Jump to content
Forum Cinema em Cena

Batman Vs Superman: A Origem da Justiça #2


primo
 Share

Recommended Posts

  • Members
 

Exato... aqui mordi a lingua

 

Interessante ler essa opinião. 

Achei muito foda "Os Vingadores", com roteiro muito bem esquematizado.

 

Com o tempo, alguns detalhes de "Batman v Superman" brotam na memória, e fiz algumas conexões tardias

 

Uma que a memória permite agora é

quando Superman recebe do Batman a saraivada das metralhadoras no terraço, ele as elimina do mesmo modo como eliminou os prisioneiros no sonho: uma fileira de cada lado do Batman, em sequência, e com visão de calor. Para o Batman, isso deve ter dado um frio na espinha no receio de ficar ainda mais sem coração. Goyer e Terrio foram sutis aqui, e esses detalhes aumentam a nota.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

a saraivada das metralhadoras no terraço, ele as elimina do mesmo modo como eliminou os prisioneiros no sonho: uma fileira de cada lado do Batman, em sequência, e com visão de calor

 

Opa, mais uma conclusão tardia a seguir (estou de férias, e a memória resolveu colaborar.. rs)

 

Quando vai matar o Superman com a lança (ponta de kryptonita), o Batman queria que Superman aprendesse o que é ser um homem. Logo, que aprendesse o que é sentir dor, fazer sacrifícios. A pedra fazia o Superman se tornar um homem, um homem comum. E foi com essa lança em punho, com esse presente do Batman, que Superman "se fez homem" para se sacrificar.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

não é uma lança atoa

 

Boa! E isso me lembrou outros dois detalhes!

 

SPOILER:

1.Após o corpo ser entregue a Lois, no último take naquele cenário, a câmera se afasta e podemos ver, no canto esquerdo, algumas vigas formando as "outras" duas cruzes naquele "Calvário". Detalhe é que a palavra calvário significa caveira ou pilha de caveiras, e Snyder faz alusão ao Superman cercado por caveiras nos dois filmes (no México e no diálogo inconsciente com Zod).

2.No caixão, no lugar de um símbolo vermelho, vemos um símbolo prateado sobre fundo preto, possível referência ao "Retorno do Superman" nos quadrinhos.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

Interessante ler essa opinião. 

Achei muito foda "Os Vingadores", com roteiro muito bem esquematizado.

 

Com o tempo, alguns detalhes de "Batman v Superman" brotam na memória, e fiz algumas conexões tardias

 

Uma que a memória permite agora é

quando Superman recebe do Batman a saraivada das metralhadoras no terraço, ele as elimina do mesmo modo como eliminou os prisioneiros no sonho: uma fileira de cada lado do Batman, em sequência, e com visão de calor. Para o Batman, isso deve ter dado um frio na espinha no receio de ficar ainda mais sem coração. Goyer e Terrio foram sutis aqui, e esses detalhes aumentam a nota.

 

 

Boa observação

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Opa, mais uma conclusão tardia a seguir (estou de férias, e a memória resolveu colaborar.. rs)

 

Quando vai matar o Superman com a lança (ponta de kryptonita), o Batman queria que Superman aprendesse o que é ser um homem. Logo, que aprendesse o que é sentir dor, fazer sacrifícios. A pedra fazia o Superman se tornar um homem, um homem comum. E foi com essa lança em punho, com esse presente do Batman, que Superman "se fez homem" para se sacrificar.

 

 Boa sacada, PRIMO! E o fato de naquele momento o Super reconhecer a Terra como "O seu mundo" aumenta ainda mais a credibilidade dessa analogia.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Exato... aqui mordi a lingua ao detonar o queixada Aflleck.. :P o cara de fato eclipsou o Zé Cuecão no filme, mesmo com aquela voz forçada de "quero ser Bale". :rolleyes:  Mas a Mulher-Seriema continua fraquinha na minha opinião. Não me convenceu como fodona.. dava até pra palitar os dentes com ela.  :D

 

A questão da Mulher Maravilha é só no quesito físico ou ela não convenceu na atuação?

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Boa! E isso me lembrou outros dois detalhes!

 

SPOILER:

1.Após o corpo ser entregue a Lois, no último take naquele cenário, a câmera se afasta e podemos ver, no canto esquerdo, algumas vigas formando as "outras" duas cruzes naquele "Calvário". Detalhe é que a palavra calvário significa caveira ou pilha de caveiras, e Snyder faz alusão ao Superman cercado por caveiras nos dois filmes (no México e no diálogo inconsciente com Zod).

