Jump to content
Forum Cinema em Cena

Luis Buñuel


Travis Bickle
 Share

Recommended Posts

  • Members

Haha, o padre aconselhando a senhoria a respeito da "vigorosidade" do marido é sensacional. A cara que ele faz quando ela afirma que ele sempre quer "trocar carícias" duas vezes por semana... pela reação, mais parecia que a mulher estava confessando um assassinato. E, ah, a primeira hora de Diário de uma Camareira, principalmente, é pura alfinetada na burguesia. Toda a construção do ambiente da obra é voltada pra isso, praticamente. 

 

Sobre O Anjo Exterminador, nem é bom comentar, senão eu começo a ter orgasmos múltiplos aqui. E eu acabei de comer, posso ainda passar mal, já que a grande concentração de sangue do meu corpo está auxiliando meu sistema digestivo a digerir os alimentos...
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 50
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Aliás, falando em Buñuel, hoje vi O Alucinado pela primeira vez. Maravilha de filme, por sinal. É um dos mais tensos e dramáticos dele, com grandiosa densidade psicológica, sem contar que, por mais incrível que possa parecer, me fez rir como poucos filmes conseguem. Certos momentos me fizeram gargalhar à exaustão, mesmo que não houvesse nada de realmente engraçado na tela. Acho que as alucinações de Francisco também tiraram minha lucidez. Mas, se tiraram, ainda me deixaram suficientemente são para que pudesse afirmar: é um dos melhores trabalhos do Luis. E a fase mexicana dele, por sua vez, é um dos períodos mais interessantes não só de sua filmografia, mas também do cinema.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Quando comentei sobre Buñuel em O Cinéfilo, passei rapidamente sobre O Alucinado, mas o pouco que falei foi mais ou menos isso aí: é o que considero mais denso psicologicamente de toda a filmogafia do homem, e mesmo sendo cruel e absurdo na maior parte do tempo, não deixa de ser engraçado.

 

E eu sou bem suspeito para falar sobre a fase mexicana do Buñuel, haha.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

Vejam só, como são as coisas. Pensava que Buñuel não iria mais me surpreender, mas, acabo de constatar que isso ainda é possível. Fui assistir Esse Obscuro Objeto do Desejo pensando que veria mais um excelente trabalho do gênio, mas me deparei com uma obra-prima impressionante, que certamente figurará entre as minhas produções preferidas do diretor. É o filme onde Buñuel utiliza toda sua obsessão pelo sexo não como forma de acentuar algum outro tópico (como em A Bela da Tarde, em que ela serve como agravante da critica à burguesia, como válvula de escape da garota burguesa que vive cansada do vazio de sua vida), mas sim para tratar das próprias obsessões sexuais. E o espanhol faz isso como ninguém! O filme é doentio, masoquista e de uma força impressionante. Sem contar que é cheio de detalhes minimalistas, uma composição de personagens fantástica (a idéia de utilizar duas atrizes diferentes pra dar corpo à personagem da garota é simplesmente genial, já que, além de fisicamente diferentes, elas apresentam duas facetas opostas da mesma personalidade) e um roteiro pra lá de inspirado. Enfim, a expressão "fechar com chave de ouro" poucas vezes serviu tão bem assim, no tocante ao encerramento da carreira de um realizador. Ah, e não poderia deixar de comentar: o cartaz deste filme é absurdamente fantástico. E, haha, extremamente metafórico. Uma boca costurada com linha, que bem pode representar a virgindade forçada que a garota se impõe, em relação ao personagem de Fernando Rey. E, sim, acredito que o que os lábios que ele quis representar não eram os lábios da boca, hehehe. Dan...2007-06-18 12:43:52

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Top atual com todos os Buñueis vistos (inércia acadêmica resulta em atividades medíocres como essa):

 

01. O Anjo Exterminador

02. Os Esquecidos

03. O Discreto Charme da Burguesia

04. Esse Obscuro Objeto do Desejo

05. Viridiana

06. A Bela da Tarde

07. O Alucinado

08. O Fantasma da Liberdade

09. A Via Láctea

10. Ensaio de um Crime

11. Diário de uma Camareira

 

Adoro todos, sem exceção.

 

Curtas não inclusos.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Esses dias vi dois dele, A Idade do Ouro e Viridiana.

 

No primeiro eu tive a mesma sensação de quando eu vi Videodrome, do Cronenberg. A questão é que não é que é um filme ruim, mas uma amostra dos temas que ambos viriam a tratar; dá um pouco a impressão de terem sido um pouco jogados. Coincidentemente, os dois filmes tem uma duração bem curta que eu achei mal aproveitada... mas Videodrome tem uma tosquice irrestível, e A Idade do Ouro tem aquela cena com o pé da estátua que é gargalhante.

