Jump to content
Forum Cinema em Cena

Liga da Justiça


Freak
 Share

Recommended Posts

  • Members

LEo, também gosto muito do personagem John Stewart no desenho da Liga. Por mim, apesar do Hal Jordan ser personagem bastante rico, o cinema é uma urgente oportunidade de desenhar para o público leigo que são personagens diferentes ("Ué pai... o Lanterna num é negro?!?"). Por mim, teríamos no filme Ryan Reynolds entregando o anel (ui) para o Jamie Foxx, seja no início, meio ou fim.

Sei lá, hein... tem heróis mais urgentes do que o cara com T no rosto, apesar de ser um personagem interessante

 

Sith, o Flash do desenho foi tacada de mestre. Voto fácil tb no Wally para ser o velocista no cinema, sem deixar de citar o tio Barry. Também boto fé na Intergangue como ponto de partida e acrescentaria aí uma investigação solitária ou em dupla por parte dos heróis. Ou ficaria "Watchmen" demais? rs

 

Questão, concordo com vc sobre a Legião do Mal. E a presença do grupo ficaria meio over e quadrinesco demais. No desenho já ficava quadrinesco demais.

 

Nas listas os que mais aparecem então são:
-Lanterna
-Flash
-Canário
-Batman
-Maravilha
-Superman
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

Sobre o filme da LJA, vai um recadinho para a WB/DC:
 
Primeiras

impressões sobre Os Vingadores são muito positivas

 

vingpermiereL.jpg

 

Os presentes em Premiere de ontem a noite elogiaram e spoilerzaram muito no

twitter.

[Mais:]

Ontem rolou uma exibição do filme para a imprensa, com

direito a presença do elenco, diretor, tapete vermelho e tudo

mais. Veja até o velhinho bicão Stan Lee ai, tirando a

maior onda em cima de uma Harley.

 

vingpermiere1.jpg

 

A marvecada que quiser assistir como foi o tapete vermelho,

tá ai o video com quase duas horas de firulada antes do filme

ser exibido.

 

Embora ninguém esteja ainda autorizado a soltar resenhas, a galera

que pode ver o filme andou twittando suas impressões gerais e, pelo

menos entre as compiladas pelo site CBM, as opiniões foram MUITO

positivas.

O pessoal elogiou bastante mesmo, com várias pessoas citando como o

melhor filme da Marvel, dizendo que tem muita ação,

destacando o bom humor do filme e dizendo que o Hulk

roubou a cena.

Em meio a tudo isso, alguns soltaram dois

"spoilerzinhos":

- Os aliens do filme são os Skrulls Ultimate, os Chitauri presentes em
.

- Mais uma vez tem cena pós-créditos, com uma "grande surpresa".

 

E o próprio CBM soltou um post com alguns recados para a

nerdaiada que acessa e comenta lá:

- Para os que estavam preocupados sobre Joss Whedon no comando desse filme...

Está provado que vocês são completos e totais idiotas. (
QUE

GRATUÍTO!)

- Para os preocupados que um grande número de personagens seria coisa demais

pra um filme... isso NÃO é um problema.

- Para os que acharam que aa Viúva Negra e o Gavião Arqueiro, por não terem

poderes, seriam subutilizados e ter papéis pequenos... Não é assim. (
Essa

foi pro Resdiney)

- Para os preocupados que todos os trailers, clipes e comerciais tenham já

mostrado todas as partes boas do filme... Eles mal arranharam a superfície.

- Para os que não acreditam que Os Vingadores será O filme de super heróis do

ano... Bátema e Homem-Aranha terão que ser surpreendentemente especiais pra

conquistar esse título.

Por fim, os caras dizem que no review completo vão dar uma dica sobre

uma tragédia envolvendo um dos personagens principais e como a

grande revelação sobre o mestre dos aliens cria o gancho pra uma

sequência.

E não só o pessoal que já assistiu o filme tá empolgado assim, mas a

Disney/Marvel, também: as estimativas em cima da bilheteria do primeiro

final de semana já apontam pra algo em torno de 125 mijones de doletas,

podendo ainda aumentar pois muitas salas de cinema estão programando cada vez

mais novas sessões e se virando pra tentar viabilizar ainda mais sessões na

estréia.

Gostei muito de algumas notícias ai, e realmente espero que se confirmem,

como a do filme ter mais ação que todos os outros filmes da Marvel juntos e de

ter muita coisa legal ainda não revelada nos trocentos comercias já divulgados.

 

Continuo animado pra ver o filme (coisa que algumas marvequinhas aqui dos

comentários insistem em não entender, pois não se pode reclamar de nenhum

detalhe que elas dão ataques histéricos) mas não vou aumentar muito minha

expectativa baseado nessas notícias, até porque ir pro cinema com uma

expectativa alta demais sempre é um problema. Mas pro que eu espero

desse filme, um pipocão legal, cheio de ação e massa véio dos bons, acho mesmo

que não vou me decepcionar.

Agora, por mais que o Hulk possa ter ficado legal, sério mesmo que é

ele quem vai roubar a cena? Olhem essa foto da premiere de ontem!

