Jump to content
Forum Cinema em Cena

Oscar 2006


Sync
 Share

Recommended Posts

  • Members

Ronny' date=' não entendi muito bem. Pq vc considera Feitiço da lua como comédia e Melhor é impossivel não? [/quote']

Cara, focalize apenas nos direcionamentos do roteiro de ambos os filmes, assim como as escolhas da direção e a construção de personagens dos atores!!

A personagem de Cher é uma figura tipicamente cômica, quase estereotipada em suas roupas e modo de falar. O diretor, mesmo nas cenas em que há maior dramaticidade, converge a atuação de Cher para algo mais suave, como um alívio cômico.

Quanto á personagem de Helen Hunt em MELHOR É IMPOSSÍVEL, muitos a confundem: ela é primordialmente dramática. Desde o roteiro até a atuação da atriz, aquela garçonete é definida como alguém sofrida e angustiada. Por Jack Nicholson e por se tratar de um drama light, o filme foi tomado como comédia, o que não é total equívoco.

Repare também que mesmo o desenvolvimento da relação entre Nicholson e Hunt se dá de maneira um pouco dura, humana até!

Não se trata, mesmo, de uma personagem cômica!



Entendi então. Mas desse ponto de vista então, Whiterspoon tb tem uma adaptação dramática, afinal Walk the line é um drama/romance, e só foi classificado como comédia pq os personagens cantam...

É ai que mora os contras!

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Nao , foi classificado como musical porque os personagens cantam. A categoria em que Walk The Line concorre é para filmes de comédia ou musical , embora seja um drama/romance biográfico . 

Isso acontece por causa da tradição do Globo de Ouro que premia filmes e atores principais de filme de comédia ou musical ( comédia , musical e animação ) e de drama ( drama , romance , suspense , policial e terror) .<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

É uma classificação extremamente falha ? É , sem dúvidas ...mas isso se deve ao sistema de produção de Hollywood feito nos anos 40 e 50 , e que permanece por pura tradição .  

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Nao ' date=' foi classificado como musical porque os personagens cantam. A categoria em que Walk The Line concorre é para filmes de comédia ou musical , embora seja um drama/romance biográfico . 

Isso acontece por causa da tradição do Globo de Ouro que premia filmes e atores principais de filme de comédia ou musical ( comédia , musical e animação ) e de drama ( drama , romance , suspense , policial e terror) .<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

É uma classificação extremamente falha ? É , sem dúvidas ...mas isso se deve ao sistema de produção de Hollywood feito nos anos 40 e 50 , e que permanece por pura tradição .  

 

[/quote']

 Deveria ser feito uma reavaliação nos conceitos de classificação. Acho q poderiam tb definir regras fixas nas categorias de atores e atrizes coadjuvantes para que atores principais como foi o caso de Timoty Hutton não sejam encaixado propositalmente como coadjuvante só para levar prêmio

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Nao ' date=' foi classificado como musical porque os personagens cantam. A categoria em que Walk The Line concorre é para filmes de comédia ou musical , embora seja um drama/romance biográfico . 

Isso acontece por causa da tradição do Globo de Ouro que premia filmes e atores principais de filme de comédia ou musical ( comédia , musical e animação ) e de drama ( drama , romance , suspense , policial e terror) .

É uma classificação extremamente falha ? É , sem dúvidas ...mas isso se deve ao sistema de produção de Hollywood feito nos anos 40 e 50 , e que permanece por pura tradição .  

