Jump to content
Forum Cinema em Cena

Blade Runner (Ridley Scott, 1982/1992/200


Marty
 Share

Recommended Posts

  • Members

Realmente essa idéia de prever como vai ser o futuro é muito complicada, no primeiro Star Wars George Lucas pensou em colocar a história no século 33 (ou coisa parecida) mas resolveu que história iria se passar há muito tempo em uma galáxia muito distante e à partir disso criar tudo que ele imaginava para a sua fantasia.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 101
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Esse filme é D+, adoro a fotografia, a trilha sonora e principalmente a química entre Sean Young (é isso) e o Harrison Ford, é um dos filmes que volta e meia eu revejo.16

 

Ontém por exemplo dei de cara com o Dvd nas Americanas e só não comprei porque já extrapolei minha cota de grana pra Dvds esse mês.11
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Esse filme é D+' date=' adoro a fotografia, a trilha sonora e principalmente a química entre Sean Young (é isso) e o Harrison Ford, é um dos filmes que volta e meia eu revejo.16

 

Ontém por exemplo dei de cara com o Dvd nas Americanas e só não comprei porque já extrapolei minha cota de grana pra Dvds esse mês.11
[/quote'] Sempre me deparava com o DVD nas Americanas e a grana sempre curta, então resolvi tê-lo de uma outra forma e consegui via os meios "alternativos" da internet, versão do diretor e uma qualidade excelente de vídeo e audio 08

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Realmente essa idéia de prever como vai ser o futuro é muito complicada' date=' no primeiro Star Wars George Lucas pensou em colocar a história no século 33 (ou coisa parecida) mas resolveu que história iria se passar há muito tempo em uma galáxia muito distante e à partir disso criar tudo que ele imaginava para a sua fantasia. [/quote']

 

 

Realmente.06

 

Há muito tempo em uma galáxia bem distante. 06

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Há muito tempo em um reino bem distante. 06

 

O primeiro Guerra Nas Estrelas pelo que vi nos extras da antiga trilogia, basicamente ele foi chupado das Lendas Arturianas. Temos o legado do pai do Luke, que foi o poderoso sabre de luz, uma referência a Excalibur. Temos um triângulo amoroso de Luke, Leia e Han Solo, semelhante ao triângulo amoroso da lenda. Temos Artur (Luke), Leia (Guinevere) e Han Solo (Lancelot). E claro temos o sábio mestre da “magia” ou da força, que é Obi-Wan Kenobi, uma clara referencia a Merlin. Claro que depois com o Império Contra Ataca, muito deste universo foi sendo modificado até ficar algo bem discreto a sua fonte dos mitos celtas.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Realmente essa idéia de prever como vai ser o futuro é muito complicada' date=' no primeiro Star Wars George Lucas pensou em colocar a história no século 33 (ou coisa parecida) mas resolveu que história iria se passar há muito tempo em uma galáxia muito distante e à partir disso criar tudo que ele imaginava para a sua fantasia. [/quote']

 

 

Realmente.06

 

Há muito tempo em uma galáxia bem distante. 06

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Há muito tempo em um reino bem distante. 06

 

O primeiro Guerra Nas Estrelas pelo que vi nos extras da antiga trilogia, basicamente ele foi chupado das Lendas Arturianas. Temos o legado do pai do Luke, que foi o poderoso sabre de luz, uma referência a Excalibur. Temos um triângulo amoroso de Luke, Leia e Han Solo, semelhante ao triângulo amoroso da lenda. Temos Artur (Luke), Leia (Guinevere) e Han Solo (Lancelot). E claro temos o sábio mestre da “magia” ou da força, que é Obi-Wan Kenobi, uma clara referencia a Merlin. Claro que depois com o Império Contra Ataca, muito deste universo foi sendo modificado até ficar algo bem discreto a sua fonte dos mitos celtas.