 

vingpermiere2.jpg

 

Essas twittadas pagando pau pro Hulk só podem ser todas dos cuequinhas

roxas, não é possível, bwahahaha

 

Balrog2012-04-16 20:37:46

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

  LEOSPIDER, isso não é uma regra. CAPITÃO AMÉRICA por exemplo não tinha nenhum negro em seu elenco principal. Idem para o ultimo PIRATAS DO CARIBE. Se fosse só pra cumprir um "sistema de cotas", bota um negro interpretando o presidente dos Estados Unidos no filme e pronto06

 

 Mas falando sério, um personagem deve estar em um filme por que ele serve para a historia, e não por que ele é branco, negro ou verde.

 

 PRIMO, tambem gosto muito do personagem do John Stewart (o da serie, pois o das hqs é bem fraco), mas se fosse pro Hal Jordan deixar de ser Lanterna Verde, não pode ser do nada. Tem que haver uma boa razão pra que isso aconteça. E acho que é uma troca que seria mais aproveitada na franquia do Lanterna, e não em um filme da Liga. LANTERNA VERDE foi ruim, mas não a ponto de impossibilitar uma sequencia redentora, na minha opinião. Espero que a Warner acorde e de a Hal Jordan a aventura cinematografica que ele merece.

 

 Quanto ao Flash, não vejo por que Barry Allen não pode absorver um pouco da personalidade do Wallly. Ele pode se tornar mais brincalhão, mas sem se tornar o Wally. Ou seja, Flash seria bem humorado, mas sem a imaturidade do Wally. Ou faz do Wally o Flash original assumindo que Barry nunca assumiu o manto do velocista, tal como fez a serie animada. PRIMO, se o heroi surge já na encarnação Wally West, fazendo referencias ao tio Barry e tudo mais, ai vira aquele filme da Liga que o George Miller tentou emplacar alguns anos atrás, onde o publico era jogado dentro de um universo DC em pleno desenvolvimento, tendo que absorver uma carambada de informações. O ideal é construir este universo aos poucos, tal como esta fazendo a Marvel. Então ou se f

 

 BALROG, creio que a Warner esta acompanhando cuidadosamente a repercusão de VINGADORES.

 

 Sugiro a analise de mais um episódio da serie animada para aproveitarmos este fluxo de idéia. O proximo da fila é A LUA DOS CAÇADORES.

 

  Na trama, a Liga Da Justiça recebe um pedido de socorro de uma nave mineradora que teria ficado presa em uma lua proxima, devido a um perigoso metal. O metal é identificado como metal enésimo, o mesmo metal do qual é feito a massa da Mulher Gavião. A Mulher Gavião, ao lado de Vixen e do Vigilante, parte para esta lua para resgatar os mineradores. Mas o que os herois não sabem é que tudo é uma armadilha armada por um grupo de thanagarianos que pretende se vingar de Shayera por sua traição durante a invasão thanagariana.

 

 Personagens em destaque : Mulher Gavião, Vixen, Vigilante.

 

 A LUA DOS CAÇADORES é um episódio um pouco irregular da serie. Ele traz bons momentos ao retratar as duras consequencias que o planeta Thanagar sofreu após o arco ESCRITO NAS ESTRELAS. há uma interessante humanização dos personagens tambem, ao mostrar Vixen tentando conseguir um momento intimo com o Lanterna Verde, e a rivalidade amigavel que se estabelece entre a heroina africana e a Mulher Gavião, já que ambas amam o mesmo homem.

 

 Mas a ação do episódio é pouco criativa, e a resolução do problema soa facil demais no final das contas. Não chega a ser um episódio ruim, mas decididamente não é o melhor que a serie tem a oferecer.

 

 Quem tiver curiosidade em assistir o episódio, o link segue abaixo

 

 

 

  As questões são

 

 1) Quais elementos de A LUA DOS CAÇADORES poderiam ser aproveitados no cinema?

 

 2) O Vigilante poderia surgir como membro da equipe em uma sequencia?

 

  Respondendo minhas proprias questões

 

 1) Não vejo muita coisa deste episódio que possa ser aproveitada.

 

 2) Já acho muito ele ter aparecido na serie animada. Tem varios personagens mais interessantes que ele pra dar as caras no cinema.

 

 Valeu16

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

  LEOSPIDER' date=' isso não é uma regra. CAPITÃO AMÉRICA por exemplo não tinha nenhum negro em seu elenco principal. Idem para o ultimo PIRATAS DO CARIBE. Se fosse só pra cumprir um "sistema de cotas", bota um negro interpretando o presidente dos Estados Unidos no filme e pronto[img']http://www3.cinemaemcena.com.br/forum/smileys/06.gif" height="17" width="17" align="absmiddle" alt="06" />

 

 

 

Concordo plenamente com você eu só propus isso porque esse tipo de coisa existe afinal. E também porque seria legal colocar um herói negro no filme da liga e sugeri o Sr Incrível justamente por que ele seria um personagem interessante para integrar o grupo.

 

 

 

As questões são

 

 

 

1) Quais elementos de A LUA DOS CAÇADORES poderiam ser aproveitados no cinema?