 

[/quote']

Eu tb não concordo com isso. O fato de os personagens cantarem num filme não necessariamente faz dele um musical, ainda mais em filmes como Ray ou Walk the line. Até Cidadão Kane tinha umas 4 sequencias musicais! Se fosse hoje em dia era capaz de encaixa-lo na categoria de comédia-musical pra ele levar o prêmio com mais facilidade.smiley5.gif

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu tb não concordo com isso. O fato de os personagens cantarem num filme não necessariamente faz dele um musical' date=' ainda mais em filmes como Ray ou Walk the line. Até Cidadão Kane tinha umas 4 sequencias musicais! Se fosse hoje em dia era capaz de encaixa-lo na categoria de comédia-musical pra ele levar o prêmio com mais facilidade.smiley5.gif
[/quote']

É , mas isso é feito porque eles não quiseram mudar a tradição instituída no passado onde se encarava os gêneros englobados em "drama" os filmes considerados sérios e os englobados em "comédia ou musical" para os filmes tido como escapistas .Realmente tudo isso demonstra ser um método ultrapassado e falho de classificar os filmes .<?:namespace prefix="o" ns="urn:schemas-microsoft-com:office:office"/><?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

Poderiam ter mudado isso , até porque o Globo de Ouro já extinguiu categorias como melhor ator revelação e prêmio para ator mais popular no mundo (sério !) ...

 

 

Fernando38705.0808912037
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Eu tb não concordo com isso. O fato de os personagens cantarem num filme não necessariamente faz dele um musical' date=' ainda mais em filmes como Ray ou Walk the line. Até Cidadão Kane tinha umas 4 sequencias musicais! Se fosse hoje em dia era capaz de encaixa-lo na categoria de comédia-musical pra ele levar o prêmio com mais facilidade.smiley5.gif

[/quote']

É , mas isso é feito porque eles nao quiseram mudar a tradição instituída no passado onde se encarava os gêneros englobados em "drama" os filmes considerados sérios e os englobados em "comédia ou musical" para os filmes tido como escapistas .Realmente tudo isso demonstra ser um método ultrapassado e falho de classificar os filmes .

Poderiam ter mudado isso , até porque o Globo de Ouro já extinguiu categorias como melhor ator revelação e ator mais popular no mundo ...

 

Eu acho essa categoria até meio engraçada.smiley36.gif

 

Aliás, é até meio estranho que várias premiações ainda mantenham a divisão drama e comédia/musical... Antes praticamente toda comédia era musical, e todo musical era comédia. Mas isso foi há um bom tempo e as premiações permanecem iguais.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Agora lembrei de uma coisa : eles mantêm essa divisão para valorizar trabalhos que normalmente não seriam tão valorizados em outras premiações . Acho que por causa disso a divisão permanece para que eles possam premiar trabalhos cômicos e musicais , que seriam esquecidos e menos valorizados que os trabalhos dramáticos , mais "sérios" ...

 

 

Fernando38705.0913657407
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Concordo.

E, no momento, tirar o Oscar de Witherspoon está difícil. Ela está em sua melhor forma (é a terceira atriz mais bem paga do mundo, depois de Julia Roberts e Nicole Kidman), é adorada pelos americanos e, sim, é uma atriz talentosa e versátil. Além disso, está abocanhando quase todos os prêmios... só não levou o NBR.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Também acho dificílimo o Oscar não ir para Resse Witherspoon, antes até pensei que Mrs. Dench seria uma pedra no sapato dela, mas não é mais. Felicity parece ser a única que pode atrapalhar a vitória de Reese, embora ache esta possibilidade remota, hoje. As demais indicações vou de Charlize Theron e Keira Knightley (com Joan Allen na espreita).

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ebert and Roeper - Love Munich, The New World, Match Point

Ebert and Roeper raved about Steven Spielberg's Munich, with Roeper calling it one of the best films of the year - and Ebert saying it was a good film on its own and a good film for Spielberg to make in terms of his career (I guess he means that the film lacks the sappy drama usually associated with him). They also loved Terrence Malick's The New World and had no bad things whatsoever to say about it - Ebert especially praised Malick's poetic soul. They also loved Woody Allen's Match Point, a film that is looking better and better as a possible best pic nominee, particularly if the DGA and the PGA go for it. Roeper was not sold on Ms. Scarlett Johansson, while Ebert defended her.