 

esqueceu de mencionar tb os codigos de honra samurais... q ate inspiraram as vestimentas e o capacete do Vader..
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Realmente essa idéia de prever como vai ser o futuro é muito complicada' date=' no primeiro Star Wars George Lucas pensou em colocar a história no século 33 (ou coisa parecida) mas resolveu que história iria se passar há muito tempo em uma galáxia muito distante e à partir disso criar tudo que ele imaginava para a sua fantasia. [/quote']

 

 

Realmente.06

 

Há muito tempo em uma galáxia bem distante. 06

 

Há muito tempo em um reino bem distante. 06

 

O primeiro Guerra Nas Estrelas pelo que vi nos extras da antiga trilogia, basicamente ele foi chupado das Lendas Arturianas. Temos o legado do pai do Luke, que foi o poderoso sabre de luz, uma referência a Excalibur. Temos um triângulo amoroso de Luke, Leia e Han Solo, semelhante ao triângulo amoroso da lenda. Temos Artur (Luke), Leia (Guinevere) e Han Solo (Lancelot). E claro temos o sábio mestre da “magia” ou da força, que é Obi-Wan Kenobi, uma clara referencia a Merlin. Claro que depois com o Império Contra Ataca, muito deste universo foi sendo modificado até ficar algo bem discreto a sua fonte dos mitos celtas.

Quem tiver a oportunidade ler o livro de Joseph Campbell "O Poder do Mito" entenderá de onde George Lucas tirou suas idéias... é bem isso que vc escreveu mesmo, a simplicidade da história não revela para muitos esses detalhes.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Só não entendo porque ele é considerado cult. Eu gostei desde a primeira vez que vi' date=' apesar do medo que sentia dos andróides quando era pequeno. Não precisei esperar os críticicos idolatrarem o filme anos mais tarde.

 

[/quote']Sendo inicialmente mal recebido nas salas de cinema, cedo se tornou

claro que a partir do filme é possível obter múltiplas leituras

filosóficas ou religiosas sobre temas recorrentes: quem somos? de onde

viemos? para onde vamos? o que nos torna humanos? Esta atracção, bem

como o impacto visual de uma atmosfera cyberpunk

tipo filme negro, associada à música de Vangelis, cedo fizeram de Blade

Runner um filme cult, tendo sido um dos primeiros a serem editados em

DVD. (Wikipédia)

 

É bem isso que levou a ser um filme cult, para você ter uma idéia esse filme foi tema de um debate na matéria de Sociologia da faculdade de Administração onde eu estudei e teve cada discussão acalorada sobre o tema...

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Só não entendo porque ele é considerado cult. Eu gostei desde a primeira vez que vi' date=' apesar do medo que sentia dos andróides quando era pequeno. Não precisei esperar os críticicos idolatrarem o filme anos mais tarde.

 

[/quote']Sendo inicialmente mal recebido nas salas de cinema, cedo se tornou

claro que a partir do filme é possível obter múltiplas leituras

filosóficas ou religiosas sobre temas recorrentes: quem somos? de onde

viemos? para onde vamos? o que nos torna humanos? Esta atracção, bem

como o impacto visual de uma atmosfera cyberpunk

tipo filme negro, associada à música de Vangelis, cedo fizeram de Blade

Runner um filme cult, tendo sido um dos primeiros a serem editados em

DVD. (Wikipédia)

 

É bem isso que levou a ser um filme cult, para você ter uma idéia esse filme foi tema de um debate na matéria de Sociologia da faculdade de Administração onde eu estudei e teve cada discussão acalorada sobre o tema...

 

Interessante. Ta aí um filme que eu gostaria de ter debatido na minha faculdade de Administração. Lembro que a gente debateu sobre Matrix, e cada um falava um troço completamente diferente. Aliás, naquela época só se falava desse filme.