 

 

 

A única coisa seria a ambientação, um filme da liga todo ou a maior parte se passando no espaço ou em outro planeta.

 

 

 

2) O Vigilante poderia surgir como membro da equipe em uma sequencia?

 

 

 

Esse vigilante é aquele Cowboy?? Concordo com você tem melhores.LEospider2012-04-16 23:02:10

Link to comment
Share on other sites

  • Members

1) Quais elementos de A LUA DOS CAÇADORES poderiam ser aproveitados no cinema?

-Shayera (Jessica Biel)! 16 
-E talvez a temática triângulo amoroso e tal

 

2) O Vigilante poderia surgir como membro da equipe em uma sequencia?

-Cara, botaria fé no Vigilante apenas se fosse uma referência sutil: um caipira salvando um cidadão paralelamente à ação principal, tipo o Stan Lee nos filmes da Marvel 06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 BALROG, de onde é essa imagem?

 

 PRIMO, com certeza Jessica Biel ficaria perfeita no papel de Shayera Hol. E gostei bastante da idéia de colocar uma participação do Vigilante a lá Stan Lee. Tipo, é só um vaqueiro puxando alguem pra longe dos escombros da luta. Seria uma homenagem legal.

 

 PRIMO e LEOSPIDER, o que acharam da minha idéia de fundir as personalidades de Barry Allen e Wally West no personagem do Barry? Barry seria um pouco mais bem humorado do que é nos quadrinhos, mas sem a imaturidade e o "jeito moleque" do Wally. 

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Questão, da minha parte... até entendo a sua posição de respeito ao Barry, mas por mim o público do cinema nem precisa saber dele. E para os fans do Flash (seja o sobrinho ou o tio) a existência de Barry pode ficar subentendida numa boa. Isso pq vejo o Wally como uma marca, hoje, talvez mais forte que a do tio.

 

 

 

A mudança na personalidade do Barry pode matar o conceito Wally e a chance desse conceito ser levado para as telas numa possível trilogia. Em resumo: eu abriria mão do Barry, mas não do Wally, e nem tudo na proposta do George Miller era ruim: o filme pode jogar o público dentro de uma Liga parcialmente em desenvolvimento. Se for bem planejado, tudo bem, inclusive com as franquias do Superman e do Flash, por exemplo, ajudando a desenvolver esse processo.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 E gostei bastante da idéia de colocar uma participação do Vigilante a lá Stan Lee. Tipo' date=' é só um vaqueiro puxando alguem pra longe dos escombros da luta. Seria uma homenagem legal.. 

 

 
[/quote']

E segundos antes, por conta da poeira dos escombros, o caipira puxa o lenço do pescoço para tapar a região da boca
05
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 PRIMO sinceramente eu odiava a idéia do George Miller de apresentar uma Liga Da Justiça já em atividade. Uma das coisas mais legais de um filme da Liga é ver como essas pessoas começaram a trabalhar juntas e as primeiras reações que elas tem umas as outras. A idéia do Miller simplesmente matava esse conceito.

 

 Tambem não acho o Barry totalmente indispensavel. Mas acho que não dá pra ficar em cima do muro. Ou deixa o Wally pra depois, ou faz do Wally o Flash original, sem menções ao Barry, tal como foi feito na serie animada.

 

 PRIMO, excelente o seu complemento sobre a ponta do VIGILANTE10

 

 Agora, o Sr. Joss Whedon disse algumas palavrinhas sobre um filme da Liga.

 

 

Liga da Justiça | Joss Whedon sugere como deveria ser filme dos heróis da DC

Diretor diz que grandiosidade dos heróis impede dinâmica nas telas

Natália Bridi
19 de Abril de 2012


 

liga

Joss Whedon, responsável por tornar possível a reunião de Os Vingadores no cinema, falou sobre o que considera a maior dificuldade para reunir nas telas outro grupo de heróis: a Liga da Justiça.

"É extremamente difícil unir personagens tão díspares e fazer funcionar. E para a DC é ainda mais difícil do que para a Marvel pois seus personagens são de outra era. Seus personagens são maiores do que nós. Eles alteraram isso, mas a Marvel realmente desvendou o segredo em termos de, 'Oh, eles são exatamente como nós'. Essa certa dose de verossimilhança que a Marvel começou em Homem de Ferro, acho que você precisa usar algo assim como base", sugeriu.

A Warner Bros. e a DC Comics tentam levar a Liga da Justiça ao cinema desde 2008. No ano passado, Zack Snyder comentou que sua versão do Superman no cinema não se encaixaria em um filme do grupo de heróis, assim como não haveria espaço para o Batman de Christopher Nolan. Ou seja, Warner e DC têm ainda muito trabalho pela frente.

Os Vingadores - The Avengers chega aos cinemas em 27de abril.

FONTE: OMELETE
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 PRIMO sinceramente eu odiava a idéia do George Miller de apresentar uma Liga Da Justiça já em atividade. Uma das coisas mais legais de um filme da Liga é ver como essas pessoas começaram a trabalhar juntas e as primeiras reações que elas tem umas as outras. A idéia do Miller simplesmente matava esse conceito.