They once again praised King Kong and gave it "two thumbs way up." Kong's box office came in under expectations but still remained at number one. Anyone out there waiting for Kong to fail will have to wait a little longer before they call it over. One or two weeks ought to give a better indication, at least domestically.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Southeastern Film Critics Announce - Brokeback Wins BP


SEFCA TOP TEN

1. "Brokeback Mountain"
2. "Good Night, and Good Luck."
3. "Capote"
4. "Crash"
5. "A History of Violence"
6. "The Constant Gardener"
7. "Syriana"
8. "Cinderella Man"
9. "King Kong"
10. Walk the Line"

BEST FOREIGN LANGUAGE FILM
Winner - "Caché"
Runner-up - "Kung-fu Hustle"

BEST DIRECTOR
Winner - Ang Lee, "Brokeback Mountain"
Runner-up George Clooney, "Good Night, and Good Luck."

BEST ACTOR
Winner - Philip Seymour Hoffman, "Capote"
Runner up - Heath Ledger, "Brokeback Mountain"

BEST ACTRESS
Winner - Felicity Huffman, "Transamerica"
Runner-up - Reese Witherspoon, "Walk the Line"

BEST SUPPORTING ACTOR
Winner - Paul Giamatti, "Cinderella Man"
Runner-up - George Clooney, "Syriana"

BEST SUPPORTING ACTRESS
Winner - Amy Adams, "Junebug"
Runner-up - Michelle Williams, "Brokeback Mountain"

BEST ORIGINAL SCREENPLAY
Winners - Paul Haggis and Bobby Moresco, "Crash"
Runners-up - George Clooney and Grant Herslov, "Good Night, and Good Luck."

BEST ADAPTED SCREENPLAY
Winners - Larry McMurtry and Diana Ossana, "Brokeback Mountain"
Runner-up Dan Futterman, "Capote"

BEST DOCUMENTARY
Winner - "March of the Penguins"
Runner-up - "Grizzly Man"

BEST ANIMATED FILM
Winner - Wallace and Gromit: The Curse of the Were-Rabbit"
Runner-up - "Tim Burton's Corpse Bride"

Link to comment
Share on other sites

Concordo.

E' date=' no momento, tirar o Oscar de Witherspoon está difícil. Ela está em sua melhor forma (é a terceira atriz mais bem paga do mundo, depois de Julia Roberts e Nicole Kidman), é adorada pelos americanos e, sim, é uma atriz talentosa e versátil. Além disso, está abocanhando quase todos os prêmios... só não levou o NBR.

[/quote']

Concordo, acho que chegou a hora pra Reese. To torcendo por ela...

pena que ela perdeu essa premiação daí de cima=p

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Dallas Fort Worth Critics

Best Picture: Brokeback Mountain

Runners-Up
Capote (2)
Good Night, and Good Luck (3)
Crash (4)
Cinderella Man (5)
Syriana (6)
Pride and Prejudice (7)
A History of Violence (8)
King Kong (9)
The Three Burials of Melquiades Estrada (10)

Best Actor: Philip Seymour Hoffman, Capote
Runners-up: Heath Ledger, Brokeback Mountain (2); David Strathairn for Good Night, and Good Luck (3); Joaquin Phoenix, Walk the Line (4); Russell Crowe for Cinderella Man (5)

Best Actress: Felicity Huffman, Transamerica
Runners-up: Keira Knightley, Pride & Prejudice (2); Reese Witherspoon, Walk the Line (3); Joan Allen, The Upside of Anger (4); Charlize Theron, North Country (5)

Best Supporting Actor: Matt Dillon, Crash
Runners-up: Paul Giamatti, Cinderella Man (2); Jake Gyllenhaal, Brokeback Mountain (3); George Clooney, Syriana (4); Jesse Eisenberg, The Squid and the Whale (5)

Supporting Actress: Catherine Keener, Capote
Runners-up: Michelle Williams, Brokeback Mountain (2); Rachel Weisz, The Constant Gardener (3); Scarlett Johansson, Match Point (4); Amy Adams, Junebug (5)

Best Director: Ang Lee, Brokeback Mountain
Runners-up: George Clooney, Good Night, and Good Luck (2); Bennett Miller, Capote (3); Peter Jackson, King Kong (4); Paul Haggis, Crash (5)

