Plummer = 8 | Nick Nolte = 1

Atriz Coadjuvante: Jessica Chastain = 6 | Shailene Woodley = 5 | Octavia Spencer, Melissa McCarthy = 3 | Carey Mulligan, Berenice Bejo = 2 | Janet McTeer, Vanessa Redgrave, Viola Davis, Amy Ryan = 1

Roteiro Original: THE ARTIST = 5 | MIDNIGHT IN PARIS, 50\50 = 3 | THE TREE OF LIFE, MARGIN CALL, A SEPARATION, WIN WIN, I WILL FOLLOW = 1

Roteiro Adaptado: THE DESCENDANTS = 11 | MONEYBALL = 8 | TINKER TAILOR SOLDIER SPY, DRIVE, THE HELP = 1

Filme Estrangeiro: A SEPARATION = 7 | THE SKIN I LIVE IN = 5 | THE MYSTERIES OF LISBON, I SAW THE DEVIL = 2 | CERTIFIED COPY, 13 ASSASSINS, LE QUATTRO VOLTE, CITY OF LIFE AND DEATH, INCENDIES, KINYARWANDA = 1

Documentário: PROJECT NIM = 6 | CAVE OF FORGOTTEN DREAMS = 5 | SENNA, TABLOID = 3 | PAGE ONE: INSIDE THE NEW YORK TIMES = 2 | THE INTERRUPTERS, BEING ELMO, NOSTALGIA OF THE LIGHT, PARADISE LOST 3: PURGATORY = 1

Animação: RANGO = 13 | TINTIN = 6

Fotografia: THE TREE OF LIFE = 16 | DRIVE, WAR HORSE = 1

Montagem: BEGINNERS, THE GUARD, THE CLOCK, THE ARTIST = 1

Direção de Arte (Design de Producao): HUGO = 5 | THE ARTIST = 2

Trilha Sonora: THE ARTIST = 8 | DRIVE = 2 | ATTACK THE BLOCK, SOUL SURFER, HANNA, HARRY POTTER = 1

__________________

 

> NYFCC, NBR, WAFCA, Boston, LAFCC, NYFCO, SFFCC, Indiana, AAFCA, Las Vegas, Houston, Toronto, San Diego, Detroit, Dallas, Satellite, Chicago, St. Louis, Florida, Southeastern, Utah, Oklahoma, Detroit, Phoenix, Austin
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ia falar justamente nisso. Será possível uma indicação de Nicolas Winding Refn?

 

 

 

É que é difícil imaginar que um sujeito seja indicado a diretor e o seu filme seja ignorado em filme, havendo a possibilidade de termos até 10 indicados a filme.

 

 

 

Esse Drive é tão anti-Oscar assim ? O filme vem ganhando várias coisas e todos os previsores o colocam lá atrás....

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Começo a me irritar significativamente com tanta babação para com Albert Brooks. Eu gosto do ator, mas a atuação dele, apesar de boa, não justifica tantos prêmios.

 

 

 

Roony, parabéns pelas estatísticas.

 

Aliás, só eu notei que Glenn Close e Di Caprio ainda não ganharam nadica de nada?

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Woody Allen é mais pró-Oscar que Winding Refn? Um, não é indicado há 17 anos, o outro ganhou Cannes e foi lembrado na grande maioria dos prêmios da crítica, que dão incentivo cada vez maior a um filme atípico para o Oscar. Sei não, viu...

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Woody Allen é mais pró-Oscar que Winding Refn? 

 

Creio que sim. Refn é um novato com um filme brutal; Allen é um mestre já 6 vezes indicado na categoria, agora responsável por um filme agradável e bensucedido...

 

Cremildo2011-12-28 20:08:00

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Seis vezes indicado, não indicado desde 1994. De lá pra cá ele fez Descontruindo Harry, sucesso de crítica, Match Point, mega sucesso de crítica e bem sucedido nas bilheterias, Vicky Cristina Barcelona, novamente os dois casos. Quando foi lembrado, foi pelos roteiros.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Indicar Refn por Drive seria como indicar, mal comparando, Paul Thomas Anderson e Darren Aronofsky, na época certa.

 

 

 

Indicações essas que a Academia tardou a fazer, para desespero de todo mundo que espera mais do cinema. Poxa, ia ser lindo!

 

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

A vantagem não está na não-lembrança de Allen pela Academia, está na lembrança constante de Refn pela grande maioria dos prêmios. Como você argumenta que Allen é um cineasta adorado, eu digo que os 17 anos de não-indicações, neste caso, pesam. Entendeu?