 

 Tambem não acho o Barry totalmente indispensavel. Mas acho que não dá pra ficar em cima do muro. Ou deixa o Wally pra depois' date=' ou faz do Wally o Flash original, sem menções ao Barry, tal como foi feito na serie animada.

 

 PRIMO, excelente o seu complemento sobre a ponta do VIGILANTE10

 

 
[/quote']

No caso do Miller, quis dizer que não seria totalmente ruim alguns trechos do desenvolvimento do herói estarem implícitos. Veja, também sou contra uma Liga já em atividade no filme. Mas uns e outros heróis ali podem ter um passado juntos, como me parece ser com a relação Gavião e Viúva em "Os Vingadores".
Pergunto: você é contra termos, na implícita base da pirâmide do roteiro, o Barry como primeiro Flash e o Wally como o primeiro Flash a entrar para a Liga?
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 É que no caso da Marvel, eles tem o facilitador da Shield. Gavião e Viuva são ambos agentes da Shield, então não foi dificil construir uma relação prévia entre eles. No caso dos cinco grandes da Liga, não vejo no que o filme se beneficiaria com qualquer relação prévia.

 

 E sim PRIMO, em primeira instancia sou contra. Por que parece ficar uma coisa meio em cima do muro, saca? Se é pro Flash ser o Barry, então o Flash é o Barry e o Wally assume o manto nas sequencias. Se é pro Flash ser o Wally, então seria melhor seguir o exemplo do desenho da Liga, e assumir que Wally é o Flash original, sem menções a um velocista anterior.

 

  Imagina a confusão que ia ser. Como assim tinha outro Flash. Então os Flashes são um cla? Cade o Flash original? Como ele morreu?

 

  Na minha opinião, esse não é o tipo de coisa a ser desenvolvida de forma implicita nas entrelinhas.

 

 Outra coisa que não entendi, PRIMO. Você disse que a mudança de personalidade do Barry pode matar o conceito do Wally. Por que? Não acho que isso necessariamente tenha que acontecer, pois a maior diferença entre os dois não é o senso de humor, mas sim que Wally é muito mais "heroi escoteiro" do que o Barry.
Questão2012-04-20 19:32:58
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Baum, parece q Vingadores realmente deu certo:

 
 
Questão, essa imagem q postei é da saga DC para 2013, Trinity War.
 
Segue o link da matéria no MultiversoDC:
 
 
Sobre esse último episódio, acho q a única coisa a ser aproveitada seria os thanagarianos como uma ameaça alienígena.
 
E sobre a questão Wally ou Barry apesar de reconhecer q Wally ter maior revelância na desde a 1a. Crise nos anos 80, sou muito mais o Barry.
 
A LJA está para a história das HQs assim  esse grupo aqui está para a história do Basquete:
 
Dream_Team_5.jpg
 
 
 
 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

É o Dream Team I... a primeira vez que o COI permitiu que jogadores profissionais de basquete jogassem as Olimpíadas. Nem precisa dizer que os Estados Unidos montaram um supertime com os astros da NBA para os jogos de Barcelona 1992. O resultado: medalha de ouro e espetáculos lindos de serem vistos nas quadras espanholas... Lucas2012-04-21 15:17:32

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 É que no caso da Marvel' date=' eles tem o facilitador da Shield. Gavião e Viuva são ambos agentes da Shield, então não foi dificil construir uma relação prévia entre eles. No caso dos cinco grandes da Liga, não vejo no que o filme se beneficiaria com qualquer relação prévia.

 

 E sim PRIMO, em primeira instancia sou contra. Por que parece ficar uma coisa meio em cima do muro, saca? Se é pro Flash ser o Barry, então o Flash é o Barry e o Wally assume o manto nas sequencias. Se é pro Flash ser o Wally, então seria melhor seguir o exemplo do desenho da Liga, e assumir que Wally é o Flash original, sem menções a um velocista anterior.

 

  Imagina a confusão que ia ser. Como assim tinha outro Flash. Então os Flashes são um cla? Cade o Flash original? Como ele morreu?

 

  Na minha opinião, esse não é o tipo de coisa a ser desenvolvida de forma implicita nas entrelinhas.

 

 Outra coisa que não entendi, PRIMO. Você disse que a mudança de personalidade do Barry pode matar o conceito do Wally. Por que? Não acho que isso necessariamente tenha que acontecer, pois a maior diferença entre os dois não é o senso de humor, mas sim que Wally é muito mais "heroi escoteiro" do que o Barry.

[/quote']

 

Uai, vc não vê benefício na relação prévia, mas o benefício é exatamente esse que defendo: a liberdade de não construir todas as relações no mesmo filme. O roteiro pode guardar o start apenas para relações mais cruciais para a trama.

 

Barry pode ser tranquilamente no filme um easter egg, em detrimento de um personagem muito mais carismático (um Wally ainda melhor, aperfeiçoado pelo roteiro). A relação pode ser a mesma que a mostrada entre os dois Corujas em "Watchmen".