 

Viridiana tem mais da sensação de quando eu vi Veludo Azul. Esse eu vi agorinha, e vou arranjar um tempo pra rever, porque aquele começo foi meio indigesto para o choque que o contraste com o final faria, que basicamente ressignifica tudo o que teve antes. A princípio, pode se tornar meu preferido do diretor junto com O Anjo Exterminador.

 

Além desses aí, do Buñuel eu assisti O Cão Andaluz e O Discreto Charme da Burguesia, que são tudo isso aí que dizem.
Link to comment
Share on other sites

  • 9 months later...
  • Members

Legal que o surrealismo dele fez escola e inspirou outros . De cara me lembro de uma cena filmada pelo Kubrick em Gloria Feita de Sangue , onde enquanto o front francês desmoronava e os soldados desertavam em massa , os generais dançavam e bebiam em uma festa de gala como se já tivessem vencido a guerra . Buñuel puro 06

Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...
  • 10 months later...
  • 4 weeks later...
  • Members

Bacana reler esses meus comentários mais antigos (os edits de agora pouco foram para reparar dois errinhos; o conteúdo é o mesmo), pois me fazem relembrar a sensação gostosa de quando descobri Buñuel, um sujeito cujos filmes sempre me deixaram satisfeito ao máximo. E hoje, com o peso do tempo, sinto que os valorizo na proporção que merecem. São filmes individualmente inteligentíssimos e que, juntos, elucidam uma visão de mundo coerente e muito consistente. Um verdadeiro autor, esse Luís Buñuel.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 10 months later...
  • Members

Visto VIRIDIANA

 

viridiana1.jpg

 

 Na trama, Viridiana ( Silvia Pinal) é uma jovem beata prestes a ser ordenada freira, que a pedido da madre superiora, vai passar alguns dias com seu solitario tio, Don Jaime( Fernando Rey). O problema é que Viridiana é extremamente parecida com a falecida esposa do tio, o que desperta o desejo do homem. Os sentimentos do tio pela sobrinha desencadearam uma serie de eventos, que mudaram a vida da garota para sempre.

 

 VIRIDIANA é um bom filme de  Buñuel, fazendo um estudo bem valido das varias facetas da natureza humana. A protagonista, vivida de forma timida por Pinal, é inegavelmente uma mulher caridosa e generosa, mas ao mesmo tempo, parece ser reprimida sexualmente, o que o diretor mostra de forma elegantemente sutil. O tio, apesar dessa bizarra tara pela sobrinha, não é um homem mal, tendo inclusive suas crises de consciencia. A personagem da empregada, interpretada por Margarita Rozano, tambem tem suas ambiguidades, enfim, o filme tem personagens bem ricos, e que levantam questões bem curiosas no expectador.

 

 Os mendigos que em certa altura do filme, passam a ser abrigados pela protagonista são a maior alegoria do filme. Se são capazes muitas vezes de demonstrar gratidão e bom coração, não demoram tambem a mostrar tambem seu egoismo e selvageria, como na bizarra cena da "santa ceia". Alias, simbolos é algo que o diretor se utiliza muito bem neste filme, seja pela cruz que oculta uma lamina, pelos dois cachorro amarrado em uma carroça, ou pelo gato que come o rato no porão, o  diretor sempre consegue passar a mensagem que deseja através de seus simbolos.

 

 Finalizando, é impossivel não reconhecer o bom uso do humor negro na historia ,que inclui a rima de duas cenas em que uma garotinha pula corda, e a cena final, que pode parecer um pouco abrupta demais para alguns, mas que se analisada dentro do contexto, funciona. Enfim, VIRIDIANA é um passatempo rapido e interessante, não é nenhuma obra prima, mas é sim um bom filme, com sacadas bem inteligentes.

 

Valeu16
Questão2010-06-05 01:03:07
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Visto ENSAIO DE UM CRIME

 

ENSAIO+DE+UM+CRIME.jpg

 

 Baseado em um romance de Eduardo Ugarte, a trama acompanha Archibaldo De La Cruz (Ernesto Alonso), que após a morte de sua enfermeira, que caí no poço do elevador, procura a polícia, e se confessa um assassino em série, contando a historia de seus supostos crimes, e de como estes estão ligados á uma caixinha de musica que ganhará na infancia.