2.No caixão, no lugar de um símbolo vermelho, vemos um símbolo prateado sobre fundo preto, possível referência ao "Retorno do Superman" nos quadrinhos.

 

te lembram algo:

 

text55es1.jpg

 

Ora%C3%A7%C3%A3o-das-Cinco-Chagas-199x30

 

A forma como a Mulher maravilha desce o corpo do Superman enrolado na capa é uma alusão a essas imagens

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O Snyder havia comentado em entrevistas (Goyer também) o quanto eles trazem uma analogia de Jesus e Moisés ao Superman.

 

A cesta de junco, a pose na cruz, os 33 anos, a cena na igreja (Homem de Aço), e o calvário, a lança, o sacrifício, o aspecto messiânico em algumas cenas (Batman vs Superman). Aliás, a estréia do filme justamente durante a Pascoa é só coincidência?

 

Ah...e não duvidem que o retorno possa vir com analogias à Ressurreição.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Essa imagem já tinha me deixado curioso, mas no fim não comentei. Tem mais alguém nessa arte além do Batman, Mulher Maravilha e Lois carregando o Super ou é impressão minha?

 

Não é recriação direta dos quadrinhos? Não to fresco na minha Death of Superman...

 

Não obstante, mais artes conceituais: http://batman-news.com/2016/04/03/batman-v-superman-concept-art-shows-alternate-doomsday/

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O Snyder havia comentado em entrevistas (Goyer também) o quanto eles trazem uma analogia de Jesus e Moisés ao Superman.

 

A cesta de junco, a pose na cruz, os 33 anos, a cena na igreja (Homem de Aço), e o calvário, a lança, o sacrifício, o aspecto messiânico em algumas cenas (Batman vs Superman). Aliás, a estréia do filme justamente durante a Pascoa é só coincidência?

 

Ah...e não duvidem que o retorno possa vir com analogias à Ressurreição.

 

Cristo não é único que encaixa na nossa alusão :ph34r:

 

"Devil's don't come from hell beneath us, they come from the sky"

 

latest_cb_20130502202912.png

Link to comment
Share on other sites

  • Members

mais alguém nessa arte

 

Até achei que essa imagem já tinha brotado por aqui!

 

Parece um soldado, e por essas e outras me lembrou o José Delgado, vigilante conhecido como Predador. Imagino que o roteiro inicial previa a chegada de militares ao local do embate.

 

não duvidem que o retorno possa vir com analogias à Ressurreição

 

Nos quadrinhos, essas analogias já começam na ótima série "Funeral para um amigo", em quatro edições!

 

reconhecer a Terra como "O seu mundo" aumenta ainda mais a credibilidade dessa analogia

 

Isso! Ele vai além dos planos de Jonathan e de Jor, e adota o novo mundo por amor, a Lois e à humanidade, algo assim.

Se bem que, se o flashforward for realmente um indício nesse sentido, perder Lois significaria muito mais para ele do que ameaçar o planeta.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Cristo não é único que encaixa na nossa alusão :ph34r:

 

"Devil's don't come from hell beneath us, they come from the sky"

 

latest_cb_20130502202912.png

 

Ah sim...também...

 

Acredito eu que Goyer e Snyder tentaram de alguma forma compensar a necessidade criada (não por mim...rsrsrs) de um Superman mais casca-grossa pra molecada de hoje. Sabemos que o mundo hoje é outro e cada vez mais o publico procura heróis com mais agressividade do que propósitos altruístas (como era o Superman do Reeve, por exemplo). Vide o sucesso de Deadpool nos cinemas (não que eu ache que ele não mereça) e até mesmo do Batman, que, quanto mais violento mais chama a atenção.

 

A idéia de caracterizar, em alguns momentos, o Superman como um Messias me parece uma forma de atenuar isso. Pra que o personagem não se torne um quase-deus indiferente ao mundo. Porém, acho que o foco foi usado da maneira errada... são pinceladas que dependem da interpretação do público (e nem todo mundo tem o olhar da galera aqui do fórum de pescar essas coisas).

 

E também, como não há a mínima vontade de se discutir isso (como magistralmente Mark Waid e Alex Ross fizeram em Reino do Amanhã), essa questão fica superficial... faço um herói mais agressivo pra molecada e pra tentar manter o clima de "esperança" dou umas pinceladas de Jesus...