Foreign-language: Paradise Now
Runners-up: Kung Fu Hustle (2); Downfall (3); Nobody Knows (4; Balzac and the Little Chinese Seamstress (5)

Documentary: Murderball
Runnsers-up: March of the Penguins (2); Grizzly Man (3); Enron: The Smartest Guys in the Room (4); Mad Hot Ballroom (5)

Animated: Wallace and Gromit: The Curse of the Were-Rabbit
Runners-up: Tim Burton´s Corpse Bride

Cinematography: Rodrigo Prieto, Brokeback Mountain
Runner-up: Emmanuel Lubezki, The New World

Best Screenplay: Larry McMurtry and Diana Ossana, Brokeback Mountain                              Runner-up: Dan Futterman, Capote

The association voted ME AND YOU AND EVERYONE WE KNOW as the winner of the Russell Smith Award, named for the late Dallas Morning News film critic. The honor is given annually to the best low-budget or cutting-edge independent film.

The Dallas-Fort Worth Film Critics Association consists of 33 broadcast, print and online journalists from throughout North Texas.

Ronny38705.7271064815
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Só hoje saíram mais dois prêmios para Brokeback Mountain. É impressão minha ou tá parecendo muito fácil?

Realmente há anos em que filmes disparam na corrida e não param mais. Brokeback Mountain ainda tem a seu favor, fora a qualidade, o fato de ser um filme-evento, com o qual a Academia pode dá a sua contribuição a um tabu contemporâneo, assim como fez com MENINA DE OURO, vários filmes de guerra...

Enfim, já acho que sua polêmica temática já o está o ajudando até!

Link to comment
Share on other sites

  • Members

E Felicity Huffman ganhou 2 prêmios de círculos tradicionais. O de Dallas, por exemplo, já existe desde 1990, e tem grande prestígio!!!

Huffman começa a disparar. A DISPARATE HOUSEWIVE!! smiley36.gif

E vejo que a torcida por Witherspoon é totalitária por aqui!!!

Por sua trajetória, talento e personagem complexo, torço, de ante-mão, por Huffman!

Alguém mais?

Ronny38705.7388425926
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Só hoje saíram mais dois prêmios para Brokeback Mountain. É impressão minha ou tá parecendo muito fácil?

Realmente há anos em que filmes disparam na corrida e não param mais. Brokeback Mountain ainda tem a seu favor' date=' fora a qualidade, o fato de ser um filme-evento, com o qual a Academia pode dá a sua contribuição a um tabu contemporâneo, assim como fez com MENINA DE OURO, vários filmes de guerra...

Enfim, já acho que sua polêmica temática já o está o ajudando até!

[/quote']

Tem razão neste aspecto Ronny,as evidências ao favoritismo são tão óbvias,que a Academia pode até se sentir na "obrigação" de coroar tudo isso com o Oscar,uma espécie de "vamos acabar com esse tabu logo". E tem outro detalhe;se não for assim,se não derem a importância a BBM que ele tem como filme,podem ser taxados de preconceituosos e reacionários.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

E tem mais um fator. Como Brokeback Mountain está fazendo uma lavagem nos premios, e é taxado por muitos como o Melhor do Ano, fica difícil a Academia premiar outro filme. E o pior, qual? Good Night and Good Luck? Tão polêmico quanto e bem mais "independente"! Munique? Outro filme polêmico, só que este, que aparenta ser o mais forte, não está tendo uma receptividade de premiação e crítica similar a de Brokeback Mountain. Walk The Line? Indicação pode ser que tenha, mas a possibilidade de vitória é praticamente inexistente. King Kong? Pior ainda, pra mim não merece a indicação. Match Point? Talvez a indicação de Woody Allen já sirva para mostrar que a Academia não se esqueceu dele, mas a vítória! O filme até agora só foi indicado ao Globo de Ouro. The New World? Total esquecido pelas premiações até agora e, como o filme de Spielberg, está tendo uma receptividade dividida por parte da crítica, uns louvam o filme, outros detestam (já até o citaram como um dos piores do ano!). Enfim, o caminho de Brokeback Mountain está mais do que fácil.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Só hoje saíram mais dois prêmios para Brokeback Mountain. É impressão minha ou tá parecendo muito fácil?