 

 ENSAIO DE UM CRIME é o filme mais "convencional " do Buñuel q ví até então, não contendo o surrealismo estético de UM CÃO ANDALUZ, ou a narrativa mais despreendida e quase non sense de VIRIDIANA, mas nem por isso deixa d ser um otimo filme, e de ter a marca de Buñuel em muitas de suas cenas. Pra mim, o filme trata dos instintos sexuais, e pq não, assassinos, que todos nós temos, e de quebra, faz uma critica a idealização de alguem, o que é representado na figura de Carlota Cervantes(Ariadna Welter), idealização essa que em algum momento da vida, todos nós já fizemos. 

 

Como eu disse, embora seja mais simples a maior parte do tempo, o diretor não deixa de expressar algumas ideias estéticas bem interessantes, como quando Archibaldo se corta fazendo a barba, e a tela é coberta por uma mancha de sangue, que acaba funcionando como um plano de transição para um flashback do personagem, ou uma interessante cena emvolvendo um copo de leite e uma navalha, que me lembrou um pouco uma cena parecida de QUANDO FALA O CORAÇÃO, do mestre Hitchcock. E falando em Hitchcock e psicanalise, ponto para Buñuel, que escapa da armadilha de explicar o obvio em relação as motivações de seus personagens neste filme, deixando que o publico tire as suas proprias conclusões.

 

 A trilha sorora é muito bem utilizada, criando uma interessante distorção no som angelical emitido pela caixinha, á cada vez que o personagem principal tem impulsos assassinos.

 

 Enfim, ENSAIO DE UM CRIME é um excelente filme de Buñuel, com suspense e humor negro na medida certa. Buñuel cresce no meu conceito a cada filme dele que vejo.

 

Valeu16 
Questão2010-06-12 14:56:23
Link to comment
Share on other sites

  • 4 months later...
  • Members

VIRIDIANA

 

Fica impressa na memória – mais do que

os tragicômicos descalabros cometidos pelos incorrigíveis maltrapilhos –

a altivez moral da noviça Viridiana (Pinal).

Ela se recusa a dedicar uma pequena dose de calor humano ao próprio tio (Fernando Rey);

contudo, depois de eventos desairosos a aproximá-los, decide acolher

mendigos, prostitutas, leprosos e vagabundos das ruas, arrebanhando-os

para morar consigo, na esperança de fazê-los trabalhar, de

“corrigi-los”.

Perspicaz, Buñuel

escancara serenamente e sem pudores a hipocrisia autocomiserativa,  a

culpa – ao invés de solidariedade genuína – donde nasce o ímpeto de

caridade da protagonista idealista e ingênua. Suas convicções, é claro,

serão estilhaçadas uma a uma pelos irrefreáveis instintos da natureza

humana.

 

8/10

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members

 

 

los-olvidados.jpg 

 

Baita filme. O melhor do Buñuel q eu ví até então. O diretor trabalha com um tema complicado que é a miseria infantil, e narra a historia de varios personagens com maestria. Destaque para a sequencia do sonho, que trabalha com o surrealismo que o diretor adora. 
Questão2010-12-15 17:14:15
Link to comment
Share on other sites

  • Members
 Visto ENSAIO DE UM CRIME

 

ENSAIO+DE+UM+CRIME.jpg

 

 Baseado em um romance de Eduardo Ugarte' date=' a trama acompanha Archibaldo De La Cruz (Ernesto Alonso), que após a morte de sua enfermeira, que caí no poço do elevador, procura a polícia, e se confessa um assassino em série, contando a historia de seus supostos crimes, e de como estes estão ligados á uma caixinha de musica que ganhará na infancia.

 

 ENSAIO DE UM CRIME é o filme mais "convencional " do Buñuel q ví até então, não contendo o surrealismo estético de UM CÃO ANDALUZ, ou a narrativa mais despreendida e quase non sense de VIRIDIANA, mas nem por isso deixa d ser um otimo filme, e de ter a marca de Buñuel em muitas de suas cenas. Pra mim, o filme trata dos instintos sexuais, e pq não, assassinos, que todos nós temos, e de quebra, faz uma critica a idealização de alguem, o que é representado na figura de Carlota Cervantes(Ariadna Welter), idealização essa que em algum momento da vida, todos nós já fizemos. 

 

Como eu disse, embora seja mais simples a maior parte do tempo, o diretor não deixa de expressar algumas ideias estéticas bem interessantes, como quando Archibaldo se corta fazendo a barba, e a tela é coberta por uma mancha de sangue, que acaba funcionando como um plano de transição para um flashback do personagem, ou uma interessante cena emvolvendo um copo de leite e uma navalha, que me lembrou um pouco uma cena parecida de QUANDO FALA O CORAÇÃO, do mestre Hitchcock. E falando em Hitchcock e psicanalise, ponto para Buñuel, que escapa da armadilha de explicar o obvio em relação as motivações de seus personagens neste filme, deixando que o publico tire as suas proprias conclusões.