 

Mas não consigo entender porque Blade Runner foi mal recebido no cinema. O próprio Guerra nas Estrelas (lembro de quando o episódio IV era chamado simplesmente de Guerra nas Estrelas) era um filme bem diferente de tudo que já havia aparecido no cinema e foi um sucesso. Tá certo que ele era mais diversão. O próprio Matrix, um filme "complexo" e "filosófico" também foi um grande sucesso. O porquê desse desprezo com Blade Runner é mum mistério pra mim.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Essa questão do filme parecer datado,da tecnologia apresentada no filme parecer ultrapassada já para hoje,2007,que dirá 2019,é bobagem.Isso é até bastante charmoso,vermos logotipo de empresas falidas como Atari e TDK durante a exibição do filme...Como disseram aí,os filmes deste gênero não tem a obrigação de prever o futuro,trata-se de uma visão futurista para o mundo em que ele foi concebido.Blade Runner,assim como De Volta Para o Futuro são o futuro na visão de quem vivia nos anos 80,oras...

 

Obra prima incontestável (gosto demais de Alien também,mas este é um absurdo).Aquele final é um dos melhores finais de filmes de todos os que já vi,sem dúvida...Aliás,os bons filmes de ficção científica tem essa característica em comum: Sempre fechar o filme de forma grandiosa,ao mesmo tempo que caustrofóbica.Perde só para 2001: Uma Odisséia no Espaço,pra mim,dentro desse gênero. Enxak2007-06-30 10:54:24
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Obra prima incontestável (gosto demais de Alien também' date='mas este é um absurdo).Aquele final é um dos melhores finais de filmes de todos os que já vi,sem dúvida...Aliás,os bons filmes de ficção científica tem essa característica em comum: Sempre fechar o filme de forma grandiosa,ao mesmo tempo que caustrofóbica.Perde só para 2001: Uma Odisséia no Espaço,pra mim,dentro desse gênero. [/quote'] Também achei o final muito bom... é um final que te deixa contente e ver o filme como um todo.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Freak e Enxak: tem um outro filme da mesma época de Blade Runner que foi ainda mais massacrado, que é Scarface - teve cadeira cativa nos Razzies. Esses dois filmes hoje são datados como coisas dos anos 80, o que eu não acho ruim de jeito nenhum, e sim uma parte importantíssima do pacote. Não acho coincidência que os filmes tenham feito sucesso depois, acho que é justamente pelo fato de serem tão marcados nesse aspecto. Miami Vice, do ano passado, foi mal recebido também, e suspeito que ele possa seguir o mesmo caminho.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

- Em julho de

2000, o diretor Ridley Scott declarou, em entrevista à tv britânica,

de que o personagem Deckard também era um replicante.

 

Me lembrei que em 1997 a minha professora de Sociologia (Doutorada na Unicamp) levantou essa questão e o porque da necessidade de matar os replicantes, na minha opinião na época era que eles estavam ficando mais humanos do nós mesmos, ou seja, a raça humana estava perdendo o seu lado bom e só pensando em si mesmo, e será que isso não está acontecendo mesmo na vida real???? 17

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
- Em julho de 2000, o diretor Ridley Scott declarou, em entrevista à tv britânica, de que o personagem Deckard também era um replicante.

 

Me lembrei que em 1997 a minha professora de Sociologia (Doutorada na Unicamp) levantou essa questão e o porque da necessidade de matar os replicantes, na minha opinião na época era que eles estavam ficando mais humanos do nós mesmos, ou seja, a raça humana estava perdendo o seu lado bom e só pensando em si mesmo, e será que isso não está acontecendo mesmo na vida real???? 17

Realmente, Marty, a maioria das pessoas estão se lixando pra outras. É uma triste confirmação de que a vida imita a arte, no seu melhor e infelizmente no pior. Basta ver 30 minutos de telejornal para se confirmar isso.12
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu estava em Orlando no ano passado e vi a edicao especial do diretor e blablabla de Blade Runner. Nao pensei duas vezes e comprei. No Brasil essa maravilha tinha ate saído de catálogo, com certeza foi um achado.