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Prêmios da Crítica

 

Filme: THE ARTIST = 11 | THE DESCENDANTS = 6 | THE TREE OF LIFE = 4 | HUGO = 2 | DRIVE = 1

Direção: Michel Hazanavicius = 8 | Martin Scorsese, Nicholas Winding Refn = 5 | Terrence Malick = 4 | Alexander Payne, Steve McQueen = 1

Ator: George Clooney = 6 | Michael Shannon = 5 | Michael Fassbender = 4 | Brad Pitt, Jean Dujardin = 2 | Gary Oldman, Ryan Gosling, Paul Giamatti, Woody Harrelson, Joseph Gordon-Levitt = 1

Atriz: Michelle Williams = 10 | Tilda Swinton = 4 | Meryl Streep = 3 | Elizabeth Olsen, Viola Davis = 2 | Rooney Mara, Yun Jung-hee, Brit Marlin = 1

Ator Coadjuvante: Albert Brooks = 16 | Christopher Plummer = 7 | Nick Nolte = 1

Atriz Coadjuvante: Jessica Chastain = 6 | Shailene Woodley = 5 | Octavia Spencer, Melissa McCarthy = 3 | Berenice Bejo = 2 | Carey Mulligan, Janet McTeer, Vanessa Redgrave, Viola Davis, Amy Ryan = 1

Roteiro Original: THE ARTIST = 5 | MIDNIGHT IN PARIS, 50\50 = 3 | THE TREE OF LIFE, MARGIN CALL, A SEPARATION, WIN WIN, I WILL FOLLOW = 1

Roteiro Adaptado: THE DESCENDANTS = 11 | MONEYBALL = 7 | TINKER TAILOR SOLDIER SPY, DRIVE, THE HELP = 1

Filme Estrangeiro: A SEPARATION = 7 | THE SKIN I LIVE IN = 5 | THE MYSTERIES OF LISBON, I SAW THE DEVIL = 2 | CERTIFIED COPY, 13 ASSASSINS, LE QUATTRO VOLTE, CITY OF LIFE AND DEATH, INCENDIES, KINYARWANDA = 1

Documentário: PROJECT NIM = 6 | CAVE OF FORGOTTEN DREAMS = 5 | SENNA = 3 | TABLOID, PAGE ONE: INSIDE THE NEW YORK TIMES = 2 | THE INTERRUPTERS, BEING ELMO, NOSTALGIA OF THE LIGHT, PARADISE LOST 3: PURGATORY = 1

Animação: RANGO = 13 | TINTIN = 6

Fotografia: THE TREE OF LIFE = 16 | DRIVE, WAR HORSE = 1

Montagem: BEGINNERS, THE GUARD, THE CLOCK, THE ARTIST = 1

Direção de Arte (Design de Producao): HUGO = 5 | THE ARTIST = 2

Trilha Sonora: THE ARTIST = 8 | DRIVE = 2 | ATTACK THE BLOCK, SOUL SURFER, HANNA, HARRY POTTER = 1

 

> NYFCC, NBR, WAFCA, Boston, LAFCC, NYFCO, SFFCC, Indiana, AAFCA, Las Vegas, Houston, Toronto, San Diego, Detroit, Dallas, Satellite, Chicago, St. Louis, Florida, Southeastern, Utah, Oklahoma, Phoenix, Austin


Obs: Eu havia contado Detroit duas vezes.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sobre a boa discussao Allen X Refn, tendo a concordar com ambos os lados mas também discordar.

Gustavo ressalta que Allen é um mestre não indicado há 17 anos mas a própria Academia o esnobou quando ele foi um franco favorito (o roteiro de Vicky Cristina Barcelona) e quando caiu nas graças da crítica (a direção de Match Point). E há o peso de o filme ser uma comédia. Mas eis minha observação acerca do caso Allen: A esnobada da Academia em anos em que Allen podia facilmente ter figurado entre os finalistas claramente demonstra certo cansaço da Academia para com um diretor longe de sua celebrada excelencia. Estavam esperando ele voltar à velha forma para ser reconhecido novamente, em caso similar aos de Martin Scorsese e Meryl Streep (esses, no entanto, para ganhar). Midnight in Paris foi exaltado como um Allen de volta à grande forma, um filme imaginativo e reverente a grandes artistas, enxergado por muita gente influente como uma expiação do próprio Allen às suas proprias influencias. Pra uma gente que vota com o coração [infelizmente apenas com o coração], pode vir a ser um prato cheio. E é um hit de bilheteria.

 

Drive é hit de Cannes, premiado por lá, e isso sempre confere status. A desculpa de que tem agradado às associações de críticos me parece uma superestimação meio infundada, visto que a crítica tem premiado o filme mas de forma moderada, longe de unanimidade - o que gera força de fato. E mais: fora Brooks, o filme ou Refn em si não ganharam nenhum dos mais influentes (LA, NY, Chicago...). Mas concordo que o filme pode cair nas graças da ala mais liberal da Academia, a mesma que tem garantido filmes mais autorais e ousados, mas acho que a concorrencia aí vai ser acirrada por Tinker Tailor Soldier Spy e A Árvore da Vida.

 

Por isso acho, hoje, que no final das contas Allen pode perder a vaga para Malick, não para Refn. Drive me soa muito mais como um Marcas da Violencia.
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...