 

 A trilha sorora é muito bem utilizada, criando uma interessante distorção no som angelical emitido pela caixinha, á cada vez que o personagem principal tem impulsos assassinos.

 

 Enfim, ENSAIO DE UM CRIME é um excelente filme de Buñuel, com suspense e humor negro na medida certa. Buñuel cresce no meu conceito a cada filme dele que vejo.

 

Valeu16 
[/quote']

Este preciso rever, pq o vi em espanhol.

É, algumas cenas remetem a Hitch.

Gosto de Buñuel, há alguma coisa de perturbadora na sua forma de filmar, principalmente as cenas de morte... afff!

 
Link to comment
Share on other sites

  • 4 months later...
  • Members

Aprecio bastante a pegada dele no tocante à hipocrisia de classes e da Igreja.

 

São temas que me agradam. Eu gosto de ver, na primeira metade de O Diário de uma Camareira, ela tendo que aguentar a patroa chata, exigente demais e esnobe. E ainda tem o patrão maluco e atrevido. Eu adoraria se fosse assim até o fim, mas quando começa a se preocupar com um assassinato, o filme perde o sentido.

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...
  • Members

 

 Visto O ANJO EXTERMINADOR

 

el.jpg

 

 Na trama, após um jantar da alta sociedade, os convidados simplesmente não conseguem sair da sala de estar da residencia onde ocorreu a reunião. A medida que os dias passam, a relação dos presentes vai ficando cada vez mais tensa, e as convenções sociais vão perdendo seu valor.

 

 Filme interessante do Buñuel. A premissa já evoca o tipico surrealismo do diretor, já que não existe nenhuma razão logica que impeça os personagens de sairem da sala onde estão confinados, eles simplesmente não conseguem sair. Assim, o diretor critica a suposta alta classe da sociedade privilegiada, um tema recorrente em sua carreira, mas nunca tão presente quanto neste filme .

 

Valeu16
Questão2011-06-04 20:59:39
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • 1 month later...
  • Members

 

 Visto A BELA DA TARDE

 

belledejour_aff.jpg

 

 

 Na trama, Severine(Catherine Deneuve) é uma mulher casada com um jovem e respeitado cirurgião(Jean Sorel). Mas apesar de nutrir grande carinho pelo marido, não consegue se satisfazer sexualmente por ele. Severine acaba então procurando um bordel, e secretamente se torna a prostituta conhecida como Bela Da Tarde.

 

 Um bom filme do Buñuel. Não esta entre os melhores dele, mas ainda sim é um filme bem interessante. Em A BELA DA TARDE, o cineasta volta a investigar as perversões que a alta sociedade costumeiramente oculta com uma mascara de classe. O diretor retrata bem esta lógica das falsas aparencias, seja pela percepção de outros personagens em relação ao casamento de Severine, ou através das patéticas perversões sexuais que alguns clientes do prostibulo apresentam, sendo que foram previamente apresentados como distintos cavalheiros.

 

 Buñuel desenvolve muito bem a protagonista tambem, tornando Severine um interessante misterio. Os pensamentos da personagem se misturam entre sonhos, flashbacks e fantasias, o que torna as motivações psicologicas por trás de seus atos mais instigantes.

 

 Enfim, é um bom filme do Buñuel. Vale a conferida.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 Visto A IDADE DO OURO

 

A%20idade%20do%20ouro.jpg

 

 Aqui temos uma serie de contos que acompanha o amor de um homem e de uma mulher, que devem enfrentar as convençõs para poderem viver sua paixão. Mas assim como em UM CÃO ANDALUZ, a trama aqui é o de menos. O filme é um exercicio de surrealismo pesado, onde o diretor faz sua costumeira critica a igreja, a alta sociedade e as falsas aparencias, mas ainda sem a elêgancia e a pericia que adquiriria posteriormente.

 

 A IDADE DO OURO sofre do mal que muitos dos filmes da fase de transição do cinema mudo para o falado sofrem, sendo um filme que não tem uma identidade sonora, por assim dizer. Senti tambemque Buñuel exagera demais na pegada surrealista em alguns momentos, pois aqui ele esta em começo de carreira, e levaria algum tempo ainda para ele conseguir afinar a linguagem surrealista com a linguagem cinematografica.

 

 TOP BUÑUEL

 

1) OS ESQUECIDOS

 

2) ENSAIO DE UM CRIME

 

3) O ANJO EXTERMINADOR

 

4) A BELA DA TARDE

 

5) VIRIDIANA

 

6) UM CÃO ANDALUZ

 

7) A IDADE DO OURO
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...