 

Voltei ao Brasil e nao deu nem 6 meses saiu a bagaca por aqui... eheheheh

 

Blade Runner é fantástico mesmo.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Me senti frustrado. Talvez seja muito novo (18 anos) para captar a "magia" do filme e talvez o admire melhor daqui alguns anos, mas não consegui me apaixonar pelo filme.

 

Achei um história MUITO interessante, um argumento bem original (a história dos replicantes é ótima) mas acabei não me envolvendo pelo filme. Talvez por achar que tinha muitas tramas no começo...eu acabei me perdendo e nunca descobrindo sobre o que o filme realmente está falando e achei aquela última parte ( o climax) uma coisa muito escabrosa...aquele "vilão" parece ter saído de uma rave depois de ter tomado todas e mais um pouco. Mas confesso que fiquei encantado com o visual do filme ( me lembrou UM POUCO certos momentos do AI do Spielberg) e a trilha é maravilhosa.

 

Mas não captei toda a mística do filme. Achei interessante e tal, mas não me encantou. Talvez vocês me ajudem a entender pq não gostei. 06

 

 

Link to comment
Share on other sites

Mas não captei toda a mística do filme. Achei interessante e tal' date=' mas não me encantou. Talvez vocês me ajudem a entender pq não gostei. 06 [/quote']

 

Nem... eu passo.

 

Só uma palhinha... Blade Runner  não nos faz lembrar de nenhum filme. Reveja, reveja e reveja.

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Assisti a Blade Runner 5 vezes e (graças a um amigo que me presenteou),  revejo sempre que posso.

 Isso de cada vez que tu vê descobre um detalhezinho novo  é verdade,tipo assim os origamis do policial Garf.

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Eu sempre achei que BR falasse da mania do homem de brincar de Deus e sobre a ética (ou falta dela) na ciência (engenharia genética)... tb pode não ser nada disso...aff !

 

Pay attention a cena entre Dekard e o replicante Roy sobre a vida.

 

By the way, a trilha sonora é mesmo da linda. Minhas preferidas  “End  titles from Bladerunner” e “Chung Kuo”.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Mas não captei toda a mística do filme. Achei interessante e tal' date=' mas não me encantou. Talvez vocês me ajudem a entender pq não gostei. 06 [/quote']

 

Nem... eu passo.

 

Só uma palhinha... Blade Runner  não nos faz lembrar de nenhum filme. Reveja, reveja e reveja.

 

 

 

O visual do filme me lembrou aquele cidadezinha do A.I...só isso.06

 

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members
Convenhamos' date=' Blade Runner é bem melhor do que A.I. 03 [/quote']

 

 Putz! É até covardia comparar... 08 Bota "beemmm" nisso!!

 

 Para os aficcionados, notícia boa:

 

"Nova versão de Blade runner será lançada em Veneza - 02/08/07

EM Cultura

Warner Bros/Divulgação

cult02-08-05.jpg
A versão definitiva e restaurada do filme Blade runner, de Ridley Scott, será a grande surpresa da 64ª edição do Festival de Cinema de Veneza, na Itália. Lançado em 1982, o clássico (agora sem cortes) terá première mundial em 1º de setembro, à meia-noite, com a presença do diretor. O festival vai do dia 29 a 8 de setembro. Restaurado e remasterizado, com cenas inéditas, novos efeitos especiais e trilha sonora em Dolby Digital 5.1, o novo Blade runner será exibido em salas de Nova York e de Los Angeles em 5 de outubro.

Baseado em O caçador de andróides, romance de Philip K. Dick, o longa narra a história de um detetive em busca de replicantes enquanto descobre as próprias origens. Harrison Ford (foto), Sean Young e Edward James Olmos estão no elenco. "
 

 

16 16 16 16
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...