 

Considerar a Shield um facilitador, ok. Mas nunca determinante. Não enxergar essa possibilidade no filme da Liga pode ser afinal fruto de um simples condicionamento. Uma ou outra relação pré-existente no início do filme não impedem a trama de mostrar o processo de formação da equipe. Além disso, as pré-existentes podem ajudar à formação do grupo ser mais natural, como é visto em muitos filmes de espionagem e assalto a banco: fulano já conhece ciclano que apresenta a beltrano. Isso ajudaria tb a diferenciar de "Os Vingadores"

 

Não vi confusão em "Watchmen" com os Corujas e não vejo aqui com os Flashs. Um bom roteirista explicaria isso no filme sem parecer didático demais.

 

Acho que talvez vc esteja supervalorizando a cronologia dos quadrinhos, como se fosse uma lástima não ver o Barry em toda a sua glória (e sim, estou afzendo o mesmo com o Wally, mas é tb uma questão mercadológica). Entretanto essa cronologia pode ser implícita numa boa. No cinema uma coisa ou outra precisa ser sacrificada, não tem jeito.

 

Sobre matar o conceito, acho que passarei melhor o que quis dizer assim: o Wally do desenho é tão bacana e tão conhecido, que TODAS as melhores características dele tinham que ficar pra ele e mais ninguém! heheh
primo2012-04-22 21:00:58
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 Nesse ponto da relação prévia você me convenceu. Flash e Superman podem ter se conhecido em um evento beneficiente. Isso faria referencia inclusive a classica historia "A Corrida Do Século". Quanto a comparação entre os Flashes e os Corujas, WATCHMAN era diferente, PRIMO. Tanto na hq como no filme, já existia todo um universo previo ao da trama principal. E lembro que houve reclamações sobre aqueles que não leram a HQ justamente a respeito do excesso de personagens do passado.

 

 PRIMO, se prestar atenção vai ver que não estou supervalorizando a cronologia, tanto que sugeri, e sugiro outra vez, que se esqueça da existencia do Barry, e faça do Wally o Flash original, tal como foi feito na serie animada. Afinal, se é pra descartar o Barry (e transforma-lo em um easter egg é exatamente isso) descarte-o de uma vez.

 

  Falando em Flash, ele tem importante participação no proximo episodio da serie a ser analisado, ou melhor, episodios. A 3ª tempodara foi exibida tendo um arco central.  Estou falando da "Saga Do Cadmus". A saga se dividiu ao longo de nove episódios ao longo da temporada, muitas vezes refletindo nos episódios de "Monstro da Semana". Mas são os nove episódios a seguir que constituem mesmo a Saga Do Cadmus.

 

  Em TERRIVEL SIMETRIA, a Supermoça vem tendo uma serie de pesadelos em que ela comete assasinatos. O Arqueiro Verde, acha que são simplesmente pesadelos. Mas o Questão acredita que os sonhos ruins de Kara podem estar ligadas a uma conspiração governamental. Os temores do heroi sem face começam a se confirmar quando os corpos dos homens que a kriptoniana mata nos sonhos começam a aparecer de verdade.

 

  TERRIVEL SIMETRIA dá o tom de conspiração que permeara toda a saga. Os produtores são inteligentes ao mostrar primeiro os herois menores como Arqueiro Verde e Questão lidando com o Cadmus para só depois introduzir os pesos pesados da DC. As sequencias de ação do episódio são otimas e os personagens estão muito bem retratados, especialmente o Questão,que rouba a cena.

 

 Em ULTIMATO, a Liga se depara com um grupo de jovens herois autodenominados Ultimen, financiados pelo empresario Maxwell Lord. Mas um segredo terrivel se esconde por trás da origem dos Ultimen, e quando eles descobrem este segredo, as consequencias são desastrosas.

 

 Em ULTIMATO, a ameaça representada pelo Cadmus fica mais clara, com o surgimento da lider da organização, Amanda Waller.  Waller alias é uma grande personagem, se mostrando inteligente e perspicaz, inclusive jogando na cara do Batman o conhecimento de sua identidade. Entretanto, este é o episódio mais fraco da saga, ao permanecer muito tempo com os Ultimem, que não são personagens interessantes. O grupo é uma homenagem aos personagens criados especialmente para a serie "SuperAmigos", homenageando inclusive os mais famosos Supergemeos.

 

 Em O PROJETO APOCALIPSE, Batman resolve confrontar Waller, e descobre que o Cadmus esta criando um arsenal de armas armas meta humanas. Paralelamente, Lex Luthor inicia uma campanha presidencial, o que pode indicar que o mundo visto no arco UM MUNDO MELHOR em que a Liga se voltava contra o governo e impunha um regime autocrata ao planeta pode não ser uma realidade altenrativa, mas o futuro.

 

 Ao mesmo tempo, um vulcão em eupção na ilha sul americana de San Baquero requer a ação do grupo. Entretando, a criatura conhecida como o Apocalipse, que estava sob custódia do Cadmus escapa, e vai direto fazer aquilo para o que foi condicionado a vida inteira. Matar o Superman.