Realmente há anos em que filmes disparam na corrida e não param mais. Brokeback Mountain ainda tem a seu favor' date=' fora a qualidade, o fato de ser um filme-evento, com o qual a Academia pode dá a sua contribuição a um tabu contemporâneo, assim como fez com MENINA DE OURO, vários filmes de guerra...

Enfim, já acho que sua polêmica temática já o está o ajudando até!

[/quote']

Tem razão neste aspecto Ronny,as evidências ao favoritismo são tão óbvias,que a Academia pode até se sentir na "obrigação" de coroar tudo isso com o Oscar,uma espécie de "vamos acabar com esse tabu logo". E tem outro detalhe;se não for assim,se não derem a importância a BBM que ele tem como filme,podem ser taxados de preconceituosos e reacionários.

Até o início da temporada de prêmios, BROKEBACK MOUNTAIN vinha abrindo espaço por sua qualidade, mas a esmagadora vitória em praticamente todos os círculos de críticos o tornou super-favorito. Com isso, e com o recorde no ano em indicações para o Globo de Ouro, torna-se um risco para a Academia simplesmente ignorá-lo!

Link to comment
Share on other sites

  • Members

E Felicity Huffman ganhou 2 prêmios de círculos tradicionais. O de Dallas' date=' por exemplo, já existe desde 1990, e tem grande prestígio!!!

Huffman começa a disparar. A DISPARATE HOUSEWIVE!! smiley36.gif

E vejo que a torcida por Witherspoon é totalitária por aqui!!!

Por sua trajetória, talento e personagem complexo, torço, de ante-mão, por Huffman!

Alguém mais?

[/quote']

Felicity Huffman está mesmo querendo acabar com a festa de Reese, e como eu já afirmei é a unica que pode tirar o Oscar dela.

Só que ainda boto minhas fichas em Reese, até pela história recente da Academia. Jovens estrelas de Hollywood facilmente levam o Oscar.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sem dúvida nenuma estou cruzandos os dedos pela vitória de Huffman. A crítica pode até elogiar Reese e tal, mas eu não gosto dela como atriz. Como já afirmei anteriormente seria muito prematuro (como aconteceu com Gwyneth) premiar Reese agora. Acho q Huffman batalhou mais por este prêmio.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sem dúvida nenuma estou cruzandos os dedos pela vitória de Huffman. A crítica pode até elogiar Reese e tal' date=' mas eu não gosto dela como atriz. Como já afirmei anteriormente seria muito prematuro (como aconteceu com Gwyneth) premiar Reese agora. Acho q Huffman batalhou mais por este prêmio.[/quote']

Ganhar um Oscar agora seria fatal para a carreira de Witherspoon, mas não acho que ela tema isso, pois nunca se sabe quando ela teria outra chance de ganhar. Acredito que os atores pensem assim também!

Mas não torço por ela por isso somente. Minha preferência por Huffman se baseia pela complexidade da personagem, assim como sua luta para chegar onde chegou!

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

   Seria surpreendente ver Huffman levando um Oscar. No momento, aposto em Reese, mas como a Desperate Housewife está começando a mostrar um folêgo impensável, posso mudar de idéia. O Globo de Ouro não ajudará em nada pois Reese ganhará Comédia-Musical e Huffman ganhará Drama. O SAG também não ajudará muito, pois de vez em quando premia cada coisa (Jonhy Deep por Piratas do Caribe foi um ultraje). Torcer não torço por nenhuma das duas, pois sou fã de Charlize Theron, mas se qualquer uma das duas ganharem ficarei feliz!

  E Brokeback Mountain está tornando este Oscar cada vez menos interessante, pois sua vitória está ficando cada vez mais óbvia!

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...