 

Os questionamentos filosóficos do Superman (sobre ser quase um Deus) é um começo. Mas não pode ficar pra sempre nessa tecla... o personagem precisa se decidir (como é o Bruce Wayne do Affleck, que não tem vergonha de ter muito claras suas convicções).

Link to comment
Share on other sites

  • Members

De acordo, mas se as pinceladas não forem sobre o messias, e sim sobre um certo anjinho que caiu do céu? :rolleyes:

 

Nota-se, a pintura do Luthor. "The Fall of Rebel Angels"

 

Paradise_Lost_1.jpg

 

Ou grosseiramente: Supes seria o capeta, não Jesus.

 

na visão do Luthor sim. O que é um contraste interessante.

Pelo menos é melhor do que ele lutar com o Superman porque ele atrapalhou seu plano imobiliário... :rolleyes:

Link to comment
Share on other sites

  • Members

De acordo, mas se as pinceladas não forem sobre o messias, e sim sobre um certo anjinho que caiu do céu? :rolleyes:

 

 

 Pouco provável, né MOZTS? Afinal, é o Superman. Ele pode quebrar alguns pescoços por ai, ter um ou outro surto de raiva, mas no final do dia, ele ainda é o escoteiro que salva gato da arvore. Se tivermos um Superman "Diabo", será um controlado mentalmente, vindo de uma terra paralela, ou o Bizarro, no máximo.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Essa teoria do MOZTS me lembra a fala do Prof. Hamilton (gratuitamente eliminado pelo Snyder em MOS, já que podia render bem mais) na excelente SAGA DO CADMUS na série animada da liga "Eu pensei que você fosse um enviado de deus, Superman. Um anjo vindo dos céus para nos salvar. Mas Lucifer também era anjo, não é?

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acredito que a chance maior é a coexistência.

 

1.Isso vale para o futuro:

-Darkseid seria o capeta que "desce para tentar o Superman". Perder Lois seria o ponto determinante.

 

2.E vale para o modo como enxergam o Superman:

-Luthor, assim como o Hamilton da animação, enxerga o cara como o anjo caído, aquele que veio trazer a ruína. Daí os filmes brincam mesmo com os dois lados disso, tanto que Zod é atraído pela presença do Superman etc. O pai enviou o filho, e o mal vem no rastro. O mesmo vai valer para o Darkseid, imagino, que vai se provar depois ser o verdadeiro mal.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Exatamente nisso que to martelando. Se pensar na fala do Luthor, ele está perfeitamente correto dentro da mitologia cristã associada ao Supes (Devils don't come from hell, they come from the sky)...

 

Na sociedade kryptoniana do Snyder, com bebês do Matrix, codex e por aí vai, Kal-el seria o filho ideal, livre, jogado na Terra e perdeu seu lugar nos céus.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

jogado na Terra e perdeu seu lugar nos céus

 

Isso me lembrou a primeira sequência do filme.

 

No sonho, quando Martha Wayne morre, ela cai junto com o filho. As cenas se intercalam e tal, como pudemos ver. E é exatamente quando os pais de Kal morrem é que ele "cai". Neste caso, na Terra. A diferença é que Bruce estava consciente quando se tornou órfão. ele viu, vivenciou, não era inocente, ao contrário do bebê Kal. Ele viveu a dor da perda. Essa questão da inocência de Kal é outro ponto interessante, que percebi apenas agora. Mas continuemos:

 

Além da capa (rs) e de serem filhos de uma Martha, os dois têm também em comum a queda aliada à perda: Lara e Jor se foram na mesma tragédia, assim como Thomas e Martha Wayne. De certa forma, Kal e Bruce caem.

 

No sonho, quando Bruce flutua de volta aos céus (o poder de voo foi a conexão), é uma forma de redenção. Ele encontra nos morcegos, na escuridão, uma forma de redenção, como a mitologia do personagem já deixa claro. Mas aqui ele literalmente escapa das mãos de Alfred (o papel de pai adotivo) durante o sepultamento para ser abraçado pela escuridão - detalhe aqui para a alusão à elipse amarela com o morcego dentro, pois o pequeno Bruce flutuando forma exatamente um morcego voltando para a luz arredondada. Aqui entra o início da simbologia citada pelo Questão: Bruce e Kal são um: os dois lados de uma moeda que gira o tempo todo. Creio que essa primeira sequência seja o apoio original ao lance do nome "Martha": os dois que caíram do paraíso para se digladiarem aos olhos da humanidade.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...