 

 O PROJETO APOCALIPSE é um otimo episódio. Ele começa muito bem com Batman brincando de Norman Bates ao acuar Amanda Waller no chuveiro06. Mas o dialogo que se segue é interessantissimo, nos fazendo pensar que o Cadmus tem suas razões para temer a existencia da Liga. A ação do episódio fica por conta da luta brutal entre o Superman e o Apocalipse dentro de um vulcão. 

 

 FORÇA TAREFA X mostra o Cadmus recrutando um grupo de vilões para trabalhar para o governo em troca de anistia por seus crimes. Para evitar que os criminosos fujam, nanoexplosivos são injetados em seu organismo. Agora, em sua primeira missão, a Força Tarefa X liderada pelo Comandante Rick Flagg, e contando com os criminosos Pistoleiro, Plastique, Capitão Bumerangue e Rei Do Relógio deve se infiltrar na Torre Da Liga  e roubar uma poderosa arma que esta sob poder do grupo.

 

  FORÇA TAREFA X é um episódio interessantissimo, pois ele se passa quase todo do ponto de vista dos vilões. O grupo que nos quadrinhos se chama Esquadrão Suicida (rebatizado na TV por questões de censura) tem excelente interação, e nós nos pegamos inclusive torcendo por eles. Mas apesar de mostrar a camaradagem do grupo, os roteiristas em uma boa sacada, nunca nos deixam esquecer que com exceção de Flagg, todos na equipe são criminosos.

 

 Em O EMBATE, vemos o Capitão Marvel sendo recrutado para a Liga Da Justiça, ao mesmo tempo em que o nome de Lex Luthor sobe cada vez mais nas pesquisas presidenciais. Superman não acredita que seu antigo arqui inimigo tenha de fato se regenerado. Durante um evento patrocinado por Luthor, Superman passa a acreditar que todos os presentes correm perigo e decide avabar com a festa. Mas o Capitão Marvel não pensa assim, e essa discordancia leva a um embate entre dois dos seres mais poderosos do planeta.

 

 O titulo desse episódio já deixa claro qual é o foco aqui. A ação. As lutas entre o Superman e o Capitão Marvel estão entre as mais famosas das hqs, e os produtores fazem jús a esse legado aqui, fazendo os dois herois botarem literalmente tudo abaixo durante seu confronto. Ao mesmo tempo, o episódio é bastante competente ao mostrar um lado mais sombrio e desconfiado do Homem De Aço, deixando o escoteirismo para Marvel, que no final das contas, é só uma criança.

 

  QUESTIONANDO A AUTORIDADE abre a reta final da Saga Do Cadmus, Com a ajuda da Caçadora, o Questão rouba arquivos que comprovam a ligação entre Luthor e o Cadmus. Mas ao mesmo tempo ele descobre que Luthor foi o presidente assassinado pelo Superman no mundo dos Lords Da Justiça, e passa a temer que aqueles eventos possam se repetir em nossa realidade.

 

 QUESTIONANDO A AUTORIDADE é um dos melhores episodios da serie. O nivel de paranóia e perturbação em que o Questão mergulha são surpreendentes para uma serie animada mainstream. Os dialogos do personagem com o Superman e com Luthor são recheados de tensão. Por outro lado, o proprio Superman tem bastante destaque. Vemos um homem de aço cada vez mais tenso e estressado, questionando as proprias atitudes. O dialogo com Lois em um Piquenique no alto de uma ponte funciona como um bom alivio, com a jornalista tentando aconselhar o amado. E o tenso dialogo com o Prof. Hamilton no final´tambem é digno de nota. A analogia que Hamilton faz para justificar seu temor em relação ao Superman é otima. Hamilton diz "Achei que você fosse um anjo, vindo dos céus em resposta a nossas orãções. Mas Lucifer tambem era anjo, não era?"

 

 A HORA H começa do exato ponto em que o episódio anterior parou. Superman e a Caçadora conseguem resgatar o Questão das garras do Cadmus, mesmo que a custo da traição do Capitão Atomo. Enquanto a Liga debate o que fazer agora que o Cadmus os agrediu diretamente, Lex Luthor consegue assumir o controle do canhão de fusão binaria da Liga Da Justiça, disparando diretamente contra a base do Cadmus no Novo Mexico, causando caos e destruição na cidade. Com a desculpa perfeita, o Cadmus prepara sua investida definitiva para destruir a Liga Da Justiça.

 

  A HORA H é outro excelente episódio desta brilhante saga. A idéia de botar um membro da Liga que tem ligação direta com o governo contra o grupo foi muito boa, rendendo a boa cena de luta entre o Superman e o Capitão Atomo. A discussão dos herois sob as motivações do Cadmus foi uma sequencia muito bem pensada tambem, com cada heroi expondo seu ponto de vista de forma ponderada. Enquanto o Superman quer descer na terra e acabar com o Cadmus pelos crime que cometeram, o Arqueiro Verde lembra que são atitudes como essa que justificam a existencia da organização. Já o Flash mostra por que é o coração da equipe, com uma atitude pacifista, e de ajudar a todos, independente das condições.

 

 Mas o grande momento do episódio é o disparo involuntario do canhão laser da Liga contra a Cidade Do Novo México. Primeiro ao mostrar o desespero dos herois tentando evitar o disparo. E depois ao mostrar a cidade tranquila, com as pessoas vivendo suas vidas tranquilamente, até que um clarão vem do céu e destrói tudo. O paralelo com a bomba de Hiroshima e Nagasaky é obvio. O que rende outro bom comentario do Arqueiro quando ele vai a cidade com o Flash ajudar os feridos. Afinal, se a Liga não tivesse aquela arma, o desastre não teria acontecido. É poder demais nas mãos de qualquer um. Armas nucleares, alguem?

 

 PÂNICO NOS CÉUS é o penultimo episódio da Saga Do Cadmus. Com a Liga incriminada pela tragédia do Novo México, os membros fundadores decidem se entregar a custódia do governo dos Estados Unidos como sinal de confiança. Todos menos o Batman que achando essa "Uma Idéia Idiota", parte sozinho para tentar descobrir quem foi o verdadeiro responsavel por disparar o canhão laser da Torre Da Liga. Sem os membros fundadores, o restante da Liga vê a torre sob ataque do Cadmus, que dispara varios misseis contra a estação espacial, e manda um exercito de Ultimens liderados pelo clone da Supermoça massacrar a equipe.

 

  PÂNICO NOS CÉUS prepara o terreno para o final da saga, ao retratar a batalha final entre a Liga Da Justiça e as forças do Cadmus, e revelar as verdadeiras intenções de Lex Luthor na trama. O debate entre os herois mais uma vez ganha espaço, mostrando as visões altruistas da Mulher Maravilha e Flash, batendo de frente com a postura claramente mais fria e militarizada do Lanterna Verde e da Mulher Gavião. O Batman por sua vez age de forma totalmente independente dos outros fundadores, recusando-se a se entregar ao governo e destapando praticamente sozinho toda a teia de conspiração que ligava Luthor e o Cadmus. Alias, na melhor tradição dos mega eventos da DC, o verdadeiro vilão se revela no final, para confrontar a equipe.

 

 Mas é Na Torre Da Liga que a ação do episódio realmente acontece. Primeiro na visão desesperadora dos herois, que sem seus lideres, veem uma nuvem de misseis rumar para a Torre. A luta entre os herois e os Ultimen são muito bem boladas, e a brutal luta entre a Supermoça e seu clone fizeram com que eu respeitasse um pouco mais a prima de Kal El.

 

 DIVIDIDOS CAIMOS fecha a Saga Do Cadmus com a Liga enfrentando o verdadeiro mentor da trama toda, Brainiac. Possuindo o corpo de Lex Luthor, com a concordancia deste, o robô kriptoniano segue para o quartel general do Cadmus em Washington, onde após absorver toda a tecnologia acumulada pela organização, torna-se mais poderoso que nunca. A liga então parte para confrontar Brainiac, em uma das batalhas mais dificeis de suas vidas.

 

 Com todos os misterios e conspirações desvendados nos episódios anteriores, resta para este a ação. Temos um confronte bem movimentado dos sete fundadores da liga contra Luthor/Brainiac. Com certeza o apice dessa ação é quando vemos o Flash usar todo o poder da força de aceleração para derrotar os vilões, quase morrendo no processo. Alias, isso gera um momento que muitos podem considerar piegas, mas que eu adorei e achei bem tocante, que é a cena em que os herois da Liga formam uma corrente humana para trazer o Flash de volta do universo da Força De Aceleração. A cena mostrou o quanto aqueles sete se tornaram realmente unidos ao longo da serie, mesmo o anti social Batman.

 

 Ao final, há um mea culpa sob todos os erros que a Liga cometeu ao longo da saga. Creio que faltou mais um episódio para funcionar como epilogo, pois ficou um final um pouco corrido. Alguns podem dizer que estou sendo um pouco exigente já que é uma serie animada, mas o nivel de maturidade que foi mostrado nesse arco de historias dentro de uma serie animada mainstream cujo publico alvo é o publico infantil foi realmente admiravel.

 

 Os personagens em destaque da Saga Do Cadmus são: Os Sete Fundadores, Arqueiro Verde, Supermoça, Questão, Aquaman, Vigilante, Cavaleiro Andante, Esmaga Atomo, Capitão Atomo, Capitão Marvel, Caçadora, Aço.

 

 As questões são

 

 1) Quais elementos da Saga Do Cadmus poderiam ser aproveitados no cinema?

 

 2) Cavaleiro Andante poderia surgir como membro da equipe em uma sequencia?

 

 3) Esmaga Atomo poderia surgir como membro da equipe em uma sequencia?

 

 4) Capitão Marvel poderia surgir como membro da equipe?

 

 5) Aço poderia surgir como membro da equipe em uma sequencia?

 

 Respondendo minhas proprias questões

 

 1) Acho que a base da Saga, que é uma agencia governamental (Cadmus) planejando destruir a Liga Da Justiça seria melhor aproveitada em uma sequencia do que em um 1º filme. Vamos lembrar que Amanda Waller já apareceu em LANTERNA VERDE tendo sido bastante desperdiçada. Mas pode-se fazer do limão uma limonada, e a traumatica experiencia que Waller teve com Hector Hammond no fraco filme do Lanterna é mais do que suficiente para ela fundar o Cadmus.

 

 Mas outros elementos desse arco de historia seriam perfeitamente aproveitaveis em um 1º filme, como a corrida por armas meta humanas, cenas de luta que mostram a extensão dos poderes do Superman como o confronto com o Apocalipse no vulcão, o Flash usando a força de aceleração em um momento de desespero, e o clima de desastre e inocencia rompida visto na destruição da cidade do Novo México em A HORA H.

 

 2) Existem uns vinte herois mais interessantes.

 

 3) Idem

 

 4) O legal do Capitão Marvel (que teria que trocar de nome no cinema) é que ele é na verdade uma criança, o que renderia conflitos interessantes com o resto da equipe. Sem falar, que uma luta entre ele e o Superman, é uma coisa que o cinema tem que mostrar um dia.

 

 5) Talvez, eu disse Talvez, em um filme solo do Super. Na Liga acho que não rola.

 

 Quem tiver curiosidade em assistir a saga, segue o link abaixo.

 

 Ufa! Que post grande!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Questão2012-04-25 00:49:12
Link to comment
Share on other sites

  • Members
 

 Nesse ponto da relação prévia você me convenceu. Flash e Superman podem ter se conhecido em um evento beneficiente. Isso faria referencia inclusive a classica historia "A Corrida Do Século". Quanto a comparação entre os Flashes e os Corujas' date=' WATCHMAN era diferente, PRIMO. Tanto na hq como no filme, já existia todo um universo previo ao da trama principal. E lembro que houve reclamações sobre aqueles que não leram a HQ justamente a respeito do excesso de personagens do passado.
[/quote']

 

E no caso da Liga esso universo prévio não existe? E não poderia existir, adaptado? E se existisse, precisaria necessariamente de excesso de personagens do passado?
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

  Mas a pergunta é: pra que PRIMO? Acho que esse universo prévio deveria ser aquele que conhecemos dos filmes solo e do hiato entre eles (tal como a Marvel esta fazendo. Verdade seja dita, eles descobriram a forma ideal de se fazer um filme desses). Acho que colocar um antecessor para o Wally "estilo Coruja" seria um excesso de informação desnecessario para o filme.

 

 Agora eu pergunto, se é pra descartar o Barry transformando-o em um easter egg, por que não fazer do Wally o Flash original, tal como foi feito na serie animada?
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Aqui procuro desenvolver as idéias pensando não apenas como roteirista e diretor, etc, mas também como produtor.

E um produtor apaixonado, tal qual Whedon é para "Os Vingadores".
Esse engajamento faz com que as decisões de cunho mercadológico (principalmente para o público leigo) possam matar dois coelhos, levantando a bola dos quadrinhos, fazendo referência (easter eggs e afins) e garantindo uso futuro de mais elementos dos quadrinhos.
Flash teve papel importantíssimo em várias sagas, nunca foi bucha e está aí cogitado para filme solo. O aprofundamento mesmo que sutil de sua cronologia não oferece dados apenas na sala de cinema. Com a internet, a sala de cinema, as críticas, trailers e afins são apenas o start para possíveis pesquisas, compra de HQs, animações, etc
Você perguntou sobre o motivo da referência. Respondo: para possibilitar muito mais, em todos os aspectos que escrevi acima. Em "Homem de Ferro 2" a relação entre Nick e Viúva já estava estabelecida e possibilitou muito mais elementos. Não perdeu tempo e preparou o terreno.
A fórmula da Marvel é a ideal, concordo. Mas o que proponho não impede essa fórmula, apenas a potencializa. Quando Moore criou a relação entre os Corujas e inseriu elementos do passado, ele conseguiu amarrar isso. Mas aqui é diferente, sim. E diferente pra melhor, pois ao contrário do que vimos em "Watchmen", Barry tem uma carga forte junto ao público e temos a chance de aumentar o sentimento de pertença do público nerd, cuja aceitação também faz, sim, muita diferença (Whedon?).
Pensaria então o pirralho do público leigo e leitor de HQ em potencial: "Então teve outro Flash? Que bacana, vou pesquisar, perguntar, etc".
E dentro do filme? O easter egg possibilita também a inserção de Barry novamente em um terceiro e derradeiro filme, em uma fantástica cena de supervelocidade para salvar o mundo (Crise, universo animated, etc). Imaginei nessa cena com Wally de uniforme e Barry em trajes civis, e efeitos embasbacantes no olho de um furação 16
08
O easter egg não descarta, mas valoriza. Isso na minha humilde opinião.
Ainda não sei se Wally no desenho é o Flash original ou se simplesmente o desenho não entra nesse mérito. Se não entra no mérito, temos no desenho a mesma possibilidade de inserção do Barry e evolução da história.
Ufa.
hhehehe
tô animado, Questão!
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...